You are on page 1of 10

LIMA (2013)

EXCURSO SOBRE O CONCEITO DE CONTRACULTURA


A. de Lima Campus Natal Central - Instituto Federal do Rio Grande do Norte artemilson.lima@ifrn.edu.br
Artigo submetido em junho/2013 e aceito em setembro/2013

RESUMO
O fenmeno da contracultura, desde a dcada de 1970 do sculo passado, tem sido objeto de vrios estudos por parte de cientistas sociais, semiticos, poetas e outros estudiosos em geral. A intensa onda de rebeldia que marcou os anos de 1960, 1970 e 1980 no mundo ocidental, sempre discutida numa abordagem dicotmica em relao ao modelo de sociedade burguesa capitalista, cuja racionalidade foi desprezada e combatida pelos beats, hippies e descolados que engrossavam as fileiras do que se convencionou chamar de contracultura. Este trabalho aborda a contracultura numa outra perspectiva e aponta para a possibilidade de compreendermos a esse fenmeno como resultado da dinmica da prpria cultura, sendo parte do necessrio comportamento desviante que movimenta e transforma criativamente os cenrios pelos quais as culturas se expressam, como parte deles tambm. Apoiamos nossa reflexo em autores como Roszak (1972); Maciel (1985); Pereira (1985); Bauman (1988; 2012), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Contracultura. Cultura. Juventude. Sociedade Burguesa.

EXCURSUS ON CONCEPT COUNTERCULTURE ABSTRACT


The counterculture phenomenon, since the last century 1970s, has been the subject of several studies by social cientists, semiotic, poets and other scholars. The intense rebellion wave that marked the 1960s, 1970s and 1980s on the western world, is always discussed in a dichotomous approach related to bourgeois capitalist society model, whose racionality was despised and countered by "beats", "hippies" and "cool people" that swell the ranks of the conventionally called counterculture. This job addresses the couterculture another perspective and point to the possibility of understanding this phenomenon as a result of the dinamic of their owner culture, being part of the required deviant behavior that moves and transforms creatively scenarios by which cultures express themselves also as part of them. We support our reflection on authors such as Roszak (1972), Maciel (1985), Pereira (1985), Bauman (1988, 2012), among others.

KEYWORDS: Counterculture. Culture. Youth. Bourgeois Society.

HOLOS, Ano 29, Vol. 4

183

LIMA (2013)

EXCURSO SOBRE O CONCEITO DE CONTRACULTURA INTRODUO No contexto da reorganizao do mundo no ps Segunda Guerra Mundial, emerge, ainda no final da dcada de 1940 e se estende dcadas adiante, um conjunto de ideias em torno de um imaginrio carimbado pelas mazelas do malogro poltico e econmico dos sistemas entrincheirados nos fronts geopolticos e ideolgicos, que foram caractersticos e que se banalizaram nos manuais de histria como Guerra Fria. Nesse cenrio, um veculo derrapa, sai do asfalto e resolve manter a rota independente pelas marginais. Dentro dele, uma legio de crentes em outro modo de vida, oposto ao que consideravam a misria humana legada pela industrializao, pelo estabelecimento de padres de relacionamento baseados no garbo da acumulao material e do enquadramento das mentes tangidas como bois para a grande apoteose do consumo. Para designar esse fenmeno, cunhou-se a expresso contracultura. Essa temtica, j bastante estudada, reveste-se de um fascnio provocador e instigante, pois sempre abordada sob um vis pico e faz parte da eloquncia literria, potica e artstica de maneira geral, principalmente, porque um fenmeno que, de certa forma, foi apropriado pelos intelectuais da cultura como um passaporte para a legitimao do discurso, supostamente forjador daquilo que se nos apresenta como manifestao cultural e estilo de vida margem do que foi definido como aceitvel pela sociedade tecnocrata. Este trabalho pretende discutir o conceito de contracultura no mbito da provocao. um raso apanhado bibliogrfico de alguns estudiosos da cultura e da contracultura, urdidos em torno da pretensa ideia de propor, quem sabe, um debate sobre o conceito de um fenmeno j, para muitos, to distante, mas que ainda motiva defesas e reflexes. Usamos como referenciais bsicos, pensadores da cultura como Bauman (1998; 2005) e atravs dele Lvi-Strauss; Paris (2002) e como autores da contracultura, Roszak (1972); Pereira (1985); entre outros. Reforamos a ideia de que se trata de um esboo a partir do qual julgamos serem possveis desdobramentos tericos mais consistentes e conclusivos. CONTRACULTURA Do final da dcada de 1950 at fins da dcada de 1960, em alguns pases do mundo ocidental sobretudo da Europa e nos EUA , um fenmeno pouco heterogneo em termos de modo de existir, mas bastante heterogneo nos referenciais que lhe davam esteio, disseminou discursos e forjou prticas que o situaram no campo da contestao s formas de relacionamento vigentes. Esse movimento ficou conhecido como contracultura. A maioria dos tericos que se dedicou a estudar as nuances das manifestaes desse fenmeno, situam sua origem na dcada de 1950. Pereira (1985) afirma que as manifestaes que comeam a delinear o que depois vai ser categorizado como contracultura, j eram anunciadas nos EUA, na dcada de 1940 quando os primeiros uivos da gerao beat generation comeam a serem ouvidos.
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 184

LIMA (2013)

Os marcos, segundo esses autores, entre eles Roszack (1969), seriam o lanamento do poema Howl (uivo) de Allen Ginsberg em 1956, e o aparecimento do rockin roll sintetizado na provocativa figura de Elvis Presley. A partir da, uma conjuno de fenmenos que reuniam manifestaes coletivas e individuais que desafiavam o que se considerava cultura da tecnocracia (establishment), viria derramar, sobre a sociedade ocidental, uma profuso de comportamentos que variava de acordo com o contexto, mas que, de modo geral, abrigava-se no imenso guardachuva do que se chamou contracultura: festivais de msica (woodstock, Monterrey, Ilha de Wight), debandada hippie, criao de comunidades, adoo de linguagem diferenciada, figurino descolado, culto ao transcendental e admirao pela cultura oriental, experincias com drogas alucingenas e viagens interminveis pelo mundo, parece que afirmavam para a sociedade tecnocrata capitalista que outro mundo era possvel. muito importante pontuar que, embora visto como um fenmeno drop out, para o qual a famlia e a tradio davam de ombros, havia em torno da contracultura um arcabouo intelectual diversificado. Alm da poesia e da literatura, de Kerouac, Ginsberg, Alan Watts, do psicodelismo musical das bandas de rock progressivo, como Pink Floyd, Yes, entre tantas, e das reflexes existenciais de Bob Dyllan, apoiava-se em diversas vertentes do pensamento ocidental contemporneo. Convm assinalar a presena de pensadores importantes como o marxista Hebert Marcuse e o psicanalista Norman Brown alm de lderes vinculados s experincias do uso de drogas alucingenas como Timothy Leary, que figuravam na lista de vivncias da maioria dos jovens convertidos a essa experincia histrica. Os campos de expresso mais abertos divulgao dessas ideias eram os da arte cinema, msica, artes plsticas, literatura e poesia que se tornaram os principais veculos a partir dos quais mobilizavam-se mentes e corpos na busca de uma sociedade livre da alienao do consumo, das guerras e da poltica como instrumento de dominao. Um aspecto particular vai marcar a ao dos grupos situados nessa epopeia social: a perspectiva diferenciada entre os grupos polticos e os desbundados. Porm, ainda que separados, em algum momento, se reconheciam como movidos pelo sentimento de que os caminhos tradicionais da transformao social estavam bloqueados, de que as velhas estratgias j no tinham a oferecer (RISRIO, 2005, p. 25) Apesar da crtica s formas tradicionais de existncia da poltica mesmo as de esquerda a feio da contracultura ser assumida tambm por uma parcela de jovens que militavam nas fileiras da esquerda marxista. E sua atuao ser marcada por uma diferena quando se analisam as posturas europeias em relao s posturas norte-americanas. Ao descrever essas diferenas, Roszack (1972) afirma que a performance dos jovens americanos difere da performance dos jovens europeus, que assumem as bandeiras da contracultura, mas no conseguem livrar-se da influncia do marxismo tradicional.
Em toda a Europa Ocidental repete-se o mesmo quadro: os estudantes talvez abalem suas sociedades; mas sem o apoio das foras sociais adultas so incapazes de demolir a ordem estabelecida. [...] cantam a internacional, desfraldam a bandeira vermelha a afixam nas barricadas retratos de heris marxistas, antigos e novos. (ROSZACK, 1972, p. 16)

J para os jovens americanos, aparentemente, ainda que as questes de fundo poltico e social exigissem uma tomada de posio mais radical, era preciso enfrentar um inimigo maior,
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 185

LIMA (2013)

que no se situava apenas no campo concreto da guerra do Vietn do racismo e da pobreza: era preciso superar a tecnocracia. Para Roszack (1972, p.19):
A juventude americana parece haver percebido mais depressa que na luta contra esse inimigo, as tticas convencionais de resistncia politica ocupam posio marginal em grande parte restrita a crises imediatas de vida ou morte. Para alm dessa questes imediatas, entretanto, jaz a tarefa maior de alterar todo o contexto cultural em que tem lugar a poltica cotidiana.

Chegamos, aqui, no ponto em que a necessidade de compreender a contracultura, impe trilhar o caminho de aprofundamento do seu conceito em alguns autores, incluindo, a, esses j citados. Comecemos por alguns autores brasileiros como Lus Carlos Maciel, em suas oito anotaes sobre o conceito de contracultura na Revista Careta, citado por Pereira (1985, p.16), cujas formulaes defendem que:
[...] o surgimento e o desenvolvimento do que se chamou contracultura no foram previstos e s precisamente apreendidos, custa de distores pelos quadros de conhecimento elaborados por nossa cultura. Sua fonte foi a magia fundamental da realidade, seu poder incessante de criao, insubmisso a todos os tipos e tentativas de racionalizao.

A nossa opo por esse trecho da anotao de Maciel, justifica-se porque nesse ponto da conceituao do fenmeno da contracultura, ele se coaduna com a defesa do conceito elaborado pelo principal pensador do fenmeno, aqui j apresentado: o socilogo americano Theodore Roszak, em sua obra intitulada A Contracultura, que inaugura uma teorizao do fenmeno no campo da sociologia e que servir de referncia principal para boa parte dos escritos sobre o tema. provvel que, mesmo considerando a autonomia de pensamento de Maciel, este tenha lido o segundo e tenha sido por ele influenciado. O que aproxima a reflexo de Maciel das reflexes de Roszak, a tese de que o principal alvo da contracultura era o combate s formas de expresso da sociedade burguesa tecnocrata, ou mais diretamente tecnocracia, incluindo a a prpria racionalidade cientfica herdada da modernidade iluminista. Na viso de Roszak (1972, p. 22), a tecnocracia como modelo negado e combatido pela contracultura, consiste na forma social na qual a sociedade industrial atinge o pice de sua integrao organizacional. Para o autor, ela, a tecnocracia, consolida-se como um fenmeno transpoltico enquanto os agentes da sociedade organizam e prosseguem com o debate poltico. Nesse sentido, a tecnocracia projeta-se mais como um imperativo cultural imponente, incontestvel e indiscutvel que ser questionado e recusado pelos jovens da contracultura. Ainda que esses elementos sejam definidores do termo contracultura, no contexto histrico que at o momento descrevemos, e mesmo sendo esse contexto o momento em que o termo foi cunhado para designar o conjunto de manifestaes do fenmeno, convm sublinhar que outros tipos de manifestaes juvenis em outros contextos histricos, poderiam ser encaixados nessa concepo. Analisando as oito anotaes de Maciel, Pereira (1985) assinala que se pode empregar o termo contracultura para designar um fenmeno mais geral, mais anrquico, que reaparece de tempos em tempos e em diferentes pocas, parece ter um esprito revigorador da crtica social.
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 186

LIMA (2013)

Essa viso reforada por Sevcenko (2005), para quem o impulso para a crtica social data da primeira gerao romntica na Frana, no contexto das agitaes que se seguiram s turbulncias da revoluo Francesa e se desdobra nas atitudes dos jovens poetas notvagos, beberres e arruaceiros que desprezam e criticam os bons modos de sua poca. As atitudes de violao ao status quo prosseguem em outros momentos e assumem forma de confronto utilizando-se, sobretudo, da arte, para dar visibilidade s novas ideias. Um momento bem flagrante o movimento modernista europeu que se afirma, principalmente, na arrogncia irresponsvel de pintores, poetas, escritores e amantes da arte de maneira geral. No Brasil, o que se configurou como contracultura, as manifestaes contra o modelo de sociedade vigente, ganha contornos diferenciados. Em primeiro lugar, porque acontece tardiamente, quando comparado aos movimentos europeus e norte-americanos. Nessa perspectiva, enquanto os arautos da rebeldia jovem norte-americana e europeia vaticinavam o fim do sonho, que comeam as escaramuas da juventude brasileira, cujo nimo antiintelectualista era alimentado pela tradio pragmtica dos norte-americanos (RISRIO, 2005), ao mesmo tempo em que estava, tambm, incumbida do sentimento de oposio, resistncia e rompimento com chamada modernizao autoritria imposta pelo estado militar a partir do golpe de 1964. (COELHO, 2005) Um aspecto particular vai marcar a ao dos grupos situados nessa epopeia social no Brasil: a perspectiva diferenciada entre os grupos polticos e os desbundados. Porm, ainda que separados, em algum momento, se reconheciam como movidos pelo sentimento de que os caminhos tradicionais da transformao social estavam bloqueados, de que as velhas estratgias j no tinham a oferecer. (RISRIO, 2005, p. 25) Para o primeiro grupo, o poltico, a sada, era a luta armada, a guerrilha urbana, contra o estado autoritrio, enquanto que o segundo, os desbundados, dirigiam suas energias para o questionamento dos fundamentos desse estado: a racionalizao da vida social.
O carter pluridimensional dessa prtica social aparecia nas suas principais caractersticas: a nfase a subjetividade em oposio ao carter objetivo racional do mundo exterior, a aproximao com a loucura e a marginalidade, a construo de comunidades alternativas. (COELHO, 2005, p. 39)

Interessante notar que, mesmo essa oposio mais subjetiva s formas de dominao do estado militar, ter como resultado a represso liberdade de expresso e s prticas contraculturais, to bem ilustradas na priso de hippies, no internamento de loucos em hospitais psiquitricos e no exlio. V-se, portanto, como as ideias e aes que delineiam o fenmeno da contracultura tenderam a ganhar contornos diferenciados, de acordo com o contexto social em que foram lidas e incorporadas. Temos nessa breve reflexo trs telas diferentes para uma mesma moldura: o caso europeu, o norte-americano (o mais expressivo) e o contexto especfico brasileiro os ecos da contracultura na periferia. Nesse sentido, um esforo para refletir sobre o tema, a partir desses conceitos e exemplos de manifestaes da contracultura, talvez exija um mergulho, ainda que raso, na perspectiva de estabelecer um dilogo do conceito de contracultura com a concepo contempornea de cultura. Para comear a estabelecer os canais desse dilogo, talvez fossem necessrias duas indagaes: 1) o fenmeno da contracultura, independente do contexto histrico ou geogrfico,
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 187

LIMA (2013)

ao questionar, negar e combater um modelo de vida consolidado pelo capitalismo ocidental, constitui-se de fato um contradiscurso totalmente distanciado desse modelo? 2) O termo em si, contracultura, enceta, de fato, uma proposta oposta cultura no interior da qual surgiu, ou uma possibilidade aberta pelas brechas existentes nessa cultura, sendo, portanto, dela constituinte, ainda que disposta a critic-la? Uma pretensa resposta a essas indagaes nos obriga a buscarmos algumas concepes de cultura em alguns autores contemporneos. CULTURA sabido que o conceito de cultura, at chegar s formulaes de hoje, percorreu um longo caminho desde a tradio iluminista. Uma boa contribuio para o refinamento desse conceito, foi fruto das reflexes sucessivas de antroplogos, como Edward Tylor, Alfred Kroeber, Franz Boas, Clifford Geertz, Claude-Lvi-Strauss, entre outros (LARAIA, 2006). No convm, neste escrito, fazer uma reviso da contribuio particular de cada um deles, pois no se constitui objeto. O fato que a contribuio de cada um possibilitou a chegada a concepes mais elaboradas do termo cultura. Em especial, a concepo de Lvi-strauss, demarca, em definitivo, pelo menos por enquanto, uma referncia importante para as reflexes contemporneas. Para efeito de que pretendemos aqui compreender em que medida o conceito de contracultura, prope uma ruptura com um modelo especfico ou uma decorrncia desse modelo nos apoiaremos inicialmente em Bauman (2012, p.296), para quem:
A cultura constitui a experincia humana no sentido de sempre enfatizar a discordncia entre o ideal e o real, de tornar a realidade significativa ao expor seus limites e imperfeies, de misturar e fundir, de maneira invarivel, conhecimento e interesse; ou melhor, a cultura um modo de prxis humana em que conhecimento e interesse so uma s coisa.

Ao defender essa concepo de cultura, Bauman parece nos propor um caminho, cuja margem no o estreita nem o delineia. como se estivesse nos dizendo que a compreenso do que seja cultura nos escapa, pela prpria condio de sermos ns prprios os seus fazedores e que possvel que consigamos algum distanciamento do que criamos, mas estaremos sempre fundidos na criao. Aqui Bauman toma emprestado o conceito de cultura, desenvolvido por Lvi-Strauss, em que a cultura no , seno, uma atividade perptua, e que a cultura no serve a nenhum propsito, no uma funo de nada, no h nada que ela possa avaliar objetivamente com seu sucesso ou correo. (BAUMAN, 1998, p.167) Nesse sentido, refora um aspecto importante da concepo straussiana, da condio caleidoscpica da cultura, quando afirma que, distante da arte da adaptao, a cultura a mais subversiva iniciativa de separar-se das amarras da adaptao, que se constituem obstculos a mais plena criatividade humana. (BAUMAN, 2012) Essa dinmica caleidoscpica, constituda por um movimento de constante amalgamao, identificada por Paris (2002) como fenmeno para alm do circunstanciamento da vida do
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 188

LIMA (2013)

sujeito, mas se expressa penetrando na vida e conferindo a ela possibilidades de subsistncia e de expanso:
Constituindo um todo dinmico, complicado internamente por subculturas de classe, sexo, de idade, agitado por contradies e relaes externas com o mundo e com outras culturas, sua anlise nos d chaves decisivas para compreender o processo histrico e o comportamento humano. (PARIS, 2002, p. 88-89)

Os trs autores propem uma reelaborao da concepo, na perspectiva de superar a concepo clssica de cultura como algo sistmico, estruturado, normatizado. Para ambos, compreender a cultura estar admitindo a necessidade do no normatizado, do desviante, ou seja, sempre haver gua escorrendo por entre os dedos, por mais que fechemos a mo em concha. Apesar de rpida, a tomada que fizemos at aqui sobre cultura, nos servir em primeira instncia para iniciarmos o nosso cotejamento conceitual a fim de responder s duas questes que formulamos no final da segunda seo. Para isso, ser til uma reflexo sobre os elementos da chamada cultura contra a qual o fenmeno conhecido como contracultura se insurge. CONTRA QUE CULTURA? Todas as anlises do fenmeno da contracultura do conta de um conjunto de manifestaes que esto envoltos em um espectro de crtica social a uma cultura especfica, carimbada pelo modo de ser e de se expressar da sociedade capitalista, na sua forma mais refinada de se apresentar. Maciel (1985) apela para ideia de que o surgimento da contracultura se configura uma espcie de antdoto social contra uma sociedade doente, de nossa cultura tradicional. Essa patologia teria sido desencadeada com o advento do industrialismo e a emergncia da sociedade de consumo, por um lado; por outro, pela tradio iluminista que inaugura a racionalidade moderna, calcada no cientificismo cartesiano, que, de certa forma, alimentou e alimentou-se do primeiro sintoma. O resultado teria sido a alienao, a explorao, o autoritarismo, a represso, paradoxalmente ao que propalavam as intenses burguesas com a ideia de que a lufada de liberdade, trazida pelo iluminismo, tiraria o homem moderno de sua fase adolescente e o traria para a maioridade. tambm nesse sentido que Roszak (1972), antes de iniciar o desfibramento do fenmeno da contracultura, desenha um cenrio, aqui j apresentado como a doena da sociedade moderna e que ele resume no conceito de tecnocracia, quando afirma que a meticulosa sistematizao que Adam Smith levou em sua famosa fbrica de alfinetes estende-se hoje a todas as reas da vida, proporcionando-nos uma organizao humana que compete em preciso com nossa organizao mecnica. (ROSZAK, 1972, p. 19) Em outras palavras, a cultura a ser combatida era aquela fundada num ideal de humanismo cujo ncleo talvez possamos ousadamente ilustrar com a idei a da fantasia de uma seita ou clube o sonho da predestinada solidariedade dos que foram eleitos para saber ler. (SLOTERDIJK, 2000, p.10) e que, na primeira manh da segunda metade do sculo passado, regurgitava a sopa do progresso na qual mergulhara, e levava essa racionalidade a ser assumida alienadamente pelas multides de consumidores no mundo inteiro.
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 189

LIMA (2013)

Em ltima instncia, a sociedade (ou a cultura) a ser combatida, desprezada pela juventude a que Bauman (2012, p. 49), afirma ter sido formada no:
limiar da modernidade onde (sic) se encontra o processo de autoformao da elite letrada ou esclarecida (que agora distingue os modos civilizados, com suas duas faces de refinamento espiritual e adestramento corporal), que foi, ao mesmo tempo, um processo de formao orientada das massas, como campo potencial da funo, ao e responsabilidade de superviso das elites.

Ser, portanto, contra o que se configura coetaneamente como esteio desse processo de formao da cultura ocidental burguesa que se dar a sedio juvenil, decantada como contracultura, cujos resultados at hoje so objeto de reflexo. Entretanto, atualmente, esses resultados esto diludos e visualmente muito distantes, envoltos numa nvoa, cujos elementos s so perceptveis aos que preservam acuidade visual de quem direta ou indiretamente vivenciou de alguma forma essa experincia. A manuteno do ideal, como resistncia que persiste, so apenas gotejos de pequenos grupos que insistem num comportamento out, na maioria das vezes, transformado em grifes ou melancolicamente identificados como cult. Afora uma pequena minoria de antigos que optaram por prolongar ad infinitum a experincia, a maioria dos sujeitos que a vivenciaram integrou-se total ou parcialmente ao modo tecnocrata de vida, embora deva haver, no ntimo de cada um, reminiscncias que oportunamente voltam. Mas afirmar isso talvez seja trabalhar com uma subjetividade to profunda! E isso est muito longe desta reflexo que ora nos propomos. A CONTRACULTURA COMO CULTURA DA CULTURA As reflexes realizadas at aqui no so suficientes para responder s duas questes formuladas no incio do trabalho, mas, certamente, nos ajudam a refletir sobre possibilidades de respostas. Vejamos: ao primeiro questionamento, poderamos responder que sim, posto que, se tomarmos a contracultura como fenmeno que rompe com as formas cotidianas de relacionamento e padres na sociedade burguesa, tecnocrata, principalmente no que diz respeito adoo de valores opostos aos dessa cultura, com certeza, vamos encontrar vrios elementos que nos garantiriam afirmar que havia um distanciamento radical do discurso e das prticas contraculturais em relao a essa cultura. Entretanto, essa facilidade de interpretao do fenmeno que distraidamente resolvida tambm conceitualmente pela fora intrnseca do termo que encerra um prefixo simplificador contra, que significa que se ope e, portanto, contracultura como conjunto de manifestaes que marca uma revolta contra as atividades ideolgicas e artsticas dominantes (HOUAISS, 2001) s aparente. Questionado numa perspectiva interpretativa em relao concepo de cultura que definimos como referencial, essa aparente simplicidade se dissolve e nos obriga a enxerg-la num vis mais complexo. Assim, Bauman (1998, p. 167), ao refletir sobre as trs ideias orientadoras de Lvi-Strauss, na busca de um novo arcabouo dos estudos da cultura diz que:
no existe estrutura global da cultura [...] as culturas, como as sociedades, no so totalidades; [...] a cultura no uma atividade estacionria, mas um processo [...] uma

HOLOS, Ano 29, Vol. 4

190

LIMA (2013)
atividade perptua, e a estrutura no seno a constante manipulao de possibilidades; a cultura no serve a nenhum propsito, no funo de nada, no h nada que ela possa avaliar objetivamente com seu sucesso ou correo.

Conclui-se que essas trs ideias juntas, geram uma viso de cultura que despreza as concepes de cultura como algo petrificado e enceta uma viso de cultura como ao permanentemente inquieta, transgressora, rebelde, ao mesmo tempo ordenadora, mas, ela mesma no ordenada.
As aes no so determinadas inequivocamente ou de forma causal, por causas precedentes ou de forma teleolgica, por metas assumidas. O que ocorre de fato, uma interao de ambos os fatores, o estado de coisas que, por si mesmo coloca um ponto de interrogao na prpria ideia de determinao. (BAUMAN, 1998, p. 169)

V-se, assim, que uma anlise da contracultura, como um fenmeno que prope, de fato, uma crtica social sociedade burguesa tecnocratizada e consegue, nos marcos de suas aes, diferenciar-se do que caracteriza essa sociedade, talvez, se interpretada luz dessa concepo de cultura, possa ser concebida muito mais como um movimento inevitvel, o resultado desse estado de coisas que, por si mesmo coloca um ponto de interrogao e menos como uma iniciativa que emerge como contraponto elaborado de fora e que est imunizada dos elementos da cultura que critica e combate. Mesmo se pensarmos que a contracultura proporciona um espao que permite visibilidade de certas manifestaes artsticas e culturais que antes eram consideradas insignificantes ou mesmo desconsideradas destaque-se aqui a cultura afrodescendente, a cultura indgena e a cultura popular, no Brasil, por exemplo (RISRIO, 2005) talvez seja possvel compreend-la como um necessrio movimento desviante, no ordenado, oportuno, na medida em que identifica e denuncia o espectro nefasto dos caminhos que a sociedade tomava naquele momento, sob a batuta grosseira do estado militar que, em certa medida, era representativo de uma elite, contra a qual a juventude se insurgia. Portanto, a concepo de contracultura, se enxergada na perspectiva desse necessrio desvio da cultura, no como totalidade, mas como um todo dinmico complicado internamente por subculturas de classe, sexo, de idade, agitado por contradies como defende Paris (2002, p. 88), possa significar uma proposta oposta cultura no interior da qual surgiu, muito mais como uma possibilidade aberta pelas brechas existentes nessa cultura, sendo, portanto, dela constituinte, ainda que disposta a critic-la. CONSIDERAES FINAIS As reflexes aqui apresentadas talvez sejam ousadas demais, diante do que j se escreveu sobre o fenmeno da contracultura. A inteno, porm, tem carter muito mais provocativo do que elucidativo. Os escritos sobre a contracultura, at onde conhecemos, tratam da temtica, muito mais na perspectiva de situar o fenmeno como um contraponto ao modelo ocidental de sociedade num contexto histrico dado, aparentemente com forte inclinao maniquesta. Nunca tratam dessa temtica na perspectiva de situar o fenmeno da contracultura como um movimento da prpria cultura, no como totalidade, mas como o resultado de um estado de coisas que esto perpetuamente exigindo o desvio, como fator propulsor do giro necessrio do
HOLOS, Ano 29, Vol. 4 191

LIMA (2013)

caleidoscpio que oferece, a quem observa, sempre uma profuso de formas diferentes, por mais que no interior do objeto as contas de vidro sejam poucas, porm, uma vez refletidas e rerefletidas pelos espelhos, propem uma diversidade infinita de formas. Giremos, pois, esse objeto. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAUMAN, Zigmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Traduo de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. ______. O mal-estar da ps-modernidade. Traduo de Mauro Gama. Claudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. COELHO, Claudio Novaes Pinto. Contracultura: o outro lado da modernizao autoritria. In: ______. Anos 70: trajetrias. So Paulo: Iluminuras; Ita Cultural. 2005. HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRACO, Francisco Manoel de Mello. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. PARIS, Carlos. O animal cultural: biologia na realidade humana. Traduo de Marly Almeida Gomes Vianna. So Carlos: EDUFSCAR, 2002. PEREIRA, Carlos Alberto M. O que contracultura. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985. (Coleo Primeiros Passos). RISRIO, Antnio. Duas ou trs coisas sobre a contracultura no Brasil. In: COELHO, Claudio Novaes Pinto. Anos 70: trajetrias. So Paulo: Iluminuras; Ita Cultural. 2005. ROSZAK, Theodore. A contracultura. Traduo de Donaldson M. Garschagen. Rio de Janeiro: Vozes, 1972. SEVCENKO, Nicolau. Configurando os anos 70: a imaginao no poder e a arte nas ruas. In: COELHO, Claudio Novaes Pinto. Anos 70: trajetrias. So Paulo: Iluminuras; Ita Cultural. 2005. SLOTERDIJK, Peter. Regras para um parque humano. Traduo de Jos Oscar de Almeida Marques. So Paulo: Estao Liberdade, 2000.

HOLOS, Ano 29, Vol. 4

192

You might also like