You are on page 1of 59

Introduo a Teologia Contempornea

Apostila feita por: Dyone Kendel da Silva

Introduo
com muita alegria que apresento-lhes o material de estudo para a matria Teologia contempornea, este material no um recurso exaustivo sobre o assunto. O objetivo aqui lanar bases histricas, teolgicas e filosficas para os seus estudos de teologia contempornea podemos chamar este material de Bases para o Conhecimento da Teologia Contempornea. No pense que voc saber tudo sobre o assunto ao fim da leitura deste material, pois ele apenas uma base para seus estudos. Ele um guia para que voc possa fazer uma anlise crtica das diversas teologias que permeiam nossa Era. E como foi dito e veremos no material uma anlise crtica, o fato de ser uma teologia no significa que esteja certa, queremos tambm observar a doutrinas que surgiram ao longo da histria e ver como influenciaram as teologias atuais, e como as teologias e telogos ps-modernos esto influenciando nossa sociedade e como podemos lidar com muitas ameaas que surgiram para derrubar a Verdade, pois o ps-modernismo uma rejeio a verdade e como crentes precisamos aprender a defender a verdade, pois a verdade a Palavra de Deus, se a rejeitamos estamos rejeitando o prprio Deus. Bons estudos!

ndice: Parte 1: Definies A. O que teologia? B. Os Nveis da teologia C. O que teologia contempornea? D. Importncia do estudo da teologia contempornea Parte 2: Precedentes histricos da teologia contempornea 1. Perodo Patrstico I. Dois grandes desafios surgiram durante este perodo II. Os Conclios ecumnicos III. Os credos ecumnicos 2. Idade Mdia Telogos influentes na idade mdia e suas teologias 3. Os perodos da reforma e do ps-reforma 4. Idade moderna at os dias atuais Diversos Telogos contemporneos e suas teologias

Apndice 1 Apndice 2 Bibliografia:

Distribuio das notas


Exerccios e um trabalho. Sero passados exerccios de fixao e um trabalho que valero nota.

Trabalho 1 (ser entregue no dia 14/05/2012): Escolher um dos telogos contemporneos da lista que ser passada e fazer um trabalho sobre: a. A histria deste telogo b. Uma anlise da teologia deste telogo c. Quais pontos da teologia dele no bblica e o porqu.(sua resposta deve ser fundamentada na Bblia)

Trabalho 2 (ser entregue no ltimo dia de aula): Criar um sistema bblico para se defender de cada uma das teologias contemporneas estudadas em sala.

Leituras: As Leituras exigidas valero 15% da nota e as sugeridas valero pontos extras a. Exigidas: Toda a apostila O Livro Teologia Sistemtica Histrica e filosfica Pginas 37-197 b. Sugerida: Teremos leituras sugeridas para cada captulo estudado.

Um livro que auxiliara seus estudos e que ter muitos captulos nas leituras sugeridas ser: Razes da teologia Contempornea de Hermisten Maia Pereira da Costa da Editora Cultura Crist

Avaliaes: As Avaliaes valero uma boa parte dos pontos, nelas ser avaliado se voc aprendeu ou no o que foi ensinado em sala. Lembre-se o objetivo no te reprovar, mas sim avaliar o que voc aprendeu.

Parte 1: Definies
A. O que teologia?
Em termos simples teologia o estudo de Deus. Podemos abranger um pouco mais definindo a teologia como o estudo de Deus e seus atributos, carter, Leitura sugerida:
a) Introduo do livro: Razes da teologia Contempornea. (pginas 7-16) Leitura exigida: b) Captulo 5 do livro Teologia Sistemtica, Histrica e Filosfica do McGrath (p. 175-197)

e coisas divinas. A teologia se divide em vrios ramos, ou seja reas de estudos diferentes, veja alguns exemplos: Teologia BblicaEsta se organiza cronologicamente, tratando os assuntos Bblicos na ordem em que aconteceram e no necessariamente na ordem em que foram escritos. Teologia SistemticaNesta teologia A Bblia estudada por temas e categorias, como por exemplo: o estudo de Deus, Jesus, Etc. Teologia Histricaque traa a histria e o desenvolvimento da interpretao doutrinria e envolve o estudo da histria da igreja.1 Teologia contemporneaque definiremos mais para frente.

B. Os Nveis da teologia ou tipos das teologias2


Alm dos ramos da teologia encontramos alguns nveis nos quais ela aparece nas igrejas hoje. Olson define como cinco tipos de teologias, eu preferi o termo nvel, pois de fato ela est se referindo a nveis em que a teologia alcana, intelectual ou pragmaticamente, como se fosse uma balana onde preciso encontrar equilbrio entre a teoria e a prtica. Observe:

1 2

Boyer (p. 637) Este Tpico foi extrado e adaptado a partir de Iniciao a teologia, Roger Olson

Teologia popular-Crena no refletida baseada na f cega e tradio. Ignora a busca de um porque, trata o estudo como falta de espiritualidade. (Ex: crena nos Iluminantes ou no satanismo da Coca)

Teologia Leiga-Esta surge quando o cristo comea a questionar o clichs e lendas, e passa a examinar e entender a sua f. Neste Nvel a pessoa comea a fundamentar melhor sua f. (Participa da EBD, comea a ler uns livros de introduo a teologia e comea a refletir melhor sobre a sua f)

Teologia ministerialF refletida por ministros treinados e educadores nas igrejas crists, de alguma maneira passaram por centros de formao bsica. (pessoas vocacionadas para algum tipo de trabalho e que receberam o devido treinamento, tais como minicursos, palestras, especializaes, seminrio, etc.)

Teologia profissionalRequer habilidade requer habilidade no conhecimento Bblico e teolgico. E consiste na instruo de leigos e obreiro a ultiliz-la. (O Nome no pejorativo, se refere aqueles que esto em seminrios teolgicos instruindo obreiros e ministros. Pessoas com um conhecimento Bblico adequado para ensinar a outros segundo a sua rea)

Teologia acadmicaaltamente especulativa Filosfica e visa sobretudo outros telogos, ela peca por nem sempre estar ligada a igreja e pouca relao tem com a vida crist autentica. ( ela coloca o foco no academicismo e muitas vezes ignora a prtica da f)

Observando os nveis da teologia possvel concluir que h um maior risco nos extremos, pois a Teologia acadmica se foca muito no conhecimento. O problema que na maioria dos casos essa se torna uma religio terica e que no transforma a vida do telogo, pois deixa de ser espiritual para ser um mero exerccio acadmico (como ilustrado a seguir na figura 1) onde h uma demasiada nfase na mente. J a teologia popular uma f extremamente emocional e irracional, voltada apenas para a prtica com uma forte necessidade de milagres e manifestaes sobrenaturais e em alguns casos objetos como amuletos e lenos para a sobrevivncia, desconectada de uma reflexo Bblica aprofundada (como representado na figura 2). Temos que buscar em Deus um equilbrio, para que nossa teologia seja bem fundamentada e aprofundada nas Escrituras, e ao mesmo tempo prtica. O conhecimento adquirido deve nos compelir a

ao, como Tiago afirma a f sem obras morta, porm no pode ser uma teologia to pragmtica que trata o estudo como pecado ou falta de espiritualidade.

C. O que teologia contempornea?


Definio:

o Estudo analtico-crtico das manifestaes teolgicas surgidas aps a reforma e, em geral, contrrias ao sistema dela. Isto no significa que a teologia contempornea tenha como escopo por exemplo o catolicismo; no, na realidade ela estuda com evidente maior nfase a teologia protestante proveniente da reforma, especialmente, aqueles telogos e/ou movimentos que seguiram caminhos contrriosainda que parcialmenteao pensamento e ao esprito da Reforma, exercendo um influencia decisivano desenvolvimento teolgico, quer ortodoxo, quer no. 3 Hermisten Sendo assim a teologia contempornea uma anlise Crtica do desenrolar histrico da teologia especialmente aps a reforma protestante.

Costa, Hermisten M.P. 1956- Razes da teologia contempornea. So Paulo: Editora Cultura Crist,

2004 (p.15)

D. Importncia do estudo da teologia contempornea


Embora a princpio possa parecer uma matria enfadonha e cansativa, a teologia contempornea de grande importncia para nosso pensamento teolgico como afirma Hermisten ela: a) Impede a estagnao do estudo da Bblia; b) Fomenta o interesse pelo estudo Bblico e teolgico; c) Esclarece e fortalece as convices prprias; d) Areja a mente para encontrar novos elementos da teologia;4 e) Aumenta a cultura teolgica; f) Faculta o conhecimento dos pontos de vista contrrios; g) Fornece base para combater sistemas contrrios Palavra; h) Proporciona maior firmeza ao ministro e autoridade naquilo que fala; Como bem observou Roger Nicole: No podemos esperar que o nosso prprio ponto de vista seja recomendado se nos mostramos totalmente ignorantes da posio sustentada por outros. i) Ensina-nos a tirar lies importantes, at mesmo daqueles dos quais discordamos; j) Desperta-nos muitas vezes, para temas que tm sido negligenciados pelos crculos evanglicos;5

A questo aqui no abandonarmos o que cremos, mas abrirmos o leque para receber o que Bblico

e conhecer falsas doutrinas que permeiam o meio teolgico.


5

Idem 1 (P. 16)

Parte 2: Precedentes histricos da teologia contempornea


sempre uma atividade difcil periodizar a Histria da Igreja, sem correr o risco de equivocar-se ou entrar em desacordo com outras anlises historiogrficas. Hermisten:6 como afirma Quando escrevemos Leitura sugerida:
Os Pais da igreja e a teologia contempornea. Este material ser disponibilizado pelo

professor. Leitura exigida: b) parte 1 do livro Teologia Sistemtica, Histrica e Filosfica de McGrath vai da pgina 37 at a 167, entendendo que uma grande quantidade de leitura, esta poder ser feita em duas semanas.

histria, devemos ter em mente que nos impossvel atingir a origem absoluta de todas as coisas, inclusive do nosso assunto. O que podemos fazer , quem

sabe, uma aluso aqueles fatos e perodos que, por sua fecundidade foram, dentro de nossa perspectiva, de extrema relevncia para o tema ou perodo por ns tratado, sabendo contudo, que estes so decorrentes de outros e outros. A histria composta de fragmentos que interagem e se interpretam Quero aqui fazer um resumo simplificado sem entrar em detalhes de periodizao, pois o nosso foco estar em algumas das teologias antigas que deram origem a teologias contemporneas7, sendo assim vamos nos focar um pouco no desenrolar teolgico ao longo da histria do cristianismo nesta etapa de nossa apostila, como colocado supra cima vamos organizar um pouco dos fragmentos da histria da teologia at chegarmos na teologia contempornea, este breve histrico da teologia serve para compreendermos melhor as razes da teologia contempornea, e assim entendermos os fatores que deram origem a mesma.

1.

Perodo Patrstico

6 7

Idem 3 (p. 29) Veja o apndiceele contm grficos que para auxiliar seus estudos

O perodo Patrstico8 leva este nome por se referir a poca em que viveram os pais da igreja, tambm se refere as suas ideias e teologias. Em geral este perodo se inicia ao fim da era apostlica (100 d. C.) e se estende at o conclio da Calcednia (451). I. Dois grandes desafios surgiram durante este perodo A) Eles precisavam combater as heresias que surgiram dentro da Igreja. E na procura por essas respostas a igreja formula suas mais importantes doutrinas, nesta etapa surgem os Apologetas (A natureza de Cristo, a divindade do Esprito Santo, trindade, salvao pela graa, etc.) e tambm neste perodo formulado o Cnon Bblico.

B) Alm da questo das teologias, surgiu outro grande problema, como os cristo iriam lidar com a poesia, a filosofia e a literatura secular, diante da responsabilidade missionria da igreja? Surgiu ento um debate sobre o assunto: 1. Para Justino, tudo veio de Deus, Cristo o meio pelo qual tudo foi criado, logo tudo de bom que h nas culturas seculares pertencem aos cristos. O problema desta posio que o Cristianismo era igualado a cultura secular. 2. Tertuliano defendia que o cristianismo era um movimento contracultural, que recusava deixar-se contaminar, de qualquer forma, pelo contexto mental e moral no qual se encontrava arraigado.9 O problema desta posio que ela ignorava qualquer herana intelectual da cultura secular, como por exemplo os cristos no poderiam utilizar recursos da retrica clssica em seus discursos. 3. Um fator que mudou o curso deste discurso foi a unio da igreja com o estado em 313 com a converso de Constantino, se Roma se tornara serva do evangelho, o mesmo no poderia ser feito com sua cultura? 4. Agostinho apresenta uma posio mais equilibrada, para ele os Israelitas que saram do Egito com Moiss levaram consigo ouro e prata para que pudessem fazer um uso mais apropriado destes recursos, mas no levaram os
8

PatrsticoNormalmente esse termo significa ramo do estudo teolgico que trata do estudo dos pais

da igreja. McGrath (p 41)


9

McGrath, Alister e.,1953- Teologia Sistemtica, Histrica e Filosfica: uma introduo a teologia

cristSo Paulo: Shedd Publicaes, 2005. p.51

dolos feitos de ouro. Da mesma forma a cultura e a filosofia e a cultura do mundo antigo poderiam ser usadas pelos cristos, nas coisas em que fossem corretas, contribuindo assim com a causa crist. Quanto a responsabilidade missionria, a igreja precisou articular um novo discurso teolgico, formulando novas categorias mais argumentativas. De forma sistemtica e com mais clareza em suas exposies. Uma questo que se nota, que quando o cristianismo se tornou a religio oficial do imprio10, o mpeto missionrio chegou o fim.11

10

Dois acontecimentos ocorridos neste perodo merecem destaque: o primeiro deles o chamado Edito

de Milo, ocorrido em 313 d.C. Ele vai dar forma quilo que ficou posteriormente conhecido como a virada constantiniana. As perseguies (extremas e impiedosas nos reinados de Domiciano, Dcio e Diocleciano) cessaram com Constantino, o qual se converte f crist e eleva esta ao status de Religio licita. O Cristianismo passa a ter os mesmos direitos que as demais religies. Suas propriedades e bens, anteriormente confiscadas, so devolvidas. Com o Edito de Ambrsio em 380 d.C. a religio

crist se torna, mais do que religio permitida entre outras, ela se converte na nica religio oficial do Imprio romano. Se por um lado a Igreja agora tinha todos os meios para evangelizar o mundo, o lado negativo deste perodo a perda da vitalidade da f, uma vez que a adeso Igreja no se dava mais por meio da f viva, mas por nascimento ou pertena ao imprio romano.
11

Material de estudos de introduo a teologia Instituto Metodista Isabela Hendrix, Aula 4;

II.Os Conclios ecumnicos No perodo Patrstico aconteceram conclios que ficaram conhecidos como conclios ecumnicos. Por meio deles deu-se a cristalizao da f crist nos seus aspectos mais fundamentais. A base do que cremos hoje, foi lanada j neste perodo.
12

Importante!!!
Arianismo: Essa Teologia surgiu partir de um mestre chamado rio no incio do Sculo IV. E suas Crenas eram basicamente um ataque a divindade de Cristo; Negavam que Jesus era o Deus eterno encarnado;

Declaravam que Cristo era um ser criado;

Visto a ameaa de Arianismo divindade de Cristo, em 325 d.C. Constantino convocou um Conclio para a cidade de Nicia com o intuito de debater sobre a divindade de Cristo. E contra a ameaa ariana a Igreja decidiu-se pela f na igualdade de substncias entre o Pai e o Filho, o qual Deus de Deus. Em 381 d.C. a Igreja se rene em

Elaborou maneiras de popularizar seu ensino (Ex: Msicas e poesias); Reconhecia que Cristo era mais do que um simples homem, mas era menos que Deus; para Ario Jesus era quase Deus, mas no Deus completamente; doutrina mascarada com palavras que

pareciam ortodoxas; Afirmou o Senhorio de Cristo, mas no sua deidade; afirmava que Jesus era o Filho unignito de Deus, para negar sua deidade.

Constantinopla novamente para um Conclio no qual de discutiu sobre a divindade do Esprito Santo. Em 431 dC em feso o tema conciliar era novamente a divindade de Cristo e sua relao com Maria, sua Me. Neste conclave cunhou-se a expresso teolgica; Theotokos. Em 451 na cidade de Calcednia tratou-se em Conclio do tema relacionado s duas naturezas de Cristo. Decidiu que Cristo tem duas naturezas (Divina e humana) em uma nica pessoa.

III. Os credos ecumnicos Durantes os Conclios foram formulados credos que lanaram Bases para a teologia Crist. Credo e confisso so confundidos, porm so duas coisas distintas:

12

Idem 8

Confisso se refere ao conjunto de dogmas e nfases especficas de uma denominao, a confisso uma declarao denominacional. Credo em termos gerais se refere a uma declarao que pertence a toda igreja crist, uma declarao de crenas que todo cristo capaz de aceitar e observar, por isso o nome credos ecumnicos, pois pode ser aceito por qualquer pessoa crist. Por definio ecumenismo um movimento que visa a unificao das igrejas crists13, no caso destes credos ainda no haviam tantas denominaes, era uma igreja crist lutando para sobreviver, e esses credos lanaram grande bases para as teologias crists hoje, porm a palavra ecumnico j no to bem recebida mais, visto a divergncia teolgica e falsas doutrinas que surgiram e continua surgindo ao longo da histria no meio Cristo. Esto surgindo cada vez mais teologias que tm afetado o cristianismo de forma negativa e gerando mais e mais divises. Em breve entraremos em algumas destas teologias inclusive o movimento carismtico e ecumnico. 2. Idade Mdia A idade mdia (ou medieval) definida por muitos como o Idade das trevas, por ser um perodo de

Importante!!!
A idade medieval, chamada de escolstica na historiografia eclesistica, marcou uma poca na qual a Igreja, diferentemente do perodo

instabilidade e insegurana. O termo idade Mdia tem sua origem nos escritores renascentistas para definir o perodo intermedirio que se instalara entre as glrias da Antiguidade

Patrstico, no tinha mais a grande tarefa de missionar o mundo pago. O continente europeu j se considerava cristianizado. Neste contexto que surge o conceito de Cristandade medieval. A Igreja, por fora de sua influncia e poder, j no tinha mais interlocutores na sociedade civil. O Papel da Igreja e o conceito de Cristandade se resumiam na seguinte assertiva: Roma locuta, causa finita, isto : a Igreja de romana (o Papa) falou, no h mais discusso.14 Neste perodo suguem os maiores erros

clssica e sua poca. Portanto, eles criaram o termo Idade Mdia como referncia a uma fase montona e estagnada, que separava dois perodos importantes e criativos. 15 A seguir vamos destacar trs termos importantes para a compreenso

doutrinrios da igreja catlica.

13 14

Dicionrio aurlio Idem 10 (P. 4) Idem 8 (p. 67)

15

desta poca importantes deste perodo:

I. Renascimento: Foi um renovao cultural, com um avivamento literrio e artstico que aconteceu na sociedade europeia por volta dos sc XIV a XVI16. Iniciou-se na Itlia e se espalhou por toda a Europa. Uma nfase neste perodo foi o retorno ao esplendor da Antiguidade, e uma rejeio as conquistas da idade mdia. Segundo Hermisten no renascimento: O homem o tema e senhor da histria; j no esperava fatore divinos; antes, pelo contrrio, emprega seu talento pessoal para conseguir realizar seus desejos; j no mero espectador passivo do universo mas seu agente, lutando para modificar, melhorar e recriar.17 II. Escolasticismo:18 foi um movimento intelectual deste perodo. Em geral os escolsticos so conhecidos por debater questes de Teologia e filosofia com muita complexidade ao ponto de surpreender historiadores atuais. Em contra partida, os assuntos discutidos tambm surpreendem por serem assuntos extremamente triviais. Eles so frequentemente retratados por debater, por exemplo, quantos anjos poderiam danar juntos na cabea de um alfinete, este debate em particular nunca aconteceu, mas retrata o tipo de assuntos fteis que este grupo de acadmicos perdia o tempo discutindo. Neste perodo se d o rompimento com platonismo mediado por Agostinho e a adoo do Aristotelismo. Este movimento enfatizou a justificao racional, bem como a apresentao dessas crenas de forma sistemtica19 seguindo o pensamento da poca onde o antropocentrismo passa a dominar, os escolsticos colocam uma nfase demasiada na capacidade mental para de alcanar a salvao. E tambm no se refere a um sistema exclusivo de crenas, antes se refere a uma forma de separar a teologia por temas. O problema que o Escolasticismo acabou por se apoiar em temas muito triviais como j foi dito. O Escolasticismo no um conjunto de doutrinas especficas, mas sim uma abordagem ou um mtodo, logo existiam vrias linhas de Escolasticismo.

