You are on page 1of 3

9.

VULCANOLOGIA
Os vulces, como sabes, resultam da ascenso do magma em profundidade. Classificam-se em relao ao formato da sua conduta, ou chamin vulcnica e da cratera em: Vulcanismo do tipo fissural, caracterstico do rifte em que a chamin e a cratera so fissuras e Vulcanismo do tipo central se a chamin tubular e a cratera circular. O magma forma-se na astenosfera e ascende porque menos denso que as rochas, acumulando-se em reservatrios a que se d o nem de bolsas ou cmaras magmticas. Se por alguma razo (injeo de mais magma vindo das astenosfera para a cmara, por exemplo), o magma retido sofrer um aumento de presso, o magma sobe pelas fendas das rochas e ir constituir um vulco. A estrutura do vulco constituda: - Cmara magmtica- reservatrio de magma na litosfera. -Chamin vulcnica - Conduta tubular, no vulcanismo central e em fenda no vulcanismo fissural, que trs o magma que se transforma em lava por perda de temperatura e de gases, para a superfcie. Cratera vulcnica - Local por onde os materiais vulcnicos saem superfcie, que no caso do vulcanismo central tem forma circular e no fissural de fenda. Cone vulcnico - estrutura que resulta da acumulao dos materiais de vrias erupes. No vulcanismo do tipo central comum ter forma cnica mas nem sempre assim. Podem haver fendas que se abram nos flancos dos cones e constituem a estrutura secundria ou adventcia (chamins secundrias, crateras secundrias e cones vulcnicos secundrios) de uma mesma cmara magmtica. Caldeiras vulcnicas - Aps a uma grande erupo, a projeco dos materiais vulcnicos a chamin fica vazia e d-se o colapso da cratera, originado uma depresso de grandes dimenses, podem encher de guas da chuva. Agulha vulcnica ou domo- resultam de acumulao de lava muito viscosa que entope a cratera, so estruturas frgeis que desaparecem quando o gs acumulado por baixo da agulha sai e a faz "explodir". Nesta altura pode formar uma nuvem ardente que o aspecto mais destruidor de uma atividade vulcnica. So formadas por gases e partculas de lava minsculas e so projetadas a altas velocidade e temperaturas.

ATIVIDADE VULCNICA Tipos de lava As atividades vulcnicas dependem essencialmente da composio qumica da lava. Todas as lavas so constitudas por produtos silicatados a maior ou menor quantidade de slica na lava distinguem-nas em: Lavas cidas, grande teor: lavas intermdias e Bsicas, com menor quantidade. Tipos de erupo As erupes podem ser explosivas e efusivas, estas dependem do tipo de lava Erupes explosivas - So constitudas por lavas cidas (escoriceas ou aa), so viscosas, tm muito gs, formam piroclastos de pequena dimenso (cinzas, areias e lapilli) e com dificuldade em formar escoadas, originado cones vulcnicos altos e estreitos. Erupes efusivas - As lavas so bsicas (encordoadas ou pahoehoe), fluidas com pouco gs e formam longas escoadas de lava, formam piroclastos de grande dimenso (lapilli e bombas vulcnicas), fazendo cones vulcnicos baixos e largos. No vulcanismo submarino o tipo de lava independente da viscosidade da lava. A lava ao sair da cratera submarina arrefece rapidamente a parte mais externa por contato direto com a gua mas no seu interior continua a escorrer formando as PILLOW LAVAS (lavas em almofada). VULCANISMO SECUNDRIO, ATENUADO OU RESIDUAL Este tipo de vulcanismo est associado a camaras magmticas ativas, significam que contm magma. As guas superficiais infiltram e atingem as rochas aquecidas e a gua passa a vapor e sobe. Alguns gases libertados pelo vulcanismo secundrio podem provir dos gases libertados pelo magma mas a maioria est relacionado com as guas superficiais. Existem 3 tipos de atividades deste tipo de vulcanismo: fumarolas, giseres e nascentes termais. vulcanismo secundrio fumarolas quentes fumarolas giseres nascentes termais sulfataras mofetas composio gua gua e enxofre gua gua e sais minerais estado fsico gasoso gasoso lquido lquido

gua e dixido de carbono gasoso

BENEFCIOS DA ATIVIDADE VULCNICA O vulcanismo, para alm de poder ser prejudicial, acarreta muitos benefcios s populaes, nomeadamente: -o aparecimento de novos espaos para povoar (ilhas); -a fertilidade dos solos vulcnicos principalmente os baslticos; -a utilizao do calor vindo do aparelho vulcnico como fonte de energia (geotrmica); -a explorao dos produtos vulcnicos para ornamentao e construo e explorao de jazigos minerais metlicos (exemplos as minas de Neves Corvo que exploram o Cobre, formado pelo vulcanismo submarino); -e a utilizao das termas para fins medicinais e explorao da rea em termos turstico.

You might also like