You are on page 1of 10

Promover o PENSAR e o AGIR para EVOLUIR !

C.E.S.A.R.

As partes de um Computador
Basicamente, o computador divide-se em duas partes: Hardware e Software
Hardware - So os componentes eletrnicos, mecnicos, eltricos, fios, cabos, etc., estes componentes formam a parte fsica do computador. Software - um conjunto de procedimentos que envolvem o controle das atividades do computador que so os aplicativos ou programas que fazem o computador funcionar. Para que um computador funcione, a primeira tarefa a ser executada carregar o Sistema Operacional para a memria do computador. O Sistema Operacional fica gravado no disco rgido (HD) do computador e automaticamente carregado para a memria no instante em que o computador ligado. O sistema operacional mais utilizado o Windows da Microsoft. Na tela Principal do Windows, temos a rea de trabalho, os atalhos de software. Esta a rea de trabalho do Windows.

o espao de trabalho em sua tela no qual aparecem os cones, as janelas de aplicativos e as caixas de dilogo. Sua rea de trabalho do Windows inclui vrias figuras pequenas. Elas so chamadas de cones. Ao efetuar um duplo clique sobre qualquer cone na rea de trabalho, voc estar executando um aplicativo, ou, se preferir, chamando um programa.

Captulo I - Hardware

A ilustrao abaixo mostra os dispositivos de hardware mais comuns em um sistema de computador desktop. Seu sistema pode ter uma aparncia um pouco diferente, mas provavelmente possui a maioria destas peas. Um computador laptop possui peas semelhantes, mas as combina em um nico pacote o tamanho de um caderno.

C.E.S.A.R.

CPU
CPU (Unidade Central de Processamento) um circuito integrado que controla todas as operaes e o funcionamento do computador. Na CPU encontramos as unidades de armazenamento, ou seja, dispositivos que armazenam informaes no disco rgido, em um CD, no disquete ou em um pendrive. Os discos rgidos podem reter uma grande quantidade de informaes, normalmente eles funcionam como principal meio de armazenamento do computador, guardando praticamente todos os programas e arquivos. O disco preserva as informaes mesmo quando o computador est desligado.

CPU

Disco Rgido

Pendrive

CD

Disquete

C.E.S.A.R.

Monitor
O monitor exibe informaes em forma visual, usando texto e elementos grficos. A parte do monitor que exibe as informaes chamada tela. Como a tela de uma televiso, a tela de um computador pode mostrar imagens paradas ou em movimento. Existem dois tipos bsicos de monitores: CRT (tubo de raios catdicos) e LCD (vdeo de cristal lquido).

CRT

LCD

Teclado
A finalidade principal do teclado digitar texto no computador. Ele possui teclas para letras e nmeros, exatamente como em uma mquina de escrever. Teclas Especiais: <ENTER>: Aps digitar um comando, pressiona-se a tecla ENTER para execut-lo. <BACKSPACE>: Esta tecla utilizada para corrigir os erros de digitao na linha de comando. Ela move o cursor para a esquerda, removendo os caracteres. <SHIFT>: Pressionando esta tecla e mantendo-a pressionada possvel digitar os caracteres que esto a parte superior da tecla ou ento as letras em maisculo, como em uma mquina de screver. utilizada juntamente com outra tecla. Isoladamente no tem qualquer funo. <CAPS LOCK> (ativa maiscula): Pressionando esta tecla, utilizam-se as letras em maisculas. Pressionando-se novamente, a funo ser desativada. <NUM LOCK> (ativa numrico): Pressionando esta tecla sero ativadas os caracteres numricos, direita do teclado. Pressionando-se novamente, a funo ser desativada e ficaro disponveis os comandos que esto na parte inferior da tecla. <ALT> (alternate key): Executa funes que dependem do software utilizado. usada em conjunto com outra tecla. Isoladamente no tem qualquer funo. <ESC> (escape key): Normalmente utilizada para abandonar uma operao, mas pode variar de funo de acordo com o programa ou aplicativo que estiver em uso.

C.E.S.A.R.

Mouse
Mouse um pequeno dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. O mouse geralmente possui dois botes: um boto principal (normalmente o da esquerda) e um boto secundrio. medida que voc move o mouse com a mo, um ponteiro na tela se move na mesma direo. Veja abaixo alguns termos utilizados nas referncias ao MOUSE: Apontar - Colocar o MOUSE sobre o objeto, boto ou cone que desejamos ativar; Clicar - Pressionar uma vez o boto esquerdo; Duplo Clique - Pressionar rapidamente duas vezes o boto esquerdo; Arrastar Manter o boto esquerdo do Mouse pressionado e mover o objeto at o local desejado.

Alto-falantes
Os alto-falantes so usados para tocar som. Podem vir embutidos na unidade de sistema ou ser conectados com cabos. So eles que permitem ouvir msica e efeitos de som no computador.

C.E.S.A.R.

Principais Perifricos
Impressora
Uma impressora transfere dados de um computador para o papel. Voc no precisa de impressora para usar o computador, mas, se tiver uma, poder imprimir emails, cartes, convites, anncios e outros materiais. Muitas pessoas tambm preferem imprimir suas fotos em casa.

Modem
O modem responsvel por realizar a comunicao de dados entre seu computador e outro computador ou a Internet atravs da linha telefnica. Graas ao modem possvel nos conectarmos a Internet. Ele foi uma pea fundamental para que a informtica desse um salto na rea de comunicao de dados.

Microfone e Cmera de Vdeo (webcam)


Com um microfone e uma cmera de vdeo torna-se possvel a utilizao dos servios da Internet que permitem a transmisso de voz e/ou imagem em tempo real, como o vdeo-papo, udio-conferncia e vdeo-conferncia. A cmera de vdeo pode captar a imagem em preto e branco ou colorida. Ela geralmente fica sobre o monitor para captar a imagem do rosto do usurio.

Microfne C.E.S.A.R.

Webcam

Captulo II - Software
So os aplicativos ou programas que fazem o computador funcionar. So inmeras as tarefas que um computador pode efetuar, assim sendo, existe um software apropriado para cada tipo de tarefa a ser executada. Veremos a seguir os softwares mais utilizados do mercado: Editores de Texto: Produzem documentos, cartas, malas-diretas, livros, etc. Praticamente decretaram a morte da mquina de escrever, pois apesar de ter a mesma funo que esta, permitem corrigir um erro automaticamente, e melhorar o texto quando bem desejar, aumentando o tamanho da letra, alterando a cor, dividindo em colunas, inserindo um desenho ou foto, etc. Exemplos: Word, WordPerfect. Planilhas Eletrnicas: So programas capazes de construir planilhas de clculos, envolvendo frmulas que voc cria ou outras que j vm embutidas no programa (frmulas cientficas, financeiras, etc.). Os softwares da categoria das planilhas eletrnicas criam ainda grficos com variados recursos em 3D, dentre outras aplicaes. Exemplos: Excel, Lotus 1- 2-3, Quattro Pro. Bancos de Dados: So programas de uso especfico para o controle e gerenciamento de dados. Exemplos: Access, Approach, Paradox. Editorao Eletrnica e Programas Grficos: So programas que tm a capacidade de trabalhar com alta resoluo grfica e produzir criaes profissionais, como jornais, panfletos publicitrios, etc., utilizando fotos, imagens e layout prprio. Exemplos: PageMaker, CorelDRAW, Illustrator, Photoshop, Publisher. Antivrus: So programas que protegem o seu computador contra a maior parte dos vrus. Vrus podem efetuar operaes nocivas em seu computador, como por exemplo eliminar arquivos salvos, copiar dados pessoais ou utilizar o seu computador para atacar outros computadores. O software anti-vrus vem instalado com o computador ou pode ser instalado pelo utilizador.

C.E.S.A.R.

Captulo III Noes de Internet

Internet - o nome dado a uma rede de computadores espalhados pelo mundo que se comunicam entre si e trocam informaes. Para se comunicar com um computador que fica na hina, por exemplo, no necessrio fazer uma ligao internacional. Basta se conectar a um computador na sua cidade. Navegador - o principal programa para acessar a Internet. Com ele, voc pode visitar endereos na rede, copiar programas e trocar mensagens de correio eletrnico. O navegador mais utilizado o Internet Explorer da Microsoft. URL - o endereo da pgina que permite aos computadores encontrarem o que o usurio busca, de maneira uniforme. Veja alguns exemplos de URL: www.dompedro.com.br www.brasil.gov.br www.terra.com.br Site - um conjunto de informaes pblicas armazenado num computador servidor da Internet. Qualquer pessoa pode solicitar estas informaes ao servidor sempre que quiser. Existem sites de notcias, de empresas, de revistas, de organizaes, de governos, etc. Atravs dos sites voc pode encontrar uma grande variedade de informaes na internet. E-mail - e-mail ou correio eletrnico provavelmente a ferramenta mais utilizada da internet. um mtodo que permite compor, enviar e receber mensagens atravs de sistemas eletrnicos de comunicao, como o computador, celulares ligados a internet, etc. Diariamente so enviados cerca de um bilho de e-mails em todo o mundo, e este nmero deve subir cada vez mais. Exemplo de e-mail: dompedro@dompedro.com.br Download - significa fazer uma cpia de um arquivo, de uma imagem ou de um programa encontrado na internet em seu prprio computador. Sites de Buscas - Os sites de busca so de grande importncia para encontrarmos informaes na Internet. Sem esses sites, seria muito difcil encontrar alguma informao entre milhes de pginas existentes. A busca oferece as informaes divididas por temas, como esporte, sade,
C.E.S.A.R.

cinema, educao, finanas, etc. Basta voc digitar a palavra que deseja informao e uma srie de sites se abriro para que voc realize a pesquisa. Exemplo de site de busca: www.google.com

Tela Principal de Navegao


(Internet Explorer)
A tela principal do Internet Explorer pode ser divida basicamente em trs partes: rea de Comando; rea de Exibio; rea de Indicadores. rea de Comando (superior): traz a Barra de Endereo, Barra de Botes e Barra de Menus; rea de Exibio (central): onde voc visualizara o contedo do site; rea de Indicadores (inferior): traz a barra de status, que informa sobre carregamento das pginas. (Ilustrao abaixo).

BARRAS Barra de Endereos: identificada por uma caixa onde se insere o endereo do site que queremos acessar (URL).

C.E.S.A.R.

Barra de Menus: onde encontra-se menus com diversos comandos.

BOTES
Boto Voltar ou Retornar: Leva ao ltimo documento visitado.

Boto Avanar: da mesma forma, o boto avanar conduz ao site seguinte (caso de se ter voltado de pginas anteriores com o boto Voltar).

Boto Parar: identificado por um sinal de um X ou pelo desenho de um semforo, utilizado para interromper o carregamento de uma pgina. muito utilizado quando ocorrem problemas de carregamento da pgina, demorando a processar.

Boto Pgina Inicial ou Inicial: identificado pelo desenho de uma casa, carrega a pgina inicial que est definida na configurao do Browser. No Internet Explorer, essa configurao pode ser alterada escolhendo-se o item Exibir/Opes da Internet/ e depois a guia Geral onde o usurio deve escrever o endereo da sua home page preferida no campo Endereo da Pgina Inicial.

Boto Imprimir: Serve para imprimir o contedo que est sendo mostrado pelo browser.

Boto Favoritos: Serve para incluir um site (endereo) na lista de marcadores, basta clicar no boto Adicionar que o site acionado passa constar desse menu e pode ser rapidamente acessado com um clique do mouse.

C.E.S.A.R.

You might also like