You are on page 1of 5

pt .wikipe dia.

o rg

https://pt.wikipedia.o rg/wiki/Bio sfera

Biosfera
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Nota: Para outros signif icados, veja Biosf era (desambiguao). Biosfera (do grego , bos = vida; e , sfaira = esf era; esf era da vida) o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. O termo f oi introduzido em 1875 pelo gelogo austraco Eduard Suess. Foi criado por analogia com outros conceitos que j existiam para nomear partes da estrutura interna da Terra, tais como litosfera (o conjunto dos slidos da Terra), atmosfera (o conjunto dos gases da Terra) e hidrosfera (o conjunto das guas da Terra). Seguindo a mesma lgica, o termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.

ndice
[esconder]

Biociclos, bicoros e biomas[editar | editar cdigof onte]

Bio s fe ra d a Te rra.

O conceito de biosf era pode ser interpretado como o conjunto f ormado pelos dif erentes ecossistemas. Tendo em vista a abrangncia dessa conceituao, costuma-se dividir a biosf era nos chamados biociclos, que representam conjuntos de ecossistemas dentro da biosf era. Os biociclos, por sua vez, so divididos em bicoros que podem se dividir em biomas. Existem trs tipos de biociclos: epinociclo, talassociclo e limnociclo.1

Epinociclo[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]


O epinociclo o biociclo terrestre. o conjunto dos seres vivos que vivem sobre terra f irme e apresenta quatro bicoros bem distintos: as f lorestas, as savanas, os campos e os desertos.1 A bicora da f loresta aparece em diversos biomas dif erentes, exemplos:1 Alguns exemplos de biomas que apresentam a bicora da savana:1 Alguns exemplos de biomas que apresentam o bicoro do campo:1 Alguns exemplos de biomas que apresentam o bicoro do deserto:1

Talassociclo[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]


O talassociclo o biociclo marinho. o conjunto dos seres vivos que vivem em gua salgada representados pelo plncton, ncton e benton. Os plnctons so seres microscpicos, tanto como o f itoplncton quanto o zooplncton; os nctons so os seres vivos macroscpicos que nadam livremente como, por exemplo, os peixes, os golf inhos etc. Os bentons so os seres vivos que passam a maior parte do tempo parados af ixados nas rochas ou enterrados na areia do f undo dos mares e oceanos como, por exemplo, corais, ostras, mariscos etc. O talassociclo apresenta trs bicoros distintos:1

Bicoro da zona nertica, que vai da superf cie a at 200 metros de prof undidade; Bicoro da zona batial, que vai de 200 a at 2000 metros de prof undidade; Bicoro da zona abissal, que vai de 2000 a at o f undo do oceano em prof undidades que variam em torno de 11.000 metros abaixo da superf cie dos oceanos.

Limnociclo[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]


O limnociclo o biociclo dulccola, ou seja, o conjunto dos seres vivos que vivem em gua doce e apresenta dois bicoros distintos:1 O bicoro das guas lnticas: guas lnticas so guas paradas como pntanos, brejos, poas de gua e lagoas de gua doce e parada; O bicoro das guas lticas: guas lticas so guas correntes como riachos, ribeires, rios e lagos de gua doce e corrente.

Espectro biolgico[editar | editar cdigo-f onte]


O Espectro biolgico a representao dos nveis de organizao da vida.

O Homem e a Biosf era[editar | editar cdigo-f onte]


O homem, como ser vivo f az parte da biosf era, interage com os outros seres vivos mantendo relaes ecolgicas com eles, algumas vezes de f orma harmnica, mas, na maioria das vezes de f orma desarmnica, causando constantemente com isso prejuzos para a vida da biosf era em geral. A devastao de at biomas inteiros, a pesca abusiva, a substituio dos ecossistemas naturais por reas destinadas a monoculturas e pecuria; o agronegcio em geral. Os seres vivos no domesticados dependem uns d e maio r p ro d utivid ad e . dos outros nos ecossistemas e mantm relaes especf icas entre uns e outros e todos eles tambm interagindo com o meio ambiente onde vivem, se o meio ambiente desaparece para ceder lugar aos agronegcios humanos todos aqueles seres vivos endmicos daquela regio, so extintos. O homem moderno e civilizado adaptado apenas para viver em sociedade e dentro das cidades, ele consegue viajar e acampar temporariamente em quase todos os lugares do planeta mas, no consegue mais se adaptar vida dos indgenas, f icou impossvel para o homem moderno voltar a viver n na natureza. Cada ser vivo tem um ambiente a que melhor se adapta, e, se o ecossistema em que ele vive f or modif icado pelo homem, a sobrevivncia desse ser vivo ameaada. Do mesmo modo, outros seres vivos tambm so dependentes de ecossistemas que f oram montados e organizados em teias alimentares, estabelecidas ao longo de milhes de geraes, e que f izeram e f azem a histria da evoluo gentica de diversas espcies que viveram ou que ainda vivem h milhes de anos, sendo, por isso, ecossistemas bastante complexos e que, pouco a humanidade sabe como f uncionam realmente.
Planis f rio e vid e nc iand o as re g i e s te rre s tre s e marinhas

O homem tem uma responsabilidade ainda maior que os demais seres vivos na manuteno da sade da biosf era, pois ele, de uma f orma signif icativamente maior, pode compreender o quo complexas e intrincadas so essas teias alimentares que demoraram milhes de anos em evoluo para serem o que so hoje, como pode se visto atravs da luta pela sobrevivncia dos seres vivos nas f lorestas e nos oceanos, cheios de vida, que por vezes, apresenta-se bastante f rgil perante as consequncias da interf erncia humana na busca desenf reada pela conquista de mais territrios sobre os ecossistemas naturais, causando com isso, a destruio destes. Neste sentido, a UNESCO lanou, em 1971, o programa internacional "O Homem e a Biosf era" para incentivar a cooperao entre os pases no sentido de conhecer e encontrar f ormas de evitar a degradao da biosf era.2

A Degradao da Biosf era[editar | editar cdigo-f onte]


Com o avano da ocupao humana sobre os mais diversos ecossistemas, vrias tm sido as f ormas de impacto sobre o equilbrio ecolgico. Os seres vivos e o meio ambiente estabelecem uma interaco dinmica, porm f rgil. O grande dilema das sociedades modernas conciliar o desenvolvimento tecnolgico e a carncia cada vez maior de recursos naturais com o equilbrio da natureza. A tentativa de conciliao ou harmonizao comeou a ser intensif icada na dcada de 1980, quando se tornaram muito mais visveis e preocupantes vrias conseqncias da prof unda interf erncia do homem na paisagem: o ef eito estuf a, as chuvas cidas, as ilhas de calor nas cidades, o buraco de oznio, a poluio dos oceanos, a grande extenso dos desmatamentos e extino de espcies animais, o rpido esgotamento dos recursos no-renovveis, etc.

O Desenvolviment o Sust ent vel[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]


O desenvolvimento sustentvel proposto desde ento def ine-se pela continuidade dos investimentos econmicos, das pesquisas tecnolgicas e da explorao de matria-prima, de tal f orma que se leve em considerao no s o presente, mas tambm as geraes f uturas. As dif erentes naes tm procurado encontrar os meios de atingir a f rmula, como explorar sem destruir ou, pelo menos, diminuir os impactos ambientais.

A Degradao das Florest as[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]


A degradao ambiental pode ser das f ormaes vegetais, como a destruio das f lorestas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, 61% das terras que hoje pertencem ao nosso pas eram cobertos por matas. No Brasil, a preservao ambiental ocupa um espao cada vez maior nos meios de comunicao que veiculam quase diariamente materiais de esclarecimento, alerta e denncia sobre o assunto. Vrios movimentos organizados, como o "S.O.S Mata Atlntica" trabalham em prol da def esa das f lorestas brasileiras. Quando h o rompimento do equilbrio natural (o desmatamento das f lorestas) rompem-se a relao vegetao/solo que possibilita o desenvolvimento da vida vegetal e animal.

A Degradao dos Ecossist emas Marinhos[edit ar | edit ar cdigo-f ont e]


Alm de reunir ecossistemas riqussimos, os oceanos f uncionam como f onte de alimento e de trabalho para milhares de pessoas em todo o mundo. Um dos principais problemas que atinge os ecossistemas prximos ao litoral, como mangues e os pntanos, a grande concentrao populacional ao longo da costa em vrios pases.

No caso dos recif es de coral, sua destruio provocada pela explorao de mergulhadores, que retiram material para colecionar e vender, mas, principalmente, pela poluio das guas dos prprios oceanos. Outro f enmeno recente o branqueamento dos corais, que atribudo ao aquecimento global. Mais de 80% da poluio ocenica vem do continente, trazida pelos rios, chuvas e ventos. Entre os principais poluentes, esto: agrotxicos utilizados em plantaes; plsticos, latas, metais, madeiras, resduos industriais como metais pesados (chumbo, mercrio, cobre, estanho); esgotos lanados sem tratamento, principalmente em pases mais pobres e povoados do Terceiro Mundo. Mas tambm h contaminao devida s actividades humanas no mar: leo e petrleo derramado devido a acidentes com navios-tanques, rompimentos de dutos e emissrios submarinos, lixo radiativo depositado por alguns pases no f undo do mar e materiais de pesca. Muitos desses poluentes trazem conseqncias devastadoras para a cadeia alimentar marinha. Peixes e outros animais contaminam-se com pesticidas, resduos industriais, o que repassado a diante para outros animais da cadeia, de maneira que o prprio homem acaba ingerindo peixes e mariscos contaminados. O esgoto e o escoamento da rea cultivada levam s guas ocenicas grande quantidades de nitrognio e f sf oro presente em detergentes e f ertilizantes. Esses elementos aumentam a quantidade de algas principalmente nas regies costeiras. Seu grande crescimento diminui o nvel de oxignio da gua, suf ocando as demais espcies.

Ref erncias Ver tambm[editar | editar cdigo-f onte] Ref erncias bibliogrf icas[editar | editar cdigo-f onte]
Coleo Biologia - 3 volumes - por Csar da Silva Junior e Sezar Sasson - Atual Editora - Biologia 1 Captulo I - Nveis de Organizao - pginas 1 a 4 - So Paulo - Brasil, 1980

Ligaes externas[editar | editar cdigo-f onte]


[Esconder] ve Esferas da Terra
Estrutura da Terra Natureza Meio ambiente Cincias da Terra

[Expandir] Geosfera

[Expandir] Atmosfera

[Expandir] Hidrosfera

[Expandir] Biosfera

You might also like