Microsoft Word - Silabacao - 4 ano

`

4° ano °

As flores são bonitas.

Livro de Leitura

Índice

1 PAPELITO 2 As vogais: a...e...i...o...u... 3 Os ditongos: ui...ou...oi... ei...eu...ai...au... 4 As letras: p...t...l...d...m... 5 As letras: c...v...n...r...q... 6 As letras: s...b...f...j...z... s...b...f...j...z... 7 As letras: x... h... q... ; História da Zizi 8 Textos: rr / r entre vogais. 9 Textos: ar...er...ir...or...ur.. / as...es...is...os...us.. ...er...ir...or...ur... as...es...is...os...us... 10 Textos: ss / s = z entre vogais. 11 Textos: br cr dr fr gr pr tr vr / ch 12 Textos: al...el...il...ol...ul.. / az...ez...iz...oz...uz.. ...el...il...ol...ul... ...ez...iz...oz...uz... 13 Textos: nh / an...en...in...on...un... 14 Textos: am... em... im... om... um... / lh 15 Textos: bl cl fl gl pl / gue... gui... 16 Textos: ge = je... gi = ji... / ce... ci... ci... 17 Textos: ça... ço... çu... / x = s ; cs ; z ; eis ; ch
Nome: Ano: Turma:
1

Número:

O Papelito A. Vamos ler.

1

Olá! Eu chamo-me Papelito e tenho 9 anos. Hoje é o primeiro dia de aulas. Anda ajudar-me a encontrar os meus amigos! Vamos falar sobre o que já aprendemos. É verdade! Como te chamas?

B. Escreve. Cola o teu retrato e a tua impressão digital.

Eu sou
impressão digital fotografia

e tenho

anos.

2

As vogais: a…e…i…o…u… A. Vamos ler.

2

I é a letra de igreja,
de ilha e de Isabel. Ela gosta de iogurtes e de barcos de papel.

U é a letra das uvas,
do urso e do Urbano. Upa, upa… Upa, upa, grita a Mimi para o seu mano.

O é a letra de ovos,
de Outono e da Olinda. Põe uma rosa no pote, que a sala fica mais linda.

E é a letra de égua,
de Edite e de Estela. Cuidado com a vaidade que ainda partes a tigela.

A é a letra de águia,
de Alice e de Anabela. Trata bem dos animais, e a vida será mais bela.
3

Os ditongos: ui...ou...oi... ei...eu...ai...au... A. Conversa sobre a figura.

3

ui

ou

oi

Chegou o Outono
O Rui vê a partida das andorinhas do baloiço que a mãe fez no quintal. É Outono.

ei

eu

ai

au

Uma tarde de Outono
O pai levou a Laura ao rio. A Laura sentou-se na areia e… - Que bom! O rio tem tantos peixes. - É verdade. Só é pena este pneu de autocarro. - Oh pai!… Não podemos levá-lo para a lixeira?

4

As letras: p...t...l...m...d... A. Vamos ler e conversar sobre as imagens.

4

P é a letra de pá, 1. pá 2. pé 3. pipa 4. pau 5. pão 6. apito de Pepe e de Papelito. Menino, não seja maldoso, para eu não usar o apito. T é a letra de teia, 1. teia 2. pato 3. tapete 4. pote 5. tulipa 6. tigre Tio, Tito e Tiago. Como é bonito de ver o patinho lá no lago. L é a letra de Lua, 1. loto 2. lata 3. lula 4. lua 5. leite 6. leão lata, loto e lula. L é a letra de Luís, que só canta, salta e pula. D é a letra de dado, 1. dado 2. dinossauro 3.dragão 4. dedo 5. ditado 6. dália dinossauro e dragão. A Dalila é pela paz, à guerra ela diz, não! M é a letra de mota, 1. mota 2. mala 3. mola 4. milho 5. mula 6. mapa de Mimi e de miminho. Ai, mamã, tem lá cuidado, olha bem para o caminho.

5

As letras: c...v...n...r...g... A. Vamos ler e conversar sobre as imagens.

5

C é a letra de cão, 1. cão 2. cama 3. capa 4. copo 5. cola 6. cuco Cátia, Caio e cama. Vamos todos ajudar, a nossa amiga Ana. V é a letra de viola, 1. vaca 2. vela 3. violeta 4. vulcão 5. viola 6. avião e também vai no avião. O Vitó é bom com a bola, e tem um bom coração. N é a letra de neve, de Nuno e de Noémia. Mas que boneco tão giro, fez hoje a vovó Eufémia. 1. rato 2. remo 3. rio 4. roda 5. rua 6. rádio R é a letra de rato, Rui, Renato e Rita. Entre as meninas do mundo, ela é a mais bonita. 1. gato 2. galo 3. gola 4. gota 5. cogumelo 6. gaita G é a letra de gato, galo, gola e Gouveia. Vamos limpar o regato, muito sujo com a cheia.

1. nabo 2. neve 3. ninho

4. novelo 5. nuvem 6. caneta

6

As letras: s...b...f...j...z... A. Vamos ler e conversar sobre as imagens.

6

1. sol 2. saco 3. sofá

4. sumo 5. sapo 6. sino

S é a letra de Sol, sábio, selo e saco. Sabias que a Sónia tem um sapo?

1. bola 2. balão 3. bicicleta 1. ferro 2. foca 3. faca

4. baleia 5. buzina 6. bebé

B é a letra de bola, balão, banana e baleia. A Belinda é muito tola, pois não gosta de geleia.

4. funil 5. fada 6. fita

F é a letra de foca, de Filipe, fita e fada. Fruta boa é com minhoca, diz o Falé à afilhada.

1. janela 2. judo 3. jipe

4. javali 5. botija 6. jogo

J é a letra de janela, jipe, judo e João. A Júlia pinta uma tela e o João joga ao pião.

1. baliza 2. zebra 3. zínia

4. zorro 5. búzio 6. azulejo

Z é a letra de zínia, Zeca, zebra e Zulmira. O Zorro é o personagem, que a Zélia mais admira.

7

As letras: x...h...q... A. Vamos ler e conversar sobre as imagens. 1. xaile 2. xadrez 3. peixe 4. xilofone 5. lixo 6. texugo X é a letra de xaile, de Xico e de xilofone. A viola é do Xitu, e o Xavi toca trombone. 1. humano 2. hipopótamo 3. hábito 4. hera 5. holofote 6. hiena H é a letra de hiena, herói, horta, humanidade. Uma harpa para a Helena, e um mundo sem maldade. Q é redonda, redondinha, com um u sempre a seu lado!. A Quinita é bonitinha, e escreve um recado.

7

1. quadro 2. raqueta 3. leque

4. quilo 5. queque 6. máquina

B. Vamos ler a história da Zizi e o pato Quá-Quá, explorando as imagens.
1. Os amigos da Zizi eram a foca Quiqui, o e o 3. A Zizi dá pão aos de do lago. Quá-Quá. 4. O pai pato comeu o pão e levou com ele o pato Quá-Quá, amigo da Zizi. E a Zizi ficou a . Xinó 2. A mãe levou a Zizi, a foca Quiqui, o Xinó e .

o pato Quá-Quá ao

8

Textos: rr / r entre vogais A. Vamos ler e interpretar. O pato marreco
O pato marreco comeu a boneca da Ivone. Aquela que dizia: Papá…Mamã… Papá…Mamã… O pato corre. A boneca diz: Papá…Mamã… - É o pato que fala? - Não… é a boneca que fala de dentro da barriga do pato marreco!

8

1. O que é que o pato comeu? R: 2. O que dizia a boneca? R: 3. De quem é a boneca? R: O canário e o peru
O peru da Mariana mora na capoeira de madeira, perto da pereira e da amoreira. O canário amarelo mora na sala da dona Aurora, Mãe da Mariana. Hoje, o canário, à janela, falou ao seu amigo peru que veio de Portugal de navio.

B. Assinala verdadeiro V ou falso F de acordo com o texto. Copia uma vez as frases verdadeiras. 1. O peru da Mariana mora na sala. 2. A capoeira fica perto da pereira. 3. O canário amarelo vive na capoeira. 4. O canário veio de Portugal. 5. O peru veio de autocarro.
9

Textos: ar... / as... A. Vamos ler e interpretar. À beira do mar
A Marta vai de barco para o mar. Vai com o avô que não pára de remar. A gaivota voa, voa, e vê o enorme mar! O Artur, irmão da Marta, vê o barco a partir. ele ficou na areia a sorrir… Ele adora mar e a água a reluzir.

9

1. Como é que a Marta vai para o mar? R: 2. Onde ficou o irmão? R: 3. Como é o mar? R: A festa de anos
Hoje são os anos do Dinis. Ele festeja nove anos! O bolo levou nozes, rodelas de ananás e nove velas azuis! O Dinis soprou, soprou e… apagou as velas todas! Olha como estão felizes os amigos do Dinis!

B. Liga de modo a formares frases de acordo com o texto. 1. 2. 3. 4. 5.
O Dinis O bolo O bolo O Dinis Os amigos

► ► ► ► ►

◄ ◄ ◄ ◄ ◄

leva tem faz estão soprou
10

► ► ► ► ►

as velas todas!

◄ nozes e ananás. ◄ ◄ ◄
velas azuis. nove anos. felizes.

Textos: ss / s = z entre vogais A. Vamos ler e interpretar. ss… ss…
Se tu visses o que eu vi, corrias como eu corri. Passarinhos a nadar e uma vassoura a voar. Se tu visses o que eu vi, corrias como eu corri. Pêssegos a assobiar e ossos a passear! Se tu visses o que eu vi, corrias como eu corri.

10

B. Assinala verdadeiro V ou falso F de acordo com o texto. Copia uma vez as frases verdadeiras. 1. O menino viu passaritos a nadar. 2. O menino viu uma pessoa a tossir. 3. O menino viu uma vassoura a voar. 4. O menino viu os pássaros a dormir. 5. O menino viu pêssegos a assobiar. A raposa gulosa
- Oh! – disse a Luísa ao sair da casa para regar as roseiras – Mãe! mãe! Vê como está a capoeira… - Foi a marota da raposa – disse a mãe. - Que raposa gulosa! Foi por isso que o cão ladrou toda a noite para nos avisar que a raposa estava a assaltar a capoeira.

C. Ordena, de 1 a 5, de acordo com o texto. Escreve umas vez as frases ordenadas
A menina viu a capoeira vazia. A raposa foi assaltar a capoeira. A Luísa saiu da casa para regar as roseiras. O cão ladrou a noite toda para avisar os donos. A mãe disse logo que foi a raposa gulosa.

11

Textos: br cr dr fr gr pr tr vr / ch A. Vamos ler e interpretar. Um passeio à Serra da Estrela
A família Brás foi passear até à Serra da Estrela. O dia estava bonito e alegre! Sentia-se a Primavera nessa madrugada! - Que calor! – disse o Bruno à mãe. - Que sede! Vamos beber um sumo fresco. - Rosa, este cravo é mesmo bonito! – disse o pai.

11

B.
1.

Assinala verdadeiro V ou falso

F de acordo com o texto.

A família Brás foi passear até à beira-mar.

2. A família Brás foi passear até à serra. 3. O dia estava muito bonito e alegre. 4. O pai deu uma rosa à mãe. 5. O pai disse que o cravo é muito bonito.

