You are on page 1of 76

1

SUMRIO

CAPTULO I : RECURSOS HDRICOS


INTRODUO.........................................................................................02

1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0

GESTO DE BACIAS HIDROGRFICAS................................................03 GESTO DAS GUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRNEAS............07 COMITS DAS BACIAS HIDROGRFICAS.....................................12 ANA (AGNCIA NACIONAL DAS GUAS).......................................19 POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS................................20 POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS................................22 DESEQUILIBRIO DO SISTEMA HDRICO........................................24 POLUIO E DEGRADAO HDRICA..................................................30 CICLO HIDROLGICO.............................................................................31

10.0 DIAGNSTICO DE BACIAS HIDROGRFICAS DO BRASIL..................36 11.0 MANEJO DE MICRO BACIAS HIDROGRFICAS...................................42 12.0 BACIAS HIDROGRFICAS PARANAENSES..........................................44 13.0 LEI 4771/65 CDIGO FLORESTAL.......................................................46 14.0 GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRFICAS COMO UNIDADE
TERRITORIAL DE PLANEJAMENTO.......................................................50

CAPTULO II: PEDOLOGIA


INTRODUO.................................................................................52

1.0 2.0 3.0

FORMAO DAS ROCHOSAS TERRESTRES.......................................52 SOLO.........................................................................................................57 FERTILIDADE E EROSO.......................................................................68 GLOSSRIO..............................................................................................72 REFERNCIA............................................................................................76

CAPTULO I RECURSOS HDRICOS

INTRODUO: A gua essencial vida e todos os organismos vivos no planeta Terra, pois dependem da gua para sua sobrevivncia. O planeta Terra o nico planeta do sistema solar que tem gua nos trs estados (slido, lquido e gasoso), e as mudanas de estado fsico da gua no ciclo hidrolgico so fundamentais e influenciam os processos biogeoqumicos nos ecossistemas terrestres e aquticos. Somente 3% da gua do planeta est disponvel como gua doce. Destes 3%, cerca de 75% esto congelados nas calotas polares, em estado slido, 10% esto confinados nos aquferos e, portanto, a disponibilidade dos recursos hdricos no estado lquido de aproximadamente 15% destes 3%. A gua, portanto, um recurso extremamente reduzido. O suprimento de gua doce de boa qualidade essencial para o desenvolvimento econmico, para a qualidade de vida das populaes humanas e para a sustentabilidade dos ciclos no planeta.

A gua nutre as florestas, mantm a produo agrcola, mantm a biodiversidade nos sistemas terrestres e aquticos. Portanto, os recursos hdricos superficiais e os recursos hdricos subterrneos so recursos estratgicos para o homem e todas as plantas e animais.

Portanto, podemos afirmar que uma possvel definio para os Recursos hdricos; So as guas superficiais ou subterrneas disponveis para qualquer tipo de uso de Regio ou Bacia.

1.0 GESTO DE BACIAS HIDROGRFICAS 1.1 DEFINIO A bacia hidrogrfica uma rea de captao natural da gua de precipitao que faz convergir o escoamento para um nico ponto de sada. A bacia hidrogrfica compe-se de um conjunto de superfcies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de gua que confluem at resultar em um leito nico no seu exutrio (Tucci, 1997). . A bacia hidrogrfica pode ser ento considerada um ente sistmico, isto , onde se realizam os balanos de entrada proveniente da chuva e sada de gua atravs do exutrio, permitindo que sejam delineadas bacias e sub-bacias, cuja interconexo se d pelos sistemas hdricos.

1.2 FUNO: Sobre o territrio definido como bacia hidrogrfica que se desenvolvem as atividades humanas. Todas as reas urbanas, industriais, agrcolas ou de preservao fazem parte de alguma bacia hidrogrfica. Pode-se dizer que, no seu exutrio, estaro representados todos os processos que fazem parte do seu sistema. O que ali ocorre consequncia das formas de ocupao do territrio e da utilizao das guas que para ali convergem.

1.3 DIVISO HIDROGRFICA DO TERRITRIO BRASILEIRO O territrio brasileiro foi dividido num primeiro nvel de macro diviso hidrogrfica, as chamadas Regies Hidrogrficas Brasileiras. A Resoluo n.32 do Conselho Nacional de Recursos Hdricos, de 15 de outubro de 2003, define a diviso hidrogrfica nacional em regies hidrogrficas como mostrado na Figura 1.

Essas regies tm sua diviso justificada pelas diferenas existentes no pas, tanto no que se refere aos ecossistemas como tambm diferenas de carter econmico, social e cultural. A Tabela 1 mostra algumas dessas diferenas.

OBS: Os Estados brasileiros, no mbito dos seus territrios, fizeram divises hidrogrficas para fins de gesto utilizando diferentes critrios. O Estado de So Paulo est dividido em 22 unidades de gesto hidrogrficas; o Estado do Paran, em 15; o Estado de Minas Gerais, em 36, e assim por diante. O fato relevante est em poder ser reafirmado que tais divises foram feitas de maneira a conformar as necessidades de gesto dos recursos hdricos com a configurao fsica e caractersticas locais. Os recursos hdricos podem ser vistos de varias formas, temos que sempre observar se h uma relao com a agropecuria

1.4 ASPECTOS LEGAIS DA GESTO DE BACIAS HIDROGRFICAS A Constituio Brasileira de 1988 teve um importante papel para a gesto dos recursos hdricos. Definiu as guas como bens de uso comum e alterou a gesto totalitria das guas do territrio nacional, anteriormente definida pelo Cdigo de guas de 1934 (Decreto n.24.63, de 10.7.1934). O art. 20, inciso III, da Constituio Federal de 1988 indica, entre os bens da Unio, "os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos do seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, se estendam a territrio estrangeiro, ou dele provenham, bem como terrenos marginais e as praias fluviais". No art. 26, inciso I, da Constituio Federal, incluem-se entre os bens dos Estados e do Distrito Federal "as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da Unio". Deve ser ressaltado que a gesto totalitria est definida sobre os corpos hdricos e no sobre a bacia hidrogrfica, por essa se constituir em territrio e, portanto, estar sujeita a outros diplomas legais.

Assim, para a gesto da bacia hidrogrfica, exige-se, de fato, o exerccio do princpio federativo, de atribuies e competncias dos trs entes federativos (Unio, Estados e municpios), visando gesto compartilhada do bem de uso comum, a gua. Outra importante alterao introduzida pela Constituio Federal de 1988 foi a atribuio dada Unio no seu art. 21, inciso XIX, para " instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos de uso". Esse artigo constitucional deu origem Lei 9.433, de 8.1.1997, a qual instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. A partir da aprovao dessa lei, o pas passa a dispor de um instrumento legal que visa garantir s geraes futuras a disponibilidade do recurso hdrico. Concretiza-se a modernizao do setor e a Lei n. 9.433 coloca o Brasil entre os pases de legislao mais avanada do mundo no setor de recursos hdricos. A Lei n. 9.433 tem entre os fundamentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos a gua como um bem de domnio pblico, dotado de valor econmico, cujos usos prioritrios so o abastecimento humano e a dessedentao de animais e cuja gesto deve tomar como unidade territorial a bacia hidrogrfica. Prev, como diretriz geral de ao, a gesto integrada, e como instrumentos para viabilizar sua implantao os planos de recursos hdricos, o enquadramento dos corpos de gua em classes segundo os usos preponderantes, a outorga de direito de uso, a cobrana pelo uso da gua e o sistema de informao sobre recursos hdricos e a compensao aos municpios. O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos estabelecido pela Lei n. 9.433 deve cumprir os seguintes objetivos: Coordenar a gesto integrada das guas; Arbitrar administrativamente os conflitos ligados ao uso da gua; Implementar a Poltica Nacional de Recursos Hdricos; Planejar, regular e controlar o uso, a preservao e a recuperao dos recursos hdricos; Promover a cobrana pelo uso da gua.

E integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos: O Conselho Nacional de Recursos Hdricos; Os Conselhos de Recursos Hdricos dos Estados e do Distrito Federal; Os Comits de Bacia Hidrogrfica; Os rgos de governo cujas competncias se relacionem com a gesto de recursos hdricos; Agncias de gua.

2.0 GESTO DAS GUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRNEAS

2.1 GESTO DAS GUAS SUPERFICIAIS

Pequena frao da gua total que constitui boa parte da gua utilizvel pelo homem. Vrios campos do conhecimento tratam da gua na superfcie em funo de seu uso como Engenharia Hidrulica, Engenharia Sanitria, Pequena frao da gua total que constitui boa parte da gua utilizvel pe lo homem. Vrios campos do conhecimento tratam da gua na superfcie em funo de seu uso como Engenharia Hidrulica, Engenharia Sanitria, Limnologia, Engenharia Agrcola, etc.

2.2 GESTO DAS GUAS SUBTERRNEAS

Em geologia considera-se gua subterrnea toda aquela gua que ocupa todos os espaos vazios de uma formao geolgica, os chamados aquferos. Nem toda gua que est embaixo da terra considerada como gua subterrnea por haver uma distino daquela que ocupa o lenol fretico, que chamada de gua de solo e tem maior interesse para a agronomia e botnica. As terras subterrneas so os principais reservatrios de gua

doce disponveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da populao mundial tem como principal fonte de gua os lenis freticos ou subterrneos).

A estrutura programtica concebida para o Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) reflete os princpios da Agenda 21, das Metas de Desenvolvimento do Milnio e guardam estreita relao com os fundamentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e os conceitos que regem o contexto institucional preconizado pelo modelo de gesto das guas vigente no Pas (SRHU, 2006).

O PNRH est organizado em quatro componentes principais, subdivididos em 13 programas e 30 subprogramas. Tambm prev aes emergenciais, de curto, mdio e longo prazos, para os horizontes temporais de 2007, 2011, 2015 e 2020, respectivamente. O terceiro componente e a meta seis do PNRH expressam aes em espaos territoriais cujas peculiaridades ambientais, regionais ou tipologias de problemas relacionados gua conduzem a um outro recorte, onde os limites no necessariamente coincidem com o de uma bacia hidrogrfica, e que necessitam de programas concernentes especificidade de seus problemas.

Neste contexto insere-se o Programa VIII do Plano Nacional de Recursos Hdricos - Programa Nacional de guas Subterrneas.

OBS: Embora a gesto totalitria das guas subterrneas seja dos estados, estas esto sendo tratadas em um programa nacional, haja vista a necessidade da gesto integrada deste recurso e o fato dos aquferos quase sempre extrapolarem os limites das bacias hidrogrficas, estados e pases, sendo necessrios mecanismos de articulao entre os entes envolvidos. Tambm no deve ser esquecido o papel dos municpios na gesto de recursos hdricos, pois estes so os responsveis pela poltica de uso e ocupao do solo, que tem relao direta com a proteo das guas subterrneas.

SUBPROGRAMAS O Programa Nacional de guas Subterrneas subdividido em 3 subprogramas:

SUBPROGRAMA VIII. 1 - AMPLIAO DO CONHECIMENTO HIDROGEOLGICO A ampliao do conhecimento hidrogeolgico a primeira etapa para subsidiar a implantao de um sistema de gesto realmente integrado entre as guas subterrneas e as superficiais, j que atualmente a gesto focada no

10

componente das guas superficiais, pelo fato desta ter maior visibilidade e pela maior disponibilidade de dados e estudos. ESTUDOS E PROJETOS PARA AQUFEROS DE ABRANGNCIA TRANSFRONTEIRIA E INTERESTADUAL: Tem como meta ampliar e consolidar os conhecimentos

hidrogeolgicos sobre os aquferos interestaduais e transfronteirios, identificando suas potencialidades, disponibilidades, qualidade da gua, vulnerabilidades e riscos, a fim de propor o planejamento da gesto e uso sustentvel destes mananciais. Dentre as atividades destaca-se: Execuo de estudos e projetos para aquferos transfronteirios e interestaduais e promoo da ampliao do Sistema Nacional de Informaes sobre Recursos Hdricos (SNIRH), inserindo o tema das guas subterrneas por meio da integrao com o Sistema de Informaes de guas Subterrneas (SIAGAS) e sistemas correlatos e realizao de estudos que subsidiem a formulao e implementao de polticas pblicas relacionadas ao tema de guas subterrneas e sua insero nos planos de recursos hdricos.

ESTUDOS E PROJETOS EM ESCALA LOCAL Para efeito do subprograma so considerados projetos em escala local aqueles realizados em reas restritas de um aqufero regional ou local que esto circunscritos a uma determinada bacia hidrogrfica ou a limites geogrficos estaduais ou municipais. Os estudos e projetos devero conter informaes apropriadas aos seus objetivos, no entanto, devero ser mais detalhados que os aquferos com extenses maiores, como nos casos dos interestaduais e transfronteirios.

Neste sentido, destacam-se os aquferos localizados em reas urbanas, que representam manancial com parcela relevante para abastecimento pblico, onde j ocorrem problemas relativos ao rebaixamento acentuado dos nveis e qualidade das guas, devido s crescentes presses populacionais e uso e ocupao do solo desordenada. Dentre as atividades destaca-se: Realizao de estudos hidrogeolgicos que incluam a vulnerabilidade natural e o risco de contaminao, em especial nas reas urbanas onde a gua subterrnea fonte importante no abastecimento pblico e apoiar os Estados, Municpios, rgos pblicos, usurios, instituies de ensino e pesquisa, em projetos de estudos hidrogeolgicos locais.

