You are on page 1of 15

Lista de Eletrosttica - Enem Puccamp Pucmg Pucpr Pucrj Pucrs Pucsp

www.aulasdefisica.com.br

1. (Pucsp 1995) Considere o campo eltrico criado por: I - Duas placas metlicas planas e paralelas, distanciadas de 1,0 cm, sujeitas a uma d.d.p de 100 V. II - Uma esfera metlica oca de raio 2,0 cm carregada com 2,5 C de carga positiva. Quais as caractersticas bsicas dos dois campos eltricos? A que distncia do centro da esfera, um eltron sofreria a ao de uma fora eltrica de mdulo igual que agiria agir sobre ele entre as placas paralelas? Dados: | carga do eltron | : | e | = 1,6 . 10-19 C constante de Coulomb para o ar e o vcuo:
2 k0 = 9 . 109 N . m C2

a) uniforme no trecho de M a R. b) retardado, no trecho de M a N. c) acelerado, no trecho de M a N. d) retardado no trecho de N a R. e) uniformemente acelerado no trecho de M a R. 4. (Puccamp 1995) Duas cargas eltricas + Q e - 9Q esto localizadas, respectivamente, nos pontos M e N indicados no esquema a sequir. Considerando os pontos 1, 2, 3 e 4 marcados no esquema, o campo mpo eltrico resultante da ao dessas cargas eltricas nulo

a) Campo entre placas: uniforme (longe das extremidades); Campo da esfera: radial (dentro e fora da esfer; Distncia ao centro da esfera: 15 m b) Campo entre placas: no h; Campo da esfera: s h campo no interior da esfera; Distncia ao centro da esfera: 150 m c) Campo entre placas: uniforme; Campo da esfera: uniforme (dentro e fora da esfera); Distncia ao centro da esfera: 1,5 m d) Campo entre placas: uniforme (longe das extremidades); Campo da esfera: - radial (fora da esfera), - nulo (dentro da esfera); Distncia ao centro da esfera: 1,5 m e) Campo entre placas: nulo; Campo da esfera: - nulo (dentro da esfera), - radial (fora da esfera); Distncia ao centro da esfera: 1,5 cm 2. (Puccamp 1995) Uma esfera condutora eletricamente neutra, suspensa sa por fio isolante, toca outras trs esferas de mesmo tamanho e eletrizadas com cargas Q, 3Q/2, e 3Q, respectivamente. Aps tocar na terceira esfera eletrizada, a carga da primeira esfera igual a a) Q/4 b) Q/2 c) 3Q/4 d) Q e) 2Q 3. (Puccamp 1995) Considere o campo eltrico gerado pelas cargas eltricas Q1 e Q2, positivas e de mesmo mdulo, posicionadas como indica o esquema adiante. Nesse campo eltrico, uma partcula P eletrizada positivamente, submetida somente s foras de repulso de Q1 e Q2, passa, em movimento retilneo, pelos pontos M, N e R. Nessas condies, o movimento da partcula P

a) somente no ponto 1 b) somente no ponto 2 c) somente nos pontos 1 e 2 d) somente nos pontos 3 e 4 e) nos pontos 1, 2, 3 e 4 5. (Pucsp 1996) Uma partcula emitida por um ncleo radioativo incide na direo do eixo central de um campo eltrico uniforme de intensidade 5 103 N/C de direo e sentido indicados na figura, gerado por duas placas uniformemente carregadas e distanciadas de 2 cm. Assinale a alternativa que apresenta uma possvel situao quanto : I - natureza da carga eltrica da partcula; II - trajetria descrita pela partcula no interior do campo eltrico e III - d.d.p. entre o ponto de incidncia sobre o campo eltrico e o ponto de coliso numa das placas.

6. (Pucsp 1997) Duas esferas A e B, metlicas e idnticas,

www.aulasdefisica.com.br

esto carregadas com cargas respectivamente iguais a 16C e 4C. Uma terceira esfera C, metlica e idntica s anteriores, est inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato desfeito e a esfera C colocada em contato com B. Supondo-se que no haja troca de cargas eltricas com o meio exterior, a carga final de C de a) 8 C b) 6 C c) 4 C d) 3 C e) nula 7. (Pucmg 1997) A figura representa duas cargas eltricas fixas, positivas, sendo q1 > q2. Os vetores campo eltrico, devido s duas cargas, no ponto mdio M da distncia entre elas, esto mais bem representados em:

a) I correta. b) II correta. c) III correta. d) I e III so corretas. e) II e III so corretas. 10. (Puccamp 1997) Nos vrtices A, B, C e D de um quadrado de lado L so colocadas quatro cargas puntiformes -Q, Q, -Q e 2Q, respectivamente.

O campo eltrico no centro do quadrado a) (K . Q ) e aponta para B b) (K . Q ) e aponta para D c) ( 2KQ ) e aponta para B d) ( 2KQ ) e aponta para D 8. (Pucpr 1997) Na figura esto representadas duas placas metlicas muito grandes e paralelas, carregadas eletricamente com densidade de carga de mdulos iguais. No centro das placas existem pequenos orifcios M e N, atravs dos quais lanado um eltron (e) em trajetria retilnea (x) com velocidade escalar (v). Dentre os grficos seguintes, o que melhor representa o mdulo de (v) em funo da distncia (d) percorrida pelo eltron, medida a partir de O, :
L2 L2 L2
L2

e) (KQ ) e aponta para B


2L2

11. (Puccamp 1997) O circuito a seguir representa uma bateria de 12V e trs capacitores de capacitncias C1=40F e C2=C3=20F.

9. (Puccamp 1997) Uma pequena esfera, leve e recoberta por papel alumnio, presa a um suporte por um fio isolante, funciona como eletroscpio. Aproxima-se da esfera um corpo carregado A, que a atrai at que haja contato com a esfera. A seguir, aproxima-se da esfera outro corpo B, que tambm provoca a atrao da esfera.

A carga eltrica armazenada no capacitor de 40F e a diferena de potencial nos terminais de um dos capacitores de 20F so, respectivamente, a) 4,8 . 10-4 C e 6,0 V b) 4,8 . 10-4 C e 3,0 V c) 2,4 . 10-4 C e 6,0 V d) 2,4 . 10-4 C e 3,0 V e) 1,2 . 10-4 C e 12 V 12. (Puccamp 1996) Trs pequenas partculas M, N e P, eletrizadas com cargas iguais, esto fixas nas posies indicadas na figura a seguir.

Considere as afirmaes a seguir I. A e B podem ter cargas de sinais opostos. II. A e B esto carregados positivamente. III. A esfera estava, inicialmente, carregada. Pode-se afirmar que APENAS

A fora de interao eltrica entre as partculas M e P tem intensidade 4,010-4N. Nessas condies, a fora eltrica resultante sobre a partcula N, em newtons, tem intensidade b) 2,7 10-3 c) 1,8 10-3 a) 3,6 10-3 -4 -4 d) 9,0 10 e) 4,0 10

www.aulasdefisica.com.br

a) f/2 13. (Puccamp 1996) Sobre o eixo x so fixadas duas cargas puntiformes Q1=-2C e Q2=8C, nos pontos de abcissas 2 e 5, respectivamente, como representado no esquema adiante.

b) f/3

c) f/4

d) f/5

e) f/10

18. (Puccamp 1999) Uma esfera metlica oca encontra-se no ar, eletrizada positivamente e isolada de outras cargas. Os grficos a seguir representam a intensidade do campo eltrico e do potencial eltrico criado por essa esfera, em funo da distncia ao seu centro.

