You are on page 1of 4

Aula 03

Climatologia
Efeito Estufa
Gases: - Co2 (indstrias, veculos, queimadas etc.); - Metano (digesto alimentar de alguns animais: vaca, ovelha etc.); - Vapor dgua.

Elementos Climticos (formam o clima)


- Temperatura; - Umidade do Ar; - Precipitao; - Presso Atmosfrica; - Ventos.

Equatorial
- Temperaturas mdias elevadas (25C a 27C) -Reduzida amplitude trmica -Ausncia de estao seca

Tropical (Tropical Semi-mido)


-Temperaturas mdias elevadas (18C a 28 C) -Duas estaes definidas (uma chuvosa e outra seca)

Fatores Climticos (modificam o clima)


- Latitude; - Altitude; - Massas de Ar; - Continentaliade / Maritimidade; - Correntes Ocenicas; - Vegetao.

Tropical Semi-rido
-Temperaturas elevadas (superiores a 25C) -Chuvas escassas, irregulares distribudas ao longo do ano. e mal

Tropical de Altitude
-Temperaturas mais amenas ( 18 a 22C) - Chuvas distribudas em duas estaes

Tropical Atlntico (Tropical mido)


-Temperaturas mdias de 18C a 26C -Chuvas mais concentradas no vero (sudeste)

a) A temperatura diminui com o aumento da altitude. b) A amplitude trmica aumenta com a continentalidade e diminui com a maritimidade. c) A umidade e a temperatura aumenta e diminui, respectivamente, com o aumento da latitude. d) A temperatura tende a aumentar com a urbanizao, originando ilhas de calor. e) A umidade e a presso atmosfrica diminuem com o aumento da altitude.

Subtropical
-Menores mdias anuais trmicas ( 17C a 19C) -Chuvas bem distribudas ao longo do ano

Climograma
- Temperatura: mdia mensal; - Precipitao: acmulo mensal. 2) (UFSM) Numere a 2 coluna (influncias) de acordo com a 1 (fatores do clima). 1. Latitude 2. Altitude 3. Maritimidade 4. Corrente marinha quente e fria 5. Relevo ( ) facilita ou dificulta a penetrao das massas de ar para o interior dos continentes. ( ) origina clima quente e mido ou mais frio e seco ao longo dos litorais, em diferentes latitudes. ( ) condiciona o comportamento das temperaturas mdias, fazendo-as decrescerem medida que aumenta a distncia do Equador. ( ) determina reduo da temperatura devido diminuio da densidade e umidade do ar, o que prejudica a absoro do calor irradiado pela superfcie.

Exerccios
1) (PUCRS) A relao entre elementos formadores do clima e fatores modificadores caracteriza a classificao climtica de uma regio. A alternativa que NO apresenta uma correta relao :

A sequncia correta a) 2 - 4 - 1 - 3. b) 5 - 4 - 1 - 2. c) 1 - 3 - 2 - 5. d) 4 - 2 - 3 - 1. e) 3 - 5 - 4 - 2.

Quais nmeros representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes trmicas anuais? a) 1 e 4. b) 2 e 1. c) 3 e 5. d) 5 e 2. e) 5 e 3.

3) (UNESP) O clima da Europa Ocidental bem diferente do clima da Europa Oriental. Enquanto na primeira os invernos so suaves e os veres apresentam temperaturas no to elevadas, na segunda as diferenas sazonais so maiores, com invernos mais rigorosos, temperaturas mais baixas e veres mais quentes. O fator determinante das condies climticas vigentes na Europa Ocidental a: a) latitude. b) maritimidade. c) disposio do relevo. d) atuao da corrente das Canrias. e) predominncia de ventos de leste.

5) (PUCRS) Responder com climograma e nas afirmativas.

base

no

I. Trata-se de um clima subtropical mido com maiores concentraes pluviomtricas no vero, superando os mil milmetros anuais. II. Refere-se a um clima de baixa amplitude trmica, com grande pluviosidade anual. III. Nas reas em que predomina esse clima, produzido trigo, com excelente produtividade. IV. O clima representado denominado de Equatorial, existindo nestas reas uma vegetao do tipo higrfila e latifoliada, combinando-se para a formao da Floresta Equatorial. Esto corretas as afirmativas? a) I e III. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV.

4) (UFRGS) Observe as cidades de mesma altitude, identificadas pelos nmeros 1, 2, 3, 4 e 5 e localizadas no continente hipottico a seguir.

Gabarito
1- C 2- B 3- B 4- E 5- B

You might also like