You are on page 1of 2

26/02/2014 - Coordenador: Ricardo / Secretrio: Luiz - Problema 1 Inspecionando o trax Um paciente idoso internado na enfermaria do HGU sentado a beira

a do leito com taquidispnia, tiragem intercostal e com trax em aspecto de tonel. Um dos alunos arguiu o professor se esses achados tinham revelncia clnica. O mesmo respondeu que a inspeo a primeira etapa da avaliao torcica dos pacientes e em muitas situaes mdicas pode orientar o nosso raciocnio diagnstico. Perguntas: 1- O que deve ser observado na inspeo do trax? 2- O que procurado na inspeo morfolgica/esttica do trax? Retraes ou abaulamentos; tipos de trax; cicatriz; leso de pele; soluo de continuidade; simetria/assimetria; mamas. 3- O que procurado na inspeo dinmica do trax? Expansibilidade; frequncia respiratria; padro respiratrio (torcico e abdominal); padro de dispneia (taquidispnia...); ritmo respiratrio; tiragem intercostal

28/02/2014 - Coordenador: Priscilla / Secretrio: Rafael Thommen - Problema 2 Que mo fria doutor! Um paciente procurou o ambulatrio de sade do adulto da UNIC com quadro agudo de febre e tosse. Um dos alunos pediu para que o mesmo tirasse a camisa e foi examin-lo. Enquanto o aluno colocava a mo no trax o rapaz reclamou que a mo estava gelada, mas no atrapalhou a sua realizao. Detectou a presena de diminuio da expansibilidade e aumento do frmito toraco-vocal direita. Os alunos foram discutir o caso com o docente que levantou a hiptese de pneumonia encaminhando o paciente para exames complementares. Perguntas: 1- O que e o que pode causar o frmito toraco-vocal? 2- Como avaliar a expansibilidade torcica no mtodo palpatrio? 3- Qual a relao da pneumonia com o quadro agudo de tosse e febre? E com a expansibilidade comprometida? Toda pneumonia diminui a expansibilidade? Que outras doenas podem causar diminuio da expansibilidade? 4- Quais outros achados na palpao? 5- Por que a ausncia de dor no caso de pneumonia? 6- Quais doenas podem manifestar quadro agudo de tosse e febre? 7- Qual a forma correta de fazer a palpao? 8- Qual a importncia da palpao?

07/03/2014 - Coordenador: Victor / Secretrio: Natna - Problema 3 - (sem titulo -> percusso) Paciente de 32 anos de idade do sexo masculino deu entrada na UPA com quadro de tosse e febre. Ao ser examinado pelo mdico e seus alunos, o mesmo realizou o exame torcico fazendo a inspeo e a palpao. Percebeu que o frmito toraco-vocal estava aumentado na base esquerda anterior do trax e enquanto examinava, disse a um dos alunos de semiologia que o estava acompanhando que tinha quase certeza que haveria macicez na percusso daquela regio. O aluno intrigado perguntou como ele tinha tanta certeza. O professor respondeu que o aluno precisava estudar e discutiria na prxima aula! Perguntas: 1- Como deve ser realizada a percusso? 2- Quais os tipos de sons que podemos encontrar? 3- Quais as regies que devem ser percutidas no trax? 4- Quais as caractersticas fisiolgicas dos sons de cada regio? 5- Quais as caractersticas patolgicas dos sons de cada regio?

12/03/2014 - Coordenador: Thamizya / Secretrio: Rafael Feltrin - Problema 4 Rudos estranhos O Sr. Jos de 45 anos de idade est internado na enfermaria do HGU e foi visitado pelo grupo de internos junto com o professor. Eles discutiram o caso e definiram que tratava de um quadro de pneumonia bacteriana comunitria. Aps a discusso a beira do leito um dos internos examinou o trax e percebeu na ausculta que o som da voz do paciente era ouvido nitidamente na base direita e junto a este fenmeno percebeu rudos adventcios durante a respirao nesta mesma regio. Intrigado com aqueles achados, foi discutir com o grupo e o professor relatou que aqueles achados eram definidos como pectorilquia e estertores crepitantes que so muito caractersticos nesta doena. Perguntas: 1- O que pectorilquia? 2- Qual a semiotcnica da ausculta? 3- Quais so os sons respiratrios normais e anormais? 4- Quais so os tipos de estertores existentes e suas caractersticas? Em que patologias aparecem? 5- Quais so os rudos adventcios existentes? 6- Qual a diferena entre rudos adventcios e sons respiratrios? E os sons contnuos e descontnuos? 7- Qual a importncia da ausculta da voz e sua ressonncia vocal, normal, aumentada e diminuda? 8- Quais as reas de ausculta do trax? 9- Quais os sons fisiolgicos e patolgicos da ausculta?

You might also like