16

Aqui h uma divergncia entre historiadores uns colocam XIV e XV outros colocam XV e XVI, mas como eu falei nossa nfase no est nas dataes, at por que difcil datar este perodo. 17 Idem 3 ( p. 67) 18 Segundo Cairns(p.187) termos Escolasticismo e Escolstico tem suas razes na palavra grega Schole que significa lugar onde se aprendia. 19 Idem 8 (P. 71 )

III. Humanismo: Atualmente, o termo humanismo passou a significar uma cosmoviso que nega a existncia ou a importncia de Deu, ou seja, voltada a uma perspectiva exclusivamente secular. No era esse o significado da palavra na poca do renascimento. A maioria dos humanistas daquele perodo era religiosa e preocupada com a purificao e renovao do cristianismo, no com sua abolio.20 O problema que o humanismo ainda estava no esprito Antropocentrista, como Hermisten cita Sachaff: Humanismo a colocao do homem no centro de todas as coisas, fazendo-o a medida de todas as coisas21 O termo humanismo muito difcil de ser definido, de acordo com McGrath22 existiu no passado duas linhas de interpretao desse movimento predominavam. Para uma o humanismo era um movimento voltado ao estudo de lnguas e literatura clssica. De acordo com a segunda o humanismo foi basicamente um conjunto de ideias que encerrava a nova filosofia do renascimento, ambas as interpretaes do humanismo apresentam suas falhas. O humanismo incorporou a filosofia renascentista, que surgiu em reao ao Escolasticismo, que era aristotlico. O Humanismo renascentista, sem dvida, tomou uma parte importante da realidade, todavia, em geral, esqueceu-se da principal e, o mais trgico de tudo, que o esquecido Aquele Quem d sentido a tudo o mais. Deste modo, a valorizao do homem tornou-se paradoxalmente a destruio da prpria dignidade, como ser essencial que , resultante da imagem de Deus. 23

Telogos influentes na idade mdia e suas teologias O esprito da poca influenciou na teologia trazendo uma demasiada nfase na necessidade de demonstrar a f de forma racional e na sistematizao das doutrinas crists. A filosofia foi um recurso valioso para a teologia neste perodo, ela 1) demonstrava a racionalidade da f, facilitando assim uma apologia aos crticos no cristo da poca e 2) os artigos de f poderiam ser avaliados sistematicamente de forma a serem melhor compreendidos. Vamos agora observar alguns telogos que se destacaram neste perodo, bem como o desenrolar de suas teologias:

20 21

Idem 8 (P. 74) Idem 3 (p. 67) 22 Idem 8 (p. 74) 23 Idem 3 (p. 69)

Anselmo de Canturia- Sua obra mais notvel foi Cur Deus homo? (Por que Deus se fez homem). Ele desenvolve neste livro de forma racional a doutrina da satisfao, segundo a qual, Deus precisou de um sacrifcio perfeito para reparar a falta (dvida) dos seres humanos. Isto se deu por meio do sacrifcio perfeito do Deus-homem, Jesus Cristo. Segundo Grath: essa obra exibe caractersticas do que h de melhor no Escolasticismo: Apelo a razo, ordenao lgica dos argumentos, investigao incansvel acerca das implicaes dos conceitos e a convico fundamental de que, no ntimo o evangelho cristo racional e pode ser apresentado dessa forma24. Duas frases famosas de Anselmo Fides Quaerens intellectum (A f em busca do conhecimento),credo ut intellegam (creio para que possa conhecer) demonstram a racionalidade da f crist, no uma f cega em algo irracional, antes uma f que traz o conhecimento! Toms de Aquino- Sua obra mais famosa a Summa Theologiae (suma teolgica) nesta obra eles expe de forma detalhada os assuntos fundamentais da teologia crist, como por exemplo a relao entre f e a teologia. Sua obra se divide em trs partes. A Primeira parte trata essencialmente de Deus. A segunda parte trata da reconciliao da humanidade com Deus. E a terceira parte trata da obra redentora de Cristo para trazer salvao a humanidade. Tambm seguindo o esprito da poca em sua teologia vemos uma apresentao racional e sistemtica de seus pensamentos. Duns Scotus- Este considerado uma das mentes mais brilhantes da idade mdia, ele era defensor do aristotelismo, defendia tambm o voluntarismo25, ele tambm defendia a impecabilidade de Maria26, Toms de Aquino defendia que Maria era pecadora como todos ns, porm Scotus Cria que Cristo havia eixado Maria livre da mancha do pecado original. Guilherme de Occam- Tambm defendia o voluntarismo, mas sua posio filosfica que lhe traz destaque. Ele insistia que a simplicidade era uma virtude teolgica e filosfica ao mesmo tempo. Era como se ele tivesse uma navalha que eliminava todas as hipteses que no fossem necessariamente
24 25

Idem 8 (p. 80) Doutrina que defende que a vontade divina tem primazia sobre o intelecto divino. 26 Essa ideia deu origem a Mariolatria: adorao a Maria feita hoje pela igreja catlica, que trata Maria como uma co-intercessora, levando nossos pedidos a Cristo que por sua vez os leva a Deus. O que vai contra o que a Bblia diz em 1 Timteo 2.5-7.

essenciais, (isso vai contra a teologia escolstica que como j vimos se concentrava em frugalidades). Ele descartou a ideia de ambiente de graa que seria algo sobrenatural colocado por Deus na alma humana para que esta pudesse receber a salvao, ele defendia uma justificao mais pessoal, sem a necessidade desse passo intermedirio, pois ele o considerava desnecessrio e irrelevante. Para ele a salvao ocorria de forma direta, desde que o pecador se convertesse. Erasmo de Roterd- Ele considerava os leigos escolarizados o recurso mais importante da igreja, por isso seu apelo era direcionado a eles. Em sua obra Enchiridion militis christiani (Manual do Soldado Cristo) ele desenvolvia a ideia nova e atraente que a igreja de sua poca poderia ser reformada mediante a um retorno coletivo aos escritos dos patriarcas e da Bblia. Defende a importncia de uma leitura frequente da Bblia para os leigos, pois com esta a igreja poderia ser reformada e renovada. Esta obra simples, porm culta, e prtica, sendo mais acessvel aos leigos. Em seu livro ele defende que o futuro da igreja estava nas mos dos leigos e no do clero. Ele tambm d uma forte nfase na religio interior trazendo uma compreenso melhor do verdadeiro cristianismo. Um exemplo que ele se opunha a confisso de pecados a padres. Ele tambm contribuiu com a produo do primeiro Novo Testamento em grego, o que provocou grandes resultados, pois os telogos agora tinham acesso ao texto em seu idioma original. Produziu edies confiveis das obras dos pais da igreja. At ento os telogos tinham acesso apenas a algumas citaes de trechos descontextualizados dos pais da igreja, mas agora tinham obras confiveis e completas em suas mos, o que trouxe um grande progresso no avano teolgico. Talvez o maior exemplo seja a teologia Agostiniana causou grande impacto sobre Calvino que estudaremos mais a frente.

Antes de passarmos para o prximo perodo quero fazer umas consideraes aqui. Neste perodo surgiu um grande interesse na devoo a Maria, devido a teologia de Duns Scotus, surgiu ento um grande debate uns defendiam a impecabilidade de Maria, outros defendiam que ela era pecadora como qualquer outro, mas foi agraciada por Deus, a Mariolatria tem incio neste perodo.

3. O perodo da reforma

Agora passamos para um dos mais importantes perodos para o cristianismo da idade mdia, que quando a igreja passa pela reforma to desejada por Erasmo. Antes de falarmos da reforma quero apenas destacar trs homens que prepararam o caminho para a mesma: John Wiclif, Jon Huss27 e Savonarola eles so conhecidos como os precussores da reforma, eles lutaram por uma reforma interna na igreja catlica com a reformulao das doutrinas e dogmas da mesma, para que ela se tornasse atenta a sua verdadeira misso neste mundo. Hermisten define a reforma protestante como: Um movimento eminentemente religioso e teolgico (Pelo menos em sua origem) insatisfao espiritual de dezenas de pessoasque certamente expressavam o sentimento de milhares de outras annimasque atravs dos tempos no encontram na igreja romana espao para a manifestao da sua f nem alimento para as suas necessidades espirituais. As insatisfaes no visam criar uma nova igreja mas, sim, tornar a existente mais bblica. Portanto a reforma no deve ser vista como um movimento externo mas, sim, como um movimento interno por parte dos catlicos piedososque diga-se de passagem, ao longo dos sculos tinham manifestado sua insatisfao, quer atravs do misticismo28, quer atravs de uma proposta mais ousadaque desejam reformar a sua igreja, revitalizando-a, transformando-a na igreja dos fiis.29

Os reformadores
Martinho LuteroInfelizmente os percussores da reforma no foram bem sucedidos em sua tentativa de um reforma interna, pois a igreja catlica havia se perdido nas trevas, mas no dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero (1483-1546) fixa nos portes da Igreja de Wittenberg suas 95 teses30. As teses refutavam a ideia de penitncia e indulgncias e destacava a salvao somente pela f. Este evento o pontap inicial do perodo da reforma protestante e a causa da expulso de Lutero da igreja catlica.
27 28

John Huss foi queimado vivo pela igreja catlica por causa de suas ideias. Embora a palavra Misticismo possua vrios significados, o misticismo aqui tratado um movimento que visa um contato mais direto com Deus pela intuio imediata ou pela contemplao, ou seja uma circunstancia de experincia ao lado de Deus e no apenas um conhecimento racional. 29 Idem 3 (p. 75-76) 30 Teses disponveis no blog: http://dyonekendel.blogspot.com.br/2013/03/as-95-teses-demartinholutero-por.html

Neste ponto se inicia a reforma externa, antes haviam tentado mudar a igreja catlica, mas a nica soluo seria um cisma. Ele formulou a doutrina mais importante paras os protestantes, a doutrina da justificao pela f. E tambm formulou o trip da f protestante: sola gratia (s a graa), sola fides (s a f) e sola Scriptura (s as Escrituras). Uma outra contribuio muito importante de Lutero foi a traduo do Novo Testamento para a lngua alem realizada em 1522. Joo CalvinoAps Lutero, surge o francs Joo Calvino (1509-1564) como reformador na Sua, mais especificamente em Genebra. Calvino era um telogo com extraordinria capacidade de articulao do discurso teolgico (nisto ele superou em muito a Lutero). Por conta de sua inteligncia ele escreveu as famosas Institutas da religio Crist embora ele seja muito conhecido pela sua doutrina da predestinao e eleio incondicional, que de forma equivocada muitos crentes a tratam como uma obra onde se fala apenas sobre a predestinao, mas predestinao apenas um dos tpicos das institutas, nelas ele desenvolveu uma teologia sistemtica que fundamenta diversas doutrinas que so fundamentais hoje essncias para a igreja protestante.

Em resposta a Reforma protestante, veio a chamada Reforma catlica ou contrarreforma, surge junto a esse movimento a fundao da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesutas), que, sob a liderana de Incio de Loyola, tinha a tarefa de reconquistar os territrios perdidos para a Reforma evanglica. Um segundo acontecimento no periodo da contrarreforma catlica v-se no Conclio de Trento (1545-1563), no qual ficaram cristalizadas as doutrinas catlicas da justificao e dos sacramentos, entre outros.

Ortodoxia
O termo ortodoxia uma transliterao31 da palavra grega que significa doutrina certa, embora essa palavra no aparea na Bblia, ela foi comumente usada por diversos autores.32 Mesmo que os ortodoxos no defendo a deteno exclusiva da verdade, creem profess-la em seu sistema teolgico, de acordo com Hermisten a ortodoxia como sistema de pensamento, em qualquer campo ela de baseia nos seguintes pressupostos: 1) O Homem pode conhecer a verdade. 2) A verdade conhecida. 3) O que aquela comunidade ou grupo confessa corresponde a verdade. Uma vantagem da ortodoxia que ela traz uma difuso maior do conhecimento. O problema que, s vezes h uma grande nfase na razo, E veremos agora como a ortodoxia influenciou ao protestantismo. Ortodoxia protestante A ortodoxia protestante surge no Sculo 17, perodo entre a reforma e o iluminismo. Esse movimento buscou uma sistematizao das doutrinas reformadas, foi uma busca por uma rigidez e exatido doutrinria. Dois marcos da ortodoxia protestante: 1) Amplitude: Houve um esforo para preservar a s doutrina contras heresias. A ideia foi apresentar a s doutrina da forma mais razovel possvel, e assim sistematizaram as doutrinas, em um sistema doutrinrio solidamente elaborado, que serviu de manual doutrinrio e confessional para a igreja. Sendo assim a ortodoxia protestante defende que a Bblia a Palavra de Deus e verdade absoluta.
31

Transliterao representar os caracteres de uma palavra de um idioma, por caracteres similares, de outro idioma. No caso a palavra ortodoxia tem a mesma pronuncia em grego, apenas foi escrita em letras do nosso alfabeto, similares as do alfabeto grego. 32 Aristteles usa o vocbulo Ortodoxein dando o sentido de reta opinio, Eusbio de Cesaria 325 d.C usou essa palavra referindo-se a Clemente e Orgenes, como sendo eles os representantes da ortodoxia da igreja. Dionsio, bispo em corinto, convertido por meio da pregao de Paulo em atenas tambm usa essa palavra no sentido de opinio reta. Fonte: Hermisten (p.234)

2) Simplicidade: Ao mesmo tempo em que queriam apresentar a s


doutrina da forma mais completa possvel, eles tambm precisavam torna-la compreensvel a pessoas simples para que estas pudessem se filiar as igrejas e entender o que estas ensinavam. Este movimento entendia a reponsabilidade individual de cada ser humano perante Deus, por isso houve este esforo para que todos conhecesse as doutrinas Bblicas.

4. Idade moderna at os dias atuais


Compreendendo o pensamento moderno
De acordo com Hermisten: Os sculos 16 e 17 foram decisivos para o pensamento contemporneo, sendo um perodo(...) crucial no desenvolvimento moderno33 por isso vamos observar mais de perto esse perodo que antecede ao perodo moderno, pois no perodo moderno j entramos diretamente no estudo da teologia contempornea. Teologia moderna no foi fruto de um evento isolado na historia da humanidade, no surgiu a partir de simplesmente um novo conceito, ou por determinada forma de pensar e avaliar a realidade. De acordo com Hermisten34 a teologia moderna fruto da evoluo histrica permeada por transformaes econmicas, filosficas, religiosas, educacionais e polticas, entre outras35, e como todas essas esto entrelaadas, fica difcil determinar especificamente a principal causa do modernismo, porm podemos entender que todas essas mudanas em conjunto deram origem ao modernismo.

A Modernidade
33 34

Idem 3 (p. 210) Idem ao anterior 35 O documentrio da BBC History of the world por Andrew Marrs (episdio 7: Age of Industry) expe a situao histrica dessa poca, a revoluo industrial e diversas mudanas em diversas reas que transformaram o mundo neste perodo, embora seja um documentrio da poca ele ajuda a compreender o cenrio cultural no surgimento do pensamento moderno.

A modernidade ou o modernismo pode ser definida em termos simples como a crena de que a verdade existe e o mtodo cientfico a nica maneira confivel de determinar essa verdade.36 A teologia contempornea comea no fim do perodo da modernidade, mas antes de entrarmos na teologia contempornea ainda veremos algumas ideologias que a precederam.

O Iluminismo
A teologia do sculo XX comeou em 1914, mas sua histria remete a tempos mais antigos, poca que a precedeu e qual a mentalidade emergente dessa era respondeu. Portanto, para uma melhor compreenso da teologia do sculo XX necessrio um contraste com a teologia do sculo XIX. Como esta ltima tem seu contexto no Iluminismo, sua anlise deve ser feita a partir da Idade da Razo. Luiz Felipe

No Iluminismo, a razo humana substitui a revelao imposta externamente na posio de rbitro da verdade, pois a razo passou a determinar o que vinha a ser a revelao. A mxima de Anselmo foi invertida: Creio naquilo que posso compreender. No Iluminismo, a razo humana substitui a revelao imposta externamente na posio de rbitro da verdade, pois a razo passou a determinar o que vinha a ser a revelao. A mxima de Anselmo foi invertida: Creio naquilo que posso compreender. Luiz Felipe

Uma outra marca caracterstica do otimismo iluminista diz respeito viso das capacidades morais humanas. O Iluminismo colocou grande nfase sobre a moralidade, no sobre o dogma. Ele tambm declarou que os poderes do raciocnio humano podiam tanto descobrir a lei moral natural escrita dentro de cada pessoa quanto levar obedincia a essa lei. Sem dvida alguma, esta antropologia otimista se difere muito da antropologia dos reformadores (p.ex.: Depravao total).

A busca pela verdade neste perodo:


36

MacArthur, John- A Guerra pela VerdadeSo Paulo, Ed. Fiel, 2008 (p. 37)

Parte 3: Conhecendo os telogos e as teologias contemporneas


Neo-ortodoxia
A neo-ortodoxia se caracterizou pela tentativa dos telogos de redescobrir o significado para o mundo moderno de certas doutrinas que haviam sido centrais para a antiga ortodoxia crist, foi uma tentativa de reformar a ortodoxia. Por um lado, os telogos neo-ortodoxos seguiram o liberalismo mais antigo, vendo o Iluminismo com naturalidade e, assim como seus antecessores, aceitando o criticismo bblico. Por outro lado, os pensadores mais jovens rejeitavam aquilo que consideravam ser a cultura crist do liberalismo, que surgiu da nfase na teologia natural37. Eles estavam preocupados com o fato de o liberalismo protestante ter se esforado tanto para tornar a f crist aceitvel mentalidade moderna a ponto de perder o evangelho. A Palavra de Deus a voz do Ser Transcendente no proclamava mais as boas-novas de reconciliao com a humanidade perdida em pecado.

Existem dois extremos na neo-ortodoxia: a. Viso demitizanteDefendida por Rudolf Bultmann e Shubert Ogden, eles criam que a bblia um livro cheio de mitos a lendas e que para uma pessoa encontrar a palavra de Deus precisa demitizar, tirar os mitos da Bblia. Para essa viso Bblia em si mesma no revelao alguma; apenas uma expresso primitiva, mitolgica, mediante a qual Deus se revela pessoalmente, desde que demitizado da maneira correta. b. Encontro pessoalDefendida por Karl Barth e Emil Brunner, nutre uma viso mais ortodoxa das Escrituras. Barth embora defenda que existam imperfeies no registro Bblico, afirma que a Bblia a fonte da revelao de Deus. Afirma ele que Deus nos fala mediante a Bblia-que ela o veculo de sua revelao. Brunner afirma que que a revelao de Deus no proposicional(i.e., feita por meio de palavras). Assim, a Bblia, como se nos apresenta deixa de ser uma revelao de Deus, passando a ser mero registro da revelao pessoal de Deus aos homens de Deus em eras
37

Essa teologia uma tentativa de provar a existncia de Deus por meios naturais, ou seja, a razo e a experincia.

passadas. Todavia, sempre que o homem moderno se encontra com Deus, mediante as Escrituras Sagradas, a Bblia torna-se a Palavra de Deus para ns. Em contraposio viso ortodoxa, para os telogos neo-ortodoxos a Bblia no seria um registro inspirado. Antes, um registro imperfeito, que apesar dessa mesma imperfeio, constitui o testemunho singular da revelao de Deus. Quando Deus surge no registro escrito, de maneira pessoal, a fim de falar ao leitor, a Bblia nesse momento torna-se a Palavra de Deus para esse leitor.38 Sendo assim para a neo-ordotoxia a Bblia s a Palavra de Deus quando ela pode ser experimentada de alguma forma, ele no a palavra de Deus em s, ela se torna a palavra de Deus quando ele fala conosco atravs dela. (para mais detalhes veja o apndice 2).

O que cremos sobre a inspirao????


Escritura inspirada (soprada) por Deus (2 Tm 3.16-17), de forma plena e verbal, ou seja, ela completamente inspirada em todas as suas partes e em todas as suas palavras com est escrito Toda a escritura inspirada por Deus, em I Corntios 2:10-13 Paulo afirma que o que ele falava no provinha de sabedoria humana, mas sim de palavras ensinada pelo prprio Esprito, que por sua vez perscruta todas as coisas por ser Deus, e este o Esprito que direcionou os escritores ao registrarem a vontade de Deus em sua Palavra. Que os escritores foram homens Santos que falaram da parte de Deus movidos pelo Esprito Santo (2 Pe 1.21), ou seja, Esprito Santo os direcionou enquanto escreviam, para que suas palavras fossem exatamente o que Deus quisesse registrar, pois a Bblia a palavra de Deus.

38

Geisler p.20

O ps-modernismo
Para estudarmos teologia contempornea precisamos entender a viso na era em que vivemos, a saber, o ps-modernismo. At agora observamos de eras passadas j entramos em teologia contempornea, pois ela comea no modernismo, mas o modernismo tambm j passou, a era em que vivemos conhecida como o psmodernismo. De modo geral o ps-modernismo marcado por uma tendncia de repudiar qualquer conhecimento seguro e slido da verdade. O ps-modernismo sugere que, se a verdade objetiva existe, ela no poder ser conhecida de modo objetivo ou com algum grau de certeza; porque (segundo os ps-modernistas) a subjetividade da mente humana torna impossvel o conhecimento da verdade objetiva. 39 A tolerncia a qualquer ideologia se tornou o marco do ps-modernismo que se contrape a ideia do modernismo de que a verdade pode ser alcanada pelo ser humano por meio do intelecto. O maior dogma da ps-modernidade a crena de que ningum pode saber algo com plena certeza. A incerteza a nova verdade!

Rejeio a proposio Os ps modernistas rejeitam a verdade proposicional, bem como a neoortodoxia,

39

Idem 26 (p. 39)

O Tesmo Aberto
As ondas gigantes que provocaram a tremenda catstrofe na sia no final de dezembro de 2004 afetaram tambm os arraiais evanglicos, levantando perguntas acerca de Deus, seu carter, seu poder, seu conhecimento, seus sentimentos e seu relacionamento com o mundo e as pessoas diante de tragdias como aquela. Dentre as diferentes respostas a essas perguntas, uma chama a ateno pela ousadia de suas afirmaes: Deus sofreu muito com a tragdia e certamente no a havia determinado ou previsto; ele simplesmente no pde evit-la, pois Deus no conhece o futuro, no controla ou guia a histria, e no tem poder para fazer aquilo que gostaria. Esta a concepo de Deus defendida por um movimento teolgico conhecido como teologia relacional, ou ainda, tesmo aberto ou teologia da abertura de Deus.40

Essa teologia leva esse nome porque ela um movimento contra o tesmo fechado, que cr na imutabilidade, oniscincia, a justia e onipotncia de Deus. O nome Tesmo Aberto deriva da afirmao de que o prprio Deus est aberto para novas experincias, incluindo a experincia de aprender sobre os eventos progressivos da histria do mundo, medida que se manifestam.41 Sendo assim tesmo aberto uma tentativa de colocar Deus em p de igualdade com o homem. Deus no sabe o futuro, ele o est construindo com o homem, ele no onisciente, ele est descobrindo as coisas com o homens, os eventos tudo o que acontece construdo pelo homem e Deus que nada mais que um simples amigo do homem, o tesmo aberto coloca o home na mesma posio hierrquica que Deus. No Brasil um dos principais defensores do tesmo aberto Ricardo Gondin, usando o termo teologia relacional, afirmando que diferente do teismo aberto, mas que no fundo a mesma teologia.42 Augutus Nicodemus nos apresenta um resumo dos principais pontos da teologia do tesmo aberto43:
40

