INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA Sistemas Analíticos e Princípios de Detecção

Módulo VI

Everaldo Lázaro da Encarnação
Everaldo Lazaro

Medição da Densidade
Everaldo Lazaro

Medição da Densidade: Conceitos
Densidade da matéria by Ron Kurtus (28 September 2003) A densidade de uma porção de matéria é a combinação entre quão comprimido esta matéria está e quanto seus átomos ou moleculas pesam por unidade de volume A água tem densidade maior do que o vapor porque os átomos em um líquido ficam mais unidos do que um gás. O ferro é mais denso do que o gelo porque os átomos de ferro são mais pesados do que as moléculas de água, apesar de ambos estarem no estado sólido.

Everaldo Lazaro

Medição da Densidade: Conceitos

Uma das variáveis que requerem atenção com as grandezas físicas Utilizado para especificação de produtos. A definição da densidade para uma determinada substância é o quociente entre a massa e o volume ocupado por essa massa a uma dada temperatura, ou seja:

D=m/v
Onde: D = Densidade m = Massa V = Volume

Everaldo Lazaro

Medição da Densidade: Conceitos

dt onde t é a temperatura na qual a densidade foi
determinada.

d d
25 20

t t

temperatura da substância temperatura padrão da substância de referência

= densidade de uma substância a 25C em relação à água a 20C

Everaldo Lazaro

Gás e Líquido: Quando 1 kg de água entra em ebulição. As moléculas se afastam umas das outras. Significa que 1cc de água pesa 1g. assim: D = m/V = 1 g / 1 cc = 1. aumentando o volume. Sabendo-se que não houve alteração da massa e que D = m / V. a densidade da água é maior que a do vapor.Medição da Densidade: Conceitos Para uma massa conhecida. a densidade da água é 1.0 Compressão: A compressão de um material mostra a proximidade que as moléculas estão umas das outras. Everaldo Lazaro . As moléculas de gas estão normalmente mais afastadas que as moléculas de um líquido. o volume pode ser mudado e assim a densidade também varia Densidade da água: Por definição.

Medição da Densidade: Conceitos Densidade Absoluta: É a densidade da substância quando medida no vácuo Densidade Relativa É a densidade da substância quando media em presença de ar. Everaldo Lazaro .

Medição da Densidade: Conceitos Gravidade Específica: É a relação entre a massa da substância e a massa de igual volume de água a uma temperatura padrão. Observações: Para gases. geralmente a 0ºC e a 1 atm de pressão Para sólidos não se emprega esta forma de medição Everaldo Lazaro . a densidade relativa é a gravidade específica em relação ao ar.

Observações: Considerando-se a aceleração da gravidade com seu valor normal. a uma dada temperatura. numericamente o o peso específico será igual a densidade Everaldo Lazaro .Medição da Densidade: Conceitos Peso Específico: É a relação entre o peso e o volume ocupado por esta porção da substância.

Medição da Densidade: Conceitos Líquidos e Sólidos Tipicamente. Após a temperatura cair para valores abaixo de -3 ºC o gelo contrai-se tornando-se mais denso. Everaldo Lazaro . diminuindo o volume. Pode-se aplicar pressão em um líquido ou gás para que suas moléculas fiquem mais próximas. ele se expande. Essa regra não vale para os sólidos. tornando-se mais denso que a água. Por esta razão os sólidos são mais densos que os líquidos Uma excessão a essa regra é quando se congela água. quando se congela um líquido. suas molécuals ficam mais juntas. Quando o gelo é formado..

Medição da Densidade: Conceitos Densidade= Massa/Volume m δ= V  kg   g  [δ ] =  3  =  3   m   cm  Por que a densidade depende da temperatura? Por que a densidade depende da pressão? Everaldo Lazaro .

000 790 Everaldo Lazaro .450 19.490 8.500 2.920 7.580 730 12.870 4.Medição da Densidade: Conceitos Substância Iridium Platinum Gold Uranium Mercury Gasoline Palladium Silver Copper Iron Titanium Diamond Aluminum Magnesium Seawater Water Ethyl alcohol Densidade em kg/m3 22.050 13.300 19.025 1.650 21.700 1.507 3.740 1.023 10.

