You are on page 1of 2

COMUNISMO

Do socialismo romntico extinta Unio Sovitica

A foice e o martelo: smbolos do comunismo Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas - que congregava a Rssia e mais 14 pases da Europa e da sia tinham se tornado as duas maiores potncias do planeta, tanto poltica, quanto militarmente. Mesmo tendo sido aliados contra a Alemanha nazista, os dois pases ocupavam posies antagnicas no campo ideolgico. Alm disso, competiam pela hegemonia no mundo, que acabou se dividindo em dois blocos: o pr-americano e o prsovitico. Um conflito militar direto entre os EUA e a URRS nunca chegou acontecer. Em vez disso, essas superpotncias se enfrentaram em uma srie de guerras menores, em outros territrios, tendo como personagens principais outros povos e naes. A isso deu-se o nome de "guerra fria", pois os dois inimigos se enfrentavam indiretamente, disputando influncias. Essa guerra prolongou-se at o fim do bloco sovitico, entre 1989 e 1991.

O comunismo e o combate de idias


Por trs do conflito poltico entre as duas superpotncias, encontrava-se uma disputa ideolgica. Nela, os Estados Unidos representavam o pensamento poltico democrtico-liberal e o sistema econmico capitalista. A hoje extinta Unio Sovitica representava o comunismo, ou o socialismo cientfico, ou ainda o marxismo-leninismo - uma filosofia em que poltica e economia esto intimamente ligados. Trata-se de um sistema poltico-econmico-social cujas bases foram formuladas pelos filsofos alemes Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da crtica a outras propostas socialistas anteriores a eles. O sistema de Marx e Engels foi introduzido na Rssia, em 1917, sob a liderana de Vladimir Lnin, no bojo de uma revoluo anti-absolutista.

At ento, o pas era governado pela dinastia Romanov, num sistema em que o monarca tinha formalmente o poder absoluto. Desde que o homem comeou a filosofar e a refletir sobre sua organizao social, diversos filsofos formularam ideais de sociedades perfeitas, onde todas as pessoas pudessem conviver em paz e harmonicamente, tendo todas as suas necessidades existenciais supridas. Em um livro clebre do sculo 16, o ingls Thomas More imaginou uma sociedade assim, a que chamou de Utopia (literalmente, um lugar que no existe). Essa obra inspirou diversos outros pensadores, que tambm formularam idias que permitissem criar sociedades utpicas, porm reais, em lugares existentes e determinados, aqui na terra. No sculo 19, diante das difceis condies de vida do operariado na sociedade recm modelada pela Revoluo industrial, os pensadores e os polticos passaram a fazer a crtica do capitalismo, sistema econmico cujas origens remontam ao fim da Idade Mdia, em que os comerciantes dos burgos (burgueses) e depois os industriais tornaram-se as elites econmicas e, por conseguinte, ganharam poder poltico.

"A propriedade um crime" - Pierre-Joseph Proudhon


Apesar de terem existido diversas teorias socialistas e de cada uma delas apresentar seus traos especficos, todas questionam o direito propriedade privada, que chegavam a considerar um crime. Apontam tambm a necessidade de interveno do Estado a fim de garantir a justia e a igualdade social. Criticam o individualismo burgus, contrapondo-lhe a solidariedade, a cooperao e a responsabilidade social. Entretanto, grande parte desses pensadores acreditava que se podia chegar ao socialismo de maneira pacfica e gradativa, sem que ocorresse uma ruptura violenta da ordem estabelecida. Tericos como Saint-Simon, Fourier, Proudhon, Owen pensavam dessa forma. Foram severamente criticados por Marx e Engels que os consideraram utpicos, ou seja, postulantes de um socialismo que no poderia existir. A partir de sua interpretao da Histria, a qual proclamava cientfica, Marx afirmava que o socialismo s poderia se impor atravs de uma revoluo, necessariamente violenta. S a classe social explorada pelo capitalismo, o proletariado, poderia lev-la a cabo. *Antonio Carlos Olivieri escritor, jornalista e diretor .

You might also like