TO. UTILIZE O SEPARADOR FERRAMENTAS DA CAIXA DE TEXTO PARA ALTERAR A FORMATAÇÃO DA CAIXA DE TEXTO DO EXCERTO.

]

]

Escola de Oração 2009-2010i

(Nas primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês das 21.15 às 22.30 no auditório das Irmãs Vicentinas, ii ao Campo Grande )

Orar com a Palavra

S. João e a vivência do ano litúrgico
A vida eterna: «Que Te conheçam a Ti como Deus único e verdadeiro, e a teu enviado Jesus Cristo (Jo 17,3). «Escuta, Israel! O Senhor é nosso Deus; o Senhor é único!» (Dt 6,4). «Na casa de meu Pai há muitas moradas» E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também. E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho» (Jo 14, 2-6). As bodas de Caná Cristo desposa a sua Igreja. A nova Aliança: um vinho novo, melhor que o anterior. As núpcias entre Deus e a humanidade, e a abundância do Dom. O papel de Maria, a mãe de Jesus: fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 1-11). Uma Mulher vestida de Sol «Abriu-se no céu o santuário de Deus e apareceu a Arca da aliança. Depois, apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça. Estava

19 de Outubro

P. Luís Rocha e Melo

2 de Novembro

P. Luís Rocha e Melo

16 de Novembro

P. Vasco Pinto de Magalhães

7 de Dezembro

Drª. M.ª Armanda de Saint-Maurice

grávida e gritava com as dores de parto e o tormento de dar à luz» (Ap 12,1-2). O poder de se tornarem filhos «Mas, a quantos o receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de Deus. E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória» (Jo 1,1214). Nascer do alto «Quem não nascer do alto não pode ver o Reino de Deus… Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne, o que nasce do Espírito é espírito» (Jo 3,3-5).

21 de Dezembro

P. Luís Rocha e Melo

4 de Janeiro

Drª. M.ª Armanda de Saint-Maurice

1 de Março

Quem me vê, vê o Pai Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta! Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? (Jo 14, 8-10). A purificação do templo: «Não façais da casa de meu Pai casa de comércio» (Jo 2,13-22). Purificação e substituição: «Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade» (Jo 4,23-24). «Dar-lhes-ei um coração novo e infundirei no seu íntimo um espírito novo» (Ez 11,19). A primeira pedra «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?» Jesus disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!» (Jo 8, 3-9). Fonte de água viva «Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: 'dá-me de beber', tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva! A água que Eu lhe der háde tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.» (Jo 4, 7-24). «A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei contemplar a face de Deus? (Sl 42,3). As promessas do Espírito Santo «Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos, e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco, o Espírito da Verdade… vós é que o conheceis, porque permanece junto de vós, e está em vós» (Jo 14, 15-17).

Dra. Teresa Messias

15 de Março

P. Vasco Pinto de Magalhães

19 de Abril

Drª. M.ª Armanda de Saint-Maurice

3 de Maio

Drª. Teresa Messias

17 de Maio

P. Luís Rocha e Melo

7 de Junho

A oração sacerdotal «Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim… para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste… Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste» (Jo 17,1-25). O Cristo ressuscitado «Não tenhas medo! Eu sou o Primeiro e o Último; aquele que vive. Estive morto; mas, como vês, estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da Morte e do Abismo!» (Ap 1, 7-8)

P. Miguel Gonçalves Ferreira

21 de Junho

P. Vasco Pinto de Magalhães

i

A Escola de Oração é uma iniciativa da Associação do Sagrado Coração de Jesus em formação. ii As Irmãs Vicentinas encontram-se na Av. Marechal Craveiro Lopes 10, 1749-011 Lisboa