You are on page 1of 11

CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITRIO

41 ANOS
5 edio junho/2012

Universidade Federal de Minas Gerais Centro Esportivo Universitrio CEU


Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n. So Jos (Pampulha) 31275-025 Belo Horizonte MG.

www.ufmg.br/ceu ___________________________________

Diretoria dir@ceu.ufmg.br (31) 3409-2363 CENEX cenex@ceu.ufmg.br (31) 3409-2364 Secretaria sadm@ceu.ufmg.br (31) 34092379 Contabilidade / Almoxarifado salmox@ceu.ufmg.br (31) 3409-2369 Seo de Informtica informatica@ceu.ufmg.br (31) 3409-2368 Servios Gerais ssgerais@ceu.ufmg.br (31) 3409-2365

Centro Esportivo Universitrio da UFMG CEU


Para maior conforto e segurana de nossos associados dispomos:

- Sistema de Vigilncia - bem treinado e apto a aplicar as normas deste Regulamento para o bem estar e comodidade geral; - Guarda-vidas profissionais especializados que aumentam a segurana nas piscinas; - Posto de Enfermagem.

Manual de Normas
Universidade Federal de Minas Gerais Centro Esportivo Universitrio - CEU
Apresentamos o presente manual que regulamenta a utilizao das dependncias do Centro Esportivo Universitrio da UFMG que est disponvel no site do CEU, sempre revisto e atualizado. Ao assinar o formulrio de Requerimento para Associao e Renovao, o usurio titular confirma que tomou cincia dele e concorda com o seu teor. Solicitamos que leia com ateno cada item deste manual, pois as normas aqui contidas so necessrias para o bom andamento das atividades aqui realizadas e para que todos possam desfrutar de momentos de lazer com tranqilidade e segurana. Sugestes sero bem vindas, para que possamos, cada vez mais, aperfeioar o esprito de boa convivncia entre os usurios. Qualquer situao no prevista nestas normas ficar a critrio da Diretoria do CEU ou do Chefe de Planto. Utilize sempre as lixeiras, mantendo nossas dependncias limpas e aprazveis. Conserve o patrimnio do CEU. S assim voc poder utiliz-lo cada vez mais, por um tempo cada vez maior.

A Administrao

NORMAS GERAIS
1- Horrio de funcionamento: de tera a sexta-feira, de 07:00 s 21:30 horas. Sbados, domingos e feriados, de 08:00 s 18:30 horas. O expediente se encerra rigorosamente no horrio determinado. Nesse horrio, ser acionada uma sirene para aviso do final das atividades do clube. Os usurios tero 30 minutos para trocarem de roupa e devem se agilizar para no causar tumultos. 2- proibida a permanncia de funcionrios, usurios e seus convidados nas dependncias do CEU fora do horrio de funcionamento, salvo casos excepcionais autorizados pela Diretoria. 3- O usurio titular maior de idade poder solicitar a confeco da carteira para seus dependentes, sendo considerados dependentes somente os filhos de 3 a 21 anos de idade e o cnjuge. 4- A aquisio de convites obrigatria a partir dos 3 anos de idade. Idade inferior a 3 anos no paga convite obrigatria a apresentao de documento de identidade da criana, ou a Certido de Nascimento. 5- obrigatria a apresentao de documento de identidade de adolescentes (acima de 12 anos de idade). No ser permitida a entrada de maior de 12 anos apresentando somente a Certido de Nascimento. 6- obrigatria a apresentao da identificao do usurio e de seus dependentes para acesso s dependncias do CEU. Fica facultado Portaria solicitar a apresentao tambm de identidade civil e do comprovante de quitao de semestralidade. 7- O usurio titular, maior de 18 anos, em dia com suas obrigaes, poder adquirir convites, sob sua responsabilidade, registrados nominalmente, atravs de formulrio especfico disponvel no site. A Guia de Recolhimento da Unio GRU dever ser paga em qualquer agncia do Banco do Brasil. 8- Todo convidado tem o dever de respeitar as normas do CEU, sob pena de no lhe ser mais permitido retornar ao clube. 9- Os alunos de aulas especficas no CEU, somente podero freqentar o clube nos dias e horrios de suas respectivas aulas, apresentando na portaria a credencial para a atividade especfica. 10- permitida a entrada de babs, devidamente uniformizadas, acompanhando crianas que sejam dependentes de usurios, no sendo permitido s babs utilizar as dependncias do clube. 11- Caso seja comprovada a utilizao indevida da carteira do usurio por outra pessoa, a carteira ser recolhida imediatamente, devendo o usurio agendar horrio na Diretoria para regularizao da situao. 12- No sero toleradas agresses fsicas ou verbais entre os usurios nas dependncias do CEU, cabendo a todos o dever de urbanidade e respeito mtuo. 5