11

MONITORAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DAS GUAS SUBTERRNEAS: O monitoramento quali-quantitativo das guas subterrneas um dos instrumentos mais importantes para dar suporte s estratgias, aes preventivas e polticas de uso, proteo e conservao do recurso hdrico subterrneo. A definio de diretrizes nacionais para o monitoramento das guas subterrneas uma necessidade premente para uma futura integrao das redes de monitoramento e sistemas de informaes. Estas diretrizes so importantes no sentido de compatibilizar e normatizar procedimentos comuns entre os estados, a fim de construir as bases para a definio do desenho das redes em bacias hidrogrficas, hidrogeolgicas ou locais, de acordo com suas especificidades. O objetivo do monitoramento ampliar a base de conhecimento hidrogeolgico dos aquferos, e acompanhar as alteraes espaciais e temporais na qualidade e quantidade das guas subterrneas para fins de gesto integrada de recursos hdricos.

2 - DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS INSTITUCIONAIS E LEGAIS

A legislao de recursos hdricos est muito mais avanada em relao s guas superficiais. A maior parte dos Estados que possui legislao relativa s guas subterrneas tem se limitado questo da outorga e so poucas aquelas que tratam da proteo e conservao destes recursos e a sua gesto integrada, principalmente a interface com as guas superficiais. DENTRE AS ATIVIDADES DESTACA-SE: Promoo da Gesto Integrada de Recursos Hdricos (GIRH) com nfase nas guas subterrneas em mbito Inter setorial; adoo de mecanismos para a promoo da GIRH em aquferos que abranjam a rea de mais de uma bacia hidrogrfica, interestaduais e transfronteirios; discusso dos instrumentos de gesto de recursos hdricos e sua aplicao em gesto de guas subterrneas e o fortalecimento das estruturas institucionais a nvel estadual.

12
3- CAPACITAO, COMUNICAO E MOBILIZAO SOCIAL notria a necessidade de capacitao em guas subterrneas, porque as informaes, os cursos e os trabalhos na rea de hidrogeologia so esparsos. A sociedade pouco conhece e discute o assunto e so raras as iniciativas para a mobilizao e educao ambiental que incorporem o tema. No que se refere gesto das guas subterrneas as dificuldades e a falta de integrao so ainda maiores, havendo a necessidade de envidar esforos no sentido de promover a insero da temtica nas aes e atividades relacionadas Gesto Integrada de Recursos Hdricos (GIRH). O Programa IV do Plano Nacional de Recursos Hdricos prev em suas aes uma srie de atividades para o desenvolvimento de capacidades e seu modelo conceitual contempla estruturas metodolgicas que permitem integrar e harmonizar as aes previstas neste programa com os demais programas do PNRH. Devido a isso, devero ser promovidas aes que visem a insero da temtica de guas subterrneas nos espaos de educao ambiental, difuso de informaes e mobilizao social, bem como a promoo de capacitao especfica no tema.

3.0 COMITS DAS BACIAS HIDROGRFICAS

O Comit de Bacias Hidrogrficas um rgo colegiado, inteiramente novo na realidade institucional brasileira, contando com a participao dos usurios, da sociedade civil organizada, de representantes de governos municipais, estaduais e federal. Esse ente destinado a atuar como parlamento das guas, posto que o frum de deciso no mbito de cada bacia hidrogrfica. Os Comits de Bacias Hidrogrficas tm, entre outras, as atribuies de: promover o debate das questes relacionadas aos recursos hdricos da bacia; articular a atuao das entidades que trabalham com este tema; arbitrar, em primeira instncia, os conflitos relacionados a recursos hdricos; aprovar e acompanhar a execuo do Plano de Recursos Hdricos da Bacia; estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados; estabelecer critrios e promover o rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo.

13

Comporo os Comits em rios de domnio da Unio representantes pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos municpios e representantes da sociedade, tais como, usurios das guas de sua rea de atuao, e das entidades civis de recursos hdricos com atuao comprovada na bacia. Entende-se como usurios da gua indivduos, grupos, entidades pblicas e privadas e coletividades que, em nome prprio ou no de terceiros, utilizam os recursos hdricos para: - Insumo em processo produtivo ou consumo final; - Receptor de Resduos - Meio de suporte de atividades de produo ou consumo. A proporcionalidade entre esses segmentos foi definida pelo Conselho Nacional de Recursos Hdricos, atravs da Resoluo n 05, de 10 abril de 2000. Esta norma estabelece diretrizes para formao e funcionamento dos Comits de Bacia Hidrogrfica, representando um avano na participao da sociedade civil nos Comits. A Resoluo prev que os representantes dos usurios sejam 40% do nmero total de representantes do Comit. A somatria dos representantes dos governos municipais, estaduais e federal no poder ultrapassar a 40% e, os da sociedade civil organizada ser mnimo de 20%.

Nos Comits de Bacias de rios fronteirios e transfronteirios, a representao da Unio dever incluir o Ministrio das Relaes Exteriores e, naqueles cujos territrios abranjam terras indgenas, representantes da Fundao Nacional do ndio FUNAI e das respectivas comunidades indgenas. Os Comits sero presididos por um de seus membros, eleito por seus pares para um mandato de 2 (dois) anos, permitida a reconduo. Todos os integrantes de um Comit devero ter plenos poderes de representao dos rgos ou entidades de origem. Cabe ao Conselho Estadual de Recursos Hdricos estabelecer as normas e orientar a constituio dos Comits. Decreto do Chefe do Poder Executivo Estadual instituir os Comits de Bacias e aprovar os seus Regimes Internos.

14

3.1 COMO FUNCIONA UM COMIT ?

Os Comits de Bacias Hidrogrficas (CBHs) so colegiados deliberativos e consultivos e atuam na rea de sua unidade de gerenciamento, ou seja, na sua bacia. Como foram definidos em lei, todos so iguais e tm as mesmas responsabilidades. Uma das principais atribuies dos CBHs aprovar o Plano de Bacias, nos quais so definidas as propostas de aplicao de recursos financeiros, alm de programas e aes que visam promover a integrao entre os usurios das guas, a manuteno e recuperao dos recursos hdricos. Para cumprir seu papel, os comits obedecem a seguinte estrutura:

- Cada comit de bacia tem seu prprio estatuto, no qual so definidas as regras e procedimentos para realizao das assembleias deliberativas, formas de participao, eleio e competncias. Todos os cidados podem participar.

As assembleias so pblicas e os representantes, eleitos para compor o colegiado como titulares e suplentes, tm poder de voto. Os mandatos de todos os integrantes so de dois anos. Todos podem se candidatar aos cargos da diretoria e cmaras tcnicas, respeitando sempre a caracterstica tripartite. At hoje, o Estado ocupou as secretarias executivas e os prefeitos e representantes da sociedade civil ocupam as funes de presidente e vice-presidente. No h uma regra para essa composio ela varia de acordo com o interesse dos segmentos e caractersticas de cada regio.

15

ESTUDO DIRIGIDO: COMITS DE BACIAS 01) Cite pelo menos 4 competncias de um Comit? Elaborar e aprovar a proposta do Plano de respectiva bacia hidrogrfica e acompanhar sua implementao; Encaminhar ao Conselho Estadual de Recursos hdricos a proposta relativa bacia hidrogrfica, contemplando, inclusive, objetivos de qualidade, para ser includa no Plano Estadual de Recursos Hdricos; Aprovar os programas anuais e plurianuais de investimentos em servios e obras de interesse da bacia hidrogrfica, tendo por base o Plano da respectiva bacia; Propor ao rgo competente o enquadramento dos corpos de gua da bacia hidrogrfica em classes de uso e conservao; Propor ao Conselho Estadual de Recursos Hdricos, os valores a serem cobrados pelo uso da gua da bacia hidrogrfica; Realizar o rateio dos custos de obras de interesse comum a serem executados na bacia hidrogrfica; Compatibilizar os interesses dos diferentes usurios da gua, dirimindo, em primeira instncia, os eventuais conflitos; Promover a cooperao entre os usurios dos recursos hdricos; Realizar estudos, divulgar e debater, na regio, os programas prioritrios de servios e obras a serem realizados no interesse da coletividade, definindo objetivos, metas, benefcios, custos, riscos sociais e ambientais; Fornecer subsdios para elaborao do relatrio anual sobre a situao dos recursos hdricos da bacia hidrogrfica; Gerenciar recursos financeiros e tecnolgicos junto a organismos pblicos, privados e instituies financeiras; Solicitar apoio tcnico, quando necessrio, aos rgos que compem o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hdricos.

16

02)

A gua, considerada por muito tempo um recurso natural inesgotvel, a escassear em algumas partes do mundo.

comea

Todas as afirmativas apresentam aspectos que vm colaborando para a escassez da gua, EXCETO:

a) A utilizao da gua tem se caracterizado, em geral, por m gesto e por desperdcio. b) A ampliao do sistema de esgotos no Terceiro Mundo tem provocado a diminuio dos nveis de gua dos rios tropicais. c) O crescimento acelerado da populao, nas ltimas dcadas, intensificou o nvel de consumo de gua no mundo. d) O emprego crescente da irrigao na agricultura tem gerado conflitos no uso mltiplo da gua. e) O reaproveitamento da gua ainda pouco usado, exige altos investimentos, disponveis, sobretudo, no Primeiro Mundo.

03)

Nos prximos quarenta anos, 90% do crescimento populacional vai

se concentrar nas cidades. Como a agricultura consome dois teros de toda a gua retirada da superfcie e do subsolo, uma parte dos recursos da irrigao dever ser desviada. provvel que a gua, ento, alcance um valor de mercado comparvel ao do carvo, do petrleo ou da madeira - e que o desperdcio venha a ser punido pela legislao. (ARNT, p. 50)

Com base no texto e na ilustrao a seguir, pode-se afirmar:

17

(01) Em vrias regies do globo, o uso indiscriminado do solo, nas diversas atividades humanas, tem contribudo para o rebaixamento do lenol fretico, com perspectivas de esgotamento da gua, j que ela um recurso natural no renovvel.

(02) Os 97,2% das guas ocenicas do planeta so responsveis pela manuteno do oxignio e, consequentemente, da vida na Terra.

(04 ) A gua potvel mais pura da natureza encontra-se nas calotas polares e nos glaciares, que armazenam 2,15% da gua do planeta, mas essa gua de difcil acesso, para consumo humano.

(08) A quantidade de gua contida na atmosfera, apesar de ser muito reduzida em relao ao volume total existente na Terra, responsvel por toda a gua doce nela disponvel.

(16) A gua de saturao corresponde a uma parte da gua subsuperficial que preenche a porosidade de rochas e solos.

(32) O homem tem enfrentado eficazmente a situao descrita no texto, atravs de alternativas de baixo custo, para suprimento da sua necessidade de gua, a exemplo das usinas de dessalinizao, barragens e poos.

Resposta: Soma (01+02+04+16 = 23 )

18

04)

As relaes Sociedade x Natureza so desenvolvidas em vrios

nveis. Para satisfazer suas necessidades a Sociedade tem provocado, ao longo do tempo, grandes transformaes e agresses ambientais. Rios so canalizados, so construdos grandes reservatrios d gua, grandes centros urbanos e portos nas margens dos rios ou em baas e esturios. Nesse constante relacionamento da Sociedade com a Natureza surgem problemas como o assoreamento provocado pela ao humana. Para control-lo, a Sociedade obrigada a desenvolver tecnologia especfica, consumindo grande soma de recursos financeiros.

Com bases nessas afirmativas, responda:

a) Que relao pode ser estabelecida entre a vida til dos grandes reservatrios d gua e o fenmeno em questo? R: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ _________________________________________________________

b) Que medidas poderiam ser adotadas nas margens dos reservatrios e nas cabeceiras dos rios que os abastecem para amenizar os efeitos danosos provocados pelo fenmeno?

R:__________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ __________________________________________________________

19

4.0 ANA (AGNCIA NACIONAL DAS GUAS)

Foi criada pela lei 9.984/2000 e regulamentada pelo decreto n 3.692/2000, de forma a complementar a estrutura institucional da gesto de recursos hdricos do pas. Tem como misso regular o uso das guas dos rios e lagos de domnio da Unio e implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, garantindo o seu uso sustentvel, evitando a poluio e o desperdcio, e assegurando gua de boa qualidade e em quantidade suficiente para a atual e as futuras geraes.

4.1 FINALIDADE DA ANA

A finalidade da ANA implementar, em sua esfera de atribuies, a poltica nacional de recursos hdricos, instituda pela Lei n 9.433, de 8 de janeiro de 1997, conhecida tambm como Lei das guas instrumento legal inspirado no modelo francs que permite a gesto participativa e descentralizada dos recursos hdricos. Compete ANA criar condies tcnicas para implementar a Lei das guas, promover a gesto descentralizada e participativa, em sintonia com os rgos e entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, implantar os instrumentos de gesto previstos na Lei 9.433/97, dentre eles, a outorga preventiva e de direito de uso de recursos hdricos, a cobrana pelo uso da gua e a fiscalizao desses usos, e ainda, buscar solues adequadas para dois graves problemas do pas: as secas prolongadas (especialmente no Nordeste) e a poluio dos rios. A agncia uma autarquia sob regime especial, com autonomia

administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, conduzida por uma diretoria colegiada. Tal instituio tambm responsvel pela manuteno de uma rede de Plataforma de coleta de dados visando o monitoramento dos nveis de rios e reservatrios de gua em territrio brasileiro.

20

5.0 POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

Em 1997 a Lei federal n. 9.433, do dia 08 de janeiro, instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos com o intuito de assegurar atual e s futuras geraes gua em qualidade e disponibilidade suficientes atravs da utilizao racional e integrada, da preveno e da defesa dos recursos hdricos contra eventos hidrolgicos crticos. Tal qual a Poltica Nacional de Meio Ambiente, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) traz alguns instrumentos a serem empregados para o alcance de seus objetivos. So eles: Plano de recursos hdricos: so planos diretores, tambm chamados de Plano de Bacia, que tratam do gerenciamento dos recursos hdricos. Cada bacia hidrogrfica deve ter seu plano diretor, elaborado pela Agncia de guas e aprovado pelos Comits de Bacia, que ser integrado ao plano diretor de recursos hdricos do Estado e, sem seguida, ao plano nacional. Neste plano estaro estipulados os dados a respeito da qualidade da gua, usos prioritrios, disponibilidade e demanda, metas de racionalizao, diretrizes para cobrana pelo uso dos recursos hdricos, propostas para reas de restrio de uso, etc. Enquadramento dos corpos dgua: cada corpo dgua recebe uma classificao de acordo com a Resoluo CONAMA 20/86 que estipula os critrios para classificao dos corpos dgua em doces, salgadas, salobras e salinas. Esta classificao dada de acordo com as caractersticas do corpo hdrico e seus usos preponderantes. Outorga: a outorga uma concesso para uso da gua dada pelo poder pblico ao outorgado de acordo com o estabelecido nos Planos de Bacias. tambm uma forma de controlar a quantidade e qualidade da gua que est sendo utilizada e por quem. Os critrios gerais para a outorga foram estabelecidos pela Resoluo n. 7 de 21/07/00 pelo CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hdricos). Cobrana pelo uso da gua: a cobrana pelo uso da gua algo que existe desde 1934 quando foi aprovado o Cdigo de guas (De creto Lei n. 24.643), assim como a redistribuio dos custos pelas obras de

21
interesse geral, alm de inserir o hoje chamado princpio do poluidor pagador para a questo da utilizao dos recursos hdricos e a ilicitude da contaminao das guas com prejuzo de terceiros. A cobrana pelo uso da gua da qual trata a PNRH visa incentivar a racionalizao deste recurso pelos seus usurios e dar-lhes a dimenso real do valor do bem que est sendo consumido. Alguns, inclusive, veem esta cobrana como uma forma de internalizao dos custos ambientais que qualquer consumo de recursos naturais acarreta.

Sistema de informaes: o Sistema Nacional de Informaes sobre os Recursos Hdricos (SNIRH) tem o propsito de fornecer subsdios para a formulao dos Planos de Recursos Hdricos, alm de reunir, divulgar e atualizar permanentemente dados sobre qualidade, quantidade, disponibilidade e demanda pelos recursos hdricos do pas.

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos (SINGREH) constitudo pelo Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH), rgo superior deliberativo e normativo; a Agncia Nacional de guas (ANA), uma autarquia sob regime especial vinculada ao MMA (Ministrio do Meio Ambiente) e com autonomia administrativa e financeira para garantir a implementao da PNRH; os Conselhos de Recursos Hdricos dos Estados e do Distrito Federal; os Comits de Bacia Hidrogrfica, rgo colegiado formado por representantes da sociedade civil organizada e do governo, onde so tomadas as decises referentes bacia hidrogrfica onde atua; os rgos dos poderes pblicos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal cujas competncias se relacionam com a gesto dos recursos hdricos (Exemplo: IGAM em Minas Gerais); e as Agncias de guas que, aps a formao do Comit de Bacia pode ser criada para atuar como secretaria executiva de um ou mais Comit de Bacia.

22

6.0 POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS

No Paran, a Poltica Estadual de Recursos Hdricos

foi instituda

pela Lei n 12.726, de 26 de novembro de 1999, que tambm criou o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hdricos, como parte integrante dos Recursos Naturais do Estado, nos termos da Constituio Estadual e na forma da legislao federal aplicvel.

A Poltica Estadual de recursos hdricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a gua um bem de domnio pblico; II - a gua um patrimnio natural limitado dotado de valor econmico, social e ambiental; (Redao dada pela Lei n 16.242 de 13 de outubro de 2009) III - em situaes de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais; IV - a gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas; V a bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Estadual de Recursos Hdricos e atuao do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hdricos; VI - a gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.

So instrumentos da Poltica Estadual de Recursos Hdricos: III III O Plano Estadual de Recursos Hdricos; O Plano de Bacia Hidrogrfica; O enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes da gua; IV VVI A outorga dos direitos de uso de recursos hdricos; A cobrana pelo direito de uso de recursos hdricos; A Sistema Estadual de Informaes sobre Recursos Hdricos.

23

6.1 PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS DO PARAN PLERH/PR

Plano de Recursos Hdricos do Estado do Paran um dos pela Lei

instrumentos da Poltica Estadual de Recursos Hdricos instituda

Estadual 12.726/99 e, tem como objetivo atuar como instrumento bsico na definio da Poltica e da Gesto dos Recursos Hdricos em nosso Estado. O Plano foi elaborado com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, resultado da parceria do Governo do Estado do Paran com o Ministrio do meio Ambiente, contando com a Cooperao Tcnica da Secretaria de recursos hdricos e Ambiente Urbano. Durante o perodo de sua elaborao, coordenada pelo Instituto das guas do Paran, foram realizadas 125 reunies tcnicas, envolvendo cerca de 70 profissionais de diversas instituies paranaenses, que atuam direta ou indiretamente na rea de recursos hdricos.

A elaborao do Plano Estadual foi dividida em trs etapas:

A primeira etapa, referente ao Diagnstico da Situao Atual, envolveu a participao dos diversos setores relacionados aos recursos hdricos, entre eles: Setor de Saneamento Ambiental ( mananciais de abastecimento pblico,

esgotos sanitrios, aterros sanitrios, resduos hospitalares e doenas de veiculao hdrica); Setor Agropecurio; Setor de Minerao; Setor Eltrico, Setor de Navegao; Setor de Lazer e Setor Industrial, entre outros.

A segunda etapa relacionada diretamente ao Processo Participativo, objetivou promover uma ampla discusso junto sociedade paranaense e aos setores usurios. Foram realizados 10 Encontros Regionais, contando com a participao de mais de 1.600 pessoas, onde se buscou envolver a sociedade nas discusses sobre o Plano Estadual e o futuro das guas no Paran. Esses eventos ofereceram a oportunidade para a populao debater e apontar os problemas relacionados aos recursos hdricos em sua regio, bem como sugerir estratgias para uma gesto integrada e sustentvel deste recurso.

24

A terceira etapa teve como objetivo consolidar o Plano Estadual, atravs da integrao dos estudos do Diagnstico com as contribuies oriundas dos encontros regionais, resultando na Sistematizao de Programas e Diretrizes Estratgicas para os recursos hdricos no Paran.

# As informaes e propostas apresentadas no Plano Estadual de Recursos Hdricos, buscaram refletir o resultado das aes j encaminhadas bem como as demandas, expectativas e aspiraes da sociedade paranaense, tornando-se um marco na histria da gesto dos recursos hdricos no Paran.

7.0 DESEQUILIBRIO DO SISTEMA HDRICO

A gua doce, um bem vital para vida dos seres vivos e um dos principais recursos para o desenvolvimento das naes, encontra-se escasso ou em estado de grande degradao em muitas regies do mundo, inclusive no Brasil. O principal desafio a gesto sustentvel do suprimento e da demanda de gua para que as atuais geraes supram as suas necessidades sem comprometer a possibilidade de que as futuras geraes tambm o faam. A gesto do suprimento implica implementar polticas de identificao e desenvolvimento de novas fontes de gua e da demanda e a introduo de instrumentos que promovam a sua conservao e uso eficiente. No Brasil, a regulamentao desse assunto iniciou-se na dcada de 1930, fundamentandose num modelo centralizado e sob forte influncia do setor eltrico. Com a Constituio Federal de 1988, comeou a ser criado um novo sistema de gesto, integrado, democrtico e descentralizado, tendo a bacia hidrogrfica como unidade de referncia e gerenciamento. Este sistema combina a aplicao de diferentes mecanismos de regulao, contemplando instrumentos de comando e controle, econmicos e de educao ambiental. O planejamento compartilhado entre o poder pblico, organizaes da sociedade civil e

usurios, integrando decises sobre desenvolvimento, uso de gua, saneamento e meio ambiente, envolvendo uma diversidade de agentes com objetivos contraditrios, fazendo com que os interesses de uns funcionem como reguladores dos interesses de outros.

25

Para entender melhor as causas e as suas consequncias provocas pelo do desequilbrio do sistema hdrico, necessrio ter uma noo da distribuio das guas no Planeta Terra. A quantidade total de gua na Terra distribuda da seguinte maneira:
Volumes de gua na Terra Fonte Oceanos Gelo polar, geleiras, icebergs gua subterrnea, umidade do solo Lagos e rios Atmosfera Soma gua potvel Volume (km3) 1.348.000.000 227.000.000 8.062.000 225.000 13.000 1.583.300.000 36.020.000 Volume (%) 92,39% 2,01% 0,58% 0,02% 0,001% 95,001% 4,50%

7.1 PROBLEMAS DO SISTEMA HDRICO Simultaneamente ao aquecimento terrestre, a escassez de gua doce tem sido considerada um dos problemas ambientais mais graves e complexos. O uso de gua cresce continuamente em todo mundo, em particular na agricultura irrigada e no Brasil a ideia de abundncia reforou a cultura do desperdcio. A maneira como os recursos hdricos so utilizados e a degradao desses recursos vem provocando uma crise de grandes propores em muitos pases, especialmente nos grandes centros urbanos. Esses problemas podero se intensificar com a mudana climtica decorrente do aumento da concentrao de gases de efeito estufa. Particularmente nas regies ridas e semiridas, o aumento da temperatura do planeta entre 1C e 2C, combinado com uma reduo de 10% no ndice pluviomtrico, poder reduzir o escoamento anual em at 70%. A gua doce um recurso material limitado e com mltiplas funes; portanto, com diferentes tipos de usos. Para o abastecimento humano, a gua matria-prima; para a atividade industrial e de irrigao, a gua pode ser insumo e matria-prima; para a navegao, a gua leito navegvel; para atividades de recreao e lazer, a gua parte da beleza cnica; para as atividades de pesca, a gua o meio onde vivem as espcies; para o esgotamento de efluentes

26

urbanos e industriais, a gua corpo diluidor e para a produo de energia necessrio explorar os movimentos da gua transformando energia cintica em eltrica. Como equacionar os conflitos inerentes aos diversos tipos de uso dos recursos hdricos, muitas vezes envolvendo interesses contraditrios ? De acordo com um diagnstico apresentado na Conferncia Internacional sobre gua Doce, em Bonn, em 2001, cerca de 1,2 bilho de pessoas vivem sem acesso gua em quantidade e qualidade necessrias para uma vida saudvel e digna; 2,5 bilhes carecem de saneamento adequado e 4 milhes, principalmente crianas, morrem todos os anos de disenteria, amebase e outras doenas associadas gua de m qualidade. Dessa forma, mantido o padro atual de uso e degradao da gua, esse quadro tende a se agravar, pois, estima-se que por volta de 2030 a Terra contar com 2 bilhes de pessoas a mais, a maioria vivendo nas grandes cidades situadas em pases pobres, principalmente, na sia, na frica, no Oriente Mdio e na Amrica Latina. O Brasil possui 12% das reservas de gua do planeta, enquanto abriga 2,8% da populao mundial (193 milhes de habitantes( Fonte: IBGE/2010). A produo hdrica superficial em territrio brasileiro de 168.790m 3/s, chegando a 257.790m3/s quando se considera a vazo da bacia amaznica procedente de territrio estrangeiro (NOVAES, 2000, p.59). Contudo, existem grandes disparidades entre a produo hdrica e a concentrao demogrfica. A regio amaznica, com um adensamento demogrfico de 2 a 5 habitantes/km2, responde por 78% da produo hdrica nacional; a bacia do rio So Francisco (densidade de 5 a 25 habitantes/km 2) corresponde a apenas 1,7% da descarga hdrica total, enquanto a bacia do rio Paran (densidade de 25 a mais de 100 habitantes/km 2) corresponde a 6% da produo hdrica total. Esses dados mostram que menos de 20% da descarga hdrica nacional abastece cerca de 95% da populao, enquanto 80% dessa produo originada de regies ocupadas por apenas 5% da populao. Isso quer dizer que embora o Brasil tenha uma das maiores reservas de gua doce do planeta, existem regies situadas abaixo dos padres mnimos, em decorrncia das disparidades entre a produo hdrica e o adensamento demogrfico.