Uma festa chique
A gata Chiquita chamou toda a bicharada para a sua choupana. Serviu chá e bolachas de chocolate. - Que bom! Tantas comidas! – Disse o cachorro. - Eu gosto de uma festa chique! – disse o pato. Lá fora o mocho dizia ao pé do chaminé: - Chiquita, dá-me uma bolacha de chocolate…

1. De quem é a festa? R: 2. Quem gosta de festa chique? R: 3. O que queria o mocho? R:

12

Textos: al...el...il...ol...ul... / az...ez...iz...oz...uz... A. Vamos ler e interpretar. O farol
O Raul vive numa aldeia de pescadores. Alí perto está o farol. O pai do Raul é o faroleiro. Ele ajuda os barcos nas noites de maior perigo e nos dias de muito nevoeiro. O Raul e o amigo Abel gostam muito de estar no alto do farol para filmar.

12

1. Onde vive o Raul? R: 2. Qual é a profissão do pai do Raul? R: 3. O que é que o Raul e o amigo Abel gostam de fazer? R:

A menina do capuz
A menina do capuz leva dez bolos de noz no cabaz. Vai muito feliz para a casa da avó. Na mata há pouca luz e por detrás da árvore, está o Lobo Mau a espreitar. O lobo feroz viu a menina e correu atrás dela. Aiaiai… lá se foram os bolos…

B. Ordena, de 1 a 5, de acordo com o texto. E escreve uma vez as frases.
Por detrás da árvore, está o Lobo Mau. A menina do capuz vai feliz pela mata. O lobo mau correu atrás da menina. A menina leva um cabaz para dar à avó. O lobo comeu os bolos de noz do cabaz.

13

Textos: nh A. Vamos ler e interpretar.

/ an...en...in...on...un...

13

O ninho, o passarinho e a pinha
O passarinho azulinho saiu do ninho, no alto do pinheiro, para ir buscar minhocas. O ninho ficava à beira do moinho. De repente, uma pinha caiu do pinheiro… A pinha não bateu no passarinho, não bateu no ninho, mas bateu na cara da Mariazinha. muito de estar no alto do farol para filmar.

1. De que cor é o passarinho? R: 2. Onde vive o passarinho? R: 3. O que caiu do pinheiro? R: A fonte da água fresca
A fonte fica ao fundo do quintal. É uma fonte muito antiga e a água é muito fresca. Antes de ir para a escola, o Antero pega numa cantarinha de barro e vai enchê-la na fonte para regar os canteiros. As flores ficam mais bonitas com a água fresca da fonte.

B. Liga de modo a formares frases de acordo com o texto. 1. 2. 3.
A fonte A fonte O Antero

► ► ►

◄ ◄ ◄ ◄ ◄

é enche fica é faz
14

► ► ► ► ►

◄ no fundo quintal. ◄ as flores bonitas. ◄ ◄ ◄
a cantarinha. muito antiga. muito fresca.

4. A água da fonte ► 5. A água da fonte ►

Textos: am...em...im...om...um... / A. Vamos ler e interpretar. A rã do jardim
Num lago de um jardim de Santarém, vive uma rã. Ela é campeã a saltar e a nadar. Pelas noites de calor gosta de cantar. E fica muito zangada com a Dona Nuvem quando ela apaga a luz da Lua. A Dona nuvem para ela não ficar zangada, ofereceu-lhe um fato de banho.

lh

14

1. O lago do jardim fica: em Macau 2. O cantar da rã é o: assobiar. 3. Fato de banho é para: escola. passear. O Orelhudo e a abelha que fura tudo
O coelho Orelhudo mora na coelheira. No telhado da coelheira vive a abelha Abelhuda que voa de orelha em orelha do Orelhudo, Z… z… z… - Eu sou abelha Abelhuda, a tal que fura tudo. E as orelhas do Orelhudo são tão boas… Z… z… z…

em Santarém

em Coloane

coaxar.

uivar.

nadar.

