You are on page 1of 3

8/3/2014

Dicas - Ionmero de vidro

Ionmero de Vidro
Na busca de um material que apresentasse as caractersticas do Cimento de xido de Zinco e Eugenol, a resistncia do Cimento de Fosfato de Zinco, a esttica e a capacidade anticariognica do Silicato e a adesividade do Cimento Policarboxilato, surgiu um novo material chamado Ionmero de Vidro. O seu aparecimento em 1971, foi o resultado das pesquisas desenvolvidas por Wilson e Kent . O Ionmero de Vidro um cimento cujo p similar as do Silicato que se mistura com o lquido ( cido poliacrlico modificado ) semelhante ao do Cimento Policarboxilato, apresentando caractersticas semelhantes a estes dois materiais.

Composio
P Fluorsilicato de clcio e alumnio. Lquido Soluo aquosa de cido poliacrlico ( 40 a 50% ) cido tartrico aumenta o endurecimento ps-presa cido itacnico reduz a viscosidade do lquido ( mas reduz a adeso ) ( Alguns materiais tem o cido poliacrlico substitudo pelo cido polimaleico ) Existe tambm o sistema em que o cido poliacrlico do lquido foi liofilizado ( secado a vcuo) e incorporado ao p. Neste caso o lquido compe-se de gua destilada e cido tartrico ( VIDRION ). A quantidade de cido poliacrlico contido no p fator determinante do uso do material. cido Poliacrlico VIDRION F VIDRION C VIDRION R VIDRION N 25,6% 16,0% 25,1% 25,1% Forrao Cimentao Restaurao Ncleo de preenchimento

Qumica de presa
O p, composto de fluorsilicato de clcio, alumnio e cido poliacrlico liofilizado, reage com o lquido ( gua destilada + cido tartrico ). A reao similar a de um cido com uma base formando um poli-sal ( matriz ) preenchido com partculas de carga ( silicato ) que reagem na sua periferia formando hidrogel-silcio. Nos cinco minutos iniciais h a formao de um gel de policarboxilato de clcio ( adeso inicial a estrutura dentria). Trinta minutos aps a manipulao h a formao de policarboxilato de alumnio, tempo mnimo para que o material alcance sua mxima dureza. Nesta fase h necessidade de protge-lo com verniz. Resumindo : O cimento endurecido formado pela aglomerao de partculas de p que no reagiram, circundados por gelslica imersa na matriz de polissal de clcio e alumnio.

Classificao
De acordo com as normas da ISO (INTERNACIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION) os cimentos ionomricos so classificados de acordo com sua indicao de uso. Tipo I - Cimentao Tipo II - Restaurao Tipo III - Forrao ( selante )
http://www.sswhite.com.br/dicas/dicas_tec03.htm 1/3

8/3/2014

Dicas - Ionmero de vidro

Manipulao
Apresentao: frasco de p frasco de lquido Acessrios: placa de vidro ou bloco de papel e esptula de plstico ou de metal, dependendo do uso do material e medidor de p. Coloca-se a quantidade de p recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o p em duas metades. Goteje o lquido com o frasco na posio perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do p ao lquido e manipula-se por 15 segundos Adiciona-se o p restante a massa e manipula-se por mais 15 segundos obtendo-se uma massa cremosa, vtrea e mida. A modificao na proporo p/lquido altera profundamente as propriedades do cimento. Falta de lquido ------> pouca adesividade Excesso de lquido--> porosidade, aumento de solubilidade, diminuio da resistncia fratura e ao desgaste.

Tcnica de Cimentao do Cimento Ionmero de Vidro


Superfcie dentria Deve apresentar-se limpa e seca. A limpeza pode ser feita com perxido de hidrognio ( 10 Vol. ) ou soluo aquosa de c. poliacrlico. Secar mas no desidratar. Pea Prottica Deve apresentar-se limpa e seca. Agente Cimentante Correto proporcionamento p/lquido consistncia ideal: flui lentamente da esptula formando um fio. Deve ser levado com pincel primeiro a pea e posteriormente ao preparo. Assentamento da Pea Prottica Mant-la imvel sob presso por 5 minutos ( atravs rolos de algoodo ou blocos de madeira balsa). Isolamento Rolos de algodo ou diques de borracha. Antes, durante e aps, a rea de operao no deve entrar em contato com a umidade. Deve ser aplicado verniz para proteo contra os fludos orais, logo aps a retirada dos excessos de cimento. Recomendaes Os pacientes devem evitar por 24h esforos mastigatrios no local.

ndices numricos estabelecidos pelo ISO


Tipo I Espessura pelcula Mx. (um) Tempo de presa Mx. ( min ) Tempo de tabalho Mx. ( min ) Resis.Compresso Mn. ( Mpa Solubilidade Mx. ( % )
http://www.sswhite.com.br/dicas/dicas_tec03.htm

Tipo I I

25 7,5 2,0 65 1,0 5,0 1,75 125 0,7


2/3

8/3/2014

Dicas - Ionmero de vidro

Adesividade Os cimentos de ionmero de vidro aderem por ligaes qumicas dos seus radicais carboxlicos ( COO ) aos ons de clcio existentes na estrutura do esmalte, dentina e cimento. O cimento adere tambm ao ao inox, estanho, platina e ouro preparados, no adere ao ouro e a platina puros. Ao Anticariognica A liberao do fluor feita na regio adjacente do dente logo aps executada a restaurao com ionmero de vidro sendo, por isto mesmo, considerado um material cariosttico ou anticariognico. Biocompatibilidade O cimento do Ionmero de Vidro pode ser colocado em cavidades rasas e mdias. Em cavidades profundas, ele provoca reao pulpar discreta, sendo recomendado o uso de uma camada de Hidrxido de Clcio. Dificuldades no Uso do Ionmero de Vidro Proporcionamento crtico. Tempo de trabalho curto e tempo de presa longo. Sofre influncia da sinrese ou embebio. Translcido. Cimento de Ionmero de Vidro Apresentao Fsica: Frasco com p e frasco com lquido. Indicaes: Cimentao adesiva, forrao, restaurao e ncleo de preenchimento. Acessrios para trabalho: Bloco de papel ou placa de vidro. Medidor de p fornecido pelo fabricante. Esptula. Contador de tempo. Cuidados a serem observados com material: Fechar bem os frascos de p e lquido aps a retirada do material. Guardar os frascos de p e de lquido afastados de frascos que contenham lquidos volteis, tais como: Eugenol, Eucaliptol e Timol, evitando-se desta forma, a contaminao do cimento pelos gases emanados dos referidos medicamentos, o que redunda sempre em alterao de suas caractersticas. Pores de p retiradas dos frascos e no utilizadas no processo de manipulao, no devem ser levadas de volta aos frascos, pela possibilidade de haverem sido contaminadas pela poeira ou umidade e, consequentemente, poderem causar alteraes no contedo dos frascos. Tcnica de Trabalho: Coloca-se a quantidade de p recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o p em duas metades. Goteje o lquido com o frasco na posio perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do p ao lquido e manipula-se 1 por 15 segundos. Adiciona-se o p a massa e manipula-se por mais 15 segundos obtendo-se uma massa cremosa, vtrea e mida. A modificao na proporo do p/lquido altera profundamente as propriedades do cimento.

Imprimir

Fechar

http://www.sswhite.com.br/dicas/dicas_tec03.htm

3/3

You might also like