You are on page 1of 2

UNIDADE 17 1.

Considere uma aplicação que rende juros em uma unidade tempo (por exemplo, um mês, um ano, etc.). Isto é, se uma quantia é investida nesta aplicação pelo período , então o valor resgatado será ( ). Suponha que um investidor resgate a quantia em um tempo . a) Qual será o valor resgatado se a aplicação rende juros simples para ? b) Qual será o valor resgatado se a aplicação rende juros compostos para ? c) Em qual das duas opções acima o investidor resgatará um valor maior? d) A conclusão do item anterior também é válida para ? a) b) ( ( ) )

c) Observando os gráficos que representam os juros simples e composto concluímos que o investidor resgatará um valor maior com juros simples. d) Não, pois o juro composto é maior que o juro simples para . 2. A lei de desintegração do elemento Rádio no tempo é dada por ( ) , em que ( ) é a quantidade de Rádio no tempo , e são constantes positivas. Se a metade da quantidade inicial ( ) se desintegra em anos, qual é a quantidade desintegrada em anos? ( ) ( ) ( )

(

) A quantidade desintegrada em 100 anos é aproximadamente da inicial.

Verificando-se que o número inicial de bactérias ( ) duplica em horas. logo é um número fixo. Nesta seção. ) ( ) fixo ( ) Seja . em que ( ) é o número de bactérias no tempo e são constantes positivas. 4. é verdade que se a derivada de uma função é proporcional ao próprio valor da função. O crescimento de uma certa cultura de bactérias obedece à função ( ) . que existe. Você acha que a recíproca desta afirmação é verdadeira? Isto é.3. provamos que a derivada de uma função exponencial é proporcional ao valor da própria função. quantas bactérias se pode esperar no fim de horas? ( ) ( ) ( ) ( ) A quantidade de bactérias em 6 horas será aproximadamente da quantidade inicial. Assim: ( ) ( ) ( ) Para a demonstração da volta é necessário a resolução de uma equação diferencial do tipo { ( ) ( ) . então esta é uma função exponencial? Que ferramentas matemáticas são necessárias para responder esta pergunta? ( ( ) ) Seja ( ) ( .