You are on page 1of 8

Edital do I SEC O DESAFIO

Modalidade: Ponte de Macarrão 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 750 g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise estrutural de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado da ponte escolhida, e a estimativa da carga de colapso. 1.2. Equipes 1.2.1. O trabalho deverá ser realizado em grupos formados por acadêmicos de engenharia ou arquitetura regulamente matriculados no ano vigente do concurso, com o número máximo de 4 (quatro) integrantes. 1.2.2. Precisarão apresentar, no ato da construção da ponte, cópia do comprovante de matrícula da instituição de ensino. 1.3. Objetivos 1.3.1. Aplicar conhecimentos básicos de Mecânica, Análise Estrutural e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia; 1.3.2. Projetar sistemas estruturais simples; 1.3.3. Colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula; 1.3.4. Estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade. 1.4. Premiação 1.4.1. Certificado de participação para todos os grupos. 1.4.2. A premiação será definida conforme negociação com os patrocinadores. 2. Regulamento do concurso 2.1. Disposições gerais: 2.1.1. Ao inscrever a ponte na competição, sugere-se que cada integrante do grupo doe 1 kg de massa de qualquer tipo, que será repassado posteriormente a uma instituição de caridade. 2.1.2. Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte.

I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão

1

1.2.1. estando apoiada livremente nas suas extremidades. A comissão organizadora do concurso fornecerá a cada equipe.2.1.1.1. Será fornecido pela comissão organizadora 300g da cola Araldite Massa Epóxi (figura 01). A ponte deverá ser executada recorrendo apenas massa do tipo espaguete comercial que será fornecido pela organização. Só será permitido o uso do material fornecido pela comissão organizadora do concurso. 2.2.4.3. Figura 01 – Cola Araldite Massa Epóxi 2. macarrão tipo espaguete. O espaguete não pode ser modificado para torná-lo mais forte. cada grupo deverá apresentar uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte POR ESCRITO.1.1. 2.2.2.1.1. a barra de aço para aplicação da carga e o tubo de PVC.2.2. Para união das barras será utilizado cola Araldite Massa Epóxi da marca BRASCOLA. Normas para a construção da ponte: 2.2.1.3. I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 2 . cola Araldite Massa Epóxi.1. O uso de tinta ou outro tipo de material para aumentar a resistência do espaguete não é permitido. Antes da realização dos testes de carga das pontes. 2. 2.2.1.2. Cola 2. no dia da construção da ponte.2. Características dos materiais. 2. Características da Ponte 2. Os equipamentos e utensílios necessários para a construção devem ser providenciados pelas equipes.2.1. 2.1. Será fornecido pela comissão organizadora 500g de Macarrão tipo Espaguete.2. Um esquema da ponte é mostrado na figura 02.2. A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm e comprimento total de 110 cm.2. Espaguete 2.2. 2.1.2.2.2.1.2.

O peso dos tubos de PVC (figura 04) não será contabilizado no peso total da ponte.2.4.2. Não será admitida a utilização das faces verticais da torre metálica como pontos de apoio da ponte (figura 03). Figura 04 – Tubo de PVC para água fria de 1/2" de diâmetro.2. 2.2. como descrito no item 2. A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm.2.4. 2. 2. I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 3 .2.2.Figura 02 – Esquema da ponte. não deverá ultrapassar 50 cm.2.4.0 cm de comprimento além da face vertical da carteira de apoio. Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5.2.3. Em cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria. 2. medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto. de 1/2” de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de duas torres metálicas no mesmo nível. A altura máxima da ponte. ao longo de todo seu comprimento.2. Figura 03 – Esquema dos apoios.

3. conforme o sorteio que ocorrerá no dia da construção da ponte. 2. Após a entrega.3. As pontes e os pôsteres ficarão expostos para visitação pública e para avaliação do critério de estética por uma banca instituída pela comissão organizadora do concurso. • carga de ruptura estimada • dimensões • peso-próprio da estrutura 2. no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nível das extremidades apoiadas. 2. O peso-próprio da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 750 g.2. A não entrega do pôster. uma barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro (figura 05) e de comprimento igual à 24 cm. membros da comissão de fiscalização do concurso procederão à pesagem e medição da ponte e à verificação do cumprimento das prescrições deste regulamento. 2.4.3. Não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte. a dupla perderá 10% de sua pontuação total. O peso da barra não será contabilizado no peso total da ponte. 2.2..1.2. pode a comissão julgadora liberar o rompimento. porém. de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.5. Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte deverá ter fixada.3. o grupo será punido na nota de estética. Cada grupo indicará um de seus membros para a realização do teste de carga de sua ponte.1 Cada grupo deverá entregar o projeto na forma de pôster em formato A3 com as seguintes informações: • nome do grupo • nome da Instituição • componentes do grupo: nomes. na região correspondente ao centro do vão livre.4.4.2. a ponte ficará armazenada em local a ser determinado pela comissão organizadora do concurso.4. I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 4 .2. No momento da entrega de cada ponte. A ponte deverá ser indivisível.2. 2. 2. Normas para a apresentação da ponte: 2.2.4.3. a cada 50 g adicionais. Caso contrário. 2. nem o peso da barra de aço para fixação da carga. Figura 05 – Barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro.3. cursos e períodos.3. A ordem da realização dos testes de carga das pontes corresponderá. até o momento da realização dos testes de carga. Normas para a realização dos testes de carga: 2. A carga aplicada será transmitida á ponte através desta barra.

a ponte estará desclassificada. pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga (ainda que o resto da ponte permaneça sem grandes danos estruturais). Prazos e cronograma 3. Dessa forma. 2.4.7.3.6. Se após 20 segundos a aplicação da carga a ponte não apresentar danos estruturais.5. Como critérios gerais de julgamento dos trabalhos apresentados serão considerados: Calculo das notas de capacidade portante e estética: Critério de Nota dos Participantes: a nota de cada equipe participante será a soma da Nota de Estética + Nota de Capacidade Portante obtidas. 2.4. tendo assim.1 Inscrições I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 5 . na sua construção. que será de 0 a 10 para cada jurado. sem que ocorressem severos danos estruturais. A carga inicial a ser aplicada será de 5 kg. o maior valor possível das notas Nota Estética + Nota Capacidade Portante será de 100 pontos. os maiores valores alcançados em todos eles. Será considerado que a ponte atingiu o colapso se ela apresentar severos danos estruturais menos de 10 segundos após a aplicação do incremento de carga.4. Nota Estética = Peso 2 Nota Capacidade Portante = Peso 8 Nota Estética = 2 x EST EST = Nota obtida pela média aritmética das notas dos membros da comissão julgadora. Será exigido um mínimo de 10 segundos entre cada aplicação de incremento de carga.5. as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pela comissão organizadora posteriormente. Logo. Nota capacidade portante = 80 x [ CP(ind) / CP(max) ] CP(ind) = Capacidade portante individual = Carga ruptura kg / Peso Ponte kg CP(max) = Capacidade portante máxima = máximo valor da CP(ind) obtido. A carga de capacidade portante oficial da ponte será a última carga que a ponte foi capaz de suportar durante um período de 10 segundos. Se a ponte passou no teste da carga mínima. será considerado que a ponte passou no teste de carga mínima. será considerado que a ponte atingiu o colapso.4. O resultado final deverá ser apresentado logo após dos testes de carga. Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos.8. Julgamento 2. 2. 2. 3.1.2. foi utilizada apenas os materiais permitidos. 2. Após o colapso de cada ponte.2.4.5. Se na aplicação de um incremento de carga ocorrer a destruição do ponto de aplicação da carga. separadamente. 2.4. os restos da ponte testada poderão ser examinados por membros da comissão de fiscalização do concurso.5. 2.5. para verificar se. O julgamento será realizado por uma comissão fiscalizadora formada por três profissionais de empresas e instituições ligadas ao setor. teremos um comparativo entre as notas de todas as equipes participantes. e ela estará habilitada para participar do teste da carga de colapso.

2. 3. 3.1. o valor da taxa de inscrição já estará comprometido com o evento.3. O evento ocorrerá paralelo à Semana da Engenharia Civil 2008. consistindo no carregamento das pontes até a ruptura. Não haverá prorrogação do tempo de construção da ponte caso a equipe chegar atrasada no local e horário estipulados. Para formalizar a inscrição. 3. Deverá ser preenchido corretamente.4. O teste de carga será precedido da exposição das pontes.5. na sala do Fortilit – UDESC (Bloco H). até 26 setembro 2008. O início da construção da ponte será às 08h00min e o horário limite para término da construção será 13h00min. 3. não podendo haver reembolso.4.2. o pagamento deverá ser efetuado após o grupo receber a confirmação da inscrição por e-mail. Para qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail: secodesafio@gmail.3.1. Construção das pontes 3. disponível em www2.3. será realizada no dia 15 de outubro de 2008.4.3.3 Entrega dos pôsteres 3.joinville. Será cobrada uma taxa de inscrição: Categoria Acadêmicos da UDESC e outras Instituições Acadêmicos da UDESC (engenharia civil) Investimento R$ 60. A data-limite de inscrição no concurso é dia 24 de setembro de 2008. A etapa final do concurso. por e-mail para I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 6 . Teste de carga 3.br/~secodesafio.1.2.1.com 3. na sala do Fortilit – UDESC (Bloco H). As equipes deverão apresentar-se às 07h30min. deverão construir as pontes no dia 14 de outubro de 2008.1.3. 3. Os pôsteres deverão ser entregues à comissão organizadora do concurso no dia 14 de outubro de 2008. 3.5. sexta-feira às 18h.00 3.1.udesc. terça-feira.1. conforme mencionado do item 2.1. quinta-feira. As inscrições serão feitas através do site. às 07h30min.com até o dia 10 de outubro de 2008. às 18h00min.1. Caso o grupo venha a desistir após confirmação da inscrição. A estimativa da carga de colapso deverá ser enviada secodesafio@gmail. quarta-feira.2 Estimativa para a carga de colapso 3. sexta-feira.00 R$ 30.

Interpontes.7.3. UFPR.por qualquer meio.com ou pelo fone (47) 8809-9809. 5. Qualquer problema. Qualquer esclarecimento e mais informações sobre o desafio podem ser solicitados através do site www2. 5. O protótipo vencedor deverá ser reconstruído e doado à organização do concurso. A premiação ocorrerá ao término do julgamento.1. pesagem. eximindo a organização do evento e todos envolvidos de qualquer responsabilidade decorrente da inveracidade desta declaração. 5. Para maiores informações acesse o nosso site e entre em ‘’Outras Competições’’. 6. Fonte 6. máquinas. 6. Constrir Minas.9.6. Como fonte original: Competição de Ponte de Espaguete da UFRGS.4. totais ou parciais. 5. Data Até24/09/2008 Até 26/09/2008 Até 10/10/2008 14/10/2008 14/10/2008 15/10/2008 15/10/2008 Horário 07h30min 08h00min 18:00h 18:00h I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 7 . 5. Os autores. 5. UBIengenharias. por ocasião do manuseio.1.4. bem como fotografias. Os participantes deverão estar com o crachá de participante do concurso em todo o tempo da montagem. de forma a facilitar a visualização.1. autorizam a organização do concurso a divulgar os seus protótipos .br/~secodesafio (fale conosco) ou e-mail secodesafio@gmail. Considerações Finais. A comissão organizadora reserva-se no direito de anular qualquer dos trabalhos que não respeitem todos os requisitos do regulamento. deverá ser analisada pela comissão organizadora.udesc. Quadro-resumo: cronograma Evento Inscrição Formalização da inscrição Estimativa de carga Entrega dos pôsteres Construção da ponte Teste de carga Premiação 5. sendo sua decisão irrevogável. Dúvidas e informações: 7. O presente regulamento foi redigido com base nos regulamentos da UFRGS. Este crachá será entregue no local do concurso. não configurando plágio nem violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros. dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento. 5. como requisito a premiação. etc. Será responsabilidade do grupo danos ou perdas. ensaios. no auditório. tanto das suas obras como suas e a qualquer tempo.1.joinville. 5.5. UPF. Os autores declaram que o(s) trabalho(s) entregue(s) é(são) fruto(s) de sua(s) legítima(s) criatividade(s) e autoria(s).br 7. UFJF. falar com Diogo Silva. Coordenação Professor Luis Alberto Segovia González.2. 5. que possam ocorrer com os trabalhos concorrentes. A organização do concurso não se responsabilizará por acidentes na confecção dos protótipos ou qualquer outra situação decorrente do desafio que venham a ocorrer com o uso de equipamentos. e-mail: espaguete@ufrgs.1.8. desde já. etc.

Comissão Organizadora: Diogo Jucemar da Silva Coordenador Geral do Concurso Cristian Fernando Guth Fernanda Albano Hoeppers Everton Pinto Rosa Coordenador Modalidade Ponte de Palito de Picolé Andresa Francine Cabral Kelly Vanessa Tobis Márcia Pereira Hagemann Gabriela de Medeiros Coordenadora Modalidade Ponte de Macarrão Felipe de Campos Loch Fernanda Branco Battistella Maria Julia Fornara Machado Realização: Organização: I SEC O DESAFIO – Modalidade: Ponte de Macarrão 8 .