You are on page 1of 4

Ciências da Natureza

Nome: ______________________________________ Ano: _____ Turma: ____ Data: ___/___/______ Ficha de Trabalho n.º2
GRUPO I – Sistema respiratório
1

Observa as figuras A e B, com atenção.

1.1. Identifica o movimento respiratório a que se referem as figuras A e B. 1.2. O que representa a estrutura X? 1.3. Assinala a opção que completa corretamente a seguinte afirmação. O ar sai dos pulmões devido… a) ao relaxamento dos músculos intercostais e à contração do diafragma. b) ao relaxamento do diafragma e diminuição do volume da cavidade torácica. c) ao aumento do volume da cavidade torácica e da pressão dentro dos pulmões. d) à diminuição da pressão dentro dos pulmões.
A

X

B

1.4. Aponta as principais diferenças entre o ar inspirado e o ar expirado, relativamente à temperatura, à percentagem de oxigénio e à percentagem de dióxido de carbono.
2

A figura que se segue ilustra a constituição do sistema respiratório humano.

1

2 3 4 X

2.1. Legenda os números 1 a 6.

5 6 A B X

Sangue

A B C
Vaso sanguíneo

1

nos peixes. 4. Verifica-se.2. Refere o nome da estrutura assinalada pela letra X. © AREAL EDITORES 2 . 2. 3 e 4. A – A água rica em dióxido de carbono sai pelas fendas operculares. Refere onde ocorre a hematose. Identifica os gases assinalados pelas setas A e B.3.2. Ordena as fases que se seguem. dificultando a ventilação quando se está deitado. Apresenta uma justificação para as dores de garganta e secura sentidas depois de inspirar pela boca. C – A boca do peixe abre e as fendas operculares fecham. Identifica as estruturas 1.1. 4. Indica o nome dado ao processo de trocas gasosas que ocorre nesta estrutura. então. Indica três funções das fossas nasais durante a inspiração.2. 1 3 Dióxido de carbono Veia Artéria 2 4 Água Oxigénio Filamento branquial 4. B – A água com maior percentagem em oxigénio entra. A figura C ilustra a estrutura (assinalado pela letra X) onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue. 3.2. 3 Lê. 2. E – Os opérculos abrem.2. atentamente.2.2. 4 Observa a figura seguinte que representa o sistema respiratório de um peixe. As gripes e constipações provocam o aumento de secreções que bloqueiam parcialmente as vias aéreas. 2. Após uma noite a dormir nestas condições. o texto que se segue. a tendência para “respirar” pela boca. D – O oxigénio passa para o sangue e o dióxido de carbono passa para a água.2. 3.3.1.1. 2. o despertar é acompanhado de uma sensação de secura e dores de garganta. de modo a descrever a hematose nos peixes.

Os hemofílicos devem ter muito cuidado para não sofrerem hemorragias. 2. 1. Explica a importância das pessoas saudáveis doarem sangue. 2 Lê. justificando. que provoca uma grande dificuldade em estancar as hemorragias. em quantidade suficiente.2.1. A hemofilia é uma doença rara mas grave. A figura C mostra as células do sangue observadas ao microscópio ótico. 2. Indica. o texto que se segue.1.1. o elemento do sangue que os indivíduos hemofílicos não produzem na devida quantidade. uma vez que o seu organismo não produz.2. os elementos do sangue responsáveis pela coagulação do sangue e pelo controlo das hemorragias. B e C. Quando um hemofílico sofre um acidente que causa hemorragia. 3 . A B 1 2 3 A B B C C 1.GRUPO II – Sistema circulatório 1 O tubo de ensaio representado na figura A contém uma amostra de sangue centrifugado. Indica a principal função desempenhada pelos elementos assinalados pelas letras A. com atenção.2. 2. Legenda os números e as letras da figura. tem de receber imediatamente transfusão sanguínea.

4. – Amostra de sangue B: colhida no local inchado.1. A Corte na pele B 3. observadas ao microscópio. Analisaram-se duas amostras de sangue (A e B): – Amostra de sangue A: colhida num local do corpo afastado da zona lesionada. 1 3 2 4 B Células * 4. 3. As figuras A e B ilustram as amostras de sangue A e B. 2. 4.3 A figura ao lado representa uma lesão profunda na pele. Identifica os percursos assinalados pelas letras A e B. Bom Trabalho!!! 4 .1.2. b) pela transformação do sangue arterial em sangue venoso. 4. Indica a principal diferença entre as amostras de sangue A e B. Refere a letra do circuito responsável: a) pela transformação do sangue venoso em sangue arterial.4. vindo de todo o corpo. Porque será que o sangue do local do corte apresenta esta composição? 4 A figura ao lado representa esquematicamente a circulação sanguínea no ser humano. 3 e 4. Indica um comportamento que promova o bom funcionamento do coração. que transporta o sangue arterial bombeado pelo coração. b) das veias de grande calibre que transportam o sangue venoso.2.3.5. Indica o nome: a) da principal artéria. A 4. A zona afetada fica dorida e inchada. até ao coração. Legenda os números 1.