You are on page 1of 15

ESTRATGIAS DE CONSERVAO DO PATRIMNIO CULTURAL MATERIAL ACTIONS FOR CONSERVATION OF CULTURAL HERITAGE MATERIALS

Slvia Helena Zanirato1 Andrea Cavicchioli2 Resumo: A discusso contemplada no texto se refere aos entendimentos acerca das intervenes realizadas sobre os elementos materiais que constituem o patrimnio cultural, em especial a conservao preventiva e o restauro, operaes que objetivam prolongar a permanncia fsica do bem e a mant-lo em bom estado e durante a maior parte do tempo possvel. Palavras-chave: Patrimnio cultural. Conservao. Restauro. Abstract: The text entertains a discussion regarding the understanding of the different forms of interventions on the material components of the cultural heritage, namely preventive conservation and restoration, actions that are aimed at protracting the physical integrity of cultural artifacts and maintaining them in optimized state for the longest possible time. Key words: Cultural Heritage. Conservation. Restauration.

Doutora em Histria, professora do curso de Gesto Ambiental e dos Programas de Ps-Graduao em Cincias Ambientais e em Mudana Social e Participao Poltica, todos da Universidade de So Paulo.
2

Doutor em Qumica, professor do curso de Gesto Ambiental e do Programa de Ps-Graduao em Mudana Social e Participao Poltica, da Universidade de So Paulo.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

APRESENTAO
O objetivo principal do texto o de discutir procedimentos que se fazem sobre o estado fsico do Patrimnio Cultural Material com vistas a garantir sua permanncia pelo maior tempo possvel. A preocupao a de simplificar entendimentos acerca das operaes que se realizam sobre o patrimnio e seu entorno com o objetivo de conserv-lo. Com essa preocupao o texto organizado em cinco partes. Inicialmente se faz uma exposio do conceito, ciente de sua pluralidade semntica. A seguir, so apresentados alguns dos inmeros riscos que se abatem sobre os bens patrimoniais e que podem resultar na degradao de suas. Passo seguinte, so discutidas a conservao e a restaurao, intervenes que se fazem no patrimnio com vistas a manter sua integridade fsica. A preocupao a de deixar claro a distino entre as aes de conservao e de restauro, ciente de que a primeira objetiva identificar e estancar o processo de deteriorao que o bem pode estar padecendo, neutralizando assim as causas que provocam a degradao. A restaurao, por sua vez, aqui entendida como uma interveno direta sobre o objeto, que, todavia tambm uma agresso ao mesmo. Ao final, so discutidas as dificuldades maiores para a proteo do patrimnio no Brasil, justamente porque demandam o efetivo envolvimento da comunidade detentora do bem com a sua proteo.

O QUE O PATRIMNIO
O patrimnio compreendido como os elementos materiais e imateriais, naturais ou culturais, herdados do passado ou criados no presente, no qual um determinado grupo de indivduos reconhece sinais de sua identidade (CASTILLO RUIZ, 1996). Nele se incluem todos os bens que so expresses e testemunhos da criao humana, como os conjuntos de edifcios, obras de arte, stios e espcimes arqueolgicos e etnogrficos, colees zoolgicas, botnicas ou geolgicas, livros, documentos, manuscritos, partituras, instrumentos musicais e discos, fotografias, materiais txteis e objetos culturais e histricos em geral, ou seja, artefatos que traduzem a maneira de ser e fazer de um povo. Esses bens so conservados porque indivduos ou a sociedade, atravs de organizaes criadas por eles, lhes conferem algum significado especial, esttico, documental, histrico, educativo, cientfico. Conserv-lo uma forma de garantir o testemunho e o referencial de seus valores, de sua representatividade tcnica e social.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

A conservao do componente material do patrimnio requer uma srie de habilidades e conhecimentos que permitam conhecer e ento se evitar os riscos de seu desaparecimento.

OS RISCOS MANUTENO DO PATRIMNIO


O componente material do patrimnio constitudo por estruturas que variam ao longo do tempo em funo de aes fsicas e qumicas, eventualmente disparadas

por processos biolgicos, que influem sobre eles. As transformaes que ocorrem ao longo da vida dos artefatos ou muito lentamente so comumente referidas como "envelhecimento", pois se fazem sem alterar repentinamente sua estabilidade ou suas caractersticas essenciais (como a cor de uma pintura). No raras vezes, isso contribui para dar um tom adicional aos materiais, a chamada "ptina" do tempo ou os pequenos sinais de idade, que se acumulam nas superfcies dos objetos (MCCRACKEN, 1990, p. 32).
Esse processo, ao sofrer acelerao ou associao a mecanismos adicionais de agresso, pode provocar alteraes mais radicais e, nesse caso, se fala em degradao ou deteriorao (ou ainda, biodeteriorao).

