You are on page 1of 9

ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. 179/96 __ D.O. 26/04/96 CNPJ: 01.904.541/0001 – 07 TEL.

(73) 3293 – 2943

PROPOSTA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL Profª: Luciene Silva Costa & Clébia Paixão Calixto Período: 17 a 28/02/2014 Projetinho Carnaval: Carnaval da Alegria 3º ano C e D

PORTUGUÊS: 12 AULAS NA QUINZENA

Prática de leitura: Textos Literários: narrativo e instrucionais Gênero: regulamento, verbete

Prática de escrita: Regulamento- acordos da turma para a convivência Verbete de dicionário Paródia

Aspectos ortográficos: Emprego de C e Q Uso da letra M ante de P e B Palavras com N antes de consoantes

Aspectos gramaticais: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Uso da letra maiúscula e minúscula (pequena introdução)

OBJETIVOS

Acompanhar, por meio de texto narrativo impresso, a leitura feita por outra pessoa. Comentar as histórias ouvidas. Completar lacunas de breves textos narrativos com as regras das boas maneiras.

ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. Posicionar-se criticamente frente aos valores veiculados pelo texto. Identificar as vogais no contexto de estudo. Relacionar grafema e fonema das letras M e N. Relacionar as letras iniciais de nomes de colegas da turma com as letras do alfabeto. Realizar antecipações e inferências a respeito do conteúdo de um texto. 26/04/96 CNPJ: 01. Identificar as letras que compõe o primeiro nome. intermediária ou final. Compreender a regra de uso da letra M antes de P e B. Estabelecer relações com outros textos (intertextualidade). Elaborar lista temática a partir das narrativas e poemas estudados. Rever a distinção entre letra de imprensa maiúscula e minúscula. Empregar o conhecimento de que a escrita é um código articulado (letras. Fazer inferências a partir de um texto. Grafar corretamente as palavras nas situações de escrita Identificar as letras iniciais de algumas palavras com as letras do alfabeto. Localizar e sublinhar informação explícita em narrativa curta. Considerar o contexto de produção de um texto. para compreendê-lo. Perceber que a ordem alfabética é um elemento facilitador na busca de informações. textos). palavras.541/0001 – 07 TEL. Estabelecer relações entre a linguagem verbal e a não verbal. (73) 3293 – 2943 Completar palavras que remetam às narrativas estudadas. Lembrar-se das letras do alfabeto e saber nomeá-las colocando-as na ordem alfabética. palavras cujos grafemas não dependem do contexto: mp –mb e c – q. com sílaba faltante inicial.904. Decodificar palavras em diferentes textos. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Leitura de deleite Leitura dirigida . Localizar informações explícitas nos textos. sílabas. Observar o uso das letras maiúsculas e minúsculas nos textos. Identificar nomes iguais.O. Dominar o sistema alfabético. Perceber as várias possibilidades de combinação de letras para formação de palavras. Escrever corretamente. Discriminar as letras P e B. 179/96 __ D. Nomear as letras do nome.

Reconhecer e identificar número e numeral. Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades.O.ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. 179/96 __ D. Identificar os sólidos geométricos. Situar diferentes povos e épocas relacionadas ao surgimento dos números. Conhecer história dos números. Reconhecer como se deu a criação dos números e do atual sistema de numeração. 26/04/96 CNPJ: 01.541/0001 – 07 TEL. Trabalhar as tabuadas. reconhecer e utilizar corretamente o Sistema de Numeração decimal.904. Comparar quantidades e empregar corretamente símbolos matemáticos. . Conhecer. Explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidade e número. (73) 3293 – 2943 Leitura coletiva Leitura em voz alta pela professora Aula explicativa e dialogada Orientação instrucional Atividade dirigida em sala de aula Leitura silenciosa Atividade de fixação Acróstico Música Grafar corretamente as palavras com as letras com dificuldade ortográfica estudada Uso de cartaz nas aulas MATEMÁTICA: 09 AULAS NA QUINZENA Sistema de numeração decimal Dezenas exatas Um pouco da história dos números Adição e subtração sem reagrupamento Como e onde os números são usados Sólidos geométricos e suas classificações OBJETIVOS Identificar semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos. Ordenar os números na sequência crescente e decrescente.

179/96 __ D. Resolver os agrupamentos para contar e comparar quantidades. (73) 3293 – 2943 Identificar e diferenciar as figuras geométricas. que envolvam adição e subtração.ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. Conhecer algumas formas geométricas. Desenvolver conceitos de unidade e dezena.904. . PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Leitura dos números apresentados Leitura dos conteúdos em estudo Resolução de atividade Atividade de fixação Aula explicativa com o auxilio da lousa Exemplos claros na lousa Rapidinha da matemática Uso de material dourado Uso de material concreto para realização de cálculos HISTÓRIA: 03 AULAS NA QUINZENA Projetinho carnaval da alegria: a história e as marchinhas de carnaval Conhecer o passado Direto da fonte Seguindo pistas O que os mapas revelam O olhar do artista Vestígio do passado OBJETIVO Ampliar a possibilidade de exploração de cada um.O. Compreender a operação subtração. Aprender a contar agrupando quantidades. Reconhecer a importância dos números. Resolver situações problema da vida real. 26/04/96 CNPJ: 01. Desenvolver o raciocínio lógico matemático.541/0001 – 07 TEL.

relações sociais. Compreender os diferentes registros históricos são fontes de informações. Construir conceitos de tempo. imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos. Atribuir valor ações individuais e coletivas de grande significado social. Observar o mapa com base na questão 2 da página 15. fonte e interpretação.ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. Analisar dados e pistas com a ajuda da professora. que viabilizem a compreensão dos atos. 26/04/96 CNPJ: 01. Compreender que os diferentes registros precisam ser questionados para que nos ajudem a construir “visões” do passado. Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Rodinhas informativas. passado. transformações. Fazer uso de fontes de informação e de ferramentas de veiculação da informação em diferentes gêneros e suportes. Comparar as fontes estudadas com os vestígios deixados pelos homens da Idade da Pedra. Conhecer mais fontes de informações utilizadas pelos historiadores. Localizar a origem e a data de cada fonte apresentada. formulando perguntas. Entender os documentos como obra humana. 179/96 __ D. culturais e econômicas e modo de vida. buscando informações e confrontando ideias. Formular hipóteses sobre as formas de exploração do trabalho identificado no mapa e na pintura.541/0001 – 07 TEL. permanência.904. (73) 3293 – 2943 Apresentar situações de aprendizagem do conhecimento histórico com base na observação e análise de documentos. Coletar dados sobre o carnaval. Hora de novidades e surpresas. história. Relacionar semelhanças e diferenças. pensamentos e sentimentos dos homens através do tempo. Conhecer a história do carnaval e suas características. Comparar o mapa do Brasil em dois tempos. Explorar o mapa da página 14 para identificar os detalhes da época em estudo. Compreender o modo os modos de viver e as visões de mundo de sociedade de diferentes tempos e lugares. espaço.O. Construir noções temporais necessárias à compreensão da História. . Aproximar o saber histórico do cientifico.

imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos. buscando informações e confrontando ideias. Conhecer a história do carnaval e suas características. . GEOGRAFIA: 03 AULAS NA QUINZENA Projetinho carnaval da alegria: a história e as marchinhas de carnaval Família – vida e convivência Viver em família A família de cada um Laços familiares A casa onde você mora Descobrindo a própria casa O dia a dia de uma casa OBJETIVO Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social. formulando perguntas. Trabalhar com a noção de grupo e com os diferentes modos de vida por meio do estudo da família. Comentários de gravuras e observações dirigidas Recorte de fatos históricos Painel integrado Mapa Aula dialogada Aula explicativa Aula expositiva Exposição dos dados levantados Painel informativo Painel integrado Leitura sobre os temas abordados.ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. (73) 3293 – 2943 Pesquisas.541/0001 – 07 TEL. 179/96 __ D. Trabalhar a integração da turma. 26/04/96 CNPJ: 01. Coletar dados sobre o carnaval.O.904.

Compreender que as trocas entre as pessoas ocorrem em determinado espaço construído. Observar a realidade sob o enfoque geográfico. Perceber sua própria família e como se integram e se identificam com ela. Hora de novidades e surpresas. Compreender que as trocas entre as pessoas ocorrem em determinado espaço construído. 26/04/96 CNPJ: 01. mudanças e permanências. silenciosa e oral individual Leitura em voz alta pela professora Aula explicativa e dialogada Aula expositiva Atividade de fixação Roda de conversa . Desperta a curiosidade dos alunos.541/0001 – 07 TEL. compartilhada. Compreender as diferentes estruturas familiares e a demonstrar como percebem sua própria família e como se integram e se identificam com ela. Compreender as diferentes sociedades e suas formas de se relacionar com a natureza. coletiva.·. Pesquisas. Conhecer o significado das palavras usadas nos textos. pressuposto que ajuda o aluno a observar a realidade sob o enfoque geográfico. Estabelecer relações entre as ideias do texto e as suas próprias experiências familiares para que reflitam sobre as diferenças. Comentários de gravuras e observações dirigidas Leitura dirigida. Perceber que não existe tarefa exclusivamente masculina e ou feminina. 179/96 __ D. semelhanças. pouco a pouco ao longo do tempo. Perceber que os afazes doméstico varia de família a família.ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. Descobrir mais sobre sua casa e a de seus colegas e a conhecer os diversos modos de morar de grupos sociais de outros lugares e tempos. Compreender as diferentes sociedades e suas formas de se relacionar com a natureza.904. (73) 3293 – 2943 Estabelecer paralelos afim de perceber as diferenças culturais entre o modo de vida de cada comunidade indígena.O. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Rodinhas informativas.

Discutir cuidados com os animais e com os ambientes nos quais eles vivem.ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº.mural.O. Compreender a interdependência existente entre os seres vivos. Analisar a diferença entre o ser vive e o ser não vivo. (73) 3293 – 2943 Socialização de tarefa Elaboração de cartaz informativo sobre o assunto estudado CIÊNCIAS: 03 AULAS NA QUINZENA Higiene pessoal Ambiente e seres vivos Explorando um jardim Observando e descrevendo animais Comparando animais Conhecendo outros animais Animais vertebrados Conhecendo e agrupamentos famosos OBJETIVOS Observar e descrever por meio de imagem e “ao vivo”.904. Comparar animais a partir de critérios (como estrutura do corpo e informações do seu modo de vida). Preencher fichas de descrição. 179/96 __ D. caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos. Fazer alguns agrupamentos de animais (estabelecer critérios para fazê-los argumentar a favor desses critérios). Pesquisar e montar um zoo.541/0001 – 07 TEL. Reorganizar o zoo-mural à medida que a aprendizagem for acontecendo. Compreender a organização funcional do meio ambiente. 26/04/96 CNPJ: 01. . Compreender as características corporais dos seres vivos e as relações que eles estabelecem com o ambiente e com o homem.

ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EUNICE JERONIMO DE OLIVEIRA Portaria nº. Desenvolver a psicomotricidade. valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo. criatividade e o raciocínio lógico. Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde. 26/04/96 CNPJ: 01. Conceituar meio ambiente.O. o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Leitura dos conteúdos apresentados Socialização dos conteúdos lidos Aula explicativa e dialogada Atividade de fixação dos conteúdos estudados Debate sobre higiene Cruzadinha da higiene Leitura da dramatização sobre higiene Colagens com recortes dos hábitos de higiene Observação de animais por meio de imagem ou ao vivo Montagem de um mural zoo com gravuras de animais Leitura de textos informativos sobre os conteúdos estudados Observação de animais . cortar as unha e cabelos. Valorizar a cooperação nas atividades realizadas como forma de aprendizagem. Distinguir os componentes da natureza. Construir hábitos de higiene. (73) 3293 – 2943 Compreender as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos.541/0001 – 07 TEL.904. Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo. escovar os dentes. 179/96 __ D. Estimular para a prática correta de tomar banho. a expressão artística e o gosto pela leitura. Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal.