You are on page 1of 6

Streaming Servers

1 1

Pedro Saraiva Universidade Lusfona do Porto

pedrofmsaraiva@gmail.com

Abstract - .This assignment shows a kind of streaming and his manipulation. It talks and shows the concept of the technic, and the upload and his usability. It touch some concepts sincronized by the diferents kinds of streaming and his use in the diferents services.

Resumo - Este trabalho apresenta um tipo de streaming e sua manipulao. Aborda e demonstra o conceito da tcnica, bem como o upload e uso. Tambm aborda alguns conceitos relacionados com os diferentes tipos de streaming bem como a sua utilizao nos mais diferentes servios.

1- Introduo
O ambiente da Internet tem mudado, com a evoluo da Internet e as suas tcnologias. Streaming uma tecnologia que envia informaes multimdia, atravs da trasferncia de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e que foi criada para tornar as ligaes mais rpidas. Um grande exemplo de streaming, o Youtube, que utiliza esta tecnologia para transmitir vdeos em tempo real. Quando a ligao de uma rede de banda larga, a velocidade de transmisso da informao muito maior, dando a sensao ao utilizador que o udio e o vdeo so transmitidos em tempo real. Atualmente, a televiso, bem como as rdios FM e AM, e vrias empresas que realizam eventos, utilizam esta tecnologia para uma maior interao digital com os utilizadores. O streaming d-nos a possibilidade onde um utilizador reproduz contedos, como vdeos, que so sempre protegidos por direitos de autores, de modo a que no viole nenhum desses direitos. A tecnologia tambm muito usada em jogos online, em sites que armazenam arquivos, ou em qualquer servio onde o carregamento de arquivos bastante rpido.

2 - Streaming de Arquivos
Os ficheiros de udio e vdeo via streaming so compactos mas no perdem a sua integridade, mas os ficheiros com maior e melhor qualidade comeam como ficheiros muito grandes. Embora possamos visualizar um ficheiro por streaming numa TV comum, a edio do ficheiro em bruto ir necessitar de muito espao de armazenamento e capacidade de processamento. Apesar do ficheiro se abrir rpidamente e com qualidade, este j foi de grande dimenso e pesado para o sistema. A razo que o processo de compresso, necessrio para transformar um ficheiro comum num ficheiro por streaming, diminui a qualidade do ficheiro. Durante a compresso, as gravaes de vdeos de baixa qualidade ou de som difcil de ouvir apenas ficaro piores. Felizmente, antes de comprimir-mos um ficheiro podemos reduzir o seu tamanho sem diminuir a qualidade: diminuir a imagem: na maioria dos vdeos por streaming estes no preenchem a o ecr inteiro de um computador. Pelo contrrio, eles so transmitidos numa janela de menor dimenso para que no se note uma quebra na qualidade do vdeo, o que ir acontecer se ns ampliarmos o video; reduzir a taxa de frames: um vdeo uma srie de imagens paradas. A taxa de frames a rapidez com que essas imagens mudam de umas para as outras. Uma taxa de frames menor significa menos imagens no total e menos dados necessrios para cri-las. A reduo da taxa de frames o que faz com que alguns vdeos por streaming no tenham uma certa qualidade - a taxa de frames to baixa que os nossos olhos e crebro percebem as transies entre as imagens. Para os arquivos de udio e vdeo, a diminuio dos arquivos requer um codec, ou um software de codificao/descodificao. Os codecs descartam dados desnecessrios, diminuem a resoluo total e seguem outros passos para tornar o arquivo menor. Diferentes codecs tambm criam tipos especficos de ficheiros, que funcionam em reprodutores de streaming especficos.

A total reduo da qualidade depende de uma srie de fatores, incluindo a taxa de bits, ou a velocidade da transferncia do servidor para um computador. Por exemplo, a taxa de bits de uma transmisso de televiso de aproximadamente 240.000 Kbps, mas a taxa de ligao internet antigamente era no mximo de 56 Kbps. Uma pessoa com uma boa banda larga e com bastante largura de banda pode assistir a arquivos com altas taxas de bits, mas se a ligao for com um modem antigo, esta ir assistir com taxas de bits muito menores. A idia bsica codificar um arquivo que seja grande para ver ou ouvir bem, mas pequeno demais para se trabalhar com a largura de banda disponvel. Alguns codecs permitem que se criem ficheiros que sero transmitidos de forma diferente e a diferentes taxas de transferncia, adequados a diferentes tipos de ligao. Isto conhecido como codificao de mltiplas taxas de bits. Uma vez quando o ficheiro editado, compactado e codificado, transferido para um servidor.

