You are on page 1of 4

Patologia da Polpa dental A cavidade interna dos dentes, ou cmara pulpar, contm a polpa dentria constituda por uma

complexa estrutura com tecido mucoide fibroconjuntivo, fibroblastos, histcitos, linfcitos, tecido vascular e nervoso. As possibilidades reactivas da polpa tm duas grandes limitaes, uma de tipo vascular outra de tipo espacial. Os fenmenos vasculares iniciais do processo inflamatrio esto condicionados pelo dimetro dos orifcios apicais radiculares pelos quais passam os vasos aferentes e eferentes. Sendo a cmara pulpar indistensvel, a produo de exsudados e as infiltrae s celulares que ocorrem criam um problema de espao quem ao ocasionar irritao e compresso das terminaes nervosas receptoras, provocam dor. Quando ocorre uma infeco na cavidade pulpar, se a reaco inflamatria no consegue autolimitar o processo, este propaga-se atravs dos buracos apicais aos tecidos adjacentes.

Na polpa da maior parte dos dentes com cries dentrias profundas encontram-se bactrias , ocasionando inflamao pulpar, inicialmente assintomtica.

A interaco entre irritantes exgenos, o tecido pulpo-periodontal e as clulas defensivas do hospedeiro, provoca a libertao de certos mediadores qumicos como os neuropptidos, quininas, aminas vasoactivas, enzimas lisosmicas, metabolitos do cido araquidnico, etc. No conjunto, determinam uma elevao da presso intravascular e do fluxo sanguneo nos capilares, assim como da permeabilidade vascular, o que conduz a um aumento de presso no tecido pulpar.

As leses mais frequentes da polpa dentria so de tipo inflamatrio (pulpite) . A causa mais frequente a crie que vai avanando e faz com que as bactrias cheguem cmara pulpar e canais radiculares. Outras vezes a polpa fica afectada de forma secundria, a partir de uma patologia anterior periodontal que, atravs do buraco apical, chega ao tecido pulpar.

Os traumatismos determinam por vezes uma necrose pulpar e os tratamentos dentrios podem tambm provocar inflamao e necrose pulpar. frequente no decurso de manipulaes teraputicas produzir-se uma entrada acidental na polpa deixando a descoberto um corno pulpar tornando-se necessrio fazer uma cobertura ou ento uma pulpectomia para evitar uma complicao posterior.

Estes processos inflamatrios devem-se aos produtos de degradao e s toxinas dos microrganismos que podem penetrar no tecido pulpar. Outras vezes, a inflamao tecidular pode dever-se a irritao qumica pela utilizao de materiais de preenchimento ou a irritao trmica devido a restauraes metlicas.

A pulpite aguda caractriza-se por certos fenmenos vasculares e por uma profusa infiltrao de neutrfilos da polpa que ocorre em horas ou em poucos dias. No prncipio existe uma hipermia pulpar caractrizada por um aumento da quantidade do sangue que circula nas redes capilares e uma intensa vasodilatao. Clinicamente, a dor provocada pelo frio ou pelo calor, por alimentos doces ou salgados, intensa. Na hipermia a dor provocada pelo frio.

Na pulpite irreversvel , a dor persiste retirada do estmulo: o prognstico na hipermia pulpa bom, desaparecendo a sintomatologia ao proteger-se a polpa com materiais de revestimento pulpar. Na pulpite irreversvel necessrio proceder ao tratamento endodntico.

A pulpite crnica frequente na clnica diria e caractriza-se por uma dor pulstil e localizada que aumenta com o calor e diminui com o frio. A dor pode aparecer durante a noite e o doente s vezes no sabe especificar qual o dente afectado. Ao fazer-se a comunicao da cavidade pulpar com a boca facilita-se a drenagem dos exsudados pelo que se resolve parcialmente a sintomatologia. Quando no existe necrose nem abcesso, o dente responde com dor ao frio e ao calor, mas nos estdios mais avanados da inflamao, o calor pode provocar dor e o frio pode aliviar. Ao fazer-se a comunicao da cavidade pulpar com a bucal ermite-se a drenagem dos exsudados pelo que, ao resolver-se parcialmente o problema de espao, reduz-se tambm, em parte, a sintomatologia.

Em dentes jovens nos quais a cavidade pulpar est bem vascularizada, os sintomas costumam ser mais intensos. No caos em que o processo seja parcial e apenas se localize a infeco a nvel da cmara pulpar ou de um corno pulpar, a polpa radicular encontra-se em boas condies para resistir ao ataque da infeco.

O prognstico desfavorvel para a polpa porque o processo costuma ter um curso progressivo e irreversvel pelo que o tratamento de eleio a endodntia.

Existem outros quadros como a pulpite crnica ulcerada, hiperplsica, etc. que so tapas muitas vezes imediatamente anteriores morte da polpa, ou necrose, caractrizada por uma perda irreversvel das suas funes. A colorao do dente escura e acinzentada, tem uma ligeira mobilidade e um alargamento do espao periodontal. No reage ao frio mas o calor, ao dilatar o contedo do canal, pode provocar dor. Deve abrir-se a cmara pulpar para estabelecer uma drenagem dos exsudados e gases derivados da desintegrao pulpar.

Existem outras leses pulpares , como a atrofia pulpar , que constitui um processo involutivo senil que pode ter carcter patolgico. Se ocorrer em idades jovens , a polpa substituda por tecido conjuntivo adiposo.

A reabsoro dentria interna uma processo de reabsoro de dentina realizada pelos odontoblastos. Um dente em fase de necrose pode permanecer um certo tempo assintomtico ou ento passar a ter complicaes do tecido periapical produzindo um quadro conhecido por periodontite apical aguda no qual as bactrias chegam regio periapical atravs do buraco apical. Esta seria a fase final de todos o processo clnico evolutivo. O aumento da virulncia das bactrias, a diminuio das defesas do doente, os traumatismos , provocam a agudizao da patologia periapical e voltam a manifestar-se os sintomas dolorosos e inflamatrios.

Caractriza-se por dor percusso, mobilidade e alargamento do espao periodontal . O dente apresenta dor intensa ocluso ou, s vezes, at com o toque da lngua. necessrio diferenciar a periodontite apical de tipo traumtico com um golpe ou uma sobreinstrumentao radicular, a de causa qumica e a de origem propriamente periodontal. A teraputica a drenagem da cavidade, tratamento endodntico correcto, analgsicos e antibiticos.

O abcesso alveolar agudo constitudo por uma formao purulenta no osso alveolar a nvel do buraco apical em consequncia de uma pulpite ou gangrena pulpar. A dor, ligeira de incio, torna-se intensa, violenta e pulstil acompanhando-se de tumefaco periapical e edema inflamatrio. O dente apresenta mobilidade e uma ligeira extruso que aumenta a dor ao contacto com o antagonista. O pus pode ficar localizado no alvolo ou ento pode fistulizar-se para o exterior atravs da cortical ssea em funo da proximidade da raiz a estas regies . O diagnstico baseia-se na dor percurso, palpao da zona periapical, colorao, opacidade e anamnese. A radiografia mostra um alargamento do espao periodontal e uma zona radiotransparente periapical. Ser necessrio admnistrar antibiticos e anti-inflamatrios.

Fstula a via patolgica a partir de um foco infeccioso crnico que termina na cavidade bucal e na pele. Esta via formada pelo tecido de granulao com clulas inflamatrias de tipo crnico e com o revestimento de epitlio estatificado. Perante uma fstula na regio gengival necessrio distinguir um processo periapical de um periodontal. No primeiro, os testes de vitalidade do dente so negativos e, no segundo, o dente est vivo e deve-se a um abcesso periodontal que avanou at ao exterior. Clinicamente , na entrada do trajecto fistuloso, observa-se uma salincia irregular com um orifcio central permevel explorao com

sondas. Com esta inserida na fstula, pode fazer-se uma radiografia e observar a direco do trajecto e o seu trmino a nvel da regio periapical do dente afectado. A fstula de localizao palatina deve-se a incisivos laterais, raizes palatinas dos primeiros bicspides e primeiros molares.

PERANTE UMA FSTULA FUNDAMENTAL:

1 - Localizar o dente causador

2 - Verificar se o trajecto fistuloso tem origem num problema dentrio ou periodontal

O abcesso alveolar crnico a evoluio do quadro anterior. A mucosa gengival est arroxeada e edematosa e na explorao radiolgica aparece uma imagem radiotransparente de tamanho varivel e limites difusos. Microscopicamentem, evidencia-se uma inflamao aguda supurada com presena de uma proliferao histiocitria e fibroblstica com infiltrao de linfcitos e clulas plasmticas. O processo apical inflamatrio pode evoluir para granuloma apical , o qual se caractriza por uma inflamao crnica com clulas gigantes multinucleadas de corpo estranho. Para a formao e desenvolvimento desta periodondite apical granulomatosa necessrio que exista uma irritao constante e pouco intensa. A palpao, percurso e mobilidade so positivas. Radiograficamente apresenta-se como uma massa radiotransparente de limites ntidos com reabsoro local das trabculas sseas adjacentes.

O quisto radicular desenvolve-se a partir de um dente com polpa necrtica, periodontite apical crnica ou granuloma , que desencadeia um crescimento dos resqucitos epiteliais de Malassez. A explorao radiogrfica evidencia uma zona radiotransparente de limites regulares rodeada por uma linha branca (radiopaca) de maior densidade. Clinicamente, pode afectar qualquer dente e ocorrer em qualquer idade, mas mais frequente no maxilar superior e por volta da terceira ou quarta dcada da vida. A palpao detecta abaulamento da superficie ssea, podendo-se sentir uma certa crepitao.

A infeco secundria a um quisto radicular pode causar uma inflamao supurada e, uma vez produzindo o abcesso, pode apresentar-se um quadro de fistulizao aguda.

You might also like