O vetor campo eltrico, resultante da ao dessas duas cargas, tem intensidade nula no ponto de abcissa a) 8 b) 6 c) 3 d) 1 e) -1 14. (Puccamp 1998) Os relmpagos e os troves so consequncia de descargas eltricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenmenos, considere as afirmaes que seguem. I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas eltricas negativas no solo. II. O trovo uma consequncia da expanso do ar aquecido. III. Numa descarga eltrica, a corrente eltrica invisvel sendo o relmpago consequncia da ionizao do ar. Dentre as afirmaes, a) somente I correta. b) somente II correta. c) somente III correta. d) somente I e II so corretas. e) I, II e III so corretas. 15. (Puccamp 1998) As cargas eltricas puntiformes Q1 e Q2, posicionadas em pontos fixos conforme o esquema a seguir, mantm, em equilbrio, a carga eltrica puntiforme q alinhada com as duas primeiras. Dado: K = 9,0 x 109 Nm2 / C2 Com base nas informaes, correto afirmar que a) a carga eltrica do condutor 4,5 . 10 -6C. b) o potencial eltrico no interior do condutor nulo. c) o potencial eltrico do condutor vale 3,6.104V. d) o potencial eltrico de um ponto a 2,0m do centro do condutor vale 9,0 . 103V. e) a intensidade do campo eltrico em um ponto a 3,0m do centro do condutor vale 6,0.103N/C. 19. (Pucsp 1999) As esferas metlicas A e B da figura esto, inicialmente, neutras e encontram-se no vcuo.

De acordo com as indicaes do esquema, o mdulo da razo Q1/Q2 igual a a) 36 b) 9 c) 2 d) 3


2

e) 2
3

16. (Puc-rio 1999) Duas cargas iguais esto fixas em dois pontos A e B como mostra a figura. O ponto O o ponto mdio entre A e B. Uma terceira carga colocada num ponto P bem prximo do ponto O.

Posteriormente so eletrizadas, atritando-se uma na outra e, neste processo, a esfera B perde eltrons para a esfera A. Logo aps, as esferas A e B so fixadas nas posies que ocupavam inicialmente. Uma terceira esfera C, carregada positivamente, colocada no ponto mdio do segmento que une as esferas A e B. Pode-se afirmar que a esfera C a) aproxima-se da esfera A, executando movimento retilneo acelerado. b) aproxima-se da esfera B, executando movimento retilneo acelerado. c) fica em repouso. d) aproxima-se da esfera B, executando movimento retilneo uniforme. e) aproxima-se da esfera A, executando movimento retilneo uniforme. 20. (Pucmg 1999) Um capacitor A ligado a uma fonte de 12volts e, quando carregado totalmente, adquire uma carga Q. A seguir, desligado da fonte e ligado a dois outros capacitores B e C, iguais a A, de acordo com a figura a seguir:

Pode-se afirmar que esta carga: a) repelida para o ponto A, se for positiva. b) atrada para o ponto A, se for negativa. c) atrada para o ponto O, se ela for positiva. d) atrada para o ponto O, se for negativa. e) repelida para o ponto B, se for positiva. 17. (Puccamp 1999) Duas pequenas esferas idnticas esto eletrizadas com cargas q e -5q e se atraem com uma fora eltrica de intensidade F, quando esto separadas de uma distncia d. Colocando-as em contato e posicionando-as, em seguida, a uma distncia 2d uma da outra, a intensidade de nova fora de interao eltrica entre as esferas ser

Aps a ligao dos trs capacitores, as cargas que permanecem em A, B e C, respectivamente, sero: a) Q, Q, Q b) Q, Q/2, Q/2 c) Q, Q/2, Q/3 d) Q/2, Q/2, Q/2 e) Q/3, Q/3, Q/3

www.aulasdefisica.com.br

21. (Pucmg 1999) Uma esfera condutora A de raio 2R tem uma carga positiva 2Q, e est bem distante de outra esfera condutora B de raio R, que est carregada com uma carga Q.

afirmar que: a) as cargas em A, B e C tero o mesmo valor. b) A ter a maior carga e C, a menor. c) A ter a menor carga e C, a maior. d) B ter a maior carga e A, a menor. e) B ter a menor carga e C, a maior. 25. (Pucmg 1999) Trs esferas condutoras, uma de raio R com uma carga Q denominada esfera A, outra de raio 2R e carga 2Q, denominada esfera B e a terceira de raio 2R e carga -2Q denominada esfera C, esto razoavelmente afastadas. Quando elas so ligadas entre si por fios condutores longos, CORRETO prever que:

Se elas forem ligadas por um fio condutor, a distribuio final das cargas ser: a) 2 Q em cada uma delas. b) Q em cada uma delas. c) 3

Q em cada uma delas. 2


a) cada uma delas ter uma carga de Q .
3

d) 2 Q em A e Q em B. e) Q em A e 2 Q em B. 22. (Pucmg 1999) Uma placa isolante bem comprida tem uma camada superficial de cargas positivas em uma face e outra camada de cargas negativas em outra face, como indicado na figura. Assim voc conclui que sendo A e C pontos prximos placa, a intensidade do campo eltrico:

b) A ter carga Q e B e C, cargas nulas. c) cada uma ter uma carga de 5 Q .


3 Q Q e B e C tero 2 cada uma. d) A ter 5 5

e) A ter Q, B ter 2Q e C ter - 2Q. 26. (Pucmg 1999) Uma esfera condutora est colocada em um campo eltrico constante de 5,0N/C produzido por uma placa extensa, carregada com carga positiva distribuda uniformemente.

a) maior em A. b) maior em B. c) maior em C. d) igual em todos os pontos. e) nula em B. 23. (Pucmg 1999) Se a placa da figura 1 tiver um ponto da sua superfcie ligado Terra, a configurao de equilbrio ser:

Nessas condies, CORRETO afirmar que haver dentro da esfera um campo cuja intensidade : a) maior que 5,0 N/C. b) menor que 5,0 N/C mas no nula. c) igual a 5,0 N/C. d) nula, mas a carga total na esfera tambm nula. e) nula, mas a carga total na esfera no nula. 27. (Pucmg 1999) Uma esfera condutora est colocada em um campo eltrico constante de 5,0N/C produzido por uma placa extensa, carregada com carga positiva posit distribuda uniformemente. Se a esfera for ligada Terra, conforme a figura a seguir, e, depois de algum tempo, for desligada, pode pode-se dizer que a carga remanescente na esfera ser:

24. (Pucmg 1999) Um capacitor de placas planas e paralelas totalmente carregado utilizando-se se uma fonte de 12 volts em trs situaes diferentes. Na situao A, ele permanece vazio. Em B, um dieltrico preenche metade do volume entre as placas e, em C, o mesmo dieltrico preenche todo o volume entre as placas.

