You are on page 1of 4

Como fazer a Metodologia em um Projeto?

A Metodologia o estudo dos mtodos. Ou ento as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as caractersticas dos vrios mtodos indispensveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitaes ou distores e criticar os pressupostos ou as implicaes de sua utilizao. Alm de ser uma disciplina que estuda os mtodos, a metodologia tambm considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de cincia e arte. A Metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa. a explicao do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionrio, entrevista etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da diviso do trabalho, das formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

DICAS DE COMO FAZER

1 PASSO: Classifique a pesquisa: -por objetivo (exploratria descritiva e explicativa); -pelos procedimentos (abordagem direta e indireta); - pelo objeto (bibliogrfica, de laboratrio e pesquisa de campo) Para que serve classificar a pesquisa: -permite que o pesquisador reconhea em detalhes as caractersticas do trabalho que ele prprio est realizando; -aumenta sobremaneira a intimidade do pesquisador com a sua pesquisa, permitindo a movimentao mais acertada e eficaz durante as investigaes. 2 PASSO Faa opo metodolgica: a metodologia o conjunto filosfico e poltico de caminhos que definem o trabalho do investigador. - Indutivo: aquele que parte de verdades menores, pontuais, para generalizaes; -Dedutivo: aquele que parte de leis gerais para a compreenso de questes locais ou pontuais; -Hipottico-dedutivo: o pesquisador prope uma hiptese e parte, por meio da deduo, para sua comprovao ou no; -Dialtico: o mtodo caracterizado por leis que afirmam que tudo se transforma permanentemente, tudo se relaciona, existe permanentemente impulsionando a transformao e a relaes uma luta dos contrrios; - Comparativo: busca compreender a realidade atravs de comparaes entre grupos, fenmenos, locais ou tempos histricos diferentes; - Histrico: acredita que somente possvel compreender a realidade de determinados fenmenos se for conhecida a sua histria ou seu passado. 3 PASSO Escolha as ferramentas: Estas so os instrumentos prticos que lhes fornecero dados e informaes para documentar. A pesquisa bibliogrfica e a documental seriam, ento, caracterizadas pelas seguintes prticas:

- Elaborar um plano de trabalho que contenha uma proposta de abordagem realista e exequvel da temtica, valorizando: conceitos, palavras-chave, ideias principais, o problema da pesquisa, os objetivos e a hiptese; - Seleo e organizao das fontes por meio de fichas de leitura; - Busca de autores entre os selecionados para explorao mais profunda (seleo da seleo); -O feitio da ficha de leitura deve constar dos dados da ficha tcnica do livro ou demais fontes, uma resenha pessoal abordando o aspecto e informaes do livro que tenham relao com o trabalho em questo, depois pesquisador deve listar pginas que trazem citaes interessantes para serem transcritas no relatrio da pesquisa; - Acerca especialmente da pesquisa documental fundamental caracterizar o documento considerando as seguintes aes: observar quando e quem fez o documento, quantas partes ele tem (como organizado), como ele trata o tema (descrever a situao do tema de pesquisa no documento), anlise pessoal da importncia do documento e a relao do mesmo com o tema pesquisado; A mais famosa tcnica de observao direta intensiva a entrevista. As principais entrevistas para pesquisa de fenmenos sociais so: - Estruturada quando a relao de perguntas construda e seguida sem variao. Em geral ela contempla perguntas objetivas; - Semiestruturada a lista de pergunta ainda existe, mas no so objetivas e do vazo a desdobramentos (at mesmo perguntas no previstas); - Aberta tambm conhecida como painel, caracterizada pela preparao de um roteiro de temas (de preferncia em forma de tpicos) por parte do pesquisador que deve conduzir o dilogo permitindo ao entrevistado o mximo de liberdade. 4 PASSO Visto isso, voc deve escrever mais ou menos assim: (tenha piedade do professor, NO COPIE ESTE MATERIAL!) PROCEDIMENTO METODOLGICO um modelo!?! A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como (classificao). Isto porque deve a pesquisa em mos (explica a classificao). Quanto metodologia o trabalho em mos faz a opo pelo mtodo (identifique o mtodo). Esta opo se justifica porque o mtodo escolhido permite (justificativa da escolha do mtodo). Enquanto procedimento, este trabalho realizar-se- por meio de observao (direta e/ou indireta), porque (explica a opo feita). A pesquisa utilizar-se- de (ferramenta de documentao de dados) com (detalhamento). Estas ferramentas permitiram (justifica a

escolha das ferramentas). O material documentado, bem como, as respectivas anlises sero organizadas em relatrio de pesquisa componente do estudo monogrfico que se pretende construir.

You might also like