QUÍMICA

PROF.: RIKARDO COIMBRA

MODELOS ATÔMICOS
Curso Motivação – O melhor Pré-Vestibular do Mundo

Curso MotivAÇÃO 2010
www.curso-motivacao.blogspot.com

Definição de Química: QUÍMICA É A MATÉRIA MAIS FÁCIL DO VESTIBULAR!!!

Introdução:
460 a.C –Leucipo e Demócrito  A menor parte da matéria* é o átomo (em grego:nao-divisivel).

*matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. - Os Átomos são invisíveis.Em vista disso,alguns cientistas davam um tapa na pantera e imaginam como um átomo deveria ser.Entretanto,um modelo atômico é a imagem mental elabora,através de dados experimentais,para representar um átomo.

MODELOS ATÔMICOS
1-DALTON (1808)
     Modelo da “bola de bilhar”. Esfera maciça,impenetrável,indestrutível,INDIVISÍVEL(não existe nada menor). Átomos do mesmo elemento são iguais em massa e tamanho. o (Com o conhecimento atual sobre os isótopos, isso não é mais verdadeiro) Nas reações químicas ocorre apenas a combinação entre átomos,que pernanecem inalterados. As idéias de Dalton permitiram, na época, explicar com sucesso por que a massa é conservada durante uma reação química (Lei de Lavoisier) e também a lei da composição definida (Lei de Proust) .

2-THOMSON (1903)
   Modelo do “Pudim de Passas”.(panetone) Descobriu os elétrons.Desse modo o átomo passa a ser DIVISÍVEL. Esfera positiva,com cargas negativas(elétrons) incrustadas, distribuídas de forma homogênea

3-RUTHERFORD (1911)
 Modelo do “Planetário”.

Experiência de Rutherford

OBSERVOU 1-A maioria das partículas passaram 2-Algumas partículas sofreram desvio 3-Pouquíssimas partículas voltaram 1-A maioria do vazios(eletrosfera)

CONCLUSÃO átomo é formado por espaços

2-Existe uma região pequena(núcleo)que é positiva e refletiu as cargas alfa(também +) que passaram perto. 3-As partículas alfa se chocaram com o núcleo que é uma região densa onde se concentra toda massa do átomo.

 A partir de sua experiência bombardeando uma finíssima folha de outro com partículas alfa(+) pôde concluir que o átomo é composto por duas regiões:o núcleo e a eletrosfera.  O núcleo é uma região muito pequena,positiva(pois contém prótons) e densa onde se concentra toda massa do átomo.  A eletrosfera é 10.000x maior que o núcleo,contém os elétrons(cargas negativas) que ficam girando em órbitas circulares ao redor do núcleo.  Imaginemos uma bola de tênis no centro do Estádio Maracanã.Comparativamente ,a bola seria o núcleo e o restante do estádio seria a eletrosfera.

QUÍMICA

PROF.: RIKARDO COIMBRA

MODELOS ATÔMICOS
Curso Motivação – O melhor Pré-Vestibular do Mundo

Curso MotivAÇÃO 2010
www.curso-motivacao.blogspot.com

 Rutherford desconfiou que no núcleo deveria existir também outra partícula que evitaria a repulsão entre os prótons.Essa partícula foi descrita posteriormente por James Chadwick(1932) como sendo o nêutron. EM SUMA: Modelo atômico de Rutherford

O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva. 4-BOHR (1913)
-Acrescentou algumas idéias ao modelo de Rutherford:  Na eletrosfera os elétrons não se encontram em qualquer posição.Eles giram ao redor do núcleo em órbitas fixas e com energia definida(quantizadas).Essas órbitas são conhecidas como “Estados Estacionários” e serão chamadas por nós de camadas eletrônicas (K,L,M,N,O,P,Q) ou níveis de energia(1 a 7). 

“SALTO de BOHR” – explica o surgimento das cores.
Quando um elétron recebe energia(térmica ou elétrica- QUANTUM) ele fica excitado e salta para uma camada mais externa(mais energética)e ao retornar à sua camada de origem ele libera essa energia recebida(Fóton) em forma de ondas eletromagnéticas que são as cores.

*Fogos de artifício : Curiosidade! Na(Sódio)=amarelo; Ba(Bário)=verde; Sr(Estrôncio)=vermelho; Cu(Cobre)=azul

OB. Figurinhas fosforescente,Ponteiros de relógios...
Os elétrons acumulam energia e só a liberam quando a fonte fornecedora de energia é retirada(luz é ‘desligada)....Maneiro aew!!!

5-MODELO DO ORBITAL (modelo atual)
   A partir do Princípio da Incerteza (Heinsenberg) e da Dualidade partícula-onda do elétron(De Bröglie) concluiu-se que não existe uma órbita definida para os elétrons,eles se encontram em um orbital. ORBITAL= é a região ao redor do núcleo onde há maior probabilidade de se encontrar um elétron.São representados por letras s,p,d,f. O orbital „s‟ possui uma forma esférica e o orbital „p‟ a forma de halteres..

Até aqui então você já tem o conhecimento das seguintes partículas elementares que compões o átomo: Próton,Elétron e Nêutron. PARTÍCULAS ELEMENTARES PARTÍCULA Próton (p+) Elétron (e-) Nêutron (n0) CARGA +1 -1 0 MASSA 1 Praticamente nula(1/1836) 1

“Não está na natureza das coisas que o homem realize um descobrimento súbito e inesperado; a ciência avança passo a passo e cada homem depende do trabalho de seus predecessores. ” (Ernest Rutherford)