You are on page 1of 3

LEI N. 383/2009, 30 DE NOVEMBRO DE 2009.

Regulamenta a realizao de feiras e exposies de carter comercial eventual no Municpio de Lus Eduardo Magalhes - Bahia.

O PREFEITO DE LUS EDUARDO MAGALHES, ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuies que lhe so conferidas pela Constituio Federal, pela Lei Orgnica do Municpio, Fao saber que a Cmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 - Fica regulamentada pela presente Lei a realizao de feiras e exposies de carter de comrcio eventual que visem a comercializao de produtos e servios no Municpio de Lus Eduardo Magalhes - Bahia. 1 - Para os efeitos desta Lei consideram-se como feiras ou exposies eventuais todos e quaisquer eventos temporrios de natureza exclusivamente comercial, cuja atividade principal seja a venda diretamente ao consumidor de produtos industrializados fora do municpio e prestao de servio de empresas no localizadas no municpio. 2 - A realizao de feiras ou exposies de carter tecnolgico em geral, educacional, intelectual, produtos oriundos de pequenas propriedades locais, artesanato, comemorativo e outras novidades de interesse da populao sero regulamentadas, organizadas e apoiadas pelo Poder Executivo Municipal, respeitando os princpios da convenincia, possibilidade, razoabilidade e o interesse local. Art. 2 - Os eventos desta natureza no podero ter perodo de durao inferior a 02 (dois) dias e superior a 10 (dez) dias ininterruptos, ficando vedada a prorrogao destes prazos, bem como a incluso de novos feirantes aps o incio do evento. 1 - Fica estabelecido que a Prefeitura Municipal de Lus Eduardo Magalhes - Bahia conceder prazo no perodo de 15 a 31 de janeiro para a habilitao e o cadastro individual das empresas interessadas em participar das feiras eventuais nesse Municpio. 2 - Fica estabelecido que o Chefe do Poder Executivo Municipal conceder licena de funcionamento s feiras eventuais para a sua realizao em datas de interesse do Municpio, ouvidas as entidades locais ligadas ao setor. Art. 3 - A concesso de licena para a realizao das feiras e exposies de exclusiva competncia do Poder Executivo Municipal e ficar condicionada aos requisitos contidos na presente Lei.
Este docume nto foi assinado digitalmente por AC SERASA SRF ICP-BRASIL.

I - O pedido dever ser protocolado individualmente por cada uma das empresas participantes, contendo a razo social e o CNPJ, at 60 (sessenta) dias antes da data da realizao do evento, acompanhado de toda a documentao comprobatria do preenchimento dos requisitos desta Lei; II - O interessado dever tomar cincia pessoalmente sobre a deciso de concesso ou no da licena, no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps o protocolo, sob pena de ficar caracterizada sua renncia ao pedido. Art. 4 - A licena para a realizao das feiras de que trata o artigo antecedente, dever ser requerida juntamente com a apresentao dos seguintes documentos, tanto da empresa promotora, quanto das empresas participantes do evento: I - Regulamento do evento contendo, no mnimo, os seguintes requisitos: a) horrio de abertura e fechamento; b) nmero de expositores; c) mapa contendo a disposio dos estantes e suas respectivas metragens, sadas de emergncia, locais de fixao dos extintores de incndio. II - Certides negativas de dbitos para com o INSS, Receita Federal, Fazenda Estadual e Secretria de Finanas do Municpio de origem da empresa, bem como do Municpio de LEM; III - Atos constitutivos, contrato social ou declarao de firma individual devidamente registrada nos rgos competentes de todos os participantes, conforme o caso; IV - Cpia da cdula de identidade e CIC dos diretores de todas as empresas participantes; V - Laudo firmado por engenheiro civil atestando que o local atende as normas da ABNT; VI - Laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros da Guarnio de LEM ou quem cuide da segurana, atestando a segurana do local segundo as normas vigentes; VII - Comprovante de cincia da Receita Federal, Fazenda Estadual, INSS e Delegacia Regional do Ministrio do Trabalho quanto realizao da feira e dos dias e horrios de seu funcionamento; VIII - Comprovante de liberao pelo servio de vigilncia sanitria do municpio; IX - Comprovante de requisio de apoio da Brigada Militar;
Este docume nto foi assinado digitalmente por AC SERASA SRF ICP-BRASIL.

X - Contrato de locao do imvel em que se localizar a feira; XI - Os feirantes devero reservar espao gratuito destinado ao PROCON e INMETRO no principal acesso ao local do evento. Art. 5 - A taxa de alvar de localizao ser cobrada de acordo com a legislao tributria municipal. Art. 6 - O imvel que servir de local para a realizao das feiras dever estar em dia com os impostos e taxas municipais, bem como dever apresentar carta de habite-se e comprovao da aprovao do projeto de construo junto ao rgo municipal competente. Art. 7 - Os locais onde sero realizadas as feiras devero atender as exigncias da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) quanto s instalaes eltricas, hidrulicas e sanitrias, devendo haver, disposio dos visitantes, sanitrios masculinos e femininos, na proporo adequada de estimativa de pblico e de participantes do evento. Art. 8 - O comrcio das mercadorias em feiras eventuais fica inteiramente sujeita a legislao tributria municipal. Art. 9 - O evento dever obedecer as normas do Cdigo de Posturas do Municpio, bem como o horrio de funcionamento do comrcio local, sob pena de multa equivalente a 100 (cem) URPs por estande. Art. 10 - Para o efetivo funcionamento das feiras tanto a promotora do evento quanto as participantes devero recolher previamente as taxas exigidas pela legislao tributria municipal. Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Gabinete do Prefeito, em 30 de Novembro de 2009.

HUMBERTO SANTA CRUZ FILHO PREFEITO MUNICIPAL

Este docume nto foi assinado digitalmente por AC SERASA SRF ICP-BRASIL.

You might also like