You are on page 1of 7

Modelo Conceitual Resumo

PROCESSO DE MODELAGEM CONCEITUAL DE DADOS A caracterstica bsica de um modelo de dados, como o prprio termo explicita, que ele uma abstrao da realidade. Um modelo conceitual de dados fornece uma base formal (notacional e semntica) para ferramentas e tcnicas usadas para suportar a modelagem de dados. Modelagem de dados o processo de abstrao onde somente os elementos essenciais da realidade observada so enfatizados, descartando-se os elementos no essenciais. O processo de modelagem conceitual de banco de dados (Figura 1) compreende a descrio dos possveis contedo dos dados, alm de estruturas e de regras a eles aplicveis.

A modelagem conceitual sempre feita com base em algum formalismo conceitual (ex.: Entidade-Relacionamento, Orientao a Objetos) [EUR 96]. O resultado do processo de modelagem, denominado esquema conceitual, apresentado atravs de uma linguagem formal de descrio que pode estar expressa atravs de uma sintaxe e/ou uma notao grfica. Para cada formalismo conceitual podem existir diversas linguagens de descrio de esquema que so compatveis com o formalismo.
A modelagem de dados o primeiro passo em nosso projeto na criao de um banco de dados, pois nele que criamos um modelo de dados especfico para um determinado domnio. Modelo de Dados uma representao simples, normalmente grfica, de estrutura de dados reais mais complexas, sendo esta um modelo de uma abstrao de um objeto ou evento real de maior complexidade. Sua funo auxiliar na compreenso das complexidades do ambiente real. Pela viso do BD, nada mais que um modelo que representa estruturas de dados e suas caracterstica, relaes, restries, transformaes e outros elementos que tenham finalidade de dar suporte ao problema especfico de um domnio. A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a trs perspectivas:

Modelagem Conceitual: usada como representao de alto nvel e considera exclusivamente o ponto de vista do usurio criador dos dados; Modelagem Lgica: agrega mais alguns detalhes de implementao. Modelagem Fsica: demonstra como os dados so fisicamente armazenados.

Modelo Conceitual
A construo do Modelo Conceitual iniciada a partir da especificao dos requisitos e resulta no esquema conceitual do banco de dados, onde a semntica da realidade deve estar correta. Um esquema conceitual uma descrio em alto nvel da estrutura do banco de dados, independente do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) adotado para implement-lo. utilizado para descrever os esquemas conceituais. chamado de modelo de alto nvel, pois no est ligado (relacionado) a nenhum Banco de Dados. Sua verdadeira inteno promover o entendimento dos fatos de uma realidade (mundo) para ser representado e tratado em um BD. De acordo com Cougo o modelo conceitual pode ser definido como um modelo no qual os objetos, suas caractersticas e relacionamentos tm a representao fiel ao ambiente observado, independente de quaisquer limitaes impostas por tecnologias, tcnicas de implementao ou dispositivos fsicos. Considerando o ciclo de vida de desenvolvimento de um sistema esta etapa pode ser considerada a fase de anlise dos dados (ou requisitos) capturados na etapa anterior (levantamento de dados). So analisados os fatos (entidades ou conjunto de ocorrncias de dados) de interesse e seus relacionamentos, juntamente com seus atributos (propriedades ou caractersticas) e construda uma notao grfica (abstrata, uma representao de alto nvel) para facilitar o entendimento dos dados e suas relaes, tanto para os analistas quanto para os futuros usurios. Objetivos do Modelo Conceitual Descrio das Informaes O objetivo do modelo conceitual descrever as informaes contidas em uma realidade, as quais estaro armazenadas em um banco de dados. Resultado real O resultado de um Modelo Conceitual um esquema que representa a realidade das informaes existentes, assim como as estruturas de dados que representam essas informaes. Independncia de Manipulao e Manuteno dos Dados No construdo com consideraes procedurais, no existindo preocupao com as operaes de manipulao/manuteno dos dados. Independncia do SGBD No retrata aspectos ligados abordagem do banco de dados que ser utilizado e nem com as formas de acesso ou estruturas fsicas implementadas por um SGBD. Caractersticas do Modelo Conceitual Representao da Realidade Registra as necessidades de informao de uma realidade.

