PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Antecedentes do conflito:

O final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranquilidade estavam presentes graves problemas econômicos. Com isso, alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra. Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro. Ou seja, a indústria alemã estava ultrapassando a inglesa. Tanto alemães quanto ingleses não queriam competir no mercado e para acabar de vez com a concorrência, seus governos decidiram que uma guerra seria muito bem-vinda. Porém, era preciso convencer o povo de que não havia outra saída. Para tal “serviço de convencimento”, a imprensa foi fundamental, e cada país usava os jornais para tentar destruir moralmente o outro. Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A Alemanha se tornou um país unificado, essa unificação se completou depois que os alemães derrotaram a França na Guerra Franco-

 Pan-Eslavismo Russo (união de todos os povos eslavos sob a proteção da Rússia): o Pan-Eslavismo servia de justificativa para os interesses imperialistas da Rússia de dominar regiões da Europa Oriental habitadas por outros povos eslavos (poloneses. A população de Sarajevo odiava os austríacos e o filho do imperador austríaco resolveu desfilar de carro aberto pela cidade. além de ameaçar as rotas de comunicação entre a Inglaterra e seu Império. croatas. tchecos. O que unia esses dois blocos era a existência de inimigos .. ucranianos. Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Países envolvidos e Política de alianças. a França foi obrigada a entregar a região de Alsácia-Lorena. eslovacos.. vários outros fatores também contribuíram para o advento da guerra:  A construção da estrada de ferro Berlin-Bagdá: sua construção colocaria à disposição da Alemanha os lençóis petrolíferos do Golfo Pérsico e os mercados orientais. búlgaros. A Europa estava a um passo da guerra e os países disputavam novas colônias. fato que levou os franceses a quererem vingança. A situação se agravou ainda mais quando o arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do trono austríaco) visitou Sarajevo. ingleses e franceses disputavam essa área  Primeira e segunda Guerra Balcânica Esse choque de imperialismos acabou deflagrando a Primeira Grande Guerra. para isso precisariam tomar as colônias de outros países. já que não havia mais quase locais para serem dominados  Crises no Marrocos: alemães. sérvios. queriam e precisavam de colônias. Como consequência. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. Porém.)    Nacionalismo da Sérvia Conflitos originários da decadência do Império Turco A Alemanha e a Itália eram imperialistas.Prussiana.

fome. combustível. miséria e matanças) e os EUA começaram a temer que a França e a Inglaterra não pagassem pelas mercadorias compradas dos americanos (os dois países deviam aos americanos quase 2 bilhões de dólares). 3. Tudo pelo sistema de crediário (“compre agora e pague depois da guerra”). Com o passar do tempo. Império Austro-Húngaro e Alemanha (a Itália passou para a outra aliança em 1915). porém. formada em 1907. Os EUA vendiam alimentos. . enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente. O jogo de Alianças e as hostilidades arrastaram vários países para o conflito 2. produtos industriais e máquinas para a França e a Inglaterra. Rússia e Reino Unido. O Brasil também participou.comuns: De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália. Em 1916. Guerra de movimento: momentos iniciais do conflito. Guerra de Trincheiras: consistia na construção de trincheiras pelos alemães em solo francês. Desenvolvimento: A primeira guerra dividiu-se em 3 fases: 1. Nesse momento foram introduzidas novas armas como as metralhadoras e os tanques. Ofensivas Em 1915. Ingleses e Alemães: Batalha de Somme (1 milhão de 100 mil mortos) e a Batalha de Verdun (600 mil mortos). houve duas grandes batalhas envolvendo Franceses. Do outro lado a Tríplice Entente. com a participação de França. a situação ficava pior (destruição. Japão e Itália entraram na guerra. o primeiro se retirou do conflito após tomar os territórios alemães na China e algumas colônias.

a Alemanha foi transformada em República e o novo governo aceitou o armistício dando por encerrado o conflito. o Império Turco e o Império Austro. Os 27 países “vencedores” participaram da conferência. várias propostas de paz foram lançadas por países e entidades neutras. onde seriam tomadas as decisões diplomáticas do pós-guerra. Fim do conflito e consequências: Em 1917. em 1918. Em 1919. Em março do 1918 (após a revolução socialista) o governo russo assinava a paz com a Alemanha e se retirava da guerra. .Húngaro também seguiam o exemplo russo e se retiraram do conflito.Com essa mentalidade. iniciou-se a Conferência de Paris (no Palácio de Versalhes). Em 1918. os americanos começaram a fazer uma forte campanha a favor da entrada do país na guerra. Bulgária. a Alemanha perdeu muito dinheiro e mergulhou na maior crise econômica de sua história. O presidente dos EUA (Woodrow Wilson). Enquanto os países se retiravam aos poucos do conflito. Em março de 1917. levou essas idéias ao Congresso no chamado “Programa dos 14 Pontos”. os alemães afundaram alguns navios americanos que iam comerciar com a Inglaterra e no dia 6 de abril o Congresso americano votava favoravelmente a declaração de guerra à Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou de lado o “Programa dos 14 Pontos” e os “vencedores” impuseram duras penalidades à Alemanha:     A Alemanha perdeu suas colônias Ficou proibida de ter forças armadas Foi considerada culpada pela guerra Teve que pagar uma indenização aos “vencedores” Com tudo isso. o povo alemão se rebelava contra a guerra.

agora o país era uma república democrática e esse período foi chamado de “República de Weimar” que durou até 1933. 6 milhões de soldados voltaram mutilados. não havia mais imperador. a guerra também trouxe outras sérias consequências. automóveis circulando pelas ruas. foi criada a Liga das Nações (sediada na Suíça). porém. foram 9 milhões de mortos e além deles.suapesquisa. quando os nazistas tomaram o poder impondo um regime ditatorial. pouco tempo depois ela fracassou  O desemprego aumentou na Europa Quatro anos após a Guerra.Na Alemanha. era o início de um novo século. submarinos nos mares e aviões nos céus   O cinema e o rádio também começaram a se expandir As mulheres tomaram consciência dos seus direitos e tornaram- se mais livres Tudo isso caracterizava uma nova fase mundial.com/primeiraguerra/ http://www. Até então.     Famílias destruídas e crianças órfãs Os EUA tornaram-se o país mais rico do mundo O império Austro-Húngaro se fragmentou Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros   O império turco após 200 anos de decadência se dividiu Em 1919. a Europa já não era mais a mesma.com/historia/primeira-guerra-mundial/ . Dentre as principais mudanças estão:  presidentes no lugar de príncipes. essa foi a pior guerra que o mundo conhecera. Além dessas.infoescola. Referências: http://www.