ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Jadson Rezende

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Professor: Jadson Rezende jadson@cetind.fieb.org.br rjadson@gmail.com 71-32878324

Jadson Rezende

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Horário 13:30 às 14:20 h 14:20 às 15:10h 15:20 às 16:10 h 60:10 às 17:00 h

Avaliações Media de três notas, sendo: 02 provas escritas e individuais 01 composta por exercícios em sala

Jadson Rezende

sendo: 02 provas escritas e individuais 01 composta por exercícios em sala Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Horário 08:00 às 8:50 h 08:50 às 09:40 h 10:00 às 10:50 h 10:50 às 11:40 h 11:40 às 12:30 h Avaliações Media de três notas.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Literatura Recomendada Livros Revistas Normas Literatura Fabricantes Jadson Rezende .

org) Jadson Rezende .isa.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Literatura Recomendada Para quem trabalha freqüentemente com Especificação. Dimensionamento e Seleção Titulo: CONTROL VALVES Autor: Guy Borden Jr (Editor) Publicação: ISA (www.

org) Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Literatura Recomendada Para quem trabalha com Controle de Processo e Automação Titulo: CONTROL VALVE PRIMER Autor: Hans D. Baumann Publicação: ISA (www.isa.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Literatura Recomendada Para quem trabalha com Manutenção de Válvulas de Controle Titulo: CONTROL VALVES FOR THE CHEMICAL PROCESS INDUSTRIES Autor: Bill Fitzgerald Publicação: McGraw Hill (fora de catalogo) Jadson Rezende .

Skousen Publicação: McGraw-Hill Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Literatura Recomendada Para quem trabalha todos os tipos de Válvulas Titulo: VALVE HANDBOOK Autor: Philip L.

Segurança e Controle Autor: Artur Cardozo Mathias Publicação: Artliber Editora Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Literatura Recomendada Para quem trabalha todos os tipos de Válvulas Titulo .Válvulas: Industriais.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Handbooks Recomendado Control Valve Handbook – Fisher Control Valve Handbook – Masoneilan Noise Handbook – Masoneilan Flow Control Manual – Metso Instrument Engineer´s Handbook – Durco Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Revistas Recomendada Intech International Intech Brasil Controle & Instrumentação Control Magazine Chemical Engineering Valve Magazine Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Normas Recomendada ISO IEC ISA FCI ASME API MSS Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Precedência de Normas Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Informações a serem distribuídas Artigos técnicos (pdf) Handbooks fabricantes (pdf) Videos cavitação Folhas de Especificação (excel) Apresentações (pdf) Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE PROGRAMA 1 – DEFINIÇÕES GERAIS 2 – VÁLVULAS DE DESLOCAMENTO LINEAR 3 – INTERNOS DAS VÁLVULAS DE CONTROLE 4 – CASTELOS 5 – VÁLVULAS DE DESLOCAMENTO ROTATIVO 6 – CARACTERÍSTICAS DE VAZÃO 7 – COEFICIENTE DE VAZÃO E DIMENSIONAMENTO 8 – ATUADORES 9 – ACESSÓRIOS PARA VÁLVULAS Jadson Rezende .

. . Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE EXEMPLOS .Chaves de posição (fim de curso) . .Variadores eletromagnéticos.Damper ou Abafador.Válvulas de Controle.Motor de passo.Bomba com velocidade variável. .Resistência elétrica.Bombas dosadoras.Esteiras. . . .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Definição do Aurélio: “Dispositivo mecânico destinado a controlar um fluxo (de ar.agua. etc.) só o permitindo numa dada direção. ou em certas condições” Jadson Rezende . vapor.

05: “A válvula é um “dispositivo usado para controlar a vazão de um fluido”. Definição IEC 60534-1: “Um conjunto formado por um corpo que retém a pressão e dispositivos internos que modificam a vazão do fluido de processo”.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Definição ANSI/ISA 75. Definição ISA S51. Exemplos de válvulas no dia a dia: Jadson Rezende . através do qual o fluido passa.1 : Válvula de Controle é “um elemento final de controle. que ajusta o tamanho da passagem da vazão de acordo com o o sinal (externo) recebido do Controlador para modificar a vazão do fluido”. Muitos autores definem a válvula como um dispositivo que modifica a vazão e a pressão.

corrosivos. sujos. tóxicos. inflamáveis. Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Na Industria a Válvula Manipula Fluidos Puros... abrasivos. inflamáveis. Temperaturas: -200ºC a 530º Pressão: vácuo a milhares de bars A válvula é um equipamento básico e indispensável a todos os processos de manufatura e de produção de energia.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE APLICAÇÕES Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE APLICAÇÕES Jadson Rezende .

Opera modulando a passagem Cortesia Masoneilan Jadson Rezende .Controlador externo .Recebe o sinal de comando de um .Requer fonte externa de energia .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE CARACTERÍSTICAS .

Manipula diretamente a energia do processo -Interliga sistema de controle ao Processo Tem influência direta na estabilidade de controle e na produtividade Jadson Rezende .É o item de maior custo da malha de controle .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE CARACTERÍSTICAS .Parte do sistema de automação .

Mecânica dos Fluidos .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE CARACTERÍSTICAS .Instrumentação & Eletrônica .Processo .Controle .Tecnologia de Materiais .Comunicação (Redes e Wireless) Por tudo isto é geralmente o elemento mais difícil de especificar Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Exemplos: Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Exemplos: Jadson Rezende .

Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Válvulas de Controle .Podem ser considerados como “músculo” do controle automático. .São mecanismos que variam a quantidade de material ou energia em resposta ao sinal enviado pelo controlador a fim de manter a variável controlada em um valor (ou faixa de valores) pré determinados.Aproximadamente 5% dos custos totais de uma indústria de processo químico se referem à compra de válvulas. .

Apesar de largamente utilizada. Jadson Rezende .Toda inteligência do sistema de controle é traduzida ao processo através da VC. provavelmente não exista outro elemento qualquer no sistema de controle que receba menor parcela de atenção.Manipula a energia do processo .Parte do sistema de Instrumentação . .Toda inteligência do sistema de controle é traduzida ao processo através da VC.Afeta dinamicamente o ganho da malha de controle . porem existem grandes diferenças entre elas. . .Por tudo isso é geralmente o elemento mais difícil de especificar.As válvulas de segurança se parecem no papel.É a parte mais cara da malha de controle .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE . Importância da Válvula de Controle .

A válvula de controle funciona como uma resistência variável na tubulação manipulando a vazão do meio de controle. Jadson Rezende . a válvula é o único equipamento que pode fornecer ou absorver uma queda de pressão controlável. pela alteração de sua abertura. sujeira e contaminantes do fluido. erosão. temperatura. . corrosão. Em todo o processo.A válvula de controle absorve a queda variável da pressão da linha.A válvula de controle deve ter características mecânicas e químicas para resistir à pressão. .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Funções Gerais: . para atender as necessidades do processo. para compensar as variações de pressão a montante ou a jusante dela.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Classificam-se em duas categorias básicas: .Válvulas de deslocamento rotativo Jadson Rezende .Válvulas de deslocamento linear .

AUTO-REGULADORA – Operação de abertura e fechamento é realizada utilizando energia do fluído. Jadson Rezende . o acionamento é feito de acordo com os sinais provenientes dos controladores. CONTROLE – utiliza-se uma força auxiliar para operação e.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Classificação quanto o princípio de acionamento MANUAL – Operação de abertura e fechamento realizada pelo homem.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Partes principais Atuador castelo corpo Jadson Rezende .

Jadson Rezende . Corpo .Liga o atuador ao Corpo.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Atuador .Parte que fica em contato com o processo.Fornece a força necessária para o funcionamento da válvula. Castelo . serve como guia da haste e promove a estanqueidade da válvula.

haste.Divide-se basicamente em:Corpo propriamente dito e Trim (sede.No corpo estão incluídos ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE CORPO . obturador. permitindo maior ou menor passagem do fluido.É a parte da válvula que executa a ação de controle. temperatura e corrosão do fluido. engaxetamento e selagem de vedação.Classificam-se o tipo de válvula em função do tipo de corpo.O corpo deve satisfazer os requisitos de pressão. . . guia da haste. Jadson Rezende . .

Guilhotina .Bipartido . TIPOS . acionado por uma haste deslizante.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE CORPO - DESLOCAMENTO LINEAR .Globo três Vias .Globo Angular .É a válvula na qual a peça móvel vedante descreve um movimento retilíneo.Globo Gaiola .Globo convencional .Agulha Jadson Rezende .Diafragma .

.O termo globo é oriundo de sua forma.Sede Dupla Jadson Rezende .Sede Simples .É a que tem maior uso na industria. .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL: . aproximadamente esférica.

Pressão de 150 a 2500 PSI. . .Fabricada em tamanhos de ½” a 4” .É indicada quando se requer boa estanqueidade.01% da vazão máxima.Classe IV. 0. . .Permite o fluido escoar por uma única passagem.Deve ser instalada de tal forma que a vazão tenda a abrir a válvula. Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE SEDE SIMPLES .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL SEDE SIMPLES .Pode ser de Corpo Irreversível ou Reversível. Corpo Irreversível Corpo Reversível Jadson Rezende . .O Corpo Reversível permite inverter a ação da válvula de controle.

Neste tipo de válvula. o obturador é guiado apenas na parte superior. .Possui obturador estaticamente não balanceado. .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL SEDE SIMPLES . Ar para Fechar (NA).Esta válvula só pode ser. Jadson Rezende .

