You are on page 1of 9

TABAGISMO

O consumo de tabaco mata mais do que todas as mortes/ano causadas por HIV, drogas ilegais, consumo de lcool, acidentes de viao, suicdios e homicdios, sendo por isso considerado pela Organizao Mundial de Sade OMS (site em ingls) a primeira causa de morte evitvel no mundo. A OMS alerta para o fato de que os produtos do tabaco so os nicos produtos que matam cerca de metade dos consumidores quando usados como mandam os fabricantes. No Brasil, por exigncia legal, Resoluo da ANVISA n 46, de 23 de maro de 2001, artigo 1, determinou-se a obrigatoriedade do estabelecimento de teores mximos permitidos de nicotina, alcatro e monxido de carbono. Alm dessas 3 substncias conhecidas, existem outras 4.720 que so txicas ao organismo. Nessa mesma resoluo ficou proibido de ser usado nos maos de cigarros, definies de classes, ou termos como: ultra baixo(s) teor(es), baixo(s) teor(es), suave, light, soft, leve, teor(es) moderado(s), alto(s) teor(es), e outras que possam induzir o consumidor a uma interpretao equivocada quanto aos teores contidos nos cigarros. Essa medida visou proteger os fumantes, pois induziam falsa impresso de serem menos prejudiciais sade. Leia a seguir sobre as substncias que compem o cigarro para conhec-las, bem como se orientar sobre os danos que causam sade.

Partes do cigarro

1- Filtro

Atualmente, quase todos os cigarros possuem filtros, supostamente para minimizar a absoro das substncias txicas do cigarro. O fumante tem a falsa sensao de que est protegendo a sua sade, ao receber dose mais baixa e segura de nicotina e alcatro. Os filtros so formados por furos responsveis pelo sistema de ventilao. O fumante faz um mecanismo de compensao, ou seja, ao aspirar a fumaa durante a tragada, comprime os furos do filtro com os lbios ou dedos, absorvendo as elevadas quantidades de nicotina e alcatro que o seu corpo necessita. No filtro encontramos o Butano que serve como combustvel para o isqueiro e como gs de cozinha. Ao ser inalado causa falta de ar, problemas na viso e coriza. Esse gs pode causar a morte e altamente inflamvel. Outra substncia encontrada no filtro o Polnio 210, um componente do lixo nuclear, alm da amnia. 2- Papel O papel o invlucro do tabaco. Em sua composio existe o xido de titnio, responsvel pela quantidade e densidade de produo de fumaa e tambm pelo tempo que o cigarro permanece queimando. O papel contm os chamados Burn Rings, que c ontrolam o tempo de queima do cigarro. Durante as tragadas a queimada mais rpida para liberar uma maior quantidade de nicotina, nos intervalos entre elas a queima mais lenta para aumentar a vida do cigarro. O xido de titnio pode ocasionar tosse, espirros, vermelhido e inchao na pele e nos olhos. Outra substncia encontrada no papel do cigarro o Mentol. Esse tem a propriedade de diminuir o reflexo da tosse e disfarar a sensao de secura na garganta, geralmente sentida pelos fumantes. Encontramos tambm um inseticida chamado Metopreno, alm do solvente qumico Benzeno.

Substncias txicas do cigarro

1- Nicotina O cigarro uma grande engenharia de veiculao, disponibilizao e entrega do alcalide de nicotina. Essa a grande responsvel pela sensao quase que imediata de prazer, facilitando a instalao da dependncia. Quanto mais rpida uma substncia psicoativa chega ao crebro, maior o seu potencial de criar a dependncia. A nicotina consegue em apenas 10 segundos fazer todo o percurso de ser inalada, absorvida pelo pulmo, passar para a corrente sangunea e desencadear um impacto cerebral, liberando a dopamina, uma substncia que propicia uma imensa sensao de prazer. Essa rapidez de impacto cerebral s comparada com a cocana. A maioria dos cigarros contm at 10 miligramas de nicotina, porm em cada tragada o fumante absorve de 1 a 2 miligramas. A quantidade absorvida depende da caracterstica individual da tragada que pode ser suave ou forte, com maior ou menor fora de compresso dos lbios sobre o filtro. Assim cada fumante desenvolve sua forma peculiar de tragar, satisfazendo-se com a sua dose necessria de nicotina. A vida mdia da nicotina no sangue inferior a 2 horas, quando esse tempo se esgota, a concentrao de nicotina no sangue reduz, surgindo os sintomas desagradveis de abstinncia, desencadeando no fumante o desejo de um novo cigarro.

