Língua Portuguesa

Iniciação à Leitura e Escrita 3° ano
0

Índice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
Nome: Ano:

Vamos Recordar... As sílabas: az...ez...iz...oz...uz... O dígrafo: nh... As sílabas: an...en...in...on...un... As sílabas: am...em...im...om...um... As sílabas: ce... ci... ce... As sílabas: ça... ço... çu... O encontro de consoantes: br... cr... dr... gr... O encontro de consoantes: fr... pr... tr... vr... O encontro de consoantes: bl... cl... fl... gl... pl... O valor: ge = je ; gi = ji O valor: gue ; gui O plural de ão: ãos ; ães ; ões O valor de s = z O dígrafo ch O valor de x = z / ss / cs / is / ch

Turma:
1

Número:

Vamos recordar... As vogais
a p t l m d c v n r g s b f j z h q x pa ta la ma da ca va na ra ga sa ba fa ja za ha qua xa se be fe je ze he que xe si bi fi ji zi hi qui xi ve ne re vi ni ri e pe te le me de i pi ti li mi di o po to lo mo do co vo no ro go so bo fo jo zo ho quo xo

1
u pu tu lu mu du cu vu nu ru gu su bu fu ju zu hu

xu

Completa o abecedário. G N A L
2

Q

Vamos recordar...
A. Vamos agora recordar os ditongos que aprendemos. Os ditongos ai Orais au Nazais ã eu ãe iu ão ou õe ei oi ui

1

B. Completa os ditongos que faltam nas palavras e copia a frase.

1.

Éam

.

2.

Éop

.

3.

Éoc

.

4.

Éop

.

5.

É a tes

ra .

6.

Éol

te .
3

As sílabas : az…ez…iz…oz…uz… Texto O piquenique dos dez amigos…

2

O rapaz deixou um cesto na relva. É um cesto com o piquenique dos “dez amigos do menino do capuz vermelho.” O rapaz viu uma perdiz a correr muito veloz e foi atrás para a apanhar. O lobo Lobão viu o cesto e … zás! Lá se foi o piquenique. A. Observa com atenção a figura do texto e completa as frases. 1. O rapaz usa um 2. A 3. O piquenique é para os 4. O lobo Lobão tem um corre muito amigos. grande. vermelho. . nariz capuz perdiz dez veloz

B. Lê e copia as novas palavras com az, ez, iz, oz, uz. 1. o rapaz 5. a perdiz

2.

dez

6.

o arroz

3.

o nariz

7.

a luz

4.

a raiz

8.

o capuz

4

O dígrafo nh Texto O moleiro, o burro e o moinho

3

O burro Zurra-Zurra e o moleiro Renato vão para o moinho. O burro leva dez sacos de milho para fazer farinha. Ele vai muito carregado! No caminho, o Renato viu a Mariazinha a guardar o rebanho A. Lê o texto e completa as frases. 1. O moleiro 2. Ele leva 3. No a o viu a da . vai de . .

B. Lê e copia as novas palavras com nh. 1. o moinho 5. a aranha

2.

o rebanho

6.

a farinha

3.

o passarinho

7.

o ninho

4.

a galinha

8.

a andorinha

5

As sílabas: an...en...in...on...un... Texto O Nando O Nando mora perto do moinho de vento. O burrito come erva ao fundo do monte, perto da ponte. O moleiro canta uma cantiga ao pé do moinho. O Nando está sentado no muro do seu quintal. Ele gosta muito de ver o moinho. A. Responde às perguntas. 1. Onde mora o Nando? R: O Nando mora perto do 2. Onde está sentado o Nando? R: O Nando está 3. Que vemos no fundo do monte? R: Ao fundo do B. Lê e copia as novas palavras com an, en, in, on, un. 1. o panda 5. o vento . . .

4

2.

o pente

6.

a manga

3.

o dente

7.

a tenda

4.

a sandália

8.

a tinta

6

As sílabas: am...em...im...om...um... Texto O homem do bombo

5

O Simão e a Sara foram de comboio ver os avós. Quando chegaram, ficaram muito contentes. A banda passou a tocar. O homem do bombo era tão gordo! - Tum… tum… tum… catapum… pum… pum… A. Ouve com atenção e completa com m ou n . 1. co 4. lâ pota pada 2. pa 5. bo da bo 3. pe 6. pi te to

B. Completa as frases. 1. O Simão e a Sara foram 2. O homem do bombo era C. Lê e copia as novas palavras com am, em, im, om, um. 1. o bombeiro 5. o pudim . .

2.

o comboio

6.

a tampa

3.

o tambor

7.

a lâmpada

4.

a pomba

8.

a nuvem

7

As sílabas: ce... ci... Texto Uma ida ao cinema

6

A Cila e a Célia foram ao cinema. No intervalo, foram com a mãe ao bar comer um docinho de cenoura e beber um sumo de laranja. Elas gostaram muito do filme “A cigarra e a formiga”. A. Indica 1. A Cila foi na resposta certa. ao cinema. à oficina. ao circo. B. Numera as frases. No intervalo, comeu um docinho de cenoura. Ela gostou muito do filme. A Cila foi ao cinema. C. Lê e copia as novas palavras com ce, ci. 1. o cinema 5. o circo 2. O filme fala da cigarra. da Célia. da cegonha.

2.

o doce

6.

a oficina

3.

a cenoura

7.

a cereja

4.

a cigarra

8.

a cegonha

8

As sílabas: ça... ço... çu... Texto Um passeio de carroça

7

A Cila gosta de andar na carroça. Hoje ela foi com o tio buscar maçãs e foram de carroça almoçar à casa da avó. Comeram peixe, batatas e hortaliça. Depois do almoço comeram maçã. A. Indica 1. A Cila anda na resposta certa. a cavalo. na carroça. a pé. B. Forma uma frase com as palavras. Cila – andar – A – muito – gosta – de – baloiço – de 2. Foram buscar cortiça. açúcar. maçãs.

C. Lê e copia as novas palavras com ça, ço, çu. 1. a carroça 5. o almoço

2.

a maçã

6.

o baloiço

3.

o açúcar

7.

a hortaliça

4.

o caçador

8.

a cabeça

9

O encontro de consoantes: br... cr... dr... gr... Texto O Bruno e o dragão

8

No recreio, o Bruno viu um dragão muito grande que vivia na gruta, perguntou se podia tirar uma fotografia. Logo, o dragão deitou lume pela boca! Que grande susto que o Bruno pegou! A. Põe um sinal na resposta certa.

1. No recreio, o Bruno viu um … grilo 2. O dragão deitou… água B. vento lume dragão cravo

Liga as palavras para formar frases correctas. 1. O Bruno 2. O dragão 3. O fogo • • • • • • vive mete • • • • • na gruta. medo aos meninos. no recreio.

brinca •

C. Lê e copia as novas palavras com br, cr. dr, gr. 1. o dragão 5. o cravo

2.

a gruta

6.

o vidro

3.

a fotografia

7.

o braço

4.

a cobra

8.

o grilo

10

O encontro de consoantes: fr... pr... tr... vr... Texto Viva a Primavera! É Primavera… O frio foi-se embora… Há muita alegria por todo o lado. O grilo traquina canta uma cantiga: - Gri… gri… gri… A cobra distraída bate com a cabeça na parede. A. Lê o texto e completa. 1. O foi-se embora. .

9

2. Há muito alegria por todo lado na 3. O 4. A cobra traquina canta uma cantiga. bate a cabeça na parede.

B. Ouve com atenção e preenche os sons que faltam. 1. asco 2. evo 3. li o 4. ato

C. Lê e copia as novas palavras com fr, pr ,tr, vr. 1. o frasco 5. o livro

2.

o trevo

6.

o lavrador

3.

a tropa

7.

a Primavera

4.

o prato

8.

a fralda

11

O encontro de consoantes: bl...cl...fl...gl...pl... Texto O ramo de flores - Que lindo ramo de flores! A tia Clarisse comprou-as na florista. Num gladíolo estava uma abelha pequenina. A abelhinha voou das plantas e veio pousar na blusa da Flora. - Tia… a abelha vai picar-me? A. Completa as frases com a ajuda do texto. 1. A tia da Flora comprou um ramo de 2. Ela comprou as flores na 3. A abelha estava num 4. A abelha pousou na . . da Flora. .

10

B. Lê e copia as novas palavras com bl...cl...fl...gl...pl... 1. a blusa 5. o clarim

2.

as flor es

6.

a planta

3.

a florista

7.

a flauta

4.

o gladíolo

8.

a biblioteca

12

O valor de: ge=je ; gi=ji A. Fui ao jardim da Celeste 1. Fui ao jardim da Celeste Giroflé, giroflá! Fui ao jardim da Celeste Giroflé, flé… flá! 3. Fui lá buscar uma rosa, Giroflé, giroflá! Fui lá buscar uma rosa, Giroflé, flé… flá! 5. É para a minha mãe. Giroflé, giroflá! É para a minha mãe. Giroflé, flé… flá! B. Lê e copia as novas palavras com ge=je ; gi=ji 1. o gelado 5. a gelatina

11

2. O que foste lá fazer? Giroflé, giroflá! O que foste lá fazer? Giroflé, flé… flá! 4. Para quem é esta rosa? Giroflé, giroflá! Para quem é esta rosa? Giroflé, flé… flá!

2.

o gigante

6.

a tigela

3.

a girafa

7.

o mágico

4.

o relógio

8.

o ginásio

C. Ordena as sílabas e forma palavras. 1. 3. ge ti la 2. 4.
13

má co gan te

gi gi

do ge la

O valor de: gue e gui Texto A Guida foi à festa A Guida foi com o tio Miguel e a tia Guilhermina à festa. O tio comprou uma guitarra e a tia comprou uma regueifa e um guizo. À noite, os fogueteiros lançaram muitos foguetes e todos ficaram muito contentes. A. Ordena as palavras. 1. A – sabe – guitarra. – Guida - tocar ______________________________________________ . 2. Ela – ver – os – gostou – de – foguetes. ______________________________________________ . B. Lê e copia as novas palavras com gue...gui...

12

1.

a guitarra

5.

a águia

2.

o guizo

6.

a fogueira

3.

o foguete

7.

o guerreiro

4.

o foguetão

8.

a mangueira

14

O plural de ão: ãos ; ães ; ões Texto O leãozinho comilão O leãozinho é um grande comilão. Come de tudo, nunca diz não. Mas um dia teve uma indigestão: Leãozinho : -Dói-me a barriga. Que grande dor. Mamã, eu quero ir ao médico.

13

Mãe leoa : - Não é preciso ir ao doutor se o leãozinho tiver juízo. Bebe chá e come torrada que não custa nada. A. Numera as cenas de acordo com o texto.

B. Lê e copia as novas palavras com ão... 1. o leão 5. a mão

2.

o cão

6.

o melão

3.

o pão

7.

o limão

4.

o avião

8.

o balão

15

O plural de ão: ãos ; ães ; ões C. Completa e pinta. 1.

13

ão ãos ão ões s ão ães s
1. 2. 3. 4. 5. o pavão o botão o leão a mão o limão

A Sofia e o irmão.

A Sofia e os 2. É um .

.

São dois

.

3.

É um

.

São três

.

D. Completa conforme o exemplo. os pavões

16

O valor do s = z Texto O recado da Susana

14

Avó Teresa, Hoje não fui à escola. Não posso sair de casa porque estou muito constipada. A mãe vestiu-me dois casacos de lã e deixou-me ficar na sala a ver televisão. Já vi “A história do gato Mimoso” e os desenhos animados. Mando-lhe esta rosa. É da roseira do nosso quintal. Susana A. Completa. 1. A 2. Mandou também uma 3. A 4. A Susana não saíu de era do porque está mandou um . . . à avó.

B. Lê e copia as novas palavras com s = z. 1. a rosa 5. a casa

2.

o casaco

6.

a asa

3.

o vaso

7.

a camisola

4.

a mesa

8.

a televisão

17

O valor do s = z

14

C. Com a ajuda do texto, copia substituindo os desenhos pelas palavras.

1. A

vestiu

2. Os

foram feitos pela

3. A

fez também uma

4. A

era cor de

D. Ouve com atenção e completa com sa, si, so ou su. 1. me 2. ca 3. ro co 4. vi 5. mú 6. co ta ca a 7. gulo 8. va 9. cami la 10. ca 11. si 12. me lo do ra

E. Constrói frases com as palavras seguintes. 1. rosa

2. música

18

O valor do ch Texto A chuva Chove muito. A Rita vai para a escola. Leva o chapéu de chuva novo e as botas de borracha. Chap… Chap… Chap… fazem as botas da Rita batendo \ no chão. A Rita sabe que pode chapinhar na água. Com as botas de borracha a Rita não se molhou. A. Escolhe a palavra certa e completa as frases de acordo com o texto. 1. A Rita vai para 2. O 3. A Rita leva . de chuva é novo. de borracha. . borracha chão chuva escola

15

4. A Rita sabe que pode chapinhar no B. Lê e copia as novas palavras com ch. 1. a chuva 5. a bolacha

2.

o chocolate

6.

o chinelo

3.

o chão

7.

a chaminé

4.

a chave

8.

a chucha

19

O valor do x = z / ss / cs / is / ch Texto A Xana foi à praia

16

A Xana e os primos foram à praia. Estava muito calor, e foram comprar gelado numa loja próxima. Para não chegar tarde à casa foram apanhar um táxi. Todos gostaram do passeio e acharam que foi uma experiência muito boa. A. Às vezes o X lê-se:
exame exército exercício exacto trouxe auxílio próximo máximo anexo boxe táxi oxigénio extensão experiência expressão expulso caixa xilofone enxame xadrez

1. x = z

2. x = ss

3. x = cs

4. x = is

5. x = ch

B. Lê e copia as novas palavras com x = z / ss / cs / is / ch. 1. o caixote 5. o xadrez

2.

o táxi

6.

o boxe

3.

a enxada

7.

o exército

4.

o enxame

8.

o xilofone

20