You are on page 1of 24

Insumos Agrcolas: Inoculantes Agrcolas

Alunos: Bruna Daros Ismael Brando Nicole Parise Nicolle Dal`Acqua Rosiana Boniatti Sara Piccoli

Introduo
ANTES As tcnicas de Biotecnologia, envolvendo a utilizao de microrganismos para produo de substncias e de processos, tm encontrado na agricultura papel cada vez mais destacado nas ltimas dcadas tendo a gerao de produtos denominados de inoculantes agrcolas. Esses produtos tm, como caractersticas principais: proporcionar aos plantios comerciais benefcios como a reduo da fertilizao artificial dos solos; a reduo de danos causados por doenas; o estmulo do crescimento vegetal.

DEPOIS

Ol ! Sou o Rizbio.

Histrico

Em 1886, Hellriegel e Wilfarth, dois cientistas alemes, descobrem a existncia de uma relao simbitica entre plantas leguminosas e bactrias. As referidas bactrias conseguiram ser isoladas e, em 1890, por outros dois cientistas alemes, Nobbe e Hiltner, demonstraram a vantagem de adicionar cultivos puros dessas bactrias ao semear semente leguminosa. assim que nasce o conceito da inoculao de leguminosas e a origem industrial de inoculantes comerciais.

O que so leguminosas?
Alimentos; Forrageiras, usadas como alimento de animais;

Alfafa

O que so leguminosas?
Algumas so usadas como adubo verde e cobertura do solo;

Leguminosas arbreas;

Indigfera ou Anileira

Crotalria

Eritrina ou Mulungu

Accia

O que Inoculante?
todo material contendo bactrias (rizbios), que atua favoravelmente no desenvolvimento das plantas leguminosas; O inoculante contm bactrias especficas para cada espcie de leguminosa; Os inoculantes, geralmente, so a base de turfa. Existe ainda no mercado formulaes lquidas e sementes revestidas (sementes peletizadas).

O que Inoculao?
uma tcnica que consiste em colocar a semente da leguminosa em contato com o inoculante (rizbios), pouco depois da germinao das sementes, os rizbios penetram nas razes da planta e formam os ndulos.

So estes ndulos que vo captar e fixar o nitrognio livre da atmosfera e ced-lo planta leguminosa que em troca lhe fornece alimentos, o que chamado de Simbiose.

Por que Inocular?


O nitrognio (N) um elemento essencial para as plantas e limitante produtividade agrcola. Entretanto as plantas no possuem aparato enzimtico para quebrar a tripla ligao da molcula e utiliz-la como fonte de protena.

A fixao biolgica do nitrognio (FBN) um processo biolgico de quebra da tripla ligao do N2 . Este processo ocorre nos ndulos, onde os rizbios convertem o N2 atmosfrico em amnia.

Qual a diferena entre o N proveniente do adubo mineral e o N proveniente da FBN?

Adubo Mineral

FBN

Nenhuma. As plantas absorvem o N na forma de NH4+ e o NO3e estas formas esto presentes tanto pela adubao mineral (uria, nitrato de amnio) ou pela fixao biolgica do N.

Vantagens da FBN em relao ao adubo mineral


Melhora a qualidade do solo; Evita o uso de adubao nitrogenada; Oferece economia para o agricultor; Aumenta a produtividade da lavoura; Produto natural, sem prejuzo para o meio ambiente.

Microrganismos Envolvidos

Planta: Accia Mangium Microrganismo : Bradyrhizobium spp

Planta: Feijo Microrganismo: R. Phaseoli

Planta: Soja Microrganismo: B. Japonicium

Seqncia de operaes realizadas para inoculao de mudas de gliricdia (leguminosa arbrea)

Sementes e inoculante;

Adio do inculo s sementes;

Sementes inoculadas;

Aspecto geral do substrato utilizado;

Recipientes com o substrato;

Bandeja recebendo o substrato;

Mudas de gliricdia com 20 dias aps a semeadura;

Plntula de gliricdia com 20 dias aps a semeadura.

Processos de produo de inoculantes para FBN em leguminosas


Caractersticas gerais do gnero Rhizobium:

So em formas de bastonetes e gram negativas;

Movem-se atravs de flagelos;

Utilizam oxignio como aceptor de eltrons na cadeia respiatria.