3- Seguir os Protocolos
Na internet a linguagem que os computadores usam para comunicarem entre si, muito importante. Esta linguagem mquina, ou protocolo, deve ser standarderizada e eficiente para que consigamos uma boa comunicao entre computadores. O protocolo normalmente usado para enviar informao o http . O RTSP lida especificamente com contedos de streaming de vdeo.
2 1

1 2

Hypertext Transfer Protocol Real Time Streaming Protocol

Ambos protocolos podem ser utilizados para enviar contedo de streaming. O utilizador deve entender as diferenas entre os dois protocolos se pretender desenvolver contedo de streaming de vdeo para a web, isto porque afeta a maneira como os vdeos so codificados. O UDP o protocolo de transmisso preferencial no que toca a streaming em tempo real, isto por no ter problemas com perdas de pacotes de dados. O UDP pode enviar pacotes a uma taxa constante, independentemente do alto trfego de dados na rede ou da capacidade da aplicao os conseguir receber. preciso considerar as caractersticas de um protocolo de streaming construdo no UDP. Esses protocolos tm que executar vrias tarefas: Instalao Fornecer os comandos de manipulao do vdeo (reproduzir, parar, avanar, rebobinar). Transporte Fornecer os meios para utliizao de mltiplos streams de dados, detectando, possivelmente pacotes perdidos. Sincronizao Fornecer os meios para sincronizar diferentes streams de dados(audio ou video) numa base de tempo partilhada em tempo real e voltar a sequenciar os pacotes fora de ordem. Qualidade de monitorizao Fornecer meios para informar o servidor de condies como a perda de pacotes e a qualidade de leitura do cliente.
3

3.1 -Protocolos de transporte em tempo real


A IETF tornou padro um conjunto de protocolos para a entrega de vdeo. O RTP usado entre um servidor e uma aplicao no envio e recepo de informao. O RTP fornece a transferncia de dados, por exemplo, o udio e vdeo vm do servidor de dados como duas streams diferentes no protocolo RTP. Este protocolo toma conta da sincronizao dos pacotes; no assegurando a sua entrega em tempo real, mas envolvem diferentes partes do udio e vdeo com informao de sincronizao suficiente para que possam ser sincronizados em tempo real na recepo final. O RTP tambm a maneira standardizada para entregar dados por UDP em redes multicast. Outro protocolo na especificao RTP, o RTCP permite, em conjunto com o RTP, fornecer um canal de controlo que til para veificao da qualidade. Os servidores enviam pacotes RTCP periodicamente para que o servidor saiba a qualidade do stream que recebe. O servidor pode baixar a qualidade do contedo do stream, se necessrio. O RTSP fornece, essencialmente, os controlos a um servidor de streaming. O protocolo modelado, de certa forma, pelo HTTP, porque pretendia-se que fosse to bom para a streaming media como o HTTP tinha sido para as pginas de Internet. O RTSP pode trabalhar em conjunto com o RTP; o RTSP instala a ligao e o RTP usado para entregar os dados. Tanto a RealNetworks como a Netscape trabalharam na especificao deste protocolo. A RealNetworks mudou para o RTSP pela sua instalao de transporte, reprovando os seus 7 8 protocolos de transporte anteriores, PNM e PNA .
6 4 5

3.2 Protocolo de servidor de media


A Microsoft criou o MMS que agrupa a maioria das caractersticas do RTP, RTCP e RTSP, mas alterando algumas caractersticas sem grande consistncia do RTP.
9

3 4

User Datagram Protocol Internet Engineering Task Force 5 Real-time Transport Protocol 6 Real-Time Control Protocol 7 Progressive Networks Media 8 Progressive Networks Audio 9 Multimdia Server Protocol

Ter em ateno os protocolos menos restritivos at que o udio ou o vdeo comecem a funcionar uma abordagem comum. O protocolo MMS fornece a instalao, o transporte, a sincronizao e monitorizao de qualidade, e tem capacidades adicionais para transmitir 10 informao DRM e pedir licenas do servidor.

