You are on page 1of 11

EMENTAS PÓS-GRADUAÇÃO UNIVILLE - 2009 I – ÁREA DE BUSINESS N.

DISCIPLINAS 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA MODERNA EMENTAS Analisar a empresa moderna como um sistema aberto ao meio globalizado e competitivo. Abordar questões ligadas aos requisitos e necessidades da administração da empresa contemporânea, refletindo sobre formas não burocráticas e alternativas emergentes de gestão. Refletir sobre a concepção da empresa virtual, discutir cenários futuros e analisar o papel do administrador como intérprete e e ecutor do processo de mudanças na empresa. !stratégia de $rodução. %efinição de indicadores para a gestão da produção. $lane&amento e 'ontrole da 'apacidade. (a)out e processos produtivos. *ocalização da $rodução. $lane&amento e 'ontrole +ust,in,time. Redução de lead,times. *ilosofia +-.. RESULTADOS PARA O PARTICIPANTE !stimular o desenvolvimento do pensamento cr"tico para a prática da gestão empresarial contemporânea, através de #abilidades técnicas e comportamentais.

2

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

%efinir indicadores de desempen#o para a gestão da produção. 'ompreender os conceitos de produção focalizada e +-. e aplicá,los em diferentes conte tos produtivos.

3

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE

/s princ"pios gerais da qualidade total. As sete ferramentas da qualidade. 0étodo para resolução de problemas1 'iclo $%'A 2 0A3$. Refle ões de e peri4ncias bem, sucedidas de empresas de sucesso.

'ompreender a qualidade total como um modelo de gestão baseado na mel#oria cont"nua dos processos. 'on#ecer as ferramentas estat"sticas mais utilizadas e aplicar o método $%'A na resolução de problemas. -nstrumentalizar o participante a tornar,se um gestor do conflito, sabendo administrá,lo de forma técnica adequada para uma boa performance. 'onviver #armoniosamente com as pessoas e seus conflitos.

ADMINISTRAÇÃO DE CON!LITOS

A compet4ncia da administração de conflitos, a partir do ol#ar psicanal"tico, onde as questões pessoais que geram conflitos serão apreciadas de forma qualitativa, fundamentada em conceitos te5rica e viv4ncias laboratoriais. / tempo certo da identificação dos conflitos, a retomada da conviv4ncia dentro da organização, a leitura da linguagem não,verbal, a inserção destas questões num programa amplo de educação continuada, são temas presentes no curso e indispensáveis para a compreensão do relacionamento #umano.

$ré. /rçamento empresarial. de maneira a au iliar a empresa em seu plane&amento financeiro e na avaliação dos seus resultados. / modelo de precificação de ativos financeiros no orçamento de capital. "ndice benef"cio. Recon#ecer os conceitos do composto mercadol5gico. anuidade uniforme equivalente e custo anual uniforme equivalente. ANÁLISE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS 0étodos e critérios para avaliação de :. vendas internas e e ternas.ecessário con#ecimento investimentos de capital. 'on#ecer as técnicas de estudo de viabilidade econ>mica e financeira. 0étodo da análise #ierárquica. seleção. ta a interna de retorno. $ ADMINISTRAÇÃO ESTRAT%GICA DE VENDAS & ' 9 ADMINISTRAÇÃO !INANCEIRA *unção financeira na empresa.los em função de seu retorno financeiro. / ponto de *is#er. Análise dinâmica das demonstrações financeiras. valor futuro l"quido." ADMINISTRAÇÃO DE MAR#ETING 'onceitos de mar6eting. !ntender os conceitos básicos de mar6eting aplicados nas organizações. 78'. territ5rios e roteirização. Recrutamento. !laborar um plano de mar6eting. $rogramação 0atemática *inanceira< matemática.requisito1 3eleção de pro&etos de investimento con#ecimentos de de capital.Requisito1 'ontabilidade Análise das demonstrações !mpresarial. $roblemas da ta a interna de retorno. o mel#or ato de decisão. . 'on#ecer as ferramentas estratégicas de vendas de modo a proporcionar uma visão sist4mica do processo de vendas dentro das empresas. Administração de contas a receber9pagar. /timização aplicada = análise de investimentos1 seleção de carteiras de investimento. $osicionamento e formatação de $lanos de 0ar6eting.custo. / composto mercadol5gico e comportamento do consumidor. valor presente l"quido. / plane&amento de vendas1 787. Análise de custo9volume9lucro. !struturar uma tabela de decisão em pro&etos e selecionar. Administração de capital de giro. Avaliar pro&etos de capital e #ierarquizá. ANÁLISE E DECISÃO EM PRO(ETOS – :pré. através dos diversos critérios. análise de flu o de cai a multiper"odo. ran6ing de pro&etos de investimento. Análise de 0ar6ov. $revisão de vendas. Aplicar as principais técnicas e modelos de avaliação de investimentos globais e parciais a serem utilizados pelas empresas. seleção de pro&etos de investimentos. $a)bac6 de 0atemática *inanceira< simples e descontado. Administração de estoques. 3imulação. $rinc"pios de análise de decisão. abordando tend4ncias dentro da realidade das organizações nos dias de #o&e. ta a interna de retorno modificada. !fetuar a gestão dos ativos de curto e médio prazo. / problema da inflação em flu os de cai a. seleção de pro&etos de investimento com restrição de capital. desenvolvimento e valorização da força de vendas. financeiras.

