You are on page 1of 2

Gonoreia Agente: bactria Neisseria Gonorrhoeae Transmisso: sexo vaginal, anal ou oral.

Sintomas: diferem na mulher e no homem, que apresenta quadro infeccioso mais aparente, caracterizado pela uretrite, que produz secreo purulenta amarelo-esverdeada, pela manh, provocando odor e ardor ao urinar. Quando no tratada pode acometer prstata, vesculas seminais, epiddimos, pele, articulaes, endocrdio, fgado, meninges.

Herpes Agente o Herpes vrus II. Transmisso: contato sexual. Manifestao: Relacionada queda das defesas imunolgicas do organismo. Sintomas: primeiramente prurido, fisgada e sensao de queimadura na pele dos genitais, que evoluem para leses avermelhadas - pequenas vesculas nos genitais ou anais que se tornam muito dolorosas, as quais cicatrizam-se em algumas semanas com ou sem tratamento.

Sifilis Doena de carter sistmico, causada pela bactria Treponema pallidum. adquirida atravs do sexo vaginal, anal ou oral com pessoa contaminada, alm de transfuso de sangue ou pelo parto. Apresenta 03 fases: Primria Primria feridas indolores com bordas altas, ntidas e endurecidas, denominadas cancro duro regio genital, que tambm podem aparecer em outros locais do corpo desaparecendo com ou sem tratamento. secundria sintomas de febre, inflamao da garganta - faringite, gnglios em vrias regies do corpo, perda de cabelo, de peso, de apetite e erupes cutneas de aspecto avermelhado ou arroxeado, principalmente nas palmas das mos e plantas dos ps, denominadas rosolas sifilticas, bem como leses midas nas reas genitais que so muito contagiosas. Secundria Terciria

Terciria

aparecimento de doenas cardiovasculares, cerebrais e da medula espinhal, olhos, conduzindo a pessoa infectada a paralisias, insanidade, cegueira e at mesmo a morte.

AIDS O QUE A DOENA - O que quer dizer a sigla - Quem causa a doena (HIV) - O carter da doena (imunodeficiente) - Vrus implantado X doente - Como detectada (anti-HIV atravs de Elisa, imunofluorescncia e Wostern-Blot) COMO SE PEGA AIDS Quais os lquidos onde foi encontrado o HIV ( sangue, saliva, leite, smen secreo vaginal e lquido cegalorraquidiano e fezes ) Quando o contato com os lquidos pode contaminar (sexo, amamentao, drogas) Quais as formas mais comuns de contaminao (sexo, hemotransfuso, drogas) A AIDS do adulto diferente da criana

(A criana mais suscetvel a infeces bacterianas) A criana recm nascida deve ser amamentada pela me portadora?

ASPECTOS CLNICOS

- Quais os aspectos clnicos da doena ( queda na resistncia fsica da pessoa, como infeces virais e bacterianas como candidase, pneumonias, herpes )

Podemos reconhecer um aidtico simplesmente pela fisionomia TRATAMENTO Cura: Uso de anti-retrovirais

You might also like