Medição da Densidade: Conceitos Mini-quiz Por que a densidade da água é igual a 1? Quem é mais pesado: 1kg de aço ou um Kg de Café? Por que a densidade do chumbo é igual. tanto na terra como na lua? • Everaldo Lazaro .

pode causar alguma confusão. E assim. conceitos como os de densidade absoluta. Esta é a razão pela qual foram criados. ao longo do tempo.Medição da Densidade: Conceitos Densidade de Líqüidos (na prática) É freqüente ocorrer que grandezas físicas antigas se desdobrem em diferentes facetas: é o caso da densidade. Essa profusão de conceitos . etc. cada um desses conceitos é usado em uma determinada atividade e perduram ainda hoje por uma questão de tradição. graus API.muito próximos . gravidade específica. Everaldo Lazaro . quase tão antiga quanto o próprio conceito de peso.

amônia. verniz fluido de sistemas frigoríficos indústria do leite soluções salinas. cerveja.4% em massa de CaCl2 a 60F) % em peso de CaCl2 em água % em peso de sacarose (carboidratos) na água definiç definição Tipo de aplicaç aplicação Indústria do petróleo. indústria de alimentos qualquer tipo de líqüido indústria alcooleira Indústria de tintas idem (Brasil) Everaldo Lazaro . ácido sulfúrico. fermentações soluções mais densas do que a água. glicerina soluções menos densas do que a água.Medição da Densidade: Conceitos Tipo de escala API Brix Baumé Baumé denso Baumé Baumé leve Cloreto de cá cálcio Lactômetro Salí Salímetro Gravidade especí específica Gay Lussac (Tralles) Twadell INPM % em massa de álcool % volumétrica de alcool % da saturação de cloreto de sódio em água (100% =26.

Medição da Densidade: Conceitos Já no tempo de Roma havia unidades de peso tais como o talento . por que a densidade era exclusivamente determinada através da comparação com a água.para medir grandes quantidades de prata e ouro . é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo. Pela mesma época se verificava a qualidade do ouro através da sua densidade em relação à água: a relação entre o peso da amostra e o empuxo da a densidade da substância. Everaldo Lazaro . E P O valor do empuxo. porém sobrou uma certa confusão. porisso vale a pena precisar bem os conceitos. herdada do passado. para as pequenas quantidades. Só na Idade Moderna apareceram padrões de massa rigorosos e o conceito de densidade ficou mais preciso.e a libra. que atua em um corpo mergulhado em um líquido.

cuja gravidade específica se deseja determinar. contendo uma quantidade bem determinada de algum material denso (chumbo). totalmente fechada. e alguma das marcas da escala na haste coincide com o nível do líqüido no qual o hidrômetro está imersa. provido de uma haste. Everaldo Lazaro .Medição da Densidade: Conceitos (mais confusão) A confusão aumenta um pouco mais quando se observa que a gravidade específica é na prática determinada por hidrômetros. dentro da qual há uma escala. os hidrômetros são calibrados para uma única temperatura de referência e apresentam uma grande variedade de escalas. eles consistem de um bulbo de vidro. Os hidrômetros são dispositivos bem simples e baseados no princípio de Arquimedes. É aquele dispositivo que está colocado em um recipiente ao lado da bomba de álcool nos postos de abastecimento de gasolina. Este tipo de medida é muito fácil de se fazer e rápida mas não tem muita precisão. A gravidade específica é medida quando o hidrômetro é mergulhado no líqüido.

maior a densidade.Medição da Densidade: Princípios de Medição Corpo submerso móvel Corpo submerso móvel Usados somente para líquidos A variação do empuxo é proporcional a variação da densidade. Relembrando a teoria do EMPUXO Everaldo Lazaro . Quanto maior o empuxo.

Medição da Densidade: Princípios de Medição Corpo submerso fixo Usados somente para líquidos A variação do empuxo é provoca uma deformação no braço de sustentação. a qual é captada por um strain gage Relembrando strain gage Everaldo Lazaro .

Medição da Densidade: Princípios de Medição Freqüência de ressonância Everaldo Lazaro .

Quais os problemas que podemos encontrar nesse tipo de aparelho? Everaldo Lazaro .Medição da Densidade: Princípios de Medição Freqüência de ressonância A frequência de ressonância depende da massa do fluido Sendo o volume constante. a variação da densidade é medida através da variação da frequência de ressonância.

as moléculas do gás periféricas a este cilindro também vibram. Assim.Medição da Densidade: Princípios de Medição Freqüência de ressonância Quando um cilindro imerso em um gás vibra. a frequência de ressonância do cilindro é proporcional a massa do mesmo e a densidade do gás que o encolve Quais os problemas que podemos encontrar nesse tipo de aparelho? Everaldo Lazaro .

Medição da Densidade: Princípios de Medição Diferencial de pressão Densidade é proporcional a variação de pressão. Como calcular a pressão no reservatório? Quais os problemas que podemos encontrar nesse tipo de aparelho? Everaldo Lazaro .

Quais os problemas que podemos encontrar nesse tipo de aparelho? Everaldo Lazaro .Medição da Densidade: Princípios de Medição Diferencial de pressão Densidade é proporcional a variação de pressão.

Quais os problemas que podemos encontrar nesse tipo de aparelho? Everaldo Lazaro .Medição da Densidade: Princípios de Medição Diferencial de pressão Densidade é proporcional a variação de pressão.

a indicação final é o valor da densidade. A absorção é proporcional as mudanças na densidade do material.Medição da Densidade: Princípios de Medição Radiação GAMA A medição da densidade é baseada na absorção de radiação gama. a qual é direcionada através da substância a ser medida. já que o caminho de medição é mantido constante. Everaldo Lazaro .

° Bx. g/l) Everaldo Lazaro . %. ° Be.Medição da Densidade: Princípios de Medição Radiação GAMA Vantagens: Medição contínua sem contato com a substância a ser testada Exposição mínima a radiação Fonte de radiação emcapsulada em material ultara-seguro. 433 anos de funcionamento Instalações simples Ideal para uso em indústrias de alimentação Medição e calibração em várias unidades. (g/cm3.

Esta freqüência varia quando o tubo está cheio com a amostra: Quanto maior a massa da amostra. Esta freqüência se mede e se converte em densidade. menor a freqüência. Everaldo Lazaro .Medição da Densidade: Princípios de Medição Freqüência de ressonância Microtubo Um tubo de vidro oco vibra em determinada freqüência.

Medição da Densidade: Princípios de Medição Outros princípios de medição aplicáveis: Ultra – Som Vazão Mássica ( Coriolis) Everaldo Lazaro .

Medição do Poder Calorífico Everaldo Lazaro .

5º Também pode ser empregado como unidade o BTU = British Thermal Unit ou o Joule .5ºC para 15.1868 Everaldo Lazaro .Medição do Poder Calorífico: Conceitos O poder calorífico é a característica que mais desperta a atenção em um gás combustível. O calor é uma forma de energia. Para expressá-la usamos a caloria – Cal 1 Cal = quantidade de calor necessária para elevar a temperatura da água de 14. 1cal = 4.

Medição do Poder Calorífico: Conceitos O poder calorífico de um combustível é a quantidade de energia liberada na forma de calor. de uma determinada massa ou volume desse combustível Normalmente é medido nos combustíveis gasosos. na combustão completa com o ar. A unidade de medição utilizada na indústria é cal/Nm3 – Caloria por normal metro cúbico Everaldo Lazaro .

Medição do Poder Calorífico: Conceitos poder calorífico superior É a quantidade de energia liberada na forma de calor na combustão completa com o ar. de uma determinada massa ou volume de combustível a pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando a temperatura inicial e estando a água resultante da combustão em estado líquido Everaldo Lazaro .

Everaldo Lazaro .Medição do Poder Calorífico: Conceitos Poder calorífico inferior É a quantidade de energia liberada na forma de calor na combustão completa com o ar. de uma determinada massa ou volume de combustível a pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando a temperatura inicial e estando a água resultante da combustão em estado gasoso.

Medição do Poder Calorífico: Conceitos Everaldo Lazaro .

Everaldo Lazaro .Medição do Poder Calorífico: Conceitos Wobbe Index È o quociente entre o poder calorífico superior e a raiz quadrada da densidade do gás È a medida da quantidade de energia disponibilizada em qualquer sistema de combustão que utilize um orifício injetor.

Medição do Poder Calorífico: Everaldo Lazaro .

Medição do Poder Calorífico: Everaldo Lazaro .

É medido o excesso de oxigênio após a combustão.Medição do Poder Calorífico: Outras formas de medição: Estequiometria: Baseia-se na medição da relação ar/amostra em condições estequiométricas de queima. Everaldo Lazaro . Não podem ser usados em compostos que tenham a presença de não parafínicos.

. Devem ser conhecidas as faixas de variação das concentrações. De posse destes dados o poder calorífico é calculado por um algorítimo que considera os poderes caloríficos de todos os componentes. Everaldo Lazaro . assim fornecendo o valor do poder calorífico da mistura. calculando a média ponderada.Medição do Poder Calorífico: Outras formas de medição: Cromatografia: Infra Vermelho Espectrometria de massa Baseiam-se na medição da composição do gás.

Condições estequiométricas. Everaldo Lazaro .Medição do Poder Calorífico: Problemas: Gases pobres.

Medição da Viscosidade Everaldo Lazaro .

Medição da Viscosidade: Conceitos Everaldo Lazaro .

Medição da Viscosidade: Viscosidade de um fluido é basicamente uma medida de quanto ele gruda. ou a medida da resistência de escoamento de um fluido Everaldo Lazaro .

devido ao retardo causado quando as moléculas do líquido colidem com as moléculas estáticas do fundo Vx ( y) Representação gráfica do fenômeno Everaldo Lazaro .Medição da Viscosidade: O líquido está fluindo em um canal aberto O fluxo terá maior velocidade na superfície y y X Vazão em canal aberto A velocidade do fluxo tenderá a zero no fundo.