A natureza e, sobretudo, a velocidade das transformaes so determinadas pelas propriedades intrnsecas dos materiais, seus componentes, origem e tcnicas de produo, mas tambm pela interao dos materiais com o seu entorno. assim que, identificando e conhecendo os fatores que caracterizam o ambiente circunstante e as formas de interao com a matria, a degradao dos materiais pode ser retardada (BACCI et al., 2008, p. 1984). Para isso so necessrias medidas de controle capazes de favorecer que um objeto, um monumento, rea, ou lugar perdure mais tempo, com o maior grau de integridade. Via de regra, quanto mais as condies ambientais so estveis, menor e mais lenta a degradao. Essas medidas constituem o que se denomina conservao preventiva (DAHLIN, 2002; GONZALEZ-VARAS, 2003, FRONER & ROSADO, 2008).
Evidentemente, nem todos os fatores agressores tm a mesma propenso ao controle tcnico e as mesmas implicaes nos bens culturais. Terremotos, erupes

vulcnicas, inundaes, deslizamentos de terra, furaces, tufes, etc., so algumas ocorrncias que resultam num efeito devastador e imediato sobre um bem. preciso, ainda, considerar outros fatores, mais ou menos graduais e cumulativos, que igualmente se abatem sobre o patrimnio, como a falta de preocupao com a sua conservao, o abandono, a negligncia, a ausncia do estado, e a depredao e o vandalismo (MICHALSKI, 1990, p. 591; FRONER & SOUZA, 2008, p.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

16). A ttulo de exemplo, podemos citar a fonte monumental da artista paulista Nicolina Vaz (1874-1941) localizada na Praa Julio de Mesquita em So Paulo, nas proximidades da regio chamada cracolndia. Ao longo dos anos, essa esplndida obra (SIMIONI, 2008, p. 271) sofreu - devido ao esquecimento por parte do poder pblico e da ao depredatria da populao, mutilaes muito mais prejudiciais do que os danos provocados pelo intemperismo ao mrmore e ao bronze, que ainda so materiais bastante sensveis ao efeito da poluio atmosfrica. A atuao simultnea e sinrgica desse conjunto de fatores resulta num processo geral de fragilizao, aos quais podem ainda se agregar os fenmenos tpicos da modernidade. A presso urbana, a visitao turstica incontrolada e a supremacia dos interesses econmicos so aes que contribuem para antecipar a degradao e apressar o desaparecimento do patrimnio. A esses agravantes encontram-se tambm os eventos decorrentes das mudanas climticas que afetam muitos e provavelmente afetaro muitos outros bens do Patrimnio Mundial, tanto naturais quanto culturais nos prximos anos (UNESCO, 2005, p. 2). Com vistas a prolongar a permanncia fsica do bem e a mant-lo em bom estado e durante a maior parte do tempo possvel, uma srie de operaes podem ser empregadas, entre as quais as destinadas conservao preventiva ou, quando a agresso j se fez mais intensa, interveno direta sobre o bem.

A CONSERVAO PREVENTIVA
As intervenes de conservao so aes que se executam sem que haja uma interveno direta sobre o objeto (GONZALEZ-VARAS, 2003). Essas aes visam a preveno da degradao e se expressam na anlise dos fatores de degradao, na interveno sobre o ambiente para o controle das condies ambientais, na manuteno ordinria e na interveno direta de conservao (GONZALEZ-VARAS, 2003, BERMDEZ et al, 2004). De um ponto de vista estritamente tcnico, estratgias de conservao preventiva tendem a focar no entorno dos objetos, no controle ambiental, na gesto dos espaos fechados e numa adequada organizao dos recursos financeiros e humanos para essa gesto. Cassar (1994, p. 4) justamente reala que preventive conservation management within museums has two distinct yet complementary aspects: the technical and the organisational e que o problema perpassa por duas simples questes: what to do and how to do it. A conservao preventiva compreende operaes de conhecimento e anlise, de controle e manuteno, que incidem, principalmente, sobre o ambiente onde o
Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

bem se encontra. Nelas esto o conhecimento dos objetos e estudos analticos sobre a estrutura e consistncia material dos mesmos, dos fatores de degradao internos e externos que incidem ou podem incidir sobre eles. Para que a conservao seja, de fato, preventiva, se faz necessrio o conhecimento prvio e exaustivo do bem. Isso significa seu registro e identificao, tarefas que se realizam por meio de inventrios. Os inventrios so instrumentos de documentao que produzem uma informao especializada sobre o bem, entre os quais a identificao, descrio e localizao do mesmo, seus valores histricos, artsticos, culturais, sua conformao material, as tcnicas empregadas em sua fabricao, os materiais e mtodos empregados em sua produo, as intervenes por venturas havidas no mesmo, os componentes primitivos e os acrscimos posteriores, suas dimenses e estado de conservao. O inventrio um instrumento importante para a conservao e consiste no primeiro passo para a interveno ativa e a proteo do bem patrimonial. Sua execuo pressupe o reconhecimento do bem como um elemento que exige tutela e proteo (GONZALEZ-VARAS, 2003). O inventrio como um instrumento de proteo legal encontra amparo na Constituio Brasileira de 1988, que o considera um instrumento jurdico de preservao do patrimnio cultural, ao lado do tombamento, da desapropriao, dos registros, da vigilncia e de outras formas de acautelamento e preservao (CONSTITUIO FEDERAL, 1988, art. 216, 1). Por essa razo ele tido como "um ato administrativo declaratrio restritivo porquanto importa no reconhecimento, por parte do poder pblico, da importncia cultural de determinado bem, da passando a derivar outros efeitos jurdicos objetivando a sua preservao" (MIRANDA, 2008, p. 12). A segunda etapa para que a conservao se faa consiste na anlise do estado material do bem. Cada objeto ou bem material constitudo por um ou mais materiais, foi criado com tcnicas particulares e se situa em um determinado lugar, exposto a fatores de deteriorao em maior ou menor intensidade. Para melhor compreender esse estado h que se fazer um diagnstico, ou seja, uma anlise dos materiais e a identificao de patologias e de eventuais mecanismos de deteriorao em ato, objetivando a apresentao de possveis solues. Para isso, empregam-se mtodos analticos variados que dependem da natureza do bem, de sua estrutura fsica, de seu tamanho e de sua localizao, e, sobretudo, da informao analtica desejada, do grau de preciso e acurcia, da complexidade de matriz em exame e da possibilidade de realizar uma amostragem e/ou uma anlise com carter no-destrutivo.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

Trata-se, por conseguinte, de um procedimento que visa ao conhecimento pormenorizado dos fatores de agresso que incidem sobre o bem e que podem prejudic-lo. A realizao do diagnstico comporta etapas que ensejam: a. caracterizar o objeto em termos de seus elementos constitutivos e suas tcnicas de execuo, b. definir seu estado de conservao e diagnosticar possveis alteraes ou patologias, c. identificar os fatores de deteriorao e determinar como esses fatores incidem sobre o bem, d. orientar a eleio dos tratamentos, produtos ou operaes de conservao mais adequados para o ambiente e de conservao e ou restaurao do bem O diagnstico deve ainda incluir: a. estudos documentais sobre o bem que considerem as transformaes sofridas pelo mesmo como acrscimos, repintura, atualizao esttica e funcional, b. anlise das condies ambientais: temperatura e umidade relativa do ar, tipo e intensidade da radiao luminosa, poluentes atmosfricos, c. anlise de detalhes precisos de tcnicas empregadas, o que requer o uso de fotografias, tcnicas de irradiao, microscopia, etc. (GONZALEZ-VARAS, 2003, pp. 8889). De um modo geral, possvel fazer uma classificao simplificada em tcnicas de anlise elementar e tcnicas para a anlise molecular, em mtodos destrutivos e mtodos no destrutivos, conforme a tabela abaixo.
Anlises destrutivas Anlises no destrutivas Anlise elementar > Espectroscopia de absoro ou emisso atmica (AA e ICP) > Fluorescncia ou difrao de raios X (XRD e XRF) Anlise molecular > Cromatografia gasosa (GC) > Cromatografia lquida de alta eficincia (HPLC) > Espectroscopias vibracionais (FTIR e Raman)

Tabela 1 Exemplos de tcnicas de anlise qumica de materiais comumente usadas em conservao de bens culturais.

Na anlise elementar, identificam-se quais espcies atmicas se encontram no material e em qual quantidade. Isso particularmente importante no reconhecimento de componentes inorgnicos em matrizes oriundas do mundo mineral (como no caso das cermicas, materiais de alvenaria e metais) ou em materiais de tipo orgnico, onde esses componentes atuam como complementos ou aditivos, valendo aqui citar o exemplo dos aditivos usados no papel ou nos polmeros, os pigmentos das tintas, os produtos empregados na taxidermia. Existe, a esse respeito, uma linha de trabalho que

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

utiliza a composio elementar minoritria acoplada anlise estatstica multivariada para rastrear a origem natural de um material, numa abordagem que se assemelha das cincias forenses. J a anlise molecular voltada para quantificao de molculas e, embora possa ser empregada tanto para materiais orgnicos como inorgnicos, a tendncia que seja mais proveitosa para a primeira utilidade. freqente ter que fazer o reconhecimento de polmeros naturais (p. ex. protenas) ou sintticos, em tintas, vernizes, aglutinantes, tecidos ou extratos de origem animal ou vegetal (HOWELL, 2002). A distino em tcnicas destrutivas e no destrutivas extremamente pertinente nesse mbito. No entanto, cabe fazer algumas distines. As tcnicas podem ser destrutivas seja no sentido de implicarem na remoo de amostra do artefato, seja pelo fato da anlise em si provocar a destruio do material. A espectroscopia Raman, por exemplo, considerada uma tcnica no destrutiva, desde que realizada aplicando uma potncia compatvel com o material analisado. Entretanto, praticamente impossvel levar objetos de grandes dimenses (uma parede, uma grande tela, uma escultura) a um laboratrio e encaix-la dentro da aparelhagem, de modo que, nesses casos, pode ser necessrio ter que retirar uma amostra operao que geralmente feita numa escala microscpica e em reas pouco aparentes. Hoje em dia, para contornar esse inconveniente, h aparelhos portteis para anlise no destrutiva dotados de sondas extensveis, que esto ganhando espao entre especialistas da rea. As mesmas abordagens gerais so aplicadas para os estudos dos processos de degradao, que ocorrem em todos os materiais de maneira mais ou menos rpida e profunda. As causas de deteriorao podem ser segundo os agentes de natureza qumica ou fsica, em determinados casos mediados por (micro) organismos vivos, que incidem de maneira diferenciada segundo a constituio material do bem. A deteriorao fsica causada principalmente por ciclos de expanso e encolhimento dos materiais em decorrncia de variaes de temperatura e, sobretudo, de umidade relativa do ar. Cassar (1994, p.17) destaca como, diferente dos seres humanos que so particularmente sensveis temperatura, os materiais so muito mais suscetveis a flutuaes de umidade. O contedo de vapor dgua na atmosfera, por sua vez, intimamente ligado temperatura, regula o contedo de gua nos materiais num processo de equilbrio dinmico (THOMSON, 1986, p. 66). Objetos compostos por fibras (madeiras, tecidos, papel) alojam molculas de gua nos interstcios entre as estruturas fibrosas hidroflicas e, por conseqncia, so mais

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

vulnerveis. Em muitos casos, a combinao de materiais com diferentes graus de propenso a absorver umidade no mesmo objeto constitui uma agravante que cria tenses desiguais e estresses mecnicos severos. A agresso qumica resultante de transformaes dos materiais em compostos diferentes com propriedades distintas: um verniz que amarelece, uma tinta que desbota, fibras que enfraquecem, metais que corroem. A transformao j pode ser intrnseca dos componentes moleculares e vir a se tornar mais rpida: uma lei geral do universo o fato de as substncias orgnicas expostas ao ar serem fadadas decomposio; esse , geralmente, um processo lento, sobretudo em determinadas condies ambientais. Mmias, pergaminhos, pinturas, restos animais e vegetais podem sobreviver por sculos ou milnios em temperatura, umidade relativa e concentraes baixas de oxignio: por exemplo, tzi, o homem do gelo, resgatado nas geleiras dos Alpes austracos em 1991, manteve um elevado grau de sua estrutura corprea preservada por mais de trs mil anos. Ora, transformaes lentas podem ser aceleradas e mecanismos adicionais de degradao podem ser disparados pela ao da temperatura, da umidade, de substncias inusitadas advindas do meio, da luz, da presena de microrganismos ou pestes. Trata-se de fatores que atuam de forma individual ou combinada, em sinergia (VAN DER BRINK et al., 2000). A hidrlise da celulose e das protenas promovida tanto pela temperatura como pela umidade; a autoxidao de molculas orgnicas decorrente da ao da luz, oxignio do ar e de gases oxidantes, como o oznio; a corroso dos metais , via de regra, o resultado da atuao colaborativa de umidade e poluentes; para a degradao mediada por enzimas (biodeteriorao) concorrem temperatura, umidade, luz e, eventualmente, nutrientes advindo da atmosfera em complexo balano. Quanto mais os artefatos apresentarem materiais compsitos, mais complexo vai ser o conjunto de mecanismos interferindo em sua estabilidade. Pesquisas recentes sobre a conservao preventiva de rgos do perodo barroco tm mostrado o desafio de se lidar com instrumentos: i) de madeira, exposta agresso por fungos e insetos xilfagos (termitas e cupins) e sujeita a estresse mecnico por efeito de flutuaes de umidade; ii) compostos por tubos sonoros de ligas chumbo, passveis de corroso por efeito da umidade e de gases cidos emitidos pela madeira; e, ainda, iii) incluindo frequentemente elementos decorativos e outros complementos em metal, couro tintas, todos sensveis aos fatores j mencionados (FREIXO & CAVICCHIOLI, 2010). Excrementos de aves e morcegos, a ao de roedores, a construo de ninhos por parte de abelhas e marimbondos so outros fatores de degradao do patrimnio material.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