Em 1997 a nicotina foi considerada pela Organizao Mundial de Sade uma droga psicoativa, responsvel por causar dependncia fsica. Para reduzir o potencial de instalao da dependncia, os cigarros teriam que ter uma diminuio em torno de 95% no seu teor de nicotina. A nicotina responsvel pelo aumento do ritmo cardaco, infarto agudo do miocrdio, derrame cerebral, angina, elevao da frao ruim do colesterol(LDL), menopausa precoce, gastrite, lcera gstrica, enfisema pulmonar, bronquite crnica entre outras doenas.

Gases txicos
1- Monxido de carbono (CO) Mesmo gs que sai dos escapamentos de automveis. Considerado txico, tem 250 vezes mais afinidade com a hemoglobina (componente do sangue) quando comparado ao oxignio, ou seja, o CO ao entrar na hemoglobina forma a carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenao dos tecidos do corpo. Em conseqncia h a reduo do desempenho do organismo para atividade fsica, dificulta as trocas de nutrientes e a cicatrizao. O fumante de 20 cigarros/dia pode ter nveis de monxido de carbono de 5 a 10 vezes mais elevados, quando comparado com os no fumantes. 2- Amnia A indstria tabaqueira ao observar que grande quantidade de nicotina dos cigarros no era liberada durante a queima do cigarro, desenvolveu a tecnologia da amnia, um produto qumico geralmente utilizado na limpeza domstica. Essa substncia corrosiva para o nariz e olhos. Quando adicionada ao tabaco, ajuda tanto na vaporizao mais rpida da nicotina durante a queima do cigarro, quanto no

seu depsito pulmonar. Todo esse mecanismo tem como objetivo acelerar a chegada da nicotina ao crebro, ocasionado uma sensao quase que imediata de prazer. Sendo depositada no pulmo, agrava o enfisema e a bronquite crnica do fumante. 3- Tolueno Gs txico encontrado no escapamento de carros. Utilizado na fabricao de borrachas, leos, resinas, tintas, colas, detergentes e explosivos. Ao ser inalado, deposita-se na gordura do corpo e l permanece durante anos. Ocasiona a depresso do sistema nervoso central. A longo prazo, mesmo em baixos nveis de exposio, leva a dores de cabea, perda do apetite, alteraes nos ciclos menstruais. 4- Cianeto Forma-se com a queima do cigarro. reconhecidamente carcinognico. Utilizado nas indstrias para a manufatura de fibras, plsticos, tintas, pesticidas, usado como gs para matar ratos. Na Segunda Grande Guerra foi utilizado em grandes quantidades, levando a morte dos prisioneiros nos campos de concentrao. Inalado em pequenas quantidades pode levar a tonturas, dores de cabea, nuseas e vmitos. 5- Butano Gs txico, inflamvel, podendo ser mortal, Utilizado no isqueiro e tambm como gs de cozinha. Sua inalao ocasiona: dificuldade respiratria, alteraes visuais e coriza. 6- Cetonas Produto entorpecente e inflamvel, sendo mais conhecido entre as mulheres como removedor de esmaltes, presente na fumaa do cigarro. A inalao em pequenas quantidades irrita a garganta, ocasiona tonturas e dores de cabea, em grandes quantidades pode levar morte. 7- Terebentina Substncia txica obtida atravs da extrao de resinas de pinheiros. um diluente de tintas a leo, usado tambm para a limpeza de pincis.

Ao ser inalado provoca irritao nos olhos, vertigem, desmaios e leses no sistema nervoso. 8- Xileno

Produto inflamvel e cancergeno encontrado em tintas de caneta. Ao ser inalado ocasiona irritao dos olhos, tontura, dor de cabea e at a perda de conscincia. Se ingerido, provoca pneumonia. As indstrias de canetas esto retirando o xileno da composio de seus produtos, devido aos riscos que oferece sade. 9- cido levulnico Adicionando esse cido no cigarro as indstrias de tabaco descobrem que a dureza da nicotina disfarada, bem como o teor de alcatro nas fraes de nicotina reduzido, ajudando-as a manterem-se dentro das exigncias legais. O cido levulnico torna o sistema respiratrio superior menos sensvel ao fumo, favorecendo as tragadas mais profundas.

Metais txicos
1- Arsnico Metal empregado na fabricao de venenos contra insetos. Muitos fumicultores utilizam pesticidas base de arsnico, para se verem livres das pragas em suas lavouras de fumo. Ocasiona leses ao ser armazenado no fgado, rins, corao, pulmes, ossos e dentes. 2- Cdmio Metal pesado, txico e cancergeno que provoca leses no fgado, rins, pulmes e crebro. Alm de cncer pulmonar, prstata, rins e estmago.

Pode permanecer no corpo por at 30 anos. 3- Acetato de chumbo Substncia que est presente na frmula das tinturas para cabelo, com potencial cumulativo no corpo humano, podendo ocasionar o aparecimento de cncer de pulmo e rim. Deposita-se nos pulmes, levando a perda da capacidade de ventilao desse rgo, gerando falta de ar, enfisema e cncer de pulmo. Quando inalado ou ingerido altera o crescimento de crianas e adolescentes. Provoca anorexia e dor de cabea. Pode permanecer no corpo entre 10 a 30 anos. 4- Fsforo P4 P6 Substncia encontrada em fertilizantes e produtos de limpeza bem como em produtos raticidas. venenoso, podendo ser mortal para o homem, de acordo com a dose ingerida.

Substncias cancergenas presentes no cigarro


1- Alcatro um termo usado para definir um conjunto de partculas slidas orgnicas e inorgnicas, que so absorvidas pelo fumante quando o cigarro aceso. Entre seus compostos encontram-se 43 substncias cancergenas, como por exemplo: Arsnico, Polnio 210, Carbono 14, DDT, Nquel, Chumbo, Benzopireno, Cdmio, Dibenzoacridina. Grande parte das substncias txicas do cigarro est sob a forma gasosa, no sendo includa como componente do alcatro, dando a falsa impresso de que no agride o organismo. Cigarros com menor teor de alcatro no so mais seguros para a sade, pois contm vrios produtos txicos e cancergenos. O alcatro no corpo do fumante ocasiona manchas nos dentes, dedos, deposita-se nos pulmes gerando uma colorao castanha escura. 2- Polnio um raro elemento radioativo, sendo o Polnio 210 a sua forma mais comum. O polnio produz um tipo de radiao extremamente prejudicial chamada de alfa-radiao, que geralmente so bloqueadas pelas camadas da pele. Na fumaa do cigarro foram identificados vestgios de polnio, esses so depositados nas vias areas emitindo radiao para as clulas a sua volta. Estima-se que um fumante de 30 cigarros/dia est exposto radiao equivalente a 300 RX de trax em 1 ano. 3- Nquel Usado na produo de ao inoxidvel, ligas, moedas, galvanoplastia e pilhas alcalinas. Armazena-se no fgado, rins, corao, pulmes, ossos e dentes. Sua inalao desencadeia alteraes no estmago e intestinos, aumenta as chances de infeces respiratrias e cncer. 4- Benzeno produzido durante a queima do cigarro. Utilizado como pesticida, na composio do detergente e da gasolina. Tambm considerado cancergeno. Ao ser inalado absorvido pelos pulmes onde provoca danos irreversveis a longo prazo, como o enfisema e a asma em crianas filhas de pais fumantes.

Transportado por todo o corpo em especial para o fgado. A exposio ao benzeno pode provocar leucemia entre 2 a 50 anos. 5- N- Nitrosaminas Responsveis pelas alteraes do DNA, portanto consideradas cancergenas ambientais, ou seja, o no fumante exposto a fumaa do cigarro em ambientes fechados, ao inalar essas substncias tem mais chances de desenvolver cncer. Quando o fumo associado com o lcool seu efeito carcinognico amplia-se. 6- Formaldedo Utilizado na conservao de cadveres e na fabricao de produtos qumicos para matar bactrias, fertilizantes, corantes e desinfetantes. A fumaa do cigarro em ambientes fechados possui concentraes de formaldedo que podem chegar a nveis 3 vezes maiores, quando comparadas com o ar livre. Provoca doena respiratria, reaes alrgicas como asma, coceira nos olhos, alm de tonturas, diminuio da coordenao motora, dores de garganta e alterao do sono. Suspeito de ser cancergeno para os seres humanos. 7- Acrolena Gs com um forte cheiro nauseante, sendo o de maior concentrao no cigarro. O cigarro contm 1.000 vezes mais acrolena quando comparado com outros produtos qumicos que fazem alterao do DNA, sendo possivelmente o maior responsvel pelo cncer de pulmo, bem como o formaldedo e acetaldedo que esto classificados no mesmo grupo. Essas alteraes so bem parecidas com as causadas pelo arsnico e cdmio. Responsvel pela destruio dos clios pulmonares, fundamentais para a defesa das toxinas inaladas.

Outras substncias
1- Acetaldedo utilizado no combustvel, cola, tintas, plsticos, borrachas sintticas, couro, espelhos.

A indstria do tabaco desenvolveu estudos sobre a ao do acetaldedo conjuntamente com a nicotina em ratos de laboratrio. Observou que ao das duas substncias favorece o potencial de dependncia da nicotina. Em humanos, pequena quantidade de acetaldedo leva irritao da pele, dos olhos e do sistema respiratrio. 2- Naftalina Usado como veneno para matar barata. O contato com essa substncia provoca tosse, irritao na garganta, nuseas, distrbios gastrointestinais, renais e oculares, alm de anemia. Fonte: www.profpc.com.br

You might also like