Medição da Viscosidade: y v v = constante V=0 Everaldo Lazaro .

Everaldo Lazaro . é dada por Q = πr4 (P1-P2) / (8 η L) Onde P1-P2 é a diferença de pressão entre os extremos do tubo L é o comprimento do tubo r é o raio do tubo η é o coeficiente de viscosidade. embora ela realmente só é válida para escoamento não-turbulento (escoamento laminar). A equação de Pouiseuille para a taxa de escoamento (volume por unidade de área).Medição da Viscosidade: A equação que governa o movimento de um fluido dentro de um tubo é conhecida como equação de Poiseuille. Ela leva em consideração a viscosidade. Q.

Medição da Viscosidade: ESCORREGAMENTO: É a força f por unidade de área que produz uma dada deformação VELOCIDADE DE ESCORREGAMENTO: É a diferença entre as velocidades de duas laminas separadas pela distancia h Assim a viscosidade dinâmica pode ser definida assim: η= f / V A unidade de medição é o poise (P) que é a força tangencial por centímetro quadrado necessária para manter uma diferença de velocidades de um centímetro por segundo entre lâminas de fluidos distanciadas de 1cm Everaldo Lazaro .

Everaldo Lazaro .Medição da Viscosidade: Conceitos VISCOSIDADE CINEMÁTICA: É definida como sendo o quociente entre a viscosidade dinâmica e a densidade: ν=η/ρ A unidade de medição é o Stoke (St).

hidrocarbonetos líquidos e os gases Everaldo Lazaro . ou seja a relação f / V é constante Ex: água.Medição da Viscosidade: Conceitos FLUIDOS NEWTONIANOS São fluidos que apresentam uma viscosidade constante e característica.

Existe uma tensão mínima.Medição da Viscosidade: Conceitos FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS São fluidos que apresentam uma viscosidade variável. ou seja a relação f / V não é constante Ex: polpas de fibra de celulose em água Exemplo do escoamento plástico: Tintas em geral. Abaixo desta não há escoamento Everaldo Lazaro . maionese. vaselina.

Medição da Viscosidade: Conceitos Outros escoamentos: Dilatante: Ocorre com dispersões pouco molhadas ou não molhadas como amido em água e tintas a base de óleo Everaldo Lazaro .

Medição da Viscosidade: Conceitos Outros escoamentos: Tixotrópico: Ocorre quando a viscosidade decresce quando o produto é submetido a um esforço constante e tona a crescer com o produto em repouso Reopéctico: Comportamento inverso ao Tixotrópico. Bastante raro Viscoelástico: É um comportamento apresentado por produtos que tem características viscosas e elásticas ao mesmo tempo Everaldo Lazaro .

vernizes e alguns lubrificantes aditivados. que também podem apresentar comportamento viscoelástico Everaldo Lazaro .Medição da Viscosidade: Conceitos Outros escoamentos: Pseudoplástico: Ocorre com colas.

Existem comportamentos anormais como é o caso do enxofre: Everaldo Lazaro . na maior parte das vezes de modo exponencial. Ete fenômeno é reversível se a temperatura voltar ao valor anterior Nos gases a temperatura faz com que a viscosidade aumente ligeiramente.Medição da Viscosidade: Conceitos O Efeito da Temperatura: A viscosidade dos líquidos diminui com o aumento da temperatura.

Everaldo Lazaro . A diferença de pressão entre os extremos do capilar é proporcional a viscosidade da amostra. Este princípio segue a equação de Poiseuille.Medição da Viscosidade: Instrumentos Viscosímetros Capilares: O fluido é bombeado com vazão constante através de um tubo capilar. que rege a vazão em volume de um fluido através de um tubo em condições ideais: Q = πr4 (P1-P2) / (8 η L) Onde P1-P2 é a diferença de pressão entre os extremos do tubo L é o comprimento do tubo r é o raio do tubo η é o coeficiente de viscosidade.

Medição da Viscosidade: Instrumentos Everaldo Lazaro .

disco ou esfera. O torque é proporcional a viscosidade.Medição da Viscosidade: Instrumentos Viscosímetros Rotativos: Um motor faz girar dentro do fluido um corpo com formato de um cilindro. Everaldo Lazaro . cone. Como a amostra está submetida a uma força de escorregamento constante. podem ser medidos fluidos Newtonianos e não Newtonianos.

Medição da Viscosidade: Instrumentos Outros Princípios de medição: Viscosímetros vibratórios Viscosímetros a pistão Everaldo Lazaro .