Campos, Heber C. O TE S M O AB E RTO: UM EN S A I O IN T R O D U T R I O. http://www.monergismo.com/textos/presciencia/teismo-aberto_heber.pdf 41 http://www.monergismo.com/textos/presciencia/teismo-aberto_heber.pdf 42 Veja: http://tempora-mores.blogspot.com.br/2007/04/meu-caro-ricardo-gondim.html

1. O atributo mais importante de Deus o amor. Todos os demais esto subordinados a este. Isto significa que Deus sensvel e se comove com os dramas de suas criaturas. 2. Deus no soberano. S pode haver real relacionamento entre Deus e suas criaturas se estas tiverem, de fato, capacidade e liberdade para cooperarem ou contrariarem os desgnios ltimos de Deus. Deus abriu mo de sua soberania para que isto ocorresse. Portanto, ele incapaz de realizar tudo o que deseja, como impedir tragdias e erradicar o mal. Contudo, ele acaba se adequando s decises humanas e, ao final, vai obter seus objetivos eternos, pois redesenha a histria de acordo com estas decises. 3. Deus ignora o futuro, pois ele vive no tempo, e no fora dele. Ele aprende com o passar do tempo. O futuro determinado pela combinao do que Deus e suas criaturas decidem fazer. Neste sentido, o futuro inexiste, pois os seres humanos so absolutamente livres para decidir o que quiserem e Deus no sabe antecipadamente que deciso uma determinada pessoa haver de tomar num determinado momento. 4. Deus se arrisca. Ao criar seres racionais livres, Deus estava se arriscando, pois no sabia qual seria a deciso dos anjos e de Ado e Eva. E continua a se arriscar diariamente. Deus corre riscos porque ama suas criaturas, respeita a liberdade delas e deseja relacionar-se com elas de forma significativa. 5. Deus vulnervel. Ele passvel de sofrimento e de erros em seus conselhos e orientaes. Em seu relacionamento com o homem, seus planos podem ser frustrados. Ele se frustra e expressa esta frustrao quando os seres humanos no fazem o que ele gostaria. 6. Deus muda. Ele imutvel apenas em sua essncia, mas muda de planos e at mesmo se arrepende de decises tomadas. Ele muda de acordo com as decises de suas criaturas, ao reagir a elas. Os textos bblicos que falam do arrependimento de Deus no devem ser interpretados de forma figurada. Eles expressam o que realmente acontece com Deus.

43

http://www.monergismo.com/textos/presciencia/augustus_teologia_relacional.htm

Misso integral e teologia da libertao a. Teologia da libertao


A Teologia da Libertao uma reflexo teolgica que tem como proposta o comprometimento poltico da f com a realidade histrica sob a perspectiva da luta por libertao das classes subalternas. Desenvolveu-se em um momento histrico-poltico da realidade latino-americana no qual o tema da revoluo era o elemento mobilizador da cultura poltica da esquerda. Nesta pesquisa, investigou-se a Teologia da Libertao com base na reflexo do telogo brasileiro Leonardo Boff. Utilizou-se como principais referncias de anlise trs livros seus, escritos entre a segunda metade da dcada de 1970 e incio dos anos 80: Teologia do cativeiro e da libertao de 1976, O caminhar da igreja com os oprimidos de 1980 e Igreja, carisma e poder de 1981. Outros livros de L .Boff, bem como de Clodovis Boff e do telogo peruano Gustavo Gutirrez foram utilizados como material de apoio. A Teologia da Libertao foi analisada como elemento integrante de uma cultura de contraposio sociedade capitalista. Ao tentar unir a problemtica terrena da transio da sociedade capitalista para uma nova sociedade com a temtica teolgica da libertao, a contraposio de Boff ganhou um carter progressista, mas na contramo da modernidade. Apoiou-se em teorias sociais: o marxismo e a teoria da dependncia, em sua reformulao teolgica, visando a conferir eficcia poltica a f. No entanto, a sua contraposio ao capitalismo mediada pelos princpios do cristianismo primitivo e se baseia em uma aliana histrica entre o povo brasileiro e o catolicismo. Esses aspectos conferem a sua reflexo uma dimenso romntica, pois ao racional contrape o irracional, ao desencantamento do mundo a religiosidade popular e sociedade a comunidade.44

Sob a palavra libertao, no est subentendida a obra de Cristo por ns, e sim os ideais do marxismo45.A palavra, dentro desse movimento teolgico significa: 1) Libertao poltica das pessoas e setores socialmente oprimidas.

Claudete Gomes Soare, Teologia da libertao no Brasil : aspectos de uma critica politicoteologica a sociedade capitalista, Data de Defesa: 31-08-2000 45 O marxismo a doutrina derivada das teorias desenvolvidas pelos filsofos alemes Karl Marx e Friedrich Engels. Estes dois intelectuais reinterpretaram o idealismo dialctico de Georg Wilhelm Friedrich Hegel como o materialismo dialctico e propuseram a criao de uma sociedade sem classes. Aos movimentos polticos fundados na interpretao desta doutrina d-se-lhes o nome de marxistas. fonte: Conceito de marxismo-O que , Definio e Significado:http://conceito.de/marxismo#ixzz2UattD4d5
44

2) Libertao social para melhores condies de vida, uma mudana radical nas estrutura, resultante da criao contnua de uma nova maneira de ser e de uma revoluo permanente. 3) Libertao pedaggica para uma conscincia crtica atravs do que o pedagogo brasileiro Paulo Freire chamou de conscientizao, sendo o cerne dessa conscientizao o despertar da conscincia das massas miserveis que vivem a cultura do silncio, para se interarem da dominao social, poltica e econmica que lhes imposta. Para os telogos que defendem a teologia da libertao eles ensinam que a igreja tem como propsito a pregao da libertao social dos oprimidos. Da mesma forma que a salvao consiste na libertao da opresso e da injustia, o pecado se resume apenas em termos de desumanidade humana.
A teologia da libertao e a soteriologia A salvao, dentro da cosmoviso libertria, se resume em um processo que abarca o homem e a histria, e o evangelho, em nossa poca, deve ter uma transcrio e aplicao poltica. O encontro com Deus descrito como o compromisso com o processo histrico da humanidade. Essa concepo de salvao talvez corresponda ideia judaica de messianismo na poca de Cristo, mas pouco tem a ver com o conceito tal como utilizado por Jesus e por Paulo. A responsabilidade social um dever do cristo, mas a salvao no se restringe a essa responsabilidade: salvao significa perdo e cancelamento dos pecados cometidos contra Deus (Hebreus 9.28, 1Joo 3.5). Nesse processo de teologia libertria, a misso da igreja acaba por confundir-se com confrontamento poltico e adeso e exposio de ideias sociais, mas a misso do cristo, segundo a Bblia, proclamar que o filho de Deus ressuscitou e tem poder de perdoar pecados. 46

Sua hermenutica rejeita que a Bblia revelao divina e parte do princpio de que as questes sociais predominam sobre as espirituais, para eles Deus pode ser conhecido por meio da histria humana e no por meio da linguagem objetiva ou por um sistema doutrinrio.
46

Leonardo Gonalves, Teologia da Libertao: Uma resposta teolgica crise econmica e social Latino-Americana 7 DE OUTUBRO DE 2009, fonte: teologiacontemporanea.wordpress.com

A teologia da libertao est fundamentada em uma postura na qual a presente prxis histrica se transforma em norma cannica para descobrir a vontade de Deus. Ao refletir algo parecido com a tica situacional, a teologia da libertao no pode escapar das mesmas acusaes levantadas contra ela: moralidade relativista e pragmtica. Ela foge totalmente a ortodoxia reformada, e no h nenhuma possibilidade de um crente evanglico sustent-la sem cair em contradio, isso porque a Sola Scriptura no admite nenhum somado a, ou junto com.47 Se voc observar essa teologia voc ver que embora tendo surgindo um pouco antes do ps-modernismo (dcadas de 60-70) ela reflete em muitos aspectos a ideologia ps-modernista, como por exemplo, seu relativismo. Essa teologia mais um sistema poltico do que de fato uma teologia. Agora vamos partir para uma descendente dessa teologia.

b. Misso integral
A Teologia da Misso Integral uma variante protestante da Teologia da Libertao. Ariovaldo Ramos

Uma Sntese Teolgica da Misso Integral A sntese a seguir foi feita por Luiz Felipe Havier e foi retirada do livro Misso Integral. Esse livro a coleo das palestras dos principais preletores do Congresso Brasileiro de Evangelizao II (CBE II), realizado em Belo Horizonte, no fim de 2003. Especialmente, ser focada a palestra de Ed Ren Kivitz. Aqui vamos conhecer um pouco mais sobre o que os telogos da misso integral ensinam.

A teologia da misso integral oferece uma lente atravs da qual se l as Escrituras em busca de referenciais para a presena do cristo e da comunidade crist no mundo: Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio (Jo. 20:21). 1) A soteriologia da misso integral o domnio de Deus, de direito e de fato, sobre todo o universo criado, por meio daqueles que foram restaurados imagem de

47

Gonalves (web)

Jesus Cristo, o primognito dentre muitos irmos. A salvao o reino de Deus em plenitude, onde a vontade de Deus realizada, concretizada em perfeio. A redeno pessoal apenas uma parcela do que o Novo Testamento chama de salvao: o novo cu e a nova terra. 2) A eclesiologia da misso integral o novo homem coletivo. Deus no est salvando pessoas; est restaurando a raa humana. Estar em Cristo no apenas ser nova criatura, mas tambm, e principalmente, ser nova humanidade. No mais ser descendente de Ado, mas de Cristo, o novo homem homem novo. O caos do universo fruto da rebeldia da raa humana em relao ao Deus Criador. A redeno do universo fazer convergir todas as coisas em Cristo resultado da reconciliao da raa humana com Deus, pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo a humanidade. No cristianismo, a salvao pessoal, a peregrinao espiritual comunitria, e nada, absolutamente nada, individual. A igreja a unidade dos redimidos que so transformados de glria em glria, pelo Esprito Santo, at que todos cheguem juntos estatura de varo perfeito. 3) A missiologia da misso integral a sinalizao histrica do reino de Deus, que ser consumado na eternidade. A igreja, corpo de Cristo, o instrumento prioritrio pelo qual Cristo, o cabea, exerce seu domnio sobre todas as coisas no cu, na terra e debaixo da terra, no apenas neste sculo, mas tambm no vindouro. A misso da igreja manifestar aqui e agora, na maior densidade possvel, o reino de Deus que ser consumado ali e alm. O convite ao relacionamento pessoal com Deus apenas uma parcela da misso. A misso integral implica a ao para que Cristo seja Senhor sobre tudo, todos, em todas as dimenses da existncia humana. 4) A antropologia da misso integral a unidade indivisvel entre o p da terra e o flego de vida as dimenses fsica e espiritual do ser humano (Gn. 2:7). Corpo sem alma defunto; alma sem corpo fantasma; Cristo no veio s a alma do mal salvar, tambm o corpo ressuscitar. A ao missiolgica e pastoral da igreja afeta a pessoa humana em todas as suas dimenses: bio-psico-scioespiritual a pessoa inteira em seu contexto; o homem em suas circunstncias. 5) O kerigma, a evangelizao na misso integral a proclamao de que Jesus Cristo o Senhor, seguida da convocao ao arrependimento e f, para acesso ao reino de Deus. A oferta de perdo para os pecados pessoais o incio da peregrinao espiritual, porta de entrada para o relacionamento de submisso radical a Jesus Cristo. A

partir disso, a pessoa humana e tudo quanto ela produz passam a servir aos interesses do reino de Deus, existindo e funcionando em alinhamento ao carter perfeito de Deus. 6) A proposta da misso integral como agenda ministerial para a igreja mais do que o mix evangelismo pessoal + assistncia social esta geralmente funcionando como isca ou argumento evangelstico. O referencial da misso integral para a presena do cristo e da comunidade crist no mundo mais do que a construo e multiplicao de igrejas locais, para onde os cristos se retiram do mundo e passam a exercer funes que viabilizam a igreja, a instituio religiosa, como um fim em si mesmo. A convocao da misso integral para a rendio ao senhorio de Jesus Cristo, para o perdo dos pecados e para o recebimento do dom do Esprito Santo. A partir disso, passa-se a integrar um corpo, o corpo de Cristo ambiente para a experimentao coletiva dos benefcios da cruz, responsvel por transbordar tais benefcios ao mundo, como anncio proftico do novo cu e da nova terra. O caminho missiolgico e pastoral da misso integral afetivo, relacional, em detrimento de ser metodolgico, operacional; comunitrio, em detrimento de ser institucional; devocional, em detrimento de ser gerencial. 7) A igreja a comunidade da graa, comunidade teraputica, agncia de transformao social, sinal histrico do reino de Deus, instrumentada pelo Esprito Santo, enquanto serve incondicionalmente a Jesus Cristo, Rei dos reis, Senhor dos senhores.

Entendendo melhor Aps ler a sntese acima, vamos tentar entender um pouco melhor essa teologia. Por que o nome misso integral? De acordo com Ren Padilla misso integral uma misso que inclui tanto a evangelizao com o servio e a ao social.48 Se voc j conversou com um telogo que defende essa teologia bem provvel que voc j ouviu a expresso: Desenvolver o ser humano como um todo. Isso porque essa sentena a suma da teologia da misso integral. A ideia desenvolver o ser humano em todos os aspectos. Vamos agora avaliar mais alguns aspectos dessa teologia, a partir de citaes de um de seus principais defensores, Padilla: 1) Cada igreja, onde quer que esteja chamada a participar da misso de Deus Misso que tem um alcance local, um alcance regional e tambm um alcance

48

C.Ren Padilla, O que misso integral. Viosa, MG, Ultimato, 2009. (p. 100)

mundial.49 Para ele a igreja que no est envolvida em misses nestes trs aspecto nada mais que um clube social. E tambm ele prega que toda igreja deve estar envolvida em misses, pois todos tm um sacerdcio, logo todos so missionrios. 2) Todas as igrejas enviam e todas as igrejas recebem50 com isso ele est afirmando que todas as igrejas tm algo a ensinar e algo a aprender umas com as outras, com isso essa teologia cai na defesa do ecumenismo, para ele ser Cristo ser cristo ecumnico comprometer-se com a construo de um mundo de justia, paz e integridade da criao.51 S ser possvel algum realizar misso integral se estiver disposto a abraara causa de transformar o mundo por meio do ecumenismo, ele ainda ensina que o ecumenismo sem o cristo um tipo de secularismo, porm o cristo sem o ecumenismo algum que ensina uma falsa soteriologia. 3) O mundo um campo missionrio e cada necessidade humana uma oportunidade de ao missionria.52 Com isso essa teologia defende que cada cristo e um missionrio e a oportunidade de ao missionria est relacionada a ao social, pois para essa teologia a ao social ou a diaconia como definida por muitos, a forma de se pregar a palavra, sendo assim essa teologia peca em considerar que a ao social substitui a pregao do evangelho. Entendemos a importncia da ao social, pois a f sem obras morta, porm esta no substitui a pregao do evangelho e sim a acompanha, o problema com a misso integral que muitas vezes acham que a ao social falar por si.

Em concluso vimos que a misso integral tem esse nome por que visa desenvolver o ser humano como um todo, logo o ser humano deve estar integralmente envolvido com a obra missionria, com a ao social e com outros seres humanos sendo este ltimo impossvel sem um ecumenismo. Embora a prtica da f seja importante, ou melhor indispensvel para a vida crist, a mesma no supera a pregao da palavra, assim como a f sem obras morta, as obras sem a pregao do evangelho so aes em vo.

49 50

Idem (p. 18) Idem (p.20) 51 Idem (p. 131) 52 Idem (p. 20)

Teologia Feminista
Esta captulo ser um pouco diferente, vocs concluiro sua prova com um trabalho em grupo. Vocs devero ler o texto a seguir, avaliar o feminismo e fazer um trabalho em grupo. Todos os alunos devem participar, no fim vocs faro uma apresentao oral com os seguintes pontos: Breve histrico do feminismo Explicar o que essa teologia defende Buscar uma resposta Bblica ao feminismo teolgico Por que no temos pastoras em nossas igrejas? O texto texto I Timteo 2:
9-15 luz das Escrituras do Pr. Daniel Gouva ir te auxiliar nesta questo.

O texto a seguir foi extrado do site: http://www.bibliapage.com/mulher1.html ORIGENS DO FEMINISMO CRISTO No fim do sculo passado, um grupo de mulheres crists norte-americanas, lideradas por Elizabeth Cady Stanton, comearam a se reunir periodicamente para estudar todas passagens bblicas onde havia referncia mulher, a fim de rel-las e interpret-las luz da nova conscincia que a mulher tinha de si mesma. Nesses encontros nasceu a Womans Bible, editada em duas partes, respectivamente em 1895 e 1898, uma obra que abalou o mundo protestante americano. A realizao desse vasto projeto de reviso e re-interpretao da Bblia por parte de um grupo de mulheres o primeiro sinal marcante de uma nova conscincia da mulher, que amadureceu tambm no interior de comunidades crists. A idealizao da Bblia da Mulher foi considerado como um fato tanto cultural como eclesial e como ponto de partida de um longo processo, que levaria em torno dos anos sessenta contemporaneamente ao emergir das teologias da libertao elaborao do projeto de uma teologia feminista.

1.1 No campo catlico Fundou-se a Aliana Internacional Joana DArc, instituda na GrBretanha em 1911. Foi um dos primeiros movimentos no meio catlico e propunhase a assegurar a igualdade dos homens e das mulheres em todos os campos . As associadas da Aliana usavam como lema de reconhecimento a frmula: Pedi a Deus:

Ela vos ouvir! O uso polmico do feminino Ela a propsito de Deus sublinhava que Deus no nem masculino nem feminino, mas est alm das diferenciaes sexuais, relativizando assim, pelo menos no plano lingustico, o predomnio do gnero masculino.

1.2 No campo protestante

Verificou-se outro momento importante no perodo de 1956 a 1965, quando as principais correntes do protestantismo decidiram admitir as mulheres no pastorado, fato que representou uma grande novidade eclesiolgica nestas comunidades, com exceo das igrejas livres do Estados Unidos que praticavam a ordenao de mulheres desde 1853.
A Teologia da Mulher No contexto da vivaz proliferao das teologias do genitivo surgiu, nos anos Cinqenta, tambm uma teologia da mulher. No ano mariano de 1954, em que se celebrava o centenrio da definio do dogma da Imaculada Conceio (1954), um nmero especial da revista LAgneau dOr props o esboo de uma teologia da mulher, tema que foi retomado nos anos seguintes, por exemplo, na publicao d a obra Elements pour une thologie de la femme (Rondet) e em Pour une thologie de la fminit (Henry). A teologia feminista decididamente crtica com relao teologia da mulher por causa da sua unilateralidade e de seuandrocentrismo (pensamento centrado em s prpria ou preocupada consigo mesma); com efeito, ela foi elaborada por telogos (e, alm do mais, clrigos), que no elaboravam uma correspondente teologia do homem , ou teologia da masculinidade, alm disto, tambm por fora de sua prpria origem utilizavam acriticamente representaes e esquemas mentais derivados da dominante cultura patriarcal. Karl Barth, foi mais correto, sob o perfil metodolgico, quando dedicou uma seo da sua Kirchliche Dogmatik (no vol. III/4, editado em 1951) a uma antropologia dos sexos, onde enfrentava o tema antropolgico de homem e da mulher, ainda que sua exposio, do ponto de vista do contedo, no estivesse isenta de esquemas mentais derivados tambm da cultura patriarcal. A Teologia Feminista Se quisermos utilizar a categoria de teologia do genitivo para dar uma primeira definio da teologia feminista, ser preciso dizer que ela , ao contrrio da teologia da mulher, uma teologia do genitivo subjetivo, isto ,uma teologia de mulheres feita pelas

mulheres: Pela primeira vez, concretamente, as mulheres se tornaram sujeito da prpria experincia de f, da sua formulao e da relativa reflexo, e por isso, sujeito do fazer teologia, e, somente na dependncia deste novo fato cultural e eclesial, a teologia feminista tambm uma teologia do genitivo objetivo: mulheres crists refletem sobre sua experincia humana e crist, e experimentam criticamente sua experincia. Desse modo a teologia feminista introduz no crculo hermenutico o crculo que liga a experincia do passado fixada nos textos da Bblia e da tradio experincia atual da mulher a outra metade da humanidade e da Igreja, enriquecendo a experincia de f, a sua formulao e as suas expresses. A teologia feminista a teologia de mulheres crists que tem a coragem de fazer viagem rumo liberdade; ela no quer ser unilateral, mas reagir com eficcia unilateralidade da teologia dominante e prtica eclesial, e se apresenta como uma contribuio dimenso incompleta da teologia, em vista de uma autntica teologia da integralidade. O Neo-feminismo A teologia feminista se constitui e se afirma num confronto crtico com as instncias do feminismo moderno. Na histria do feminismo que nasce semanticamente no s como termo, mas tambm como movimento diversamente organizado na primeira metade do sculo XIX, na Frana, Gr-Bretanha, Estados Unidos e se difunde nos outros pases do Ocidente possvel identificar dois estgios: - o estgio dos movimentos pela emancipao da mulher (at o incio dos anos Sessenta), representavam as vrias organizaes feministas empenhadas nas lutas pela igualdade dos direitos civis; - e um estgio posterior ao primeiro (a partir dos anos Sessenta), em que o feminismo, primeiro nos Estados Unidos e depois no resto da Europa, assumiu a forma de movimentos de libertao da mulher (neo-feminismo), que impulsionaram as lutas da teologia feminista, para alm da Igualdade. A conscincia da mulher experimenta uma profunda transformao e, agora, percebe que lhe atribudo um papel e um lugar, num mundo que permanece mundo do homem; assim sendo, questiona este mundo masculino e os seus modelos antropocntricos e as suas estruturas patriarcais. O neo-feminismo vai alm da emancipao e da igualdade, que contudo continuam sendo um pressuposto necessrio de um vasto processo, que ao mesmo tempo psicolgico, socioeconmico e cultural: a) Ele comporta uma libertao fundamental e radical das mulheres, que reivindicam a autonomia como seres humanos: trata-se, pois, de um processo (scio) psicolgico; b) alm disso, ele pressupe uma lcida anlise dos fatores sociais e econmicos, que estiveram em jogo na opresso das mulheres: trata-se tambm de um processo social e econmico;

c) por fim, ele se revolta contra uma cultura unilateralmente masculina, asssumindo assim tambm a forma de contra-cultura. A teologia feminista expresso de mulheres, ao mesmo tempo feministas e crists, que compartilham com outras irms - num relacionamento ideal e militante que responde pelo nome de irmandade. A nova conscincia da mulher e a militncia para a emancipao e a libertao da mulher, est empenhada em suas comunidades a uma reflexo de f. Trata-se, ento, de uma forma de teologia contextualizada, e m que a reflexo teolgica no acontece de forma predominantemente acadmica, mas surge depois, a partir de um determinado contexto de compromisso e de militncia. Segue-se que a teologia feminista no tem a sistematicidade da teologia acadmica; uma teologia feita por fragmentos, e no uma teologia sistemtica e completa; uma teologia mais narrativa do que argumentativa, na medida em que no parte de conceitos abstratos, mas do relato participado e compartilhado na escuta, de histrias de experincias, para chegar, a partir da, formulao da experincia de Deus. Contudo, ainda que na fragmentariada, a teologia feminista alcanou tal grau de elaborao que se constituiu num relevante fenmeno teolgico. A teologia feminista assume a mesma estrutura das teologias da libertao, que se auto-compreendem como segundo ato. Uma autntica teologia crist sempre segundo ato: a inteligncia teolgica pressupe a f, uma experincia de f, uma espiritualidade como primeiro ato. Uma teologia que no se situe no contexto de uma experincia de f corre o risco de converter-se numa espcie de metafsica religiosa, numa roda que gira no ar sem mover o carro (Gustavo Gutirrez). Por isso: a experincia de f vem em primeiro ato e a teologia vem em segundo ato. O ato primeiro pressuposto de uma experincia de f contextualizada por um compromisso exigente (teologia contextualizada); da opo pelos pobres ( na teologia latinoamericana de libertao), da luta contra o racismo da sociedade branca ( na teologia negra da libertao); uma militncia nas lutas de libertao ( teologia militante); uma prxis (termo mais adequado do que prtica ou ao) transformadora de torcidas relaes de dependncia e de dominao. Tambm a teologia feminista se articula como segu ndo ato, como reflexo que pressupe como primeiro ato um compromisso e uma militncia nos movimentos de emancipao e de libertao da mulher . uma teologia que opera numa constante correlao de ao e reflexo. Letty Russel fala de teologia da libertao em perspectiva feminista; Elisabeth Schtissler Florenza apresenta a teologia feminista como teologia crtica de libertao para sublinhar, ao mesmo tempo, a funo terica de crtica frente cultura e prxis dominante na Igreja e na sociedade, mas tambm, frente prpria teologia, e conjuntamente o empenho prtico, a militncia nos movimentos de libertao da mulher. A teologia feminista no , pois, uma nova verso, revista e corrigida, da teologia da mulher, porque tem sua origem numa situao cultural e eclesial diferente e trabalha com uma metodologia baseada numa nova relao entre teoria

e prtica. Tambm no se pode falar de uma teologia feminina , expresso que alis no usada, e que, se fosse usada, serviria apenas para perpetuar esteretipos, que a teologia feminista procura pelo contrrio demolir: uma teologia feminina exigiria como contrapartida a elaborao de uma teologia masculina, ao passo que a teologia feminista se autocompreende como uma contribuio crtica para uma teologia da integralidade. Algumas telogas e telogos catlicos falam tambm de uma teologia ao feminino, entendendo com esta expresso uma reflexo teolgica elaborada por parte de mulheres e/ou a partir de mulheres, na medida em que levanta o tema da questo feminina: trata-se de uma abordagem ainda ligada abordagem da teologia da mulher, e qual falta o carter da militncia como primeiro ato, que um dos elementos bsicos da teologia da libertao em geral, e da teologia feminista em especial. O termo teologia feminista comparvel, semanticamente, quele da teologia negra: como a teologia negra uma teologia da libertao dos negros, assim a teologia feminista uma teologia da libertao das mulheres, uma reflexo elaborada e praticada por mulheres que militam no movimento de libertao da mulher, e, como tal, se inscreve no vasto e variado espao das teologias da libertao. 4. PERSPECTIVAS E CORRENTES DA TEOLOGIA FEMINISTA A teologia feminista no um bloco unitrio: nela possvel identificar uma diversidade de perspectivas e uma variedade de correntes, indicamos apenas trs: 4.1 A primeira corrente Situa-se explicitamente no interior da tradio biblico-crist e das suas instituies e busca exercitar uma funo proftica frente sociedade, mas tambm e sobretudo frente Igreja. a corrente bsica da teologia feminista, que realiza plenamente a caracterizao geral, que foi dada acima, e as caracterizaes temticas que sero dadas a seguir. Ela compreende, para citar os nomes e as obras mais importantes: nos Estados Unidos, Letty Russell, Rosemary

Radford Ruether, Phyllis Tribel, Elizabeth Schussier Florenza, Nelle Morton, Anne Carr; e na Europa, Karl Elizabeth Borresen, Catharina Helkes, Elisabeth Moltmann-Wendel e Marga Buhrig.
4.2 A segunda corrente Compreende mulheres, que no se situam mais na corrente da tradio bblico-crist, mas se movem num espao aberto, ps-cristo, em busca de novos caminhos para fazer a experincia de transcendncia. Enquanto na primeira corrente o discurso permanece um discurso cristo, na segunda corrente ainda se faz um discurso religioso, que no mais, pelo menos prevalentemente, cristo. Aqui se colocam Mary Daly, a partir

de Beyond God the Father (1973) e Peggy Ann Way, que teorizou a autoridade da possibilidade: Estou contente por no encontrar mais nenhuma segurana na Bblia, na histria, nos mitos e nas estruturas. Estou contente com o meu modo atual de compreender, que fundamenta a autoridade do meu ofcio nas possibilidades do futuro e numa f na qual eu experimento to profundamente que nenhuma criatura poder separar-me do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8:39), nem a Bblia nem a histria nem os mitos nem as estruturas ou a conscincia masculina... Uma parte da autoridade do meu ofcio est na possibilidade de libertar a Deus do abuso, que o liga a uma hermenutica masculina, histria ou estrutura gramatical. Quando a mulher decide abandonar o espao da sociedade sexista e da Igreja patriarcal, ela experimenta uma vida nova, entra num espao novo. Neste caminho as mulheres se unem numa liga, que Daly define como Irmandade, entendida geralmente como o estar junto das mulheres num caminho de libertao. A irmandade , antes de tudo, a comunidade do xodo do espao sexista, e por isso uma liga anti -mundo , enquanto comporta o xodo do velho mundo sexista; e, tambm, uma liga anti -igreja, enquanto comporta o abandono da Igreja, que a tumba das mulheres. Mas a irmandade no apenas, em sentido negativo, a comunidade de expatriadas e de exiladas espirituais; tambm, de forma positiva, rede noosfrica da libertao, comunidade da comunicao, aliana csmica, enquanto exprime a chegada das mulheres a uma nova harmonia com o ser, com o prprio Eu, com o universo e com Deus como fonte energtica do ser e da vida. A HERMENUTICA BBLICA FEMINISTA A hermenutica bblica feminista comporta um trabalho mltiplo, que exige se d ateno: a) aos textos patriarcais, onde o influxo patriarcal chega at ao contedo das afirmaes teolgicas; a prpria teologia do matrimnio em Ef 5,21-23 e expressa em termos de subordinao da mulher ao homem; b) interpretao patriarcal dos textos dada pela tradio eclesistica; c) histria da transmisso do texto e das suas tradues; sabido para dar apenas um exemplo que em Rm 16,7 Paulo sada como apstolos Andronico e Jnias; mas, a partir do sculo XIV edies e tradues grafaram Jnios em vez de Jnias, porque no viam como o Novo Testamento podia dar a uma mulher o nome de apstolos.

1. Pragmatismo
Neste tpico vamos iniciar com a definio de Champlin para pragmatismo: O termo Pragmatismo deriva-se do termo grego prgma=coisa, fato, matria... Sua forma verbal Prassein= realizar. O pragmatismo ensina que pensamentos, ideias e aes s tm valor em termos de consequncias prticas. Dentro desse sistema filosfico, no h nenhum conjunto fixo terico de valores. Antes, todos os valores so testados quanto s suas consequncias prticas. As ideias devem ter valor monetrio. Qualquer ideia considerada intil, a menos que tenha o poder de atuar sobre as coisas ou de modific-las. Aquilo que prtico. Prov o seu prprio valor; mas, se for deixado como uma teoria, ser meramente uma curiosidade. A verdade no fixa e nem imutvel. Pelo contrrio, a verdade determinada por aquilo que prtico e funcional. As consequncias prticas so o teste da veracidade de qualquer ideia. Usualmente, o pragmatismo relativista. A minha verdade no , necessariamente, a verdade de outrem; o Que funciona no meu caso, no o que menciona, necessariamente, no caso de outrem. O pragmatismo, pois, utilitarista. O pragmatismo, como um sistema filosfico, tem sido uma contribuio norte-americana para a filosofia, o que ocorreu nos fins do sculo XIX e no sculo XX. Mas, conforme disse William James, um dos principais expositores desse sistema: (O pragmatismo) um novo nome para certas maneiras antigas de pensar. Essa palavra tomou-se urna espcie de termo generalizado para referir-se a vrias teorias sobre significao, verdade, conhecimento, mtodo. intelectual e tica. Comum a todas essas teorias a nfase sobre o carter evolutivo e mutvel da. Realidade, a incerteza do conhecimento terico e a relevncia do conhecimento em situaes prticas, a necessidade de submeter a teste ideias e atos, mediante aquilo que eles produzem, a natureza instrumental das ideias. Os homens agem a fim de encontrar solues para situaes problemticas e as solues assim encontradas podem ser chamadas de verdade: mas nenhuma chamada verdade algo rgido e eterno. Os

filsofos pragmticos minimizam a distino entre o pensamento e a prtica. O prprio ato de pensar um modo de realizar, e pensar bem realizar bem".53

Se observarmos detalhadamente a histria da igreja vamos ver que as teologias que surgiam sempre refletiam de alguma forma a viso cultural de sua poca, e nos ps modernismo no diferente, a primeira teologia contempornea que vamos estudar o pragmatismo. Que nada mais a tolerncia a tudo e a todos do ps-modernismo refletida na teologia. Infelizmente os telogos ps-modernos esto dispostos a abraar tudo o que lhes apresentado em nome da tolerncia. O ps-modernismo prega tolerncia e o pragmatismo a abraa. Como exposto por Champlin o pragmatismo atual revive do empirismo, e vai mais alm sendo uma expresso liberal da teologia. A ideia central do pragmatismo que se algo funciona, deve ser trazido para a igreja, com o fim de atrair pessoas, e isso feito ignorando princpios bblicos sobre adorao, prtica e mtodos evangelsticos. ele abandonam os princpios bblicos para abraar a pratica.

53

CHAMPLIN, Russell Norman: Encicolpdia de Bblia, teologia e filosofia. Volume 5. Editora hagnos

A cabana
Um reflexo da teologia ps moderna Um livro que um best seller e que muito lido no meio evanglico e difunde essas ideias o famoso: A cabana de William P. Young54. Neste livro Jesus um homem estilo jardineiro usando um macaco, Deus uma senhora afro descendente, e o Esprito Santo uma asitica. O autor embora afirme no tratar de questes teolgicas no seu livro, ele indubitavelmente entre em questes teolgicas, como uma pessoa tenta escrever um livro sobre Deus que no seja teolgico, Teologia no o estudo de Deus? O autor tenta pintar um quadro de que Deus no aquele ser to superior como pensamos, ele to amigo que para nos relacionarmos com ele precisamos quebrar esses dogmas de reverencia e formalidade, Em um determinado momento do livro Deus pai entra na casa danando funk americano (um absurdo!). O autor falha ao criar uma imagem para cada pessoa da trindade, e mais em um dado momento Deus pai (ou melhor dizendo uma mulher) lhe mostra suas cicatrizes da cruz, isso torna tudo muito confuso e d abertura a crena de que ambas as pessoas da trindade sofreram na cruz. Ele tambm se mostra universalista, em dados momentos ele passa a ideia de que no haver sofrimento eterno e ele tenta passar a ideia de que Deus muito bom, ignorando os princpios da justia de Deus, e acaba por deixar subentendido que no fim todos sero de alguma forma salvos. Muitos crentes esto lendo este livro e o considerando uma beno, j vi vrios cristo afirmando que uma das maiores obras crists que j leram, por que ser que este livro to aceito? A resposta simples, refletindo o pensamento ps-moderno o autor est interessado em quebrar paradigmas fundamentados na Bblia e inserir uma viso deturpada de Deus, que visa alisar o ego das pessoas que leem o livro, passando a ideia de que voc pode continuar como est Deus bom e vai salvar voc mesmo assim, isso o que o ps-modernismo defende, continue do jeito que voc est, pois a verdade relativa. Infelizmente muitos crentes esto sendo enredados por essa obra que sutilmente Leitura exigida: A Cabana Abrigo para a Alma ou Barraco Teolgico? por Dr. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto

54

Esse autor tambm adepto do universalismo cristo, crena de que independente do que a pessoa faa no fim todos sero salvos.

fere os princpios Bblicos. Agora Faa a Leitura exigida: A Cabana - Abrigo para a Alma ou Barraco Teolgico? E responda as questes proposta a seguir:

Exerccio Aps ler os textos que falam sobre a cabana anote os erros doutrinrios que voc viu nesta obra:
______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Quais so os princpios Bblicos que esses erros ferem?


______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

A Igreja emergente
DEFINIO Por ser um movimento caracterstico da ps-modernidade, a igreja emergente difcil de ser definida e alguns autores at mesmo hesitam em dizer que ela pode ser caracterizada como um movimento. Os prprios envolvidos preferem se caracterizar como uma conversao emergente. H que se lembrar que o psmodernismo caracterizado pela negao da possibilidade de qualquer metanarrativa abrangente. No ambiente ps-moderno o pluralismo relativista domina o cenrio das ideias, negando a possibilidade de um nico caminho, a possibilidade de regras fixas. As caractersticas de fluidez, impreciso e falta de um padro que possa abranger todas as comunidades que se reconhecem como emergentes tornam a tarefa da definio ainda mais difcil. Por outro lado, impossvel deixar de observar que um nmero cada vez maior de comunidades com origens dentro do cristianismo chamam a si mesmas de emergentes. Seguindo a tese de Carson sempre que surge um movimento cristo que se apresenta como reformista ele no deve ser sumariamente descartado, faz-se necessrio um esforo na busca de compreender o que caracteriza de fato esses movimentos emergentes.

Teologia da properidade

Pentecostalismo
Leitura sugerida:
Leitura exigida:

Entrevista sobre Cessacionismo e Continuismo

Apndice 1
Grficos da cronolgica da histria do Cristianismo
Estes grficos foram extrados da Bblia Ilmina e inseridos nesta apostila com a funo de auxiliar os alunos a se situarem melhor historicamente, neles encontramos alguns dos telogos e acontecimentos mais importantes da histria do cristianismo, ele complementa a parte 2 de nossa apostila os: Precedentes histricos da teologia contempornea. Estes grficos so complementos para que voc possa se situar em que ponto da histria voc est ao estudar determinado telogo ou acontecimento relacionado ao cristianismo. Eles servem como complemento para traarmos uma linha cronolgica at a teologia contempornea, assim passamos pelas teologias que surgiram ao longo da histria que deram origem a mesma.

Do ano 100 ao 312

De 312 a 800

De 800 a 1517

De 1517 a 1648

De 1648 a 1789

De 1789 a 1914

De 1914 a 2003

Apndice 2
Apndice extrado a apostila de teologia contempornea do instituto metodista isabela Hendrix

Neo-ortodoxia de Barth, A Palavra de Deus e a Bblia Aqui, uma pergunta se faz necessria: Qual a fonte da teologia crist para Barth? Para Barth, a nica fonte de teologia crist a Palavra de Deus.

Entretanto, essa Palavra consiste em trs formas ou modos: 1) Jesus Cristo e toda a histria dos atos de Deus que levaram at a vida de Jesus e esto relacionados a ela, bem como a sua morte e ressurreio. Essa a prpria revelao, o evangelho em si; 2) As Escrituras, a testemunha privilegiada de toda a revelao divina; 3) A proclamao do evangelho atravs da igreja. Obs. As duas ltimas formas so Palavra de Deus apenas num sentido instrumental, pois tornam-se Palavra de Deus quando Deus as utiliza para revelar Jesus Cristo. Conseqentemente, a Bblia no a Palavra de Deus numa forma esttica. A Palavra de Deus tem sempre um carter de acontecimento; de certa maneira o prprio Deus revelando o seu agir. A Bblia torna-se Palavra de Deus em um acontecimento: A Bblia a Palavra de Deus medida que Deus faz com que ela seja sua Palavra, medida que Ele fala atravs dela (Karl Barth, Church Dogmatics I/1, 109).

Crticas e controvrsias: a) de um lado, os liberais o acusavam de elevar a Bblia a uma posio especial que quase a igualava doutrina tradicional da inspirao verbal, removendo-a, desta forma, de uma perspectiva histrico-crtica; b) Do outro, os conservadores atacavam a forma como Barth subordinava as Escrituras a uma revelao indeterminada e como negava explicitamente a sua infalibilidade, sendo que alguns chegaram a rotular sua teologia de novo modernismo.

Nenhuma destas crticas tocaram o cerne da questo. a) por um lado, Barth, de fato, negava a posio dada s Escrituras pela ortodoxia clssica. Ele fazia distino entre Bblia e Palavra de Deus, afirmando que, aquilo que temos na Bblia , de qualquer maneira, uma srie de tentativas humanas de se repitir e reproduzir essa Palavra de Deus em palavras e pensamentos humanos e em situaes humanas especficas (Karl Barth, Church Dogmatics I/1, 113). b) Por outro lado, Barth advertia seriamente contra o perigo de se concluir que a inspirao divina das Escrituras sua posio especial como testemunha privilegiada de Jesus Cristo meramente um julgamento humano. Ele afirmava que sua inspirao no uma questo de quanto valor se d a elas ou como se sente em relao a elas.

Inspirao No a f que faz da Bblia a Palavra de Deus. Mas no h melhor maneira de proteger a objetividade da verdade de que ela a Palavra de Deus do que insistindo que ela exige e ao mesmo tempo fundamenta a f. Se isso vero, pudesse compreender a inspirao da Bblia como uma deciso divina que tomada continuamente na vida da igreja e de seus membros.

Autoridade Bblica Para Barth, a Bblia a Palavra de Deus, pois sempre de novo, independente de qualquer deciso ou iniciativa humana, Deus a usa para realizar o milagre da f em Jesus. A atitude apropriada da igreja em relao s Escrituras deve ser de obedincia e submisso, pois a nica autoridade acima delas o prprio Cristo. Alm disso, a Bblia tem autoridade sobre a igreja pois um registro alis, historicamente o mais antigo registro contnuo da origem e, portanto, das bases e da natureza da Igreja (...) Assim, as Sagradas Escrituras tm sempre uma autoridade nica e singular sobre a Igreja (Karl Barth, Church Dogmatics I/2, 540). Logo, fica evidnte que Barth tinha a mais alta considerao pela Bblia, colocando-a sobre todas as autoridades humanas e, ao mesmo tempo,

subordinando-a a Jesus. Na Dogmtica da Igreja ele a tratou como se fosse verbalmente inspirada e doutrinariamente infalvel. Ele nunca apelou para outra autoridade alm das Escrituras ou superior a elas. Muito pelo contrrio, ele afirmou que, sob Cristo e em completo acordo com ele, essencial para a f crist considerar que: No fim, o que conta saber se determinado dogma encontra-se nas Escrituras (Karl Barth, Church Dogmatics I/1, 287).

Bibliografia:
Bblia Almeida. ARA, SBB. Costa, Hermisten M.P. 1956- Razes da teologia contempornea. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2004 (p.15) McGrath, Alister e.,1953- Teologia Sistemtica, Histrica e Filosfica: uma introduo a teologia cristSo Paulo: Shedd Publicaes, 2005. Boyer, Orlando 1983- Pequena Enciclopdia BblicaSo Paulo: Editora Vida 2006. Cairns, Earle E. O Cristianismo atravs dos sculos: Uma histria da igreja crist2 EdSo Paulo: Vida Nova, 1995. MacArthur, John- A Guerra pela VerdadeSo Paulo, Ed. Fiel, 2008 CHAMPLIN, Russell Norman: Encicolpdia de Bblia, teologia e filosofia. Editora hagnos (diversos volumes) Sites: http://www.pulpitocristao.com/2009/10/teologia-contemporanea-uma-analise-dopensamento-teologico-do-seculo-xx/ http://teologia-contemporanea.blogspot.com.br/ http://teologiacontemporanea.wordpress.com/ http://teologiahoje.blog.com/category/teologos-contemporaneos/ http://www.teologiacontemporanea.com.br/ teologiacontemporanea.wordpress.com http://www.monergismo.com

Videos O documentrio da BBC History of the world por Andrew Marrs

http://www.youtube.com/watch?v=L1pFCPA1Kzg&list=PL4F4A47990B14F76 0&index=5 (A reforma protestante Parte 1) http://www.youtube.com/watch?v=nTGJCeD6i_c&list=PL4F4A47990B14F760 &index=6 (A reforma protestante Parte 2) https://www.youtube.com/watch?v=SUEX48MB6nE (Devocional com o Pastor Maurcio Abreu sobre teologias conteporneas, realizada no dia 20/09/2011 no Seminrio Teolgico Batista Nacional Enas Tognini.)

Programas: Ilmina gold Bible Works 8

You might also like