No se pode esquecer de outros fatores de agresso como a falta de uma ao de manuteno peridica e constante que causa a deteriorao do bem. Isso vai desde a perda de funo s dificuldades de utilizar tcnicas tradicionais para sua manuteno. O turismo de massa tambm pode ser um fator que contribui para a degradao do bem por estimular um tipo de urbanizao violenta, que no leva em conta os valores da paisagem e ambiente histrico (SANTAMARTA, 1998). Em face de todas essas possveis agresses, so necessrias medidas preventivas que evitem a deteriorao e impeam que tenha que fazer intervenes mais incisivas no bem. O debate sobre o controle ambiental em museus e outros locais fechados voltados para a conservao de bens culturais j est bem estabelecido e tem como seu marco chave a publicao do livro do Gary Thomson The Museum Environment (1978). A partir das discusses contidas nesse texto, estabeleceu-se um conjunto de recomendaes gerais, orientaes especficas e questes em contnuo debate na comunidade cientfica sobre os padres de qualidade do ar em ambientes fechados de museus e locais da mesma natureza (CAMUFFO, 1998; BLADES et al., 2000) Fazem parte dessa pauta temas, agora tradicionais, como nveis adequados de temperatura, umidade relativa, poluentes gasosos e particulados, tipo e intensidade de radiao luminosa, mas tambm as condies microclimticas dentro de gabinetes e molduras, emisses de materiais de construo e decorao e de produtos de limpeza, estratgias de absoro (scavenging) de poluentes atmosfricos, modelagem dos processos de transferncia de substncias gasosas entre ambientes internos e externos, procedimentos para mensurar o impacto global de ambientes diretamente sobre os materiais, entre outros. Tal discusso se d em mbitos bastante consolidados na escala internacional (reunies do ICOM-CC e do IAQ-Group) e regional (Latin-American Symposium on Physical and Chemical methods in Archaeology, Art and Cultural Heritage Conservation, chegado em 2011 sua 3 edio). Quando a conservao preventiva no suficiente para a manuteno do bem, se recorre interveno mais direta, nas quais se empregam medidas precisas sobre a estrutura material do bem, de modo a deter ou postergar sua degradao, o que comumente se designa como restauro.

AES DE RESTAURO
Segundo Gonzlez-Varas (2003, p. 74), a conservao se aplica a todo bem e o restauro somente aos produtos da atividade humana nos quais se reconhecem valores formais, ou seja, em obras de arte ou em objetos artesanais.
Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

As aes para a restaurao so operaes que tem por finalidade a restituio ou melhora da legibilidade da imagem e o restabelecimento de sua unidade potencial. As operaes caractersticas de restaurao compreendem a reintegrao de lacunas, limpeza e eliminao de acrscimos considerados prejudiciais para a integridade fsica ou esttica do bem. O restauro pode ser, em alguns casos, uma operao de deposio de uma camada protetora transparente, um procedimento de limpeza ou a pulverizao de um inseticida no entanto, via de regra, a operao ocorre aps danos e prejuzos substanciais nos objetos. um tipo de interveno que deve ser realizada excepcionalmente, pois no deixa de ser traumtica aos bens, uma vez que no existe nenhuma interveno direta sobre um objeto, por mnima ou correta que seja, que no resulte na fadiga ou no decaimento do mesmo (GONZALEZ-VARAS, 2003, p. 100). Por isso, ela deve ser considerada um ltimo recurso para sua conservao. Aps a interveno direta o bem resulta mais frgil e vulnervel do que antes da interveno, isso porque foram eliminados alguns de seus componentes materiais e acrescidos substncias ou produtos novos que devero estabelecer um novo equilbrio com os materiais originais (Ibdem, p. 101). A interveno direta sobre o objeto uma atividade sumamente delicada, que requer conhecimentos histricos, artsticos, capacidade tcnica e analtica, preparao cientfica e conhecimento exaustivo das tcnicas e materiais artsticos, dos fatores de degradao e tcnicas de conservao e restaurao. Por essa razo, qualquer interveno pressupe uma formao interdisciplinar e o concurso de diversos especialistas. A interveno direta , portanto, uma operao delicada que deve seguir uma srie de princpios entre os quais: ser a mnima possvel, utilizar materiais suficientemente experimentados e dos quais se conheam os efeitos, empregar mtodos incuos e reversveis, ela deve sempre ser documentada. Ainda que haja investimentos e os avanos no plano tcnico-cientfico para a conservao do patrimnio cultural isso no suficiente para garantir a durabilidade e permanncia do bem por mais tempo. os processos de deteriorao so tambm, ou sobretudo, decorrentes da falta de manuteno peridica, da escassa preparao e integrao dos atores envolvidos, da carncia de meios de treinamento e formao, da dificuldade de utilizar materiais e tcnicas tradicionais para sua conservao, da ausncia do estado e, no menos importante, do fraco comprometimento da sociedade civil.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

10

Mesmo que polticas e aes para a conservao do patrimnio possam ser efetivadas para controlar a deteriorao do patrimnio, de pouco serviro sem uma mudana sociocultural a respeito da valorao dos bens que fazem parte da herana cultural.

A PARTICIPAO SOCIAL
A proteo do patrimnio s se torna efetiva quando h o envolvimento da comunidade detentora do bem. ela que, identificada com esse bem, sentindo-o pertinente aos seus valores, converge esforos para sua proteo. No entanto, reconhecido o escasso envolvimento da populao brasileira com a conservao dos bens que configuram a memria e a histria do pas. A explicao para isso pode ser encontrada nas diferenas e desigualdades existentes na sociedade brasileira. Diferenas resultantes de histrias que deram lugar a diferentes culturas particulares e desigualdade consequente das relaes assimtricas, de dominaosubordinao, que ligam povos com culturas diferentes dentro de uma mesma formao sociocultural (BATALLA, 1997, p. 54). Esse um dos motivos que pode explicar porque h no Brasil compreenses to diferenciadas acerca do patrimnio. inteligvel que as classes populares, envolvidas na penria das moradias e na urgncia de sobreviver, se sintam pouco implicadas com a conservao dos bens, sobretudo se no so seus. Afora isso, outras razes podem ser includas nas explicaes para o escasso envolvimento de parte significativa da populao com a conservao dos bens patrimoniais, manifestas em posies vacilantes ou tbias frente a propostas vindas dessa direo. Uma primeira diz respeito ao modo como foi instituda e divulgada a poltica patrimonial no pas. A segunda encontra fundamento na ideologia de valorizao da modernidade, disseminada no social, que aquilata tudo aquilo que parece apregoar o progresso e rejeita outros signos entendidos como expresso do arcaico; entre esses as marcas do passado e da natureza. Sobre a primeira cabe lembrar que desde o estabelecimento da poltica patrimonial no Brasil em 1937, at um tempo bastante prximo, a seleo dos bens patrimoniais era realizada de acordo com os valores dos grupos sociais dominantes. Elementos considerados dotados de valor de arte, de antiguidade, representativos do Estado, da Igreja e da elite, associados a uma concepo elitista da histria, eram os que compunham o patrimnio cultural do pais. A seleo e a valorao dos bens conservados era uma deciso ao critrio dos funcionrios do Servio do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - SPHAN e de seus colaboradores (FONSECA, 2005).

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

11

As consequncias dessa seleo implicaram em um duplo problema. Primeiro no no reconhecimento da maioria da populao nesses smbolos, o que contribuiu para corporificar a patrimonializao como uma prtica social da qual ela no participa. A poltica patrimonial ficou por muito tempo como uma poltica de especialistas, que tm a capacidade de decidir sobre o valor e a relevncia do que deve ser salvaguardado. Segundo, no entendimento de que o bem patrimonial aquele dotado de monumentalidade, que expressa ou os feitos importantes de uma histria oficial, ou a arte em seu estado puro. Ainda que se reconhea o inegvel valor histrico e artstico dos bens privilegiados nas primeiras aes de salvaguarda do SPHAN, no se pode deixar de observar que a escolha daqueles exclua a possibilidade de que outros, dotados de diferentes valores, pudessem ser compreendidos como representativos da cultura e da identidade social e igualmente conservados pela ao do Estado (FENELON, 1992). Mudanas na concepo de histria e de valor contriburam para transformar, no campo conceitual, o que pode ser um bem patrimonial. A histria passou a reconhecer a importncia de todos os agentes sociais em sua feitura, rompendo com formulaes que a viam como expresso das realizaes das elites. Do mesmo modo, tornou-se possvel afirmar que os valores diferem de cultura em cultura e devem ser formulados dentro de cada mbito cultural (IPHAN, 2004, p. 319). Tais alteraes favoreceram o entendimento de que o patrimnio cultural de um povo compreende as obras de seus artistas, assim como as criaes annimas surgidas da alma popular (Idem, p. 271). Com isso houve um distanciamento das concepes decimonmicas do patrimnio artstico monumental e uma tendncia a reconhecer que as obras modestas, que adquiriram com o tempo uma significao cultural, tambm compem o rol de bens culturais e que o patrimnio abarca tambm os produtos da cultura popular. Se o modo como foi instituda a poltica patrimonial no Brasil constituiu um limite participao social, esse no pode ser considerado o nico motivo. A busca incessante pela modernidade igualmente demarcou concepes que explicam o pouco envolvimento da sociedade com os interesses da conservao. No raras vezes a conservao considerada um obstculo ao progresso. A busca pelo novo colide com os signos do passado, tidos como expresses do atraso, do mau gosto e do empobrecimento. A busca pelo moderno algo presente no imaginrio do brasileiro, um ideal reiterado em diversas ocasies pela poltica, pela economia, pela cultura. Basta pensar nos entendimentos de modernidade expressos pelos idelogos do progresso desde o

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

12

nascimento da Repblica brasileira; no qual se viam afirmativas de que a manuteno de elementos e prticas relacionados aos signos do passado implicavam na negao do moderno tema reiterado nos processos de renovao urbana das dcadas iniciais do sculo XX, no decorrer dos governos de Getlio de Vargas, de Juscelino Kubistchek e dos presidentes militares (ZANIRATO, 2009). Nesses entendimentos tambm se encontram razes para o pouco envolvimento de parte significativa da populao com a conservao patrimonial. No raras vezes a proteo compreendida como um obstculo ao progresso. Essa questo, por sua vez, no se descola de outra relao que v no patrimnio um meio de valorizar economicamente o bem, numa perspectiva claramente mercantilista3. A conservao do patrimnio cultural requer a mudana dessas concepes. Isso demanda polticas de valorizao da histria e da memria. Polticas que deem sentidos diferentes aos bens conservados mediante investimento pblico, que no podem ser destinados contemplao, ou explorao mercadolgica, mas ao usufruto da populao contribuinte.

CONSIDERAES FINAIS
O patrimnio cultural uma herana cuja identificao e valorao essencial para a coeso social. Por isso, toda interveno que se pretenda sobre o mesmo deve garantir sua compreenso e acessibilidade para o conjunto social. O objetivo final do processo de conservao preventiva ou de restauro deve ser sempre a devoluo do bem sociedade que o gerou. Esse deve ser um princpio a nortear a ao dos profissionais envolvidos com as operaes de conservao e restauro. A isso se soma o fato de que se torne clara a necessidade de proteo dos bens que conformam o patrimnio cultural, sobretudo porque so recursos no renovveis. Dai a responsabilidade de assegurar medidas preventivas capazes de garantir sua permanncia pela maior parte do tempo possvel, ciente de que a conservao um fator de manuteno de nossa herana cultural, tanto para o deleite, quanto para a investigao das geraes presentes e futuras.

Como exemplo, os processos ocorridos no Pelourinho, em Salvador, na Ilha do Recife Antigo, em Recife (ZANIRATO, 2006) e na ocupao imobiliria do litoral paulista aps o tombamento da Serra do Mar como um Patrimnio Natural (SCIFONI, 2006).