27

O crescimento demogrfico urbano dos ltimos 30 anos um fator importante de presso sobre os recursos hdricos. No perodo 1970-2000, a taxa de urbanizao passou de menos de 56% para mais de 81% (IBGE, 2000). So 25 aglomerados urbanos com populao superior a 500 mil habitantes e 12 com mais de 1 milho. Essa mudana na distribuio espacial da populao brasileira se tornou um fator relevante para a agenda ambiental do pas, sobretudo a partir da dcada de 1990, quando se pode considerar que o novo padro de distribuio da populao passou a ser mais importante que o crescimento demogrfico em si (NEDER, 2002). A tabela 1 mostra a situao dos recursos hdricos nas unidades federativas brasileiras, comparativamente aos pases europeus. Um ndice de disponibilidade acima de 20.000m 3 habitante/ano revela uma situao de abundncia e, no outro extremo, considerado situao crtica de escassez um ndice de disponibilidade abaixo de 1.500 m3/habitante/ano. Como mostra a tabela, das 27 unidades federativas brasileiras, 11 apresentam uma oferta de gua abundante, com disponibilidade hdrica oscilando entre 39 mil e 1.747.010m 3/habitante/ano. Em comparao com os pases europeus, os que possuem maior disponibilidade hdrica apresentam uma relao que varia de 21.800m3 a 22.600m3/habitante/ano. No Brasil, quatro unidades federativas apresentam uma situao considerada muito rica, duas ricas e duas em condio de equilbrio em relao ao que a OMS considera adequado para a satisfao da vida em comunidade e para o exerccio das atividades humanas e sociais. Seis unidades federativas apresentam situao pobre (disponibilidade inferior a 2.500m3/habitante/ano) e duas possuem situao crtica de escassez (abaixo de 1.500m3/habitante/ano). Quanto aos problemas relacionados escassez de gua, estes j se mostram preocupantes. A gua o elo entre tudo que tem vida, conectando passado, presente e futuro. Nesse sentido, as geraes atuais tambm tm responsabilidades com as futuras geraes, s quais se deve legar condies de suprir suas necessidades de recursos naturais, principalmente de gua. Portanto, parece haver razovel consenso, em escala planetria, sobre a necessidade de se reverter o atual quadro de degradao, adotando-se uma viso coletivista de propriedade e uma tica de compromisso e cuidado com a gua.

28

A comunidade cientfica j dispe de considervel volume de conhecimentos sobre todo o ciclo hidrolgico e os processos de degradao da gua. Contudo, o impacto das aes humanas sobre a sua disponibilidade e circulao ainda a grande interrogao que estudos especficos precisaro responder com alguma urgncia. Como afirma Tundisi (2003, p.206), "A soluo para os problemas da gua est, por um lado, nos avanos tecnolgicos necessrios (solues cientficas e de engenharia) e, por outro, nos avanos polticos, gerenciais e de organizao institucional em nvel de bacias hidrogrficas, consrcios de municpios, bacias interestaduais e internacionais."

29
ESTUDO DIRIGIDO:

A.N.A, POLTICA ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS e DESEQUILIBRIO DO SISTEMA HDRICO

01) Defina Bacia Hidrogrfica ! R: Bacia hidrogrfica uma unidade fisiogrfica, limitada por divisores topogrficos que age como um reservatrio de gua e sedimentos. drenada por um curso dgua ou um sistema conectado de cursos dgua, e toda vazo efluente descarregada em uma seo fluvial nica.

02) So instrumentos de gesto de recursos hdricos, Segundo a Lein. 9.433, De 08/01/97 o(a):

a) Enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo seus usos preponderantes e a fiscalizao do uso dos recursos hdricos. b) Enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo seus usos preponderantes e o sistema de informao sobre recursos hdricos. c) Outorga dos direitos de uso de recursos hdricos e a licena ambiental. d) Outorga dos direitos de uso dos recursos hdricos e a licena de instalao para atividades ribeirinhas. e) Cobrana pelo uso de recursos hdricos e o sistema de informao sobre recursos hdricos.

03) Qual a soluo mais adequada para resolver o problema de saneamento bsico da gua utilizada pelas residncias, pelas escolas, pelos hospitais etc. numa cidade? R: A rede de esgoto com estao de tratamento dessas guas.

30

8.0 POLUIO E DEGRADAO HDRICA

Os impactos exercidos pelo homem so de dois tipos: Primeiro, o consumo de recursos naturais em ritmo mais acelerado do que aquele no qual eles podem ser

renovados pelo sistema ecolgico; Segundo, pela gerao de produtos residuais em quantidades maiores do que as que podem ser integradas ao ciclo natural de nutrientes. Alm desses dois impactos, o homem chega at a introduzir materiais txicos no sistema ecolgico que tolhem e destroem as foras naturais. A maior parte da gua que retirada no atualmente consumida e retorna a sua fonte sem nenhuma alterao significativa na qualidade. A gua um solvente verstil frequentemente usado para transportar produtos residuais para longe do local de produo e descarga. Infelizmente, os produtos residuais transportados so frequentemente txicos, e sua presena pode degradar seriamente o ambiente do rio, lago ou riacho receptor.

8.1 EFEITOS DA DEGRADAO DE RECURSOS HDRICOS SOBRE A SADE HUMANA Atualmente, a cada 14 segundos, morre uma criana vtima de doenas hdricas. Estima-se que 80% de todas as molstias e mais de um tero dos bitos dos pases em desenvolvimento sejam causados pelo consumo de gua contaminada, e, em mdia, at um dcimo do tempo produtivo de cada pessoa se perde devido a doenas relacionadas gua. Os esgotos e excrementos humanos so causas importantes dessa deteriorao da qualidade da gua em pases em desenvolvimento. Tais efluentes contm misturas txicas, como pesticidas, metais pesados, produtos industriais e uma variedade de outras substncias. As consequncias dessas emisses podem ser srias.

31
9.0 CICLO HIDROLGICO

O ciclo da gua, conhecido cientificamente como o ciclo hidrolgico, referese troca contnua de gua na hidrosfera, entre a atmosfera, a gua do solo, guas superficiais, subterrneas e das plantas. A gua pode ser encontrada no planeta em trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. Durante o processo que chamamos de Ciclo da gua ou Ciclo hidrolgico ela passa pelos estados lquido e gasoso de forma que vai sempre se renovando cada ciclo completo. Em alguns lugares muito frios do planeta ela pode ser encontrada em estado slido (ex.: geleiras na Antrtida), ou ainda, se solidificar depois de cair na forma de chuva ou neve (pequenos flocos de gua solidificada).

Para entender o processo do ciclo hidrolgico, temos a demonstrao esquemtica na figura 1.

Figura 1

32

O ciclo da gua inicia-se com a energia solar que incide na Terra, isto , o ciclo da gua acontece quando o vapor de gua chega a certa altura. A temperatura cai e a gua condensa, passando para o estado lquido em pequenas gotculas que vo se juntando e movimentando por causa da ao dos ventos e das correntes atmosfricas e formando as nuvens. Por fim, elas caem na forma de chuva (precipitao). Ao cair a gua escorre para os rios, ou para lenis subterrneos e depois para os rios e mares, oceanos e lagos. Ento ela fica novamente exposta ao do sol que a esquenta transformando-a novamente atravs do processo de evaporao: passagem do estado lquido para o gasoso.

9.1 COMPONENTES DO CICLO HIDROLGICO Precipitao Interceptao Infiltrao Reteno superficial Deteno superficial Evaporao e transpirao Escoamento superficial ou enxurrada

PRECIPITAO: Fonte de gua que origina o ponto de partida para todas as anlise hidrolgicas de pequenas bacias hidrogrficas. Existe nas formas de CHUVA, GRANIZO E NEVE. As principais caractersticas pelas quais pode-se identificar uma chuva so: Quantidade ou volume total mm ou m3 Durao minutos ou horas Intensidade-quantidade/tempo -mm.h-1

33

INTERCEPTAO VEGETAL Refere-se coleta de chuva sobre a superfcie das plantas. Pode atingir at25% da precipitao anual total. Os fatores que mais influenciam na quantidade de gua interceptada so: Tipo da vegetao Densidade da vegetao Estgio de crescimento Velocidade do vento Estao do ano

INFILTRAO Refere-se a entrada de gua pela superfcie do solo. Os fatores que afetam a infiltrao da gua no solo so: Tipo de solo Selamento superficial Crosta superficial Umidade do solo antes da chuva Durao e intensidade da chuva

RETENO SUPERFICIAL Refere-se gua permanentemente retida nas depresses da superfcie do solo. Nunca faz parte da enxurrada, podendo apenas infiltrar no solo ou evaporar. Os fatores que afetam so: Tipo de prtica cultural Tipo de equipamento preparo Eroso e caractersticas da superfcie do solo

34

DETENO SUPERFICIAL Refere-se gua temporariamente detida na superfcie do solo, a qual deve originar a enxurrada. afetada por: Micro relevo superficial Vegetao Macro- relevo Topografia geral da rea

EVAPOTRANSPIRAO Parte da gua existente no solo utilizada pela vegetao e eliminada pelas folhas na forma de vapor.

TRANSPIRAO a forma como a gua existente nos organismos passa para a atmosfera

ESCOAMENTO SUPERFICIAL OU ENXURRADA. a parte da precipitao que escorre sobre a terra. o componente do ciclo hidrolgico de maior interesse para a cincia conservacionista.

35

ESTUDO DIRIGO: POLUIO E DEGRADAO HDRICA e CICLO HIDROLGICO

01) Defina o ciclo hidrolgico?

R: Ciclo Hidrolgico o fenmeno global de circulao fechada da gua entre a superfcie terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada gravidade e rotao terrestre. O conceito de ciclo hidrolgico
est ligado ao movimento e troca de gua nos seus diferentes estados fsicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotas polares, as guas superficiais, as guas subterrneas e a atmosfera.

02) Para que processos do ciclo hidrolgico a Precipitao um fator importante? R: A Precipitao fator importante para os processos de escoamento superficial direto, infiltrao, evaporao, transpirao, recarga de aquferos, vazo bsica dos rios e outros. 03) Mencione pelo menos cinco finalidades da Medio de Vazo? R: Criar sries histricas; Anlise de vazes mnimas: autodepurao de esgotos, calado para navegao, etc. Anlise de vazes mdias: dimensionamento de reservatrios, etc. Anlise de vazes mximas: dimensionamento de vertedores, bacias de deteno, etc. Operao em tempo real: comportas, controle de cheias, etc. Clculo de vazes de referncia para outorga 04) Que significa evapotranspirao e quais so os fatores intervenientes nesse processo? Explique ainda qual sua importncia dentro do ciclo hidrolgico? R: A evapotranspirao uma combinao de evaporao da gua da superfcie (solo, folhas, gua superficiais e outras) e da transpirao dos vegetais. Os fatores intervenientes nesse processo so: suprimento de energia do sol, transporte de vapor, suprimento de umidade para a superfcie evaporativa. importante dentro do balano hdrico do ciclo hidrolgico por representar, em termos globais, cerca de 84% da gua que forma as nuvens e que condensar posteriormente em forma de precipitao.

36

10.0 DIAGNSTICO DE BACIAS HIDROGRFICAS DO BRASIL 10.1 ALGUNS PROBLEMAS COMUNS S BACIAS HIDROGRFICAS BRASILEIRAS

Monitoramento ambiental insuficiente; Falta de articulao interinstitucional e intergovernamental; Conflitos pelo uso da gua; Poluio da gua e ausncia de saneamento; Desmatamento; Manejo inadequado do solo; Reduo da biodiversidade; Eroso e assoreamento dos rios; Escassez de gua em termos de quantidade e/ou qualidade. 10.2 PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRFICAS DO BRASIL

Bacia Amaznica

- Localizada na regio norte do Brasil, a maior bacia hidrogrfica do mundo, possuindo 7 milhes de quilmetros quadrados de extenso (4 milhes em territrio brasileiro). - O rio principal desta bacia o Amazonas que nasce no Peru e depois percorre o territrio brasileiro. - Possu cerca de 23 mil quilmetros de rios navegveis. - Fazem parte desta bacia diversos afluentes do rio Amazonas como, por exemplo, rio Negro, Solimes, Branco, Juru, Xingu, Japur, entre outros.

Bacia do rio Paran

- Possui uma extenso de, aproximadamente, 800 mil quilmetros quadrados; - Localiza-se em grande parte na regio sudeste e sul do Brasil (regio de maior desenvolvimento econmico do pas). - Seu principal rio o Paran que recebe as guas de diversos afluentes como, por exemplo, rio Tiet, Paranapanema e Grande.

37

- Possui grande potencial gerador de energia eltrica. Nesta bacia encontram-se as usinas hidreltricas de Itaipu (maior do Brasil) e Porto Primavera. - A hidrovia Tiet-Paran uma importante rota de navegao nesta bacia.

Bacia do rio Paraguai

- O principal rio desta Bacia o Paraguai. - Grande parte desta bacia estende-se pela plancie do Pantanal MatoGrossense. - Os rios desta bacia so muito usados para a navegao. - O rio Paraguai drena a gua de uma regio de aproximadamente 1 milho de quilmetros quadrados.

