Guia do Usuário

Pctel Multilinhas

Parabéns,

Você acaba de adquirir o Gravador Telefônico Digital Pctel® IP. Líder em seu segmento, disponibiliza a mais alta tecnologia em gravadores telefônicos via rede, convertendo compromisso da excelência em tecnologia, assegurando a velocidade da informação e oferecendo os melhores resultados.

Bem Vindo ao Mundo da Segurança da Comunicação.

CEO - Pctel Eletrônica LTDA

.................................................................06 Instalação Física ......................................................................................................09 Configurando o Software ..............................................................................15 ........................08 Instalando o Software .............................................................................Pctel IP...........................................17 Módulo Supervisor.....................................................07 ...Aba Gravação........................................................Painel de Funções.................................15 ...08 ....Conteúdo Condições e Recomendações para Utilização e Garantia...........................................................................08 .......................................12 ...Aba Segurança..........................................................................................................................07 ........................18 Tabela Comparativa de Produtos..............................................Ouvindo e Procurando uma Gravação...................................................................................14 Utilizando o Gravador ........Visualizando gráficos e estatísticas das ligações.............................................04 Conhecendo o Produto ...........16 ...................................................20 Resolução de Problemas ...........................Instalando em um HUB ou Swith (instalação recomendada)......Instalando em ramais digitais.................10 ....10 .......................................Aba Comunicação..............................................................................................................................................21 ................................................................................Cadastro de Contatos...............................Instalando diretamente em um Computador..................................................................12 Conhecendo o Software ...............................06 .................................

só a mesma tem autonomia para decidir sobre o retorno do aparelho e conhecimento sobre o funcionamento do mesmo. Esta garantia cobre única e exclusivamente defeitos de fabricação de qualquer componente deste produto.1.Condições e Recomendações para Utilização e Garantia 01. porém protegidos pela lei de direitos autorais. A presente garantia se torna sem efeito se for constatado que o produto. 09. sofreu danos por queda. Todos os softwares são de distribuição gratuita. acidente. caso seja utilizado em condições inferiores não podemos garantir a funcionalidade do produto. Todo produto deve passar pela equipe de suporte da Pctel. incluindo hardware. uso indevido ou apresentar sinais de ter sido submetido a reparos ou modificações por pessoas não credenciadas pela Pctel. Esta garantia não cobre despesas de frete ou outros custos decorrentes do envio do produto para reparo ou troca. 04. Produtos enviados à Garantia devem vir acompanhados do formulário de RMA (Autorização para Retorno de Material) fornecido pela equipe de suporte. 4 . 06. É descartada qualquer indenização por danos causados pelo uso indevido deste produto. A Pctel garante o funcionamento do produto sob as condições apresentadas em nossos manuais. 09. 07. Não nos responsabilizamos por produto com suposto defeito de fabricação que for enviado fora dos procedimentos abaixo: 09. manuais e cabos. 05. 02. ou qualquer item que faça parte do mesmo.2. proibindo assim sua cópia total ou parcial. Esse produto possui garantia de 5 (cinco) anos a partir da data de fabricação indicada no lacre de garantia. É de responsabilidade do usuário a instalação e/ou configuração do seu microcomputador e periféricos. A instalação do software da Pctel resulta na aceitação dos termos de utilização do mesmo. 08. 03.

Suporte Técnico: 01.18 parágrafo 1º e art. A Pctel Eletrônica LTDA não se responsabiliza pela utilização do produto.com. acesse nosso site www.br ou telefone +55 62 3096-9798 e saiba como obter ajuda. 02. De acordo com a Lei número 8078/90. 03. Não estão inclusos cursos e/ou treinamentos. É de total responsabilidade do usuário a realização de cópias de segurança (backup). O Suporte Técnico oferecido é válido exclusivamente para informações quanto à instalação e configuração do produto adquirido. 16 item II parágrafos 1º e 2º.Condições e Recomendações para Utilização e Garantia 10. Suporte Técnico Gratuito. o fornecedor do produto tem o prazo de 30 (trinta) dias a partir da comunicação por escrito (formulário de RMA) do usuário final informando o suposto defeito para o conserto ou solução adequada. 5 .pctelonline. art. devendo o mesmo estar devidamente registrado com a Pctel Eletrônica Ltda. a fim de evitar a perda de dados no caso de qualquer tipo de suporte prestado.