13- Quando infringir o regulamento e normas do CEU, o usurio ser abordado pelo sistema de vigilncia e ter sua carteira retida ficando vedado seu acesso s dependncias do clube, devendo o mesmo agendar horrio com a Diretoria para reav-la. 14- Na portaria do clube encontra-se urna de reclamaes e sugestes as quais sero devidamente analisadas pela Diretoria que tomar as devidas providncias. 15- O horrio de atendimento do guich do CEU para confeco ou renovao de carteiras de usurio ou de qualquer outro atendimento administrativo ser das teras s sextasfeiras de 07:00 a 20:00 horas; aos sbados de 08:00 s 17:00 horas, e aos domingos e feriados, de 08:00 a 14:00 horas. 16- O CEU no se responsabiliza pela perda ou pelo furto dos objetos pertencentes aos usurios. Traga somente o necessrio. 17- O vestirio o lugar mais seguro para deixar seus pertences. Nunca deixe bolsas, roupas, calados ou qualquer outro objeto abandonado no clube. Seus pertences e os de seus acompanhantes so de sua inteira responsabilidade. 18- Pratique seus esportes nos locais apropriados. Afinal, as quadras foram construdas para esse fim. Portanto, no jogue bola nos gramados e jardins. 19- Acompanhe a movimentao da criana que est sob sua responsabilidade, sabendo sempre onde e com quem ela est. 20- A rea infantil do CEU foi projetada e construda para as crianas. Lembre-se sempre: piscininhas e playground so para uso exclusivo delas. 21- expressamente proibida a entrada nas dependncias do CEU de animais, recipientes de vidro, churrasqueiras, pipas, skates, patinetes, bumerangues e similares. 22- Para o bom funcionamento haver, nos fins de semana e feriados, um plantonista da Administrao do CEU para resoluo de eventuais questes ou para dirimir dvidas que surgirem. 23 - Para sua comodidade mantemos um Setor de Achados e Perdidos. O tempo de guarda de objetos encontrados e entregues na administrao de 15 (quinze) dias. Aps esse prazo, sero doados. 24 - O tempo de guarda de documentos encontrados e entregues na administrao de 3 (trs) meses. Aps esse prazo, sero destrudos.

NORMAS PARA UTILIZAO DAS PISCINAS OLMPICA E SEMI-OLIMPICA


1- As piscinas do CEU so destinadas ao lazer e no a atividade de treino ou de teor teraputico. 2- De modo a garantir a qualidade da gua, todos os usurios, antes de entrarem nas piscinas, devero utilizar as duchas. Reitera-se a necessidade da utilizao da ducha, especialmente, queles usurios que tenham praticado exerccio fsico ou que tenham feito uso de cremes ou leos no corpo. Cremes, leo, ou mesmo a prpria secreo sebcea, podem alterar a qualidade da gua, deixando-a com um aspecto de turbidez e sujidade. 3- Projetos e aulas promovidos pelo CEU tero prioridade na utilizao das piscinas. 4- s sextas-feiras a piscina olmpica ser liberada para uso aps as 12:00 horas, em razo de tratamento qumico da mesma. 5- Ao soar a sirene indicativa de encerramento das atividades do clube, os usurios devero se preparar para a sada. Tero trinta minutos para faz-lo. 6- Somente ser permitido o banho de piscina para usurios e convidados que estejam trajando roupas apropriadas para tal atividade: mai, biquni ou sunga. Estas roupas so confeccionadas com tecido apropriado, no soltando fios que danificam o sistema de filtrao. 7- Os locais apropriados para a troca de roupa so os vestirios, estando, portanto, os usurios proibidos de trocar a roupa em qualquer outro lugar do clube, mesmo que escondidos por toalhas, cangas ou objetos similares. 8- Todos os frequentadores devero obedecer s instrues do pessoal de servio, podendo, em caso de desobedincia, ser-lhes retirado o direito de permanncia nas piscinas. 9- expressamente proibido aos frequentadores: > empurrar pessoas para dentro da gua ou afund-las propositalmente ou praticar brincadeiras que criem risco de acidente; > praticar jogos ou saltos, de forma a causar acidentes e a molestar outros frequentadores; > utilizar bolas, boias, palmares, ps-de-pato no recinto das piscinas, exceto boias de brao e coletes para crianas; > comer, consumir bebidas e/ou fumar em toda a rea reservada s piscinas; > utilizar objetos cortantes; > fazer a prtica de topless ou de desamarrar a parte superior do biquni.

NORMAS PARA UTILIZAO DAS PISCINAS INFANTIS


1- de responsabilidade dos pais o cuidado com as crianas nas dependncias do CEU. No intuito de evitar acidentes, enfatiza-se aos pais para que jamais deixem os filhos sozinhos na rea das piscinas infantis. O cuidado atento dos pais em relao aos filhos necessrio para garantir o lazer saudvel dentro do clube. 2- expressamente proibido: > utilizar fraldas descartveis no interior das piscinas, exceto as apropriadas; > levar brinquedos com areia para o interior das piscinas; > maiores de 11 anos utilizar as piscinas infantis e o tobogua.

