You are on page 1of 7

DIAGNSTICO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE LAVA JATO, LUBRIFICAO E TROCA DE LEO NA CIDADE DE MOSSOR-RN Silva, J. N. C.2; Targino, O. A.

2; Lima, C. B. A.1; Pinto, C. H. C.1.


2-Alunos de Licenciatura em Qumica; 1- Prof. Dr. Do Departamento de Qumica da UERN.

INTRODUO: A crescente perda de qualidade da gua e do solo, devido a ao antrpica intensificada nas ltimas dcadas, pode inviabilizar a utilizao futura desses recursos naturais. O nmero elevado de atividades de grande potencial poluidor como: lava-jato, lubrificao e troca de leo nos centros urbanos e a falta de adequao ambiental da infraestrutura e equipamentos necessrios para proteo do meio ambiente justificam, a preocupao quanto a poluio ambiental. Erro! Auto-referncia de indicador no vlida. OBJETIVOS: Diagnosticar a situao dessas atividades na cidade de Mossor-RN, quanto caracterizao e identificao dos pontos geradores de resduos, tais como lava-jato, lubrificao e troca de leo e destino final desses resduos na cidade, atravs do mapeamento georeferenciado, aplicao de questionrio e relatrio fotogrfico.

MATERIAL E MTODO:

Foi realizada uma pesquisa de informaes existentes junto aos rgos pblicos, privados e de controle ambiental, como tambm de informaes atravs de levantamento complementar sobre a existncia ou no de sistema separador gua-leo nos lavadores de carros dos postos automotivos, sobre o gerenciamento dos resduos neles retidos atravs de questionrio especfico dirigido aos gerentes dos estabelecimentos, e classificao dos postos de servio por faixas de carros lavados por dia. Elaborou-se um questionrio com perguntas fechadas e abertas, visando tambm s principais caractersticas ou necessidades que um posto deve suprir para o seu

funcionamento, que foram aplicados nos postos de lava jato, lubrificao e troca de leo na cidade de Mossor-RN. As vistorias nesses locais foram fotografadas verificando as condies da infraestrutura de cada posto visitado e georeferenciados atravs GPS (Global Positioning System). Foram vistoriados primeiramente oito pontos geradores na cidade de Mossor-RN que se encontravam prximos as margens do Rio Apodi-Mossor por se tratar de uma rea de maior vulnerabilidade, e foi tambm observado o estado de adequao ambiental, onde foi constatado se existia ou no a presena do sistema de pr-tratamento de guas de lavagem de carros instalado (sistema separador gua-leo) e que efetuavam lavagem externa de veculos. Aps a coleta dos dados, realizou-se o diagnstico contendo a caracterizao, identificao dos pontos geradores de resduos da atividade de lava jato, lubrificao e troca de leo e a elaborao de um mapa georeferenciado com a localizao dos pontos de servio na cidade de Mossor-RN.

RESULTADOS E DISCUSSO:

De acordo com os dados obtidos durante todas as vistorias, foi observadas irregularidades desde a parte legal da legislao ambiental, pois todos os postos entrevistados no possuam licena ambiental para funcionamento do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentvel e Meio Ambiente do RN), Secretaria do Municpio de Meio Ambiente, Habite-se emitido pelo Corpo de Bombeiros e os que possuam alvar encontravam-se atrasados. Cerca de 75% dos 8 postos de lavagem e lubrificao vistoriados, no tinham condies estruturais para o funcionamento, pois trabalhavam a cu aberto, sem caixa separadora gua/leo e canaletas, o que acarreta em danos irreversveis ao meio ambiente, principalmente ao Rio Apodi-Mossor no setor urbano de Mossor-RN, visto que a maioria dos postos vistoriados se encontram as margens do mesmo, e as guas contaminadas pela maioria desses postos no passaram por nenhum tipo de anlise fsico-qumica.

Essas informaes contribuiro com as tomadas de deciso da Gerncia de Urbanismo e Meio Ambiente, no sentido de implementar a adequao ambiental dessas atividades de grande potencial poluidor. Garantindo assim, a populao mossoroense uma melhor qualidade de vida. Nenhum dos lava-jatos possua licena ambiental para operar; Nenhum apresentou laudo de anlise qumica dos efluentes oleosos produzidos; Dos 8 postos visitados, 7 tinham o SAO em alvenaria, mas no adequados para esse tipo de atividade, e um no possua nenhum tratamento dos efluentes oleosos; Os resduos de leo so comercializados com terceiros e outros encaminham os resduos slidos para coleta urbana. Tabela 1 Dados colhidos da realizao dos questionrios Perguntas Feitas O empreendimento tem licena de operao? (IDEMA) /Secretaria do Municpio de Meio Ambiente. Quais servios so realizados no local? Respostas Nenhum posto avaliado licenciado.

Que tipos de resduos so gerados no local?

O local possui tanque de armazenamento de leo usado? Em que tipo de tanque armazenado os leos usados? Qual a forma de armazenamento dos resduos gerados no local? O empreendimento possui alvar de funcionamento da prefeitura? O empreendimento possui canaletas no lava jato? Qual o destino final dos resduos? O empreendimento j realizou alguma anlise fsico-qumica dos efluentes oleosos. O empreendimento possui caixas separadoras de leo-gua?

Todos os postos avaliados possuem atividades como lavagem de veculos e Lubrificao, e alguns tambm possuem troca de leo juntamente com a oficina mecnica. Todos os postos avaliados tm como resduos frascos de leos lubrificantes, estopas/trapo, areia oleosa e efluente oleosos e uma minoria possuem filtros de leos, leo usado. Nenhum dos postos avaliados possui. Em tanque de metais. Todos so armazenados em tambores metlicos. Nenhum dos postos avaliados possui. Apenas 2 postos no possuem. A maioria so coletados na coleta publica e apenas 1 posto tem coletor licenciado. Nenhum posto avaliado realizou anlise. A maioria possui caixa separadora de leo-gua em alvenaria e apenas 1 no possui nenhum tipo de caixa.

Figu ura 2. Arma azenamento de gua ole eosa

Figura 3. Va azamento de gua para o rio Apodi-Mossor r.

Figura 4. Atividade de lav va-jato realiza ada em um posto vistoriado.

Figura 5. gua ole eosa empoa adas no solo.

Figura 6. M Mapeamento Georeferencia G ado Localiza ao de Todos s os postos Vistoriados.

Figura 7. Mapeamento Georeferenciado Localizao dos postos 03 e 04.

92 m

Figura 8. Mapeamento Georeferenciado Localizao do posto 04 92 m do rio Apodi-Mossor.

292 m

Figura 9. Mapeamento Georeferenciado Localizao do posto 01 292 m do rio Apodi-Mossor.

CONCLUSO: Em funo dos dados observados durante a elaborao do diagnstico ambiental, pde-se concluir que falta adequao dos postos na questo ambiental e de legislao e sugerimos que se sigam aes como, ampliar o diagnstico para todo o municpio, implementar o processo de licenciamento ambiental dessa atividade , atravs do rgo ambiental municipal, adequar ambientalmente a infra-estrutura dos postos de lavagem de veculos e propor fontes de financiamento bancrio para facilitar o processo de adequao dos postos de lavagem.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

AWPHA -Standard Methods for Examination of Water and Wastewater,19a ed., 1995.

BROWN, C. Water effluent and solid waste characteristics in the professional car wash industry-International Carwash Association, disponivel no site www.carcarecentral.com , acesso em 18/05/2003.

CARRETEIRO,R.P. & MOURA,C.R.S.-Lubrificantes e Lubrificao, Ed. Tcnica , Rio Janeiro , 1987 .

CHIABAI, F. B. et all Proposta de implantao de controle ambiental em postos de abastecimento de combustveis -monografia de especializao, UFES 2000.

EPA-Environmental Protecty Agency-Stormwater technology Fact Sheet-Water Quality Inlets-Office of Water-1999. Documento EPA-832-F-99-029-disponivel no site : www.epa.gov. HOMADY,et al, -Survey of Some Heavy Metals in Sediments from Vehicular Service Stations in Jordan and their Effects on Social Aggression in Prepubertal Male MiceEnvironmental Research, Section A89, pp. 43-49 , 2002.

MEINZ, V. Used Oil Characterization Study Solid and Hazardous Program -Washington State Department Ecology -Washington, Dezembro, 1991.

PAXEUS, 1996 -Vehicle washing as a source of organic pollutants in municipal wastewater WaterScience Technology, Vol 33,No 6, pp. 1-8, 1996.

SEMMAM-Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitria-ES -Caracterizao dos resduos gerados na caixa de decantao do sistema separador de gua e leo ,DQA / CP, 1999.

SHEPP & SHULLER -Hydrocarbon Hotspots in Urban Landscape Seminar PublicationEPA National Conference on Urban Runnoff Management : Enhancing Urban Watershed Mangement at the local, county and State Levels-Illinois-pp. 259-264 -Center of Environmental Research Information Office of Research and Development, EPA-1995.

STERNSTRON, M.K., S.LAU-Alternative method for oil and grease analysys and subsequent Fractionation for Toxixty Identification Evaluation ( TIEs ) 68 th Annual Conference Exposition-Florida, USA,pp. 21-25, 1995. Disponvel no site

www.sotormcenter.com . Acesso em 20/04/2003.

VALDETARO,N.P.N.V. & ESTEVES,A.J.P. Origem , acondicionamento e destinao final de resduos de areia oleosa Mestrado em Engenharia Ambiental-UFESComunicao Interna de Seminrio-2001.

Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Norte. http://www.idema.rn.gov.br, acessado em janeiro de 2008.

Agncia Nacional de Petrleo (ANP). http://www.anp.gov.br, acessado em janeiro de 2008.

You might also like