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

13

REFERNCIAS
BACCI, Mauro; CUCCI, MENCAGLIA, Costanza; AZELIO, Andrea; MIGNANI, Anna Grazia. Innovative Sensors for Environmental Monitoring in Museums. Sensors, 2008, 8, pp. 1984-2005 Disponvel em http://www.mdpi.com/1424-8220/8/3/1984. Acesso em 14 out. 2012. BATALLA, Guilhermo Bonfil. Nuestro patrimonio cultural: un laberinto de significados. In: FLORESCANO, Enrique (coord.) El patrimonio nacional de Mxico. Mxico: FCE, CONACULTA, 1997. BERMDEZ, Alejandro; ARBELOA, Joan Vianney; GIRALT, Adeline. Intervencin en el patrimonio cultural. Madrid: Sntesis, 2004. BLADES, Nigel; ORESZCZYN, Tadj; BORDASS, Bill; CASSAR, May. Guidelines on pollution control in museum buildings. London: Museum Association, 2000. CAMUFFO, Dario. Microclimate for Cultural Heritage. Amsterdam: Elsevier, 1998. CASSAR, May. Environmental Management: Guidelines for Museums and Galleries. London: Routledge, 1994. CASTILLO RUIZ, J. Hacia una nueva definicin de patrimnio histrico? PH Boletn del Instituto Andaluz del Patrimonio Histrico, n. XVI, Sevilla, IAPH, septiembre 1996, pp. 101-106. CONSTITUIO da Repblica Federativa do Brasil, 1988. Disponvel em www.planalto.gov.br/legislao. Acesso em 01 out 2012. DAHLIN, Elin. Preventive conservation strategies for organic objects in museums, historic buildings and archives, in: R. Kozlowski (ed.) Proceedings of the Fifth EC Conference report Cultural Heritage Research: a pan European Challenge. Krakow: May 2002, European Communities, Luxembourg, 2003, pp. 5760. Disponvel em: http://www.cyfkr.edu.pl/~ncbratas/pdf/full_dahlin.pdf. Acesso em 14 out. 2012. EDWARDS, Howell G.M. Raman Microscopy in Art and Archeology. Spectroscopy 17, 2002, pp. 1641. FENELON, Dea R. Polticas culturais e patrimnio histrico. In SO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento do Patrimnio Histrico. O direito memria: patrimnio histrico e cidadania. So Paulo: DPH, 1992, pp. 29-33. FONSECA, Maria Cecilia Londres. O patrimnio em processo. Trajetria da poltica federal de preservao no Brasil. Rio de Janeiro: IPHAN; Editora UFRJ, 2005.

FREIXO, Elisa; CAVICCHIOLI, Andrea. Avaliao e perspectivas da abordagem


conservao do patrimnio organstico no Brasil. Anais do Museu Paulista, 18, 2010, p. 231273. Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010147142010000100008&script=sci_arttext. Acesso em 14 oct. 2012. FRONER, Yaci-Ara; ROSADO, Alessandra. Princpios histricos e filosficos da conservao preventiva, Tpicos em conservao preventiva: 2. LACICOR EBA UFMG, Belo Horizonte, 2008. Disponvel em http://www.lacicor.org/demu/pdf/caderno2.pdf. Acesso em 14 out. 2012. FRONER, Yaci-Ara; SOUZA, Luiz Antnio Cruz. Preservao de bens patrimoniais: conceitos e critrios, Tpicos em conservao preventiva: 3. LACICOR EBA UFMG, Belo Horizonte, 2008. Disponvel em http://www.lacicor.org/demu/pdf/caderno3.pdf. Acesso em 14 out 2012. GONZLEZ-VARAS, Ignacio. Conservacin de bienes culturales. Madrid: Catedra, 2003.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

14

IPHAN. Cartas Patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. McCRACKEN, Gran D. Culture & consumption: new approaches to the symbolic character of consumer goods and activities. Bloomington: Indiana University Press, 1990. MICHALSKI, Stefen. An Overall Framework for Preventive Conservation and Remedial Conservation. Ninth Triennial Meeting. ICOM-CC, ICOM-CC, Paris, 1990, pp.589-591. MIRANDA, Marcos Paulo de S. O inventrio como instrumento constitucional de proteo ao patrimnio cultural brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1754, 20 abr. 2008, pp. 1-35. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11164. Acesso em: 08 out. 2012. SANTAMARTA, Jos. Turismo y mdio ambiente. GAIA: ecologa y desarrollo. n. 14. P. Imprenta: 1998, pp. 48-51. SCIFONI, Simone. A construo do patrimnio natural. Tese de Doutorado. Geografia Humana. So Paulo: USP, 2006. SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profisso Artista. Pintoras e Escultoras Acadmicas Brasileiras. So Paulo: Edusp, 2008. THOMSON, Gary. The museum environment. Butterworth-Heinemann: Oxford 1986. UNESCO. Carpeta de informacin sobre el patrimonio mundial. Paris: UNESCO, 2005. VAN DEN BRINK, Oscar F.; EIJKEL, Gert B.; BOON, Jaap J. Dosimetry of paintings: determination of the degree of chemical change in museum-exposed test paintings by mass spectrometry. Thermochimica Acta, 365, 2000, pp. 124. ZANIRATO, Silvia Helena; Patrimnio para todos: promoo e difuso do uso pblico do patrimnio cultural na cidade histrica. Patrimnio e Memria. v.2, n.2, 2006, pp. 85-104. ZANIRATO, Silvia Helena. Usos sociais do patrimnio cultural e natural. Patrimnio e Memria. v. 5, n.1, 2009, p. 145-160.

Revista Memria em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.2013 ISSN- 2177-4129 -

www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

15

You might also like