You are on page 1of 5

A Noo de Lingstica Aplicada como Cincia Horizontal com Intersees Danilo L.

Brito (UFRJ)

O que hoje se entende por Lingstica Aplicada (LA) ainda algo sem limites bem definidos. Na verdade, esse o quadro dessa rea desde sua origem. Quando da primeira referncia ao termo Applied Linguistics (Lingstica Aplicada)1, pensava-se exclusivamente no ensino de lnguas, quadro que, grosso modo, no apresentou mudanas at a dcada de 1970, quando, apesar da permanncia do foco, concebeu-se o sujeito cognitivo como algum situado poltica e historicamente. Na verdade, essa mudana no aconteceu por acaso: se antes o entorno do sujeito no era considerado uma vez que o foco na aprendizagem era justificado apenas pela necessidade da geopoltica da poca de fazer com que militares aprendessem rapidamente lnguas estrangeiras nesse momento, as publicaes da obra de Bakhtin fora da antiga Unio Sovitica, bem como uma mudana no quadro poltico internacional, fazem com que a LA comece a considerar os contextos dos sujeitos em questo. Aps o fim da segunda guerra mundial, a chamada guerra fria polariza o mundo, de modo que tticas militares eram pensadas a partir da espionagem. Nesse sentido, era importante que fosse desenvolvido nos EUA uma tcnica de rpida aprendizagem de lngua estrangeira. O acelerado desenvolvimento da lingstica e conseqentemente da LA, considerada na poca como parte da lingstica se deve ao expressivo investimento do governo norteamericano em pesquisas sobre o aprendizado de lnguas. Nos anos 70, uma srie de fatores de ordem social, poltica e cultural (surgimento do movimento hippie, conflitos de grande escala no Oriente Mdio, crescimento dos movimentos raciais, movimento feminista etc.)2 modificam o modo como o aprendiz era visto.

Referncia constante no ttulo da revista Language Learning: A Journal of Applied Linguistics, publicada em 1948, em Michigan. 2 Hobsbawn, 1997.

No entanto, dar conta da abordagem, ou descrio, de diferentes contextos no algo que diga respeito lingstica. ento que a LA assume um carter inegavelmente multidisciplinar, num primeiro momento, isto , ela acabava por servir de apoio a outras cincias que se preocupavam em analisar, por razes variadas, questes de linguagem. Essa situao no demora, porm, a mudar. A partir dos 1990, a LA inverte o quadro, passado a analisar questes de lngua e linguagem laando mo de conhecimentos de outras reas. Nesse momento, fala-se j em transdisciplinaridade e em

interdisciplinaridade. Esses dois conceitos so de fundamental importncia para a compreenso do que hoje se entende por LA. A rea em questo inevitavelmente transdisciplinar, uma vez que a anlise contextual s pode ser feita a partir de conhecimentos relativos antropologia, etnografia, sociologia e histria. Os pontos de tangncia entre esses campos basicamente configuram a transdisciplinaridade. Por outro lado, a interdisciplinaridade vai alm disso, medida que estabelecido um dilogo entre diferentes reas do conhecimento, ou seja, por exemplo, se a pesquisa em LA envolve a histria, de forma que as duas reas se complementam. Esse , alis, o caso da minha pesquisa, em que, a partir da anlise discursiva de diferentes relatos de viagem sobre a Cidade do Rio de Janeiro feitos por ingleses que por aqui passaram no sculo XVIII, pretendo estabelecer as relaes de cunho ideolgico (etnocntrico) que se escondem nas vozes desses homens. A histria no aqui apenas uma ferramenta, mas, para alm disso, ela basilar nessa pesquisa: na verdade, no possvel dizer se, aqui, a LA que interfere na histria, ou se a histria que auxilia a LA. Sendo assim, as duas reas se complementam, o que caracteriza o carter interdisciplinar de tal pesquisa. Alm disso, a investigao do discurso etnocntrico um possvel exemplo do que j uma forte marca da LA contempornea. Moita Lopes (2006, 102), atenta para a importncia de reposicionar o sujeito em LA e

no para o fim do sujeito, como alguns autores ps-modernos insistem. Para ele, essa viso parece crucial em reas como LA, que tm por objetivo fundamental a problematizao da vida social, na inteno de compreender as prticas sociais nas quais a linguagem tem papel crucial. Sendo esse ento o foco da atual LA, fica clara a relao desta rea do conhecimento com outras reas afins: junto filosofia filosofia da linguagem a LA pode dar conta das questes de linguagem, at certo ponto, mas quando chegamos questo social, no se pode mais deixar de lado os ensinamentos de outras reas. Para alm disso, vale lembrar que no se pode pensar em linguagem sem pensar em vida social (Bakhtin, 2006 e Fairclough, 2001) Considerando o rpido e abrangente desenvolvimento da LA, natural indagarse sobre sua relao com a lingstica. Pensou-se, conforme j dito, em LA como uma subrea da lingstica. No entanto, se a lingstica terica est completamente alheia a questes sociais (Rajagopalan, 2006), pensa-se j em uma desvinculao entre as duas reas. De fato, a LA no uma subrea da lingstica, como muitos ainda costumam pensar, mas a relao entre essas duas reas existe ainda no que concerce a prpria linguagem: ambas esto preocupadas em entender, com maior ou menor profundidade, seu funcionamento, mas lanando mo de focos inegavelmente diferentes, ora os cdigos desse sistema, ora as implicaes3 dos discursos feitos por meio desses mesmos cdigos. De todo modo, no se pode negar que a decadncia da lingstica (Rajagopalan, 2006), ligada ao contexto scio-histrico do fim da guerra fria, e o desenvolvimento da LA, relacionada com a maior difuso dos discursos das minorias das vozes do sul, conforme as denomina Moite Lopes, 2006 so fruto de uma mesma mudana paradigmtica no contexto mundial, que, com o triunfo da ideologia

Quanto digo aqui implicaes, penso no somente nas ressonncias e conseqncias desses discursos, mas em suas motivaes e seus contextos de produo e consumo (Fairclough, 2001).

capitalista/ocidental sobre a socialista/oriental, despertou para a necessidade de se repensar as relaes sociais nessa nova conjuntura. Se pensarmos, portanto, em pesquisa nas reas humanas dentro desse contexto, fica evidente que somente a interdisciplinaridade pode dar conta disso. Moita Lopes (2006) vai ainda alm disso ao propor um carter indisciplinar em LA, ou seja, a inexistncia de limites ou regras nas relaes estabelecidas entre as reas do conhecimento. De todo modo, para alm de uma necessidade, essa condio da LA contempornea corrobora a metfora de Buckingham (1980, apud Celani, 1992) sobre a LA como cincia horizontal com intersees, ou seja, sem hierarquias entre as reas interrelacionadas. justamente a LA a rea das cincias humanas que melhor representa essa inter-relao.

Referncias bibliografias

BAKHTIN , Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Hucitec, 2006. 12 ed. CELANI, M. A. A. Afinal, o que a Lingstica Aplicada. In: PASCHOAL, M.S.Z. e M.A.A.Celani. (org.) Lingstica Aplicada: da aplicao da lingstica lingstica aplicada transdisciplinar. So Paulo: EDUC, 1992. HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. So Paulo: Cia das Letras, 1997. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudana Social. Braslia, Editora da UnB, 2001. MOITA LOPES, Luiz Paulo. Lingstica Aplicada e a vida contempornea: problematizao dos construtos que tm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma Lingstica Aplicada Indisciplinar. So Paulo: Parbola, 2006. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o Papel da Lingstica Aplicada. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma Lingstica Aplicada Indisciplinar. So Paulo: Parbola, 2006.

You might also like