You are on page 1of 3

ABRAINFO (http://www.abrainfo.org.

br/bem-vindo-ao-espa%C3%A7o-virtual-da-abrainfo) Fundada em novembro de 2012, a Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO) propõe-se a integrar numa frente comum os profissionais e todos aqueles, pessoas físicas e jurídicas, interessados na prática e no desenvolvimento do setor de informação. Nos termos de seu estatuto, a ABRAINFO desenvolverá suas atividades visando a promover o trabalho dos profissionais da informação, realizando ou apoiando ações que possam garantir o aprimoramento dessas atividades e tendo como missão primordial contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de informação como meios essenciais para a existência de uma sociedade com liberdade de expressão e pluralista, sob as condições essenciais de liberdade de informação e garantia do direito de acesso à informação em seus vários planos. Acreditamos na possibilidade de encontrar caminhos comuns que possamos percorrer, irmanados na busca do objetivo de contribuir para o amplo acesso da população ao mundo da informação. A ABRAINFO coloca no mesmo nível de importância social a informação cultural, a informação científica e a informação tecnológica. Nosso objetivo é que este venha a ser o portal brasileiro da informação. Para alcançar essa meta esperamos contar com a sua colaboração e seu apoio.

Missão e Objetivos
Missão Promover o trabalho dos profissionais da informação, realizando ou apoiando ações que possam garantir o aprimoramento dessas atividades e contribuir, de modo primordial, para o aperfeiçoamento das práticas de informação como meios essenciais para a existência de uma sociedade com liberdade de expressão e pluralista, sob as condições essenciais de liberdade de informação e garantia do direito de acesso à informação em seus vários planos. Objetivos
 

Trabalhar pelo desenvolvimento de todos os profissionais que atuam no setor de informação tendo em vista o cumprimento de seus objetivos sociais; Expressar perante a sociedade civil e os poderes constituídos as reivindicações, contribuições e propostas que os profissionais da informação tenham a fazer em matéria de acesso, oferta e gestão da informação, em qualquer suporte ou formato; Contribuir e colaborar com os poderes constituídos, em âmbito federal, estadual e municipal, na elaboração e implantação de políticas públicas que visem à expansão e

Contribuir para a adoção de medidas de defesa e preservação do patrimônio cultural nacional. Contribuir para a proteção da propriedade intelectual e dos direitos de autor. cursos. seminários. gerir e difundir por quaisquer meios informações relevantes ao desenvolvimento profissional e às atividades das instituições do setor de informação. Colaborar com diferentes instituições para a realização de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do setor de informação. Contribuir para identificar e formular as competências necessárias à formação e ao exercício profissional em nível de excelência. Manter relações com instituições e associações correlatas do país e do exterior. Implantar e defender. material e imaterial em qualquer suporte e em qualquer formato. e na defesa permanente dos serviços que compõem o setor de informação. Participar de atividades que contribuam para proporcionar à sociedade o mais amplo acesso à educação. que contribuam para o exercício profissional e o aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais da informação. conferências. com especial atenção às pessoas com necessidades especiais.                  Efetivos: Antonio Agenor Briquet de Lemos José Castilho Marques Neto Mariza Russo Membros do Conselho Deliberativo provisório Presidente do Conselho Deliberativo: Antonio Agenor Briquet de Lemos Membros da Diretoria Executiva provisória Diretor Executivo: Luís Augusto Milanesi Vice Diretora Executiva: Maria Christina Barbosa de Almeida Diretora de Secretaria e Comunicação: Regina dos Anjos Fazioli Vice Diretor de Secretaria e Comunicação: William Okubo Diretora Financeira: Rosiclé Ruben de Hollaender Vice Diretora Financeira: Elisângela Alves Silva Diretoria . congressos e quaisquer outras atividades de alcance coletivo. Coletar. organizar. à cultura e à informação. diretrizes e normas de trabalho e procedimentos.          fortalecimento do setor de informação. presenciais ou virtuais. em seu âmbito de ação. e contra todas as formas de discriminação individual ou social. em particular as liberdades de expressão e comunicação e de acesso à informação. como encontros. iniciativas de apoio e defesa dos direitos civis. Realizar atividades de capacitação e educação continuada. bem como publicações periódicas. manuais. Organizar e editar livros.

                   Lizandra Brasil Estabel Leiva Nunes Márcio Nobre de Almeida Marilúcia Bottallo Leonardo da Silva de Assis Eloísa de Sousa Maia Waldomiro Santos Vergueiro Suplentes: André de Araújo Célio José Santos Dias Alisson de Castro Eliana José Gaiga Silvio Alexandre F. Neto Eliane Lourdes da Silva Moro Andréia Teresinha Wojcicki Paloma dos Santos Altran Lívia Lopes Garcia Talel Nissr .