Barroco é um movimento que vai da segunda metade do século XVI (1550) à primeira metade do século XVIII (1760), caracteriza

-se por um estilo rebuscado, repleto de metáforas e antíteses e por uma volta às questões espirituais em oposição ao racionalismo renascentista. É uma tendência que se manifesta nas artes plásticas e, em seguida, na literatura, na música e no teatro. Em um período no qual a Igreja Católica tenta recuperar o espaço perdido com a Reforma Protestante e os monarcas concedem-se poderes divinos, a arte barroca busca conciliar a espiritualidade e a emoção da Idade Média com o antropocentrismo e a racionalidade do Renascimento. Sua característica marcante é, portanto, o contraste. O barroco e a forma Em termos artísticos, o barroco vai utilizar a escala como valor plástico de primeira grandeza. Os efeitos volumétricos são também elementos essenciais na arquitectura barroca. Esta arquitetura é um meio de propagar a fé na Igreja e no Estado, por isso as principais construções são igrejas e edifícios públicos. Tem como características o abandono de normas e convenções, da geometria elementar e da simetria. As fachadas são ondulantes e decoradas com esculturas. Há grande uso de pilastras e o interior é repleto de madeira entalhada recoberta de dourado. Linhas diagonais e escadas dão movimento e altura às construções. O exagero de formas e a mistura de texturas transmitem a ideia de dramaticidade e representam a opulência da sociedade da época. Principais artistas e obras da arquiteturas barroca Os principais nomes são Francesco Borromini (1599-1667) e Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), autor das 162 colunas da praça da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A preocupação com o espaço que circunda os edifícios é outra característica do barroco.

Os jardins.O francês François Mansart é um dos mais importantes arquitectos do barroco. A relação pátio-jardim é verdadeiramente revolucionária. deixam de ser um . projectados por André Le Nôtre. considerada como uma das influentes obras da época. Louis Le Vau foi o autor do Château de Vaux-le-Vicomte. com obras tão importantes como Château de Masons (hoje Château de Masons-Laffitte).

Jules Hardouin-Mansart é outro importante arquiteto do barroco. A temática é inspirada nos hábitos da corte e na mitologia greco-romana. A fase final do barroco é o rococó. como conchas. flores e folhagens. durante o reinado de Luís XV. em que a planta é elíptica e os jogos de luz criam contrastes visuais. cujas obras mais importantes são o Palácio de Versailles. laços.mero complemento do edifício e ganham um prolongamento que vai para além da construção do château em si. estilo que surge na França entre 1700 e 1780. refinando a arquitetura pomposa do barroco. Caracteriza-se pelo excesso de curvas e pela abundância de elementos decorativos. .

Igrejas e palácios exibem uma integração entre arquitetura. pintura e escultura. que ganham ênfase em pontos isolados.Palácio de Versailles(França) As cores vivas dão lugar aos tons pastéis e os relevos exagerados são substituídos por superfícies delicadas. A estrutura dos edifícios é iluminada por várias janelas para criar interiores etéreos. (interior do palácio-Versailles) .

Igreja São francisco em Salvador . que tinham o objetivo de assegurar o domínio português e evitar as invasões estrangeiras.Os espaços interior e exterior chamam a atenção pela complexidade e requinte. No Brasil. Olinda e no Rio de Janeiro. construída por Filippo Juvarra (1678-1736). em Torino. Os arquitetos constroem espaços unificados e reduzem o tamanho das colunas. marcados por este estilo e de forte influência jesuítica. São erguidos colégios e igrejas em Salvador. os tetos das naves laterais são levantados até a altura da nave central para unificar o espaço. como na Igreja de Carmine. as primeiras obras barrocas construídas foram na época da colonização. Nas igrejas.

No Brasil. Igreja de São francisco em Minas Gerais . que exigem um aprimoramento técnico das construções. a economia açucareira do século XVII impõe um novo padrão de vida e faz surgir a casa-grande e a senzala. Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho (1730-1814) é o mestre do barroco.E também.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful