You are on page 1of 6

Clculo de reas utilizando os programas Google Earth e GE-Path

A utilizao de imagens de satlites permitem a observao detalhada de reas urbanas e agrcolas e utiliz-las para o planejamento de aes, como urbanizao e ocupao agrcola, respectivamente. No setor agrcola, o planejamento adequado do uso do solo permite a reduo de tempo e despesas, e aumento da eficincia operacional com a otimizao das operaes de campo, como o clculo de reas para diviso de parcelas, estimativa de tempo operacional e a demanda de adubos, sementes e defensivos. Atualmente, possvel a realizao destas operaes sem a necessidade da ida ao campo com aparelhos sofisticados ou a contratao de empresas especialistas. Podem-se utilizar programas computacionais para a realizao de clculo de reas, porm, no se obtm a preciso de levantamentos com aparelhos prprios, que atingem a preciso de at 100 mm, considerada a Classe P1 para a finalidade de georreferenciamento. Atravs deste tutorial, o usurio poder utilizar os programas Google Earth e GE-Path, ambos gratuitos, para estimar uma rea atravs de uma fotografia de satlite visvel no Google Earth.

1. Aquisio dos programas computacionais 1.1 Google Earth

O programa Google Earth permite ao usurio voar para qualquer local na Terra para ver imagens de satlite, mapas, terrenos, edificaes, desde galxias no espao at aos desfiladeiros dos oceanos. Poder explorar contedo geogrfico complexo, guardar os locais visitados e partilhlos com outros utilizadores. Com a verso gratuita, disponvel em http://earth.google.com , o programa permite sobrepor as informaes coletadas em campo com o aparelho GPS em imagens de satlites, ilustrando trabalhos e pesquisas. Para fazer o download e instalao da verso gratuita do programa, acesse a pgina principal e clique no endereo http://earth.google.com/intl/en/download-earth.html .

Figura 1. Tela de download do programa Google Earth.

1.2 GE-Path

O GE-Path foi desenvolvido para fazer caminhos e/ou desenhar crculos e polgonos com marcas salvas pelo Google Earth. Os dados tambm podem ser digitados na aplicao ou colados/exportados para a rea de transferncia. Arquivos gerados pelo GE-Path so exportados para o Google Earth. Esta aplicao calcula distncias de caminhamentos e reas. Dentre as diversas caractersticas, podem ser ressaltadas as seguintes: permite desenhar linhas (com ou sem flechas), marcar lugares, inserir uma sequncia numrica das coordenadas de cada lugar, calcular a distncia entre dois lugares bem como a rota mais utilizada entre eles, agregar seus prprios roteiros, distncias, coordenadas e descries, desenhar seus prprios grids na horizontal ou na vertical e muito mais. Alm disso, com GE-Path, possvel desenhar polinmios, calcular o permetro de uma rea, exportar o arquivo resultante (KML) pro Google Earth, salvar tudo no formato TXT (separando os dados com vrgula), exportar pro Excel, ordenar e editar os dados j existentes, etc. A verso gratuita est disponvel em http://www.sgrillo.net/googleearth/index.htm.

Figura 2. Tela de download do programa GE-Path.

2. Utilizando os programas

2.1 Google Earth

Aps a instalao dos programas citados, deve-se comear o trabalho. Inicie o programa Google Earth para visualizar a rea pretendida e marcar a regio desejada para o clculo. Utilizando as ferramentas do programa, localize e enquadre a regio. Na Figura 3, segue o exemplo de uma regio para o clculo da rea.

Figura 3. Visualizao da rea de estudo com o Google Earth.

Aps enquadrar sua rea na tela, demarque-a utilizando a opo Adicionar polgono, localizada na barra de ferramentas. Ao surgir a janela Google Earth Novo Polgono, defina o nome da rea e altere o parmetro de opacidade para 50% na aba Estilo/Cor (Figura 4).

Figura 4. Definio do nome da rea e alterao do parmetro de opacidade.

Aps demarcar a rea, clicando nos vrtices da rea (Figura 5), clique em OK para fechar a janela e guardar a rea em Meus Lugares.

Figura 5. rea demarcada.

Salvar o arquivo criado clicando em Arquivo, Salvar e Salvar lugar como. Surgir uma nova aba para definir o nome do arquivo. Na opo de tipo de arquivo, defina o arquivo do tipo Kml (*.kml), conforme a Figura 6. Aps salvar o arquivo, feche o programa Google Earth e inicie o programa GE-Path.

Figura 6. Salvando o arquivo criado.

2.2 GE-Path

Abrir o programa GE-Path (Figura 7) e carregar o arquivo criado no programa Google Earth. Clicar em File para escolher e abrir o arquivo.

Figura 7. Tela inicial do programa GE-Path.

Aps carregar o arquivo, os vrtices, sua descrio e coordenadas sero apresentados na tabela lateral do programa. Marque a opo Calculate area e altere o sistema de unidade de rea (Area unit) para sua preferncia (Kilometer , Meter , Hectares, etc.). Para reas pequenas (abaixo de 1.000 ha), escolha o mtodo Small Area.
5
2 2

Aps a definio destes parmetros, clique em Run, localizado na barra de ferramentas. O programa GE-Path far o clculo e disponibilizar a informao em frente opo Calculate area. O programa ir abrir e plotar automaticamente a rea demarcada no Google Earth se a opo Open in GE estiver selecionada.

You might also like