3.3- Streaming atravs da Firewall


O RTP e o RTSP so protocolos padro de Internet de uso generalizado para o transporte de vdeo em tempo real. So normalmente executados em cima do UDP. No entanto, por muitas razes diferentes, o UDP no sempre uma opo de transporte disponvel. Uma das principais razes que muitas firewalls de empresas so concebidas para o bloquear. De um modo geral, o UDP compreensivelmente associado a aplicaes de Internet que usam intensivamente a largura de banda, como o streaming de udio, streaming de vdeo e videojogos. As empresas que tentam prevenir pesquisas na Internet no relacionadas com o trabalho, consideram ser mais simples bloquear todo o trfego UDP na firewall e tornar internos quaisquer servios (como o DNS) que dependam dele. Antigamente os sistemas funcionavam sobre UDP e podiam funcionar (com desempenho inferior) sobre TCP. As empresas comeavam a restringir as suas redes de tal maneira que at mesmo o TCP de uso geral no era permitido. Firewalls mais restritivas, muitas vezes no permitem o uso de TCP, apenas trfego HTTP permitido.

Fig.1- RTSP/RTP passa atravs da firewall includo no HTTP

O HTTP um protocolo de pedido de resposta onde o cliente pede e o servidor responde enviando o ficheiro pedido. O HTTP tem uma caracterstica onde a mesma ligao HTTP pode ser mantida aberta e usada. Isto foi concebido para cenrios em que o utilizador recebe mltiplos ficheiros do mesmo website.

4- Multicast
O multicast permite que todas as mquinas na mesma rede partilhem e recebam apenas uma cpia de uma transmisso de media em directo. O multicast pode ser utilizado com eficcia para reduzir a quantidade de largura de banda usada numa empresa para conferncias em directo. Dentro da empresa largura de banda relativamente alta (100 a 1000 Mbps) combinada com a capacidade de controlar o funcionamento da rede end-to-end fazem do multicast uma escolha prtica.

10

digital rights management

Fig.2- Multicast permite mltiplas mquinas partilharem e receberem apenas uma cpia de uma transmisso em directo.

5- Funcionamento de redes Peer-to-Peer (P2P)


Uma rede P2P pode ser utilizada nas mais variadas tarefas. O P2P utiliza os consumidores de contedos como servidores, e f-lo de maneira automtica: Os peers s comeam a encontrar outros peers que tenham o contedo apropriado, em vez de terem de ir ao servidor da fonte de media. A parte complicada de usar funcionamento de rede peer o facto de adicionar falta de fiabilidade a um problema j propcio a erros e com pouca fiabilidade, a entrega de media em tempo real. P2P destacou-se quando comeou a transmitir ficheiros media, porque qualquer pessoa que faa download de um ficheiro torna-se instantaneamente outra fonte, e (assumindo que os utilizadores deixam as mquinas ligadas) outras pessoas procura de um ficheiro podem obt-lo de utilizadores anteriores do ficheiro. Tm sido usadas diferentes abordagens de P2P na entrega de contedos para resolver uma variedade de problemas diferentes de entrega de contedos. O mais famoso uso de P2P envolve reduzir custos de banda larga para downloads de udio ou vdeo on-demand (Napster). Outro uso famoso de tcnicas P2P tem sido na entrega eficaz de emisses em directo a pblico na Internet ou numa intranet empresarial de maneira semelhante ao multicasting, mas implementado em software. As redes P2P so consideradas como uma maneira mais tradicional de usar os recursos (largura de banda, conectividade e tempo de processamento) na Internet.

6-Concluso
Com toda a evoluo da tecnologia cada vez mais as transmisses de dados comeam mais parecidas. Existem muitas maneiras de enviar dados pela internet. A transmisso de dados pela internet tambm tem as suas caractersticas indesejveis. Exemplo disso so as perdas de pacotes de dados o que faz com que os sistemas possam reconhecer qual o pacote perdido e ter a possibilidade de o reenviar. Tambm podemos ter um atraso na recepo dos dados. Isto pois existem vrios factores que podem contribuir para que no haja uma transmisso com 100% de sucesso. a ser O streaming de vdeo e udio ira cada vez ser mais utilizado pois cada vez mais ser mais fcil de utilizar e assim remover muitos custos no que toca a utilizadores e grandes empresas.

Referncias :
1. Dilva Guimares Frazo - Formada Biblioteconomia pela UFPE. Paulo Cabral - Formado em Cincias da Comunicao pela Universidade do Minho (Portugal). -O que o streaming? 2.Tracy Wilson- "HowStuffWorks - Como funciona o streaming de udio e vdeo". 3. Genovese, M., Video on the Internet (the ultimate promise of global communications?), thesis towards the Master of Arts in Law and Diplomacy, The Fletcher School of Law and Diplomacy, Tufts University, Abril 2000 4. Red Herring The business of technology magazine, Top 10 Trends: Internet Vdeo, 19 de Dezembro, 2005 5. Allaire, J., Internet Television Is An Open Platform, MasterNewMedia Network News,17 de Maio, 2005

You might also like