You are on page 1of 16

Indisciplina na sala de aula O que , como ocorre, motivos e atitudes para evitar, regras na sala de aula, sugestes Introduo

H 40 anos atrs este problema praticamente no existia. As escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitos deles fsicos, eram aplicados. Sugestes Porm, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a escola no adota mais uma postura repressiva e violenta. Estamos numa poca de valorizao da democracia, cidadania e respeito. Cabe a escola levar estes princpios srio dentro do seu projeto pedaggico. Ento, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condies de aprendizado dos alunos? Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um dilogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos no entendem o contedo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados. Em outras situaes, a indisciplina ocorre a partir de uma situao de conflito e enfrentamento entre alunos e professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabe ao professor desfazer o clima de conflito e solucionar a situao. Uma outra boa sugesto criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos prprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mo e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silncio em momentos de explicao, falar num tom de voz adequado, etc. Com estas e outras atitudes, o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito uma porta aberta para, atravs do dilogo com os estudantes, buscar solues adequadas para melhorar as condies de aula na escola. Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem e como Evit- Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem e como Evit- muito estressante e at emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que voc no est certa de poder controlar. O que , de fato, realmente frustrante nesta situao : ter responsabilidades a cumprir e no ter as devidas ferramentas para fazer isso. Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem e como Evita-los

Lembro bem no incio da minha carreira, o sentimento de incapacidade que eu sentia, antes de descobrir as ferramentas certas para combater a indisciplina na sala de aula. Voc se sente insegura, chegando a duvidar da sua competncia enquanto Professor. frustrao, misturado com raiva e impotncia.

inclusive esse conjunto de sentimentos negativos que levam muitos Professores a desistirem da profisso. O triste de tudo isso que, muitos que desistem prosseguem acreditando que falharam na profisso, enquanto que a verdade que no tinham ferramentas apropriadas para lidar com a questo. Nos bancos das Universidades ningum toca nesta questo parece que a nica coisa que o Professor tem de fazer entrar na sala e dar aula. Ningum fala da falta de educao e desrespeito, ningum comenta sobre a indisciplina ou violncia, ningum aborda a falta de limites e muito menos, sequer sugere o que fazer quando a situao no est no nosso script, chamado Plano de Aula. Em um roteiro quando produzido um filme ou pea de teatro, h um script, e tudo deve ser feito conforme est escrito e determinado l. Mas, e na sala de aula, quando nosso script no d conta do nosso dia a dia? O que fazer ento ? Para ser honesta, sempre parecia que todos a minha volta queriam mais era que eu perdesse essa batalha, pois viviam alertando-me acerca do que os pais iriam dizer ou fazer. Na verdade todos estavam mais preocupados em no perder os alunos ou ainda no provocarem a ira dos pais, do que oferecer o apoio que eu precisava. Aprendi s duras penas, que tudo o que haviam dito a respeito de como disciplinar os alunos estava errado pois no funcionava. Na verdade, a nica coisa que eu precisava era que os alunos fossem 100% respeitosos, fizessem as tarefas, e prestassem ateno todas as vezes. Assim, no importasse a classe social do aluno, seu histrico de comportamento, seu nvel de socializao. Uma vez que esse aluno entrasse na minha sala de aula, ele deveria dar conta de suas responsabilidades e cumprir suas tarefas. H muitos anos atrs esta afirmao j era utpica, no entanto ainda hoje, para muitos ela ainda um delrio impossvel de alcanar. Hoje sabido, que mesmo a pior turma, e ainda que a escola esteja localizada em um meio hostil, este objetivo pode ser alcanado. No ocorrer do dia para a noite, ser preciso esforo, pacincia e principalmente persistncia.

A mgica ocorre quando voc descobre e utiliza as ferramentas e estratgias apropriadas que tornam todos os alunos mais responsveis e aplicados. Ao ter em mos essas novas ferramentas a sua sala de aula sofre uma transformao porque o seu jeito de dar aula tambm muda. Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma srie de fatores, porm alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso mesmo ! No estou aqui eximindo a parte que cabe a famlia, ao gestor, ao governo, aos astros, seja l quem for que voc queira transferir a culpa, o fato que tive de dar a mo a palmatria, descer do salto, humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a minha responsabilidade fazer. Veja abaixo os 5 grandes erros que eu cometia e, infelizmente, muitos Professores esto cometendo, talvez at voc, inconscientemente, tambm esteja. Por isso hora de rever sua prtica em cada um dos itens abaixo:
Erro

no. 1: Disciplinar toda a sala de uma s vez

Alerto novamente que, as causas da indisciplina dentro da Escola so vrias tais como: Famlia, Gestor, Governo, a Mdia, etc, etc., porm no sero objetivo deste artigo no momento. J disse em outros momentos que dentre todos esses personagens o nico que temos controle sobre o NOSSO comportamento. Assim ser muito mais inteligente e menos penoso fazer os ajustes que forem necessrios nos nossos comportamentos, que ficar dando murro em ponta de faca tentando mudar os comportamentos das outras pessoas. Mas, vamos ao Erro no. 1 que eu cometia que era: Disciplinar toda a sala de uma s vez. Nos meus dias de Faculdade haviam dito que ao entrar na sala de aula eu deveria mostrar respeito, que ao fazer isso, em contrapartida os alunos tambm teriam respeito por mim. Era mais ou menos assim: Entre na sala de aula e diga a todos que voc exige respeito e silncio . Nisso se resumia o ensino de gerenciamento da sala de aula na Faculdade. Logo descobri a precariedade desse sistema quando comecei a dar aulas.

A luta era inglria: de uma lado a Professora recm formada (eu) e do outro 40 alunos com 15 anos de praia cada um com vasta experincia em tumultuar a sala de aula. Quem vocs acham que vencia todo o tempo ????? L estava eu gritando o tempo todo fiquem quietos, no comeo at ficavam por 5 segundos, depois comeavam tudo novamente. A pergunta aqui : Ser que eles no me ouviam ? . Claro que eles ouviam. E mesmo assim eu ficava o ano inteiro tentando disciplinar a sala toda de uma s vez. Voc j deve ter assistido algum filme de ao onde chega um momento em que o mocinho tem de lutar com 15 pessoas, e se voc reparar bem, ele no luta com os 15 de uma s vez, e sim com UM de cada vez. Agora pense por um minuto, se o mocinho luta com um por vez, porque voc acha que conseguir disciplinar toda a sala de uma s vez? A resposta : voc no conseguir !! Dica no. 1) Eles obedecem no porque voc FALA para ficarem quietos, Eles obedecem porque voc toma uma AO e com isso eles recebem uma CONSEQUNCIA. O que deve ser feito , pegar um aluno, isso mesmo, apenas um aluno de cada vez. Voltando a luta do mocinho no filme voc observar que sempre que ele comea a luta, e j derrota os 5 primeiros, os demais sabendo que sero derrotados, desistem e..fogem A analogia com o mocinho para que fique claro que, uma vez que voc neutraliza alguns alunos, o restante da turma desistir da baguna com temor das conseqncias. Frente a uma situao de indisciplina sempre pense da seguinte forma: Qual ao poderei tomar aqui, ao invs de o que eu digo para esse aluno. Pois no se trata do que dizer, mas do que fazer. Dizer para o aluno: Atila, j mandei voc ficar quieto seno voc vai ver?! . Vai ver o qu? Na verdade voc precisa impor ao Atila uma conseqncia que ele de fato sinta, e que o restante da classe pense eu no queria estar no lugar dele . Lembra que falei anteriormente em voc escolher um dos alunos que estiver fazendo a baguna, ou ocasionando o tumulto na sala ? Mas qual deles ? Aqui vai um pequeno exerccio para voc treinar ? Escolha uma das opes:

a) escolher a aluna quieta que est estudando l no fundo da sala, pois ser mais fcil lidar com ela b) escolher o aluno mais falante da turma c) escolher aleatoriamente qualquer aluno d) escolher o aluno que sempre provoca e lidera a confuso A opo correta a D; afinal ao neutralizar o lder, os demais estaro sem direo e podero ser liderados pelo Professor. Aborde esse aluno calmamente com uma voz firme, e os outros alunos logo daro ateno a situao ficando quietos e atentos, pois o que eles esto esperando ver quem vai ganhar esse embate. Assim, voc caminhar at o Atila e j dever ter traado a conseqncia que far o Atila tremer. A chave aqui que a conseqncia tem de ter um peso que incomode o aluno. Quando a classe v o que acontecer ao Atila, os nimos logo se acalmam. Alertando: quando uma situao ocorrer na sua sala de aula, detecte sempre o lder, aquele em que os outros sempre seguem. Aposto que voc j at sabe quem so eles na sua sala de aula. Com certeza o Atila, furioso, lhe far perguntas do tipo : Porque eu ? O que foi que eu fiz ? . Voc simplesmente ignorar qualquer tipo de protesto, pois a pior coisa a fazer bater boca com aluno (isso veremos no Erro no. 2). Dica no. 2) Dividir para Somar Aprendi que quando eu disciplinava a sala inteira, dando advertncia ou suspendendo todos de uma vez, eu fortalecia o senso de grupo que os alunos tinham entre si. Eles eram um grupo, e eu era o inimigo. Lembra o lema dos 3 Mosqueteiros , um por todos e todos por um . Eu os fazia sentir que faziam parte de algo maior. Assim a sada encontrada foi dividir o grupo, provocar uma rachadura, isolar o lder. Ao fazer isso o grupo rfo do lder precisava ser acolhido, mas agora pelo Professor. Por isso, se amanh, os Atilas da sua sala insurgirem com desrespeito e indisciplina, no tente disciplin-los todos de uma s vez. Isole primeiro o lder, e depois isole o prximo, se for necessrio.

Veja que apenas fazendo ajustes na maneira de como voc lida com essas situaes j far uma enorme diferena na qualidade das suas aulas e no rendimento do seu tempo.

Erro

no. 2: Bater boca com o aluno, ao invs de dar a direo do que fazer

Quer voc seja um Professor recm formado ou veterano, tenho certeza que j vivenciou, alguma, ou vrias situaes envolvendo bate boca com aluno. Provavelmente voc ficou estressada, perdeu tempo, atrasou o planejamento , desentendeu-se com os Pais do aluno, levou bronca da Coordenao, desgastou-se e. no chegou a lugar nenhum. Na verdade, essas situaes potencializam a indisciplina j existente na sala de aula, pois drena todas as foras, motivao, interesse e pacincia do Professor. Mas, para compreendermos como lidar com situaes de bate boca preciso conhecermos como elas se desenrolam e o que as desencadeia, para que possamos definitivamente combat-las e extirpa-las. O que o bate-boca ?: Coloquialmente denominamos de bate boca toda discusso verbal, que ocorre de forma acalorada com a troca de palavras speras, e no final das contas no se resolve nada, portanto mostram-se inteis. Quando discusses deste tipo ocorrem na sala de aula servem para tumultuar e deixar todos de nimos exaltados. Tipos de bate boca: Existem trs grandes gatilhos que prenunciam que um bate boca vai comear, so eles: 1)Fazer perguntas redundantes: tila, porque voc est conversando? J no falei que para fazer a lio ? Parece familiar ? Pois , eu tambm j fiz perguntas desse tipo. Quando fazemos perguntas redundantes como se, implicitamente, dissssemos aos nossos alunos : tila, farei uma pergunta redundante para que voc possa distorc-la e manipular-me e quem sabe at ficar com o controle da situao, talvez a sala inteira at divirta-se s minhas custas se voc complementar com alguma gracinha no final .

Ao fazer uma pergunta redundante, que tipo de resposta voc acha que obter do aluno ? Sabe Pro, converso porque eu no estou a fim de assistir sua aula, ento prefiro papear com os meus colegas ao invs de prestar ateno no que voc fala. Com certeza no era a resposta que voc esperaria receber ! No entanto a resposta que voc obter na maioria das vezes. Usar perguntas redundantes, achando que estar disciplinando efetivamente, uma iluso, e o que pior, voc abrir uma brecha para ser manipulada e tornar-se o alvo das chacotas por parte dos alunos. 2)Argumentar com aluno Professor: Atila, j falei que voc no pode sair da sala tila: mas por qu no ? Professor: Porque voc tem de esperar o horrio do intervalo tila: porque ento voc deixou o Ivan sair ? Professor: Porque o caso dele diferente tila: diferente por qu? Eu tambm preciso ir . Qualquer situao onde o Professor entra em uma argumentao sem fim, inevitavelmente, acabar em bate boca. No demorar muito para ambos os lados estarem exaltados, com voz alterada e trocando ofensas. 3)Pedir justificativas Quando o Professor exige que o aluno justifique o injustificvel, est pedindo para ouvir o que no quer. Professor: Atila, porque voc colou chiclete no cabelo da colega ? tila: Porque ela uma chata Professor: Ivan, porque voc colou na prova ? Ivan: No era cola, foi s um lembrete caso eu esquecesse das respostas Professor: Porque voc estava brincando na aula de Matemtica ? Ivan: Eu no estava brincando, estava explicando para meu amigo um novo passo de dana .

Situaes que provocam o aparecimento do bate boca: Como j foi dito anteriormente, algumas situaes de indisciplina so potencializadas pela nossa postura, no entanto outros fatores tambm contribuem para o aparecimento do bate boca dentro da sala de aula entre aluno e Professor, tais como: - aluno chega irritado de casa ou da rua - aluno que ouve os Pais depreciarem o trabalho do Professor - Professor que j est esgotado de dar vrias aulas seguidas - quando a turma ignora o Professor - quando o trabalho do Professor depreciado pela Direo/Coordenao - quando o Professor demonstra-se inseguro ao entrar na sala de aula - quando o Professor permissivo ou quando autoritrio - quando o aluno sabe que os Pais viro Escola para reclamar do Professor com a Direo Como agir : Por muito tempo eu ficava aflita e apreensiva, pois essas situaes me angustiavam. Com o passar do tempo e depois de muito tropear e cair cheguei a constatao que lidar com tudo isso requeria um conjunto de medidas que no estavam em minhas mos, e sim nas mos do Gestor, e at do Poder Pblico. Seria timo se na minha Escola eu pudesse contar com: - Um Orientador Educacional - Um Programa de Sade/Qualidade de Vida para Professores - Um salrio digno que possibilitasse que eu permanecesse em dedicao exclusiva em apenas uma Escola - Que a minha Escola tivesse implantado uma Escola de Pais, onde as Famlias aprenderiam mais sobre educar os filhos e seriam cobradas por isso. - Que os Gestores tivessem mais preparo tcnico quanto a gesto administrativa e pedaggica da Escola

Mas, como boa parte destas medidas, infelizmente, ainda uma utopia, at mesmo para os dias de hoje, resolvi investir em medidas em que EU pudesse controlar e implantar. Assim, alm de evitar tudo o que foi exposto acima, passei a dar ao aluno a DIREO do que ele deveria fazer. Ao constatar que o tila estava conversando, eu no perguntava, no queria mais justificativas, e muito menos entrava em argumentao com o aluno. Simplesmente ele era informado do que deveria fazer. Professor: tila, este no o momento para conversa. Retome a sua tarefa, pois dentro de X minutos, voc e mais 5 colegas realizaro a correo dos exerccios no quadro negro A minha dica , diariamente temos de aprender com nossos erros e procurar tirar proveito deles para criar novas ferramentas, estratgias que nos auxiliem a implementar as mudanas em nossa postura, e principalmente revermos e ampliarmos nosso conhecimento tcnico sobre gerenciamento da sala de aula, relacionamento interpessoal, resoluo de conflito e novas prticas de ensino.

Erro

no. 3: Ameaar, ameaar, ameaar e .no cumprir

Voc j passou pela situao de ter de chamar a ateno de um aluno indefinidamente e ele nem dar a mnima para voc ? Com certeza, nessa situao voc chamou a ateno uma vez, depois duas, depois trs enada do aluno fazer o que voc pedia. Na verdade demorei muito para aprender que, ao dar vrios avisos eu estava, dando ao aluno um passe livre para que ele continuasse a fazer o errado. Voc j deve, tambm ter ouvido a seguinte prola do aluno: no adianta mandar bilhete no, porque minha me no vai fazer nada comigo . No meu primeiro ano de magistrio, l estava eu vida para aplicar tudo o que havia aprendido na Faculdade. Agora era a hora de colocar em prtica tudo o que os tericos e especialistas diziam que era apropriado para disciplinar os alunos mais afoitos.

Ento o que eu fazia quando os nimos comeavam a ficar inflamados e a sala a sair do controle era pegar o giz de escrever e anotar no quadro o nome de quem estava bagunando. Como segundo aviso, caso o aluno continuasse bagunando , (claro que eles continuavam), eu fazia o qu? Uma MARCA ao lado do nome dele que j estava no quadro. E como terceiro aviso, caso ele ainda persistisse na baguna (eles sempre persistiam), eu sempre encontrava uma outra mega maneira que no levava a nada. Como eu logo descobri, esse sistema no funcionaria nunca. Quem iria intimidar-se com o nome no quadro ? Ou com uma marca ao lado do nome ? O aluno sempre esperava que eu fornecesse uma conseqncia , e na verdade o que eu dava para ele era um passe livre para continuar bagunando. No final da aula, alm de eu ter uma folha toda decorada e marcada com vrios nomes eu ainda continuava com uma sala de aula toda desgovernada. Moral da estria: eu estava longe de saber o que devia fazer. Depois de muito observar, tentar, testar, insistir, retroceder depois voltar, analisar os tericos e os especialistas, constatei que no existe uma receita que se aplique a toda as situaes. Cada indivduo e cada situao, so nicos e, portanto exigiro solues especficas. Infelizmente, h muitos Educadores vidos de solues prontas, ficam eternamente em busca do Santo Graal da Sala de Aula e se frustram dizendo que a teoria, que cursos, que idias, que sugestes, nada funcionam. O fato que, TUDO contribui para criarmos o nosso prprio sistema de gerenciamento da sala de aula no que diz respeito a criar as conseqncias, as regras, o manejo da turma, a preparao das aulas, a seleo das estratgias e atividades. Seja l qual for a conseqncia que voc tenha definido para inibir o comportamento desrespeitoso de um aluno, seja tir-lo da sala de aula, seja faz-lo apresentar um resumo da lio para todos da sala no intuto de verificar o entendimento, seja chamar os Pais, acionar a Coordenao, faz-lo copiar 100 vezes no caderno no farei mais isso (ainda tem Professor que pede isso), o segredo : aplicar a consequncia IMEDIATAMENTE.

Isso mesmo, sem dar aviso, sem dar dica, sem ficar adulando ou ameaando. A eficcia de qualquer sistema de gerenciamento da sala de aula envolve a seguinte premissa: cumpra, imediatamente, o que foi combinado. Nada de julgamentos, bate-boca, justificativas. Seja certeiro e cumpra a sentena. Aqui vai um alerta: voc no dar o aviso porque todas as consequncias e regras j foram COMBINADAS. No incio do ano de praxe definirmos a Constituio da Sala ou Combinados da Classe, onde todos j sabem o que acontecer em cada situao, ou regra que for infringida. Antes de aplicar a consequncia o Professor sempre far referncia aos Combinados (deixe as consequncias por escrito sempre mostra na sala de aula). Outro modo de aplicar a consequncia sempre antes perguntar para a classe o que foi combinado para aquela situao, deste modo o aluno a ser disciplinado tira o foco do Professor e se concentra na reparao do erro. Faa a seguinte conta: Em uma sala com 30 alunos, cada um tem direito a receber at 3 avisos antes que o Professor tome alguma providncia teremos ento 90 momentos de baguna at que o aluno receba a devida conseqncia pelos seus atos. Ento a sada : no dar aviso NENHUM. Errado: tila, fique quieto. Se eu tiver que ir at a sua carteira, voc j sabe o que vou fazer, bl, bl, bl Correto: tila, voc est atrapalhando a sala de aula. Voc ficar 15 minutos aps a aula para finalizar suas tarefas Talvez a sua pergunta seja: A estria terminaria a ? Provavelmente no. No entanto ao cessar em dar tantos avisos, ou de ficar ameaando e no fazendo nada, o Professor estar contribuindo para criar uma atmosfera de paz.

Erro

no. 4: Uso de linguagem no verbal de forma inadequada

Ao lidarmos com pessoas estamos todo o tempo nos comunicando com elas. Usamos palavras (linguagem verbal ) e usamos o nosso corpo (linguagem no verbal). comum nosso silncio e nossos gestos falarem mais que as nossas palavras. Dito isso, ento lgico afirmar que da mesma

forma que usamos as palavras para elogiar, motivar, repreender, ensinar e ofender, a nossa linguagem no verbal tambm comunica tudo isso de forma explcita ou implcita. Como Educadores e Gestores devemos dar mais ateno a esta questo e aqui vai a prxima dica: Erro no. 4: Uso de Linguagem no verbal de forma inadequada Quando duas pessoas esto conversando observe as palavras que so ditas e simultaneamente preste ateno aos gestos, movimentos do corpo, expresso facial, movimento das mos e tom de voz. Voc perceber que a linguagem no verbal muito reveladora, pois sendo destituda de disfarces, revela-se verdadeira e genuna. Na sala de aula os nossos alunos esto com os olhos voltados para o que dizemos e fazemos, e geralmente as duas coisas so contraditrias. No incio da minha carreira passei por muitos problemas com os Alunos, Pais e Coordenao porque eu usava de forma inadequada a minha linguagem corporal. Veja abaixo alguns exemplos de uso inadequado da linguagem no verbal. - Linguagem no verbal inadequada com os Alunos: . O Professor est corrigindo as tarefas em sua mesa, o aluno chega at o Professor e comea a relatar algo, o Professor, de cabea baixa, ainda corrigindo as tarefas, responde que depois vai tomar providncias, ou d respostas evasivas e curtas. Apesar de responder ao aluno, o que o Professor REALMENTE disse com a sua linguagem no verbal foi: Estou fazendo algo mais importante aqui e no posso parar e dar ateno a voc agora. Correo: Professor deve PARAR o que estiver fazendo e demonstrar ATENO, com as palavras, bem como com a linguagem no verbal. - Linguagem no verbal inadequada com os Pais: Na Reunio de Pais o Professor, com expresso facial neutra, com o tom de voz formal, entra na sala, pede que os Pais sentem-se dispostos em fileiras, e o Professor posiciona-se na frente de todos como se fosse iniciar uma aula. No momento de informar, individualmente, o rendimento de cada

aluno o Professor chama cada Pai at sua mesa e o faz sentar-se em uma cadeira em frente a sua mesa. Apesar do uso do tom educado e do discurso dito aberto a colocao dos Pais, a linguagem no verbal apresentou uma srie de obstculos impedindo os Pais de expressarem abertamente tais como: expresso facial neutra do Professor, tom de voz formal que cria uma atmosfera fria, bem como a disposio das carteiras que reforou a distncia imposta. Correo: Professor deve usar TOM DE VOZ informal, EXPRESSO FACIAL acolhedora de simpatia com sorriso, trazendo assim a LEVEZA necessria para esses momentos. - Linguagem no verbal inadequada com a Coordenao: muito comum nas Reunies Pedaggicas ou de Educao Continuada quando muitos Professores, infelizmente, sentem-se OBRIGADOS a participar, l esto educadamente de corpo presente, porm a linguagem no verbal est gritando o real sentimento daquele momento quando: . O Professor suspira e bufa , revira os olhos em desacordo com algo, meneia a cabea, olha para o colega do lado franze a testa e d um meio sorriso de zombaria e descaso e por a vai. Muitos no acreditam nesses encontros e treinamentos, e por esta razo mostram o seu real descontentamento por meio da linguagem corporal, mas no pense que a Coordenao no est vendo isso, aprendi s duras penas que esses comportamentos s fazem com que as barreiras da comunicao sejam mais altas e cada vez mais difceis de derrubar e que inevitavelmente prejudica a parte mais fraca: o Professor. Nossas emoes que ditam a nossa linguagem no verbal, por esta razo que temos de aprender a control-las, disciplin-las, caso contrrio seremos vtimas de ns mesmos. Como Educadores tambm temos de ensinar isso aos nossos alunos. Os nossos alunos copiam ou modelam comportamentos de outras pessoas tais como: amigos mais descolados, os pais, dolos da TV e tambm dos Professores. Muitos desses comportamentos so incorretos e precisam ser consertados. Muitas vezes, dentro da sala de aula, ou nos espaos da Escola, vemos alunos que usando de uma sagacidade, respondem educadamente, porm a sua linguagem verbal revela grosseria, ironia,

descaso e desrespeito. Enquanto Educadores procuramos corrigir a fala do aluno, e as grosserias veladas ou explcitas ? Passam sem correo, e eles sabem disso. Afinal se ao repreender um aluno, ele silenciosamente ouve tudo o que o Professor est dizendo, porm a sua linguagem no verbal de afronta e desrespeito, em tese ele no disse nada ofensivo ao Professor, e por esta razo no ser corrigido por isto. Por isso a minha dica de hoje : reveja sua linguagem no verbal e corrija-a, depois trabalhe esta questo com os seus alunos e procure ensin-los a lidar com suas emoes corrigindo-os se for preciso.