NORMAS PARA RESERVA DE QUADRAS


1- A reserva de quadras se encontra condicionada s atividades dos Projetos e Cursos desenvolvidos pelo CEU. A realizao dos torneios ter prioridade de utilizao sobre outras atividades. A reserva das quadras dever ser feita junto ao CENEX, via e-mail: cenex@ceu.ufmg.br. 2- Aos ofcios encaminhados solicitando reserva para competies, devero estar anexados os regulamentos, a tabela ou as datas programadas. 3- As entidades estudantis (DCE, DAs) podero convidar equipes externas a UFMG para realizao de jogos, atravs da aquisio de convites para os atletas, comisso tcnica e arbitragem. 4- O responsvel pela reserva dever estar de posse do comprovante da mesma, expedido pelo CENEX, por ocasio da utilizao da quadra. A tolerncia de 15 minutos aps o horrio reservado, findos os quais, caso no estejam presentes as duas equipes completas, a quadra ser liberada para outros usurios. 5- Em caso de desistncia da reserva solicitada, os responsveis pelas atividades devero cientificar, por escrito e com antecedncia, ao CENEX, sob pena de indeferimento de pedidos subseqentes dessa natureza. 6- A responsabilidade da reserva de competncia do responsvel pela equipe da entidade solicitante, devidamente credenciado. As infraes cometidas por equipes ou indivduos durante o perodo de reserva so de responsabilidade da entidade e do responsvel que a solicitou, aplicando-se o Regime Disciplinar e as Normas Internas do CEU.

NORMAS PARA UTILIZAO DAS QUADRAS DE TNIS


1- O uso das quadras de tnis se dar, de tera a domingo, por meio de inscrio no quadro de horrios correspondente a cada quadra, com o funcionrio do CEU que ficar junto s quadras, obedecendo-se o limite de horrio de funcionamento do clube. 2- Os jogadores podero usufruir da quadra reservada pelo perodo de 40 (quarenta) minutos, tanto para jogo de simples quanto para jogo de dupla, tal perodo pode ser prorrogvel por mais 40 (quarenta) minutos, caso no haja outros interessados j inscritos. 3- proibido a um mesmo jogador inscrever-se, a um s tempo, em mais de uma quadra. tambm proibido a um mesmo jogador inscrever-se em horrios subseqentes em uma mesma quadra. As inscries nas quadras devem ser feitas com a presena de todos os jogadores da partida. 4- At 10 (dez) minutos antes do incio da partida ser permitida a alterao do nome de um, e somente um, dos jogadores inscritos. 5- A ocupao da quadra no horrio reservado s poder ocorrer com a presena de todos os competidores inscritos. Equipes incompletas ou que no comparecerem no horrio agendado perdero a vez, caso haja equipes completas interessadas em ocupar a quadra nesse momento. A preferncia ser sempre das equipes completas e presentes que ainda no tenham jogado. Caso essa equipe tenha horrio reservado, este ser cancelado. 6- As atividades de ensino e de extenso, previamente autorizadas pelo CEU (aulas e torneios), tero prioridade de utilizao das quadras. 7- Os jogadores devero usar calados adequados para a prtica do tnis. No permitido o uso de solados contendo travas ou outro material que possa danificar o piso das quadras, bem como colocar em risco a integridade fsica do praticante. tambm terminantemente proibido que os usurios pratiquem o esporte, descalos, de sandlias, de chinelos ou em trajes de banho. 8- Quaisquer outras situaes no previstas nestas normas ficaro subordinadas a critrio e deciso da Administrao do CEU.

NORMAS PARA EMPRSTIMO DE MATERIAL ESPORTIVO


1- O usurio do CEU, para retirar material esportivo, dever deixar a carteira ou o protocolo de emisso da mesma. Tanto a carteira quanto o protocolo sero retornados ao usurio assim que for devolvido o material esportivo emprestado. 2- Somente o usurio titular maior de idade poder retirar o material esportivo, assinando um Termo de Responsabilidade. 3- A devoluo ou a troca do material esportivo emprestado somente poder ser realizada pelo usurio que tenha retirado o material. 4- O usurio responsvel pelo material emprestado. Em caso de extravio ou dano, o mesmo dever substitu-lo por outro que seja da mesma marca e que possua as mesmas especificaes. 5- Somente ser emprestado um material esportivo por usurio. 6- O horrio para retirada de material esportivo de tera a sexta-feira, a partir das 08:00, com devoluo at as 21:30 horas. Nos finais de semana e feriados, a partir das 08:00, com devoluo at as 18:30 horas. 7- O usurio que no devolver o material no horrio estipulado dever agendar horrio com a direo do CEU para devolver o material e reaver a carteira, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade.

10

NORMAS PARA UTILIZAO DO BICICLETRIO


1- O CEU dispe de uma rea aberta e gratuita para o estacionamento de bicicletas. No permitida a guarda das mesmas em outros locais nem a sua utilizao nas dependncias do clube. 2- O CEU no se responsabiliza pela bicicleta nem pelos acessrios e equipamentos que ela possua. No intuito de garantir a segurana e evitar o furto, sugere-se aos usurios que sempre utilizem cadeados, travas de proteo ou correntes. 3- No permitida a permanncia de bicicletas fora do horrio de funcionamento do clube.

11

You might also like