Bacia do rio Parnaba

- Localiza-se na regio nordeste, entre os estados do Cear, Maranho e Piau. - Possui, aproximadamente, 340 mil quilmetros quadrados de extenso. - O principal rio o Parnaba que recebe as guas de diversos afluentes, sendo que os principais so: rios Gurguia, Balsas, Uruu-Preto, Poti, Canind e Longa. - A principal atividade econmica desenvolvida no rio Parnaba a piscicultura (criao de peixes).

Bacia do Araguaia-Tocantins

- Localiza-se nas regies central e norte do Brasil, entre os estados de Tocantins, Gois, Par e Mato Grosso do Sul. - Os dois rios principais que fazem parte desta bacia so o Araguaia e o Tocantins. - O rio Tocantins possui bom potencial hidreltrico, sendo que nele est instalada a usina de Tucuru.

38

Bacia do rio So Francisco

- Localiza-se em grande parte em territrio do Nordeste, entre os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Porm, o trecho inicial da bacia est localizado no norte de Minas Gerais. - Possui uma rea de, aproximadamente, 650 mil quilmetros quadrados de extenso. - O rio So Francisco muito importante para a irrigao de terras em seu percurso e tambm para a navegao. - Os principais afluentes do So Francisco so: rios Pardo, Ariranha, Grande e das Velhas.

Bacia do rio Uruguai

- Situada na regio sul do Brasil, esta bacia estende-se tambm pelo territrio do Uruguai. - Possui cerca de 180 mil quilmetros quadrados de extenso. - Esta bacia apresenta importante potencial hidreltrico, alm de ser usado para a irrigao nas atividades agrcolas.

Bacia do rio Paraba do Sul

- Localiza-se na regio sudeste, entre os estados de So Paulo e Rio de Janeiro (maior parte). - Sua extenso de, aproximadamente, 300 mil quilmetros quadrados. - O principal rio desta bacia o Paraba do Sul.

39

BACIAS HIDROGRFICAS DO BRASIL

ESTUDO DIRIGIDO: BACIAS HIDROGRFICAS DO BRASIL

01) FUVEST) O potencial hidroeltrico brasileiro avaliado pela Eletrobrs em 200 milhes de quilowatts, os quais podem ainda ser ampliados se consideradas as pequenas quedas de gua. Entretanto, em 1979, a potncia instalada atingia apenas 28 milhes de quilowatts, pois h bacias hidrogrficas com potencialidade muito pouco explorada, como:

a) b) c) d) e)

Bacia do Paran e Bacia do Paraguai Bacia Amaznica do Uruguai Bacia do Paran e Bacia do So Francisco Bacias do Leste e Bacia do So Francisco Bacias do Leste e Bacia Amaznica

40

02) (UEL-2003) Bacia hidrogrfica a rea abrangida por um rio principal e sua rede de afluentes e subafluentes. Sobre as bacias hidrogrficas brasileiras e sua utilizao, correto afirmar: a) O potencial hidreltrico da Bacia do Paran o mais aproveitado do pas em funo de sua proximidade com o Centro-Sul, rea de maior demanda por energia eltrica. b) A Bacia Amaznica caracteriza-se pelo predomnio de rios de planalto e hidrografia pouco densa; por isso, a navegao fluvial inexpressiva na regio. c) A navegao na Bacia do Tocantins ocorre sazonalmente devido ao regime de intermitncia de seus rios. d) A Bacia do Uruguai possui a principal hidrovia que integra poltica e economicamente os pases do Mercosul. e) A Bacia do So Francisco sofre grande impacto em funo da transposio de seu rio principal. 03) (FGV-SP-2005) Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma dificuldade para o aproveitamento dos rios da Bacia Amaznica, no que se refere gerao de energia eltrica. a) A baixa declividade ao longo de seus cursos, que, ao serem represados, causam grande impacto com o alagamento de grandes reas florestadas. b) A navegao, uma das principais formas de deslocamento na regio amaznica, limitada em represas utilizadas para gerao de energia eltrica. c) A economia da regio amaznica, baseada no extrativismo mineral, vegetal, na pecuria extensiva e ainda a ausncia de indstrias, no gera grande consumo de energia eltrica. d) O clima Equatorial, predominante na regio amaznica, apresenta uma estao seca no inverno, que reduz a vazo dos rios e inviabiliza a produo de energia eltrica. e) As entidades ambientalistas internacionais argumentam que as termoeltricas, que utilizam carvo vegetal, causam menos impactos ambientais Floresta Amaznica do que as hidroeltricas.

41

04) (FAFEOD-MG/Adaptado) " a mais extensa das trs bacias que formam a grande Bacia Platina. Possui o maior potencial hidroeltrico instalado no Brasil." O trecho acima citado refere-se bacia do: a) Uruguai. b) Paraguai. c) Itaja d) Paran. e) Jacu.

GABARITO: 01) B 02) A 03) A 04) D

42

11.0 MANEJO DE MICRO BACIAS HIDROGRFICAS

As micro bacias so consideradas reas de captao, armazenamento e escoamento de guas. O manejo inadequado dessas reas causa eroso, assoreamento ou perda da mata ciliar. Existem alternativas acessveis ao pequeno produtor para manejar esses espaos. Para a realizao de um planejamento mais racional de uma micro bacia hidrogrfica, deve-se ter em mente a complexidade dos elementos que interagem no meio fsico. Aspectos fsicos como solo, clima e topografia se somam presena humana na rea. Assim, situaes sociais, econmicas e culturais compem com a rea fsica, diferentes padres que devem ser levados em considerao para obter-se resultados mais aceitveis. As microbacias hidrogrficas compreendem superfcies que variam de 700 a 10 mil hectares. So reas situadas entre os fundos de vale e os espiges divisores de gua. Nas estratgias tcnicas dos programas de microbacias hidrogrficas, alm da execuo de terraos, da recomposio de matas ciliares e do cercamento das reas de preservao permanentes (APPs), se procura aumentar a cobertura vegetal dos solos, ampliar a infiltrao de gua no perfil do solo, diminuir o escoamento superficial e controlar a poluio das guas e dos solos. Os limites da microbacia hidrogrfica respeitam a integrao das vrias subbacias que representam a bacia hidrogrfica principal. A microbacia funciona como unidade de trabalho adequada ao planejamento de aesrelativas ao equilbrio ambiental, com as tcnicas e investimentos, contextualizados a poltica no nvel local, uma vez que reflete a regio onde est inserida, desde o ambiente hidrolgico do complexo regional at o padro de ocupao das terras. Um conceito importante atribudo s microbacias o ecolgico, que considera a menor unidade do ecossistema onde pode ser observada a delicada relao de interdependncia entre os fatores biticos e abiticos, sendo que perturbaes podem comprometer a dinmica de seu funcionamento.

43

Esse conceito visa identificao e o monitoramento de forma orientada dos impactos ambientais. A Poltica Nacional de Recursos Hdricos, instituda pela Lei n 9.433, de 8 de janeiro de 1997, incorpora princpios e normas para a gesto de recursos hdricos adotando a definio de bacias hidrogrficas como unidade de estudo e gesto. Assim, de grande importncia para gestores e pesquisadores a compreenso do conceito de bacia hidrogrfica e de suas subdivises. Conhecer detalhes sobre as condies existentes na rea da microbacia hidrogrfica o ponto de partida para a avaliao das atividades praticadas nela, sobretudo no que se refere relao entre os sistemas de uso da terra e a explorao que se faz dos recursos naturais. Por isto um diagnstico sobre o estado atual e as tendncias de disponibilidade e qualidade desses recursos visto como forma cientfica e prtica para avaliar as interaes dos fatores antrpicos com os naturais nas possveis ameaas integridade ecolgica e a sustentabilidade social e econmica dos empreendimentos, mas, sobretudo, da rea como um todo. Nas micro bacias esto localizadas as nascentes dos crregos, que compem, junto com os rios dos quais so tributrios, os sistemas de drenagem de uma determinada regio. Assim, as intervenes no nvel da micro bacia visam atenuar os impactos gerados pela ao humana nas cabeceiras dos rios, como forma de beneficiar tanto a populao da rea rural, quanto s populaes das cidades, geralmente localizadas a jusante das bacias. As micro bacias hidrogrficas muitas vezes transcendem os limites polticoadministrativos que separam os municpios, englobando vrios deles. Por isso, o manejo dos recursos naturais tomando a micro bacia como unidade de planejamento tem sido centralizado e gerenciado por rgos pblicos estaduais ou por consrcios intermunicipais de recursos hdricos. O problema da gesto de bacias hidrogrficas surge principalmente por causa do uso das terras do entorno dos cursos dgua que formam as micro bacias, pois nelas ocorre a implantao de projetos que no oferecem a mnima ateno conservao desses cursos, por conseguinte prejudicando a sustentabilidade regional.

44

11.1 RECUPERAO DAS MICRO BACIAS Para recuperar, manejar e/ou conservar uma micro bacia hidrogrfica inclui verificar em seu interior, os limites poltico-administrativos existentes e a concentrao de hortas, culturas de ciclo curto e perene, criao de gado, assim como, indstrias, aglomerados urbanos, balnerios e mananciais hdricos: desde a nascente at a foz do curso principal e de seus afluentes.

12.0 BACIAS HIDROGRFICAS PARANAENSES

BACIA DAS CINZAS

Totalmente inserida no estado do Paran, a bacia abrange uma rea de drenagem de 9.645 km. O Rio das Cinzas, principal do Norte Pioneiro, nasce em Pira do Sul e desgua no Rio Paranapanema, na divisa de Santa Mariana e Itambarac.

BACIA DO IGUAU

Abrangendo os estados do Paran e de Santa Catarina, alm de uma parte em territrio argentino, a bacia hidrogrfica do Rio Iguau chega a cobrir uma rea prxima a 72.637,5 km.

BACIA DE ITARAR

Com uma rea total de 5.187 km, a bacia est entre os limites de So Paulo e Paran.

BACIA DO IVA

Localizada na regio Noroeste do Paran, a bacia do Iva tem a cabeceira situada em Irati e a foz no Rio Paran, no municpio de Icarama.

45

BACIA LITORNEA

Ocupando uma rea de 6.022,493 km, a bacia abrange os municpios de Guaraqueaba, Antonina, Morretes, Paranagu, Pontal do Paran, Matinhos e Guaratuba.

BACIA DO PARANAPANEMA I

Com a agropecuria como principal atividade econmica, a bacia do Paranapanema I tem uma rea de 1.246 km e destaque para os Rios Lambari e Fartura.

BACIA DO PARANAPANEMA II

A bacia do Paranapanema II tm uma rea de 695 km e uma grande cultura de cana-de-acar. As principais cidades so Santa Mariana e Cornlio Procpio.

BACIA DO PARANAPANEMA III

Formada pela rea de drenagem de 12 afluentes do Rio Paranapanema, a bacia abriga o Parque Florestal de Ibicatu, no municpio de Centenrio do Sul.

BACIA DO PARANAPANEMA IV

Com uma rea de 4.183 km, a bacia do Paranapanema IV est localizada a oeste do Pirap, na cidade de Diamante do Norte e abriga a Estao Ecolgica do Caiu.

BACIA DO PARAN I

Com uma superfcie de 1.629,45 km, a bacia do Paran I est localizada no Noroeste do Paran e faz parte do corredor CaiuIlha Grande.

46

BACIA DO PARAN II

A bacia possui uma rea de 2.919,74 km e abriga o Parque Nacional de Ilha Grande, alm de conter um arquiplago fluvial e vrzeas denominadas charcos do Rio Paran.

BACIA DO PARAN III Com 8.000 km, a bacia do Paran III abrange total ou parcialmente - 28 municpios paranaenses. Entre os rios que fazem parte da bacia, destaques para o So Francisco, que nasce em Cascavel e o Guau, que nasce em Toledo, alm do lago de Itaipu.

13.0 LEI 4771/65 CDIGO FLORESTAL

Definies (art. 1)

As aes ou omisses contrrias s disposies deste Cdigo na utilizao e explorao das florestas e demais formas de vegetao so consideradas uso nocivo da propriedade. A pequena propriedade rural aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietrio ou posseiro e de sua famlia, cuja renda bruta seja proveniente, em oitenta por cento, de atividade

agroflorestal ou do extrativismo, cuja rea no supere cento e cinquenta hectares se localizada nos Estados do Acre, Par, Amazonas, Roraima, Rondnia, Amap e Mato Grosso; cinquenta hectares, se localizada no polgono das secas; trinta hectares, se localizada em qualquer outra regio do Pas . rea de preservao permanente a rea protegida coberta ou no por vegetao nativa, com a funo de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas.

47

REA DE PRESERVAO PERMANENTE (ART. 2) Curso dos rios ou de qualquer curso d'gua desde o seu nvel mais alto, cuja largura mnima ser: De 30 (trinta) metros para os cursos d'gua de menos de 10 (dez) metros de largura;

De 50 (cinquenta) metros para os cursos d'gua que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

De 100 (cem) metros para os cursos d'gua que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura

De 200 (duzentos) metros para os cursos d'gua que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

De 500 (quinhentos) metros para os cursos d'gua que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros. Ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios d'gua naturais ou artificiais. Nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'gua", qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 (cinquenta) metros de largura. Topo de morros, montes, montanhas e serras; Encostas ou partes destas, com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive; Restingas, de mangues; como fixadoras de dunas ou estabilizadoras

48
Bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem)metros em projees horizontais; Em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros,

qualquer que seja a vegetao.

OBS: Reserva legal a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente.

Reserva Legal (art 16) Oitenta por cento(80%), na propriedade rural situada em rea de floresta localizada na Amaznia Legal Trinta e cinco por cento(5%), na propriedade rural situada em rea de cerrado localizada na Amaznia Legal, sendo no mnimo vinte por cento(20%) na propriedade e quinze por cento(15%) na forma de compensao em outra rea, desde que esteja localizada na mesma micro bacia. Vinte por cento(20%), na propriedade rural situada em rea de floresta ou outras formas de vegetao nativa localizada nas demais regies do Pas. Vinte por cento(20%), na propriedade rural em rea de campos gerais localizada em qualquer regio do Pas. A localizao da reserva legal deve ser aprovada pelo rgo ambiental estadual competente, devendo ser considerados, no processo de aprovao, a funo social da propriedade, e os seguintes critrios e instrumentos, quando houver o plano de bacia hidrogrfica o plano diretor municipal o zoneamento ecolgico-econmico outras categorias de zoneamento ambiental a proximidade com outra Reserva Legal, rea de Preservao Permanente, unidade de conservao ou outra rea legalmente protegida.

49

Penalidades (art. 28 e 30)

Aplicam-se s contravenes e crimes previstos neste Cdigo as regras gerais do Cdigo Penal, da Lei de Contravenes Penais e demais leis, sempre que a presente Lei no disponha de modo diverso, com as penalidades neles cominadas.

Autores (art. 29)

diretos

arrendatrios, parceiros, posseiros, gerentes, administradores, diretores, promitentes compradores ou proprietrios das reas florestais, desde que praticadas por prepostos ou subordinados e no interesse dos preponentes ou dos superiores hierrquicos

autoridades que se omitirem ou facilitarem, por consentimento legal, na prtica do ato.

Agravantes (art 31)

Cometer a infrao no perodo de queda das sementes ou de formao das vegetaes prejudicadas, durante anoite, em domingos ou dias feriados, em pocas de seca ou inundaes

Cometer a infrao contra a floresta de preservao permanente ou material dela provindo

50

14.0 GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRFICAS COMO UNIDADE TERRITORIAL DE PLANEJAMENTO

A Bacia Hidrogrfica como unidade territorial de planejamento adquiriu esse status a partir dos conflitos relativos oferta hdrica em quantidade e qualidade que fossem suficientes tanto a perpetuao da acumulao de riqueza e sua reproduo, quanto garantia da sobrevivncia humana, sem a qual no h a reproduo do capital, e consequente desenvolvimento. A bacia hidrogrfica justamente o palco dessas aes e degradaes, refletindo todos os efeitos. A identificao da bacia como elemento catalisador dos processos ambientais e das interferncias humanas tem conduzido aplicao do conceito de gerenciamento de bacias hidrogrficas. A utilizao da bacia hidrogrfica como unidade de gesto, no somente se justifica e se extingue, em seu papel de unidade ambiental como integradora das guas, seu uso como unidade se justifica tambm em seu papel

descentralizador das aes gesto dos recursos hdricos, fazendo com que o processo de gesto seja (...) realizado a partir de processos de planejamento regional, desenvolvidos de forma descentralizada por bacias

hidrogrficas. (GOLDENSTEIN, 2000, p. 170) Atravs da Lei No 9433/97, a gua passou a ser considerada um recurso limitado, e consequentemente vem sendo destacada como bem dotado de valor. H, atualmente, o reconhecimento do seu valor econmico como elemento condicionador de uma maior racionalizao do seu uso; da mesma forma, vem acarretando uma alterao da importncia do espao que com ela interage. Na figura de seus divisores nasce a unidade ambiental. A utilizao destes, no estabelecimento de uma unidade que se prestar implementao de um processo de gesto dos recursos hdricos faz com que nasa seu aspecto territorial. Independentemente destas duas maneiras diferentes de pensar a bacia hidrogrfica como unidade, observa-se que a diversidade torna-se unidade em seu conceito, obtendo validade, significado, quando este unifica a diversidade. A diversidade existe quando contemplam-se vrios aspectos num s, isto , quando observa-se que o aspecto ambiental e o territorial fundem-se. Apesar de configurarem elementos distintos, na verdade eles passam a fazer parte desta mesma unidade, a bacia hidrogrfica.

51

O entendimento sobre a unidade que a bacia hidrogrfica vem constituir est relacionado a uma forma de pensar em seu espao como produto de uma apropriao, que de longe tem a ver somente com a configurao espacial de um terreno que representa uma determinada rea da superfcie terrestre em que esto dispostos os seus cursos dguas em suas diversas classes hierrquicas. Portanto, desenvolveu-se a inteno de estender e ampliar sua noo, j que se percebeu que ela envolvida da inter-relao de diversos fatores e fatos ambientais e territoriais, todos elementos que existem, e acabam por compor e interferir no estabelecimento da bacia hidrogrfica como uma unidade. Naturalmente como qualquer rea da superfcie terrestre, as bacias hidrogrficas vo ter possivelmente, em algum momento condies dispares, como nvel de urbanizao, de industrializao, quantidade e distribuio da populao residente/flutuante, e um quadro ambiental que por mais prximas que possam estar umas das outras, podem apresentar quadros espaciais totalmente diversos. A totalidade da rea de uma bacia hidrogrfica a unidade em que observado o surgimento da diversidade. J numa outra escala, nas diversas Unidades Hidrogrficas que podem ser destacadas dentro de uma mesma bacia hidrogrfica, nasce unidade a base de sua diversidade, as unidades que lhe do forma. Nesta forma de pensar possvel estabelecer a unidade em sua diversidade, assim avanando para um maior entendimento sobre aquilo que desenvolvido, pois em sua base est a contemplao tanto da unidade, quanto de sua diversidade.

52

CAPTULO II

PEDOLOGIA

INTRODUO:

A pedologia, uma cincia relativamente recente (tem pouco mais de um sculo), estuda o solo tendo como base o seu perfil. um dos dois ramos das cincias do solo, sendo o outro a edafologia. No entanto enquanto a pedologia considera o solo como um corpo natural, um produto sintetizado pela natureza e submetido ao de intemperismos, a edafologia imagina o solo como viveiro natural para os vegetais.

1.0 FORMAO DAS ROCHOSAS TERRESTRES

A Terra constituda, basicamente, por trs camadas:

Crosta - Camada superficial slida que se envolve a Terra. Tem, em mdia, de 30 a 40 km de espessura, mas pode ser bem mais fina ou chegar a at 70km. Manto - Camada viscosa logo abaixo da crosta. formada por vrios tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnsio, que, devido s altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e slidos e recebe o nome de magma. Vai at os 2900 km de profundidade. Ncleo - a parte central do planeta. Acredita-se que seja formado por metais como ferro e nquel em altssimas temperaturas. Possui duas partes: Ncleo externo: Lquido de 2900 a 5150 km. Ncleo interno: Slido, devido altssima presso at 6371 km.

53

Tanto entre a crosta e o manto como entre o manto e o ncleo existem zonas intermedirias de separao, as chamadas descontinuidades. Entre a crosta e o manto h a descontinuidade de Mohorovicic, e entre o manto e o ncleo, existe a descontinuidade de Gutenberg. Os limites dessas camadas so definidos principalmente pela sismologia. A Figura 1,mostra um esquema do interior da terra

Esquema do interior da Terra. 1. Crosta Continental 2. Crosta Ocenica 3. Manto Superior 4. Manto Inferior 5. Ncleo Externo 6. Ncleo Interno A: Descontinuidade de Mohorovicic (Moho) B: Descontinuidade de Gutenberg (ou de Wiechert-Gutenberg) C: Descontinuidade de Lehmann - Limite Manto Superior-Inferior (700 km): Descontinuidade de Repetti

54

O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar superfcie, atravs de erupes vulcnicas e fendas ocenicas. Muito da superfcie terrestre relativamente novo, tendo menos de 100 milhes de anos; as partes mais velhas da crosta terrestre tm at 4,4 bilhes de anos.

1.1 ESTRUTURA ESTTICA


Atmosfera (0 a -10.000 km) Crosta (at 40/70 km) Manto (at 2900 km) Ncleo externo (lquido - de 2900 a 5150 km) Ncleo interno (slido - At 6371 km)

1.2 ESTRUTURA DINMICA


Litosfera (at 100km) Astenosfera (at 400 km) Ncleo

Tomada por inteiro, a Terra possui aproximadamente seguinte composio em massa:


34,6% de ferro 29,5% de oxignio 15,2% de silcio 12,7% de magnsio 2,4% de nquel 1,9% de enxofre 0,05% de titnio

55

1.3 NCLEO Tambm chamado de Nife, Centrosfera ou Barisfera e, em planetas

como a Terra, dada sua constituio, pode ainda receber o nome de Metalosfera. A massa especfica mdia da Terra de 5.515 quilogramas por metro cbico, fazendo dela o planeta mais denso no Sistema Solar. Uma vez que a massa especfica do material superficial da Terra apenas cerca de 3.000 quilogramas por metro cbico, deve-se concluir que materiais mais densos existem nas camadas internas da Terra (devem ter uma densidade de cerca de 8.000 quilogramas por metro cbico). Em seus primeiros momentos de existncia, h cerca de 4,5 bilhes de anos, a Terra era formada por materiais lquidos ou pastosos, e devido ao da gravidade os objetos muito densos foram sendo empurrados para o interior do planeta (o processo conhecido como diferenciao planetria), enquanto que materiais menos densos foram trazidos para a superfcie. Como resultado, o ncleo composto em grande parte por ferro (80%), e de alguma quantidade de nquel e silcio. Outros elementos, como o chumbo e o urnio, so muitos raros para serem considerados, ou tendem a se ligar a elementos mais leves, permanecendo ento na crosta. O ncleo dividido em duas partes: o ncleo slido, interno e com raio de cerca de 1.250 km, e o ncleo lquido, que envolve o primeiro. O ncleo slido composto, segundo se acredita, primariamente por ferro e um pouco de nquel. Alguns argumentam que o ncleo interno pode estar na forma de um nico cristal de ferro. J o ncleo lquido deve ser composto de ferro lquido e nquel lquido (a combinao chamada NiFe), com traos de outros elementos. Estima-se que realmente seja lquido, pois no tem capacidade de transmitir a sondas ssmicas. A conveco desse ncleo lquido, associada a agitao causada pelo movimento de rotao da Terra, seria responsvel por fazer aparecer o campo magntico terrestre, atravs de um processo conhecido como teoria do dnamo. O ncleo slido tem temperaturas

muito elevadas para manter um campo magntico, mas provavelmente estabiliza o campo magntico gerado pelo ncleo lquido. Evidncias recentes sugerem que o ncleo interno da Terra pode girar mais rpido do que o restante do planeta, a cerca de 2 graus por ano.

56
1.4 MANTO

O manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km. A presso na parte inferior do mesmo da ordem de 1,4 milhes de atmosferas. composto por substncias ricas em ferro e magnsio. Tambm apresenta caractersticas fsicas diferentes da crosta. O material de que composto o manto pode apresentar-se no estado slido ou como uma pasta viscosa, em virtude das presses elevadas. Porm, ao contrrio do que se possa imaginar, a tendncia em reas de alta presso que as rochas mantenham-se slidas, pois assim ocupam menos espao fsico do que os lquidos. Alm disso, a constituio dos materiais de cada camada do manto tem seu papel na determinao do estado fsico local. O ncleo interno da Terra slido porque, apesar das imensas temperaturas, est sujeito a presses to elevadas que os tomos ficam compactados; as foras de repulso entre os tomos so vencidas pela presso externa, e a substncia acaba se tornando slida; estima-se que esta presso seja algo em torno de 3,5 milhes de atmosferas) A viscosidade no manto superior (astenosfera) varia entre 1021 a 1024 pascal segundo, dependendo da profundidade. Portanto, o manto superior pode deslocar-se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus Celsius (na parte que faz interface com a crosta) at 3500 graus Celsius (na parte que faz interface com o ncleo).

1.5 CROSTA A crosta que forma a maior parte da litosfera. Em alguns lugares chega a atingir 90 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. composta basicamente por silicatos de alumnio, sendo por isso tambm chamada de Sial. A fronteira entre manto e crosta envolve dois eventos fsicos distintos. O primeiro a descontinuidade de Mohorovicic que ocorre em virtude da diferena de composio entre camadas rochosas. O segundo evento uma descontinuidade qumica que foi observada a partir da obduo de partes da crosta ocenica. A crosta a camada mais externa que constitui a superfcie da Terra. A crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, enquanto que a crosta ocenica tem cerca de 7 km de profundidade.

57

1.6 ATMOSFERA A atmosfera terrestre uma fina camada de gases presa Terra pela fora da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiao ultravioleta solar, aquecendo a superfcie por meio da reteno de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espao, o planeta Terra aparece como uma esfera de colorao azul brilhante. Esse efeito cromtico produzido pela disperso da luz solar sobre a atmosfera, e que existe tambm em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera. O ar seco contm, em volume, cerca de 78,09% de nitrognio, 20,95% de oxignio, 0,93% de argnio, 0,039% de gs carbnico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contm uma quantidade varivel de vapor de gua, em mdia 1%. A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5 x 1018 kg, sendo que trs quartos dessa massa esto situados nos primeiros 11 km desde a superfcie. A atmosfera terrestre se torna cada vez mais tnue conforme se aumenta a altitude, e no h um limite definido entre a atmosfera terrestre e o espao exterior. Apenas em altitudes inferiores a 120 km a atmosfera terrestre passa a ser bem percebida durante a reentrada atmosfrica de um nibus espacial, por exemplo. A linha Krmn, a 100 km de altitude, considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espao exterior.

2.0 Solo
Solo um corpo de material inconsolidado, que recobre a

superfcie terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos so constitudos de trs fases: slida (minerais e matria orgnica), lquida (soluo do solo) e gasosa (ar). produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformao se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo. O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ticas. Para

um engenheiro agrnomo, atravs da pedologia, solo a camada na qual podese desenvolver vida (vegetal e animal).

58

Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecnica dos solos, solo um corpo passvel de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construes ou material de construo. Para um bilogo, atravs da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoqumica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.

2.1 PEDOGNESE

Pedognese o processo qumico e fsico de alterao (adio, remoo, transporte e modificao) que atua sobre um material litolgico, originando um solo. Solos esto constantemente em desenvolvimento, nunca estando estticos, por mais curto que seja o tempo considerado. Ou seja, desde a escala microscpica, diariamente, h alterao por organismos vivos no solo, da mesma forma que o clima, ao longo de milhares de anos, modifica o solo. Dessa forma, temos solos na maioria recentes, quase nunca ultrapassando idades Tercirias. Geralmente, o solo descrito como um corpo tridimensional, podendo ser, porm, ao se considerar o fator tempo, descrito como um sistema de quatro dimenses : tempo, profundidade, largura e comprimento.

Um solo o produto de uma ao combinada e concomitante de diversos fatores. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criao de um ou outro solo. So comumente ditos como fatores da formao de solo : clima, material de origem, organismos, tempo e relevo.

59

2.2 FUNO DO SOLO

Principal substrato utilizado pelas plantas para (H2O e nutrientes) e disseminao;

seu

crescimento

Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgnicos; Controlo do fluxo da gua e ao protetora da qualidade da gua subterrnea; Habitat para a fauna do solo.

2.2 COMPOSIO DO SOLO

O solo a camada mais superficial da crosta, composto por sais minerais dissolvidos na gua intersticial, seres vivos e rochas em

decomposio .Existem muitas variaes de terreno a terreno dos elementos de um solo, mas basicamente figuram-se quatro camadas principais:

A primeira camada rica em hmus, detritos de origem orgnica. Essa camada chamada de camada frtil. Ela a melhor para o plantio, e nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e gua para se desenvolver.

A segunda camada a camada dos sais minerais. Ela dividida em trs partes: 1) A primeira parte a do calcrio. Corresponde entre 7 e 10% dessa camada. 2) A segunda parte a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada. 3) A ltima parte a da areia. Esta camada muito permevel e existem espaos entre as partculas da areia, permitindo que entre ar e gua com mais facilidade. Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura com o Magma.

60

A terceira camada a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ao da eroso e agentes geolgicos, essas rochas podem virar sedimentos, ou seja, rochas sedimentares

A quarta camada a de rochas que esto inicialmente comeando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.

2.3 CLASSIFICAO DO SOLO

2.3.1 Solos Arenosos So aqueles que tem grande parte de suas partculas classificadas na frao areia, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primrios. 2.3.2 Solos Siltosos So aqueles que tem grande parte de suas partculas classificadas na frao silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente so muito erosveis. O silte no se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partculas so muito pequenas e leves. So geralmente finos. 2.3.3 Solos Argilosos So aqueles que tem grande parte de suas partculas classificadas na frao argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho mximo de um colide). No so to arejados, mas armazenam mais gua quando bem estruturados. So geralmente menos permeveis, embora alguns solos brasileiros muito argilosos apresentam grande permeabilidade - graas aos poros de origem biolgica. Sua composio de boa quantidade de xidos de alumnio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos gros que lembram a sensao tctil de p-de-caf e isso lhes d certas caratersticas similares ao arenoso.

61

2.3.4 Latossolo Possui a capacidade de troca de ctions baixa, presena de argilas de baixa atividade, geralmente so solos muito profundos (maior que 2 m), bem desenvolvidos, localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, tem textura granular e colorao amarela a vermelha escura. So solos zonais tpicos de regies de clima tropical mido e semimido, como Brasil e a frica central. Sua colorao pode ser avermelhada, alaranjada ou amarelada. Isso evidencia concentrao de xidos de Fe e Al em tais solos. So profundos, bastante porosos e bem intemperizados.

2.3.5 Solo lixiviado So aqueles que a grande quantidade de chuva carrega seus nutrientes, tornando o solo pobre ( pobre de potssio, e nitrognio). Solos negros das Plancies e das Pradarias[editar | editar cdigo-fonte] So aqueles que so ricos em matria orgnica.

2.3.6 Solo rido So aqueles que pela ausncia de chuva no desenvolvem seu solo. 2.3.7 Solos de Montanhas So aqueles que o solo jovem. 2.3.8 Solo Orgnico Composto de materiais orgnicos (restos de organismos mortos e em decomposio), alm da areia e da argila. Este solo o que mais favorece o desenvolvimento vida das plantas, porm solos orgnicos tropicais como do Brasil, por exemplo, possuem baixa fertilidade. O hmus o resduo ou composto solvel originado pela biodegradao da matria orgnica, que o torna disponvel para as plantas nutrientes minerais e gasosos como o nitrognio (N).

62

O solo orgnico favorece propriedades fsicas e qumicas do solo; favorece as propriedades fsicas pois formam-se grnulos, deixando-o mais leve, menos pegajoso e mais trabalhvel. A formao de grnulos tambm favorece a umidade e aerao do solo, j que se forma espaos vazios entre os grnulos e estes, por sua vez, so preenchido por ar e agua. Favorece as propriedades qumicas, pois pode aumentar sua CTC, fixar nutrientes minerais e gasosos atravs de reaes qumicas e aumenta ou diminuir o pH. Grandes quantidades de matria orgnica no solo pode favorecer ao aumento da acidez potencial, por liberao de H+.

2.4 CLASSIFICAO DA PEDOLOGIA

Os primeiros sistemas de classificao utilizados na pedologia exigiam apenas a observao do pesquisador. Eram geralmente associados aos processos mais marcantes da gnese pedolgica, ou a rocha matriz ou at mesmo a cor do solo. Dessa forma, existiam os "solos de colvio", ou os "solos de granitos" ou "solos roxos"

Basicamente na Pedologia temos as unidades sistemticas:


Ordem Subordem Grande Grupo Subgrupo Famlia Srie

A classificao utilizada na pedologia, desde seus primrdios, estava baseado em trs ordens:

zonal azonal intrazonal

63

Esta organizao baseava-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo que se encontrava os solos:

Solos Zonais : So aqueles em relevos estveis, em climas estveis culminados em um formao antiga;

Solos Azonais : So aqueles que existem em ambientes instveis, por exemplo, em aluvies e colvios. So, portanto, sempre jovens.

Solos Intrazonais So solos em que o relevo local ou material de origem prevalecem sobre o clima; so solos intermedirios entre azonais e zonais (quando vistos sob o fator tempo).

2.5 MORFOLOGIA

Quanto maior a atuao da pedognese no solo, mais este se tornar um corpo individual, com caractersticas prprias. Para se determinar o tipo de solo, busca-se pesquisas tericas e dois momentos empricos:

Anlise de campo Anlise de laboratrio. A anlise de campo , sem dvidas, um dos momentos mais importantes

do estudo da pedologia, sendo o nico momento em que o pesquisador poder ver o solo como um corpo tridimensional, atrelado a paisagem. Em laboratrio, na maioria dos processos, o solo dever ser destrudo de sua estrutura original (salvo preparao para micro morfologia). Informaes como cor, influncia do relevo e biomassa e estrutura de agregados se perdero. O principal objetivo do estudo em campo descrever de forma padronizada a morfologia, ou seja, a "anatomia" do solo, a qual ser melhor analisada junto aos resultados laboratoriais para se determinar o tipo de solo, sua gnese, etc...

64

Geralmente os processos de descrio so bastante simples e no exigem equipamentos mais complexos do que ps, martelos de pedlogos, lupas, gua para molhar a amostra e tabela de cor. Os sentidos usados pelo pedlogo geralmente so o tato (para se testar textura) e viso; h, contudo, alguns mtodos descritivos, menos usuais e no aconselhados, que se utilizam do paladar (para determinar se a amostra siltosa ou argilosa) e at olfato, para se determinar decomposio e presena de rochas argilosas. Nesta anlise visual inicial, distinguem-se os horizontes do solo, detectando-se a translocao de argilas e matria orgnica pela cor e consistncia. Depois recolhem-se amostras que sero analisadas para determinar a composio em areia (grossa e fina), argila e silte. Essas partculas distinguem-se

primeiramente pelo tamanho, mas suas propriedades so diferentes, por exemplo, as argilas adsorvem partculas.

2.6 PERFIL E HORIZONTES Um solo possu camadas horizontais de morfologia diferente entre si. Essas camadas so chamadas de horizontes. Essas camadas, apesar de todos as normas e tcnicas, dependem para sua delimitao em campo estritamente dos sentidos do pedlogo. A soma destas camadas define o perfil do solo. Como a ao pedogentica, tal como perturbao de seres vivos, infiltrao de gua, entre outros, varivel ao perfil, constante o desenvolvimento de alguns horizontes. Diz-se que quanto mais distante da rocha me, mais intensa e/ou antiga foi a ao pedogentica.

Esquema representando o perfil do solo.

65

Basicamente um perfil de solo apresenta os horizontes:

O - O horizonte orgnico do solo e bastante escuro;

H - Horizonte de constituio orgnica, superficial ou no, composto de resduos orgnicos acumulados ou em acumulao sob condies de prolongada estagnao de gua, salvo se artificialmente drenado.

A - Horizonte superficial, com bastante interferncia do clima e da biomassa. o horizonte de maior mistura mineral com hmus.

E - Horizonte eluvial, ou seja, de exportao de material, geralmente argilas e pequenos minerais. Por isso so geralmente mais claros que demais horizontes.

B - Horizonte de maior concentrao de argilas, minerais oriundos de horizontes superiores (e, s vezes, de solos adjacentes). o solo com colorao mais forte, agregao e desenvolvimento.

C - Poro de mistura de solo pouco denso com rochas pouco alteradas da rocha me. Equivale aproximadamente ao conceito de saprlito.

R ou D - Rocha matriz no alterada. De difcil acesso em campo.

2.7 TEXTURA

A textura do solo depende da proporo de areia, do silte (ou limo), ou argila na sua composio. Isso influencia na:

taxa de infiltrao da gua armazenamento da gua aerao facilidade de mecanizao distribuio de determinados nutrientes (fertilidade do solo).

66

As percentagens de argila, silte e areia mudam bastante ao longo da extenso de um terreno. A maneira em que esses diferentes tipos de gros se distribuem de extrema importncia na disseminao da gua no solo. A textura modifica o movimento da gua. No Brasil existe uma camada superficial que arenosa e uma subsuperficial argilosa o que resulta em uma diferena quanto porosidade. A gua acaba penetrando mais facilmente na parte de cima e lentamente na camada inferior. Isso facilita a eroso em funo do relevo e cobertura vegetal ou prejudica o desenvolvimento das razes das plantas.

2.8 COR Como a cor algo bastante subjetivo, geralmente em todo o mundo se utiliza uma tabela de cor padro, chamada de Mnsell. Esta tabela consiste em aproximadamente 170 cores arranjadas de formas diversas. Achando a cor do solo nesta tabela, anota-se os trs elementos bsicos que regem o sistema de cores Mnsell

Matriz (Hue) - A cor pura, descrita entre vermelho (R), amarelo (Y), etc... Valor (Value) - o tom de cinza presente na cor ("claridade" da cor), variando entre branco ( valor 10) ou preto (valor 0)

Croma (Chroma) - proporo da mistura da cor fundamental com a tonalidade de cinza. Variando tambm de 0 a 10. A cor implica diversas consideraes imediatas sobre o solo. Geralmente,

quanto mais escura, maior ser o contedo de matria orgnica. J a presena de xidos de ferro do tons avermelhados para o solos. Cromas menos que 2 ou 3 podem indicar processo de gleizao no solo. A cor Preto-azulado pode determinar magnsios.

2.9 ESTRUTURA

As partculas da textura podem se encontrar agregadas (porm no como rochas). A estrutura ento referente ao tamanho, forma e aspecto destes agregados.

