You are on page 1of 24

METAS CURRICULARES DO ENSINO BSICO MATEMTICA (2013/2014)

Ano 1. ano 2. ano 3. ano 4. ano


Pesquisa por palavras-chave: Adio Espao (Orientao) Nmeros naturais ngulos Figuras geomtricas Nmeros racionais no negativos rea Formas geomtricas (slidos) Operaes Capacidades Fraes Comprimentos (e distncias) Geometria Dados Massa Sistema de numerao decimal Dinheiro Medida Diviso Moda, frequncias Tempo Dzimas Multiplicao

Domnios
Nmeros e Operaes NO1 Geometria e Medida GM1 Organizao e tratamento de dados OTD1 Nmeros e Operaes NO2 Geometria e Medida GM2 Organizao e tratamento de dados OTD2 Nmeros e Operaes NO3 Geometria e Medida GM3 Organizao e tratamento de dados OTD3 Nmeros e Operaes NO4 Geometria e Medida GM4 Organizao e tratamento de dados OTD4

OTD

Sequncias

Subtrao

Volume

Outras codificaes neste documento:

Subdomnio

/ 1.Objetivo / 1. Descritor de desempenho


Feito por www.escolovar.org

------------------------------------------------------------------------------------------ Nmeros e Operaes NO1 ----------------------------------------------------------------------------------------topo

Nmeros naturais (NO1)


1. Contar at cem
1. Verificar que dois conjuntos tm o mesmo nmero de elementos ou determinar qual dos dois mais numeroso utilizando correspondncias um a um. 2. Saber de memria a sequncia dos nomes dos nmeros naturais at vinte e utilizar corretamente os numerais do sistema decimal para os representar. 3. Contar at vinte objetos e reconhecer que o resultado final no depende da ordem de contagem escolhida. 4. Associar pela contagem diferentes conjuntos ao mesmo nmero natural, o conjunto vazio ao nmero zero e reconhecer que um conjunto tem menor nmero de elementos que outro se o resultado da contagem do primeiro for anterior, na ordem natural, ao resultado da contagem do segundo. 5. Efetuar contagens progressivas e regressivas envolvendo nmeros at cem.

Sistema de numerao decimal (NO1)


2. Descodificar o sistema de numerao decimal
1. Designar dez unidades por uma dezena e reconhecer que na representao 10 o algarismo 1 se encontra numa nova posio marcada pela colocao do 0. 2. Saber que os nmeros naturais entre 11 e 19 so compostos por uma dezena e uma, duas, trs, quatro, cinco, seis, sete, oito ou nove unidades. 3. Ler e representar qualquer nmero natural at 100, identificando o valor posicional dos algarismos que o compem. 4. Comparar nmeros naturais at 100 tirando partido do valor posicional dos algarismos e utilizar corretamente os smbolos < e >.

Adio (NO1)
3. Adicionar nmeros naturais
1. Saber que o sucessor de um nmero na ordem natural igual a esse nmero mais 1. 2. Efetuar adies envolvendo nmeros naturais at 20, por manipulao de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas. 3. Utilizar corretamente os smbolos + e = e os termos parcela e soma. 4. Reconhecer que a soma de qualquer nmero com zero igual a esse nmero. 5. Adicionar fluentemente dois nmeros de um algarismo. 6. Decompor um nmero natural inferior a 100 na soma das dezenas com as unidades. 7. Decompor um nmero natural at 20 em somas de dois ou mais nmeros de um algarismo. 8. Adicionar mentalmente um nmero de dois algarismos com um nmero de um algarismo e um nmero de dois algarismos com um nmero de dois algarismos terminado em 0, nos casos em que a soma inferior a 100. 9. Adicionar dois quaisquer nmeros naturais cuja soma seja inferior a 100, adicionando dezenas com dezenas, unidades com unidades com composio de dez unidades em uma dezena quando necessrio, e privilegiando a representao vertical do clculo.

4. Resolver problemas
1. Resolver problemas de um passo envolvendo situaes de juntar ou acrescentar.

Subtrao (NO1)
5. Subtrair nmeros naturais
1. Efetuar subtraes envolvendo nmeros naturais at 20 por manipulao de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas. 2. Utilizar corretamente o smbolo e os termos aditivo e subtrativo. 3. Relacionar a subtrao com a adio, identificando a diferena entre dois nmeros como o nmero que se deve adicionar ao subtrativo para obter o aditivo. 4. Efetuar a subtrao de dois nmeros por contagens progressivas ou regressivas de, no mximo, nove unidades. 5. Subtrair de um nmero natural at 100 um dado nmero de dezenas. 6. Efetuar a subtrao de dois nmeros naturais at 100, decompondo o subtrativo em dezenas e unidades.

6. Resolver problemas
1. Resolver problemas de um passo envolvendo situaes de retirar ou comparar.
---------------------------------------------------------------------------------------------- Geometria e Medida GM1 -----------------------------------------------------------------------------------topo

Localizao e orientao no espao (GM1)


1. Situar-se e situar objetos no espao
1. Utilizar corretamente o vocabulrio prprio das relaes de posio de dois objetos. 2. Reconhecer que um objeto est situado frente de outro quando o oculta total ou parcialmente da vista de quem observa e utilizar corretamente as expresses frente de e por detrs de. 3. Reconhecer que se um objeto estiver frente de outro ento o primeiro est mais perto do observador e utilizar corretamente as expresses mais perto e mais longe. 4. Identificar alinhamentos de trs ou mais objetos (incluindo ou no o observador) e utilizar adequadamente neste contexto as expresses situado entre, mais distante de, mais prximo de e outras equivalentes. 5. Utilizar o termo ponto para identificar a posio de um objeto de dimenses desprezveis e efetuar e reconhecer representaes de pontos alinhados e no alinhados. 6. Comparar distncias entre pares de objetos e de pontos utilizando deslocamentos de objetos rgidos e utilizar adequadamente neste contexto as expresses mesma distncia, igualmente prximo, mais distantes, mais prximos e outras equivalentes. 7. Identificar figuras geomtricas como geometricamente iguais, ou simplesmente iguais, quando podem ser levadas a ocupar a mesma regio do espao por deslocamentos rgidos.

Figuras geomtricas (GM1)


2. Reconhecer e representar formas geomtricas
1. Identificar partes retilneas de objetos e desenhos, representar segmentos de reta sabendo que so constitudos por pontos alinhados e utilizar corretamente os termos segmento de reta, extremos (ou extremidades) do segmento de reta e pontos do segmento de reta. 2. Identificar pares de segmentos de reta com o mesmo comprimento como aqueles cujos extremos esto mesma distncia e saber que so geometricamente iguais.

3. Identificar partes planas de objetos verificando que de certa perspetiva podem ser vistas como retilneas. 4. Reconhecer partes planas de objetos em posies variadas. 5. Identificar, em objetos, retngulos e quadrados com dois lados em posio vertical e os outros dois em posio horizontal e reconhecer o quadrado como caso particular do retngulo. 6. Identificar, em objetos e desenhos, tringulos, retngulos, quadrados, circunferncias e crculos em posies variadas e utilizar corretamente os termos lado e vrtice. 7. Representar tringulos e, em grelha quadriculada, retngulos e quadrados. 8. Identificar cubos, paraleleppedos retngulos, cilindros e esferas.

Medida (GM1)
3. Medir distncias e comprimentos
(GM1)

1. Utilizar um objeto rgido com dois pontos nele fixados para medir distncias e comprimentos que possam ser expressos como nmeros naturais e utilizar corretamente neste contexto a expresso unidade de comprimento. 2. Reconhecer que a medida da distncia entre dois pontos e portanto a medida do comprimento do segmento de reta por eles determinado depende da unidade de comprimento. 3. Efetuar medies referindo a unidade de comprimento utilizada. 4. Comparar distncias e comprimentos utilizando as respetivas medidas, fixada uma mesma unidade de comprimento.

4. Medir reas (GM1)


1. Reconhecer, num quadriculado, figuras equidecomponveis. 2. Reconhecer que duas figuras equidecomponveis tm a mesma rea rea, e por esse motivo, qualific-las como figuras equivalentes. 3. Comparar reas de figuras por sobreposio, decompondo-as previamente se necessrio.

5. Medir o tempo (GM1)


1. Utilizar corretamente o vocabulrio prprio das relaes temporais. 2. Reconhecer o carter cclico de determinados fenmenos naturais e utiliz-los para contar o tempo. 3. Utilizar e relacionar corretamente os termos dia, semana, ms e ano. 4. Conhecer o nome dos dias da semana e dos meses do ano.

6. Contar dinheiro (GM1)


1. Reconhecer as diferentes moedas e notas do sistema monetrio da rea do Euro. 2. Saber que 1 euro composto por 100 cntimos. 3. Ler quantias de dinheiro decompostas em euros e cntimos envolvendo nmeros at 100. 4. Efetuar contagens de quantias de dinheiro envolvendo nmeros at 100, utilizando apenas euros ou apenas cntimos. 5. Ordenar moedas de cntimos de euro segundo o respetivo valor.

---------------------------------------------------------------------------------- Organizao e tratamento de dados OTD1 -------------------------------------------------------------------------topo

Representao de dados (OTD1)


1. Representar conjuntos e elementos
1. Utilizar corretamente os termos conjunto, elemento e as expresses pertence ao conjunto, no pertence ao conjunto e cardinal do conjunto. 2. Representar graficamente conjuntos disjuntos e os respetivos elementos em diagramas de Venn.

1. Recolher e representar conjuntos de dados


1. Ler grficos de pontos e pictogramas em que cada figura representa uma unidade. 2. Recolher e registar dados utilizando grficos de pontos e pictogramas em que cada figura representa uma unidade.

______________________________________________________ Fim do 1. ano topo _____________________________________________________

------------------------------------------------------------------------------------------ Nmeros e Operaes NO2 ------------------------------------------------------------------------------------------topo

Nmeros naturais (NO2)


1. Conhecer os numerais ordinais
1. Utilizar corretamente os numerais ordinais at vigsimo.

2. Contar at mil
1. Estender as regras de construo dos numerais cardinais at mil. 2. Efetuar contagens de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100 em 100.

3. Reconhecer a paridade
1. Distinguir os nmeros pares dos nmeros mpares utilizando objetos ou desenhos e efectuando emparelhamentos.

2. Identificar um nmero par como uma soma de parcelas iguais a 2 e reconhecer que um nmero par quando a soma de duas parcelas iguais. 3. Reconhecer a alternncia dos nmeros pares e mpares na ordem natural e a paridade de um nmero atravs do algarismo das unidades.

Sistema de numerao decimal (NO2)


4. Descodificar o sistema de numerao decimal
1. Designar cem unidades por uma centena e reconhecer que uma centena igual a dez dezenas. 2. Ler e representar qualquer nmero natural at 1000, identificando o valor posicional dos algarismos que o compem. 3. Comparar nmeros naturais at 1000 utilizando os smbolos < e >.

Adio e Subtrao (NO2)


5. Adicionar e subtrair nmeros naturais(NO2)
1. Saber de memria a soma de dois quaisquer nmeros de um algarismo. 2. Subtrair fluentemente nmeros naturais at 20. 3. Adicionar ou subtrair mentalmente 10 e 100 de um nmero com trs algarismos. 4. Adicionar dois ou mais nmeros naturais cuja soma seja inferior a 1000, privilegiando a representao vertical do clculo. 5. Subtrair dois nmeros naturais at 1000, privilegiando a representao vertical do clculo.

6. Resolver problemas (NO2)


1. Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo situaes de juntar, acrescentar, retirar, comparar e completar.

Multiplicao (NO2)
7. Multiplicar nmeros naturais (NO2)
1. Efetuar multiplicaes adicionando parcelas iguais, envolvendo nmeros naturais at 10, por manipulao de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas.

2. Utilizar corretamente o smbolo e os termos fator e produto.

3. Efetuar uma dada multiplicao fixando dois conjuntos disjuntos e contando o nmero de pares que se podem formar com um elemento de cada, por manipulao de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas. 4. Reconhecer que o produto de qualquer nmero por 1 igual a esse nmero e que o produto de qualquer nmero por 0 igual a 0. 5. Reconhecer a propriedade comutativa da multiplicao contando o nmero de objetos colocados numa malha retangular verificando que igual ao produto, por qualquer ordem, do nmero de linhas pelo nmero de colunas. 6. Calcular o produto de quaisquer dois nmeros de um algarismo. 7. Construir e saber de memria as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6 e do 10. 8. Utilizar adequadamente os termos dobro, triplo, qudruplo e quntuplo.

8. Resolver problemas(NO2)
1. Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo situaes multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatrio.

Diviso inteira

(NO2)

(NO2)

9. Efetuar divises exatas de nmeros naturais

1. Efetuar divises exatas envolvendo divisores at 10 e dividendos at 20 por manipulao de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas. 2. Utilizar corretamente o smbolo : e os termos dividendo, divisor e quociente. 3. Relacionar a diviso com a multiplicao, sabendo que o quociente o nmero que se deve multiplicar pelo divisor para obter o dividendo. 4. Efetuar divises exatas utilizando as tabuadas de multiplicao j conhecidas. 5. Utilizar adequadamente os termos metade, tera parte, quarta parte e quinta parte, relacionando-os respetivamente com o dobro, o triplo, o qudruplo e o quntuplo. 6. Resolver problemas de um passo envolvendo situaes de partilha equitativa.

Nmeros racionais no negativos


10. Dividir a unidade (NO2)

(NO2)

1. Fixar um segmento de reta como unidade e identificar

como nmeros, iguais medida do comprimento de

cada um dos segmentos de reta resultantes da decomposio da unidade em respetivamente dois, trs, quatro, cinco, dez, cem e mil segmentos de reta de igual comprimento. Por pontos de uma semirreta dada, 2. Fixar um segmento de reta como unidade e representar nmeros naturais e as fraes colocando o zero na origem de tal modo que o ponto que representa determinado nmero se encontra a uma distncia da origem igual a esse nmero de unidades. 3. Utilizar as fraes quatro, cinco, dez, cem e mil partes equivalentes. para referir cada uma das partes de um todo dividido respetivamente em duas, trs,

Sequncias e regularidades (NO2)


11. Resolver problemas
(NO2)

1. Resolver problemas envolvendo a determinao de termos de uma sequncia, dada a lei de formao. 2. Resolver problemas envolvendo a determinao de uma lei de formao compatvel com uma sequncia parcialmente conhecida.

---------------------------------------------------------------------------------------------- Geometria e Medida GM2 -------------------------------------------------------------------------------------topo

Localizao e orientao no espao (GM2)


1. Situar-se e situar objetos no espao
1. Identificar a direo de um objeto ou de um ponto (relativamente a quem observa) como o conjunto das posies situadas frente e por detrs desse objeto ou desse ponto. 2. Utilizar corretamente os termos volta inteira, meia volta, quarto de volta, virar direita e virar esquerda do ponto de vista de um observador e relacion-los com pares de direes. 3. Identificar numa grelha quadriculada pontos equidistantes de um dado ponto. 4. Representar numa grelha quadriculada itinerrios incluindo mudanas de direo e identificando os quartos de volta para a direita e para a esquerda.

Figuras geomtricas (GM2)


2. Reconhecer e representar formas geomtricas
1. Identificar a semirreta com origem em O e que passa no ponto P como a figura geomtrica constituda pelos pontos que esto na direo de P relativamente a O. 2. Identificar a reta determinada por dois pontos como o conjunto dos pontos com eles alinhados e utilizar corretamente as expresses semirretas opostas e reta suporte de uma semirreta. 3. Distinguir linhas poligonais de linhas no poligonais e polgonos de figuras planas no poligonais. 4. Identificar em desenhos as partes interna e externa de linhas planas fechadas e utilizar o termo fronteira para designar as linhas. 5. Identificar e representar tringulos issceles, equilteros e escalenos, reconhecendo os segundos como casos particulares dos primeiros. 6. Identificar e representar losangos e reconhecer o quadrado como caso particular do losango. 7. Identificar e representar quadrilteros e reconhecer os losangos e retngulos como casos particulares de quadrilteros. 8. Identificar e representar pentgonos e hexgonos. 9. Identificar pirmides e cones, distinguir poliedros de outros slidos e utilizar corretamente os termos vrtice, aresta e face. 10. Identificar figuras geomtricas numa composio e efetuar composies de figuras geomtricas. 11. Distinguir atributos no geomtricos de atributos geomtricos de um dado objeto. 12. Completar figuras planas de modo que fiquem simtricas relativamente a um eixo previamente fixado, utilizando dobragens, papel vegetal, etc.

Medida (GM2)
3. Medir distncias e comprimentos
(GM2)

1. Reconhecer que fixada uma unidade de comprimento nem sempre possvel medir uma dada distncia exatamente como um nmero natural e utilizar corretamente as expresses mede mais/menos do que um certo nmero de unidades. 2. Designar subunidades de comprimento resultantes da diviso de uma dada unidade de comprimento em duas, trs, quatro, cinco, dez, cem ou mil partes iguais respetivamente por um meio, um tero, um quarto, um quinto, um dcimo, um centsimo ou um milsimo da unidade. 3. Identificar o metro como unidade de comprimento padro, o decmetro, o centmetro e o milmetro respetivamente como a dcima, a centsima e a milsima parte do metro e efetuar medies utilizando estas unidades.

4. Medir reas

(GM2)

1. Medir reas de figuras efetuando decomposies em partes geometricamente iguais tomadas como unidade de rea. 2. Comparar reas de figuras utilizando as respetivas medidas, fixada uma mesma unidade de rea.

5. Medir volumes e capacidades (GM2)


1. Reconhecer figuras equidecomponveis em construes com cubos de arestas iguais. 2. Reconhecer que dois objetos equidecomponveis tm o mesmo volume. 3. Medir volumes de construes efetuando decomposies em partes geometricamente iguais tomadas como unidade de volume. 4. Utilizar a transferncia de lquidos para ordenar a capacidade de dois recipientes. 5. Medir capacidades, fixado um recipiente como unidade de volume. 6. Utilizar o litro para realizar medies de capacidade. 7. Comparar volumes de objetos imergindo-os em lquido contido num recipiente, por comparao dos nveis atingidos pelo lquido.

6. Medir massas (GM2)


1. Comparar massas numa balana de dois pratos. 2. Utilizar unidades de massa no convencionais para realizar pesagens. 3. Utilizar o quilograma para realizar pesagens.

7. Medir o tempo (GM2)


1. Efetuar medies do tempo utilizando instrumentos apropriados. 2. Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo e relacion-la com o dia. 3. Ler e escrever a medida de tempo apresentada num relgio de ponteiros, em horas, meias horas e quartos de hora. 4. Ler e interpretar calendrios e horrios.

8. Contar dinheiro (GM2)


1. Ler e escrever quantias de dinheiro decompostas em euros e cntimos envolvendo nmeros at 1000. 2. Efetuar contagens de quantias de dinheiro envolvendo nmeros at 1000.

9. Resolver problemas (GM2)


1. Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.

-------------------------------------------------------------------------------- Organizao e tratamento de dados OTD2 ---------------------------------------------------------------------------topo

Representao de conjuntos (OTD2)


1. Operar com conjuntos
(OTD2)

1. Determinar a reunio e a interseo de dois conjuntos. 2. Construir e interpretar diagramas de Venn e de Carroll. 3. Classificar objetos de acordo com um ou dois critrios.

2. Representao de dados (OTD2)


1. Ler tabelas de frequncias absolutas, grficos de pontos e pictogramas em diferentes escalas. 2. Recolher dados utilizando esquemas de contagem (tally charts) e represent-los em tabelas de frequncias absolutas. 3. Representar dados atravs de grficos de pontos e de pictogramas.

3. Interpretar representaes de conjuntos de dados

(OTD2)

1. Retirar informao de esquemas de contagem, grficos de pontos e pictogramas identificando a caracterstica em estudo e comparando as frequncias absolutas das vrias categorias (no caso das variveis qualitativas) ou classes (no caso das variveis quantitativas discretas) observadas. 2. Organizar conjuntos de dados em diagramas de Venn e de Carroll. 3. Construir e interpretar grficos de barras.

________________________________________________________ Fim do 2. ano __________________________________________________topo

---------------------------------------------------------------------------------------- Nmeros e Operaes (NO3) ------------------------------------------------------------------------------------topo

Nmeros naturais (NO3)


1. Conhecer os numerais ordinais 2. Contar at um milho (NO3)
1. Estender as regras de construo dos numerais cardinais at um milho. 2. Efetuar contagens progressivas e regressivas, com saltos fixos, que possam tirar partido das regras de construo dos numerais cardinais at um milho.
(NO3)

1. Utilizar corretamente os numerais ordinais at centsimo.

3. Conhecer a numerao romana (NO3)


1. Conhecer e utilizar corretamente os numerais romanos.

Sistema de numerao decimal

(NO3)

4. Descodificar o sistema de numerao decimal


1. Designar mil unidades por um milhar e reconhecer que um milhar igual a dez centenas e a cem dezenas. 2. Representar qualquer nmero natural at 1.000.000 , identificando o valor posicional dos algarismos que o compem e efetuar a leitura por classes e por ordens. 3. Comparar nmeros naturais at 1.000.000 utilizando os smbolos < e >. 4. Efetuar a decomposio decimal de qualquer nmero natural at um milho. 5. Arredondar um nmero natural dezena, centena, ao milhar, dezena de milhar ou centena de milhar mais prxima, utilizando o valor posicional dos algarismos.

Adio e subtrao (NO3)

(nmeros racionais)

5. Adicionar e subtrair nmeros naturais

1. Adicionar dois nmeros naturais cuja soma seja inferior a 1.000.000, utilizando o algoritmo da adio. 2. Subtrair dois nmeros naturais at 1.000.000, utilizando o algoritmo da subtrao.

6. Resolver problemas
1. Resolver problemas de at trs passos envolvendo situaes de juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar.

Multiplicao (NO3)

(nmeros racionais)

7. Multiplicar nmeros naturais (NO3)


1. Saber de memria as tabuadas do 7, do 8 e do 9. 2. Utilizar corretamente a expresso mltiplo de e reconhecer que os mltiplos de 2 so os nmeros pares. 3. Reconhecer que o produto de um nmero por 10, 100, 1000, etc. se obtm acrescentando representao decimal desse nmero o correspondente nmero

de zeros. 4. Efetuar mentalmente multiplicaes de nmeros com um algarismo por mltiplos de dez inferiores a cem, tirando partido das tabuadas. 5. Efetuar a multiplicao de um nmero de um algarismo por um nmero de dois algarismos, decompondo o segundo em dezenas e unidades e utilizando a propriedade distributiva. 6. Multiplicar fluentemente um nmero de um algarismo por um nmero de dois algarismos, comeando por calcular o produto pelas unidades e retendo o nmero de dezenas obtidas para o adicionar ao produto pelas dezenas. 7. Multiplicar dois nmeros de dois algarismos, decompondo um deles em dezenas e unidades, utilizando a propriedade distributiva e completando o clculo com recurso disposio usual do algoritmo. 8. Multiplicar quaisquer dois nmeros cujo produto seja inferior a um milho, utilizando o algoritmo da multiplicao. 9. Reconhecer os mltiplos de 2, 5 e 10 por inspeo do algarismo das unidades.

8. Resolver problemas (NO 3)


1. Resolver problemas de at trs passos envolvendo situaes multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatrio.

Diviso (NO3)
9. Efetuar divises inteiras
1. Efetuar divises inteiras identificando o quociente e o resto quando o divisor e o quociente so nmeros naturais inferiores a 10, por manipulao de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas. 2. Reconhecer que o dividendo igual soma do resto com o produto do quociente pelo divisor e que o resto inferior ao divisor. 3. Efetuar divises inteiras com divisor e quociente inferiores a 10 utilizando a tabuada do divisor e apresentar o resultado com a disposio usual do algoritmo. 4. Utilizar corretamente as expresses divisor de e divisvel por e reconhecer que um nmero natural divisor de outro se o segundo for mltiplo do primeiro (e vice-versa). 5. Reconhecer que um nmero natural divisor de outro se o resto da diviso do segundo pelo primeiro for igual a zero.

10. Resolver problemas (NO 3)


1. Resolver problemas de at trs passos envolvendo situaes de partilha equitativa e de agrupamento.

Nmeros racionais no negativos (NO3)


11. Medir com fraes
1. Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma frao unitria 2. Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma frao (sendo b um nmero natural) como um nmero igual medida do (sendo a e b nmeros naturais) como um nmero, igual medida do comprimento de cada um dos segmentos de reta resultantes da decomposio da unidade em b segmentos de reta de comprimentos iguais. comprimento de um segmento de reta obtido por justaposio retilnea, extremo a extremo, de a segmentos de reta com comprimentos iguais medindo 3. Utilizar corretamente os termos numerador e denominador. 4. Utilizar corretamente os numerais fracionrios. 5. Utilizar as fraes para designar grandezas formadas por certo nmero de partes equivalentes a uma que resulte de diviso equitativa de um todo. 6. Reconhecer que o nmero natural a, enquanto medida de uma grandeza, equivalente frao como o nmero 0. 7. Fixar um segmento de reta como unidade de comprimento e representar nmeros naturais e fraes por pontos de uma semirreta dada, representando o zero pela origem e de tal modo que o ponto que representa determinado nmero se encontra a uma distncia da origem igual a esse nmero de unidades. 8. Identificar reta numrica como a reta suporte de uma semirreta utilizada para representar nmeros no negativos, fixada uma unidade de comprimento. 9. Reconhecer que fraes com diferentes numeradores e denominadores podem representar o mesmo ponto da reta numrica, associar a cada um desses pontos representados por fraes um nmero racional e utilizar corretamente neste contexto a expresso fraes equivalentes. 10. Identificar fraes equivalentes utilizando medies de diferentes grandezas. 11. Reconhecer que uma frao cujo numerador divisvel pelo denominador representa o nmero natural quociente daqueles dois. 12. Ordenar nmeros racionais positivos utilizando a reta numrica ou a medio de outras grandezas. 13. Ordenar fraes com o mesmo denominador. 14. Ordenar fraes com o mesmo numerador. 15. Reconhecer que uma frao de denominador igual ou superior ao numerador representa um nmero racional respetivamente igual ou inferior a 1 e utilizar corretamente o termo frao prpria. e identificar, para todo o nmero natural b, a frao

12. Adicionar e subtrair nmeros racionais (NO3)


1. Reconhecer que a soma e a diferena de nmeros naturais podem ser determinadas na reta numrica por justaposio retilnea extremo a extremo de segmentos de reta. 2. Identificar somas de nmeros racionais positivos como nmeros correspondentes a pontos da reta numrica, utilizando justaposies retilneas extremo a extremo de segmentos de reta, e a soma de qualquer nmero com zero como sendo igual ao prprio nmero.

3. Identificar a diferena de dois nmeros racionais no negativos, em que o aditivo superior ou igual ao subtrativo, como o nmero racional que se deve adicionar ao subtrativo para obter o aditivo e identificar o ponto da reta numrica que corresponde diferena de dois nmeros positivos utilizando justaposies retilneas extremo a extremo de segmentos de reta. 4. Reconhecer que igual a 1 a soma de a parcelas iguais a 5. Reconhecer que a soma de a parcelas iguais a (sendo a nmero natural). e identificar esta frao como os produtos

(sendo a e b nmeros naturais) igual a

6. Reconhecer que a soma e a diferena de fraes de iguais denominadores podem ser obtidas adicionando e subtraindo os numeradores. 7. Decompor uma frao superior a 1 na soma de um nmero natural e de uma frao prpria utilizando a diviso inteira do numerador pelo denominador.

Sistema de numerao decimal (NO3)


13. Representar nmeros racionais por dzimas
1. Identificar as fraes decimais como as fraes com denominadores iguais a 10, 100, 1000, etc. 2. Reduzir ao mesmo denominador fraes decimais utilizando exemplos do sistema mtrico. 3. Adicionar fraes decimais com denominadores at 1000, reduzindo ao maior denominador. 4. Representar por 0,1 , 0,01 e 0,001 os nmeros racionais , respetivamente. 5. Representar as fraes decimais como dzimas e represent-las na reta numrica. 6. Adicionar e subtrair nmeros representados na forma de dzima utilizando os algoritmos. 7. Efetuar a decomposio decimal de um nmero racional representado como dzima.

14. Resolver problemas


1. Resolver problemas de at trs passos envolvendo nmeros racionais representados de diversas formas e as operaes de adio e de subtrao.

---------------------------------------------------------------------------------------------- Geometria e Medida GM3 --------------------------------------------------------------------------------------topo

Localizao e orientao no espao (GM3)


1. Situar-se e situar objetos no espao
1. Identificar dois segmentos de reta numa grelha quadriculada como paralelos se for possvel descrever um itinerrio que

comea por percorrer um dos segmentos, acaba percorrendo o outro e contm um nmero par de quartos de volta.

2. Identificar duas direes relativamente a um observador como perpendiculares quando puderem ser ligadas por um quarto

de volta.
3. Reconhecer e representar segmentos de reta perpendiculares e paralelos em situaes variadas. 4. Reconhecer a perpendicularidade entre duas direes quando uma vertical e outra horizontal. 5. Reconhecer, numa grelha quadriculada na qual cada fila horizontal (linha) e cada fila vertical (coluna) est identificada por um smbolo, que qualquer

ponto pode ser localizado atravs de um par de coordenadas. 6. Identificar quadrculas de uma grelha quadriculada atravs das respetivas coordenadas.

Figuras geomtricas (GM3)


2. Reconhecer propriedades geomtricas
1. Identificar uma circunferncia em determinado plano como o conjunto de pontos desse plano a uma distncia dada de um

ponto nele fixado e representar circunferncias utilizando um compasso.


2. Identificar uma superfcie esfrica como o conjunto de pontos do espao a uma distncia dada de um ponto. 3. Utilizar corretamente os termos centro, raio e dimetro. 4. Identificar a parte interna de uma circunferncia como o conjunto dos pontos do plano cuja distncia ao centro inferior ao raio. 5. Identificar um crculo como a reunio de uma circunferncia com a respectiva parte interna. 6. Identificar a parte interna de uma superfcie esfrica como o conjunto dos pontos

do espao cuja distncia ao centro inferior ao raio. 7. Identificar uma esfera como a reunio de uma superfcie esfrica com a respetiva parte interna. 8. Identificar eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel vegetal, etc.

Medida (GM3)
3. Medir comprimentos e reas
1. Relacionar as diferentes unidades de medida de comprimento do sistema mtrico. 2. Medir distncias e comprimentos utilizando as unidades do sistema mtrico e efetuar converses. 3. Construir numa grelha quadriculada figuras no geometricamente iguais com o mesmo permetro. 4. Reconhecer que figuras com a mesma rea podem ter permetros diferentes. 5. Fixar uma unidade de comprimento e identificar a rea de um quadrado de lado de medida 1 como uma unidade quadrada. 6. Medir a rea de figuras decomponveis em unidades quadradas. 7. Enquadrar a rea de uma figura utilizando figuras decomponveis em unidades quadradas. 8. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida, em unidades quadradas, da rea de um retngulo de lados de medidas inteiras dada pelo produto das medidas de dois lados concorrentes. 9. Reconhecer o metro quadrado como a rea de um quadrado com um metro de lado.

4. Medir massas (GM3)


1. Relacionar as diferentes unidades de massa do sistema mtrico. 2. Realizar pesagens utilizando as unidades do sistema mtrico e efetuar converses. 3. Saber que um litro de gua pesa um quilograma.

5. Medir capacidades (GM3)


1. Relacionar as diferentes unidades de capacidade do sistema mtrico. 2. Medir capacidades utilizando as unidades do sistema mtrico e efetuar converses.

6. Medir o tempo (GM3)


1. Saber que o minuto a sexagsima parte da hora e que o segundo a sexagsima parte do minuto. 2. Ler e escrever a medida do tempo apresentada num relgio de ponteiros em horas e minutos. 3. Efetuar converses de medidas de tempo expressas em horas, minutos e segundos. 4. Adicionar e subtrair medidas de tempo expressas em horas, minutos e segundos.

7. Contar dinheiro (GM3)


1. Adicionar e subtrair quantias de dinheiro.

8. Resolver problemas (GM3)


1. Resolver problemas de at trs passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.

-------------------------------------------------------------------------------- Organizao e tratamento de dados OTD3 -----------------------------------------------------------------------------topo

Representao e tratamento de dados (OTD3)


1. Representar conjuntos de dados (OTD3)
1. Representar conjuntos de dados expressos na forma de nmeros inteiros no negativos em diagramas de caule-e-folhas.

2. Tratar conjuntos de dados (OTD3)


1. Identificar a frequncia absoluta de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o nmero de dados que pertencem a essa categoria/classe. 2. Identificar a moda de um conjunto de dados qualitativos/quantitativos discretos como a categoria/classe com maior frequncia absoluta. 3. Saber que no caso de conjuntos de dados quantitativos discretos tambm se utiliza a designao moda para designar qualquer classe com maior frequncia absoluta do que as classes vizinhas, ou seja, correspondentes aos valores imediatamente superior e inferior. 4. Identificar o mximo e o mnimo de um conjunto de dados numricos respetivamente como o maior e o menor valor desses dados e a amplitude como a diferena entre o mximo e o mnimo.

3. Resolver problemas (OTD3)


1. Resolver problemas envolvendo a anlise de dados representados em tabelas, diagramas ou grficos e a determinao de frequncias absolutas, moda, extremos e amplitude. 2. Resolver problemas envolvendo a organizao de dados por categorias/classes e a respetiva representao de uma forma adequada. _________________________________________________________ Fim do 3. ano _________________________________________________topo

------------------------------------------------------------------------------------------ Nmeros e Operaes NO4 -------------------------------------------------------------------------------------topo

Nmeros naturais (NO4)


1. Contar (NO4)
1. Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construo anlogas s utilizadas para a contagem at um milho. 2. Saber que o termo bilio e termos idnticos noutras lnguas tm significados distintos em diferentes pases, designando um milho de milhes em Portugal e noutros pases europeus e um milhar de milhes no Brasil (bilho) e nos EUA (billion), por exemplo.

2. Efetuar divises inteiras (NO4) ( nmeros racionais, logo abaixo)


1. Efetuar divises inteiras com dividendos de trs algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo menor que 10 vezes o divisor, comeando por construir uma tabuada do divisor constituda pelos produtos com os nmeros de 1 a 9 e apresentar o resultado com a disposio usual do algoritmo. 2. Efetuar divises inteiras com dividendos de trs algarismos e divisores de dois algarismos, nos casos em que o dividendo menor que 10 vezes o divisor, utilizando o algoritmo, ou seja, determinando os algarismos do resto sem calcular previamente o produto do quociente pelo divisor. 3. Efetuar divises inteiras com dividendos de dois algarismos e divisores de um algarismo, nos casos em que o nmero de dezenas do dividendo superior ou igual ao divisor, utilizando o algoritmo. 4. Efetuar divises inteiras utilizando o algoritmo. 5. Identificar os divisores de um nmero natural at 100.

3. Resolver problemas (NO4)


1. Resolver problemas de vrios passos envolvendo nmeros naturais e as quatro operaes.

Nmeros racionais no negativos (NO4) 4. Simplificar fraes (NO4)


1. Reconhecer que multiplicando o numerador e o denominador de uma dada frao pelo mesmo nmero natural se obtm uma frao equivalente. 2. Simplificar fraes nos casos em que o numerador e o denominador pertenam simultaneamente tabuada do 2 ou do 5 ou sejam ambos mltiplos de 10.

5. Multiplicar e dividir nmeros racionais no negativos (NO4)


1. Estender dos naturais a todos os racionais no negativos a identificao do produto de um nmero q por um nmero natural n como a soma de n parcelas iguais a q, se n > 1 , como o prprio q, se n = 1, e represent-lo por n q e q n. 2. Reconhecer que n e que, em particular,

a (sendo n, a e b nmeros naturais).

3. Estender dos naturais a todos os racionais no negativos a identificao do quociente de um nmero por outro como o nmero cujo produto pelo divisor igual ao dividendo e utilizar o smbolo : na representao desse resultado. 4. Reconhecer que (sendo a e b nmeros naturais).

5. Reconhecer que

(sendo n, a e b nmeros naturais). (sendo n um nmero natural) como

6. Estender dos naturais a todos os racionais no negativos a identificao do produto de um nmero o quociente de q por n, represent-lo por e

e reconhecer que o quociente de um nmero racional no negativo por

igual ao produto desse nmero por n. 7. Distinguir o quociente resultante de uma diviso inteira do quociente racional de dois nmeros naturais.

6. Representar nmeros racionais por dzimas (NO4)


1. Reconhecer que o resultado da multiplicao ou diviso de uma dzima por 10, 100, 1000, etc. pode ser obtido deslocando a vrgula uma, duas, trs, etc. casas decimais respetivamente para a direita ou esquerda. 2. Reconhecer que o resultado da multiplicao ou diviso de uma dzima por 0,1 , 0,01 , 0,001, etc. pode ser obtido deslocando a vrgula uma, duas, trs, etc. casas decimais respetivamente para a esquerda ou direita. 3. Determinar uma frao decimal equivalente a uma dada frao de denominador 2, 4, 5, 20, 25 ou 50, multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo nmero natural e represent-la na forma de dzima. 4. Representar por dzimas nmeros racionais dados por fraes equivalentes a fraes decimais com denominador at , recorrendo ao algoritmo da diviso inteira e posicionando corretamente a vrgula decimal no resultado. 5. Calcular aproximaes, na forma de dzima, de nmeros racionais representados por fraes, recorrendo ao algoritmo da diviso inteira e posicionando corretamente a vrgula decimal no resultado, e utilizar adequadamente as expresses aproximao dcima, aproximao centsima e aproximao milsima. 6. Multiplicar nmeros representados por dzimas finitas utilizando o algoritmo. 7. Dividir nmeros representados por dzimas finitas utilizando o algoritmo da diviso e posicionando corretamente a vrgula decimal no quociente e no resto.

7. Resolver problemas (NO4)


1. Resolver problemas de vrios passos envolvendo nmeros racionais em diferentes representaes e as quatro operaes. 2. Resolver problemas envolvendo aproximaes de nmeros racionais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- topo

---------------------------------------------------------------------------------------------- Geometria e Medida GM4 --------------------------------------------- -------------------------------------- topo

Localizao e orientao no espao

(GM4)

1. Situar-se e situar objetos no espao (GM4)


1. Associar o termo ngulo a um par de direes relativas a um mesmo observador, utilizar o termo vrtice do ngulo para identificar a posio do ponto de onde feita a observao e utilizar corretamente a expresso ngulo formado por duas direes e outras equivalentes. 2. Identificar ngulos em diferentes objetos e desenhos. 3. Identificar ngulos com a mesma amplitude utilizando deslocamentos de objetos rgidos com trs pontos fixados. 4. Reconhecer como ngulos os pares de direes associados respetivamente meia volta e ao quarto de volta.

Figuras geomtricas

(GM4)

(GM4)

2. Identificar e comparar ngulos

1. Identificar as semirretas situadas entre duas semirretas de reta [AB ].

no colineares como as de origem que intersetam o segmento

2. Identificar um ngulo convexo AOB de vrtice O (A, O e B pontos no colineares) como o conjunto de pontos pertencentes s semirretas situadas entre .

3. Identificar dois ngulos convexos AOB e COD como verticalmente opostos quando as semirretas opostas a ou a

so respetivamente

4. Identificar um semiplano como cada uma das partes em que fica dividido um plano por uma reta nele fixada.

5. Identificar um ngulo cncavo AOB de vrtice O (A, O e B e pontos no colineares) como o conjunto complementar, no plano, do respetivo ngulo convexo unido com as semirretas . 6. Identificar, dados trs pontos A, O e B no colineares, ngulo como uma designao do ngulo convexo , salvo indicao em contrrio. 7. Designar uma semirreta que passa por um ponto B por ngulo AOB de vrtice O e referi-la como ngulo nulo. 8. Associar um ngulo raso a um semiplano e a um par de semirretas opostas que o delimitam e designar por vrtice deste ngulo a origem comum das semirretas. 9. Associar um ngulo giro a um plano e a uma semirreta nele fixada e designar por vrtice deste ngulo a origem da semirreta. 10. Utilizar corretamente o termo lado de um ngulo.

11. Reconhecer dois ngulos, ambos convexos ou ambos cncavos, como tendo a mesma amplitude marcando pontos
equidistantes dos vrtices nos lados correspondentes de cada um dos ngulos e verificando que so iguais os segmentos de reta determinados por cada par de pontos assim fixado em cada ngulo, e saber que ngulos com a mesma amplitude so geometricamente iguais.

12. Identificar dois ngulos situados no mesmo plano como adjacentes quando partilham um lado e nenhum dos ngulos est
contido no outro.

13. Identificar um ngulo como tendo maior amplitude do que outro quando for geometricamente igual unio deste com um ngulo adjacente.

14. Identificar um ngulo como reto se, unido com um adjacente de mesma amplitude, formar um semiplano.

15. Identificar um ngulo como agudo se tiver amplitude menor do que a de um ngulo reto.

16. Identificar um ngulo convexo como obtuso se tiver amplitude maior do que a de um ngulo reto.

17. Reconhecer ngulos retos, agudos, obtusos, convexos e cncavos em desenhos e objetos e saber represent-los.

3. Reconhecer propriedades geomtricas (GM4)


1. Reconhecer que duas retas so perpendiculares quando formam um ngulo reto e saber que n esta situao os restantes trs ngulos formados so igualmente retos. 2. Designar por retas paralelas retas em determinado plano que no se intersetam e como retas concorrentes duas retas que se intersetam exatamente num ponto. 3. Saber que retas com dois pontos em comum so coincidentes. 4. Efetuar representaes de retas paralelas e concorrentes, e identificar retas no paralelas que no se intersetam. 5. Identificar os retngulos como os quadrilteros cujos ngulos so retos. 6. Designar por polgono regular um polgono de lados e ngulos iguais.

7. Saber que dois polgonos so geometricamente iguais quando tiverem os lados e os ngulos correspondentes geometricamente iguais. 8. Identificar os paraleleppedos retngulos como os poliedros de seis faces retangulares e designar por dimenses os comprimentos de trs arestas concorrentes num vrtice. 9. Designar por planos paralelos dois planos que no se intersetam. 10. Identificar prismas triangulares retos como poliedros com cinco faces, das quais duas so triangulares e as restantes trs retangulares, sabendo que as faces triangulares so paralelas. 11. Decompor o cubo e o paraleleppedo retngulo em dois prismas triangulares retos. 12. Identificar prismas retos como poliedros com duas faces geometricamente iguais situadas respetivamente em dois planos paralelos e as restantes retangulares e reconhecer os cubos e os demais paraleleppedos retngulos como prismas retos. 13. Relacionar cubos, paraleleppedos retngulos e prismas retos com as respetivas planificaes. 14. Reconhecer pavimentaes do plano por tringulos, retngulos e hexgonos, identificar as que utilizam apenas polgonos regulares e reconhecer que o plano pode ser pavimentado de outros modos. 15. Construir pavimentaes triangulares a partir de pavimentaes hexagonais (e vice-versa) e pavimentaes triangulares a partir de pavimentaes retangulares.

Medida (GM4)
4. Medir comprimentos e reas (GM4)
1. Reconhecer que a rea de um quadrado com um decmetro de lado (decmetro quadrado) igual centsima parte do metro quadrado e relacionar as diferentes unidades de rea do sistema mtrico. 2. Reconhecer as correspondncias entre as unidades de medida de rea do sistema mtrico e as unidades de medida agrrias. 3. Medir reas utilizando as unidades do sistema mtrico e efetuar converses. 4. Calcular numa dada unidade do sistema mtrico a rea de um retngulo cuja medida dos lados possa ser expressa, numa subunidade, por nmeros naturais.

5. Medir volumes e capacidades (GM4)


1. Fixar uma unidade de comprimento e identificar o volume de um cubo de aresta um como uma unidade cbica. 2. Medir o volume de figuras decomponveis em unidades cbicas. 3. Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida, em unidades cbicas, do volume de um paraleleppedo retngulo de arestas de medida inteira dada pelo produto das medidas das trs dimenses. 4. Reconhecer o metro cbico como o volume de um cubo com um metro de aresta. 5. Reconhecer que o volume de um cubo com um decmetro de aresta (decmetro cbico) igual milsima parte do metro cbico e relacionar as diferentes unidades de medida de volume do sistema mtrico. 6. Reconhecer a correspondncia entre o decmetro cbico e o litro e relacionar as unidades de medida de capacidade com as unidades de medida de volume.

6. Resolver problemas (GM4)


1. Resolver problemas de vrios passos relacionando medidas de diferentes grandezas.

-------------------------------------------------------------------------------- Organizao e tratamento de dados OTD4 ------------------------------------------------------------------------------topo

Tratamento de dados (OTD4)


1. Utilizar frequncias relativas e percentagens (OTD4)
1. Identificar a frequncia relativa de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o quociente entre a frequncia absoluta dessa categoria/classe e o nmero total de dados. 2. Exprimir qualquer frao prpria em percentagem arredondada s dcimas.

2. Resolver problemas (OTD4)


1. Resolver problemas envolvendo o clculo e a comparao de frequncias relativas.

________________________________________________________ Fim do 4. ano _____________________________________________________topo

FIM DO DOCUMENTO

You might also like