Erro

no. 5: Aula chata do comeo ao fim sua aula muito chata, A hora no passa na sua aula , Detesto a aula

Professora,

daquela Professora. Quem no ouviu ou falou alguma destas frases que atire a primeira pedra. Lembra que no primeiro artigo desta srie 5 Erros que os Professores cometem e como evit-los, falei que so vrios os motivos que fazem com que surja a indisciplina na sala de aula, porm que alguns desses motivos somos ns mesmos, enquanto Educadores que, inconscientemente, ou conscientemente, cometemos por meio das nossas prticas, postura e falta de procedimentos. Erros que se, devidamente, ajustados, minimizaro em muito vrios problemas de indisciplina que ocorrem dentro da sala de aula e desgastam muito o Professor. Os Erros que vimos at agora foram: - Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma s vez - Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invs de dar a direo do que fazer - Erro no. 3: Ameaar, ameaar, ameaar e .no cumprir - Erro no. 4: Uso de linguagem no verbal de forma inadequada Como foi pontuado em cada um dos artigos acima, os ajustes requeridos envolvem mudana em algum dos seguintes quesitos: mudana de postura, procedimentos ou prticas pedaggicas. Todas

as sugestes apontadas nos 5 Erros envolvem, na maioria das vezes, correes rpidas de serem feitas e implementadas. O prximo erro trata de mudana de procedimentos e prticas pedaggicas, pois est diretamente ligado ao Plano de Aula, e geralmente o mesmo no contempla que o aluno fique ocupado e motivado todo o tempo da aula. O Erro no. 5 : Aula chata do comeo ao fim a fala no. 1 de grande parte dos alunos, principalmente do Fundamental II em diante. Mas o que uma aula chata ? Para responder a esta questo convoco VOC a pensar qual foi a aula mais massante, interminvel, sem sentido, estafante, que voc j teve na sua vida. Agora, pense: por qu foi massante? Sem sentido? Chata? O Professor falou demais? No alinhavou o contedo terico com casos prticos ? No intercalou dinmicas e atividades prticas ? No props desafio ? No demonstrou o uso daquele conhecimento na soluo de um caso real ? No variou na metodologia? Repetiu o mesmo tipo de aula vrias vezes ? No promoveu a interao e participao do grupo ? O Professor valorizou mais a decoreba que o aprendizado real ? O Professor levantou as necessidades e expectativas do grupo ? O Professor verificou se as suas necessidades estavam sendo atendidas? O Professor monitorou o seu aprendizado ? O Professor elaborou um plano para dar conta das dificuldades do grupo ? O Professor possibilitou que o grupo praticasse os novos aprendizados propondo tarefas significativas e diferenciadas ? Como voc j constatou, todas as questes acima so extremamente relevantes quando realizamos um curso. No caso do ensino de adultos, a cincia que d conta disso a Andragogia, mas isso tema para outro artigo. No caso do ensino de crianas e jovens, a Pedagogia que deve dar conta de responder pela organizao da aula, do ambiente, da criao de procedimentos, do uso de diversificadas prticas de ensino, enfim, ferramentas que voc precisa lanar mo para atingir o objetivo: fazer os alunos aprenderem. Convido voc a olhar para o seu Plano de Aula e fazer as mesmas perguntas que fiz acima. S deste modo voc saber onde esto os gargalos que dificultam o melhor andamento das suas aulas, e ao

descobr-los poder criar novas formas de contorn-los, ou melhor ainda desat-los, implementando novas prticas de ensino, mudando sua postura no trato com os alunos, o que inevitavelmente trar um renovo ao seu dia a dia e s suas aulas. Se aps a realizao desse Raio X no seu Plano de Aula, ainda restar dvidas, pergunte aos seus alunos. Isso mesmo, realize uma Enquete e pergunte o que, ao ver deles, torna uma aula chata. Desta forma voc ter o feedback diretamente daqueles que assistiro as suas aulas: os alunos. Sua aula j foi chata e agora no mais? Compartilhe as novas prticas que voc implementou. E se voc ainda est amargando os comentrios malvados dos alunos por causa das aulas que eles reclamam, saiba que compartilhando voc corre o risco de receber muitas idias para implementar. FONTE:http://www.sosprofessor.com.br/

You might also like