You are on page 1of 4

UNIDADE 11 1.

Um estudante anotou a posição, ao longo do tempo, de um móvel sujeito a uma força constante e obteve os dados abaixo: Instante (seg) Posição (metros) 0 17 10 45 20 81 Calcule a posição do móvel nos instantes , e . A função é da forma ( ) ( ) , assim: ( ( ) ) ( ) temos: . Temos como dados iniciais: ( ) ( ) ( ) ( ) , ( ) e

Fazendo ( )

Substituindo

em ( ) temos

Logo, a função que representa o movimento é ( ) ( ) ( ( ) , e são respectivamente , e . )

A posição do móvel nos instantes

( ) ( ) ( ) Fazendo ( ) Substituindo ( ) temos: em ( ) temos: . até o repouso. O diagrama a seguir mostra a posição do veículo a cada segundo a partir do instante em que os freios foram aplicados. de modo a imprimir uma força de frenagem constante a seu veículo. A velocidade era .2. c) A função da velocidade é dada por ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) d) ( ) . ( ) . ( ) . Intervalos de tempo iguais implicam em redução de distância iguais. a) Os dados acima são compatíveis com o fato de a força de frenagem ser constante? b) Qual a posição do veículo 5s após o início da frenagem? c) Quanto tempo o veículo demora para chegar ao repouso? d) Qual era a velocidade do veículo no instante em que o motorista começou a aplicar os freios? a) Sim. O motorista de um automóvel aplica os freios de modo suave e constante. ( ) ( ) A posição é . Temos como dados iniciais: ( ) ( ) . b) Encontrando a função da posição ( ) ( ) . Verificando os valores em ( ) ( ) Logo.

recortar um espelho retangular com a maior área possível. ) e cuja área ( ) ( ) 60 x h 100 y 80 Usando semelhança de triângulos nos seguintes triângulos: ( x 48-y 80 60 100 48 ) . determine qual o retângulo de maior área e compare os dois resultados. a partir dele. sob a forma de um triângulo retângulo de lados . Usando semelhança de triângulos nos triângulos interiores temos: 60 x y 80 60-y x y 80-x ( )( ) A área do retângulo interior é: ( A área é máxima quando é O retângulo de maior área tem os lados com 40cm e 30cm. 2º caso: Sejam x e y os lados do retângulo. Numa vidraçaria há um pedaço de espelho.3. pelo menos um dos lados do retângulo deve estar sobre um lado do triângulo. Quer-se. e . As posições sugeridas são as da figura acima. 1º caso: Sejam x e y os lados do retângulo. Discuta se a restrição de um lado estar sobre o contorno do triângulo é realmente necessária para efeito de maximizar a área. Tracemos a altura relativa à hipotenusa no triângulo externo. A fim de economizar corte. Em cada caso.

4. .A área do retângulo é: A área é máxima quando . Quais devem ser as medidas do retângulo para que a área cercada seja a maior possível? Sejam x e y os lados da cerca. Em ambos os casos a área é igual à metade da área do triângulo. de comprimento por . Com 80 metros de cerca um fazendeiro deseja circundar uma área retangular junto a um rio para confinar alguns animais. logo e de largura. ( ( ) ) e cuja área é O retângulo de maior área tem os lados com 50cm e 24cm. O comprimento da cerca é de A área da região cercada é A área máxima é dada quando A área cercada deve ter ( ) ( ) que deve ter . É possível demonstrar que se um lado do retângulo não estiver sobre o contorno do triângulo a área será menor que a metade da área do triângulo.