You are on page 1of 3

A Marinha brasileira na era dos encouraados, 1895-19101

Eduardo Munhoz Svartman*


At o outono da marinha veleira o Brasil podia ser considerado uma potncia naval. O arsenal da Marinha e outros armadores empregavam madeiras e saberes h muito disponveis para construir e manter grande variedade de navios. O avano da Revoluo Industrial trouxe o vapor e as estruturas metlicas; j a Revolta da Armada, no incio da Repblica, destroou boa parte da Marinha brasileira, de modo que o seu poder naval no final do sculo XIX tornou-se uma sombra do que fora cinquenta anos antes. O livro do Joo Roberto Martins Filho investiga os caminhos, motivaes e implicaes do processo de modernizao naval brasileiro, que, em meio febre tecnolgica dos encouraados, procurou reposicionar a Marinha brasileira entre as potncias mundiais. A obra resultado de ampla pesquisa em diferentes acervos no Brasil e na Inglaterra, pas que recebeu as encomendas brasileiras, bem como de uma extensiva e enriquecedora reviso dos debates a respeito do impacto da tecnologia nas marinhas da virada do sculo XIX para o XX e das doutrinas navais da poca. O estudo chama ateno para o efeito desestabilizador sobre a poltica que os processos tecnolgicos podem assumir. No caso, trata-se dos dreadnoughts, poderosos, modernos e carssimos encouraados que representaram uma ruptura tecnolgica e estratgica. E o Brasil, imediatamente aps o lanamento do primeiro navio da classe pela Marinha britnica, assumiu a compra de nada menos que trs deles e de uma considervel frota de navios de menor porte. O impacto do programa naval de 1906 afetou seriamente as relaes com a Argentina, cujas tenses acentuaram-se fortemente. Alterou o equilbrio naval na regio, uma vez que Argentina e Chile retomaram os gastos com suas Marinhas de guerra e tambm encomendaram dreadnoughts.

Doutor em Cincia Poltica. Docente do quadro permanente do Programa de Ps-Graduao em Histria da UPF. MARTINS FILHO, Joo Roberto. A Marinha Brasileira na era dos encouraados, 1895-1910. Tecnologia, Foras Armadas e poltica. Rio de Janeiro: Editora FGV , 2010. Recebido em 8/11/2010 - Aprovado em 1/12/2010 Publicado em agosto de 2011

425
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 425-427. Publ. no 2o sem. 2011.

Alm disso, Joo Roberto assinala a importncia da tecnologia importada na ecloso e no desenlace da Revolta dos Marinheiros de 1910, ocorrida poucos meses aps a chegada dos encouraados Minas Gerais e So Paulo baa da Guanabara. O primeiro captulo realiza um diagnstico da Marinha brasileira no final do sculo XIX, no qual a debilidade de meios e pessoal fica bastante clara. Contudo, sua principal contribuio a recuperao do animado debate movido na imprensa nacional a respeito da modernizao naval brasileira. A recepo da obra de Mahan, a percepo dos protagonistas do que se passava nos demais pases, inclusive as chamadas potncias menores, revelam a sintonia do debate domstico com as diferentes doutrinas da poca, mostrando que no era tributrio apenas do debate naval britnico. O segundo captulo aborda os programas navais de 1904 e 1906 dos almirantes Julio Csar Noronha e Alexandrino de Alencar. Mais do que descrever os programas, suas contradies e controvrsias, o autor avana em relao historiografia ao apontar o papel desempenhado pelos estaleiros e seus agentes, sobretudo na inflexo em favor da compra dos poderosos dreadnoughts. O papel dos estaleiros e do mercado de navios de guerra desdobrado no captulo seguinte, no qual assinalada a importncia das compras de pases como o Brasil para a economia de escala da indstria naval das grandes potncias e para a corrida armamentista do incio do sculo XX.

O quarto captulo analisa o impacto da encomenda dos encouraados na poltica externa. De um lado havia a suspeita de que os misteriosos dreadnoughts brasileiros fossem vendidos a alguma das grandes potncias ou que simplesmente o Brasil estivesse servindo de fachada, o que certamente romperia o delicado equilbrio entre elas. Por outro lado, a simples divulgao da encomenda desestabilizou as relaes de poder entre os pases da regio e gerou uma aguda crise com a Argentina. Havia ainda uma disputa entre a Inglaterra e a Alemanha por contratos militares com o Brasil, momento em que oficiais do Exrcito brasileiro comearam a estagiar nas foras do Kaiser e que se chegou a cogitar a contratao de uma misso militar alem. O ltimo captulo narra, inicialmente, a festiva chegada dos encouraados ao Rio de Janeiro e sua calorosa recepo pela imprensa e pela populao. Difundia-se a ideia de que um novo mundo de modernidade se descortinava nao; no entanto, o autor assinala o abismo que se abria entre as modernas mquinas importadas e a precria formao de oficiais e praas da Marinha. O Brasil adquirira uma frota moderna, mas em nada investira no pessoal e pouco mudara os violentos mtodos disciplinares a bordo. Chega a ser espantoso que em toda a obra s h referncia a um nico oficial da Marinha que, somente em 1910, tenha sido designado para estagiar na Marinha britnica. A revolta que eclodiu neste ano, por sua vez, abordada pelo prisma do peso dos smbolos, no qual a imagem de modernidade, o poder

426
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 425-427. Publ. no 2o sem. 2011.

destrutivo e o custo dos navios teriam influenciado tanto a ecloso junto aos marinheiros quanto o seu desfecho com a anistia concedida pelo governo. Como no poderia deixar de ser, a pesquisa de Joo Roberto suscita novas indagaes ao tema, como, por exemplo, o impacto da renovao naval no Exrcito e nas relaes entre as foras. Permanece ainda obscuro quantos, por quanto tempo e o que fizeram os marinheiros brasileiros que permaneceram na Inglaterra. Amparado em extensa pesquisa, o livro apresenta tambm algumas imagens do lanamento dos navios e dos anncios dos estaleiros em revistas da poca. A obra redigida de forma concisa e direta, proporcionando agradvel e instigante leitura.

427
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 425-427. Publ. no 2o sem. 2011.

You might also like