Melhor Conhecimento do Sistema Permite que os analistas possam interagir melhor com os usurios validando seus objetivos e metas permitindo a construo de um sistema de informaes cada vez mais prximo da realidade do usurio. Inicia o projeto a primeira etapa do projeto de um sistema de aplicao em banco de dados. A fase de projeto conceitual tida como uma das mais (seno a mais) delicadas em todo esse processo, pois depende muito da habilidade do projetista do banco de dados e das qualidades do modelo de dados adotado para a elaborao do esquema conceitual. A meta nessa fase obter um esquema conceitual do banco de dados que seja to completo e expressivo quanto possvel. Esse esquema deve procurar expressar o mximo da semntica envolvida na informao. Mecanismos de representao de alto nvel so empregados, tais como representao de hierarquias de subconjunto e de generalizao, representao de restries de cardinalidade e de atributos compostos e multivalorados. O esquema conceitual deve permanecer como uma parte da documentao do processo de projeto, sendo utilizado durante a operao e manuteno do banco de dados, pois facilita o entendimento dos esquemas de dados e das aplicaes que os utilizam. Para auxiliar o projetista a elaborar o projeto conceitual de um banco de dados existem as abstraes de dados, que apresentam as vantagens: ajudam o projetista a entender, classificar e modelar a realidade, melhoram a eficincia de implementaes subsequentes, permitem melhor representar a semntica das novas aplicaes de banco de dados, provenientes de reas no tradicionais.

O Modelo Conceitual oferece Melhor compreenso pelo usurio leigo: Um modelo conceitual normalmente uma representao grfica de fatos e relaes do mundo real. Assim sendo, a compreenso destes conceitos facilitada, se exposta graficamente. O usurio leigo, para o qual o BD ser desenvolvido, tem melhores condies de criticar o projeto feito e interagir no projeto. Independncia de detalhes de implementao: Um modelo conceitual no vinculado a nenhum modelo de dados de BD, ou seja, no apresenta detalhes de estruturao de dados que s precisam ser considerados no momento da criao do esquema em um SGBD. Assim, modificaes nesta etapa do projeto so menos comprometedoras do que nas etapas seguintes. Inclusive, recomendado que se critique bastante o modelo conceitual, para evitar mudanas depois. Traduo para qualquer modelo de dados de BD: Um modelo conceitual pode ser mapeado para qualquer modelo de BD, desde que se saibam as regras para realizar tal tarefa. Isto facilita o upgrade do BD (por exemplo, migrao de um SGBD relacional para um SGBD orientado a objetos), uma vez que no preciso repensar do zero a nova organizao lgica que os dados tero no novo modelo de dados.

Ferramenta indispensvel para o processo de engenharia reversa de BD: O upgrade (ou migrao) de um esquema implementado em um certo modelo de dados de BD para outro exige a realizao de um processo chamado engenharia reversa. O objetivo deste processo justamente obter o modelo conceitual a partir de um modelo lgico (projeto de BD ao contrrio), para que possa ento ocorrer o upgrade, como comentado na vantagem anterior. Maior estabilidade frente a mudanas a nvel de implementao: O modelo conceitual, por ser um modelo de alto nvel (semntico), tem menor probabilidade de ser afetado quando ocorrem mudanas a nvel de implementao, realizadas no SGBD, como por exemplo, definir ndices para aumentar a performance, tornar o BD distribudo, utilizar estratgias de clusterizao para gilizar consultas, etc. s vezes, mesmo modificaes, por exemplo, em tabelas de um BD relacional, no inviabilizam o modelo conceitual, uma vez que as regras de mapeamento para um modelo lgico admitem algumas variaes, como por exemplo, o fato de um relacionamento 1:1 com parcialidade gerar ou no uma tabela para o relacionamento. Mais adequado para o exerccio da criatividade: Um modelo conceitual na verdade uma ferramenta que admite diversas alternativas de soluo para a interpretao de uma realidade, dependendo de quem est modelando. interessante que uma modelagem conceitual seja realizada por diversos analistas e comparada entre eles, para se determinar qual delas a mais clara, ou seja, captura melhor a semntica da realidade.