Led ligado: Linha em Utilização ou cabo desconectado. Led de Status: Vermelho: Ligado à rede elétrica Verde: Hardware comunicando com o Software. Laranja: Hardware enviando dados para a rede ethernet. Reset (Retorna as configurações de Fábrica) 6 .Conhecendo o Produto Pctel IP Conector de rede Ethernet (Fonte Elétrica) Fonte Bivolt Hardware Pctel Conector de linha “Y” (padão americano) Painel de Funções Painel Frontal Leds de Utilização das Linhas: Led desligado: Linha em espera. Painel Traseiro Fonte de Alimentação Linhas 1 e 2 (Rj11) Linhas 1 e 2 3 e 4 (Rj11) Ethernet (Rj45) Leds: Verde: Cabo conectado.

Instalação Física Configuração Recomendada: Antes de instalar vertifique as configurações mínimas necessárias: Windows 2000 ao Vista Processador 2. 4 Conecte o(s) Cabo(s) “Y” às extensões das linhas telefônicas ou ramais a serem gravadas. SWITCH (ou HUB) 2 5 ETHERNET 1 USB 3 IMPRESSORA COMM1 4 Telefone “Y COMM2 4 Computador (Servidor de Gravação) ” AUX Mic Ca bo 7 . caso utilize um aparelho telefônico na mesma extensão. 3 Conecte o Computador ao HUB ou Switch para comunicação com o Pctel.0 GHz Memória: 512 Mb RAM Placa de Rede Ethernet Instalando o Pctel IP . Etherneth e Cabo “Y”).Instalando em um HUB ou Switch (instalação recomendada): 1 Encaixe todos os cabos no Pctel (Fonte de alimentação. 2 Encaixe o cabo de rede Ethernet (cabo azul) no HUB ou Switch. utilize o adaptador enviado. 5 Conecte a fonte de alimentação do Pctel à rede elétrica.

04. ETHERNET USB 2 IMPRESSORA COMM1 1 4 AUX COMM2 Mic 3 Telefone Computador (Servidor de Gravação) 8 Ca bo 3 “Y ” .Instalação Física . Etherneth e Cabo “Y”). Conecte o(s) Cabo(s) “Y” às extensões das linhas telefônicas ou ramais a serem gravadas. caso utilize um aparelho telefônico na mesma extensão. 03.Instalando diretamente em um Computador: 01. Encaixe todos os cabos no Pctel (Fonte de alimentação. Encaixe o cabo Crossover padrão EIA/TIA T568B (não incluso) no computador. 02. Conecte a fonte de alimentação do Pctel à rede elétrica. utilize o adaptador enviado.

é recomendado que faça o download em nosso site (www. Atenção: Antes de instalar seu Pctel. 04. desinstale qualquer versão anterior que esteja em seu computador Acompanhe passo a passo a instalação do software: 01. 05. A próxima tela permitirá que a pasta de instalação seja selecionada. caso não possua internet instale o software Pctel através do CD (auto-instalável).com. Recomendamos que a sugestão padrão seja mantida. 9 . Escolha uma pasta do Menu Iniciar para ter os atalhos do Pctel. 02. Inicialmente há a opção de idioma do instalador.Instalando o Software Após instalar devidamente todo o hardware necessário. 03.br) da versão mais atualizada para melhor comodidade no uso do produto. para a utilização do software e clique em “Concordo” para prosseguir a instalação. Leia com atenção o Contrato de Licença. item 4 item 6 06. Clique em Terminar e seu Pctel estará pronto para ser configurado e utilizado. Recomendamos que a sugestão padrão seja mantida. escolha o que for melhor à sua compreensão. Agora basta prosseguir.pctelonline. instalando os arquivos do Windows Media Player e o Driver CP210x que aparecerão em seqüência.

a senha de acesso. Usuário Iniciante e Usuário Avançado: No canto inferior esquerdo do Configurador do Pctel. Clique no botão “OK" para salvar a configuração ou “CANCEL” para sair sem salvar. Configure o IP do Gravador. A opção “Usuário Iniciante” deixa disponível as configurações essenciais do Pctel e “Usuário Avançado” disponibiliza todas as configurações possíveis do Software. qualidade/tamanho do arquivo.Configurando o Software 2. você encontrará uma opção de tipo de usuário. tipo de execução (oculto ou aparente). Para acessar o configurador clique em: Iniciar > Programas > Pctel > Gravador IP > Pctel IP > Configurações Na tela de configuração defina: Qual IP o Pctel será instalado. o número de linhas telefônicas e. diretório onde as gravações serão armazenadas. entre outras preferências.Configurando o Software Após a instalação do software. Aba Comunicação: Clique no botão para configurar o Hardware do Gravador. Se executará ao iniciar o windows. inicie a configuração do sistema. IP do computador a ser gravado e a porta de destino das gravações. 10 .

