You are on page 1of 6

Prof.

Flvio Martins

Curso Resoluo de Questes, Smulas e Jurisprudncia

HERMENUTICA CONSTITUCIONAL AULA 2 PROF. FLVIO MARTINS HERMENUTICA CONSTITUCIONAL 1. - Conceito de hermenutica1 Hermenutica vem de Hermes, que na mitologia grega intermediava a comunicao entre os homens e os deuses. 2.- Conceito de interpretao2 Interpres aquele que descobria o futuro nas entranhas das vtimas. Interpretar seria desentranhar o sentido das palavras da lei 3.- Existncia de uma hermenutica constitucional? 2 posies. Sim (Celso Bastos, Konrad Hesse, Canotilho, Jorge Miranda, Luis Roberto Barroso) sobretudo em razo da supremacia da Constituio (as outras normas precisam se compatibilizar com norma superior a Constituio no), bem como o maior grau de abstrao das normas constitucionais e maior nmero de dispositivos de cunho poltico. No (Uadi Lammego Bulos) aplicam-se os mesmos critrios dos outros ramos do Direito 4.- Interpretativismo e no-interpretativismo a) Corrente interpretativista: o juiz deve se limitar a captar sentido dos preceitos expressos na Constituio, ou que pelo menos, estejam claramente implcitos. b) corrente no-interpretativista: diferentemente dos interpretativistas, os no-interpretativistas defendem uma maior autonomia do juiz ao se interpretar a norma, com aplicao de valores e princpios substantivos princpios da liberdade e da justia. Assim, importa mais os valores, como a igualdade, a justia e a liberdade demandados pela sociedade, do que a estrita vontade do legislador. 5.- duas indagaes de hermenutica: a) in claris cessat interpretatio? DIA (art. 5, XI, CF) b) mens legis (objetivistas) ou mens legislatoris (subjetivistas)?
A interpretao a aplicao da Hermenutica. Esta descobre e fixa os princpios que regem a interpretao, sendo a teoria cientfica da arte de interpretar (Carlos Maximiliano. Hermenutica e Aplicao do Direito). 2 A palavra intrprete tem origem latina interpres que designava aquele que descobria o future nas entranhas das vtimas. Tirar das entranhas ou desentranhar era, portanto, o atributo do interpres, de que deriva para a palavra interpretar com o significado especfico de desentranhar o prprio sentido das palavras da lei, deixando implycito que a traduo do verdadeiro sentido da lei algo bem guardado, desentranhado, portanto, em sua prpria essncia (Fernando Coelho, apud Alexandre de Moraes, Direito Constitucional).
1

Prof. Flvio Martins

Curso Resoluo de Questes, Smulas e Jurisprudncia

Posio quase unnime: objetivistas Peter Schneider: a lei mais sbia que o legislador Interpretao evolutiva ou progressiva decorre da teoria objetivista3. (TCE/RS-2011) Sobre a interpretao das normas constitucionais, assinale a alternativa correta. b) Conforme a denominada teoria subjetiva da interpretao, tarefa da interpretao constitucional identificar ou descobrir a vontade objetiva da Constituio, afastando-se qualquer interferncia, no processo interpretativo, da vontade e das pr-compreenses do intrprete (ERRADA) (TJ/SP 2009) Quando o intrprete, observando que a expresso contida na norma sofreu alterao no correr dos anos e por isso procura adaptar-lhe o sentido ao conceito atual, ocorre a chamada interpretao a) sistemtica. b) histrica. c) extensiva. d) progressiva. 6.- Classificao da interpretao: a) quanto ao sujeito: doutrinria4, judicial5, autntica6 e aberta7. Admitem interpretao autntica: Paulo Bonavides, Celso Bastos, Carlos Maximiliano, Canotilho, Jorge Miranda. Interpretao aberta: Peter Hberle (TJ/AL 2008 CESPE) Acerca das espcies e mtodos clssicos de interpretao adotados pela hermenutica jurdica, assinale a opo correta.

A interpretao evolutiva um processo informal de reforma do texto da Constituio. Consiste ela na atribuio de novos contedos norma constitucional, sem modificao de seu teor literal, em razo de mudanas histricas ou de fatores politicos e sociais que no estavam presents na mente dos constituintes (Anna Candida da Cunha Ferraz, apud Luiz Roberto Barroso, p. 144). 4 Interpretao doutrinria: produto do trabalho intellectual dos jurisconsultos, professors e escritores em geral. Tambm os advogados, elaborando teses jurdicas e ousando criativamente na defesa dos interesses que patrocinam, prestam importante contribuio de cunho doutrinrio (Luis Roberto Barroso. Interpretao e Aplicao da Constituio, p. 118). 5 Interpretao judicial: ocorre na aplicao direta de um preceptivo constitucional (questo constitucional) e na verificao da compatibilidade da norma em face da Constituio (controle de constitucionalidade). 6 plausvel, em face do ordenamento constitucional brasileiro, o reconhecimento da admissibilidade das LEIS INTERPRETATIVAS, que configuram instrument juridicamente idneo de veiculao da denominada INTERPRETAO AUTNTICA. Tais leis no traduzem usurpao das atribuies constitucionais do Judicirio e, em consequncia, no ofendem o postulado fundamental da diviso functional do poder (ADI 605/DF Rel. Min. Celso de Mello). A maior parte da doutrina, tanto brasileira como portuguea, admite a interpretao constitucional autntica, desde que se faa pelo rgo competente para a reforma constitucional, com observncia do mesmo procedimento desta (Luis Roberto Barroso. Op. cit., p. 119). 7 Todo aquele que vive no context regulado por uma norma e que vive com este context , indireta ou, at mesmo, diretamente, um intrprete dessa norma. O destinatrio da norma participante ativo, muito mais ativo do que se pode supor tradicionalmente, do processo hermenutico. Como no so apenas os intrpretes jurdicos da Constituio que vivem a norma, no detm eles o monoplio da interpretao da Constituio (Peter Hberle).

Prof. Flvio Martins

Curso Resoluo de Questes, Smulas e Jurisprudncia

a) A interpretao autntica pressupe que o sentido da norma o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudncia (errada) (MPE-MG/Promotor MPE-MG/2005) a) a interpretao autntica vincula os juzes, no ato interpretativo, sendo de eficcia erga omnes e efeito ex tunc. ( X ) CERTO ( ) ERRADO c) a interpretao autntica aquela ministrada pelo legislador mesmo, o rgo legislativo elabora uma segunda norma com o propsito de estabelecer o significado e o alcance da norma antecedente, havida por contraditria ou ambgua. ( X ) CERTO ( ) ERRADO b) quanto aos efeitos: declarativa, restritiva e extensiva (TCE/RS-2011) Sobre a interpretao das normas constitucionais, assinale a alternativa correta. d) Em direito constitucional, vedada a interpretao extensiva, sobretudo do mbito de proteo de normas de direitos fundamentais, porque, invariavelmente, se trata de estratagema do intrprete para usurpar a vontade do Poder Constituinte (ERRADA) 6.- mtodos de interpretao constitucional a) mtodo jurdico (ou hermenutico clssico) Savigny, Forsthoff b) mtodo tpico-problemtico c) mtodo hermenutico-concretizador d) mtodo cientfico-espiritual (Smend) e) mtodo normativo estruturante f) mtodo comparativo a) mtodo jurdico (ou hermenutico clssico) Savigny, Forsthoff8 A Constituio uma lei e tem que ser interpretada pelos mtodos tradicionais (literal, lgico, teleolgico, sistemtico, histrico etc.) CONSTITUIO = LEI Interpretao gramatical ou literal Art. 5, XI casa Art. 5, XII salvo no ltimo caso Interpretao lgica Art. 129, I, CF Interpretao teleolgica Interpretao sistemtica
8

Friedrich Carl von SAVIGNY (alemo 1779-1861), Ernst Forsthoff (alemo 1902-1974)

Prof. Flvio Martins

Curso Resoluo de Questes, Smulas e Jurisprudncia

Interpretao histrica anlise histrico-jurdica (precedentes legislativos, leis anteriores sobre o tema) Interpretao gentica anlise do seu processo legislativo b) mtodo tpico-problemtico (Theodor Viehweg)9 parte-se de um problema para se chegar norma. Tem trs premissas: a) a interpretao busca resolver problemas concretos; b) carter aberto da norma constitucional; c) preferncia pela discusso do problema PROBLEMA NORMA CONSTITUCIONAL

c) mtodo hermenutico-concretizador (Konrad Hesse)10 Konrad Hesse. A leitura de um texto se inicia pela PR-COMPREENSO atravs do intrprete. O intrprete tem um papel criador, efetuando atividade prtico-normativa, concretizando a norma para e a partir do problema (movimento de ir e vir = crculo hermenutico)

Pr-compreenso

NORMA

PROBLEMA

d) mtodo cientfico-espiritual (Rudolf Smend)11 mtodo valorativo sociolgico. Busca os valores implcitos na Constituio, no se preocupando muito com os conceitos do texto. e) mtodo normativo estruturante (Friedrich Mller)12 Tem como premissas: a) investigao das vrias funes de realizao do direito constitucional (legislao, administrao e jurisdio);
Tpoi: expresso usada por Aristteles (esquemas de pensamento, raciocnio, argumentao, lugares comuns, pontos de vista). Obra de Theodor Viehweg (Topik und Jurisprudenz) (Tpico e Jurisprudncia) 10 Obra de Konrad Hesse: Grundzge des Verfassungsrechts (Princpios de Direito Constitucional) 11 Rudolf Smend (alemo 1851-1913) 12 Friedrich Mller (obra: Juristische Methodik Metodologia Jurdica)
9

Prof. Flvio Martins

Curso Resoluo de Questes, Smulas e Jurisprudncia

b) norma diferente de texto normativo (este ltimo apenas a ponta do iceberg) c) norma um domnio normativo, um pedao da realidade social. d) Esse mtodo trabalha com os dois tipos de concretizao: interpretao do texto e interpretao da norma (domnio ou regio normativa).

NORMA (DOMNIO NORMATIVO)

Texto normativo

f) Mtodo comparativo (Peter Hberle, Canotilho)13 Comparao com o texto constitucional de outros pases. 7.- Princpios de interpretao constitucional a) b) c) d) e)
13 14

princpio da unidade da Constituio14 princpio do efeito integrador15 Princpio da concordncia prtica ou harmonizao16. Princpio da justeza ou conformidade funcional ou constitucional17. Princpio da fora normativa da Constituio18.

Obra de Hberle: Kraftfeld des Verfassungsstates: Campo de Fora do Estado Constitucional Obriga o intrprete a considerer a constituio na sua globalidade e a procurar harmonizar os espaos de tenso existentes entre as normas constitucionais a concretizar. () Da que o intrprete deva sempre considerer as normas constitucionais no como normas isoladas e dispersas, mas sim como preceitos integrados num sistema interno de normas e princpios (Canotilho, p. 1208). 15 na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais deve dar-se primazia aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica (Canotilho, p. 1208). 16 impe a coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito de forma a evitar o sacrifcio (total) de uns em relao aos outros. O campo de eleio do princpoi da concordncia prtica tem sido at agora o dos direitos fundamentais (coliso entre direitos fundamentais ou entre direitos fundamentais e bens jurdicos constitucionalmente protegidos (Canotilho, p. 1209). 17 tem em vista impedir, em see de concretizao da Constituio, a alterao da repartio de funes constitucionalmente estabelecida. O seu alcance primeiro este: o rgo (ou rgos) encarregados da interpretao da lei constitucional no pode chegar a um resultado que subserta ou perturber o esquema organizatrio-funcional constitucionalmente estabelecido (Canotilho, 1208). 18 Autoria de Konrad Hesse: na soluo dos problemas jurdico-constitucionais deve dar-se prevalncia aos pontos de vista que, tendo em conta os pressupostso da constituio (normativa), contribuem para uma eficcia optima da lei fundamental. Consequentemente, deve dar-se primazia s solues hermenuticas que, compreendendo a historicidade das estruturas

Prof. Flvio Martins

Curso Resoluo de Questes, Smulas e Jurisprudncia

f) g) h) i) j) k)

princpio da eficincia ou (mxima efetividade)19. princpio da presuno de constitucionalidade das leis princpio da supremacia da Constituio20. princpio da razoabilidade (sustantive due processo of law). princpio da proporcionalidade (adequao, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito) interpretao conforme Constituio

JURISPRUDNCIA RAZOABILIDADE: ADI-MC 1158 / AM E M E N T A: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI ESTADUAL QUE CONCEDE GRATIFICAO DE FERIAS (1/3 DA REMUNERAO) A SERVIDORES INATIVOS - VANTAGEM PECUNIARIA IRRAZOAVEL E DESTITUIDA DE CAUSA LIMINAR DEFERIDA. - A norma legal, que concede a servidor inativo gratificao de ferias correspondente a um tero (1/3) do valor da remunerao mensal, ofende o critrio da razoabilidade que atua, enquanto projeo concretizadora da clusula do "substantive due process of law", como insupervel limitao ao poder normativo do Estado. ADI 2019 / MS 02/08/2001 EMENTA: ADIN. LEI N. 1.949, DE 22.01.99, DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. PENSO MENSAL PARA CRIANAS GERADAS A PARTIR DE ESTUPRO. CONTRARIEDADE AO ART. 5., LIV, DA CONSTITUIO FEDERAL. Ato normativo que, ao erigir em pressuposto de benefcio assistencial no o estado de necessidade dos beneficirios, mas sim as circunstncias em que foram eles gerados, contraria o princpio da razoabilidade, consagrado no mencionado dispositivo constitucional. Ao direta julgada procedente, para declarar a inconstitucionalidade da lei sob enfoque.

constitucionais, possibilitam a atualizao normative, garantindo, do mesmo p, a sua eficcia e permanncia (Canotilho, 1210). 19 a uma norma constitucional deve ser atribudo o sentido que maior eficcia lhe d. u mprincpio operative em relao a todas e quaisquer normas constitucionais, e embora a sua origem seja ligada tese da atualidade das normas programticas, hoje sobretudo invocado no mbito dos direitos fundamentais (Canotilho, 1208). 20 O postulado da supremacia da Constituio repele todo o tipo de interpretao que veha de baixo, dizer, repele toda a tentativa de interpretar a Constituio a partir da lei. O que cumpre ser feito sempre o contrrio, vale dizer, procede-se interpretao do ordenamento jurdico a partir da Constituio (Celso Ribeiro Bastos, Hermenutica e Interpretao Constitucional, p. 102).

You might also like