relações com o sistema financeiro nacional. / 73c e o conte to da Administração !stratégica.lucro. integrando. estabelecer as relações entre a análise do consumidor e a formulação da !stratégia de 0ar6eting de uma organização. Análise do custo. 13 COMPORTAMENTO E INTERVENÇÃO 'omportamento macro ORGANI0ACIONAL organizacional1 o ambiente organizacional. as diferenças individuais. 'omportamento micro organizacional1 análise do comportamento #umano. 1 COMUNICAÇÃO A importância da comunicação dentro INTEGRADA DE do mi de mar6eting como elemento MAR#ETING fundamental para a construção e manutenção de marcas fortes.10 ANÁLISE E PLANE(AMENTO !INANCEIRO :.Requisito1 compreensão do comportamento de Administração de 0ar6eting. Atilizar adequadamente as ferramentas da comunicação. /s desafios organizacionais e gerenciais e sua relevância no comportamento organizacional. atitudes e diferenças individuais1 os diferentes tipos e fontes de diversidade que afetam as organizações. aprendizado e crescimento e processos internos. 'usto de capital.as e coordenando. em particular. Avaliar as demonstrações financeiras das empresas e suas inter. compra dos consumidores e suas implicações na formulação da !stratégia @lobal da !mpresa e. 'amin#ando além das quatro perspectivas1 concebendo mapas estratégicos. das decisões e das ações e seu impacto nos processos administrativos.as. turbul4ncias e tipologias. As variáveis fundamentais para o 'ompreender os principais conceitos e métodos relacionados a análise do comportamento do consumidor. nas $ol"ticas de 0ar6eting. As quatro perspectivas do 7sc1 financeira. 'ompreender o impacto do comportamento na eficácia organizacional. visando . Análise financeira dinâmica. $ol"tica de dividendos. volume. @lobalização e necessidade de mudanças culturais nas organizações. Análise das demonstrações financeiras. ?alor de empresas. o processo psicol5gico e as etapas da decisão de compra. envolvendo os aspectos s5cio. $lane&ar o futuro visando a promover controle e decisões dos aspectos financeiros empresariais. 12 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Análise dos fatores que permitem a $ré. clientes. 11 BALANCED SCORE CARD )20 *+. 'apacitar o gestor a construir um 7alanced 3corecard. 3istema financeiro nacional e internacional.-.ecessário con#ecimento de 0atemática *inanceira e 'ontabilidade !mpresarial< A função financeira na empresa. 'ultura e eficácia organizacional. $ercepção. identificar e gerenciar as mudanças necessárias e a diversidade organizacional. para a configuração de um mapa estratégico e tornar esse instrumento uma ferramenta de aprendizado organizacional. !strutura de capitais.culturais./ / 7alanced 3corecard :73c< como um instrumento gerencial de sucesso. / 73c como um instrumento de implementação de estratégia e aprendizado organizacional. $rincipais perspectivas de análise do consumidor. $lane&amento e controle financeiro.