terá que mudar o IP do computador.0. clicando 2 vezes para configurá-lo. Caso a extensão da rede não seja igual a do Pctel (ex:192. será possível visualizá-la e monitorá-la remotamente através do software Pctel Supervisor.X). Sendo uma pasta compartilhada.0. ative a opção.: O Pctel IP é configurado com o IP padrão (192. Salve agora as configurações e volte o computador para o IP original (ex: 10.168.Configurando o Software Clique em Rastrear Gravadores para encontrar o IP dos Gravadores na rede.127).0.0.0.0. Caso utilize ramais digitais marque a opção .168.X). 11 . Pasta de gravação: Defina o diretório de gravação selecionando o Drive e a pasta onde serão armazenadas as gravações diárias.X). contido no CD de instalação do Pctel. A pasta com as ligações deve ser compartilhada.127). Pastas de outros computadores interligados em rede Windows podem ser utilizadas.168. é necessário que o computador que irá monitorar o Pctel esteja com o IP compatível com do aparelho (ex: 192. (veja item Posição de Atendimento) Posição de Atendimento: Para monitorar as linhas a partir de outro computador que não seja o que está com o Pctel Gravador instalado. Instale também o Pctel Supervisor no computador que deseja visualizar as ligações.0. Para que o software funcione. Obs. e configurar o gravador para a sua extensão de IP (ex: 10.

aumente o volume da gravação geral ou de um canal desejado. Com este procedimento é possível gravar até 55 linhas ou ramais analógicos. Aba Gravação: Na aba Gravação selecione o Formato. Isto vai depender do espaço em disco que existe em seu HD. caso escolha o tempo máximo da gravação na aba Arquivo o Pctel gravará os primeiros minutos de conversação dependendo do tempo escolhido. Aba Segurança: Senha: Na aba Segurança você poderá at i va r u m a s e n h a a l fa n u m é r i c a .: Não há tempo máximo de gravação. sendo possível o acesso ao programa somente com a senha. informando em Layout a quantidade de linhas que serão gravadas. Em Amplificação de áudio. Obs. basca configurar cada um com um IP diferente. Em modo. e numerá-los em Comunicação. escolha entre Habilitar Gravação e não Habilitar. dependendo do formato escolhido. Qualidade e Modo de Gravação dos arquivos de áudio que serão gerados. 12 .Configurando o Software Layout de Gravação: Caso queira gravar mais de duas linhas ou ramais analógicos em um mesmo computador tendo a possibilidade de colocar mais aparelhos Pctel IP em um mesmo servidor de gravação. O consumo de espaço varia entre 1 e 176kbytes por segundo.

03. 02. O campo “PABX” deve ser preenchido caso o Pctel esteja instalado em um ramal. seja de erro ou avisos. Marcando a opção “Mostrar número” aparecerá uma janela (splash) no centro da tela com o número telefônico identificado (caso o contato esteja cadastrado). o software ficará visível ao receber ou finalizar uma chamada.Configurando o Software Executar em Modo Oculto: Marcando esta opção. 01. Recomendamos não marcar esta opção. especificando na caixa de texto os dígitos necessários para acessar a linha externa. Não exibir Menssagens e Avisos: Marcando esta opção o Pctel não mostrará qualquer tipo de mensagens. o ícone do Pctel não aparecerá na bandeja do sistema. Não exibir Tela Inicial: Marcando esta opção não será exibido o Splash Screen do Pctel. 13 . Marcando a opção “Maximizar”. Para acessá-lo pressione as teclas CTRL + ALT + P.

para monitoramento.com. 14 .Conhecendo o Software Conhecendo o Pctel: Abas de conjuntos de linhas Identificador de chamadas Cores de Status da Gravação Tempo da Gravação Painel de Funções: Painel principal.br). Obtenha ajuda ou tecle F1. Cadastra e visualiza contatos cadastrados. Sair e fechar o Software. Visualiza gráficos e estatísticas das ligações.pctelonline. Visualiza relatórios e ouve ligações. Visualiza o site da Pctel (www. Painel de configuração.

