You are on page 1of 19

A Dana no Louvor e na Adorao

Carter do Bailarino Cristo


Vol. 3

O Carter do Bailarino Cristo

Apresentao

Neste terceiro volume vamos tratar sobre um assunto muito importante no s na vida do bailarino, como tambm para todo cristo que tem um ministrio, seja ele qual for: o carter. Nosso objetivo mostrar trs tipos de sentimentos que prejudicam a vida do ministro: a inveja, cimes e o orgulho. Orientamos a vocs, que ao ler, se identificou com algum assunto tratado, permita-se ser transformado pelo Esprito Santo de Deus. Esperamos que essa apostila seja muito til para na vida de todos que adquirirem esse material. Um abrao e bom estudo!

Stephanie Santana Idealizadora do Dana com Propsito

O Carter do Bailarino Cristo

ndice

Pg.

1. O artista cristo............................................................4 2. Cimes e inveja............................................................4 3. Definio.......................................................................6 4. De outro ponto de vista..............................................8 5. Orgulho.........................................................................9 6. Mas e no ciclo social de Jesus?...............................14 7. Humildade e a vida diria........................................16 8. Voc sabe o que Sndrome da santificao?...17 9. Consideraes finais..................................................19

O Carter do Bailarino Cristo

O artista Cristo

Artista todo aquele que utiliza qualquer forma artstica como forma de expresso, como por exemplo: jardinagem, fotografia, dana, teatro, msica, pintura, culinria, decorao, entre outros. Todos estes so alvos fceis de cimes e inveja, que so os assuntos a serem tratados a seguir.

Cimes e Inveja

Acompanhe a seguinte ilustrao:

Um menino chamado Zeca chega em casa muito atordoado, chateado, batendo os ps. Ento, antes que seu pai pudesse perguntar o que tinha acontecido, ele diz: - Pai, estou muito chateado porque um amigo meu me humilhou na escola, na frente de todo mundo e eu estou muito irritado. Quero que ele fique doente e nunca mais possa ir pra escola! Ento, seu pai, muito sabiamente, o guia para fora de sua casa. L em seu quintal, seu pai lhe mostra o varal e nele uma blusa branquinha, posta para secar recentemente. Com sua mo esquerda, tomou para si um saco de carvo e disse a Zeca:
4

O Carter do Bailarino Cristo

- Filho, para cada pensamento de raiva que voc tiver sobre o seu coleguinha, pegue um pedao de carvo e jogue naquela blusa branca bem ali. Aquela blusa vai ser o seu coleguinha. Pode comear. Aproximadamente uma hora depois, Zeca, ofegante chega at seu pai, que j havia ido para a sala de estar. - Pai! Pai! Consegui! Demorei mas eu joguei todos os pedacinhos de carvo na blusa... E me sinto bem melhor! - Ok, filho... Agora vamos com o papai at o quarto. Em frente ao espelho, Zeca ficou muito surpreso, pois s podia ver seus dentinhos e olhos. - Filho, o mal que desejamos aos outros como o que lhe aconteceu. Por mais que queira atirar carves em algum, a maior parte de fuligem acaba ficando em ns mesmos. Isso o que acontece quando alimentamos o sentimento de cimes e inveja.

O Carter do Bailarino Cristo

Definio

Cimes: a insegurana e o medo de perder ao que pensamos que nos pertencem. Inveja: a tristeza ou descontentamento com aquilo que o outro possui. Uma das causas da inveja o mau agradecimento pelo que tem. O pensamento que Deus est se importando apenas com o outro, mesmo que este seja mpio. Em conseqncia disso, a pessoa entra em uma priso de amargura, frustrao e solido. A Bblia diz que contra atracar esse tipo de sentimento no fcil. Em Provrbios 27.4 diz: Cruel o furor, e impetuosa a ira, mas quem poder resistir inveja?. Para vencer esses tipos de sentimentos, destacamos quatro etapas importantes:

Identificar: No podemos fingir que est tudo bem quando existe algum foco de cimes ou inveja. necessrio o reconhecimento, pois se escondermos achando que esse sentimento ir passar, o inimigo comea rapidamente a lanar suas setas de acusao.

O Carter do Bailarino Cristo

Confisso: A confisso despedaa o jugo e no d oportunidade para as investidas satnicas. Em Tiago 5.16 diz: Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao do poderosa e eficaz. Devemos procurar nossos lderes, expor essa situao e pedir a este um acompanhamento. Caso a pessoa alvo de cimes e inveja seja madura o suficiente pra saber, confesse diretamente a ela. Relacionamento com Deus: extremamente necessrio ter um relacionamento com Deus, para vencer os desafios da natureza pecaminosa. Atravs do relacionamento ntimo e sincero com Deus que somos moldados sua imagem e semelhana e quanto mais nos achegamos a Deus, a incidncia de luz maior sobre ns e sobre os lugares escuros da nossa vida. Dar um basta nas comparaes: S temos a perder com as comparaes. Precisamos descobrir nossa identidade, o que Deus nos fez pra ser. Em Joo 17:4 Jesus faz a orao sacerdotal. Eu glorifiquei-te na Terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. Vemos que Ele sabia qual era a sua misso e por isso no ficou procurando fazer coisas que talvez aparecessem mais do que o que Ele foi designado a fazer. No podemos nos sentir infelizes por termos um dom que no aparea tanto. Todos ns fazemos parte do Corpo de Cristo e temos uma funo que essencial para que esse corpo viva em uniformidade.

O Carter do Bailarino Cristo

Depois de todas essas etapas, entramos na morte, que no uma morte fsica, mas uma morte para o nosso ego. Jesus no teve por usurpao ser igual a Deus. Ao contrrio, Ele se humilhou e veio Terra em forma humana (Filipenses 2.6). Na prtica, morremos para ns mesmos, devolvendo relacionamento ao invs de rivalidade, orando pela pessoa, procurando saber se ela precisa de algo. Tomando essas atitudes, quando menos percebemos, aquele sentimento de cime e inveja transformado em amor.

De outro ponto de vista E se voc o alvo de cimes ou inveja de algum?

O primeiro passo no ostentar seu dom. Seja sensvel ao sentimento do outro, nunca trate a pessoa como se ela fosse pior que voc porque todos ns estamos sujeitos a isso. Em Glatas 8:13 diz: Pelo que, se o manjar escandalizar a meu irmo, nunca mais comerei carne, para que meu irmo no se escandalize. Ento, no fique se gabando,
8

O Carter do Bailarino Cristo

falando demais das suas conquistas e que voc bom e tem sido reconhecido. Seja discreto como Jesus. Em suas curas, Ele sempre pedia que a pessoa no sasse espalhando a sua fama a todos. Enfim, seja um instrumento de Deus e no de tropeo na vida dessa pessoa. E todo esse cime, inveja vem s de uma raiz, que o prximo assunto. Orgulho Quando Ado pecou, todo tipo de impureza entrou na nossa humanidade. E a raiz de tudo foi o orgulho, o querer ser igual a Deus e Jesus veio trazer a soluo para a nossa humildade perdida. Seu relacionamento com Deus precisa ser permeado por uma humildade que avalie suas motivaes. Mas o que significa HUMILDADE? Humildade no algo que apresentamos para Deus ou que Ele concede, mas o senso do completo nada-ser que vem quando vemos que Deus verdadeiramente tudo.

Explicando...

O Carter do Bailarino Cristo

no algo que apresentamos para Deus. Voc no seu quarto entra e diz com um ar orgulhoso: Obrigada Deus por eu ser to humilde. Essa foi uma caracterstica que o Senhor colocou em minha vida. no algo que Ele concede. Voc chega para Deus e diz: Ento, Senhor... Est sendo muito complicado ser ministro de dana, as pessoas vem tirar fotos comigo. Essa vida de famoso no fcil. D-me humildade pra enfrentar essa tietagem... mas o senso do completo nada-ser. Quando entendemos que tudo vem de Deus e toda glria Dele. Quando obtemos a conscincia de que o nosso dom veio do Senhor e vamos usar isso para Seu louvor. s vezes oramos pedindo para sermos iguais a Cristo, que as pessoas possam v-lo em ns. No vemos isso na igreja muitas vezes porque h ausncia de frutos na nossa vida por causa de ausncia da verdadeira alegria que Cristo experimentou atravs da humildade. Ningum quer morrer para si mesmo. Cristo experimentou alegria atravs do servio. (No meio de vs, Eu Sou como quem serve Lucas 22:27) A humildade na vida de Jesus relatada na Palavra de Deus por diversas vezes, e s no livro de Joo vemos diversas referncias sobre isso: O filho nada pode fazer de si mesmo (Jo 5:19)

10

O Carter do Bailarino Cristo

Eu nada posso fazer de mim mesmo, porque no procuro minha prpria vontade (v.30) Eu no aceito glria que vem dos homens (v:41) Eu desci do cu, no para fazer minha prpria vontade (6:38) O meu ensino no meu (7:16) No vim de mim mesmo (v. 28) Eu no procuro minha prpria glria (v.50) As palavras que vos digo, no as digo por mim mesmo (14:10)

Quantos de ns temos tal pensamento quando damos fim a um espetculo? Eu no vim de mim mesmo uma frase pouco presente no cotidiano cristo atual porque naturalmente temos a vontade de sermos reconhecidos pelos homens.

11

O Carter do Bailarino Cristo

Jesus descobriu que essa vida de submisso e dependncia da vontade do Pai o fez experimentar alegria e paz verdadeira. Jesus nem por um momento ele procurou sua vontade. Ele sabia quem ele era e o que tinha sido chamado pra fazer. Vejamos o exemplo de Jesus e o diabo no deserto: Certa vez Jesus estava no deserto, ento o diabo chegou pra ele e disse: Se tu s Deus, transforme essa pedra em po. Jesus poderia ter transformado o mundo inteiro em um po, mas isso seria resolver um problema momentneo. E ns como bailarinos, tambm possumos certo poder em ministraes. Podemos manipular a emoo das pessoas com uma expresso. Mas devemos escolher sempre ouvir a voz do Pai e saber o propsito de cada coisa dita Sua noiva. Vimos a humildade da vida de Cristo, agora a veremos em alguns de seus ensinamentos: Os discpulos disputaram quem seria o maior no reino e concordaram em perguntar ao mestre, ento Jesus colocou uma criana no meio deles e disse: Aquele que se tornar humilde como esse menino o maior no reino dos cus. A me dos filhos de Zebedeu pediu a Jesus que seus filhos se sentassem sua direita e sua esquerda, no lugar mais elevado do Reino. Ento Jesus respondeu : Quem quiser se
12

O Carter do Bailarino Cristo

tornar grande entre em vs, ser esse o que vos sirva . Que fora! Ela deve ter ficado extremamente constrangida, mas Jesus no media suas palavras ao enfatizar a importncia do servio. Acompanhe esse exemplo: Quando somos crianas, no nos passa pela cabea ficar no melhor lugar do palco para as cmeras nos filmem. Quando somos crianas, chegamos ao palco e a primeira coisa que fazemos procurar o pai. Achando o pai, fazemos a apresentao inteirinha olhando pra ele, procurando agrad-lo. E assim tambm tem de ser nossa vida crist. Mesmo que tenhamos tantos afazeres na casa de Deus, importante que paremos por um momento e procuremos o Pai na multido. Achando o Pai, tentar agrad-lo com o dom que Ele ps em nossas mos. Todo dom que ganhamos do Senhor no serve de nada se no mostrarmos as pessoas. No adianta de nada entrar no quarto e danar o dia inteiro ou saber cozinhar muito bem e s fazer isso para o seu bel prazer. Deus nos deu dons para que esses pudessem se manifestar horizontalmente. Mas devemos ter em mente que este dom para a Glria de Deus.

13

O Carter do Bailarino Cristo

Jesus nos chama para sermos servos uns dos outros, preferindo os outros em honra e quando aceitamos isso em nosso corao, o servio ser nossa libertao do ego. No peam por exaltao, isso trabalho de Deus. Os homens principalmente tm aquela viso de que se forem humildes vo estar rebaixando sua sexualidade. Se o seu lder coloca uma mulher para te liderar, morra pra si mesmo. Jesus nos ensinou a sermos mansos, sendo homem at o fim de sua vida. Se voc dana, faa isso com um jeito de homem. Mas e no ciclo social de Jesus?O que vemos nos 12? Certa vez eles discutiram sobre quem sentaria direita e esquerda do Pai, disputaram pelos melhores lugares e mais tarde, na Santa Ceia, eles tiveram uma contenda sobre quem seria o maior. Por outro lado, existiram ocasies em que eles se humilharam perante o Senhor, como naquela vez que Jesus acalmou a tempestade e eles caram em Terra, adorando-o. Existem 3 princpios importantes a serem lembrados:

Primeiro: A sua religiosidade pode crescer energicamente enquanto sua humildade esquecida. Podemos ser timos professores, cantores, danarinos, instrumentistas, missionrios e as pessoas podem reconhecer esses dons de Deus em ns, mas quando os
14

O Carter do Bailarino Cristo

tempos de testes vm a caracterstica da humildade simplesmente rara. Segundo: Para vencer o orgulho e se aproximar da humildade, devemos ter a conscincia de quo impotentes so nossos esforos pessoais e ensinamentos externos. Durante trs anos os discpulos ouviram as palavras de Jesus e ele era bem didtico, repetia tudo de tempos em tempos. Compartilhou o seu segredo com eles, de que o Filho do homem no tinha vindo a Terra para ser servido e sim para servir. Mesmo assim os discpulos caiam nos mesmos posicionamentos. Nem as palavras de Cristo, nem seu esforo pessoal, puderam afastar o orgulho de seus coraes. Ento o seu esforo pessoal de quebrar o orgulho no vale de nada. Terceiro: Pelo habitar do Esprito Santo em Sua divina humildade que nos tornamos humildes. Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele destruiu o poder do mal, afastou o pecado, nos trouxe a graa. Deixou conosco o Consolador. O trabalho de persuaso de Jesus, o despertar do desejo foram aperfeioados na vinda do Pentecostes. Quando o Esprito Santo veio sobre os discpulos, eles viveram uma mudana radical de vida. Ento, o Esprito Santo, aliado ao nosso desejo e quebrantamento genunos, transforma o nosso corao, nos achegando mais perto de Jesus, quando percebemos que nada somos.
15

O Carter do Bailarino Cristo

Humildade diria

vida

A partir de um convvio com a pessoa que conhecemos da sua humildade. A humildade perante Deus no vale nada se ela no for provada diante dos homens. Tudo que voc faz no ntimo colocado para o externo. Se voc possui um hbito de tirar meleca, por exemplo. Em todo o seu momento livre voc aproveita pra colocar a mo no nariz. Pois bem, quando voc estiver na fila do banco, voc tirar meleca. Assim na nossa vida crist tambm. O que buscamos em Deus no nosso ntimo o que sobressai para as pessoas. Assim como Jesus lavou os ps de seus discpulos e os ensinou a fazer o mesmo. Preferir o outro em honra.

AS INSIGNIFICNCIAS DA VIDA DIRIA SO NOSSOS TESTES PARA A ETERNIDADE Como considerar algum menos talentoso e etc maior que eu?

16

O Carter do Bailarino Cristo

A est um teste para sua humildade. Voc tem a noo de que cada pessoa filho de um Rei. Para qualquer ocasio, ore ao Senhor e haja em humildade. Como fao se eu no fiz nada de errado e preciso pedir perdo? Se a pessoa no for crist o suficiente para te perdoar do lugar onde ela est, seja voc cristo o suficiente para chegar e pedir perdo, ainda que voc no tenha feito nada de errado contra ela. Quebre seu orgulho, ande em amor. Respeite cada pessoa que te irrita ou tenta, faa isso como um instrumento de Deus, como exerccio para sua humildade. Um homem humilde no sente cimes ou inveja. Ele consegue louvar a Deus quando outros so abenoados e ele esquecido. Quanto mais nos santificamos, mais nos aproximamos das pessoas.

Voc sabe o que Sndrome da santificao?

Pessoa sai depois de um tempo com Deus e se sente o super-santo. Voc to santo que no pode se relacionar com outros porque eles no esto no seu nvel. Isso tambm orgulho e temos que quebrar isso em nossas igrejas.
17

O Carter do Bailarino Cristo

Depois dessa palestra, h dois estgios que vocs passaro. O primeiro de recusar qualquer coisa que possa te humilhar. Evitar situaes de humilhao e orar profundamente para que elas no aconteam. A segunda de reconhecer que ir doer, mas a glria toda do Senhor. Ento, VAMOS ACEITAR A HUMILHAO DE BRAOS ABERTOS, pois ela nos trar alegria genuna!

Quando o nosso corao estiver nisso, nenhum rebaixamento ser baixo demais, nenhuma humilhao profunda demais, nenhum servio insignificante demais porque sabemos que toda honra e toda glria Dele. Ns somos nada e Ele tudo!GLRIA A DEUS! Esse o caminho para a vida superior: DESCER!

18

O Carter do Bailarino Cristo

Consideraes finais

Espero que voc tenha sido abenoado com essa apostila, e que voc possa aplicar em seu ministrio de dana. Um abrao e at breve.

Obs.: Alguns trechos dessa apostila foram tirados de outros estudos cuja autoria no foi identificada.

Stephanie Santana Dana com Propsito


dancacomproposito@hotmail.com http://blogdancacomproposito.blogspot.com.br/

Proibida a reproduo total ou parcial desta obra sem autorizao do autor. Venda Proibida.

19

You might also like