Assim, com relao s cargas acumuladas, CORRETO

a) positiva, no uniformemente distribuda. b) positiva, uniformemente distribuda. c) negativa, no uniformemente distribuda. d) negativa, uniformemente distribuda.

www.aulasdefisica.com.br

e) nula. 28. (Pucsp 2000) Tem-se trs esferas metlicas A, B e C, inicialmente neutras. Atrita-se A com B, mantendo C distncia. Sabe-se que nesse processo, B ganha eltrons e que logo aps, as esferas so afastadas entre si de uma grande distncia. Um basto eletrizado positivamente aproximado de cada esfera, sem toc-las. Podemos afirmar que haver atrao a) apenas entre o basto e a esfera B. b) entre o basto e a esfera B e entre o basto e a esfera C. c) apenas entre o basto e a esfera C. d) entre o basto e a esfera A e entre o basto e a esfera B. e) entre o basto e a esfera A e entre o basto e a esfera C. 29. (Puccamp 2000) Considere o esquema representando uma clula animal, onde (1) o lquido interno, (2) a membrana da clula e (3) o meio exterior clula. Considere, ainda, o eixo X de abcissa x, ao longo do qual pode ser observada a intensidade do potencial eltrico. Um valor admitido para o potencial eltrico V, ao longo do eixo X, est representado no grfico a seguir, fora de escala, porque a espessura da membrana muito menor que as demais dimenses.

vetores campo eltrico gerados por Q1 e Q2 sero iguais nos pontos do eixo X cujas abcissas, em cm, valem a) -1 e 9,0 b) 9,0 e 15 c) 15 e 30 d) 30 e 36 e) 36 e 51 32. (Pucmg 2001) Duas cargas positivas, separadas por uma certa distncia, sofrem uma fora de repulso. Se o valor de uma das cargas for dobrada e a distncia duplicada, ento, em relao ao valor antigo de repulso, a nova fora ser: a) o dobro b) o qudruplo c) a quarta parte d) a metade 33. (Pucsp 2001) Leia com ateno a tira do gato Garfield mostrada a seguir e analise as afirmativas que se seguem.

De acordo com as indicaes do grfico e admitindo 1,0.10-8m para a espessura da membrana, o mdulo do campo eltrico no interior da membrana, em N/C, igual a a) 7,0 . 10-10 b) 1,4 . 10-7 c) 7,0 . 10-6 e) 1,4 . 1011 d) 7,0 . 106 30. (Puccamp 2000) Trs cargas puntiformes +Q, -Q e +Q esto fixas nos vrtices A, B e C de um quadrado, conforme a figura.

I - Garfield, ao esfregar suas patas no carpete de l, adquire carga eltrica. Esse processo conhecido como sendo eletrizao por atrito. II - Garfield, ao esfregar suas patas no carpete de l, adquire carga eltrica. Esse processo conhecido como sendo eletrizao por induo. III - O estalo e a eventual fasca que Garfield pode provocar, ao encostar em outros corpos, so devidos movimentao da carga acumulada no corpo do gato, que flui de seu corpo para os outros corpos. Esto certas a) I, II e III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) apenas I. 34. (Puc-rio 2001) Considere duas cargas puntiformes, uma com carga Q e massa m e outra com carga 3Q e massa m/2. Considerando-se a fora eltrica entre elas, qual das afirmaes abaixo correta? a) O mdulo da acelerao da carga 3Q a metade do mdulo da acelerao da carga Q; b) O mdulo da acelerao da carga 3Q seis vezes maior do que o mdulo da acelerao da carga Q; c) O mdulo da acelerao da carga 3Q trs vezes maior do que o mdulo da acelerao da carga Q; d) O mdulo da acelerao da carga 3Q duas vezes maior do que o mdulo da acelerao da carga Q; e) As aceleraes das duas cargas so iguais. 35. (Pucpr 2001) As linhas de fora foram idealizadas pelo fsico ingls Michael Faraday com o objetivo de visualizar o campo eltrico numa regio do espao. Em cada ponto de uma linha de fora, a direo do campo eltrico tangente linha. Qual das afirmaes abaixo NO corresponde a uma propriedade das linhas de fora? a) As linhas de fora de um campo eltrico uniforme so paralelas e equidistantes entre si. b) Para uma carga puntiforme positiva, as linhas de fora apontam "para fora" da carga.

Abandonando uma quarta carga +Q no vrtice D, ela a) se desloca na direo DC, afastando-se de Q. b) se desloca na direo DA, aproximando-se de Q. c) permanece em equilbrio. d) se desloca na direo DB. afastando-se de -Q. e) se desloca na direo DB, aproximando-se de -Q. 31. (Puccamp 2000) Duas cargas puntiformes Q1=-3,0.10-6C e Q2=+7,5.10-5C esto fixas sobre um eixo X, nos pontos de abscissas 24cm e 60cm, respectivamente. Os mdulos dos

www.aulasdefisica.com.br

c) As linhas de fora "convergem" para cargas puntiformes negativas. d) Nas vizinhanas da superfcie de um condutor isolado e carregado, as linhas de fora so perpendiculares superfcie. e) As linhas de fora do campo eltrico so sempre fechadas. 36. (Puccamp 2001) Duas cargas eltricas iguais +q so fixadas nos vrtices opostos A e C de um quadrad quadrado.

b) a gravidade ainda equilibraria a fora eletrosttica, e as partculas de poeira tambm flutuariam. c) a gravidade ainda equilibraria a fora eletrosttica, mas apenas se a poeira perdesse massa. d) a gravidade seria maior que a fora eletrosttica, e a poeira cairia. e) a gravidade seria menor que a fora eletrosttica, e a poeira se perderia no espao. 39. (Pucrs 1999) A figura a seguir representa duas pequenas cargas eltricas atraindo-se.

Para que o campo eltrico seja nulo no vrtice D, colocada no vrtice B uma terceira carga que deve valer a) 2 2 q b) - 2 2 q c) 2 q d) - 2 q e)
2 q 2

Em relao a esses dados, correto afirmar que a) as duas cargas so positivas. b) a carga Q1 necessariamente negativa. c) o meio onde se encontram as s cargas no influi no valor da fora de atrao. d) em mdulo as duas cargas so necessariamente iguais. e) as duas cargas atraem-se se com foras iguais em mdulo. 40. (Pucrs 1999) A figura a seguir representa um campo eltrico no uniforme, uma carga de prova q+ e cinco pontos quaisquer no interior do campo.

37. (Pucrs 2001) Quatro pequenas cargas eltricas encontramencontram se fixas nos vrtices de um quadrado, conforme figura a seguir. Um eltron no centro desse quadrado ficaria submetido, devido s quatro cargas, a uma fora, que est corretamente representada na alternativa

O campo eltrico mais intenso no ponto a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 41. (Pucrs 1999) A figura a seguir representa um campo eltrico no uniforme, uma carga de prova q+ e cinco pontos quaisquer no interior do campo.

38. (Puc-rio 2000) Antes da primeira viagem Lua, vrios cientistas da NASA estavam preocupados com a possibilidade de a nave lunar se deparar com uma nuvem de poeira carregada sobre a superfcie da Lua. onha que a Lua tenha uma carga negativa. Ento ela Suponha exerceria uma fora repulsiva sobre as partculas de poeira carregadas tambm negativamente. Por outro lado, a fora gravitacional da Lua exerceria uma fora atrativa sobre estas partculas de poeira.

Um agente externo ao campo realiza trabalho para levar a carga de prova, sem acelerao, desde onde ela se encontra at um dos cinco pontos assinalados. O trabalho maior corresponde ao ponto a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 42. (Pucpr 1999) O eletroscpio de folhas representado na figura est carregado positivamente; se uma pessoa tocar na esfera A ele se descarrega porque:

Suponha que a 2km da superfcie da Lua, a atrao gravitacional equilibre exatamente a repulso eltrica, de tal forma que as partculas de poeira flutuem. Se a mesma nuvem de poeira estivesse a 5km da superfcie da Lua: a) a gravidade ainda equilibraria a fora eletrosttica, mas apenas se a poeira perdesse carga.

a) os eltrons da pessoa passam para o eletroscpio. b) os prtons da pessoa passam para o eletroscpio. c) os eltrons do eletroscpio passam para a pessoa. d) os nutrons da pessoa passam para o eletroscpio.

www.aulasdefisica.com.br

e) os prtons do eletroscpio passam para a pessoa. 43. (Pucpr 1999) Um tcnico em eletrnica dispe de um capacitor de placas paralelas tendo apenas ar entre as placas. Ele precisa aumentar o valor da capacitncia deste capacitor. Assinale a alternativa, que NO CORRESPONDE a uma possvel maneira de faz-lo: a) Diminuir a distncia entre as placas. b) Aumentar a rea das placas. c) Inserir uma folha de papel entre as placas. d) Preencher o espao entre as placas com leo mineral. e) Aumentar a carga armazenada nas placas. 44. (Pucrs 2002) Uma esfera condutora, oca, encontra-se eletricamente carregada e isolada. Para um ponto de sua superfcie, os mdulos do campo eltrico e do potencial eltrico so 900N/C e 90V. Portanto, considerando um ponto no interior da esfera, na parte oca, correto afirmar que os mdulos para o campo eltrico e para o potencial eltrico so, respectivamente, a) zero N/C e 90V. b) zero N/C e zero V. c) 900N/C e 90V. d) 900N/C e 9,0V. e) 900N/C e zero V. 45. (Pucrs 2002) A Fsica emprega Princpios de Conservao para descrever fenmenos, tanto numa escala microscpica como macroscpica. Dois desses princpios empregam as grandezas denominadas a) carga eltrica e energia eltrica. b) carga eltrica e quantidade de movimento. c) carga eltrica e massa. d) massa e quantidade de movimento. e) massa e energia gravitacional. 46. (Pucmg 2003) As linhas de fora de um campo eltrico so um modo conveniente de visualizar o campo eltrico e indicam a direo do campo em qualquer ponto. Leia as opes abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA. a) O nmero de linhas que saem ou que entram numa carga puntiforme proporcional ao valor da carga eltrica. b) As linhas de fora saem da carga negativa e entram na carga positiva. c) As linhas de fora saem da carga positiva e entram na carga negativa. d) O nmero de linhas por unidade de rea perpendicular s linhas proporcional intensidade do campo. 47. (Puc-rio 2004) Uma carga positiva encontra-se numa regio do espao onde h um campo eltrico dirigido verticalmente para cima. Podemos afirmar que a fora eltrica sobre ela : a) para cima. b) para baixo. c) horizontal para a direita. d) horizontal para a esquerda. e) nula. 48. (Pucsp 2004) A figura esquematiza o experimento de

Robert Millikan para a obteno do valor da carga do eltron. O vaporizador borrifa gotas de leo extremamente pequenas que, no seu processo de formao, so eletrizadas e, ao passar por um pequeno orifcio, ficam sujeitas a um campo eltrico uniforme, estabelecido entre as duas placas A e B, mostradas na figura.

Variando adequadamente a tenso entre as placas, Millikan conseguiu estabelecer uma situao na qual a gotcula mantinha-se em equilbrio. Conseguiu medir cargas de milhares de gotculas e concluiu que os valores eram sempre mltiplos inteiros de 1,6 . 10-19 C (a carga do eltron). Em uma aproximao da investigao descrita, pode-se considerar que uma gotcula de massa 1,2 . 10-12 kg atingiu o equilbrio entre placas separadas de 1,6 cm, estando sujeita apenas s aes dos campos eltrico e gravitacional. Supondo que entre as placas estabelea-se uma tenso de 6,0. 102 V, o nmero de eltrons, em excesso na gotcula, ser a) 2,0 . 103 b) 4,0 . 103 c) 6,0 . 103 3 4 e) 1,0 . 10 d) 8,0 . 10 49. (Pucmg 2004) Assinale a afirmativa CORRETA sobre o conceito de carga eltrica. a) a quantidade de eltrons em um corpo. b) uma propriedade da matria. c) o que transportado pela corrente eltrica. d) o que se converte em energia eltrica em um circuito. 50. (Pucmg 2004) Em uma experincia de laboratrio, constatou-se que um corpo de prova estava eletricamente carregado com uma carga cujo mdulo era de 7,2x10-19C. Considerando-se que a carga do eltron 1,6 x 10-19C, podese afirmar que: a) o corpo est carregado positivamente. b) a medida est indicando a carga de vrios prtons. c) a medida est errada e no merece confiana. d) o corpo est carregado negativamente. 51. (Pucmg 2004) Um campo eltrico dito uniforme, quando uma carga de prova, nele colocada, fica submetida a uma fora, cuja intensidade : a) nula. b) constante, no nula. c) inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre a carga de prova e as cargas que criam o campo. d) diretamente proporcional ao valor das cargas de prova e das que criam o campo. 52. (Pucpr 2005) Um corpo possui 5.1019 prtons e 4.1019 eltrons. Considerando a carga elementar igual a 1,6.10-19 C, este corpo est: a) carregado negativamente com uma carga igual a 1.10-19 C. b) neutro.

www.aulasdefisica.com.br

c) carregado positivamente com uma carga igual a 1,6 C. d) carregado negativamente com uma carga igual a 1,6 C. e) carregado positivamente com uma carga igual a 1.10-19 C. 53. (Pucrs 2005) Considere a figura a seguir, que representa duas cargas eltricas de mesma intensidade e sinais opostos colocadas nos vrtices inferiores do tringulo equiltero.

57. (Puc-rio 2006) Inicialmente, a fora eltrica atuando entre dois corpos A e B, separados por uma distncia d, repulsiva e vale F. Se retirarmos metade da carga do corpo A, qual deve ser a nova separao entre os corpos para que a fora entre eles permanea igual a F? a) d. b) d/2. c) d/ 2 e) d/3. d) d/ 3 58. (Pucrs 2006) Um dispositivo muito usado em circuitos eltricos denominado capacitor, cujo smbolo

O vetor que representa o campo eletrico resultante no vertice superior do triangulo e d) E 4 e) E 5 a) E 1 b) E 2 c) E 3 54. (Pucsp 2005) Duas cargas pontuais Q1 e Q2, respectivamente iguais a +2,0C e - 4,0C, esto fixas na reta representada na figura, separadas por uma distncia d.

Qual o mdulo de uma terceira carga pontual Q3, a ser fixada no ponto P de modo que o campo eltrico resultante da interao das 3 cargas no ponto M seja nulo? a) 2C b) 3C c) 7 C
9

d) 7 C
4

Calcula-se a capacitncia (C) de um capacitor por meio da razo entre a carga (Q) que ele armazena em uma de suas armaduras e a tenso (V) aplicada a ele, ou seja, C = Q / V. Um capacitor A, com capacitncia CA, est inicialmente submetido a uma tenso V. Ento, um outro capacitor, B, de capacitncia diferente CB, conectado em paralelo com A, mantendo-se na associao a mesma tenso eltrica V. Em relao associao dos capacitores, A e B, pode-se afirmar que a) depois de associados, os capacitores tero cargas iguais. b) a energia da associao igual energia inicial de A. c) a energia da associao menor do que a energia inicial de A. d) depois de associados, o capacitor de menor capacitncia ter maior carga. e) a capacitncia da associao igual soma das capacitncias de A e B. 59. (Pucmg 2006) Em certos dias do ano, frequentemente tomamos pequenos "choques" ao fecharmos a porta do carro ou ao cumprimentarmos um colega com um simples aperto de mos. Em quais circunstncias mais provvel que ocorram essas descargas eltricas? a) Em dias muito quentes e midos, porque o ar se torna condutor. b) Em dias secos, pois o ar seco bom isolante e os corpos se eletrizam mais facilmente. c) Em dias frios e chuvosos, pois a gua da chuva tima condutora de eletricidade. d) A umidade do ar no influi nos fenmenos da eletrosttica, logo essas descargas podero ocorrer a qualquer momento. 60. (Puc-rio 2006) Quatro cargas eltricas de valores +2q, +q, -q e -2q esto situadas nas posies - 2 m, - 1m, +1 m e +2m, ao longo do eixo x, respectivamente. a) Calcule a fora eletrosttica sobre as cargas +q e -q. b) Calcule o potencial eltrico no ponto x = 0. 61. (Puc-rio 2006) Trs cargas (+Q,+2Q,-Q) esto situadas ao longo do eixo x nas posies respectivas dadas por x=-2,0 m, x=0 e x=2,0 m. A fora eletrosttica total agindo sobre a carga +2Q ser (F = kq1q2 / d2): b) 0 c) -3kQ2/4 a) kQ2 e) 3kQ2/4 d) -kQ2/4 62. (Pucsp 2006) A mo da garota da figura toca a esfera eletrizada de uma mquina eletrosttica conhecida como

e) 14 C
7

55. (Pucsp 2006) Em cada um dos vrtices de uma caixa cbica de aresta foram fixadas cargas eltricas de mdulo q cujos sinais esto indicados na figura.

Sendo k a constante eletrosttica do meio, o mdulo da fora eltrica que atua sobre uma carga, pontual de mdulo 2q, colocada no ponto de encontro das diagonais da caixa cbica a) 4kq2/32 b) 8kq2/32 c) 16kq2/32 e) 4kq2/2 d) 8kq2/2 56. (Puc-rio 2006) Uma carga Q1 = +q est posicionada na origem do eixo horizontal, denominado aqui de x. Uma segunda carga Q2 = +2q colocada sobre o eixo na posio x = + 2,0 m. Determine: a) o mdulo, a direo e o sentido da fora que a carga Q1 faz sobre a carga Q2; b) o mdulo, a direo e o sentido do campo eltrico na origem do eixo horizontal (x=0); c) em que ponto do eixo x, entre as cargas Q1 e Q2, o campo eltrico nulo.

www.aulasdefisica.com.br

gerador de Van de Graaf.

A respeito do descrito so feitas as seguintes afirmaes: I. Os fios de cabelo da garota adquirem cargas eltricas de mesmo sinal e por isso se repelem. II. O clima seco facilita a ocorrncia do fenmeno observado no cabelo da garota. III. A garota conseguiria o mesmo efeito em seu cabelo, se na figura sua mo apenas se aproximasse da esfera de metal sem toc-la. Est correto o que se l em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 63. (Puc-rio 2007) Duas cargas pontuais idnticas de carga q = 1 x 10-9 C so colocadas a uma distncia de 0,1 m. Determine o potencial eletrosttico e o campo eltrico, a meia distncia, entre as cargas. Considere k = (1/40) = 9,0 x 109 (Nm2/C2). a) 100,0 N m/C e 2,0 N/C b) 120,0 N m/C e 0,0 N/C c) 140,0 N m/C e 1,0 N/C d) 160,0 N m/C e 2,0 N/C e) 360,0 N m/C e 0,0 N/C 64. (Puc-rio 2007) Duas esferas metlicas contendo as cargas Q e 2Q esto separadas pela distncia de 1,0 m. Podemos dizer que, a meia distncia entre as esferas, o campo eltrico gerado por: a) ambas as esferas igual. b) uma esfera 1/2 do campo gerado pela outra esfera. c) uma esfera 1/3 do campo gerado pela outra esfera. d) uma esfera 1/4 do campo gerado pela outra esfera. e) ambas as esferas igual a zero. 65. (Puc-rio 2007) Trs cargas eltricas idnticas (Q = 1,0 x 10-9 C) se encontram sobre os vrtices de um tringulo equiltero de lado L = 1,0 m. Considere k = 1 0 = 9,0 x 109
4

de I a IV podem ser colocados numa ordem que descreva uma experincia em que as esferas sejam carregadas por induo. I. Aproximar o basto de uma das esferas. II. Colocar as esferas em contato. III. Separar as esferas. IV. Afastar o basto. Qual a opo que ordena de maneira ADEQUADA as operaes? a) II, I, III, IV b) II, I, IV, III c) I, III, IV, II d) IV, II, III, I 67. (Pucmg 2007) A figura mostra um campo eltrico uniforme e trs superfcies equipotenciais, representadas por A, B e C. Considerando-se o mdulo do campo eltrico como 4,0 102 V/m, ento o trabalho necessrio para se levar uma carga q = 1,0 10-6 C do ponto 2 at o ponto 6 pela trajetria retilnea 2 5 6 ser de:

a) W = 4,0 10-4 J c) W = 6,0 10-5 J

b) W = 1,0 10-4 J d) W = 8,0 10-5 J

68. (Puc-rio 2007) Duas partculas de carga eltrica Q e massa M so colocadas sobre um eixo e distam de 1 m. Podemos dizer que: a) a fora de interao entre as partculas nula. b) as partculas sero atradas pela fora Coulombiana e repelidas pela fora Gravitacional. c) as partculas sero repelidas pela fora Coulombiana e repelidas pela fora Gravitacional. d) as partculas sero atradas pela fora Coulombiana e atradas pela fora Gravitacional. e) as partculas sero repelidas pela fora Coulombiana e atradas pela fora Gravitacional. 69. (Puc-rio 2007) Duas partculas carregadas de massas desprezveis encontram-se presas a uma mola de comprimento de repouso desprezvel e de constante elstica k, como mostra a figura a seguir. Sabendo que as partculas tm carga Qa = 5 C e Qb = 3 C e que a mola, no equilbrio, encontra-se estendida em 1 m determine:

Nm2/C2. a) Calcule o campo eltrico e o potencial no baricentro (centro) do tringulo. b) Suponha que a carga de dois dos vrtices dobrada (2Q) e a carga sobre o terceiro vrtice permanece constante igual a Q. FAA UM DESENHO do campo eltrico no baricentro do tringulo e calcule seu mdulo. 66. (Pucmg 2007) Dispe-se de duas esferas metlicas, iguais e inicialmente descarregadas, montadas sobre ps isolantes e de um basto de ebonite, carregado negativamente. Os itens

a) o mdulo, direo e sentido da fora que a partcula Qa faz na partcula Qb; b) a constante elstica k da mola; c) a fora total atuando sobre a partcula Qa. 70. (Puc-rio 2008) Duas partculas de cargas q1 = 4 . 10-5 C e q2 = 1 . 10-5 C esto alinhadas no eixo x sendo a separao

www.aulasdefisica.com.br

entre elas de 6 m. Sabendo que q1 encontra-se na origem do sistema de coordenadas e considerando k = 9 . 109 Nm2/C2, determine: a) a posio x, entre as cargas, onde o campo eltrico nulo; b) o potencial eletrosttico no ponto x = 3 m; c) o mdulo, a direo e o sentido da acelerao, no caso de ser colocada uma partcula de carga q3 = - 1 . 10-5 C e massa m3 = 1,0 kg, no ponto do meio da distncia entre q1 e q2. 71. (Puc-rio 2008) Uma carga positiva puntiforme liberada a partir do repouso em uma regio do espao onde o campo eltrico uniforme e constante. Se a partcula se move na mesma direo e sentido do campo eltrico, a energia potencial eletrosttica do sistema a) aumenta e a energia cintica da partcula aumenta. b) diminui e a energia cintica da partcula diminui. c) e a energia cintica da partcula permanecem constantes. d) aumenta e a energia cintica da partcula diminui. e) diminui e a energia cintica da partcula aumenta. 72. (Puc-rio 2008) Duas esferas carregadas, afastadas de 1 m, se atraem com uma fora de 720 N. Se uma esfera tem o dobro da carga da segunda, qual a carga das duas esferas? (Considere k = 9 . 109 Nm2/C2) a) 1,0 . 10-4C e 2,0 . 10-4 C b) 2,0 . 10-4C e 4,0 . 10-4 C c) 3,0 . 10-4C e 6,0 . 10-4 C d) 4,0 . 10-4C e 8,0 . 10-4 C e) 5,0 . 10-4 C e 10,0 . 10-4 C 73. (Pucmg 2006) Duas cargas eltricas puntiformes so separadas por uma distncia de 4,0 cm e se repelem mutuamente com uma fora de 3,6 10-5 N. Se a distncia entre as cargas for aumentada para 12,0 cm, a fora entre as cargas passar a ser de: a) 1,5 10-6 N b) 4,0 10-6 N -6 d) 7,2 10-6 N c) 1,8 10 N 74. (Pucmg 2006) Duas esferas condutoras A e B, de raios R e 3R, esto inicialmente carregadas com cargas positivas 2q e 3q, respectivamente. As esferas so ento interligadas por um fio condutor.

os potenciais eltricos nos pontos A e B valem, respectivamente, VA = 400 V e VB = 100 V e a distncia entre os pontos A e B de 2,0 cm, ento os valores do campo eltrico em A e B so, respectivamente, iguais a:

a) 1,5 104 V/m e 1,5 104 V/m b) 4,0 104 V/m e 1,0 104 V/m c) 500 V/m e 100 V/m d) 0 e 300 V/m 76. (Pucpr 2006) Quatro esferas condutoras idnticas, 1, 2, 3 e 4, esto isoladas umas das outras. Inicialmente, 1 est com carga Q e as outras esto neutras. Em seguida, faz-se o contato entre as esferas 1 e 2; aps, realiza-se o contato entre as esferas 1 e 3 e finalmente entre 1 e 4. Aps cada contato, as esferas so separadas. Pode-se afirmar que as cargas eltricas das esferas aps os contatos so: a) q1 = Q/8, q2 = Q/2, q3 = Q/4, q4 = Q/8 b) q1 = Q/8, q2 = Q/6, q3 = Q/4, q4 = Q/2 c) q1 = Q/2, q2 = Q/4, q3 = Q/6, q4 = Q/8 d) q1 = Q/2, q2 = Q/4, q3 = Q/2, q4 = Q/2 e) q1 = Q/8, q2 = Q/8, q3 = Q/8, q4 = Q/8 77. (Pucrs 2008) A conduo de impulsos nervosos atravs do corpo humano baseada na sucessiva polarizao e despolarizao das membranas das clulas nervosas. Nesse processo, a tenso eltrica entre as superfcies interna e externa da membrana de um neurnio pode variar de -70mV chamado de potencial de repouso, situao na qual no h passagem de ons atravs da membrana, at +30mV chamado de potencial de ao, em cuja situao h passagem de ons. A espessura mdia de uma membrana deste tipo da ordem de 1,0 10-7m. Com essas informaes, pode-se estimar que os mdulos do campo eltrico atravs das membranas dos neurnios, quando no esto conduzindo impulsos nervosos e quando a conduo mxima, so, respectivamente, em newton/coulomb, a) 7,0.105 e 3,0.105 b) 7,0.10-9 e 3,0.10-9 c) 3,0.105 e 7,0.105 d) 3,0.108 e 7,0.108 e) 3,0.10-6 e 3,0.10-6 78. (Puc-rio 2009) Dois objetos metlicos esfricos idnticos, contendo cargas eltricas de 1 C e de 5 C, so colocados em contato e depois afastados a uma distncia de 3 m. Considerando a Constante de Coulomb k = 9 109 N m2/C2, podemos dizer que a fora que atua entre as cargas aps o contato : a) atrativa e tem mdulo 3 109 N. b) atrativa e tem mdulo 9 109 N. c) repulsiva e tem mdulo 3 109 N. d) repulsiva e tem mdulo 9 109 N.

Assinale a opo CORRETA. a) Toda a carga da esfera A passar para a esfera B. b) No haver passagem de eltrons de uma esfera para outra. c) Haver passagem de cargas positivas da esfera A para a esfera B. d) Passaro eltrons da esfera B para a esfera A. 75. (Pucmg 2006) A figura mostra duas placas planas e paralelas separadas por uma distncia muito pequena. As placas esto igualmente carregadas com cargas opostas. Se

10

www.aulasdefisica.com.br

e) zero. 79. (Puc-rio 2009)

d) Outro fenmeno importante surge com a repulso mtua entre as gotas aps sarem do bico: por estarem com carga de mesmo sinal, elas se repelem, o que contribui para uma melhoria na distribuio do defensivo nas folhas. e) Existe um campo eltrico no sentido da folha para as gotas. 81. (Pucmg 2010) Em dias secos e com o ar com pouca umidade, comum ocorrer o choque eltrico ao se tocar em um carro ou na maaneta de uma porta em locais onde o piso recoberto por carpete. Pequenas centelhas eltricas saltam entre as mos das pessoas e esses objetos. As fascas eltricas ocorrem no ar quando a diferena de potencial eltrico atinge o valor de 10.000V numa distncia de aproximadamente 1 cm. A esse respeito, marque a opo CORRETA. a) A pessoa toma esse choque porque o corpo humano um bom condutor de eletricidade. b) Esse fenmeno um exemplo de eletricidade esttica acumulada nos objetos. c) Esse fenmeno s ocorre em ambientes onde existem fiaes eltricas como o caso dos veculos e de ambientes residenciais e comerciais. d) Se a pessoa estiver calada com sapatos secos de borracha, o fenmeno no acontece, porque a borracha um excelente isolante eltrico. 82. (Enem cancelado 2009) As clulas possuem potencial de membrana, que pode ser classificado em repouso ou ao, e uma estratgia eletrofisiolgica interessante e simples do ponto de vista fsico. Essa caracterstica eletrofisiolgica est presente na figura a seguir, que mostra um potencial de ao disparado por uma clula que compe as fibras de Purkinje, responsveis por conduzir os impulsos eltricos para o tecido cardaco, possibilitando assim a contrao cardaca. Observase que existem quatro fases envolvidas nesse potencial de ao, sendo denominadas fases 0, 1, 2 e 3.

Duas esferas idnticas, carregadas com cargas Q = 30 C, esto suspensas a partir de um mesmo ponto por dois fios isolantes de mesmo comprimento como mostra a figura. Em equilbrio, o ngulo , formado pelos dois fios isolantes com a vertical, 45. Sabendo que a massa de cada esfera de 1 kg, que a Constante de Coulomb k = 9 109 N m2/C2 e que a acelerao da gravidade g = 10 m/s2, determine a distncia entre as duas esferas quando em equilbrio. Lembre-se de que = 10-6. a) 1,0 m b) 0,9 m c) 0,8 m d) 0,7 m e) 0,6 m 80. (Pucpr 2009) Atualmente grande o interesse na reduo dos impactos ambientais provocados pela agricultura atravs de pesquisas, mtodos e equipamentos. Entretanto, a aplicao de agrotxicos praticada continua extremamente desperdiadora de energia e de produto qumico. O crescente aumento dos custos dos insumos, mo de obra, energia e a preocupao cada vez maior em relao contaminao ambiental tm realado a necessidade de uma tecnologia mais adequada na colocao dos agrotxicos nos alvos, bem como de procedimentos e equipamentos que levem maior proteo do trabalhador. Nesse contexto, o uso de gotas com cargas eltricas, eletrizadas com o uso de bicos eletrostticos, tem-se mostrado promissor, uma vez que, quando uma nuvem dessas partculas se aproxima de uma planta, ocorre o fenmeno de induo, e a superfcie do vegetal adquire cargas eltricas de sinal oposto ao das gotas. Como consequncia, a planta atrai fortemente as gotas, promovendo uma melhoria na deposio, inclusive na parte inferior das folhas.

A partir da anlise das informaes, CORRETO afirmar: a) As gotas podem estar neutras que o processo acontecer da mesma forma. b) O fenmeno da induo descrito no texto se caracteriza pela polarizao das folhas das plantas, induzindo sinal igual ao da carga da gota. c) Quanto mais prximas estiverem gotas e folha menor ser a fora de atrao.

O potencial de repouso dessa clula -100 mV, e quando ocorre influxo de ons Na+ e Ca2+, a polaridade celular pode atingir valores de at +10 mV, o que se denomina despolarizao celular. A modificao no potencial de repouso pode disparar um potencial de ao quando a voltagem da membrana atinge o limiar de disparo que est representado na figura pela linha pontilhada. Contudo, a clula no pode se manter despolarizada, pois isso acarretaria a morte celular. Assim, ocorre a repolarizao celular, mecanismo que reverte a despolarizao e retorna a clula ao potencial de repouso. Para tanto, h o efluxo celular de ons K+. Qual das fases, presentes na figura, indica o processo de despolarizao e repolarizao celular, respectivamente? a) Fases 0 e 2. b) Fases 0 e 3.

11

www.aulasdefisica.com.br

c) Fases 1 e 2. d) Fases 2 e 0. e) Fases 3 e 1. 83. (Pucrj 2010) Trs cargas eltricas esto em equilbrio ao longo de uma linha reta de modo que uma carga positiva (+Q) est no centro e duas cargas negativas (q) e (q) esto colocadas em lados opostos e mesma distncia (d) da carga Q. Se aproximamos as duas cargas negativas para d/2 de distncia da carga positiva, para quanto temos que aumentar o valor de Q (o valor final ser Q), de modo que o equilbrio de foras se mantenha? a) Q = 1 Q b) Q = 2 Q c) Q = 4 Q d) Q = Q / 2 e) Q = Q / 4 84. (Pucrj 2010) O que acontece com a fora entre duas cargas eltricas (+Q) e (q) colocadas a uma distncia (d) se mudarmos a carga (+ Q) por (+ 4Q), a carga (q) por (+3q) e a distncia (d) por (2d)? a) Mantm seu mdulo e passa a ser atrativa. b) Mantm seu mdulo e passa a ser repulsiva. c) Tem seu mdulo dobrado e passa a ser repulsiva. d) Tem seu mdulo triplicado e passa a ser repulsiva. e) Tem seu mdulo triplicado e passa a ser atrativa. 85. (Pucsp 2010) Acelerador de partculas cria exploso indita e consegue simular o Big Bang

86. (Pucsp 2010) Considere quatro esferas metlicas idnticas, separadas e apoiadas em suportes isolantes. Inicialmente as esferas apresentam as seguintes cargas: QA= Q, QB = Q/2, QC = 0 (neutra) e QD = Q. Faz-se, ento, a seguinte sequencia de contatos entre as esferas:

I contato entre as esferas A e B e esferas C e D. Aps os respectivos contatos, as esferas so novamente separadas; II a seguir, faz-se o contato apenas entre as esferas C e B. Aps o contato, as esferas so novamente separa - das; III finalmente, faz-se o contato apenas entre as esferas A e C. Aps o contato, as esferas so separadas. Pede-se a carga final na esfera C, aps as sequencias de contatos descritas. a) 7Q d)
8 Q 4

b) Q e) 7Q
16

c) Q
2

87. (Pucrj 2010) Duas esferas condutoras de raios RA= 0,45m e RB = 0,90m, carregadas com as cargas qA = +2,5 10-10C e qB = - 4,0 10-10C, so colocadas a uma distncia de 1m. Considere Ke=9x109 V.m/C. a) Faa um esboo das linhas de campo eltrico entre as duas esferas, e, em particular, desenhe a linha de campo eltrico no ponto P1 assinalado na figura adiante.

GENEBRA O Grande Colisor de Hadrons (LHC) bateu um novo recorde nesta tera-feira. O acelerador de partculas conseguiu produzir a coliso de dois feixes de prtons a 7 teraeltron-volts, criando uma exploso que os cientistas esto chamando de um Big Bang em miniatura. A unidade eltron-volt, citada na materia de O Globo, refere-se unidade de medida da grandeza fsica: a) corrente b) tenso c) potencia d) energia e) carga eltrica

b) Calcule o potencial eletrosttico na superfcie de cada esfera. Suponha agora que cada uma destas esferas ligada a um terminal de um circuito como mostrado na figura a seguir. c) Determine a corrente que inicialmente fluir pelo resistor R2 onde R1=1 k e R2 = 2 k .