Ao clicar neste ícone é possível inserir uma observação que será acrescentada ao relatório na intenção de facilitar a localização no futuro. o programa ficará oculto. 01. 03. ao retirar o fone do gancho é iniciada a gravação da conversa. Este recurso se encontra ativo apenas durante a gravação (enquanto o ícone estiver vermelho). 02. digite-o em Procurar. Estando em modo automático. Ouvindo e Procurando uma Gravação: Clique em “Relatórios” caso queira ouvir ou procurar uma conversa. mas NÃO ESTARÁ FECHADO.Utilizando o Gravador Depois de instalado e configurado corretamente. Escolha a ligação que deseja ouvir e clique duas vezes na mesma para reproduzí-la. apenas ficará minimizado ao lado do Relógio do Windows. 15 . Para localizar um Nº de telefone. selecione a Data Inicial e Data Final das ligações. Para visualizá-lo basta clicar no ícone do telefone verde na bandeja do sistema. Para pesquisar as gravações por data. 04. Para ordenar os resultados clique nos cabeçalhos. contato ou observação de uma ligação. Durante a gravação o ícone do telefone mudará para cor vermelha.

clique no botão 16 . Ao clicar no campo de observações é possível inserir uma observação na intenção de facilitar a localização da mesma no futuro. Cada ícone mostrado abaixo corresponde a um tipo de ligação. 03. 02.: Para ampliar o gráfico.Utilizando o Gravador 05. 01.: Para reproduzir as gravações você pode utilizar também qualquer software que execute arquivos Wave ou Mp3. Para mais opções clique na gravação com o botão direito do mouse. Ligações originadas. Escolha o Mês e o Ano a ser pesquisado. 06. clique no botão Para reduzir o gráfico. Obs. Ligações não atendidas. Para reproduzir utilizando outro player clique com o botão direito do mouse e ative a opção Usar Player padrão. Visualizando gráficos e estatísticas das ligações: Clique em “Gráficos” para exibir gráficos e estatísticas das gravações. digite o número e tecle ENTER. Ligações recebidas. Filtre por tipo das ligações como Originada. Obs. Para visualizar o gráfico somente de um telefone. Recebida ou Todas. Ligações importantes.

Para procurar um contato clique em “Buscar” e em seguida digite o nome do contato e clique em “OK” .Para listar todos os contatos cadastrados pelo usuário clique em “Listar Todos”.Para excluir um contato clique duas vezes no contato desejado e clique em “Excluir”. mas Atenção.Clique em “Novo” para cadastrar contatos. O Cadastro de contatos permitirá uma melhor busca em relatórios onde poderá buscá-los pelo nome do contato.Utilizando o Gravador Cadastro de Contatos: Clique em “Contatos”. 03. será possível somente nas versões Pctel ID e ID USB 17 .Para editar um contato clique duas vezes no contato desejado.: O Cadastro de contatos permitirá também a visualização do nome do contato na tela de identificação (Splash) como um Bina. para visualizar e cadastrar contatos. 05. faça a alteração desejada e clique em “Salvar”. 02. 06. 01.Digite os dados necessários e clique em “Salvar”. 04. Obs.

Demonstração Rápida da Instalação Física*: REDE TELEFONE HUB PCTEL BX PA A B RAMAIS 01. Ainda é possível mandar menssagens de texto aos computadores monitorados. a) No computador B vá até “Menu iniciar > Programas > Pctel > Configurador” e selecione o modo “Usuário Avançado”. 02.Módulo Supervisor Módulo Supervisor: O software do Pctel Módulo Supervisor permite que qualquer computador com Sistema Operacional Windows monitore outros computadores que estejam utilizando o Pctel com a opção de monitoramento ativo. pode ser enviada por e-mail ou gravada em CD. crie uma pasta com o nome que desejar e compartilhe-a na rede com recursos de leitura e escrita ativados. ative-a e coloque um número de PA para cada estação (ex. No computador que guardará os arquivos das ligações (computador A). configurar o nome do ponto de atendimento. b) Vá na opção posição de atendimento. que além de ser ouvida. (Ex: “\\computadorA\pctel”). 18 . ou fita DAT. “PA 04”). ”PA 02”.=”PA 01”. entre outras funcionalidades. DVD. ”PA 03”. Pendrive. Utilizando o painel do Módulo Supervisor é possível localizar as conversas.

abra o Pctel Módulo Supervisor e clique no botão de configuração.Módulo Supervisor c) Clique na aba “Arquivo” e no campo “Pasta de destino” escreva a pasta que havia compartilhado no computador A (Ex. Mais informações no manual que acompanha o software do Módulo Supervisor. * Todos os computadores devem estar ligados em rede. 03. b) Na tela que irá se abrir. a) Na(s) máquina(s) onde instalou o Módulo Supervisor (computador B). 19 . c) Clique em “OK” para finalizar a configuração.: “\\computadorA\pctel”).: “\\computadorA\pctel”). configure a pasta de destino como sendo a mesma que compartilhou e que configurou nas PA’s (Ex. d) Clique em “OK” para finalizar a configuração.