B. Assinala verdadeiro V ou falso F de acordo com o texto. 1. O Orelhudo é um coelho. 2. O Orelhudo mora numa capoeira. 3. A abelha chama-se Abelhuda. 4. O Abelhuda fura tudo. 5. O Orelhudo ouve muito bem.

15

Textos: bl A. Vamos ler e interpretar.

cl fl

gl pl /

gue... gui...

15
O ramo de flores

- Que lindo ramo de flores! – disse a Flora. - Comprei-o na florista. – disse a Clarisse. Num gladíolo estava uma abelha pequenina. A abelhinha voou de flor em flor e foi poisar na blusa da Flora.. - Clarisse… a abelha vai picar-me?

B. Ordena, de 1 a 5, de acordo com o texto. A Clarisse disse que tinha comprado o ramo na florista. A abelha poisou a blusa da Flora. Num gladíolo estava uma abelha pequenina. A Flora viu a Clarisse e disse que gostava do ramo de flores. A Flora teve medo da abelhinha. O sonho da Guida
A Guida deitou-se e sonhou… Sonhou que voava mais alto que a águia. Sonhou que guiava um belo foguetão igualzinho ao que viu num filme da televisão. Ouvia guizos e música de risos. Que bem é que a Guida dormia!

C. Assinala, com um acordo com o texto: 1.A Guida sonhou que: voava mais alto que a águia.

de

dançava como uma borboleta. guiava um foguetão.

2. A Guida ouviu: guizos . música de risos. barulho.

16

Textos: ge=je gi=ji A. Vamos ler e interpretar.

/ ce... ci...

16

O Jorge entrevista uma girafa
J – Olá, dona Girafa. Como te chamas? G – Eu chamo-me Georgina… J – Gostas de viver aqui no jardim Zoológico? G – Gostaria mais de viver na minha terra… J – És muito alta! G- É para comer as folhas do cimo das árvores. J – Gostas de gelado? G – Não obrigada… Só gosto de folhas… J - És muito bonita! Amiga Girafa. G – E tu és muito gentil menino Jorge.

B. Assinala verdadeiro V ou falso F de acordo com o texto. 1. O Jorge entrevistou um gigante. 2. A Georgina vive no Jardim Zoológico. 3. Ela gosta de comer folhas. O grilo e a cigarra
A cigarra passava o dia a cantar. O grilo passava o dia a trabalhar. Quando chegou o Inverno… O grilo estava feliz, por ter a despensa cheia de bocadinhos de cenouras, cebolas, alfaces, doces e cerejas. A cigarra, para ter de comer, teve de ir trabalhar no circo…

C. Responde. 1. O que fazia a cigarra todos os dias? R: 2. E o que fazia o grilo todos os dias? R: 3. O que havia na despensa do grilo? R:
17

Textos: ça... ço... çu... / x = s cs A. Vamos ler e interpretar. Os palhaços
Numa ilha de Açores vive a Cila mais o Celso. Ontem, os palhaços foram à escola: o palhaço Pançudo, calçado com uns grandes sapatos, e o palhaço Magricela, mais fininho que um chouriço. No fim da festa, os palhaços deram rebuçados e os meninos agradeceram muito os palhaços.

z eis

ch

17

1. Onde vive a Cila e o Celso? R: 2. Quem foi à escola? R: 3. O que é que os palhaços deram no final da festa? R: O taxista Xavier
O senhor Xavier é um taxista experiente. Ele gosta tanto do X que casou com uma senhora chamada Maximina e ao filho deu o nome de Félix. Antes de trabalhar, ele nunca esquece de examinar os pneus do táxi. É realmente um excelente taxista.

B. Liga de modo a formares frases de acordo com o texto. 1. 2. 3. 4. 5.
O taxista Ele O Xavier O filho O Xavier

► ► ► ► ►

◄ ◄ ◄ ◄ ◄

gosta chama-se chama-se casou é
18

► ► ► ► ►

um taxista.

◄ com a Maximina. ◄ ◄ ◄
muito do X. Xavier. Félix.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful