http://moodle.fct.unl.

pt/ciencianaescola

http://www.fct.unl.pt

APOIO MOODLE
ORGANIZAÇÃO DA ACÇÃO DE APOIO COLÉGIO - O CANTINHO DOS AMIGOS

HUGO DOMINGOS

26 DE MARÇO DE 2007

APOIO MOODLE
ORGANIZAÇÃO DA ACÇÃO DE APOIO NO COLÉGIO “O CANTINHO DOS AMIGUINHOS”

RESUMO

A acção de apoio ao Moodle desenvolvida para o Colégio “O Cantinho dos amigos” surge na sequência dos contactos desenvolvidos através da plataforma do projecto Ciência na Escola. Entre os aspectos mais relevantes da colaboração com o Colégio, destaca-se as necessidades específicas dos educadores na utilização da plataforma Moodle e o nível de ensino que abrange o pré-escolar e básico. Estes dois aspectos destacam-se, pois será a primeira vez que a equipa do Ciência na Escola trabalha com estes níveis de ensino, o que acarreta novas abordagens e ideias para a utilização da plataforma Moodle. O contacto e troca de ideias para a acção de apoio foi desenvolvidos com uma das educadoras do colégio, a Helena Monteiro, a qual descreveu as principais necessidades do colégio para o Moodle, assim como as condições materiais disponíveis para a realização da acção de apoio.

R E C U R S O S E N E C E S S I DA D E S

O colégio “O Cantinho dos Amigos” situado nos arredores do Seixal, apresenta instalações de excelente qualidade, incluindo uma sala de informática onde é possível desenvolver acções de apoio com os educadores. O colégio abrange níveis de ensino desde o pré-primário até ao 1º ciclo do ensino básico, funcionando como berçário, creche e jardim de infância. O colégio tem disponível um site on-line (http://www.ocantinhodosamigos.com) onde é disponibilizado informação sobre o funcionamento, serviços e orientação pedagógica do colégio. Dos contactos desenvolvidos com Helena Monteiro, existe uma vontade de maior interactividade por parte dos educadores e responsáveis do colégio com a restante comunidade educativa. Actualmente, o colégio já tem uma página Moodle atribuída na plataforma Moodle "Escolas do Seixal" (http://www.escolasdoseixal.pt.vu) onde se pretende desenvolver actividades segundo as seguintes necessidades do colégio: - disponibilização de recursos; - lançamento de notas; - contacto com os pais; 2

- divulgação de eventos; - criar fóruns de discussão e de opinião. As características da comunidade e as necessidades específicas da mesma levaram à criação de um plano de apoio específico para os educadores do Colégio que será descrito de seguida.

P L A N E A M E N TO

O plano de apoio desenvolvido, em conjunto com a Helena Monteiro, consiste em duas sessões de apoio presencial no Colégio nas quais serão abordados os seguintes aspectos: Primeira acção – 28 de Março (10h - 12h) Introdução ao funcionamento e interface página Moodle: Explicação sobre interface, navegação pela plataforma e estrutura de páginas Moodle. Configurações de página: Análise das funcionalidades básicas presentes no Bloco administração de página. Partilha de recursos e alojamento de materiais: Explicação do método de edição de recursos pelo Moodle e os tipos de formatos aceites. Exercícios de aplicação Segunda acção – 3 de Abril (10 - 12h) Revisão e resolução de dúvidas. Acompanhamento e apoio directo de dúvidas sobre processos descritos na primeira acção. Criação de Actividades. Edição de actividades Moodle que se enquadrem nas necessidades da comunidade (fórum, trabalho e outras sugestões) Organização da páginas do Colégio Sugestão para a organização das páginas Moodle do colégio, através da discussão com professores e educadores.

3

REFLEXÃO

Perante as necessidades apresentadas pela comunidade docente do Colégio, decidiu-se desenvolver uma acção de apoio introdutória e simples na utilização do Moodle. Contudo esta decisão não restringe novas acções do futuro com o Colégio, na utilização mais avançada sobre o Moodle e inclusive no desenvolvimento e utilização de recursos multimédia educativos adequados ao ensino pré-escolar e do 1º ciclo. Acima de tudo, esta acção irá permitir consolidar um contacto directo com mais uma instituição de ensino e profissionais de educação que poderá permitir, no futuro, reflexões e ideias sobre novas metodologias para a introdução das Tecnologias Educativas no Ensino.

4