Prova escrita de Física e Química A

11.º Ano de escolaridade | Data: ______ / ______ / ______ Nome: Classificação: Professor: Observações: | Enc. Educação: | N.º:

Versão 1
| Turma:

Grupo I 1. O gráfico da figura representa a variação, com o tempo, do valor da resultante das forças (F R) que atuam num corpo de massa 200 g, que se desloca no sentido positivo do referencial, partindo do repouso, sobre uma superfície lisa e horizontal.

1.1 Selecione, entre as seguintes opções, a que corresponde ao intervalo de tempo em que o corpo se tenha deslocado com um movimento retilíneo uniformemente retardado (A) (0;5)s (B) (5;10) s (C) (10;15) s (D) (15;20) s

1.2 Determine o valor da velocidade que o corpo adquire ao fim de 5 s. Apresente todas as etapas de resolução

1.3 Durante o intervalo de tempo (0;5) s e sabendo que o corpo percorre uma distância d, a variação da energia mecânica é: (A) ΔEm = FR x d (B) ΔEm = 0 (C) ΔEm = - FR x d (D) ΔEm = - m x g x d Selecione a opção correta

1

Grupo II A queda das gotas de chuva não provoca mortes, ao contrário do que acontece com os acidentes provocados pela mesma. O gráfico representa a variação da velocidade de queda, no vazio e no ar, de uma gota de chuva típica de massa 1,50x 10 kg.
-6

1. Se a queda livre da gota tivesse início a uma altura de 1,20 km de altitude e o atrito do ar fosse desprezável, calcule a energia cinética da gota de chuva no instante em que embateria no solo. Apresente todas as etapas de resolução.

2. Com base nas informações apresentadas no gráfico, indique a razão pela qual a queda das gotas de chuva não mata pessoas.

3. Com base no gráfico da gota no ar, justifique convenientemente, a partir de que instante se verifica a 1ª Lei de Newton.

Grupo III

Segundo Aristóteles, na Grécia antiga, a Terra permanecia imóvel no centro do Universo e todos os corpos terrestres teriam a tendência de se mover para o centro da Terra, o “seu movimento natural”. No sec. XVII, Galileu questionou esta interpretação de Aristóteles como ninguém havia feito, tendo realizado uma série de experiências destinadas a estudar o movimento dos corpos. Para estudar o movimento de queda, largou, do topo da torre de Pisa, diversos objetos com massas distintas.

1. Qual das figuras representa as sucessivas posições ocupadas por um grave, durante a sua queda, em intervalos de tempo iguais e consecutivos?

2

(A)

(B)

(C)

(D)

2. Indique de entre os gráficos seguintes, três que sejam concordantes entre si e que poderão representar grandezas que descrevam o movimento de queda destes graves.

(A) y(m) y(m)

(B) y(m)

(C)

t(s) (D) v(ms-1) v(ms-1) (E)

t(s)

t(s)

(F) v(ms-1)

t(s)

t(s)

t(s)

(G)

(H) a(ms-2)

a(ms-2)

a(ms-2)

(I)

t(s) t(s)

t(s)

3

(A) A; F;G (B) B;E ;G (C) B; F;G (D) A;E;H Selecione a opção correta .

3. Durante a queda livre de um corpo a força resultante que atua num corpo é: (A) Nula. (B) Constante e com o sentido do movimento. (C) Constante e com o sentido oposto ao movimento. (D) Variável e com o sentido do movimento.

4. Com o objetivo de determinar a aceleração da gravidade perto da superfície terreste, um grupo de alunos realizou várias experiências tendo usado esferas de massas diferentes, em situações diferentes. Considere desprezável o efeito da resistência do ar e um referencial unidimensional 0y, com origem no solo e sentido positivo de baixo para cima.

4.1 Numa primeira situação duas esferas de massas distintas foram abandonadas no mesmo instante e da mesma altura (A) As esferas caem com a mesma velocidade em cada instante, mas com acelerações de modulos diferentes. (B) A esfera com menor massa chega mais depressa ao solo. (C) A esfera com maior massa chega mais depressa ao solo. (D) As duas esferas atingem o solo com a mesma velocidade, sofrem a mesma aceleração e demoram o mesmo tempo a chegar a solo. Selecione a opção correta. 4.2 Numa segunda experiência, os alunos pretenderam obter um valor experimental para o módulo da aceleração da gravidade. Para tal, estes alunos, largaram várias vezes uma esfera de massa m, de uma altura h e registaram os vários intervalos de tempo que esta demora a chegar ao solo. Explique, recorrendo às leis do movimento, como deveriam os alunos, com os dados recolhidos, calcular o módulo da aceleração gravítica.

Grupo IV Por vezes em situações de apoio humanitário, é necessário largar objetos a partir de aeronaves. Numa dessas situações, uma pessoa observou a largada de uma caixa, com 50 kg, por um helicóptero, que voava horizontalmente à altitude de 400 m a 25 ms .
-1

4

A figura mostra o helicóptero na posição inicial e a caixa em duas posições, E e G, e a sua trajetória até chegar ao solo, considerando desprezável do ar.

1. Selecione o diagrama que representa corretamente, para os pontos E e G, a resultante das forças e a velocidade da caixa.

(B)

(C)

2. Usando o sistema de eixos da figura e recorrendo, exclusivamente, às equações do movimento, calcule o módulo da velocidade com que a caixa chega ao solo. Apresente todas as etapas de resolução.

3. Indique justificando, que condições iniciais deverá ter o caixote de modo a atingir um maior alcance, embora mantendo o mesmo tempo de voo.

4. Selecione a única alternativa correspondente ao gráfico que melhor traduz o valor da velocidade, v x e vy, em função do tempo t, durante o movimento do caixote.

(A)

(B)

(C)

(D)

5

5.

Para evitar danos no conteúdo da caixa que é lançada do helicóptero, este foi fixado numa posição acima do solo e a caixa foi largada com um paraquedas para lhe amortecer a queda. A força de resistência do ar tem modulo Fresist = 98 v, sendo v o módulo da velocidade da caixa. Determine o módulo da velocidade terminal da caixa. Apresente todas as etapas de resolução.

6. Os helicópteros, para se orientarem e deslocarem para uma dada posição, usam um recetor de GPS e marcam as coordenadas do local. Este sistema funciona com o auxílio de satélites, recorrendo à emissão de sinais eletromagnéticos. Um sinal demorou 67,3 ms a chegar desde o satélite até ao helicóptero. Considerando que o sinal se propagou em linha reta, qual era a distância a que se encontrava o satélite? Selecione a opção correta.

(A) (B)
8 8

m m
-3

(C) 3 x 10 x 67,3 x 10 m (D) 3 x 10 x 67,3 m

Grupo V

1.

Enquanto os astronautas N. Armstrong e E. Aldrin, da missão Apollo 11, recolhiam amostras na superfície lunar, o seu colega M. Collins permanecia no Módulo de Comando (MC), em órbita à volta da Lua (L), como representado na figura (a figura não está representada à escala).

1.1 Tendo em conta a situação descrita, selecione o diagrama que representa corretamente as forças de interação entre o Módulo de Comando e a Lua.

6

1.2 Imagine que a força que é exercida pela Lua sobre o MC deixava de existir. O que aconteceria?

1.3 Considere que o Módulo de Comando (MC) descreveu, com um período de 2,0 h, diversas órbitas circulares, de raio 1,9 × 10 m, sujeito apenas à força gravítica exercida pela Lua. Relativamente à situação descrita, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes.
3 6

(A) O MC descreveu cada volta completa em 7,2 × 10 s. (B) A velocidade linear do MC manteve-se constante. (C) Em 2,0 h o MC percorreu uma distância de 1,9 × 10 m. (D) O trabalho realizado pela resultante das forças aplicadas no MC foi nulo. (E) O produto do módulo da velocidade angular do MC pelo período do seu movimento é independente do raio da órbita. (F) O módulo da velocidade linear do MC depende da sua massa. (G) O módulo da velocidade angular do MC foi 8,7 × 10
–4 –1 6

rad s .

(H) O valor da energia cinética do MC variou ao longo da órbita.

Questão Cotação

Grupo I Grupo II 1.1 1.2 1.3 1 2 3 8 12 8 12 8 16 28 pontos 36 pontos

1 8

2 8

Grupo III 3 4.1 4.2 8 8 12 44 pontos

1 8

Grupo IV 2 3 4 5 16 12 8 12 64 pontos

6 8

Grupo V Total 1 2 3 8 8 12 200 28 pontos

7