Modelagem Conceitual Para compreenso do conceito de modelagem conceitual necessrio entender o que um modelo: Modelo: (...) a representao abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ou em partes (COUGO, 1997: 7). Logo o objetivo da modelagem conceitual produzir um modelo de uma dada realidade, com maior ou menor grau de fidelidade. Este modelo faz parte da primeira etapa do projeto de banco de dados e neste momento no existe preocupao com a implementao no banco de dados. Apesar do modelo conceitual ser uma abstrao de alto nvel ele deve possuir formalismo para que seja possvel sua implementao em computadores. Como existem diferentes realidades para diferentes ambientes, seria necessria uma metodologia especfica de modelagem conceitual para cada um destes ambientes. No entanto, atravs de pesquisas desenvolveu-se meta-modelos. Estes meta-modelos so baseados em smbolos, para os quais devem haver uma conceituao rigorosa e possuem algumas propriedades como poder modelar qualquer realidade, ter uma forma de trabalho bastante simples e devem ter caractersticas grficas que sejam bastante simples de construir e entender (MACHADO, 1996:27). Segundo (BATINI, 1992:29), estes modelos devem possuir alguns requisitos: Expressividade: Muitos modelos possuem uma grande variedade de conceitos o que permite uma representao mais compreensiva da realidade. Portanto modelos ricos em conceitos tambm so muito expressivos; Simplicidade: Um modelo conceitual deve ser simples, para que o esquema construdo utilizando-se aquele modelo seja de fcil compreenso para os projetistas e usurios das aplicaes do Banco de dados;

Minimalidade (Minimality): Esta propriedade garantida se todo conceito presente no modelo tem um significado distinto com respeito a cada um dos outros conceitos; Formalidade (Formality): Esquemas produzidos utilizando modelos de dados conceituais representam uma especificao formal do dado. Formalidade requer que todos os conceitos do modelo tenham uma nica, precisa, e bem definida interpretao. Antes do incio do processo de modelagem o projetista de banco de dados deve

observar algumas caractersticas da realidade que ele deseja modelar. Para que haja sucesso devem ser definidos a abrangncia e o nvel de detalhamento. O conjunto destas definies chamado de domnio do problema. A qualidade de um modelo conceitual no est apenas ligada ao domnio das tcnicas que o projetista de banco de dados possui, necessrio ressaltar que o modelo escolhido tambm muito importante na abstrao obtida. Diversos modelos conceituais so utilizados para projeto de banco de dados, como o Modelo Entidade-Relacionamento (modelo E-R) e o modelo ORM. O modelo E-R o mais popular destes.

REFERENCIAS
[EUR 96] EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. Geographic information data description conceptual schema language. Brussels: CEN, 1996. (Report CR 287005).

HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de banco de dados 4 ed., Sagra Luzzatto, 2001. MACHADO, Felipe Nery Rodrigues; Abreu, Maurcio Pereira de. Projeto de banco de dados: uma viso prtica 5 ed. rev. , rica 1999. SETZER, Valdemar W. Bancos de dados:Conceitos, modelos, gerenciadores, projeto lgico e projeto fsico 3 ed. ver., Edgard Blcher 1989. COUGO, Paulo. Modelagem Conceitual e Projeto de Banco de Dados,Campus 1997.

You might also like