You are on page 1of 4

1) A Revoluo Francesa significou ruptura ou continuidade do modelo de Estado e Administrao Pblica existentes no Antigo Regime?

R: Tal tema deveras controverso. Na realidade, o ponto de vista evolutivo ou regressivo do direito administrativo ter de ser analisado sob o mesmo paradigma, mas de pontos de vista diferente. Antes da revoluo, em breve sntese, a frana vivia sob a gide de um Estado Absolutista dividido em estamentos no qual o rei possua poder absoluto para reger o Estado sob a premissa de que, com esse poder, garantiria o futuro deste e de seus habitantes. Com o crescimento do comercio e ascenso da burguesia, passou-se a questionar o modelo poltico Frances, o que, com a devida represso, natural do Estado de Polcia, criou condies adequadas para uma revoluo. Assim, emerge na frana um movimento revolucionrio que tinha como lemas a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Entretanto, o que se viu aps a ecloso do movimento Frances foi uma crise de alternncia no poder com violentas conseqncias aos depostos. Diante desse quadro, surgiu um lder das foras armadas que, com centralizao poltica forte e um Golpe de Estado, conseguiu restabelecer o mnimo de equilbrio no Estado Frans. E foi com ele, Napoleo Bonaparte, que a Frana conheceu um perodo nebuloso de gesto poltica em que no se via mais a prevalncia de caracterstica do antigo regime do que dos ideais revolucionrios. Nessa mesma poca, foi redigida a Constituio Administrativa Napolenica que consagrou os institutos da Hierarquia e da Centralizao administrativa. Conforme o acima exposto, a despeito da ausncia de legalidade, difcil admitir uma total ruptura entre a administrao do antigo regime e o ordenamento napolenico. Ora, o prncipe transmitia suas determinaes pelos actum principis de forma unilateral, sistema parecido, em grosso modo, a regncia legal napolenica. Acumulando as funes de comandante do exercito, editor de leis e Chefe de Estado (Primeiro-Consul), natural a semelhana com o sistema poltico do antigo regime e, portanto, com a sua forma de administrar o Estado. Entretanto, no h como se estabelecer uma linha continua entre a normatividade do antigo regime e normatividade de Napoleo. Somente aps a Revoluo Francesa, o conceito de normatividade administrativa tomou um conceito mais estrito, prximo a atual Legalidade. Alm disso, somente com os ideais Ps-revolucionrios o Direito Administrativo pode assumir um vis de Regime de Direito e no um mero ato de arbtrio real oriundo do Estado de Policia. Isto posto, em linhas certas, o juzo de valor acerca da evoluo, ou no, do direito administrativo aps a revoluo depender de uma viso acerca da normatividade (normativo-jurdica - ordenamento posto com coero e suficiente em si prprio - ou normativo-poltica como representao de uma organizao poltico-social, principiolgica) e do contexto sociopoltico do ordenamento ps-revolucionrio. Acertadamente, entendemos que no se deve abordar o tema como uma ruptura ou continuidade, uma evoluo ou regresso, frente ao antigo regime, pois tal abordagem deveras complexa. Acreditamos que houve tanto evoluo como continuidade. Debatido os aspectos de

continuidade acima, apontamos como o novo, de forma sinttica a formao de conjunto sistemtico de preceitos obrigatrios para autoridades administrativas de todos os nveis, muitos dos quais limitativos de poder; o reconhecimento de direitos de particulares ante a administrao, com previso de remdios jurisdicionais; Quanto cincia, elaborao doutrinria abrangente de todos os aspectos legais da atividade administrativa; a elaborao jurisprudencial vinculativa para a administrao norteadora da construo de novos institutos jurdicos (MEDAUAR, Odete). Assim, o que se viu foi uma tradio de busca de garantias de direitos e limitao do poder, em contraponto aos esquemas autoritrios da ps- revoluo. 2) Quais as condies histrico-culturais e jurdicas contribuiram para a formao do direito administrativo? R: A administrao pblica o objeto do direito administrativo. Logo, pressuposto de sua vigencia que se tenha um Estado de Direito e que o administrador se submeta s normas limitadoras. Alm disso, se pressupe a separao de poderes e a sujeio de todos os indivduos ao sistema normativo. Assim, pode-se afirmar que o declnio do Estado absolutista tornou propcia a criao do direito administrativo, uma vez que no contexto seguinte a revoluo francesa, o que se viu foi uma busca de limitao do poder do estado em si prprio. Ou seja, uma limitao dos poderes do Estado legalidade e a sujeio de todos ao ordenamento. Para isso, o estado Frances ps-revolucionrio criou uma mquina administrativa disciplinada em sua estrutura, encabeada pelo seu Conselho de Estado, o que colaborou grandemente para a formao da disciplina administrativa. Nesse mesmo pas, criaram-se o trs poderes Por fim, de todo o arcabouo constitucional Frances ergueu-se uma grande sistematizao do direito administrativo com grande influencia da doutrina que contribui em muito para a maturao do direito administrativo.

3) O que significa dizer que o Direito Administrativo um direito de exceo ao direito comum? R: O Direito Administrativo apresenta exceo ao direito comum na medida em que possui como princpios norteadores a supremacia do interesse pblico, a sua indisponibilidade e a legalidade. No Direito comum, o equilbrio buscado nas relaes interpessoais e o carter subsidirio do direito caracterstica marcante. Alm disso, busca-se tutelar, em muitas vezes, interesses privados em confronto por pretenses resistidas, sendo livre o exerccio dos atos no defesos em lei. No direito administrativo, a tutela se d de forma diferente. Busca-se cuidar das aes dos entes pblicos nas suas relaes entre si e com entes privados. Por sua funo, o Direito Administrativo macula essa igualdade natural do direito comum na medida em que estabelece um regime de prerrogativas da administrao frente ao interesse privado. Some-se a isso, a estrita legalidade dos atos da administrao que tambm excetua uma caracterstica de subsidiariedade do direito comum.

4) Como situar o Direito Administrativo entre a tradio romanogermnica e o common Law? R: O Direito Administrativo possui caractersticas de um e de outro sistema. No que tange a tradio romano-germnica, pode-se apontar o sistema de jurisdio contenciosa admnistrativa prpria (excetuando alguns pases), o principio da legalidade de maneira estrita, o papel secundrio da jurisprudncia e dos costumes e a codificao inicial promovida pelo ideal liberal. Ocorre que em seu processo de construo, o que se viu foi uma vinculao do direito administrativo a formao jurisprudencial, com certa relativizao da codificao e pulverizao de dispositivos normativos. Alm disso, a despeito da codificao inicial promovida por Napoleo antes de sua queda, o Conselho de Estado Frances promoveu a aplicao de uma srie de princpios que, ausentes ou no no ordenamento, deveriam nortear a relao dos entes pblicos. Portanto, com a devida vnia, apesar do direito administrativo ter nascido com caractersticas marcantes do sistema de civil Law (Frana e Itlia, e, posteriormente, Alemanha), o que se seguiu uma imensa influencia dos pilares do common Law, notadamente no que tange aplicao de normas de forma autnoma pelo sistema jurisprudencial, o sistema de jurisdio contenciosa nica (due processo of Law), e o usos e costumes na administrao.

5) Por que o Direito Administrativo considerado um direito pretoriano e em que medida esta condio histrica contradiz-se com o princpio da legalidade? R: A caracterstica pretoriana do Direito Administrativo tem referencia histrica. No contexto ps-revolucionrio francs, o direito administrativo, de natureza organizacional, colocado por Napoleo de forma codificada terminou por ceder atuao dos princpios informativos inerentes a administrao pblica, positivados pelos rgos de jurisdio administrativa, principalmente o Conselho de Estado, incorporando-os ao regime jurdico administrativo. Deste modo, diante da maturao dos princpios operada pela jurisprudncia, inegvel a matiz pretoriana do Direito Administrativo. Como princpio da legalidade, no que tange ao direito administrativo, temos a traduo em submisso lei. No conjunto dos poderes do Estado traduzia a relao entre poder legislativo e poder executivo, com a supremacia do primeiro; no mbito das atuaes exprimia a relao entre lei e ato administrativo, com a supremacia da primeira (Medauar, Odete). Ocorre que, atualmente, tem-se como pilar do direito administrativo a legalidade em sentido estrito, seja para nortear a ao dos entes da administrao, seja para evitar a disposio da coisa pblica pelos seus agentes. Prima facie, podem-se ter como antagnicos a atuao pretoriana e a rigidez da legalidade. Contudo, acreditamos que a origem pretoriana no exclui o carter legal do direito administrativo. Sabe-se que a aplicao do direito no se limita ao uso dos dispositivos legais do direito posto, sendo os princpios importantes norteadores da normatividade. Logo, independente do principio da legalidade presumir vinculao da administrao, acreditamos que a atuao jurisprudencial continuar

por nortear a aplicao do direito administrativo, principalmente no que tange a hermenutica constitucional destes princpios.

You might also like