67

2.10 CONSISTNCIA

Os agregados, por sua vez, tm diversos graus de adeso, podendo ser mais friveis (macios) ou mais brandos (duros). A resistncia desses agregados conhecida como consistncia, e, como depende da textura, porosidade e outros fatores, tambm testada em amostras

secas - para se determinar a dureza ou tenacidade midas - para se determinar a friabilidade molhadas - plasticidade e pegajosidade.

2.11 POROSIDADE

Poros so os "vos" dentro do solo. O maior fator de criao de tais poros o bioma compostos de insetos, minhocas, etc... Os poros ajudam a penetrao de gua e sua permeabilidade, que, por sua vez, transporta material para dentro do solo, dos horizontes mais superficiais para os mais profundos.

So dois grupos de poros, com um intermedirio: acordo com o dimetro dos poros

macroporos - geralmente maiores de 0,075mm. Esses poros perdem sua gua aps 48h de secagem natural e so os que mais determinam a permeabilidade e aerao do solo.

mesoporos - intermedirio entre macroporos e microporos (entre 0,030mm e 0,075mm).

microporos - menores que 0,030mm, responsveis pela reteno de gua.

68

3.0 FERTILIDADE E EROSO

Arando o solo para plantio.

O solo funciona como alicerce da vida terrestre. Os micro e macro nutrientes, assim como boa poro da gua que plantas necessitam, esto nos solos. Para essa vida existir, o equilbrio dentro solo - que age desta forma como um corpo mediador entre litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera - deve estar preservado e adequado. Quando isto ocorre, diz se que o solos est frtil. Se um dos elementos necessrios vida no estiver presente, ou estiver em nmero insuficiente para aquele bioma, o solo est infrtil e deve ser artificialmente corrigido. Muitas vezes, o prprio homem que torna seu solo infrtil, atravs da eroso ou explorao acelerada.

EROSO o processo de desgaste e remoo do solo e do subsolo pela ao das guas, ventos, geleiras e da fora gravitacional. TIPOS DE EROSO

GEOLGICA, OU NATURAL: Resultante do desgaste da superfcie sob condies naturais de clima, vegetao e temperatura.

NORMAL: Ocorre de maneira gradual na terra usada pelo homem, sem exceder muito a eroso geolgica acelerada: ocorre com velocidade maior do que a da eroso normal, resultante de atividades antrpicas sobre o meio ambiente.

69

ACELERADA: Ocorre com velocidade maior do que a da eroso normal, resultante de atividades antrpicas sobre o meio ambiente.

FORMAS DE EROSO

ELICA: Causada pela abraso dos gros de areia sobre a superfcie do solo, transportados pelos ventos HDRICA: Causada pela gua em movimento, decorrente da precipitao, do escoamento superficial, da ao das correntes marinhas sobre os continentes, da variao rpida do nvel dgua de lagos, rios, reservatrios, etc.

EROSO LAMINAR Caracteriza-se pelo desgaste da superfcie do solo de maneira razoavelmente uniforme em toda a sua extenso. EROSO ENTRE SULCOS Caracteriza-se pela remoo de uma camada aproximadamente uniforme da superfcie do solo de reas pequenas. EROSO EM SULCOS E RAVINAS Resulta de pequenas irregularidades no sentido do declive do terreno, fazendo com que a enxurrada concentre-se nesses locais, atinja volume e velocidade suficientes para formar numerosos canais pouco profundos. VOOROCA uma grave forma de eroso, ocasionada pela concentrao de grandes volumes de enxurrada que, passando ano aps ano no mesmo sulco, ampliamse em razo do deslocamento de grandes massas de solo. o resultado desse processo , frequentemente, a formao de cavidades de extenso e profundidade considerveis, podendo atingir mais de uma centena de metros de comprimento e dezenas de metros de profundidade. PROCESSOS EROSIVOS - EROSO NATURAL :

Inicia-se com o impacto das gotas de chuva sobre o solo; Esse impacto provoca ruptura do equilbrio inicial das partculas da superfcie; Com o estabelecimento de um escoamento superficial, os gros soltos de sedimentos da camada superior do solo so transferidos e dispersos em funo da capacidade de transporte do escoamento; Parte do sedimento ser retida nas depresses e vales da bacia e parte lanada no sistema de drenagem; Tambm ocorre na calha dos rios aluvionares, pela ao do escoamento.

70

PROCESSOS EROSIVOS - EROSO ANTRPICA : a eroso decorrente do uso no conservativo do solo na bacia hidrogrfica ou pela interveno humana na calha fluvial, sendo nos dois casos tambm denominada de eroso acelerada. a eroso antrpica pode aumentar considervel e rapidamente as taxas de eroso, uma vez que ocorre numa escala de tempo muito menor do que a eroso natural. PROCESSOS EROSIVOS Aes que podem aumentar a energia erosiva do escoamento, reduzir a proteo do solo eroso ou aumentar o estoque de sedimentos disponveis para um mesmo regime de chuvas e escoamento superficial:

Prticas agrcolas no conservacionistas; Urbanizao que implique em impermeabilizao do solo aumentando o escoamento superficial e provocando em conseqncia, incremento da eroso a jusante; Construo de estradas sem um sistema eficiente de amortecimento das correntes de drenagem produzidas; Alterao das condies do escoamento superficial, pela substituio da cobertura vegetal; Atividades de minerao mecanizadas que impliquem numa desagregao e ruptura do equilbrio do solo.

PROCESSOS EROSIVOS: REVEGETAO Nas ltimas dcadas tem sido comum a adoo de medidas sanitrias de recuperao de rios e canais. dentre essas medidas usual a revegetao de margens e plancies de inundao. a revegetao poder produzir efeitos complexos no comportamento hidrulico-sedimentolgico do escoamento, como: Provocar a diminuio da velocidade mdia atravs da seo transversal Reduzir a rea da seo transversal Aumentar o nvel dgua Aumentar o gradiente de energia, em funo do aumento da rugosidade no trecho revegetado. Em virtude do princpio do auto-ajustamento, o curso dgua provocar: - depsito a montante do trecho revegetado - eroso a jusante do trecho revegetado

71

PROCESSOS EROSIVOS Intervenes que podem alterar a direo e as profundidades do escoamento, criar campos de velocidades bi e tridimensionais e provocar focos de eroso e/ou deposio aceleradas, localizados ou distribudos ao longo de um trecho :

construo de barragens construo de pontes retificaes e canalizaes construo de portos fluviais estabelecimento de canais de navegao atividades de extrao de areia e minerao na calha dos escoamentos

72

GLOSSRIO

AFLUENTE: Curso d`gua, rio ou riacho que entra ou desemboca num rio maior ou num lago; o mesmo que tributrio. GUAS: Termo usado quando se trata das guas em geral, incluindo aquelas que no devem ser usadas por questes ambientais.

GUAS DO DOMNIO ESTADUAL: So de domnio do estado as guas superficiais quando nascem e desguam dentro do mesmo Estado ( no mar ou como afluente de rio federal) e todas as guas subterrneas.

GUAS DO DOMNIO FEDERAL: So guas de domnio da Unio ( guas superficiais ). Os rios quando atravessam mais de um Estado e ou so fronteiras com outros Estados ou pases, ou ainda, so guas acumuladas em reservatrios decorrentes de obras da Unio.

GUAS SUPERFICIAIS: So as guas que escoam ou acumulam na superfcie do solo, como os rios, riachos, lagoas, pntanos.

GUAS SUBTERRNEAS: So as guas que infiltram no solo e que penetram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo, atingindo o nvel da zona de saturao, constituindo-se em um reservatrio de guas subterrneas (aquferos), susceptveis de extrao e utilizao. A zona saturada pode ser considerada como nico reservatrio ou um sistema de reservatrio naturais, cuja capacidade e volume total dos poros ou interstcios esto repletos de gua.

73

ANA Agncia Nacional das guas, a qual possui a finalidade de gerenciar os recursos hdricos do pas. AQUFEROS SUBTERRNEO: Formao geolgica que contm gua e permite que quantidades significativas dessa gua se movimentem no seu interior, em condies naturais. BACIA HIDROGRFICA: a rea que comea nas cabeceiras e vai at a foz de um rio, incluindo todos os seus afluentes. Os pontos mais altos da bacia hidrogrfica, onde se concentram as nascentes,so chamados de divisores de gua. CURSO D`GUA: Rio natural, com vazo contnua ou peridica, desembocando em ponto determinado, numa massa de gua corrente(curso de gua ou rio maior) EXUTRIO: um ponto de um curso d' gua onde se d todo o escoamento superficial gerando no interior uma bacia hidrogrfica banhada por este curso.

GESTO DE RECURSOS HDRICOS: Ou gesto das guas, a utilizao e administrao racional, democrtica e participativa dos recursos hdricos existentes. o planejamento feito a partir das vertentes polticas, econmicas e sociais, alm da administrao de aes(Plano de Aes) voltados para a preservao da quantidade e qualidade dos cursos d`gua e as usas atribuies. LIMNOLOGIA: a cincia que estuda as guas interiores, independentemente de suas origens ( estudadas pela hidrografia ), mas verificando as dimenses e concentrao de sais, em relao aos fluxos de matria e energia e as suas comunidades biticas.

74

MICROBACIAS: Espao fsico delimitado de uma rea drenada por um curso d`gua, formada em geral por rios de at segunda ordem e com at 3 mil hectares.

PEDOGNESE o processo qumico e fsico de alterao (adio, remoo, transporte e modificao) que atua sobre um material litolgico, originando um solo.

PEDOLOGIA, uma cincia que estuda o solo, tendo como base o seu perfil(aspecto)

OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HDRICOS: o instrumento pelo qual o poder pblico concede ao usurio a utilizao da gua. A competncia para outorgar a gua do poder pblico, por se tratar de bem pblico, cujo o domnio exercido pela Unio ,Estados e Distrito Federal. O objetivo da outorga garantir o controle quantitativo e qualitativo do uso da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso a mesma. PLANOS DE RECURSOS HDRICOS: So planos de longo prazo, com um planejamento compatvel com o perodo de implantao de seus programas e projetos que fundamentam e orientam a gesto de recursos hdricos na bacia hidrogrfica. RECURSOS HDRICOS: a quantidade de guas superficiais e subterrneas disponveis numa determinada regio ou bacia. RIO: Corrente contnua de gua, que possui curso natural de gua, Usualmente de gua doce, que flui no sentido de um oceano, um lago ou um outro rio.

75

SISTEMA DE INFORMAO SOBRE RECURSOS HDRICOS: um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperao de informaes sobre recursos hdricos e fatores intervenientes em sua gesto. Tem como papel principal o de congregar dados que caracterizam o estado da bacia hidrogrfica.

VAZO DE DILUIO: a parcela da vazo do corpo receptor necessria para diluir um lanamento de efluentes. A vazo de diluio do corpo receptor deve ser tal, que a mistura resultante tenha concentrao mxima permitida pelo enquadramento do respectivo trecho. VAZO ECOLGICA: Regime de vazes que deve ser mantido no rio para atender a determinados requisitos do ecossistema aqutico. VAZO MDIA MENSAL MNIMA: Corresponde ao menor valor encontrado na srie histrica de vazes mdias para o ms considerado.

VAZO OUTORGVEL: Parte da vazo de referncia que pode ser utilizada para a outorga de direito de uso de recursos hdricos. VAZO REFERNCIA: Vazo do corpo hdrico utilizada como base para o processo de gesto, tendo em vista o uso mltiplo das guas que representa uma condio de alta garantia quantitativa. VAZO REMANESCENTE: Vazo que inclui a vazo ecolgica, bem como os usos de recursos Hdricos que devem ser preservados a juste da interveno no corpo d` gua, como a manuteno de calado para navegao, vazes mnimas de diluio para atender classe em que o corpo d`gua estiver enquadrado, os usos mltiplos e outros.

76

REFERNCIAS

GOLDENSTEIN, S. A Cobrana como instrumento de gesto ambiental. In: Thame, A.C.M.T. et al. A Cobrana pelo Uso da gua. So Paulo: IQUAL, 2000. p.165-175.
NOVAES, W. (Coord.). Agenda 21 brasileira Bases para discusso. Braslia: MMA/PNUD, 2000.

TUCCI, C. E. M. 1997. Hidrologia: cincia e aplicao. 2. ed. Porto Alegre: ABRH / Editora da UFRGS, 1997. (Col. ABRH de Recursos Hdricos, v.4)
TUNDISI, Jos Carlos Galizia. gua no sculo XXI enfrentando a escassez. So Carlos: RiMa, IIE, 2003. <http://educando.sanepar.com.br/ensino_medio/bacias-hidrogr%C3%A1ficas-

do-paran%C3%A1 > acessado em 23/04/2014 <http://www.mma.gov.br/index.php/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ programa-nacional-de-aguas-subterraneas> acessado em 22/02/2014 <http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo =158> acessado em 23/02/2014 <http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/42233/fundamentos-da-leifederal-9433-97#ixzz2uCV0S1yU> acessado em 23/02/2014 <http://www.rededasaguas.org.bracessado> acessado em 23/02/214 <http://www.recursoshidricos.pr.gov.br/ acessado> em 23/02/2014 <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142008000200004 & script=sci_ arttext> acessado em 22/02/2014

You might also like