'ultura organizacional e gerenciais na atualidade e as gestão de pessoas. .oções de análise dos relat5rios contábeis para uso empresarial. Realizar um gerenciamento de atividades baseado em fatos e dados. medo. !stilos interpessoais B impactos gerenciais. /s relat5rios contábeis. resultados. !laborar e interpretar gráficos de controle. escuta ativa. /s sistemas contábeis. Análise do sistema de medição. %istribuição .se a não. Avaliar a capacidade de um processo e implementar o controle estat"stico de processo em uma empresa.desenvolvimento de uma estratégia de comunicação no plane&amento aplicar este con#ecimento global e integrado de comunicação. $rinc"pios Atilizar e interpretar as contábeis. personalidade.ormal. intuição. $ossibilitar os alunos o con#ecimento básico sobre as práticas de controladoria utilizadas pelas empresas. 'omunicação interpessoal1 percepção interpessoal. 0odelo de gestão de neg5cios. %iretrizes e ob&etivos estratégicos. 3istemas de informações gerenciais. barreira e oportunidades para a comunicação efetiva. 1" COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL %imensões da comunicação. 0étodo das oito disciplinas para resolução de problemas. assertividade. Amostragem. e com e peri4ncia e prática direcionadas a uma variedade de situações. A empresa como um sistema aberto. 'ontroladoria1 funções e atribuições. feedback. 1& CONTROLADORIA 1' CONTROLE ESTAT1STICO DA QUALIDADE 'onceito do controle estat"stico da qualidade. em benef"cio de uma marca.contadores< 'onceitos de contabilidade. 'artas de controle para variáveis e atributos. @erenciando a diversidade cultural. !mpregar metodologias no desenvolvimento de um plane&amento estratégico de comunicação. A comunicação interna como instrumento de gestão. com a compreensão adequada do con#ecimento relacionado =s várias formas de comunicação. -mplantação do '!$. 'ontabilidade gerencial 9controle orçamentário. 'omunicação intrapessoal1 percepção. !stratégias de comunicação. mecanismos de defesa. compet4ncia emocional. *ormalidades legais. $lano estratégico e operacional. / que faz um compet4ncias necessárias . Análise de estabilidade e capacidade do processo. 'ontabilização e escrituração. demonstrações contábeis e Regimes contábeis e apuração de os registros empresariais. 1$ CONTABILIDADE EMPRESARIAL :!sta disciplina destina. Aprimorar a comunicação interpessoal propiciando o desenvolvimento de atitudes positivas e produtivas para com a situação de aprendizagem. 19 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL %esafio da liderança1 cenário atual e 'on#ecer os desafios mudanças. $apel da controladoria no processo de gestão. ?ivenciar a sua aplicação e a avaliar os resultados obtidos. / uso gerencial dos relat5rios contábeis. *ormas de comunicação.

preços na economia aberta. através de ferramentas necessárias para o acompan#amento do capital #umano. 'ompreender o fiscal. . as oportunidades para seus Análise de mercados1 formação de neg5cios. (iderança e trabal#o. de modo a os processos em andamento. @erenciando pessoas para o processo de mudança. das empresas.20 ECONOMIA APLICADA 2 EMPRESA l"der e um gerenteC !stilos gerenciais para gestão equipes no e estilos de liderança. ponto de nivelamento. . (iderança !mocional.ão matricular profissionais gestor de pessoas. entender e interpretar o indicadores econ>micos e problemas ambiente econ>mico e terno estruturais. markup. $ol"ticas econ>micas1 e interno. . Aperfeiçoar e desenvolver compet4ncias de @estão de $essoas em profissionais que atuam ou irão atuar como gerentes.5picos especiais1 economia de escala. monetária e cambial e seus funcionamento da economia efeitos sobre a economia como um de mercado para aproveitar todo e as decisões empresariais. !conomia brasileira1 econ>micos dos neg5cios desenvolvimento econ>mico recente. Aplicações. $roporcionar uma visão nos aspectos @lobalização e seus efeitos cr"tica econ>micos. diferenciação do produto e concentração de mercado. valores. @estão por 'ompet4ncias. Acompan#amento e Avaliação de %esempen#o. 21 !ERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PESSOAS / papel do gerente de área como :. (idando com a diversidade. / gerente como educador da equipe.reinamento e %esenvolvimento e %emissão<. / papel dos preços. margem de contribuição unitária. da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo. aspectos ligados = demanda e = oferta de produtos e serviços. / papel do ("der 3eguidor. @erenciando as pessoas com influ4ncias culturais e de gerações diferentes. @estão de $essoas :3eleção. $rocessos de da área de RD<.("der Coach.

Análise de processos de neg5cios. $lanos de mel#oria da efici4ncia nos processos. contabilidade de gan#os. geralmente. *lu ograma. @erenciamento das comunicações dos pro&etos.< :$ré. 0a imizar a probabilidade e conseqK4ncia de eventos positivos e a minimizar a probabilidade e conseqK4ncia de eventos adversos aos ob&etivos dos seus pro&etos. -dentificar problemas em processos. seu monitoramento e controle. $lane&amento das respostas aos riscos. Activity Based Costing :0etodologia A7'<.ormas -3/ GHIII. 'usteio alvo. -dentificar as influ4ncias gerencial e estratégica da gestão dos custos.requisito1 @erenciamento de $ro&etos. @estão da integração do pro&eto. 3istemas de custeamento. / conte to do pro&eto. 'on#ecer as ferramentas para gerenciar a implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa. . @erenciamento de prazos. $ráticas. Recon#ecer os métodos necessários ao desenvolvimento de sistemas de custos capazes de au iliar as empresas em suas tomadas de decisões. !lementos e fundamentação da pol"tica ambiental.ormas -3/ GHIII. 2 GESTÃO AMBIENTAL A evolução planetária e a crise ambiental. 2$ GESTÃO ESTRAT%GICA DE CUSTOS :%isciplina avançada em custos< ?isão gerencial dos custos. ampliando assim. -dentificação dos riscos. @estão total dos custos.requisito1 Administração @erenciamento da rotina1 da Eualidade. -ntrodução = análise quantitativa dos riscos. aceitas de gerenciamento de pro&etos e o guia $07/F. recursos e custos do pro&eto. 'onceitos de Risco. procedimento operacional padrão. $lane&ando como gerenciar riscos no pro&eto. Análise qualitativa dos riscos. %esenvolver uma visão cr"tica do papel da empresa frente aos problemas ambientais e con#ecer e ig4ncias pJblicas para o licenciamento ambiental. A gestão ambiental por bacias #idrográficas.< $ossibilitar ao participante descrever técnicas de processos e medir seu desempen#o. as c#ances de sucesso dos mesmos. /timização dos custos. sociais e econ>micos. $lane&amento. 23 GERENCIAMENTO DE PRO(ETOS 'onceitos relevantes. . programação e controle da produção1 -dentificação das restrições na produção e dimensionamento de recursos. Riscos em $ro&etos. elaborando e conduzindo um pro&eto. 'adeia de valor. criar planos de mel#orias e estabelecer indicadores de resultados. Relações entre os problemas ambientais. Avaliação de impacto ambiental. ?isão @eral do sistema de gestão ambiental . 3istemas de gestão de custos.22 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS 0el#oria cont"nua de processos. @erenciamento do escopo do pro&eto. $ol"tica e gestão ambiental. com base nas .-. -nstruir o aluno a plane&ar e a aplicar as técnicas de gerenciamento de pro&etos. mapeamento de processos. (icenciamento ambiental. $ré. 2" GESTÃO DE RISCOS EM PRO(ETOS )20 *+.

(og"stica de suprimentos. indicadores e lote econ>mico de compras<. os sistemas log"sticos. $ossibilitar o alin#amento da gestão estratégica de neg5cios com o gerenciamento de pro&etos. -dentificar o transporte como elemento de agregação de valor ao cliente. !ntender a função suprimentos como estratégica. / transporte no sistema log"stico. ?iv4ncia do processo de gestão empresarial1 tomada de decisões.ovos arran&os de fornecimento. @estão de estoques :previsão de demanda. 31 LOG1STICA EMPRESARIAL 'on#ecer uma visão geral da log"stica empresarial.< $atrocinadores dos pro&etos. Avaliação de desempen#o log"stico. 3eleção estratégica de pro&etos.requisito1 implementação de pro&etos. @estão de fornecedores. Avaliação e controle de resultados. Avaliar e vivenciar o processo de plane&amento e controle para a administração de qualquer organização e a comple idade e istente para inter.relacionar as decisões de cun#o gerencial relativas = operacionalização de diversas áreas funcionais. 'ustos log"sticos. 'omparação de propostas de fornecimento.2& GESTÃO ESTRAT%GICA DE PRO(ETOS %o plane&amento de neg5cios = :$ré. %esen#o da rede de distribuição. responsável por gerenciar o relacionamento com os fornecedores e uma oportunidade para a geração de lucro para a empresa. /peradores log"sticos. a log"stica de suprimento e a log"stica de distribuição. . !stratégias log"sticas. 29 LOG1STICA DE SUPRIMENTOS A importância da área de suprimentos no sistema log"stico. A elaboração e otimização de rotas. 2' (OGO DE EMPRESAS :3imulação de @estão %iagn5stico empresarial e !mpresarial< mercadol5gico. Alin#amentos geral e estratégico de pro&etos. (og"stica de distribuição. 3istemas (og"sticos. A embalagem no sistema de transporte. /s modais de transporte :intermodalidade e multimodalidade<. / conceito de custos totais. Make or buy. %istribuição de cargas em bolsões. %imensionamento de frotas. @erenciamento de $ro&etos. A informação na cadeia suprimentos. Anitização de cargas :paletização e conteineirização<. $lane&amento empresarial. . !scrit5rio estratégico de pro&etos. $lane&amento estratégico para a e cel4ncia em gerenciamento de pro&etos. 'iclo de pedido. 30 LOG1STICA DE TRANSPORTE 'on#ecer as ferramentas para pro&etar um sistema de transporte de alta efici4ncia e com custos operacionais bai os. @estão de portf5lios de pro&etos. Suplly Chain Management. métodos de ressuprimento. Comakership e terceirização. 'onceito de log"stica empresarial.

ob&etivo e evolução<. / vare&o 0ar6eting. simples e compostos. Aplicar as estratégias de mar6eting = realidade do vare&o no 7rasil. 0ercado de crédito. . D$ G8 '.32 LOG1STICA INDUSTRIAL 3istemas $rodutivos :conceito.Requisito1 'on#ecimentos de 0atemática *inanceira. %5lar.-R e ?$(<. 'omposto de mar6eting.< tradicional e sua adequação a . preferencialmente. Avaliar flu o de cai a simples :."tulos $Jblicos e $rivados e *undos de investimentos. 0ercado monetário. Aso da calculadora financeira. 'alcular &uros e descontos. -mplicações e caracter"sticas do mar6eting em serviços. fornecendo instrumentos para o seu gerenciamento. $lane&amento e controle da produção :$'$<.requisito 2 As caracter"sticas do vare&o e do Administração de mar6eting de vare&o. /rientações produtivas :produção empurrada e produção pu ada<. 3$ MERCADO DE OPERAÇ3ES !INANCEIRAS :$ré. 'on#ecer as ferramentas de plane&amento e controle da produção. 3istema de amortização *ranc4s :. 3erviços de atendimentos e serviços na era digital. conceitos básicos e suas aplicações no mercado financeiro em geral. . 3 MAR#ETING DE VARE(O :$ré. !ntender o processo de comercialização de produtos e serviços. (iderança em serviços. Eualidade e estratégias gerais para serviços. visando sua aplicação na mel#oria da log"stica de suporte = produção. série uniforme de pagamentos e de formação de capital. 0ercado de 'apitais e Acionários. 33 MAR#ETING DE SERVIÇOS 'onceitos gerais de mar6eting de :$ré. Recon#ecer a dinâmica do mar6eting de serviços. / modelo 0R$90R$--.< -ntrodução aos mercados financeiros :7olsa. / modelo de estoques de reserva. 'ompreender o conceito de ta as e sua classificação. 3istema Kanban. Atilizar a criatividade para análise e implementação de soluções em serviços. Administração de evid4ncias.ova !conomia :E. Administração de canais de venda. 3" MATEMÁTICA !INANCEIRA ?isão @eral da 0atemática *inanceira. de suas reações =s mudanças con&unturais e os respectivos impactos na gestão financeira das empresas. 'apacitar o aluno a entender o mecanismo de funcionamento do mercado financeiro."tulos de %"vida ! terna<. Commerce<. +uros e .requisito 2 serviços e sua relação com o Administração de 0ar6eting< mar6eting de produtos.abela $rice< e 3A'. tipologia.

!laborar um plano geral do . 'ontrole estratégico %esenvolver a capacidade para intervir estratégica. 3' PLANE(AMENTO ESTRAT%GICO Atilizar o con#ecimento adquirido. 39 PLANO DE NEGÓCIO :$ré. Atilização de soft are espec"fico. metodologias.egociação e abordagens. 'onsiderações em negociação. !laboração do plano de operações. etapas e estratégias de tratamento de conflito. *undamentos conceituais do plane&amento empresarial. *undamentos conceituais de estratégia empresarial. %ocumentação legal. !tapas da . !laboração do plano financeiro. A demanda pelo negociador no cenário atual e futuro.écnicas de definição das neg5cio de uma empresa. técnicas e procedimentos de plane&amento estratégico no processo de plane&amento aplicado a uma empresa ou organização. !laboração do plano de mar6eting. 3ituações de conflitos. tática e operacionalmente na condução. . Resolução e gerenciamento de conflitos. 0etodologia para realização do plane&amento estratégico da organização. Alicerces e $ré. 'onceitos e definições de negociação. origens. requisitos da negociação. 'on#ecendo e ampliando o seu potencial como negociador. negociações e na administração de conflitos. quanto de pol"ticas e práticas nos diferentes ambientes de atuação. e nos seus desdobramentos tanto em n"vel de papéis.requisito1 $lane&amento !stratégico. !stratégias em negociação e casos práticos.3& NEGOCIAÇÃO EM AMBIENTE EMPRESARIAL 'onceitos. oportunidades. :/s candidatos devem ter ao menos uma das condições1 ser empresário ou pretender ser empresário<< ?isão geral de um plano de neg5cios.

/ sucesso e9ou qualidade de vida. *ontes e aplicações de informações no mar6eting. Remuneração por lucros ou resultado :(ei n. sendo o Jltimo com imersão obrigat5ria. / participante terá contato com as mais modernas ferramentas de 3.0. Aprimorar os con#ecimentos e compreender novos conceitos associados = mel#oria da qualidade de vida pessoal e no trabal#o. !laborar um plano de cargos e salários pelo método de $ontos e refletir sobre remuneração estratégica atrelada ao neg5cio da empresa.0 QUALIDADE DE VIDA AUTODESENVO LVIMENTO :!ssa disciplina. de GM9G898III<. . 'omponentes do 3. ocorre aos finais de semana. 0odelos de implementação. a comunidade e o planeta<. em local e terno á A. e a integração deste com outros sistemas empresariais.oções sobre $esquisa 3alarial. ambiental.L GI. auto.-. com custos e tras< A sociedade contemporânea e os impactos da globalização na vida pessoal e profissional.0. saJde mental e espiritual. 1 SISTEMA DE IN!ORMAÇÃO EM MAR#ETING ) 0 *+. 0onitoramento 'ompetitivo. sist4micos e de apoio = decisão de mar6eting./ 2 SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO Avaliação de cargos e salários pelo método por pontos.-. ?ivenciar momentos de refle ão sobre a sociedade contemporânea.GIG. o auto. em aspectos tecnol5gicos. -ntegração com 'R0 e !R$. -ntrodução ao 3. Adquirir con#ecimentos para trabal#ar com as ferramentas para especificação do 3. Remuneração por #abilidade. 3istema de $esquisas de 0ercado.0. %escrição de cargo.con#ecimento.-.-. /s Registros -nternos :%ata 7ase 0ar6eting<. relacionamento interpessoal.. As ferramentas de apoio = decisão em mar6eting. %efinição de fatores para avaliação de cargos. 'on#ecer o que é um sistema de informações de mar6eting e seus componentes.0. con#ecimento e #ábitos de vida mais saudáveis. 0onitorameto 0acro. .-. -mpactos na fol#a de pagamento e seus refle os. auto. Remuneração por compet4ncia. Aspectos relevantes da qualidade de vida1 saJde f"sica. $ol"tica salarial. realização no trabal#o e transcend4ncia :eu.-*A!.

. Q!D1 conceito de desdobramento da função qualidade.3 SUPPL4 C5AIN MANAGEMENT 'onceito de Supply Chain. *ormação de custo de frete internacional. 3eguro de transporte internacional. $riorização das medidas corretivas na fase de pro&eto do produto e processos. A6789. 0odais de transporte internacional. 'omo traduzir a voz do cliente em informações de pro&eto. Armazenagem internacional.< conceito. .ipologia. escopo e alin#amento estratégico. !studos de caso em log"stica. 0odalidades de carga. T%CNICAS DE MEL5ORIA DA QUALIDADE " TRANSPORTE INTERNACIONAL !laborar um pro&eto de log"stica de transporte e administrá. !MEA1 'onceito e aplicações da análise dos efeitos e tipos de fal#as. 'ompreender os conceitos e regras da gestão de distribuição f"sica internacional. metodologia e aplicações.ermos de frete. Recon#ecer os conceitos e a metodologia das tr4s técnicas de mel#oria da qualidade de produtos e serviços. !feito c#icote :o &ogo da cerve&a<. @erenciamento coordenado dos estoques.lo. contratos e documentação.: ."vel de serviço e disponibilidade de produtos. . %efinição dos pontos cr"ticos. *atores. @estão log"stica da distribuição f"sica internacional.c#ave de desempen#o. . Aplicar essas técnicas na vida pessoal ou profissional. 'adeia de distribuição f"sica internacional.: V-8+. 'ompreender o conceito e as principais ferramentas para a tomada de decisão no gerenciamento da cadeia de abastecimento. !mbalagem de transporte. @estão de demanda.