Força Hidrodinâmica no obturador Simples Jadson Rezende .Este tipo de válvula requer uma grande força de atuação para vencer as forças estáticas do fluido agindo sobre o atuador.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL SEDE SIMPLES .

o obturador pode ser guiado duplamente.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL SEDE SIMPLES .Nestes tipos de válvula. .Esta válvula pode ser: Ar para fechar (NA) ou Ar para abrir (NF). NA NF Jadson Rezende .

nas classes de pressão 150 a 1500 PSI.Classe de Vedação II.Podem ser fangeadas ou soldadas. . NA NFJadson Rezende .O fluido escoa por duas passagens.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL SEDE DUPLA .É de corpo reversível.Tamanho ¾” a 14”. . .5% da vazão máxima .Possui guia no topo e na base. . 0.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO CONVENCIONAL SEDE DUPLA .É chamada de válvula de equilíbrio de pressão. Força Hidrodinâmica no obturador Duplo Jadson Rezende . É estaticamente balanceada. .É mais sensível ao sinal pneumático.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Jadson Rezende .

É fabricada em diâmetros de ¾” até 8”.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO TRÊS VIAS CONVERGENTE . Jadson Rezende . . 1 2 CONVERGENTE 3 .É usada em aplicações de mistura ou separação de fluidos.A proporção da mistura é determinada pela posição do obturador relativo à duas sedes.

Exemplo de aplicação: Desvio de um trocador de calor. Jadson Rezende . 1 2 DIVERGENTE 3 .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO TRÊS VIAS DIVERGENTE .É fabricada em diâmetros de ¾” até 12”.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO TIPO GAIOLA .Utilizada em quase todos os processos industriais. .Apresenta uma concepção de internos completamente diferente da globo convencional. Jadson Rezende .

.Alta estabilidade de operação.Menor peso das partes internas.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Válvulas de Controle GLOBO TIPO GAIOLA CARACTERÍSTICAS . Jadson Rezende .Capacidade de vazão 30% maior que a globo convencional. .Facilidade de remoção das partes internas.Mais leve que a globo convencional. . .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO TIPO GAIOLA Características

- O fluído de processo passa por quatro orifícios na gaiola no interior do corpo da válvula de controle. - Globo Gaiola Balanceada, Classe de Vazamento II, 0,5% da Vazão máxima. - Globo Gaiola não Balanceada, Classe de Vazamento IV, 0,01% da Vazão máxima. - Não possui corpo reversível.
Jadson Rezende

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Globo Gaiola -

Componentes

Jadson Rezende

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE GLOBO TIPO GAIOLA

NÃO BALANCEADA

BALANCEADA
Jadson Rezende

etc.O corpo é normalmente fabricado em ferro fundido. Jadson Rezende . borracha natural. líquidos altamente viscosos e fluidos com sólidos em suspensão. teflon. neoprene.É utilizado no controle de fluidos corrosivos. . .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA DIAFRAGMA .O diafragma pode ser de polietileno.

É constituído basicamente do corpo e de um diafragma elástico que se move em direção à sede. Facilidade de manutenção. Jadson Rezende . . produzindo o assentamento da válvula. Total estanqueidade.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA DIAFRAGMA .Tem como vantagens Baixo custo.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA DIAFRAGMA . Jadson Rezende .Tem como desvantagem Não apresenta uma boa característica de vazão para controle. Alta e não uniforme força de atuação. Limitada em diâmetros até 6”. Tem utilização limitada pela temperatura do fluido.

onde torna-se necessária uma freqüente inspeção ou substituição dos internos das válvulas.O material do corpo é especial. Jadson Rezende . portanto caro.É usada para aplicações altamente corrosivas. .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA DE CORPO BI-PARTIDO (SPLIT BODY) .

0.É fabricada em diâmetros de ½” a 12” e para conexões flangeadas para pressões de 150a 1500PSI. . .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA DE CORPO BI-PARTIDO (SPLIT BODY) . .01% da Vazão máxima.Classe de Vedação IV. Jadson Rezende .O anel da sede é preso entre as duas metades do corpo. podendo ser facilmente removido.A fixação não pode ser por meio de solda.

. contudo.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA GUILHOTINA .Trata-se de uma válvula originalmente projetada pa a indústria de papel e celulose. tais como massa de papel.Sua principal aplicação. . petroquimicas. porém. Jadson Rezende .É fabricada com diâmetros de 2” ate 24” e com conexões em flanges para instalação entre par de flanges da tubulação. de abastecimento de água. etc. continua sendo em controle biestável com fluidos pastosos. hoje tem sido usada em indústrias químicas. açucareiras.

especialmente em aplicações envolvendo lama.ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE VÁLVULA ANGULAR O desenho da válvula diminui o processo de erosão do corpo. (slurry) Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE COMO PENSA O HOMEM Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE SO PARA AS LOIRAS Jadson Rezende .

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Jadson Rezende .

Cavitação & Ruído Atuador. Posicionador & Testes Seleção & Introdução ao Dimensionamento Exercícios Dimensionamento Válvulas Esferas On Off Manutenção e Calibração de Válvulas Jadson Rezende .ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Programa Válvulas de Controle: Introdução Folhas de Dados & Informações de Processo Corpo. Internos e Características de Vazão Flashing.

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE Conceitos Básicos de Elementos Finais de Controle PARTE 01 Jadson Rezende .