RESUMO: LEI Nº 8.

666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

OBJETIVO: estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. QUEM DEVE SEGUIR: l!m dos "rgãos da administração direta, os #undos especiais, as autar$uias, as #undações p%blicas, as empresas p%blicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. QUAIS OS SERVIÇOS: s obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da dministração P%blica, $uando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as &ip"teses previstas nesta 'ei. O QUE É ONTRATO: todo e $ual$uer a(uste entre "rgãos ou entidades da dministração P%blica e particulares, em $ue &a(a um acordo de vontades para a #ormação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, se(a $ual #or a denominação utili)ada. !RIN "!IOS DA LI ITAÇ#O: constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vanta(osa para a dministração e ser* processada e (ulgada em estrita con#ormidade com os princípios b*sicos da $%&'$()')%, )' (*+%,,-'$()')%, )' *-.'$()')%, )' (&/'$)')%, )' +/0$(1()')%, )' +.-0()')% ')*(2(,3.'3(4', )' 4(21/$'56- '- (2,3./*%23- 1-24-1'37.(-, )8/$&'*%23- -08%3(4- e dos $ue l&es são correlatos. RITÉRIO DE DESEM!ATE: +, - produ)idos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional. /, - produ)idos no País. 0, - produ)idos ou prestados por empresas brasileiras. 1, - produ)idos ou prestados por empresas $ue invistam em pes$uisa e no desenvolvimento de tecnologia no País. SIGILO DA LI ITAÇ#O: licitação não ser* sigilosa, sendo p%blicos e acessíveis ao p%blico os atos de seu procedimento, salvo $uanto ao conte%do das propostas, at! a respectiva abertura. QUEM !ODE A OM!ANHAR A LI ITAÇ#O: $ual$uer cidadão pode acompan&ar o seu desenvolvimento, desde $ue não inter#ira de modo a perturbar ou impedir a reali)ação dos trabal&os.

DEFINIÇÕES:
OBRA: toda construção, re#orma, #abricação, recuperação ou ampliação, reali)ada por e2ecução direta ou indireta. SERVIÇO: toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a dministração, tais como3 demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabal&os t!cnico-pro#issionais. OM!RA: toda a$uisição remunerada de bens para #ornecimento de uma s" ve) ou parceladamente. ALIENAÇ#O: toda trans#er4ncia de domínio de bens a terceiros.

OBRAS, SERVIÇOS E OM!RAS DE GRANDE VULTO 3 a$uelas cu(o valor estimado se(a superior a 56 07.899.999,99 :;rinta e sete mil&ões e $uin&entos mil<. SEGURO GARANTIA: o seguro $ue garante o #iel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos. E9E UÇ#O DIRETA: pr"prios meios. E9E UÇ#O INDIRETA: dos seguintes regimes3 $ue ! #eita pelos "rgãos e entidades da dministração, pelos

$ue o "rgão ou entidade contrata com terceiros sob $ual$uer

E*+.%(3')' +-. +.%5- &$-0'$3 $uando se contrata a e2ecução da obra ou do serviço por preço certo e total. E*+.%(3')' +-. +.%5- /2(3:.(-: $uando se contrata a e2ecução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas. T'.%;': $uando se a(usta mão-de-obra para pe$uenos trabal&os por preço certo, com ou sem #ornecimento de materiais. E*+.%(3')' (23%&.'$: $uando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necess*rias, sob inteira responsabilidade da contratada at! a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os re$uisitos t!cnicos e legais para sua utili)ação em condições de segurança estrutural e operacional e com as características ade$uadas =s #inalidades para $ue #oi contratada. !ROJETO B<SI O: con(unto de elementos necess*rios e su#icientes, com nível de precisão ade$uado, para caracteri)ar a obra ou serviço, ou comple2o de obras ou serviços ob(eto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos t!cnicos preliminares, $ue assegurem a viabilidade t!cnica e o ade$uado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e $ue possibilite a avaliação do custo da obra e a de#inição dos m!todos e do pra)o de e2ecução, devendo conter os seguintes elementos3 +< Desenvolvimento da solução escol&ida de #orma a #ornecer visão global da obra e identi#icar todos os seus elementos constitutivos com clare)a. /< >oluções t!cnicas globais e locali)adas, su#icientemente detal&adas, de #orma a minimi)ar a necessidade de re#ormulação ou de variantes durante as #ases de elaboração do pro(eto e2ecutivo e de reali)ação das obras e montagem. 0< ?denti#icação dos tipos de serviços a e2ecutar e de materiais e e$uipamentos a incorporar = obra, bem como suas especi#icações $ue assegurem os mel&ores resultados para o empreendimento, sem #rustrar o car*ter competitivo para a sua e2ecução. 1< ?n#ormações $ue possibilitem o estudo e a dedução de m!todos construtivos, instalações provis"rias e condições organi)acionais para a obra, sem #rustrar o car*ter competitivo para a sua e2ecução. 8< >ubsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estrat!gia de suprimentos, as normas de #iscali)ação e outros dados necess*rios em cada caso. @< Arçamento detal&ado do custo global da obra, #undamentado em $uantitativos de serviços e #ornecimentos propriamente avaliados.

5'*%23:.pro(eto b*sico.'13%.3(4%. 1-23%*+$'). %A1$/.)% .)% .em planil&as $ue e2pressem a composição de todos os seus custos unit*rios. de +FF1< ONTRATANTE: ! o "rgão ou entidade signat*ria do instrumento contratual.-. +.(-. .BC.1'.. de acordo com as normas pertinentes da ssociação Brasileira de Cormas . % .2%1(*%23.%4(.(1'5D%.C. % . ADMINISTRAÇ#O !=BLI A: administração direta e indireta da União.%* .)%3'$@').').3(.. para os Estados.0:. %A(..(1.%* +. o $ue #or de#inido nas respectivas leis.aprovado pela autoridade competente e disponível para e2ame dos interessados em participar do processo licitat"rio.%.4(5-.-*%23% +-)%.+%1(. de acordo com o respectivo cronograma.EE0.-. ADMINISTRAÇ#O: "rgão.%. .e2ecução das obras e serviços. . no ob(eto da licitação.)%$' %.%1/. e. $(1(3')-. ONTRATADO: a pessoa #ísica ou (urídica signat*ria de contrato com a dministração P%blica. :5edação dada pela 'ei nD E.!ROJETO E9E UTIVO: A con(unto dos elementos necess*rios e su#icientes = e2ecução completa da obra.4(5-.%1/.-.!cnicas . previsto e discriminado no ato convocat"rio.6.(*($'.()')% -/ )% *'. $ue assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem e2ecutadas no e2ercício #inanceiro em curso. abrangendo inclusive as entidades com personalidade (urídica de direito privado sob controle do poder p%blico e das #undações por ele instituídas ou mantidas.(4'. $uando #or o caso. 0 . para sua e2ecução. 5eali)ação de licitação cu(o ob(eto (21$/' 0%2.('(.(2'21%(. no ob(eto da licitação a -03%256. e2ceto nos casos de empreendimentos e2ecutados e e2plorados sob o regime de concessão. ou ainda $uando o #ornecimento de tais materiais e serviços #or #eito sob o regime de administração contratada. s obras e os serviços . .5'*%23. $uando3 @-/4%.%4(.%. @-/4%. de .nas metas estabelecidas no Plano Plurianual. do Distrito Federal e dos Municípios. nos termos da legislação especí#ica. . IM!RENSA O>I IAL: veículo o#icial de divulgação da dministração P%blica..-)/3. -. 1'..-8%3. ?inclusão. $ual$uer $ue se(a a sua origem.+. -. +.)% *'3%. É !ROIBIDO: I21$/(. o Distrito Federal e os Municípios. / . . ou cu(os $uantitativos não correspondam =s previsões reais do pro(eto b*sico ou e2ecutivo. dos Estados.6)% B/'23()')%.%.3(1'.+%.6. salvo nos casos em $ue #or tecnicamente (usti#ic*vel.-. entidade ou unidade administrativa pela $ual a dministração P%blica opera e atua concretamente. OBRAS E SERVIÇOS SEQU?N IA: + . % %.pro(eto e2ecutivo. sendo para a União o Di*rio A#icial da União.

F*(.patrocínio ou de#esa de causas (udiciais ou administrativas.#uncionalidade e ade$uação ao interesse p%blico. N#O !ODER< !ARTI I!AR DA LI ITAÇ#O OU DA E9E UÇ#O DE OBRA OU SERVIÇO E DO >ORNE IMENTO DE BENS: +. salvo insu#ici4ncia #inanceira ou comprovado motivo de ordem t!cnica. Para a prestação de serviços t!cnicos pro#issionais especiali)ados deverão.assessorias ou consultorias t!cnicas e auditorias #inanceiras ou tribut*rias. acionista ou detentor de mais de 8G :cinco por cento< do capital com direito a voto ou controlador. +.Facilidade na e2ecução.possibilidade de emprego de mão-de-obra. .estudos t!cnicos. como consultor ou t!cnico. perícias e avaliações em geral.servidor ou dirigente de "rgão ou entidade contratante ou respons*vel pela licitação. REQUISITOS DO !ROJETO B<SI O: +.)' %A%1/56.%.segurança. de sa%de e de segurança do trabal&o ade$uadas. conservação e operação.-.restauração de obras de arte e bens de valor &ist"rico.e2ecução indireta.impacto ambiental. conservação e operação.Empresa.. @ .%3'. / .4(5. s obras e serviços poderão ser e2ecutados nas seguintes #ormas3 + .)'*%23.. 1 . isoladamente ou em cons"rcio. 0. sem pre(uí)o da durabilidade da obra ou do serviço.%21('$*%23%.%*/2%. nos seguintes regimes3 empreitada por preço global. pessoa #ísica ou (urídica. / .e2ecução direta.pareceres.(*-3(4').#iscali)ação. supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços. 7 . respons*vel t!cnico ou subcontratado. e2clusivamente a serviço da dministração interessada.economia na e2ecução. ou de suas parcelas. OBS: H permitida a participação do autor do pro(eto ou da empresa a $ue se re#ere o inciso ?? deste artigo. b*sico ou e2ecutivo. SERVIÇOS TÉ NI OS !RO>ISSIONAIS ES!E IALIEADOS >erviços t!cnicos pro#issionais especiali)ados3 + . empreitada integral.treinamento e aper#eiçoamento de pessoal. empreitada por preço unit*rio.A autor do pro(eto.-/ . 8 . ou na e2ecução. 8 .A . 1 .'56-. 7 . / . tare#a. materiais.)% -0. plane(amentos e pro(etos b*sicos ou e2ecutivos.%. nas #unções de #iscali)ação. tecnologia e mat!rias-primas e2istentes no local para e2ecução.' -/ . 0 . na licitação de obra ou serviço.%. ser celebrados mediante a reali)ação de 1-21/. se e2istente previsão orçament*ria para sua e2ecução total. conservação e operação. gerente. E . respons*vel pela elaboração do pro(eto b*sico ou e2ecutivo ou da $ual o autor do pro(eto se(a dirigente. com estipulação pr!via de +. @ . supervisão ou gerenciamento. / .adoção das normas t!cnicas.

1-*%.submeter-se =s condições de a$uisição e pagamento semel&antes =s do setor privado. RE EBIMENTO DE MATERIAL: De valor superior ao limite estabelecido no art. obedecer* =s seguintes normas3 + .ser subdivididas em tantas parcelas $uantas necess*rias para aproveitar as peculiaridades do mercado. DAS ALIENAÇGES '$(%2'56.. depender* de avaliação pr!via e de licitação.. de 7 de de)embro de +F7@.F21('.ser processadas atrav!s de sistema de registro de preços. ap"s avaliação de sua oportunidade e conveni4ncia s"cio-econLmica.0E0. permitida e2clusivamente para #ins e uso de interesse social. no mínimo..$uando *74%(. )(..()%21('(. permitida e2clusivamente para outro "rgão ou entidade da administração p%blica. /0 desta 'ei :56 +89.')' esta nos seguintes casos3 a< dação em pagamento.bali)ar-se pelos preços praticados no âmbito dos "rgãos e entidades da dministração P%blica. deverão3 + . por outro im"vel.999.*/3'. de $ual$uer es#era de governo. /1 desta 'ei. depender* de avaliação pr!via e de licitação na modalidade de 1-21-.OM!RAS s compras. de $ual$uer es#era de governo. 0 :tr4s< membros. locação ou permissão de uso de bens im"veis )% /.)% 0%2.1('$ de âmbito local com *rea de at! /89 mJ :du)entos e cin$Kenta metros $uadrados< e inseridos no âmbito de programas de regulari)ação #undi*ria de interesse social desenvolvidos por "rgãos ou entidades da administração p%blica. sempre $ue possível. e< venda a outro "rgão ou entidade da administração p%blica.+%2. c< !%. mediante iniciativa e deliberação dos "rgãos da dministração P%blica em cu(a compet4ncia legal inclua-se tal atribuição. para a modalidade de convite. / . b< doação. )(. a#oramento. 0 . g< procedimentos de legitimação de posse de $ue trata o art.$uando (*74%(. :?ncluído pela 'ei nD ++.%. de /998< &< alienação gratuita ou onerosa. . #< alienação gratuita ou onerosa. 8 . relativamente = escol&a de outra #orma de alienação. concessão de direito real de uso.99<. visando economicidade. d< investidura. a#oramento. locação ou permissão de uso de bens im"veis . /F da 'ei no @. /.atender ao princípio da padroni)ação. $ue atenda aos re$uisitos constantes do inciso I do art. dever* ser con#iado a uma comissão de. destinados ou e#etivamente utili)ados no âmbito de programas &abitacionais ou de regulari)ação #undi*ria de interesse social desenvolvidos por "rgãos ou entidades da administração p%blica.+F@. 1.')' esta nos seguintes casos3 a< doação.+%2. construídos. concessão de direito real de uso.

sem utili)ação previsível por $uem deles dispõe. ??? . nos termos de lei. d< venda de títulos. poderão ser alienados por ato da autoridade competente. LIMITES E DIS!ENSA DE LI ITAÇ#O.%B/(. cu(a a$uisição &a(a derivado de procedimentos (udiciais ou de dação em pagamento. $ue poderão ser negociadas em bolsa. reverterão ao patrimLnio da pessoa (urídica doadora. g< procedimentos de legitimação de posse. dispensada licitação. cessadas as ra)ões $ue (usti#icaram a sua doação. #< venda de materiais e e$uipamentos para outros "rgãos ou entidades da P%blica. MODALIDADES.outro "rgão ou entidade da do im"vel. sob a modalidade de concorr4ncia ou leilão. permitida e2clusivamente entre "rgãos ou entidades da P%blica.avaliação dos bens alien*veis. &a(a (*+$%*%23'). observadas as seguintes regras3 ? . ?? . em virtude de suas #inalidades.% :. *C2(*-. vedada a sua alienação pelo bene#ici*rio. dministração c< venda de ações. dministração tamb!m poder* conceder título de propriedade ou de direito real de uso de im"veis.%' .%&(6. dministração P%blica.comprovação da necessidade ou utilidade da alienação.b< permuta.'$ .')(' .)' A*'IJ2(' L%&'$.(3-. )% 1/$3/. VENDA DE BENS IMHVEIS Ca concorr4ncia para a venda de bens im"veis. As bens im"veis da dministração P%blica. e< venda de bens produ)idos ou comerciali)ados por "rgãos ou entidades da dministração P%blica.-. regulamento ou ato normativo do "rgão competente. . .-0. a #ase de &abilitação limitar-se-* = comprovação do recol&imento de $uantia correspondente a 8G :cinco por cento< da avaliação. $uando o uso destinar-se3 + . $ual$uer $ue se(a a locali)ação / N pessoa #ísica $ue.adoção do procedimento licitat"rio. dministração DOAÇ#O DE IMHVEL As im"veis doados com base na alínea MbM do inciso ? deste artigo. observada a legislação especí#ica.' % *-./.(3/')' 2' . na #orma da legislação pertinente.

MODALIDADES DE LI ITAÇ#O ON ORR?N IA: ! a modalidade de licitação entre B/'(.(1('$ )' U2(6-.-. = data do recebimento das propostas.%5-M.')-. por uma ve)3 + .)(' '23%. devidamente (usti#icado.F21('. ou $%($6-. 3N12(1'M ou M3N12(1' % +. 0 N 1M :$uin)e< dias para a 3-*')' )% +. utili)ar-se de outros meios de divulgação para ampliar a *rea de competição..%)%. .')-.B/%. !RAEO M"NIMO ATÉ O RE EBIMENTO DAS !RO!OSTAS OU DA REALIEAÇ#DO EVENTO SER<: + N LM :$uarenta e cinco< dias para3 a< 1-21/.1%(.. (23%.(1('$ ).'(.(.-/ %23()')% )' A)*(2(. salvo por motivo de interesse p%blico.3. nos casos não especi#icados na alínea MbM do inciso anterior. .%(3')' (23%&. na #ase inicial de &abilitação preliminar. b< 3-*')' )% +.%5-. $ue... nos casos não especi#icados na alínea MbM do inciso anterior. TOMADA DE !REÇOS: ! a modalidade de licitação entre interessados )%4()'*%23% 1')'. $uando se tratar de $(1(3'56. comprovem possuir os re$uisitos mínimos de $uali#icação e2igidos no edital para e2ecução de seu ob(eto. $uando se tratar de obras #inanciadas parcial ou totalmente com ..&6.%5-.-. ou garantidas por instituições #ederais.'56.%5-M. podendo ainda a dministração.2'$ )(:. observada a necess*ria $uali#icação. con#orme o vulto da licitação. 7.'$ e.3. 3N12(1'M ou M3N12(1' % +. ainda. / N 3O :trinta< dias para3 a< 1-21-. #ornecido.em 8-. ou $ue atenderem a todas as condições e2igidas para cadastramento at! o 3%.F21('. em (ornal de circulação no Município ou na região onde ser* reali)ada a obra.. no mínimo.no D(:. ou do Distrito Federal.!K0$(1' >%)%.%1/. 0 .O.de grande circulação no Estado e tamb!m. prestado o serviço. As avisos contendo os resumos dos editais deverão ser publicados com anteced4ncia.(..s licitações serão e#etuadas no local onde se situar a repartição interessada.Por!m não impedir* a &abilitação de interessados residentes ou sediados em outros locais. se &ouver. $uando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de %*+.(. / .O.E.no D(:. de licitação #eita por "rgão ou entidade da dministração P%blica Estadual ou Municipal.'$ ou $uando a licitação #or do tipo M*%$@-. respectivamente.(-. b< 1-21-.%. $uando a licitação #or do tipo M*%$@-. alienado ou alugado o bem.%(3' +-. ou do Distrito Federal $uando se tratar.3')-. 1 N M :cinco< dias %teis para 1-24(3%...

para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou pen&orados. 4%21%)-. .3N12(1-..*' 2'3/.(1. prevista no art.4(5. podendo o edital #i2ar $uantitativo mínimo para preservar a economia de escala. (*74%(. 1-21-.*. Cos casos em $ue couber convite..1%$'.899.4(5-.-/ '.99 :seiscentos e cin$Kenta mil reais<.C4%$ e desde $ue não &a(a pre(uí)o para o con(unto ou comple2o. ou para a '$(%2'56. não re#eridos no inciso anterior3 a< 1-24(3% .. % 1-24()')-.999. c< 1-21-.. -/ .at! 56 +. cadastrados ou não. % . ou ainda para -0.'56'-.para -0. ! permitida a 1-3'56. a dministração poder* utili)ar a tomada de preços e.)% 0%2.%5-.1-$@()-. c"pia do instrumento convocat"rio e o estender* aos demais cadastrados na correspondente especialidade $ue mani#estarem seu interesse com anteced4ncia de at! /1 :vinte e $uatro< &oras da apresentação das propostas. em n%mero *C2(*. S )%*'2)')' 2' $(1(3'56-. para +'. sempre $ue o somat"rio de seus valores caracteri)ar o caso de Mtomada de preçosM ou Mconcorr4nciaM.3C.%.99 :um mil&ão e $uin&entos mil reais<. )% %2&%2@'.acima de 56 @89. ..'. 1(%23C. (2.' -/ '$(%2'56. $ual$uer $ue se(a o valor de seu ob(eto. )' *%. tanto na 1-*+.(-.(': a< 1-24(3% .at! 56 E9. %. H 4%)')' a utili)ação da modalidade R1-24(3%R -/ R3-*')' )% +.%I' % 2.'.at! 56 @89. a $ual a#i2ar*. a concorr4ncia.%.)% 0%2. (*74%(.899.%.4(5-. LIMITES DE VALORES: + .4(5-. b< 3-*')' )% +.%. a $uem o#erecer o maior lance.%*/2%.F*(-.$-1'$ $ue possam ser reali)adas con(unta e concomitantemente.'. com vistas a ampliação da competitividade.3(1.Q pela unidade administrativa.99 :seiscentos e cin$Kenta mil reais<.99 :cento e cin$Kenta mil reais<. .F21('3 acima de 56 +. ON URSO: ! a modalidade de licitação entre $uais$uer interessados para escol&a de 3. )% /*' *%. LEIL#O: ! a modalidade de licitação entre $uais$uer interessados para a 4%2)' )% 0%2. c< 1-21-.%.*' -0. con#orme o caso.4C4%(.)% B/'23()')% (2.'0'$@.99 :um mil&ão e $uin&entos mil reais<.ONVITE: ! a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu ob(eto. b< 3-*')' )% +.999.999. em local apropriado.' -/ .at! 56 +89.. em $ual$uer caso.para 1-*+. igual ou superior ao valor da avaliação. Ca compra de bens de nature)a )(4(. *74%(.%5-.%..999.)% 3 P3. con#orme crit!rios constantes de edital publicado na imprensa o#icial com anteced4ncia mínima de LM PB/'. mediante a instituição de +.*%.R .99 :oitenta mil reais<.F.%5-. % . .%.F21(' ! a modalidade de licitação cabível.999.%23' % 1(21-Q )('.F21(' . % .999. / . +F.

'-.%.' ' A)*(2(.-'. +K0$(1-.para regular preços ou normali)ar o abastecimento. 2. '. +.!K0$(1' e $ue ten&a sido 1. aplicar-se-* o )-0.. por pessoa (urídica de direito p%blico interno.%*%. ouvido o Oonsel&o de De#esa Cacional.. e esta. contados da ocorr4ncia da emerg4ncia ou calamidade. 26+/)%.(-.%. 1-23. %B/(+'*%23-. T! % ON Q mencionados no caput deste artigo $uando #ormado por '3N 3 P3.nos casos de &/%.% ' A)*(2(. -.-. -/ +'.1(-. casos em $ue.-.'3-. 4'$-. DIS!ENSA DE LI ITAÇ#O: + .%. .. e o 3. +-. %* 1-2.OOQ e para '$(%2'5D%.3'.-.(+$-.%. do inciso ?? do artigo anterior PRU 8.-. +. .'4% +%. mantidas. cu(as 2%1%.$uando a U2(6. F .nos casos de %*%.' V.-/ .)% . de valor '3N 1OT P)%I +-.+%1C. por valor não superior ao constante do registro de preços.para obras e serviços de engen&aria de valor at! 1OT P)%I +-.3/. 1 . inclusive $uanto ao preço.%+%3()' .'25' 2'1(-2'$.'.3'*%23% .'23%.%* (21-*+'3C4%(.-+-.% -(3%23'Q )('. .)-. 1-*+%3%23%. % (2(23%.'. .. devidamente corrigido.Q/'2). *'2(. 1%23-Q do limite previsto na alínea MaM.*%.4(5-..'56.3(1/$'.(-.+'. '+.1-$@'.%BVF21(' )% .OOQ.+'. observado o par*gra#o %nico do art.(A')-.7..$uando &ouver possibilidade de 1-*+..2.. 8 .)' . $uando caracteri)ada urg4ncia de atendimento de situação $ue possa ocasionar pre(uí)o ou comprometer a .'3/'$. desde $ue o preço se(a compatível com o valor de mercado.&6-. +9 .0'56. (usti#icadamente.%8' 1-*+'3C4%$ 1-* ..(3/'56. )% (2.em data anterior = vig4ncia desta 'ei.(* %.%. nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da 5ep%blica.%.% $-1'$(I'56.1-2)(1(-2%* ' .)%*.%.Co caso de 1-2.%.tiver $ue (23%.%* (23%. .%.%* +.)-.)' -. 2%1%. 2.%1-2J*(1.%.1')-. / .-. -/ .'3(1')-.' ou &.-&'56.&%21('$ -/ 1'$'*(3-.1(./+%.%.'.. ser* admitida a ')8/)(1'56. .%8/CI. persistindo a situação. 1-2..%23')'.+%13(4-.6. P+'..:.)' . @ .-/ %23()')% B/% (23%&.$uando não '1/)(.'3%2)(*%23. E .)-*C2(.' -/ $-1'56. 7.-*%3(*%23.%. todas as condições preestabelecidas. +.para -/3.(1('(.4(.2%1(*%23-.(56-.&6.%. desde $ue o preço contratado . 1E desta 'ei e :desclassi#icada por não atender aos re$uisitos da licitação<.. % -/3.()')%..%.na 1-23. segundo avaliação pr!via.3')-.Q %23%.(1.F. no pra)o *:A(*.+.1%23% )% -0.OOO.%1/3(4-. 7.4(5-.%* +.1-23. )% 0%2.')-.'.'56.(&2'./' %. ++ . ou dos serviços. e somente para os 0%2.'56-. 4%)')' ' +.para a 1-*+.)% (*74%$ destinado ao atendimento das #inalidades precípuas da administração. +K0$(1-. 2K*%. 7 .3'$'56. +. .' e para as parcelas de obras e serviços $ue possam ser 1-21$/C)'.' %.OOO. 1-2.1'). % 1-*+.4(5-.%*'2%.direta dos bens ou serviços.'25' )% +%.&F21(' ou de 1'$'*()')% +K0$(1'.*%. .%&/. 0%2.2'1(-2'$. 0 .para a 'B/(. -/ . $uando #ormado por *'(-.'3(1').%5-. S $(1(3'56.. -0.'3'56. )' >%)%.)% 18O P1%23.(').%&/. ./+3-.-)/I()-.3. +%$-.-...% .(-. do inciso ? do artigo anterior PRU 1M. desde $ue atendida a ordem de classi#icação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições o#erecidas pelo licitante vencedor.4(5. neste caso. 1%23-Q do limite previsto na alínea MaM...3. 1-* -.

%&(*%23'$ -/ %.'1(-2'$ -/ )% ')%.N'1(-2'$ .3(.4(5-.para as compras de *'3%.3'/. % 3%. +7 .'3'56. 3N12(1'.'2&%(.(&%* 2'1(-2'$ -/ %. /0 ..(56. A...2%1%)-. % .%.. +'. segundo as normas da legislação especí#ica.(-.)% +-.(1' ./3/.%.+%$.%)%. para a prestação de serviços ou #ornecimento de mão-de-obra.(1-.3.%'.3(3/(56. &F2%.)-.(2. 'N. .)% -0.'28%(.-1('$ ). 3%.reali)ada por empresa p%blica ou sociedade de economia mista com suas subsidi*rias e controladas... )%. .%. -.)% 2'4(-.(1' % &:.99< desta 'ei. %A1$/. /+ .. ' +')..%B/%./'.)% 0%2.(-.3'56. reali)adas diretamente com base no preço do dia. )% .3%1(*%23. +6..%'$(I'56. )% .%. durante o período de &'.+/ .)% 0%2..%23%.%.-.para a 'B/(. -/ )% (2..-/ ).3-.-/ -03%256.-.-.3. desde $ue compatíveis ou inerentes =s #inalidades do "rgão ou entidade.)% '.Para a 'B/(.%.. 2%1%.(I')-. $uando tal condição de e2clusividade #or indispens*vel para a 4(&F21(' )' &'.*:3(1' ' +%.'56. desde $ue a contratada deten&a in$uestion*vel reputação !tico-pro#issional e 26.%.('*%23% )' +%..*/$:.. .%1C4%(.na contratação de #ornecimento ou .-1('56.-.' ' 'B/(. +%.(&(2'$ desses e$uipamentos. bem como para +.'3'56.nas 1-*+.-4').)-. )% '.3-. no tempo necess*rio para a .(56.'*%23.4(5-.3%2@' .(1. +'.3(2')-. /9 .'23(' 3N12(1'.(')-. +%.999. '%. $uando a e2iguidade dos pra)os legais puder comprometer a normalidade e os prop"sitos das operações e desde $ue seu valor não e2ceda ao limite previsto na alínea MaM do inciso ?? do art. de uso da administração.%. /0 :56 E9.)%)(1')' S .*-. .B/'2).(56.3(3/(56.)% 0%2.' )% '+-(. +..%.' 1(%23C. 2'4'(. +E .!K0$(1'. -/ $-1'$()')%.-.' (21/*0()' .%* %. +@ .'.(1..para a a$uisição de componentes ou +%5'. >-.)% (2. )% '1-. 2-.'23('. -/ 1-23.%/.. e de %)(5D%./+. 1-.(-2:.3. (unto ao .4(5-..3% % -08%3-. por motivo de *-4(*%23'56.(2.'56.'3(4-..3(1.'56. // .5'. )(.3. $/1. 2'3/. desde $ue o preço contratado se(a compatível com o praticado no mercado.-/ '$(%2'56..6.(4'*%23% ' +%. )(:.*')'.-. por "rgãos ou entidades da dministração P%blica.*(. B/'2). @(.%.-2(I')-.(1(F21(' .3')-. +.'+. sem #ins lucrativos e de comprovada idoneidade.37. )% (2.3.($%(.)% .. desde $ue o preço contratado se(a compatível com o praticado no mercado.3')' %4%23/'$ )% 1/. )% .%* ' A)*(2(. +1 . 1..(23%.('$ )% /.. *%(-.'3'56.+%$'. $uando as condições o#ertadas #orem mani#estamente vanta(osas para o Poder P%blico.$-&C.-+'.'$ 1-* 1-21%.)% %2%.(1('(.$-1'*%23.%2. . )% )%.)%.C)(1' de direito p%blico interno. -.%.%. +8 .' ' 'B/(.%-.(-2:.(.(-. )% @-.'3'5D%. necess*rios = *'2/3%256.&6-.-2(I'56. por 7. mediante parecer de comissão instituída por decreto.2'1(-2'$ %. com e2ceção de materiais de uso pessoal e administrativo.(-..% -/3. )% -.-' 8/. -. -/ 3.-+%.-1%.para a (*+.(56. $(1(3'37.3' )/.(*%23.2' 1-23../3(&.-2&.@-/4%.(1' % 3%12-$7&(1' com recursos concedidos pela A!ES.)-.B/(. .()')% )% *'23%. >INE!.)% .(1('(.(* %.%..'.. ).-/ .% .+-2)%23%.-/ '/3-.C.B/(.+'.%* +-. .+%1C.+%1C.'.4(5-.()' +%$' %.' %.-+-.' .'. B/% (23%&.-.). -/ %23()')%.2' 1-23..3(3/1(-2'$. +F .0. +0 .1'5D%.na 1-23. )% )%. *%(-.. %*0'..%1/+%. 'N. N!B ou outras instituições de #omento a pes$uisa credenciadas pelo OCP$ para esse #im especí#ico.'0'.nas 1-*+.%. -/ .3'3/3'.(2. +'). +'.)% %B/(+'*%23-.+.3'56.&(' %$N3. /2()')%. de autenticidade certi#icada..'.%24-$4(*%23.%.'.'56.

-1('(.-)/3-. -/ +. H (2%A(&C4%$ a licitação $uando &ouver (24('0($()')% )% 1-*+%3(56-.%+.para contratação de pro#issional de B/'$B/%. +. '.-'.'3.C)/-. .7$()-.('(.%I' .regularidade .' 2'1(-2'$. ou g4neros B/% .%. ambientais e de sa%de p%blica..'.. . .4(5-.'5D%.%2)' recon&ecidas pelo poder p%blico como 1'3')-.'56. Federação ou Oon#ederação Patronal. empregadas em -+%.. urbanos recicl*veis ou reutili)*veis.(. /F N na a$uisição )% 0%2. 3N12(1-. % 1-23. / . +. HABILITAÇ#O Para a @'0($(3'56.%.%. devendo a comprovação de e2clusividade ser #eita atrav!s de atestado #ornecido pelo "rgão de registro do com!rcio do local em $ue se reali)aria a licitação ou a obra ou o serviço.(4-. *($(3'. $uali#icadas no âmbito das respectivas es#eras de governo. vedada a pre#er4ncia de marca.)% .*' '.%23'23% 1-*%. )% *'3%.7 +-. enumerados no art.. para atender aos 1-23(2&%23%... de 2'3/. .'2.(2'21%(. com pro#issionais ou empresas de not"ria especiali)ação.C)(1'.$(1%21('*%23..:.)% . ou por ag4ncia de #omento para ' 3. )% .%.% 1-*%. -.3(1-. documentação relativa = @'0($(3'56. .'56-. diretamente ou atrav!s de %*+.' ' +. 2.%. +. pelo >indicato.1('$(I'56.C.%.%.$uali#icação 3N12(1'.'3'56. $ue envolvam. 1/*/$'3(4'*%23%.4(5-.5'.(. #ormadas e2clusivamente por +%.%.para a 1-23.-)/I()-. -/ 1--+%.)% /.na 1-23.'3'56.'3(4'.%(3.ou com entidade de sua administração indireta. /8 .($%(.%.(4. 0 . necessariamente (usti#icadas $uanto ao preço e = escol&a do #ornecedor ou e2ecutante e rati#icadas pelo Oomandante da Força.%. documentação relativa a3 + .)% )(.%.('56. +'.. em *reas com sistema de coleta seletiva de li2o.(1'.1'$. +0 desta 'ei.%.)% 1-2.4(5-.-1%. com o uso de e$uipamentos compatíveis com as normas t!cnicas.)% . /7 . 1 . 0 .'56.%3-.ecnol"gica .%.%.-/ )% %A+$-.4(5-. pelas entidades e$uivalentes. )'. em especial3 + . para atividades contempladas no contrato de gestão. / . desde $ue consagrado pela crítica especiali)ada ou pela opinião p%blica.-3%&()'. )% 0'(A' . vedada a ine2igibilidade para serviços de +/0$(1()')% % )(4/$&'56-. consistir* em3 .'*%23.nas licitações e2igir-se-* dos interessados. )% +'I no e2terior. %*+. e#etuados por '.3'56. +K0$(1-. ou. % .)% 1--+%.-. e2clusivamente.$uali#icação %1-2J*(1-W. e$uipamentos.4(5-. /@ N na celebração de contrato de programa com %23% )' >%)%.-.+K0$(1. +-.1(.' .3'56.para a$uisição de materiais.para a celebração de contratos de +.'..%.2%1()-.F21(' )% 3%12-$-&(' % +'.!'C.3C.8/.%.3')-.' -/ .%1(1$:4%(...na contratação reali)ada por ?nstituição Oientí#ica e .%A1$/. ainda.'* .)' 1-$%3'.&'2(I'5D%.)% . >-. 0./1 .&abilitação 8/.1('$ %A1$/.-1(')' nos termos do autori)ado em 1-23.%..%.ou em 1-24F2(.)% . /E N para o #ornecimento de 0%2.'3'56.-1('5D%. mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade m*2ima do "rgão.7.+. '$3' 1-*+$%A()')% 3%12-$7&(1' % )%..?O. . 1-* '.(2&/$'. S(2&/$'.C)(1'.'.)% 1. .

-4'56. vedadas as e2ig4ncias de $uantidades mínimas ou pra)os m*2imos.'23('. pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o ob(eto contratual.)% '+3()6. 1 .1C1(.prova de atendimento de re$uisitos previstos em lei especial. / ..(1'56..+'3.%&(. DA< de possuir em seu B/').-..(-. de $ue tomou con&ecimento de todas as in#ormações e das condições locais para o cumprimento das obrigações ob(eto da licitação.%A%.c!dula de identidade. 0 .()')% .(-2'(. 2'. no caso de sociedades por ações.-/ )% N+-1' ou ainda %* $-1'(.(2'21%(.1'$. estatuto ou contrato social em vigor. 1-23:0%(.(1-. documentação relativa = B/'$(.+%. #ornecidos por +%. detentor de atestado de responsabilidade t!cnica por e2ecução de obra ou serviço de características semel&antes. documentação relativa = B/'$(. documentação relativa = . ou de e2ecução patrimonial. em se tratando de sociedades comerciais.comprovação.+%1C. / . bem como da $uali#icação de cada um dos membros da e$uipe t!cnica $ue se responsabili)ar* pelos trabal&os.(1'56.-.3()6. )% 3%*+.(*-2('$ % )%*-2.-1('$ . demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei. / N prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal. acompan&ada de prova de diretoria em e2ercício.registro comercial. e. se &ouver. ou outra e$uivalente. 0 .(.comprovação de aptidão para desempen&o de atividade pertinente e compatível em características. 8 . e ato de registro ou autori)ação para #uncionamento e2pedido pelo "rgão competente. e2pedida no domicílio da pessoa #ísica..(-2'$ )% 2C4%$ . $uando #or o caso.3N12(1-W+. %.(.inscrição do ato constitutivo.&'.0'$'25. %23()')%.><. devidamente registrado.1%..empo de >erviço :FP. limitadas as e2ig4ncias a3 + .%1-2J*(1-W. consistir* em3 + .(4')-. em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em #uncionamento no País.-'.'5D%. nas mesmas modalidades e crit!rios previstos no McaputM e Q +o do .registro ou inscrição na entidade pro#issional competente. no caso de empresa individual./+%. 0 ..')-.(.com $(*(3'5D%.%..%(3. )%4()'*%23% .2%&'3(4' )% .3N12(1' limitar-se-* a3 + . +. na #orma da lei. ou outro devidamente recon&ecido pela entidade competente..K$3(*. vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provis"rios.C)(1'.()'.)% '3(4()')% -/ )% '+3()6. $ue inibam a participação na licitação. e.+K0$(1. Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante. de $ue recebeu os documentos. no caso de sociedades civis.' limitar-se-* a3 + .prova de regularidade para com a Fa)enda Federal.3. +. 1 .3')-. $uando e2igido. na data prevista para entrega da proposta. #ornecida pelo "rgão licitante. ). ou $uais$uer outras não previstas nesta 'ei. competentes.+ . relativo ao domicílio ou sede do licitante.-/ +. ser* #eita por '3%. limitadas estas e2clusivamente =s parcelas de maior relevância e valor signi#icativo do ob(eto da licitação. podendo ser atuali)ados por índices o#iciais $uando encerrado &* mais de 0 :tr4s< meses da data de apresentação da proposta.prova de inscrição no Oadastro de Pessoas Físicas :OPF< ou no Oadastro Peral de Oontribuintes :OPO<. e indicação das instalações e do aparel&amento e do pessoal t!cnico ade$uados e disponíveis para a reali)ação do ob(eto da licitação.%&/$'. (* e2igíveis e apresentados na #orma da lei.'$F21(' -/ 1-21-. acompan&ado de documentos de eleição de seus administradores.*'2%23%. $uando a atividade assim o e2igir. 1 . A 1-*+.)'3' e2pedida pelo distribuidor da sede da pessoa (urídica. 0 .1'+'1(3'56. $uantidades e pra)os com o ob(eto da licitação.-4'56. no caso das licitações pertinentes a obras e serviços.decreto de autori)ação.(.-.%. / .ato constitutivo. $ue comprovem a boa situação #inanceira da empresa. 8/.(-2'$3 comprovação do licitante :'?O?.3. )% )(.prova de regularidade relativa = >eguridade >ocial e ao Fundo de Parantia por . H vedada a e2ig4ncia de 1-*+.

' %A(&F21(' )% 1'+(3'$ *C2(*.)' 1-23. '.(* )%.: %A1%)%.*C2(*'2/'$*%23%.' %23.('*%23%.4'$-.3.% +%B/%2'.)% -0. obrigando-se a unidade por ele respons*vel a proceder.' .$ue dever* atender =s condições de liderança.-$():.6.7. para e#eito de $uali#icação t!cnica.)% @'0($(3'56-. REGISTROS ADASTRAIS Para os #ins desta 'ei. ' 1OT P)%I +-.. na mesma licitação.%&' . %* 1-2. 1-*+-.)% '3N 3OT P3.-23' %23.3.3(3/C)' +-..4(5-.%.1(-.(2()'. /* '1. %*+. 1%23-Q ). tanto na #ase de licitação $uanto na de e2ecução do contrato.%&(. admitindo-se.-.:. documentação poder* ser )(.1(*.+-2. 0 .%. 4:$()-. 7. a 1@'*'*%23.%.%. o somat"rio dos valores de cada consorciado.%&' % $%($6-.3% '.3% '1.(2)(1'56..3.3.%&(. (2%A(&C4%$ %.')'./0.'(.N.'. Q +o Co cons"rcio de empresas brasileiras e estrangeiras a $()%. podendo a dministração estabelecer.%. atrav!s da imprensa o#icial e de (ornal di*rio. +-.1-24-1'37.. +-.3./3/. 1-2. % . Ruando permitida na licitação a +'.comprovação do 1-*+.')-.*:A(*-.%&(.(.%.. )%. nos casos de 1-24(3%.(2&.-/ %23()')% +K0$(1'.+K0$(1.' +. o somat"rio dos $uantitativos de cada consorciado.'. -/ '(2)' '. (23%. para e#eito de $uali#icação econLmico-#inanceira.3.' $(1(3'23% (2)(4()/'$.1(-.+%2. 2.)' 1-23.(23' +-.3(1(+'56.. 1%23-Q )-..1')'. 2. +'..(&'3-.+-)%.1-2.:4%$ +%$.1(*..' %.7. 8@ desta 'ei.)' %*+.%. S %*+..art.%.-. subscrito pelos consorciados.' ' '3/'$(I'56.: . +'.%.3(*').)% 2-4-. no todo ou em parte.'.-. .-. 4'$-...-.' e na %A%1/56.3%23%. A )-1/*%23'56.'$ %*(3().%.'25' 1'0%.' . A registro cadastral dever* ser amplamente divulgado e dever* estar permanentemente aberto aos interessados.'23('. .(*+%)(*%23.-08%3. 2' .$CB/().2./' 3-3'$()')%. /E a 0+ desta 'ei por parte de cada consorciado.-/ )% +'3. os "rgãos e entidades da dministração P%blica $ue reali)em #re$Kentemente licitações *'23%.+K0$(1.. %* . 2'.' 1-2.(2.*' . dministração.'.)' $(1(3'56-.%. -0.%.-.)% 0%2.1(')' .-*(. %* $%(X 1 . .()' 2%. *(1. 1-*+.%.)% %*+. %.3(&. +'.N.2%1(*%23.%4(..($%(.+-. /* '2-.). %A(.7.+'..'3'56-.'3'56-..'. +'. obrigatoriamente #i2adas no edital.%)(3'$ e o registro ten&a sido #eito em obedi4ncia ao disposto nesta 'ei.. . A capital mínimo ou o valor do patrimLnio lí$uido a $ue se re#ere o par*gra#o anterior 26+-)%.(' dos integrantes pelos atos praticados em cons"rcio.(*J2(. . 2.&6.3(*'). &'.)-. / . %A(&()-.+'. na proporção de sua respectiva participação. .3.)% %*+. e.ou particular de constituição de cons"rcio.3-. observar-seão as seguintes normas3 + . %. 8 .%.apresentação dos documentos e2igidos nos arts. 1-21/.'0($()')% .3(1(+'56. % +'.1(. 1')'.' 0.'. 1%23-Q ). para o cons"rcio. poder* estabelecer. $(*(3')' ' 1T P/* +-.4'$-.%(3.)% +'.*C2(*-.+-2.)% B/% +.%&/$'*%23'./*%23. atrav!s de mais de um cons"rcio ou isoladamente.' -.

(-.)' $(1(3'56-. +'. 3%*+. '$3%. a *-)'$()')%. pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitação. e #orma de apresentação das propostas./.administrativo ou o#icial.interessada e de seu setor.+-2C4%$ na data da publicação do edital de licitação e o local onde possa ser e2aminado e ad$uirido.)% 1-23.-/ 1'21%$'). acordos. o 2-*% )' .. $uando #or o caso. . .dos meios de comunicação = distância em $ue serão . do $%($-%(.3%.%1/.1-24(3%.)(. /+ desta 'ei. s minutas de editais de licitação../*()-. -0.. na #orma do art. /7 desta 'ei. e )(4/$&')'. 26.(*/$3Y2%'.1-*+. a menção de $ue ser* regida por esta 'ei. @ .)% -.'3-. eventualmente apresentados pelos licitantes e respectivas mani#estações e decisões.%4-&'56. bem como as dos contratos.-+-..(. ap"s o t!rmino do contrato resultante da licitação antecedente.('*%23%.%A%1/3(4..(23' )('. devidamente autuado. ' 3. a indicação sucinta de seu ob(eto e do recurso pr"prio para a despesa. O %)(3'$ conter* no preâmbulo o 2K*%.%. o processo licitat"rio ser* iniciado. )% +/0$(1'5D%.' para recebimento da documentação e proposta.$-1'$ onde poder* ser e2aminado e ad$uirido o pro(eto b*sico. obrigatoriamente.%1%. para assinatura do contrato ou retirada dos instrumentos.(&2'56.-/ )% . e indicar*. consideram-se $(1(3'5D%./C.' .-. $uando #or o caso.)% $(1(3'56.)' 1-*(.%&(*% )% %A%1/56. '. )% ')8/)(1'56. )(' % @-. / . 1-* ' '23%1%)F21(' *C2(*' )% 1O P)%IQ )('. / .+.(3N.)%*'(.-/3.-8%3. .-08%3. % 17)(&-. +.)% )%.MOO../' .-4'23% )'.(*($'.)%.C)(1-.(-. .(' 8/. ou do .4'$-. 8 . PROCEDIMENTO E JULGAMENTO A procedimento da licitação ser* iniciado com a abertura de processo administrativo. )-1/*%23-.%$'37. ' 1%23. F .%*. o limite de :56 1.-. 1 . 0 . ++ ..$-1'(.)./1%. tamb!m com ob(etos similares. @-.'3. ). com /*' '/)(F21(' +K0$(1' concedida pela autoridade respons*vel com '23%1%)F21(' *C2(*' )% 1M PB/(2I%Q )('.. -/ 8/. >empre $ue o valor estimado para uma licitação ou para um con(unto de licitações simultâneas ou sucessivas #or superior a 1OO P1%*Q 4%I%. a$uelas em $ue.e da sua @-*-$-&'56-.: . )' -*(.3'.%. protocolado e numerado. e ao $ual serão (untados oportunamente3 + .J/$&')-.'I. 1-*+.%. 8 . conv4nios ou a(ustes devem ser previamente e2aminadas e aprovadas +-.ou instrumento e$uivalente.3' +'.%+'. con#orme o caso.+'.'5D%.B/'$B/%. emitidos sobre a licitação. o $-1'$.(% '2/'$ . o edital subse$Kente ten&a /*' )'3' '23%. ou as estabelecidas para classi#icação cadastral.'25D%.*.+-)%.. e l(1(3'5D%.. (2.3(1(+'56. 7 . )-1/*%23-.. com disposições claras e parâmetros ob(etivos.)%* %* . .% 4(23% )('. B/% '. )' )'3' +.)' $(1(3'56.1-2)(5D%.:4%$ +%$. relativos = licitação. para e2ecução do contrato e para entrega do ob(eto da licitação.:. contendo a autori)ação respectiva. o .e o 3(+. @ .. +/ .%)(3'$.-.OO<.(-..-08%3.%.%. dispensa ou ine2igibilidade./+%.+'. 1 .(4'..N.' ' +/0$(1'56.)' $(1(3'56-.-.' +'.6..(&(2'$ )'.OOO. 3N12(1-.1.' 8/$&'*%23-.%.3. K3%(.)% '2/$'56.'3'. 7 .+-2. em descrição sucinta e clara.+%2.6.+'1@. #undamentado circunstanciadamente. ou da entrega do convite.).C)(1' )' dministração. Para os #ins deste artigo. E .-4'23%.%)(3'$ .. para o caso de inadimplemento.%)(3'$ -/ 1-24(3% e respectivos ane2os.%4(.(&'3-. )% .se &* +. = $ual terão acesso e direito a todas as in#ormações pertinentes e a se mani#estar todos os interessados.. % )%$(0%.)' $(1(3'56.'3.')-. K3%(. 0 . % )-. +/0$(1'5D%.% 1-2)(5D%.3(56.. +9 .(-. E ..2' $(1(3'56-. a$uelas com -08%3-.%. e com reali)ação prevista para (23%.%'$(I'56-.o registro do inscrito $ue dei2ar de satis#a)er as e2ig4ncias do art. o seguinte3 + . bem como para início da abertura dos envelopes. )% '1%.

de (2. )' )'3' .(23' )('.%. bem como $ual$uer outro evento contratual a cu(a ocorr4ncia este(a vinculada a emissão de documento de cobrança. $uando #or o caso...1. desde $ue não superior a $uin)e dias. $ue dever* retratar a variação e#etiva do custo de produção. permitida a #i2ação de preços m*2imos e vedados a #i2ação de preços mínimos.%*0-$. desde a data prevista para apresentação da proposta. A -. %)(3'$ )% $(1(3'56.)% '3/'$(I'56.da obrigação contratual a +.(2'21%(.%. )% +'&'*%23.(1').(3N./0.%&/. permanecendo no processo de licitação.em todas as #ol&as e assinado pela autoridade $ue o e2pedir.'*' )% )%. crit!rios estatísticos ou #ai2as de variação em relação a preços de re#er4ncia.'I.(-. Q/'$B/%.+/ . d< 1-*+%2..4(5-.%&' ). especi#icações e outros complementos.)' -0.: .'. +'.. con#orme o caso. e dele e2traindo-se c"pias integrais ou resumidas.o 1. at! a data do adimplemento de cada parcela.(3N.orçamento estimado em planil&as de $uantitativos e preços unit*rios. . (. )% +'&'*%23-. dele #a)endo parte integrante3 + . 1()')6..para e2ecução de obras ou serviços $ue serão obrigatoriamente previstos em separado das demais parcelas.'. ' .a minuta do contrato a ser #irmado entre a dministração e o licitante vencedor.'.1%$' )%. )'3').(&(2'$ ). 0 . e< %A(&F21(' )% . correspondente ao período compreendido entre as datas do adimplemento e a prevista para o pagamento.%)(3'$. ).'5D%.condições de recebimento do ob(eto da licitação.' +'&'*%23. ++ .%&' (*%)('3'.(.$(*(3%.0%* -/ )% +'. Oonstituem '2%A-.1-2)(5D%.a atuali)ação #inanceira. Cas 1-*+.. K3%(.(2'21%(.26. .3'56. ' %23. +0 .(3N. +'. in#ormações e esclarecimentos relativos = licitação e =s condições para atendimento das obrigações necess*rias ao cumprimento de seu ob(eto. c< 1.outras indicações especí#icas ou peculiares da licitação.)% . desen&os. +8 .1-2)(5D%.-2-&. etapas ou tare#as. considera-se como ')(*+$%*%23. com todas as suas partes.%'8/. contado a partir da data #inal do período de adimplemento de cada parcela.%'$(I'56. devendo protocolar o pedido '3N M P1(21-Q )('. +@ . 1 . . % +%2'$(I'5D%.%&/$'.' dos valores a serem pagos.#ornecidos elementos.% *-0($(I'56. em con#ormidade com a disponibilidade de recursos #inanceiros.3%. / . prevendo3 a< +.3%. b< 1.m*2imo por período.as especi#icações complementares e as normas de e2ecução pertinentes = licitação.(.)% +'&'*%23. ou do orçamento a $ue essa proposta se re#erir. por eventuais antecipações de pagamentos. '23%. +1 . no caso de licitações internacionais. admitida a adoção de índices especí#icos ou setoriais. +9 . poderão ser dispensadas3 + ..! parte legítima para (*+/&2'..+-. assim entendidas a$uelas com pra)o de entrega at! trinta dias da data prevista para apresentação da proposta. F . %B/(4'$%23%. desde a data #inal do período de adimplemento de cada parcela at! a data do e#etivo pagamento.instruções e normas para os recursos previstos nesta 'ei.o pro(eto b*sico eSou e2ecutivo.-.%)(3'$ )%4%.).(../+%.' %23.()')% na aplicação desta 'ei.)% '1%(3'0($()')% dos preços unit*rio e global. por eventuais atrasos.%. e descontos. para sua divulgação e #ornecimento aos interessados. ' 3.3'$'56. Para e#eito do disposto nesta 'ei.entre empresas brasileiras e estrangeiras.

*()')% )% 1')' +.)%$(0%.8/. %24%$-+%. %24%$-+%. . promovendo-se a desclassi#icação das propostas descon#ormes ou incompatíveis.'0%. )'..+%$' -*(.a de maior lance ou o#erta .3(1(+'.'$4. 1-23%2). .. . +-. Para os e#eitos deste artigo.%.(I%. / . 3%.%)(3'$ )% $(1(3'56. K3%(.Y2.% 1$'.%(3' tempestivamente pelo licitante 26.4%. 1 .()')% competente $uanto = &omologação e ad(udicação do ob(eto da licitação..)% (*+/&2'. +.(.8/$&'*%23./0. a administração levando em conta os #atores especi#icados em seu par*gra#o /o e adotando -0.-.%(3. .-+-.F.'.-.(.-+-. . %24%$-+%.+-2)%.(&'3-. -/ )% 4'$-. &$-0'$ -/ /2(3:.. %24%$-+%.. Cão se ')*(3(.+-... %A1%3..: ).. com os preços correntes no mercado ou #i2ados por "rgão o#icial competente.)-. %24%$-+%.3. .a de t!cnica e preço. acrescidos dos respectivos encargos. @ . do processo licitat"rio at! o 3. .' ' '0%.-.' )-.-+-. (*+/&2'56. +. ainda $ue o ato convocat"rio da licitação não ten&a estabelecido limites mínimos. (.('*%23.F21('.*-.-+-. D%1'(.'56. con#orme o caso. S (*+/&2'56. -. e2ceto $uando se re#erirem a materiais e instalações de propriedade do pr"prio licitante.'0%.4Y21(' )-. incompatíveis com os preços dos insumos e sal*rios de mercado. ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços. 0 . desde $ue não ten&a &avido recurso ou ap"s sua denegação. (2'0($(3'56.de +'. contendo as respectivas propostas. )% @'0($(3'56-.(*+%)(.Q )('. Co caso de %*+'3% entre duas ou mais propostas.3' com os re$uisitos do edital e. '3N .%* 1-21-.-1%)(*%23-. I%.%&/(23%.%5..3/.%/ )(. ).).%1@')-.)%4-$/56.1'0% )%. / . +.3decorrente de #ato superveniente e '1%(3. .(..3'.%* 8/$&').3/.)' 1-2..-1%.%.)(.)% .*:3(1'.%1$/..-+-.3(+.da decisão a ela pertinente.'.3/. p"s a #ase de &abilitação.(-. licitação +. desde $ue transcorrido o pra)o sem interposição de recurso.)(' K3($ B/% '23%1%)%. )% @'0($(3'56. ' '0%.(3.-3 + W ' )% *%2-.. Para contratação de bens e serviços de (2.+%. para o $ual todos os licitantes serão convocados.7.: +.(A')' +'.3'.2' *-)'$()')% 1-21/. + . a classi#icação se #ar*.%&/2). devendo a dministração (ulgar e . dos concorrentes &abilitados.%5-. &ip"tese em $ue tal comunicação não ter* e#eito de recurso. de acordo com os crit!rios de avaliação constantes do edital..(1'56.$(1(3'23% importa +.3'. 3-*')' )% +.3%(-. ou ap"s o (ulgamento dos recursos interpostos. vedado $ual$uer outro processo. contendo a documentação relativa = &abilitação dos concorrentes. os $uais deverão ser devidamente registrados na ata de (ulgamento. 8 . 26.' )-.'23% ' ')*(2(.%BV%23%.nos casos de alienção de bens ou concessão de direito real de uso.(.: de +'..' )-.. para os $uais ele renuncie a parcela ou = totalidade da remuneração. e sua apreciação.3(1(+'.%. em ato p%blico.(1'56. ou ten&a &avido desist4ncia e2pressa.%* '3N 3 P3.(*07$(1-..)'.3' $ue apresente +.$(1(3'23% B/% 26.'56. 0 . ou a reali)ação de $%($6-.6.). aos concorrentes (2'0($(3')-. *-3(4. as #al&as ou irregularidades $ue viciariam esse edital.a de mel&or t!cnica. )% $(1(3'56-..')' % 8/$&')' 1-* -0.%5-.-. a abertura dos envelopes com as propostas em 1-24(3%.6-.)' '/3-.-.' )-.3F21(' )% +.(-.3 ser* +. 1 .3/.$uando o crit!rio de seleção da proposta mais vanta(osa para a dministração determinar $ue ser* vencedor o licitante $ue apresentar a proposta de acordo com as especi#icações do edital ou convite e o#ertar o menor preço. constituem 3(+-. -/ 1-21/.. obrigatoriamente.%(3.

/ . '. 1/8-.)-. +. %24%$-+%.+.-+-.-+-.$ue a dministração se propõe a pagar3 + . )% %2&%2@'.')' .4(.1'$(I'56-. )%*-2.'*W.(-.'. +.%5-R .anterior. procedimento id4ntico ser* adotado.3'. 1:$1/$-.6..W. % .%W: )% '1-.dos licitantes $ue ten&am atingido a 4'$-.(.: .3'.. . 3N12(1'. / .'. no caso de licitações de menor preço +'.1-* ' *N)(' +-2)%.%. )% 2'3/. o seguinte +.. organi)ação.serão '0%.%8'* (2. de acordo com crit!rios ob(etivos preestabelecidos no instrumento convocat"rio. >erão DES LASSI>I ADAS: + .% 2' 2%&-1('56. pela ordem de classi#icação.as propostas de preços serão )%4-$4()'. '. 3N12(1-.ser* #eita a '4'$('56.. at! a consecução de acordo para a contratação.%I' +. % %A%1/3(4-.no caso de (*+'.(A'. 0:.%)-*(2'23%*%23% (23%$%13/'$.-+-.-+-.3'*%23% (2%A%BV(4%(. 4'$-. compreendendo metodologia. permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder E2ecutivo.4(5-. As tipos de licitação R*%$@-..% *'2(.claramente e2plicitado no instrumento convocat"rio3 + . de#inidos com clare)a e ob(etividade no instrumento convocat"rio e $ue considerem a capacitação e a e2peri4ncia do proponente.'$ e.%.% &%. e a $uali#icação das e$uipes t!cnicas a serem mobili)adas para a sua e2ecução. ' ZOT :setenta por cento< do menor dos seguintes valores3 . +.3'. com os demais proponentes. com base nos orçamentos detal&ados apresentados e respectivos preços unit*rios e tendo como re#er4ncia o limite representado pela proposta de menor preço entre os licitantes $ue obtiveram a valori)ação mínima./+%.propostas com 4'$-. '. +.-+-2%23%.(.%5-R serão utili)ados e2clusivamente para .a 1$'.% )% %2&%2@'.3/)-./*' 4%I 1$'.3'..%. aos licitantes $ue não #orem preliminarmente &abilitados ou $ue não obtiverem a valori)ação mínima estabelecida para a proposta t!cnica. de preços. a $ualidade t!cnica da proposta.R3N12(1' % +.% ' 4'$-..'. Para os e#eitos do disposto no inciso / deste artigo 1-2.(1'56. +. )% +.4(5-. o $ual ./' 4('0($()')% atrav!s de documentação $ue comprove $ue os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e $ue os coe#icientes de produtividade são compatíveis com a e2ecução do ob(eto do contrato.)% +. 0 . com a proponente mel&or classi#icada.(1-. de acordo com os pesos preestabelecidos no instrumento convocat"rio.)'. +.%.(I'56.%. (23'13'. condições estas necessariamente especi#icadas no ato convocat"rio da licitação. preliminares e +.3'*%23% (2%A%BVC4%(./+%.-+-. tecnologias e recursos materiais a serem utili)ados nos trabal&os. . Cas licitações do tipo R*%$@-. em particular.$(1(3'56. Cas licitações do tipo R3N12(1' % +.. 3N12(1'R ser* adotado o seguinte procedimento claramente e2plicitado no instrumento convocat"rio.%W: S '0%.' -0. -. 1-23%2).as propostas $ue não atendam =s e2ig4ncias do ato convocat"rio da licitação. 1 .(-.3/. / .-1%)(*%23.%5-R ser* adotado.(' 1-2.' )'.%21('*%23. +.).'56.-8%3-.(I'56.('.%.3'.$(*(3% estabelecido ou com preços *'2(. adicionalmente ao inciso ? do par*gra#o anterior.-1%)%. em especial na %$'0-. 3N12(1'R -/ R3N12(1' % +.(.()%./$3(4' %* &%. &$-0'$ .')' das valori)ações das propostas t!cnicas e de preço. assim considerados a$ueles $ue não 4%2@'* ' 3%.*:A(*.W.3. .(1')'. 3N12(1'.%.*C2(*' estabelecida no instrumento convocat"rio e = negociação das condições propostas.%5.3-.-8%3-. sucessivamente. e2clusivamente dos licitantes previamente $uali#icados e #eita então a avaliação e classi#icação destas propostas de acordo com os crit!rios pertinentes e ade$uados ao ob(eto licitado. para a elaboração de %..%5. .

%* (2'0($(3')-.: ' 1 P/*Q '2-.D%. pertinente e su#iciente para (usti#icar tal conduta.%. 2.)% $(1(3'56-. 0%2.a $ue se re#ere o Q 1o do art.3%21%23%.. %A1%+1(-2'$*%23%. a serem concedidos.%&(. 2'.3'0%$%1(). As *%*0. igual a di#erença entre o valor resultante do par*gra#o anterior e o valor da correspondente proposta. ' MT P1(21.%23'56.%&/$'*%23. . )% $(1(3'56.%. %.%)(3'$. ressalvado o disposto no par*gra#o %nico do art.&%. )'. &abilitação preliminar.(-.*'2%23%.%'$(I'56.-+-.(-. // desta 'ei deve ser precedido de .%.. +.-+-.a< *N)(' '. Co caso de convite.%.(3*N3(1' dos valores das +. -*(. ou b< valor orçado pela administração.2.'. 4'$-..Q )%$%. B/'$(. ap"s a assinatura da respectiva ata lavrada no local do leilão. )% (23%.'23(' ')(1(-2'$.'ID%.&%23% %. Ruando 3-)-. . A 1-21/. e as propostas serão processadas e (ulgadas por comissão permanente ou especial de.3(4%.decorrente de .% +K0$(1. a $ue se re#erem as alíneas MaM e MbM.(-../+%.4()-.4%2(%23% devidamente 1-*+.)% (2)%2(I'. a administração poder* #i2ar aos licitantes o pra)o de -(3. devendo anul*-la por ($%&'$()')%. de o#ício ou por provocação de terceiros.4()-.%.3'.a B/'$(. .+'&-.%.1%23/'$ %. A (24%.-..' -0. Co caso de 1-21/.+. 1%23-Q e. a inscrição em registro cadastral. ' 8OT P-(3%23' +-.do concurso e os +.3.%.6.6.3' -/ 2. )% .)('. para a assinatura do contrato.6..%3.as 1-2)(5D%. a redução deste pra)o para tr4s dias %teis.4()-.)% &'..+%. .e2igida dos participantes. ')*(2(.%A1%)%.%. -. dentre as modalidades previstas no Q +D do art. . 26.*' comissão no período subse$Kente. +%.%. o $ual se obrigar* ao pagamento do restante . +. /2()')%. poder* ser substituída por . '. K3%(. +%B/%2'.'3.. +'. e em #ace da %A(&V()')% )% +%.)% 2-4' )-1/*%23'56. sendo +%$. +%.+-.*C2(*-. 1%23-Q ).%1-2)/56..(1')-. )%4()'*%23% .F. dos "rgãos da dministração respons*veis pela licitação.. / .-4')-.-.' dos membros das Oomissões permanentes 26.-/ )% -/3. vedada a . o (ulgamento ser* #eito por uma 1-*(..*'$*%23% )%.-'$ disponível.F*(-.%*'3')-.' ' '+.+-2)%.as )(.%. 8@.%.(56. -/ 26-. imediatamente entregues ao arrematante.7+. das causas re#eridas neste artigo.-. a sua alteração ou cancelamento. +K0$(1-.('*%23% por todos os atos praticados pela Oomissão.(&'56. 3 P3. ou todas as propostas #orem desclassi#icadas. S 4(.%. a -*(. a ser obtido pelos interessados no local indicado no edital.3'56..1-(*')'.-.-$()'. autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poder* revogar a licitação por . anulação do procedimento licitat"rio por motivo de ilegalidade 26. ' MOT :cin$Kenta por cento< do valor orçado pela administração. ser* e2igida. B/').)' 3-3'$()')% )% . Dos licitantes classi#icados na #orma do par*gra#o anterior cu(o valor global da proposta #or (2.')' %* '3' lavrada na reunião em $ue tiver sido tomada a decisão.+%1('$ integrada por pessoas de reputação ilibada e recon&ecido con&ecimento da mat!ria em e2ame.%.6.-.'3(4'.. 0 . no caso de convite.3.%. *%*0.pela autoridade competente. A regulamento dever* indicar3 + . 2 P)-(./2)'*%23')' % .-. 8F desta 'ei. '-. mediante parecer escrito e devidamente #undamentado. .(2.(I%. $(1(3'23%. salvo se +-.(-.(1'56.3()/.-. para a *%.(2)(4()/'$ )(4%.3'. e a #orma de apresentação do trabal&o.*%2-.Q *%*0.%/.*%2-..(&2')./+%. #acultada. O.

'. -. . A )/.'. os crit!rios.(-. 2!$'2.). 1.2'1(-2'(.aos +. con#orme o caso.-. regidos por esta 'ei #icar* ').'.3'56-. sob pena de perder em .%(3-.o +. % S /3($(I'56)% +. (&/'(. a data e a ta2a de câmbio para conversão.ou a #orma de #ornecimento.%.a $%&(. de entrega.'0($()')%.os +.-&')-. )% . .3.e as condições de +'&'*%23-..+%13(4-. 0 . DOS ONTRATOS >ão 1$:/.3'0%$%1()'. $(*(3')' ' .'56. Cos $%($D%.3. com a indicação da classi#icação #uncional program*tica e da categoria econLmica.' -0. em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas.%. $uando #or o caso.'23(' previsto no par*gra#o anterior +-)%.e ter* seu valor atuali)ado nas mesmas condições da$uele. 1-2.%* %A%1/3')-.2%1(*%23-. +9 . ++ .'3').'3-.o recon&ecimento dos )(. )% &'.%24-$4%2)..-.C-)-.'2)% 4/$3. de início de etapas de e2ecução. $uando e2igidas. +0 . ao convite e = proposta do licitante vencedor. !'.. .'*'. os crit!rios de atuali)ação monet*ria entre a data do adimplemento das obrigações e a do e#etivo pagamento.4(5-. / ..%* )(2@%(.:4%(. Oaber* ao 1-23./1%. demonstrados atrav!s de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente. com vistas = obtenção de preços e condições mais vanta(osas para a administração.%. )' A)*(2(.()%. 2'.e seus elementos característicos. 0 .contrato as $ue estabeleçam3 + . 1%23.'23(' a $ue se re#ere o caput deste artigo 26.%. )% (2. 7 . / .. )% &. todas as condições de &abilitação e $uali#icação e2igidas na licitação.'23('.-. $ue poderão ter a sua duração +.%A1%)%..a 4(21/$'56. %.('.a -0.ao '$/&/%$ )% %B/(+'*%23-.-.os )(.)-. E .(2'21%(.'23('.%)(3'$ de licitação ou ao termo $ue a dispensou ou a ine2igiu. )' A)*(2(.@-.'3. de observação e de recebimento de#initivo.%&/.as 1-2)(5D%.. % .-&')' +-.4'$-. %A1%3.%5. em caso de rescisão administrativa prevista no art.)4'$-.%. con#orme de#inido pelo Minist!rio da Fa)enda..1'/56. devendo estes ter sido emitidos sob a #orma escritural.3. o#erecidas para assegurar sua plena e2ecução.-. 1 .: . data-base e periodicidade do rea(ustamento de preços.. ...:.-/ %* 3C3/$-. ).)% .+-. ap"s o início da vig4ncia do contrato.-. os $uais poderão ser +.$uanto aos relativos3 +.N)(3-.1-23. .%&(*% )% %A%1/56.4'$-.%23' *%.(3' S 4(&F21(' )-.%.do contratado de manter.+-2.. 77 desta 'ei.1(. ' . F .('. 1%23. *%3'.!$/. cu(os produtos este(am 1-23%*+$')-.%. 2%1%.(. )' )C4()' +K0$(1'.%.6-. +%. %$%4').'56-.optar por uma das seguintes *-)'$()')%.-&. A &'.%(3-.3'56. 0 . 8 . .'$3' 1-*+$%A()')% 3N12(1' % .as &'. 8: .$'56.. @ .%.o 1. o limite de &'.4(5-. de conclusão.('25' 0'21:.(&'56.= +. podendo a duração estender-se pelo pra)o de '3N L8 PB/'.N)(3. durante toda a e2ecução do contrato.'3.'I-.-8%3-. o pagamento da parcela = vista poder* ser #eito em at! 4(23% % B/'3.. se &ouver interesse da dministração e desde $ue isso ten&a sido previsto no ato convocat"rio.*' 1-23C2/'.: ' 1(21. 1-23.(4-.1-23. % '. +/ .('2/'$.-W&'.5'*%23:.'23(': + .-08%3.no pra)o estipulado no edital de convocação.1-.. % . em 3-). )% (*+-.'+$(1:4%$ = e2ecução do contrato e especialmente aos casos omissos.*:3(1'.pelo $ual correr* a despesa. (23%. mediante registro em sistema centrali)ado de li$uidação e de cust"dia autori)ado pelo Banco Oentral do Brasil e avaliados pelos seus valores econLmicos.'4-.%.os casos de .+'.o ..'56.%. das partes.%23' % -(3-Q *%. as penalidades cabíveis e os valores das multas. / . )./$'.%1-$@()-.' '3N )%I +-.

A +/0$(1'56.por #ato ou ato )% 3%.nos casos de serviços essenciais.'56.+.1'$(I'. % .'3'). salvo os relativos a direitos reais sobre im"veis.(23%.)% .(*+%)(*%23.3.-'$ % .%&' ')*(3%* +.'I-.OOQ do limite estabelecido no art.'56-X 1 .('*%23% 0%2. unilateralmente. de início de etapas de e2ecução. . /0.%.+%1(.B/(4. ' MT P1(21. $ue ! condição indispens*vel para sua e#ic*cia.37. 1 .%&/(23%. >ORMALIEAÇ#O DOS ONTRATOS O. nos casos especi#icados no inciso ? do art. 8 .6. desde $ue ocorra algum dos .)' %A%1/56.' -/ )' (2%A(&(0($()')%.')' e por outros pre(uí)os regularmente comprovados. 8 .(2'21%(. nos limites permitidos por esta 'ei. ' %A%1/56-./+%.'25D%.'3.'56.. de tudo (untando-se c"pia no processo $ue l&e deu origem. estran&o = vontade das partes.-..-8%3. -1/+'.% )' A)*(2(. ' 1'. inicialmente previstas no contrato. o 2K*%. bem como na &ip"tese de rescisão do contrato administrativo. / . É 2/$.-.%.4%2(F21(' )% .'..(23%... )-.'$3%.%.-.).')'.%4(. vinculados ao ob(eto do contrato.%A1%+1(-2'$ -/ (*+.deve mencionar os 2-*%. a .&.3% @-/4%.-.. 7F desta 'ei.%A-2%. +'. A regime (urídico dos contratos administrativos instituído por esta 'ei con#ere = A)*(2(.*-)(. #eitas em regime de adiantamento.3. s cl*usulas %1-2J*(1-W.'. % *-2%3:. assim entendidas a$uelas de 4'$-.. de 1-21$/. alínea MaM desta 'ei. (23%.' ' A)*(2(. *74%(.(2'$()')%. a +.)' A)*(2(..). respeitados os direitos do contratado. (*74%(.4(5-.-/ '3. +%. o '3..).)% %A%1/56. %A%1/3')..1.1-* +.. $ue altere #undamentalmente as condições de e2ecução do contrato.W$@%. em relação a eles.1-23.(2'21%(.-4()F21('.6. É 4%)'). )'.'3-.).'+$(1'.%.'56- . para mel&or ade$uação =s #inalidades de interesse p%blico. de +.3.'$4.)%4%... da )(.-*(.+-. inciso ??.-/ %.)1-23.%+'..dos seus aut"gra#os e registro sistem*tico do seu e2trato..(I-/ a sua lavratura..(. serão lavrados nas .)% 2-3'. 1-23. promovendo-se a responsabilidade de $uem l&e deu causa. )%1$'.+%$B/% %.3../*()' do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa o#icial.-2-$7&(1. administrativos não poderão ser alteradas sem pr!via concordância do contratado.%* 1'.(3*.%1-2J*(1-W.'3-. 0 . . / . pela dministração. )% (2)%2(I'.%.-4(.3%s e os de seus representantes.(1:W$-.(-.%/.(....%.3.(1'5D%.-&'56-. 1%23-Q PRU LOO.)%* % 2.-1%.-&'3(4' de3 + . 1-23.'. devidamente autuados em processo3 + .'3. +.1-23. a su(eição dos contratantes =s normas desta 'ei e =s cl*usulas contratuais. T-).e de nen&um e#eito o contrato verbal com a dministração...). . ser* providenciada pela A)*(2(.'56. ')(3'*%23-. mantidas as demais cl*usulas do contrato e assegurada a *'2/3%256.'3. motivadas pela ine2ecução total ou parcial do a(uste.*(2')-. contanto $ue não l&e se(a imput*vel.% )% %23.%/ %B/($C0. -.)'.+.(. @ .+-.'3.+'&'*%23-.-/ )(*(2/(56.'. unilateralmente. sem pre(uí)o das sanções legais aplic*veis aos respons*veis.+%2.)' $(1(3'56..1(2)(W$-.O.'56-./+56.').('.-23.'3N ' )'3' %* B/% %$' .1%(. A 2/$()')% 26. B/'23()')%./+%..3. 0 . 26.)% 3./*%23$'4.'0'$@. 1-*+.recon&ecido pela dministração em documento contemporâneo = sua ocorr4ncia.)% +%B/%2'.)% 4(&F21(' (2)%3%. +.'I. *-3(4-. . diretamente..'3... inclusive $uanto aos pagamentos previstos de $ue resulte.C4%$ . na &ip"tese da necessidade de acautelar apuração administrativa de #altas contratuais pelo contratado. as $uais *'23%.3(5D%.1-23.'/*%23.B/% '/3-.. $ue se #ormali)am por (2.6. impedimento ou retardamento na e2ecução do contrato.)% +.1-23.

-+-..'. bem como do modo de #ornecimento.*-.3F21(' 3N12(1'./*%23-. b< $uando necess*ria a modi#icação do regime de e2ecução da obra ou serviço. )%4()-. (21$/. Decorridos 6O P... .*.)% 1-24-1'56. ).. +.%. )%*'(. a -03%256.+-./0.'1/$3'3(4.$(1(3'37.'3-. 1-21/.' -/ -.)% 1-23.'3.)% .'3-.. nos .-*(.N -0. nos casos de 1-*+. . '.+%2.-. 0%2. vedada a antecipação do . +-.'.'3-R e #acultada a substituição prevista neste artigo. @:0%(. com as devidas (usti#icativas.'3. tais como 1'.-.)% )%. 1-23. +-. dos $uais 26.)-.C-).3%. (&/'$ +%.%.%. (2. H permitido ' B/'$B/%.6. ainda $ue sem Lnus.3'W1-23. )' )'3' )' %23. $ual$uer $ue se(a o seu valor.. '$3%. e . cu(os preços este(am compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação.e..3. %. %*-$/*%23-.: . a crit!rio da dministração e independentemente de seu valor.por '1-. .3 a< $uando conveniente a substituição da garantia de e2ecução.%&/(23% '.. b< $uando necess*ria a modi#icação do valor contratual em decorr4ncia de acr!scimo ou diminuição $uantitativa de seu ob(eto. 1-*+. . H dispens*vel o R3%. O +. $(0%. $(1(3'23%.')-. para ocorrer no pra)o de vinte dias da$uela data.%* 1-24-1'56para a contratação. $%($6-Q em $ue a dministração puder .%&' )'.(. ALTERAÇGES DOS ONTRATOS O.3.'56-: a< $uando &ouver modi#icação do pro(eto ou das especi#icações.nos casos de 1-21-.(&'37.)(' K3($ ).-&'). -/3.F21(' % )% 3-*')' )% +.-.)%* )% %A%1/56..'$ )-.%5-./' '. ' B/'$B/%. $uando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde $ue ocorra motivo (usti#icado aceito pela dministração.(.. $(1(3'23% o 1-2@%1(*%23.1-23.(I'56.)% .'$*%23% +%$' A)*(2(.'I./*()-..(&'5D%.-1%.')-. c< $uando necess*ria a modi#icação da #orma de pagamento.(2'3/. em #ace de veri#icação t!cnica da inaplicabilidade dos termos contratuais origin*rios.4(5-.%&()-.(1'* -.. 2-3' )% %*+%2@.)% 1-23. +'./*%23..)-. )-. % (2%A(&(0($()')%.2-.1-24-1'37.'3N .')-.'.+%.%&' (*%)('3' % (23%&. por imposição de circunstâncias supervenientes.(4% '.. . '/3-. +. mediante o +'&'*%23.%.).e do respectivo +. A (2.. para mel&or ade$uação t!cnica aos seus ob(etivos.. .-./*' 4%I. (23%. mantido o valor inicial atuali)ado. bem como nas )(. nos limites permitidos por esta 'ei.'.%&/(23%.)% 17+(' '/3%23(1')'.3(3/CW$.%.%23'Q )('../2($'3%.+-)%. .%.()-.)' $(1(3'56-. 1'.. .(..3 + .3' L%( +-)%.B/(23.' 1-* %23..*F./3/. minuta do #uturo contrato integrar* sempre o %)(3'$ -/ '3. P1-24(3%.(.)'.3. / .3'./$3%* -0.)% 1-*+. 3%.-. ')B/(.

4(5-.)..'13%..('.-/ )% %B/(+'*%23.+%2. 3. $uando ocorridas ap"s a data da apresentação da proposta. E9E UÇ#O DOS ONTRATOS e2ecução do contrato dever* ser acompan&ada e #iscali)ada por um .%.-/ )% *'3%. >e no contrato não &ouverem sido contemplados +./0. com relação ao cronograma #inanceiro #i2ado. a dministração dever* . )(.-. +'.$ue aumente os encargos do contratado. ./+$%*%23'.'2.%.'0'$@(.%. (2')(*+$F21(' ).(2'21%(..).D%.pelos encargos previdenci*rios resultantes da e2ecução do contrato. em caso de #orça maior. S.%..1-23. .' *%2-.%5-.' '.6..'$4-3 + . -/ . ou..3%.1-23. no total ou em parte. at! o limite do seu valor corrigido. caso #ortuito ou #ato do príncipe.(.)% )-3'5D%.1(*-.%.!K0$(1' ' .'3. esses . inclusive perante o 5egistro de ?m"veis.+-2.*-.3.)% ')(3'*%23-.'56. ou previsíveis por!m de conse$K4ncias incalcul*veis.%5D%. d< para restabelecer a relação $ue as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuição da administração para a (usta remuneração da obra.' *'(.'.pagamento. -/ 1-*+.(. Ruais$uer tributos ou encargos legais criados.(2'21%(.%. .(A')-. ')(3'*%23-. 1-*+%2. )%.' -0.(.%.%.%* B/% .'3/'$ para #a)er #ace ao rea(uste de preços previsto no pr"prio contrato.(. +'.5'*%23:.1-23. -/ . 1-.' '1%(3'. % 1-*%. %*+.1('(.'2).'56.%1-2..3.'5D%. 26.*' )% %)(.(-..' 1%$%0.(1' -0. /2(3:. sem a correspondente contraprestação de #ornecimento de bens ou e2ecução de obra ou serviço.% '. -/ +%2'$(I'5D%. .1-23.as supressões .*%..'3.%*-4%.'0($()')% +-.%*+%2@.'..3(3/(.3'0%$%1%. . decorrentes das condições de pagamento nele previstas./(.'. '. 1%23-Q para os seus acr!scimos.-$()'.% 4%..3(W $.(I'* '$3%.). +'. alterados ou e2tintos.% .'. *%)('23% '1-.1'(.%+. con#igurando *rea econLmica e2traordin*ria e e2tracontratual.'56..%23'23% )' A)*(2(./$3'23%.%. +%.%.()(:W$.%B/($C0.-.(I%.%23.1'.'56.)% 3%. -/ +'.1-23. A)*(2(.&-.. na &ip"tese de sobrevirem #atos imprevisíveis. -. ob(etivando a manutenção do e$uilíbrio econLmico-#inanceiro inicial do contrato.4(5-.%&')-. '3N 2MT P4(23% % 1(21. ainda. -/ . de comprovada repercussão nos preços contratados. (*+$(1'.%+'. .%. +'.(1'.6./'.)%..1'.%..3. -/ (21-. A 1-23.%. Cen&um acr!scimo ou supressão poder* e2ceder os limites estabelecidos no par*gra#o anterior.+-.. A 4'.('(. .(&'). bem como a superveni4ncia de disposições legais.'3')./2($'3%.6. e...('56. Em &avendo '$3%.(2(1('$.% S A)*(2(.').(&(.!K0$(1' .4'$-.%(3-. bem como .N.*(3()' ' 1-23.4'$-. )% '1-.'56.3.entre os contratantes. '3/'$(I'5D%.1%(. podendo ser registrados por simples apostila. no caso particular de . A contratado ! obrigado a .' ./$3'23%..%4(..'3. B/% . os '1.% .'3'56.3. 1-2.).'3'). . .'$ ).*% .)..especialmente designado. at! o limite de MOT P1(2BV%23' +-. )' %A%1/56. serviço ou #ornecimento. .%/ +'&'*%23-.'.%* 2'. -0. 1-23.../+. com re#er4ncia aos %21'.C1(. o -08%3.3%.'3')-.%1-2J*(1-W. %A+%2.'. .).-.'56.%* 4C1(-.. nas mesmas condições contratuais.de in#ormações pertinentes a essa atribuição. 26.('*%23% 1-* .3'.. (2(1('$ '3/'$(I'). nem poder* onerar o ob(eto do contrato ou restringir a regulari)ação e o uso das obras e edi#icações./0. .1%$%0. 1%23-Q ). +-.-. retardadores ou impeditivos da e2ecução do a(ustado.+-2)% .

4(5-. )%3%.(*%23.%(3%.para rescisão do contrato3 + .1/*+.. regulares da autoridade designada para acompan&ar e #iscali)ar a sua e2ecução. -/ 4(. $'4.'2)% 4/$3.'3'. / .-1%)()' )%23. Oonstituem *-3(4.3'21(').(. pela dministração.('*%23%..'.(1'). de valor at! o previsto no art.1(.a $ue se re#ere este artigo não serem.. total ou parcial.4()-.1-23.-08%3. alínea MaM. )' 1-*/2(1'56%. *%.%1C4%(.1/2. 1-23. anotadas na #orma do Q +o do art. -/ )% $-1'56.%1(0-./8%(3-. assinado pelas partes.'3')-.').'.%1%0(*%23. ap"s a veri#icação da $ualidade e $uantidade do material e conse$Kente aceitação. '23%.o 26.-. % .'$F21(' ou a ../$'.)% ./21(-2'*%23.1-23.'3-. inciso ??. assim como as de seus superiores..a +'. 1-23. sem pre(uí)o das responsabilidades contratuais e legais.%W: *%)('23% 3%.-4% ' ')%B/'56. -/ 1-*(.'$(. / . 1M PB/(2I%Q )('. por .). ..a $%23()6.3'$'5D%.-4(.(3' ). em cada caso.)% %B/(+'*%23-.*.4(5.-. bem como a #usão. desde $ue 1-*/2(1')-.o '3.(*%23.'.%.-4(.. E .%1%0(*%23.: .6.1.1/2. serviço ou #ornecimento.('*%23%.W. EA%1/3').(&2')' pela autoridade competente.)%1/. Cos casos de 'B/(.no início da obra.2-. +'.%/ 1/*+.a )%1.3-.)% 1$:/.+.. +-)%.7. 8 . 7 ./01-23. para e#eito de posterior veri#icação da con#ormidade do material com a especi#icação.(..+%2. mediante termo circunstanciado. do serviço ou do #ornecimento.(2(3(4'*%23%. %.36. pelo respons*vel por seu acompan&amento e #iscali)ação..(2(3(4'*%23%.').)'.'. do serviço ou do #ornecimento.. +.(28/.a . @ . 0 .+%1(.%.-/ +./01-23.*(2'5D%.-. na e2ecução do contrato.)% %B/(+'*%23-.(A')-.%'$(I')-.'56.(1'5D%. não admitidas no edital e no contrato.4(5-. -/ +.: . Ca &ip"tese de o termo 1(. % . sem (usta causa e pr!via comunicação = dministração.-)/3(4()')%.% +. .%&/$'. '+7.'56.%.4'56..o )%..%.(..(-. desta 'ei.preparada.total ou parcial do seu ob(eto. '3N .)-. o .'.'3')-X b< )%.'-.3.%.O 1-23.%.Q.(*%23-. @7 desta 'ei.P2-4%23' )('.'3%2)(*%23. o seu ob(eto .'3'56.-8%3-. reputar-se-ão 1-*.%$@-.3%. % '$(*%23'56.. .1('$ do contrato ense(a a sua rescisão. *%)('23% .: a< +.o 1/*+. .'3/'(.e.3'21(').-. a associação do contratado com outrem.3-3'$ -/ +'.*-.%3'56.'.. com as conse$K4ncias contratuais e as previstas em lei ou regulamento.-/ . .(.. pro(etos e pra)os.+. F . desde $ue não se compon&am de '+'. S %A'/.-0.(1'56.2%1(*%23-.'3/'(.(' B/% 1-*+.'.3(. )% &. / .*-. Poder* ser )(. /0.(1'56. 0 . nos demais. )' -0.').o 1-*%3(*%23.(-2'(. cisão ou incorporação. a cessão ou trans#er4ncia.4(5-.$(*(3% ')*(3()-. +%.'I-. na sua e2ecução.em se tratando de -0. b< )%.)-.)% -0. de cl*usulas contratuais.-.(56. S 4%.em se tratando de 1-*+.'I.. %B/(+'*%23-.%.(. nos pra)os estipulados.. assinado pelas partes %* '3N 1M PB/(2I%Q )('.3 a< +. INE9E UÇ#O E RE IS#O DOS ONTRATOS (2%A%1/56. S A)*(2(. +.)% ..-4(... 3%. mediante termo circunstanciado. % (2. +.nos seguintes casos3 + .)%.'$3'.%..). respectivamente. especi#icações.)' -0. levando a dministração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra.&F2%. 1 .%1%0()-3 + .'I-.)% .-/ ' 4%.)..

-/ .1'.3. +'. assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações at! $ue se(a normali)ada a situação.%8/CI-...'56-. tendo ainda direito a3 + .1.para e2ecução de obra.'3')-.1())-.instauração de insolv4ncia civil. É +%. Acorrendo (*+%)(*%23-.%&.%.'3-.: +. / . assim consideradas.6./' %A%1/56-.a . )%. +'.. )% :.'. nos termos da legislação. DAS SANÇGES ADMINISTRATIVAS E DA TUTELA JUDI IAL As 1.'56. grave perturbação da ordem interna ou guerra.4()-. al!m das #undações. ainda $ue simplesmente tentados.1-23. mesmo $ue transitoriamente ou sem remuneração.-. @8 desta 'ei.%* B/% @'8' 1/$+' ).-. 1-23.. serviços ou compras.'3'). 2.).%. para os #ins desta 'ei.a )(.../.%. de alta relevância e amplo con&ecimento.3/(3..(2()-..8/)(1('$. regularmente comprovados $ue &ouver so#rido.'.. al!m das .-/ )% .%. . su(eitam os seus autores.'56-.%.%. a$uele $ue e2erce. +K0$(1-. ' 9O P2-4%23'Q )('.3' L%(. +-)%2).)% &'.(*%.3% )' A)*(2(. 0 ..*-0($(I'56-. dos pagamentos devidos pela dministração decorrentes de obras.+%2.)%4-$/56. bem como das #ontes de materiais naturais especi#icadas no pro(eto. +%2'(. +@ .1% 1'./256. )%4()-.' -1-. B/'2)..-&')./. Ruando a rescisão ocorrer. )% . ser* este .+9 .poder* ser3 + ..%* %23()')% +'..-.'$(../*(. $ue pre(udi$ue a e2ecução do contrato./256.)% . salvo em caso de calamidade p%blica. ou ainda por repetidas suspensões $ue totali)em o mesmo pra)o.-2-&. %*+. por pra)o superior a +/9 :cento e vinte< dias.%.6. redu)ida a termo no processo da licitação.. +'.3'3'$. +/ . ou parcelas destes.'%.-/ . '3(4()')%.Determinada por ato C e escrito da dministração. grave perturbação da ordem interna ou guerra.+'&'*%23-.'3.5' *'(-. ++ . empresas .-1('$ ou a modi#icação da #inalidade ou da estrutura da empresa.1-23.)' ).)'3' ).. desde $ue &a(a conveni4ncia para a dministração.%21('(. serviços ou #ornecimento.a .'3.S A)*(2(.automaticamente por igual tempo.a '$3%.' 26. +K0$(1-. impeditiva da e2ecução do contrato.3'56.)' . 2%.1(.1-23. $-1'$ -/ -08%3. +1 ..%. para os #ins desta 'ei. %. de obras.'56-. )% (23%. +-. 0 . +8 . +7 .$(0%.'56-.'23('.&-.1-23. assegurado ao contratado.'56. por ordem escrita da dministração. independentemente do pagamento obrigat"rio de indeni)ações pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobili)ações e mobili)ações e outras previstas.1'.(-.A*(&:4%$.'25D%..3.6-.. Oonsidera-se servidor p%blico.%'. serviço ou #ornecimento.3.-1(%)')% ou o #alecimento do contratado.*(2')'.4(5-.%..pagamento do custo da )%. cargo. salvo em caso de calamidade p%blica. serviços ou compras ou 89G $uando edi#ícios ou e$uipamentos<.. / .4()-.3% )' A)*(2(. .%&-. (usti#icadas e determinadas pela m*2ima autoridade da es#era administrativa a $ue est* subordinado o contratante e e2aradas no processo administrativo a $ue se re#ere o contrato.% +K0$(1-.. ./+%. = +%. A . nesses casos.-$% )% )%3%.1-23. o direito de optar pela suspensão do cumprimento das obrigações assumidas at! $ue se(a normali)ada a situação.'3-.'. *'23%./+. nos pra)os contratuais.-/ *'2)'3. E$uipara-se a . por acordo entre as partes.%$%3(4-.-$/56. pela e2ecução do contrato at! a data da rescisão. (* recebidos ou e2ecutados. +-.F21(' )% 1'. +.'ID%. .*(3().). acarretando modi#icação do valor inicial do contrato al!m do limite permitido no Q +o do art. $uem %A%. %*+.)% 1-21-. #unção ou emprego p%blico.&-. :/8G $uando obras.'*' )% %A%1/56. regularmente comprovada. +0 ..

. / ./.(1(-/W. em #avor do ad(udicat*rio.'56.%* $(1(3'56.-2-$7&(1' )% . previstas em lei. @(+73%. o 1'. )' &'. Pela (2%A%1/56./. .:3%. ou dei2ar de observar as #ormalidades pertinentes = dispensa ou = ine2igibilidade3 Pena . ainda.3F21('. 0 . $uando #or o caso.% +. para si ou para outrem. Par*gra#o %nico. -/ .')4%.+%2..'56. obt!m vantagem indevida ou se bene#icia.(-. % )'. 1-*+%3(3(4.3.%.-1(2'. com a dministração P%blica en$uanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou at! $ue se(a promovida a reabilitação perante a pr"pria autoridade $ue aplicou a penalidade.3')' .%3' -/ (2)(. D(. por pra)o não superior a / :dois< anos.'.. .'56.'/)'. (23%.e impedimento de contratar com a dministração. % */$3'.%3'*%23%.6.)%* 1.3.-/ S 1%$%0.%.+%2.. Pena . .detenção. direto ou indireto.$(1(3'37. +'&'.)' -. as demais entidades sob controle.+%2. cu(a invalidação vier a ser decretada pelo Poder Tudici*rio3 Pena . na #orma prevista no instrumento convocat"rio ou no contrato.. al!m da perda desta. durante a e2ecução dos contratos celebrados com o Poder P%blico.' )'. de 3 P3.detenção. -/ )'../+%.3'/.'3'.-.3(1(+'56.(4'). D-. % */$3'.'2-. -/ (2%A(&(.3%*+-. !%2'.Q ' L PB/'3. inclusive prorrogação contratual.-. combinação ou $ual$uer outro e2pediente. *-)(. -/ 1-23..1-23.-Q '2-. in(ustamente. A)*(2(.Q ' M P1(21-Q '2-.(*%. mediante a(uste.(-.(' )% +'..+-)%.:. ' B/'3.(1'56.%. % */$3'.detenção.(0($(3'.' A)*(2(. 1 ..'3. das modi#icações ou prorrogações contratuais.. ?ncide na mesma pena o contratado $ue.+. )% 2 P)-(. D'.perante a dministração. tendo comprovadamente concorrido para a 1-2.'23(' +.-1%)(*%23. S'25D%.: .)%1$'.-/ 4'23'&%* .' 1-* +. no ato convocat"rio da licitação ou nos respectivos instrumentos contratuais.'3/. .3'. % */$3'.%3%.'. ou.%* $%(. +-.3.'3.F.*/$3'. aplicar ao contratado as seguintes sanções3 + .' ' B/'$B/%. dando causa = (2. 1'/. licitação . )(.(I'56. garantida a pr!via de#esa.' $(1(3'. .4'$-.% )' )(.)' ($%&'$()')%. ' 2 P)-(. 0%2%. !'3..Q '2-.Q *%. cobrada (udicialmente.'3(4'.). Ca mesma pena incorre a$uele $ue. do Poder P%blico.' ou ine2igibilidade ilegal. )% 4'$-. de )-(..'56. tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade.)% 1-23.1('$ ).%./*'56.%* '/3-.3-3'$ -/ +'.)% $(1(3'56. vantagem decorrente da ad(udicação do ob(eto da licitação3 Pena . para celebrar contrato com o Poder P%blico. responder* o contratado pela sua di#erença.p%blicas e sociedades de %1-2-*(' *(. '.%(. A)*(3(./' %A(&(0($()')%. de 6 P..(56. a $ual ser* descontada dos pagamentos eventualmente devidos pela dministração ou ainda. >. $ue ser* concedida sempre $ue o contratado ressarcir a dministração pelos pre(uí)os resultantes e ap"s decorrido o pra)o da sanção aplicada com base no inciso anterior. com o intuito de obter.detenção.)% (2()-2%()')% +'. >e a */$3' .

O0. in(ustamente.(2.. 8 . )% 2 P)-(.detenção. 1-* ' A)*(2(. %* +.)% '56. -/ )(.Q '2-.%(.(&($.. ou proporcionar a terceiro o ense(o de devass*-lo3 Pena . S $(1(3'56.'.detenção. cu(a base corresponder* ao valor da vantagem e#etivamente obtida ou potencialmente au#erível pelo agente. 1-23.3N* -/ )%.detenção.'/)'.3/.' 'B/(. ?ncide na mesma pena a$uele $ue. a iniciativa do Minist!rio P%blico. D. / .'M(2(. )% 6 P.. )% 6 P. por meio de viol4ncia. in#ormações sobre o #ato e sua autoria. 4%2@' ' $(1(3'.elevando arbitrariamente os preços. 1'0%2).'56-.Q ' 6 P.Q '2-.%(..com empresa ou pro#issional declarado (2()J2%-: Pena . ou contrato dela decorrente3 + . mais onerosa a proposta ou a e2ecução do contrato3 Pena . para os e#eitos desta 'ei. % */$3'.Q '2-.-1%.(56. FF.1')-. % */$3'.Q '2-.Q *%.Q *%.%(.entregando uma mercadoria por outra. % */$3'.0'.de proposta apresentada em procedimento licitat"rio. +%. suspensão ou cancelamento de registro do inscrito3 Pena .Q ' L PB/'3. por escrito.%(.detenção. .')' +'. como verdadeira ou per#eita.detenção.Q '2-. % */$3'. pena de multa cominada nos arts.alterando substância. a inscrição de $ual$uer interessado nos registros cadastrais ou promover indevidamente a alteração. -/ ' 1-23.%.Q *%.-Q '2-. .)' >'I%2)' !K0$(1'. por $ual$uer modo. EF a FE desta 'ei consiste no pagamento de $uantia #i2ada na sentença e calculada em índices percentuais.'/)'.3'/.%.%.'.-1%)(*%23.. -/ *%. +%.!.%8/CI. -/ . 0 . #raude ou o#erecimento de vantagem de $ual$uer tipo3 Pena . rt. ' 2 P)-(.!. grave ameaça.(1/$3'.vendendo.'3. em ra)ão da vantagem o#erecida...3N..F.!K0$(1.. )% 3 P3. )% 6 P..-/ 1%$%0.I*+%)(. a reali)ação de $ual$uer ato de procedimento licitat"rio3 Pena .Q ' 3 P3. % */$3'. (*+%)(..3% )% $(1(3'.6.promov4-la. ' 2 P)-(.F. )% 2 P)-(. ?ncorre na mesma pena $uem se '0. $ualidade ou $uantidade da mercadoria #ornecida. D%4'. >.+%2'$ +K0$(1' (21-2)(1(-2')'. mercadoria #alsi#icada ou deteriorada.(.('.-/ 4%2)' )% 0%2. #astar ou procura a#astar licitante.J/)(1('$ As crimes de#inidos nesta 'ei . $(1(3'56. A)*(3(..% ). declarado inidLneo.'3'. in(ustamente.. al!m da pena correspondente = viol4ncia.3'.(.-' poder* provocar.. #ornecendo-l&e. bem como as circunstâncias em $ue se deu a ocorr4ncia.. ' 2 P)-(.tornando... Q/'$B/%.. 1 .3.detenção. % */$3'.

a cada parte para alegações #inais.%1/.-/ (2'0($(3'56. contado da data do seu interrogat"rio. a cessão dos direitos incluir* o #ornecimento de todos os dados.'IFW$. K3%(.%. +'..-+-.. K3%(.)% M(2(.%1%0(*%23. ter* o 8/(I 1O P)%IQ dias para pro#erir a sentença../' )%1(.+%)().6.+.5ecebida a den%ncia e citado o r!u.'I. )% )%1(. O/4()'. documentos e elementos de in#ormação pertinentes = tecnologia de concepção. K3%(.'56-. nesse mesmo pra)o. da acusação e da de#esa e praticadas as dilig4ncias instrut"rias de#eridas ou ordenadas pelo (ui).6.. sucessivamente.)% )%. ' M P1(21-Q. e conclusos os autos dentro de 2L P4(23% % B/'3.(*+/&2:W$2. insuscetível de privil!gio. K3%(.'I.3').)% .. DIS!OSIÇGES >INAIS E TRANSITHRIAS Par*gra#o %nico... ou >ecret*rio Estadual ou Municipal. d< inde#erimento do pedido de inscrição em registro cadastral. / .6-. con#orme o caso. ' B/'$ +-)%.representação.: .%1/.(3'.-..)% M P1(21-Q )('. . +.%1/. em n%mero não . por interm!dio da $ue praticou o ato recorrido. 3%..+.)..()')% .%. sua alteração ou cancelamento.%. 2. E7 desta 'ei. . #i2ação em suporte #ísico de $ual$uer nature)a e aplicação da obra.. na &ip"tese do Q 1o do art. .()' )%23. sob pena de responsabilidade.%.(&(). o pra)o de 8 P1(21-Q )('. devendo. abrir-se-*. )%*'(. K3%(..3%*/2@'..%23'56.()%.%1-2.)% M P1(21-Q )('.+. 1-23'). arrolar as testemun&as $ue tiver.-Q @-. Da sentença cabe apelação. 2.' %.X c< anulação ou revogação da licitação.3'.()%.(-.'I. B/% +-)%. devidamente in#ormado..+. neste caso.' '+. desenvolvimento.-. Ruando o pro(eto re#erir-se a obra imaterial de car*ter tecnol"gico.)'.: )(.)% M P1(21-Q )('.(-. 0 . e indicar as demais provas $ue pretenda produ)ir.)% M P1(21-Q )('. $(1(3'23%.'. a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata.. podendo (untar documentos..'I. da intimação do ato.$(1(3'23%X 0Q 8/$&'*%23.). o recurso ..3.'. Decorrido esse pra)o. a decisão ser +..)% E. O . '... interponível no pra)o de 8 :cinco< dias./+%.).S '/3-./+%. ou.%1-2.1. no pra)o de 1O P)%IQ )('.'-.). nos casos de3 'Q @'0($(3'56. ?nterposto./0(. de $ue não caiba recurso &ier*r$uico.. DOS RE URSOS ADMINISTRATIVOS Dos atos da dministração decorrentes da aplicação desta 'ei cabem3 + . no pra)o de 8 :cinco< dias %teis da intimação da decisão relacionada com o ob(eto da licitação ou do contrato.%. ter* este o pra)o d % 1O P)%IQ )('.: 1-*/2(1').

no $ue couber. -/ %* .%.)% B/% -..%.%1/.')-. de e2ecução. serão obrigatoriamente aplicados %* 1')%.'$)-.1-24F2(.)% 3-*')' )% 1-23'.3'/.(. .plicam-se as disposições desta 'ei.-0 +%2' )' (*%)('3' (2. *%.-4'56.(*+. )' )C4()' +K0$(1'.3.. rescisão ou e2tinção do conv4nio. ' /* *F.%4(./2). na #orma do par*gra#o anterior serão obrigatoriamente computadas a 1.+$'2.. % -/3.(1'.%3'+'. no ob(eto de sua #inalidade.-. os saldos #inanceiros remanescentes.%+'.(2'21%(. . para complementar a e2ecução do ob(eto estão devidamente assegurados.. 0 . +-.. 7. .)% '+$(1'56o dos recursos #inanceiros. )' A)*(2(. s .W.3./+%. '1-.:4%$ . ).do ob(eto..%4(.3% pelos "rgãos ou entidades da dministração P%blica depende de pr!via aprovação de competente plano de trabal&o proposto pela organi)ação interessada.%. providenciada pela autoridade competente do "rgão ou entidade titular dos recursos.(1'56.(23'Q )('.'56-. 2.(-.+. % %23()')%.%1/.. Ruando da conclusão./*%23-.)-.-.N)(3.%')' %* 3C3/$-. )-.1').)-. inclusive os provenientes das receitas obtidas das aplicações #inanceiras reali)adas. %.3. no mínimo. 1-2&F2%.-2-&.'.()'.. @ . +.% %* +.6. 1%$%0.*%3'.&6.+-2.*-.%*0-$. / .' /3($(I'56.). B/% /* *F.2%3'..6.$'.% ' +.'I.'I.. celebração de 1-24F2(-.-.%1%(3'.&6-.)% (2C1(. *%2-.'. aos 1-24F2(-.+. acordo ou a(uste. .()%23(.-08%3. 1-*+.a ser e2ecutado..3%.e aplicadas. -/ . 1 .'56.% .(* )' %A%1/56. as seguintes in#ormações3 + . . a serem atingidas.'*' )% )%. . .)% .3.-/ '8/. )% 1-24F2(-..-/ -+%.(-.6.-.%.-.%4%23-. (&/'$ -/ . o $ual dever* conter. e2clusivamente.')-.-. S %23()')% -/ 7.se o a(uste compreender obra ou serviço de engen&aria. '1-. 4%.'56)% *%.). O.%/ /.+%1('$ ).3.(2'21%(.-&:4%$ )% 3O P3. 7 .)%4-$4()-. '8/.%. )% +-/+'25' de instituição #inanceira o#icial .). den%ncia.%.' )% 1/. B/'2).'0%. '/..+.'I-. salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou "rgão descentrali)ador. bem assim da conclusão das etapas ou #ases programadas. devendo constar de demonstrativo especí#ico $ue integrar* as prestações de contas do a(uste.7+. (2. en$uanto não utili)ados.1.. 8 .)% '+$(1'56.