88. (Enem 2010) Duas irms que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando,

12

www.aulasdefisica.com.br

assim, a baguna sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metlica, e a outra, uma caixa de madeira de rea e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificao. Um dia as meninas foram estudar para a prova de Fsica e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligaes telefnicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da rea de cobertura ou desligado. Para explicar essa situao, um fsico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular no recebeu as ligaes de a) madeira e o telefone no funcionava porque a madeira no um bom condutor de eletricidade. b) metal e o telefone no funcionava devido blindagem eletrosttica que o metal proporcionava. c) metal e o telefone no funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiao que nele incidia. d) metal e o telefone no funcionava porque a rea lateral da caixa de metal era maior. e) madeira e o telefone no funcionava porque a espessura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal. 89. (Enem 2 aplicao 2010) Atualmente, existem inmeras opes de celulares com telas sensveis ao toque (touchscreen). Para decidir qual escolher, bom conhecer as diferenas entre os principais tipos de telas sensveis ao toque existentes no mercado. Existem dois sistemas bsicos usados para reconhecer o toque de uma pessoa: - O primeiro sistema consiste de um painel de vidro normal, recoberto por duas camadas afastadas por espaadores. Uma camada resistente a riscos colocada por cima de todo o conjunto. Uma corrente eltrica passa atravs das duas camadas enquanto a tela est operacional. Quando um usurio toca a tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudana no campo eltrico percebida, e as coordenadas do ponto de contato so calculadas pelo computador. - No segundo sistema, uma camada que armazena carga eltrica colocada no painel de vidro do monitor. Quando um usurio toca o monitor com seu dedo, parte da carga eltrica transferida para o usurio, de modo que a carga na camada que a armazena diminui. Esta reduo medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor. Considerando as diferenas relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque. Disponvel em: http://eletronicos.hsw.uol.com.br. Acesso em: 18 set. 2010 (adaptado). O elemento de armazenamento de carga anlogo ao exposto no segundo sistema e a aplicao cotidiana correspondente so, respectivamente, a) receptores televisor. b) resistores chuveiro eltrico. c) geradores telefone celular. d) fusveis caixa de fora residencial. e) capacitores flash de mquina fotogrfica. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES: Todas as diferentes foras que se observam na natureza podem ser explicadas em termos de quatro interaes bsicas

das partculas elementares: 1. a fora gravitacional 2. a fora eletromagntica 3. a fora nuclear forte 4. a fora nuclear fraca As foras observadas na vida diria entre os corpos macroscpicos se devem ou fora gravitacional ou fora eletromagntica. Ambas comportam-se segundo a lei do inverso do quadrado da distncia entre os corpos que interagem. Adaptado de Paul Tipler. Fsica. v.1. Rio de Janeiro: LTC. p.83 90. (Puccamp 2005) Um pequeno papel, de massa 0,02 g pode ser erguido da superfcie que est apoiado e, vencendo a fora gravitacional, se acelera em direo a um pente eletrizado que o atrai. A fora eletrosttica mnima para a ocorrncia desse fenmeno tem intensidade, em newtons, de Dado: g = 10 m/s2 a) 2 . 10-1 b) 2 . 10-2 c) 2 . 10-3 e) 2 . 10-5 d) 2 . 10-4 91. (Puccamp 2005) Duas pequenas esferas A e B, de mesmo dimetro e inicialmente neutras, so atritadas entre si. Devido ao atrito, 5,0 . 1012 eltrons passam da esfera A para a B. Separando-as, em seguida, a uma distncia de 8,0 cm a fora de interao eltrica entre elas tem intensidade, em newtons, de Dados: carga elementar = 1,6 . 10-19 C constante eletrosttica = 9 . 109 N . m2/C2 b) 9,0 . 10-3 c) 9,0 . 10-1 a) 9,0 . 10-5 2 4 e) 9,0 . 10 d) 9,0 . 10 ENERGIA A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiaes que recebemos do Sol. Uma parte aproveitada diretamente dessas radiaes (iluminao, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvo, petrleo, energia elica, hidrulica, etc.). A energia primitiva, presente na formao do universo e armazenada nos elementos qumicos existentes em nosso planeta, fornece, tambm, uma frao da energia que utilizamos (reaes nucleares nos reatores atmicos, etc.). (Antnio Mximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Fsica. v.2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433) 92. (Puccamp 2004) Trs esferas esto eletrizadas com cargas p, m, g, tais que g + m = 9C g + p = 8C m + p = 5C A carga eltrica g em microcoulombs vale: a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 e) 2

13

www.aulasdefisica.com.br

TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES: Uma esfera metlica de raio R=0,50m est carregada com uma carga positiva e em equilbrio eletrosttico de modo que sua densidade superficial de cargas 1,010-6C/m2. A esfera encontra-se no vcuo. Dado: K0 = 9,0 109 (N.m2/c2) 93. (Pucmg 2004) A esfera encontra-se carregada com uma carga eltrica de: a) 3,14 10-6 C b) 1,0 10-6 C c) 9,0 103C d) 9,0 109C 94. (Pucmg 2004) O Campo eltrico para pontos que estejam a uma distncia de 30cm do centro dessa esfera vale: a) 3,14 105 N/C b) 9,0 10-6 N/C c) 1,0 105N/C d) 0 TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES: No incio do sculo XX (1910), o cientista norte-americano ROBERT MILLIKAN conseguiu determinar o valor da carga eltrica do ELTRON como q = -1,6 10-19C. Para isso colocou gotculas de leo eletrizadas dentro de um campo eltrico vertical, formado por duas placas eletricamente carregadas, semelhantes a um capacitor de placas planas e paralelas, ligadas a uma fonte de tenso conforme ilustrao a seguir. g = 10 m/s2 95. (Pucmg 2006)

a) 100

b) 220

c) 12

d) 9

Admitindo que cada gotcula tenha uma massa de 1,6 10-15 kg, assinale o valor do campo eltrico necessrio para equilibrar cada gota, considerando que ela tenha a sobra de um nico ELTRON (carga elementar). a) 1,6 104 N/C b) 1,0 105 N/C c) 2,0 105 N/C d) 2,6 104 N/C 96. (Pucmg 2006)

Considere que a distncia entre as placas seja d = 1,0 mm e que o campo eltrico entre elas seja uniforme. A diferena de potencial entre as placas, fornecida pela fonte de tenso, em volts:

14

www.aulasdefisica.com.br

Gabarito: 1- D 5- D 9- A 13- E 17- D 21- D 25- D 29- D 33- C 37- C 41- D 45- B 49- B 53- B 2- E 6- B 10- C 14- E 18- C 22- B 26- D 30- D 34- D 38- B 42- A 46- B 50- C 54- C 3- B 7- C 11- A 15- B 19- A 23- A 27- C 31- C 35- E 39- E 43- E 47- A 51- B 55- C 4- A 8- D 12- B 16- C 71- E 20- E 75- A 24- C 79- B 28- B 32- D 36- B 40- B 44- A 48- A 52- C b) VA = 5 V, VB = 4 V. c) I = 4,5 mA. 83- A 87- a) 84- D 85 D 8586- E

70- a) x = 4 m. b) 15 104 V. c) 3 104 V/m. i) mdulo de a = 0,3 m/s2; ii) direo: eixo X; iii) sentido negativo. 72- B 76- A 80- D 73 B 7377 A 7781 B 8174- D 78- D 82- B

56- a) horizontal, no sentido positivo de x, com mdulo kq2/2. b) kq/2 ; na direo horizontal no sentido negativo do eixo x. c) 0,8285m 57- C 58- E 59- B

88- B 92- A 96- A

89- E 93- A

90 D 9094 D 94-

91- C 95- B

60- a) 2,47 kq2 e -89/36 kq2, por simetria. b) o potencial em x=0 NULO. 61- A 62- B 63- E 64- B

65- a) o campo nulo e V = 47 V. b) E = 27 N/C. Um dos trs possveis arranjos mostrado na figura a seguir.

66- A

67- B

68- E

69- a) F = [(15)] , em newton, atuando na direo da linha


(40 )

que liga as duas cargas e apontando para a direita. b) k = [(15)] N/m


(40 )

c) A fora total atuando sobre a partcula Qa zero.

15

You might also like