BINA. número de ligações por dia ou período. duração total das ligações. 02.Gravar diretamente no HD do Computador suas ligações telefônicas.Configurar o uso de senha para acesso ao programa e configuração do sistema.Fazer o backup das gravações em CD. ou fita DAT. 03. DVD. 20 PC T Usando o Pctel.Consultar as gravações telefônicas por data. duração. 11. 08.Armazenar as gravações de diferentes pontos em um único servidor de áudio no ambiente de rede.Fazer gravações em ramais ou linhas analógicas.Gerar gráficos mensais relativos a toda utilização do terminal telefônico. você pode: EL IP .Fazer impressão de relatórios com data. 07. média de tempo por ligação.Tabela Comparativa de Produtos E1 P CT EL ID EL PC T 01. horário. DVD. 06. 04. chamadas originadas e recebidas e anotações realizadas pelo operador. 05.Gravar no HD em Mp3 com a melhor compactação do mercado. 04. Pendrive. 09. etc.Fazer o backup das gravações em CD. 10.Gravar manualmente com intervenção do administrador. posibilitando fazer backup e enviar os arquivos por email.Gravar automaticamente toda a conver-sação das linhas e ramais monitorados a partir do início de uma ligação.

Volume de reprodução do . .Verifique se há mau contato no conector da linha telefônica correta.pino P2 está na entrada de reta.Após conectar o pino P2 mixer de som não é a cor. .Verifique se sua placa de som está funcionando corinstalada corretamente. . gure a conexão feita. voz” ou abra o mixer de som do Windows e selecione o microfone como mudo (sem áudio). verifique as possíveis causas dos problemas Problema Possíveis Causas Soluções ? O programa não grava automaticamente ..Execute o configurador e está no automático. selecione o modo de gravação automático.A entrada selecionada no .abra o mixer de som no programa Pctel e confireta. .A porta serial (COMM) ou . microfone (mic) ou entrada de linha (line-in).Sua placa de som não está . . opções de COMM até encontrar a porta pela qual o Pctel comunica. ? Os arquivos gravados estão mudos ? Microfonia 21 . retamente com todos os drivers instalados.Certifique-se de que o nectado na entrada cor.O modo de gravação não .O pino P2 não está co.Abra o “Testador de Porta USB não foi corretamente Serial” e conecte nas configurada. .O Pctel não está ligado à .Desmarque a opção “viva microfone alta. linha telefônica e se está conectado à linha desejada.Resolução de Problemas Antes de requisitar suporte ou ajuda.

ou entre em contato com a Equipe de Suporte Pctel. telefone: +55 62 3096-9798. e-mail: suporte@pctelonline. no mesmo ponto do telefone a ser gravado.com.pctelonline.com. você poderá encontrar mais instruções sobre como usar seu produto da melhor forma. bem como a melhor configuração para seu produto.br 22 . Conheça nossa linha de produtos. ? Ruídos e chiados Informações adicionais ao usuário Você terá sempre uma equipe de atendimento pronta para tirar as suas dúvidas e prestar qualquer orientação sobre a utilização do seu Pctel. Soluções . Obtenha ajuda no site: www.pctelonline.com. acesse: www.br.Conecte o cabo telefônico do Pctel após o filtro ADSL de sua provedora.Resolução de Problemas Problema Possíveis Causas . Em nosso site.br.O cabo telefônico do Pctel foi conectado antes do filtro ADSL e o usuário escuta chiados semelhantes a ruídos de Fax.

.

Sol Nascente Goiânia-GO CEP: 74410 155 Telefax: 62 3096 9798 | e-mail: suporte@pctelonline.com. nº 894 .br .br | site: www.Conexão Via Rede Multilinha Pctel Eletrônica Ltda Rua C-54.com.pctelonline.St.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful