You are on page 1of 5

RESOLUO N 4.

292, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 Dispe sobre a portabilidade de operaes de crdito realizadas com pessoas naturais, altera a Resoluo n 3.401, de 6 de setembro de 2006, e d outras providncias. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna pblico que o Conselho Monetrio Nacional, em sesso realizada em 20 de dezembro de 2013, com base nos arts. 4, incisos VIII e IX, da referida Lei, 7 do Decreto-Lei n 2.291, de 21 de novembro de 1986, 33-E da Lei n 9.514, de 20 de novembro de 1997, e 28 da Lei n 10.150, de 21 de dezembro de 2000, RESOLVEU: Art. 1 As instituies financeiras devem garantir a portabilidade das suas operaes de crdito realizadas com pessoas naturais, mediante o recebimento de recursos transferidos por outra instituio financeira, observados os procedimentos estabelecidos nesta Resoluo. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Resoluo, considera-se: I - portabilidade: transferncia de operao de crdito de instituio credora original para instituio proponente, por solicitao do devedor; II - instituio credora original: instituio financeira credora na operao de crdito objeto da portabilidade; III - instituio proponente: instituio financeira receptora da operao de crdito objeto da portabilidade; e IV - devedor: pessoa(s) natural(ais) titular(es) da operao de crdito objeto da portabilidade. Art. 2 A transferncia de operao de crdito entre instituies financeiras, a pedido do devedor, deve ser realizada na forma prevista nesta Resoluo, sendo vedada a utilizao de procedimentos alternativos com vistas obteno de resultado semelhante ao da portabilidade. Art. 3 O valor e o prazo da operao na instituio proponente no podem ser superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operao de crdito objeto da portabilidade na data da transferncia de recursos de que trata o art. 7. Pargrafo nico. Na hiptese de o valor da prestao da operao de crdito objeto da portabilidade na instituio proponente ser maior do que o valor da prestao na instituio credora original, a instituio proponente deve obter do devedor a manifestao formal e especfica de sua concordncia com o aumento do valor da prestao.

Art. 4 A troca de informaes entre as instituies credora original e proponente deve ser realizada eletronicamente, por meio de sistema de registro de ativos autorizado pelo Banco Central do Brasil. Pargrafo nico. O sistema mencionado no caput deve atribuir cdigo de identificao especfico para a portabilidade, a ser utilizado na troca de informaes entre as instituies. Art. 5 Por solicitao formal e especfica do devedor, a instituio proponente deve encaminhar requisio de portabilidade instituio credora original, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: I - nmero da inscrio do devedor no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); II - nmero do contrato da operao de crdito objeto da portabilidade atribudo pela instituio credora original; III - proposta de crdito da instituio proponente ao devedor, contendo a taxa de juros anual, nominal e efetiva, o Custo Efetivo Total (CET), o prazo da operao, o sistema de pagamento e o valor das prestaes; IV - trs datas de referncia para o clculo do saldo devedor da operao de crdito objeto da portabilidade, quando se tratar de operao de crdito imobilirio; V - ndice de preo ou base de remunerao a ser utilizada na operao de crdito proposta, quando houver; VI - nmero do telefone do devedor, incluindo o cdigo de Discagem Direta a Distncia (DDD); e VII - endereo completo, com o Cdigo de Endereamento Postal (CEP), da instituio proponente, para recepo de documentao relativa portabilidade. 1 O valor das prestaes mencionado no inciso III do caput, quando sujeito a ndice de preo ou a base de remunerao varivel ao longo do contrato, deve ser apurado com base nos valores desses parmetros vigentes na data de envio da informao. 2 A instituio proponente deve disponibilizar ao devedor, por meio fsico ou eletrnico, as informaes constantes da requisio de portabilidade de que trata o caput. Art. 6 A instituio credora original deve solicitar instituio proponente, em at cinco dias teis contados a partir da data de recebimento da requisio de que trata o art. 5, a transferncia dos recursos necessrios efetivao da portabilidade. 1 A solicitao de que trata o caput deve incluir, no mnimo, as seguintes informaes: I - o saldo devedor da operao de crdito objeto da portabilidade:

Resoluo n 4.292, de 20 de dezembro de 2013

Pgina 2 de 5

a) nas datas de referncia mencionadas no art. 5, inciso IV, quando se tratar de operao de crdito imobilirio; ou b) na data de envio da informao, para as demais operaes de crdito; II - o prazo remanescente e a data de vencimento da ltima parcela da operao de crdito objeto da portabilidade; e III - os dados necessrios efetivao da transferncia de recursos de que trata o art. 7. 2 Caso o devedor decida no efetivar a portabilidade, a instituio credora original deve informar essa deciso instituio proponente em at dois dias teis, contados a partir da formalizao da desistncia pelo devedor, em substituio s informaes previstas no 1. 3 A instituio credora original deve manter em seus registros documentao comprobatria da deciso de no efetivao da portabilidade por parte do devedor. Art. 7 A transferncia de recursos da instituio proponente para a instituio credora original deve ser realizada exclusivamente por meio de Transferncia Eletrnica Disponvel (TED) especfica, constante no Catlogo de Mensagens e de Arquivos da Rede do Sistema Financeiro Nacional, utilizando o cdigo de identificao previsto no art. 4, pargrafo nico. 1 Quando se tratar de operao de crdito imobilirio, a transferncia de recursos referida no caput deve ser realizada em uma das datas de referncia mencionadas no art. 5, inciso IV. 2 Nas demais operaes de crdito no mencionadas no 1, a transferncia de recursos deve ser realizada na data do recebimento das informaes referidas no 1 do art. 6. Art. 8 A instituio credora original deve confirmar instituio proponente, em at dois dias teis contados a partir da data da transferncia referida no art. 7, o recebimento dos recursos ou eventual inconsistncia nas informaes da TED que inviabilize a portabilidade. Art. 9 A instituio credora original deve remeter instituio proponente, no endereo referido no art. 5, inciso VII, em at dois dias teis contados a partir da confirmao do recebimento dos recursos referida no art. 8, documento que ateste, para todos os fins de direito, a efetivao da portabilidade da operao. Pargrafo nico. Nas operaes de crdito imobilirio, o documento de que trata o caput deve conter todas as informaes, declaraes e assinaturas necessrias averbao, em ato nico, da sub-rogao da dvida e da respectiva garantia fiduciria ou hipotecria sobre o imvel objeto da operao de crdito portada, em favor da instituio proponente, no competente Cartrio de Registro de Imveis, nos termos do art. 167, inciso II, item 30, da Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973.

Resoluo n 4.292, de 20 de dezembro de 2013

Pgina 3 de 5

Art. 10. Os custos relacionados troca de informaes e transferncia de recursos entre as instituies proponente e credora original no podem ser repassados ao devedor. Art. 11. A operao de crdito imobilirio do Sistema Financeiro da Habitao (SFH) que vier a ser objeto de portabilidade permanecer nessa condio, inclusive para fins de verificao do atendimento da exigibilidade de aplicao dos recursos captados em depsitos de poupana, devendo observar as disposies legais e regulamentares relativas ao SFH, exceto o limite mximo do valor de avaliao do imvel. Pargrafo nico. As demais operaes de crdito imobilirio objeto de portabilidade no podem ser consideradas como operaes do SFH. Art. 12. Na portabilidade de operaes de crdito que tenham sido objeto de cesso para entidades no integrantes do Sistema Financeiro Nacional, a instituio financeira responsvel pela administrao do fluxo de pagamentos da operao de crdito cedida deve assumir as obrigaes da instituio credora original previstas nesta Resoluo. Art. 13. As instituies financeiras devem divulgar a seus clientes as informaes necessrias para o exerccio do direito portabilidade, bem como os procedimentos para sua solicitao, em local e formato visveis ao pblico no recinto das suas dependncias e de seus correspondentes no Pas e nos respectivos stios eletrnicos na internet. Art. 14. A portabilidade no dispensa a instituio proponente da observncia das disposies legais e regulamentares aplicveis s operaes de crdito. Art. 15. As instituies financeiras devem fornecer ao devedor, quando por este solicitado, em at um dia til contado a partir da data da solicitao, as seguintes informaes relativas s suas operaes de crdito: I - nmero do contrato; II - saldo devedor atualizado; III - demonstrativo da evoluo do saldo devedor; IV - modalidade; V - taxa de juros anual, nominal e efetiva; VI - prazo total e remanescente; VII - sistema de pagamento; VIII - valor de cada prestao, especificando o valor do principal e dos encargos; e IX - data do ltimo vencimento da operao.

Resoluo n 4.292, de 20 de dezembro de 2013

Pgina 4 de 5

Art. 16. O art. 1 da Resoluo n 3.401, de 6 de setembro de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 1 ............................................................................................................ .......................................................................................................................... 4 O disposto no caput no se aplica s operaes de crdito contratadas por pessoa natural. (NR) Art. 17. Fica o Banco Central do Brasil autorizado a baixar normas, inclusive sobre a divulgao de relatrios com informaes sobre as operaes de portabilidade de crdito cursadas no sistema de registro de ativos de que trata o art. 4, e a adotar as medidas necessrias execuo do disposto nesta Resoluo. Art. 18. Esta Resoluo entra em vigor em 5 de maio de 2014.

Alexandre Antonio Tombini Presidente do Banco Central do Brasil Este texto no substitui o publicado no DOU de 23/12/2013, Seo 1, p. 39/40, e no Sisbacen.

Resoluo n 4.292, de 20 de dezembro de 2013

Pgina 5 de 5

You might also like