Rhizobium leguminosarum

Preparao de meios de cultura


Podem ser divididos em dois grupos: Sintticos: so preparados usando-se compostos puros e em propores definidas e utilizados em estudos de laboratrio. Complexos: so preparados usando-se produtos de origem animal, vegetal ou microbiana, so utilizados em processos comerciais. A composio do meio de cultura fundamental no crescimento dos microrganismos . Seu correto balanceamento em termos de fonte de carbono, nitrognio, fsforo e componentes menores como vitaminas e cofatores, um dos fatores decisivos no projeto de uma planta de produo de biomassa de rizbio em larga escala.

Meios de cultura para diversas espcies de rizbios.

Fatores de crescimento
O gnero Rhizobium necessita intensamente de suplementaes como: vitaminas e aminocidos essenciais nutrio celular e que a clula no sintetiza.

Agitao e aerao

As bactrias do gnero Rhizobium so microrganismos aerbios estritos. No projeto de fermentadores para cultivo de rizbio, precaues adicionais devem ser tomadas, principalmente no que tange elevao de pH do meio de fermentao por conta dos nveis excessivamente elevados de aerao.

pH e temperatura de Processo
O pH ideal para o crescimento est em torno de 6 a 7. De uma maneira geral, o que se faz dimensionar meios de cultura com componentes que no afetem a evoluo do pH ao longo do cultivo, procurando-se manter esse valor prximo da neutralidade. A temperatura tima para o crescimento celular rizbio se situa no intervalo de 28 a 30C. No ponto de vista industrial, equipamentos(estufas, agitadores rotativos e fermentadores) devem ser dotados de controle automtico de temperatura e de pH, para mant-los nos valores timos.

Velocidade de Processo
0,20 h-1, horas. As velocidades especficas de crescimento () oscilam em torno de o que resulta num tempo de gerao (tg) de aproximadamente 3,5

Legislao de Inoculantes
A produo de inoculantes regida por legislao especfica, de

mbito federal;

O Ministrio da Agricultura e do Abastecimento o rgo encarregado de registrar os estabelecimento produtores e os produtos;

A legislao exige uma concentrao mnima de 108 clulas de Rhizobium viveis por grama de produto no momento da fabricao at o prazo de validade do produto.

Tipos de cultivo para produo de biomassa de rizbio


Cultivo descontnuo: o regime de operao mais utilizado nas empresas de inoculantes.

Cultivo descontnuo alimentado: so empregados quando se pretende obter determinadas concentraes celulares que demandem quantidades de substrato que provocam inibio do crescimento num cultivo descontnuo.

Processo de Produo de Inoculante no Brasil


A primeira fbrica particular no pas foi estabelecida em 1956 na cidade de Pelotas. Atualmente, existem 6 indstrias produtoras de inoculante para FBN em leguminosas. A soja hoje o plantio que mais se utiliza desse insumo. Cerca de 10x106 12x106 de doses de inoculantes so comercializadas anualmente no Brasil, significando um mercado de cerca de 5 milhes de dlares.

CONSUMO DE INOCULANTES NO BRASIL


30000 25000 20000
DOSES 15000 (mil)

10000 5000 0 1999 2000 2001 2002


ANO

2003

2004

2005

Consideraes Finais
A utilizao do inoculante agrcola beneficia a agricultura comercial pelos mais diversos mecanismos, tanto do ponto de vista econmico quanto o da preservao do meio ambiente. Num futuro prximo, a introduo comercial desses novos produtos dever se fazer notar com maior intensidade, e pases com grandes reas agriculturveis, como o caso do Brasil, devero se beneficiar dessas novas tecnologias emergentes.

Bibliografia
BORZANI, Walter. Biotecnologia industrial. So Paulo, SP: Edgard Blcher, 2001. 3 v. http://www.cnpab.embrapa.br/educacao/baby/b aby.html http://www.cnpab.embrapa.br/servicos/inoculant es2.html http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Soja/SojaT ecnicaAltermativa.html http://www.cultivar.com.br/revista/bio03/bio03. pdf

Obrigado!

You might also like